AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO - LIÇÃO 5 - 04 DE AGOSTO DE 2013 - EBD - CPAD

Comentário em texto e subsídio em vídeo aula para auxiliar professores e alunos na Escola Dominical deste 3° Trimestre. Lição 5 - As Virtudes dos Salvos em Cristo - 04 de agosto de 2013 - cpad - ebd

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
3º Trimestre de 2013 - CPAD
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja Comentários da revista da CPAD: Elienai Cabral
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
ESBOÇO Nº 5


LIÇÃO Nº 5 – AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO
O salvo deve ser inculpável no meio de uma geração corrompida e perversa.

INTRODUÇÃO

- Após ter mostrado o exemplo de todo cristão, que é a pessoa de Jesus Cristo, Paulo mostra aos filipenses que devem ser inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa.

- O cristão não deve “fazer diferença”, mas, sim, ser diferente dos homens sem salvação.


I – O CRISTÃO DEVE SER UMA PESSOA VIRTUOSA


- Depois de ter mostrado como exemplo a pessoa de Jesus Cristo para os crentes de Filipos, o apóstolo Paulo, como em uma transição para a chamada “parte prática” de sua carta (o que desmonta o argumento de que a epístola aos filipenses seria uma reunião aleatória de várias cartas que Paulo escrevera para os crentes de Filipos), após ter descrito qual era o sentimento que havia em Jesus e que deveria estar em cada cristão, começa a minudenciar o que esperava ver naqueles crentes quando, uma vez mais, retornasse a Filipos, depois da sua libertação que já lhe fora revelada pelo Espírito Santo.

- Neste segmento de sua carta, em que descreve quais as qualidades que aguardava ver na vida de cada um dos membros da igreja em Filipos, o ilustre comentarista e o Setor de Educação Cristã da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) viram aqui as “virtudes dos salvos em Cristo”.

- Ante esta constatação, devemos, pois, perscrutar o que significa “virtude”. “…Virtude (latim: virtus; em grego: ρετή) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.…” (Virtude. In: WIKIPÉDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtude Acesso em 28 maio 2013).

- A definição de Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), este grande filósofo grego, revela-nos algo importante, qual seja, a de que a virtude é uma “disposição adquirida de fazer o bem”, ou seja, não é algo que tenha nascido com a pessoa, mas que se agrega à personalidade dela consoante a convivência com as demais pessoas.

- Gregório de Nissa (330-395), um dos chamados Pais da Igreja, ou seja, aqueles grandes nomes da Igreja em seus primeiros séculos depois da era apostólica, “…a virtude é ‘uma disposição habitual e firme para fazer o bem’, sendo o fim de uma vida virtuosa tornar-se semelhante a Deus…”.

- Quando vemos este entendimento cristão a respeito do que é a virtude, notamos que a virtude, para o ser humano, vai além de uma perspectiva meramente humana, é mais do que um simples conviver voltado para o bem neste mundo, mas representa uma força que nos impele a nos assemelharmos cada dia com o Senhor, de buscarmos a perfeição, o que somente pode advir a partir da obtenção da santidade.

- Não é por outro motivo que verificamos nas Escrituras Sagradas que a vida virtuosa deve se iniciar com a salvação na pessoa de Jesus Cristo, pois, enquanto não temos a salvação, não podemos nos libertar da nossa natureza pecaminosa e decaída, que herdamos de Adão (Gn.5:3).

- Dominados por esta natureza pecaminosa, que a Bíblia denomina de “carne” (em grego, “sarx” - σάρξ), o homem, ainda que queira fazer o bem, não consegue fazê-lo (Rm.7:14-24), pois se encontra sob o domínio do pecado, escravizado por ele (Gn.4:7; Jo.8:34).

- Quando, porém, alcançamos a salvação na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, passamos a ser morada de Deus (Jo.14:17,23) e o Senhor infunde em nós, de pronto, três virtudes, três disposições para fazer o bem, as chamadas “virtudes teologais”, a saber: a fé (Ef.2:8), a esperança (II Ts.2:16) e o amor (Rm.5:5). São estas virtudes que caracterizam o cristão (I Co.13:13).

- Como afirma, de forma muito feliz, o Catecismo da Igreja Romana: “…as virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade e têm a Deus Uno e Trino por origem, motivo e objeto. As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para torná-los capazes de agir como Seus filhos e merecer a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano.” (§§ 1812 e 183 CIC).

- Pela , dada por Deus através da Palavra (Rm.10:17), cremos em Jesus como nosso Senhor e Salvador, entregamos-Lhe nossa vida e temos entrada na graça (Rm.5:2). Pela esperança, que nos foi dada pelo ingresso de Cristo em nosso ser (Cl.1:27), temos uma âncora que nos permite navegar com segurança em meio às agitações desta vida até chegarmos à glória (Hb.6:18,19). Pelo amor, podemos cumprir tudo quanto o Senhor nos manda fazer (Jo.14:23), mantendo-nos obedientes até o dia da nossa glorificação, amor este que subsistirá por toda a eternidade (I Co.13:13).

- Mas, ao lado destas virtudes teologais, existem virtudes humanas, “…atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade que regulam nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos segundo a razão e a fé. Propiciam, assim, facilidade, domínio e alegria para levar uma vida moralmente boa.…” (§ 1804 CIC).

- O exercício destas virtudes humanas, ante a natureza decaída do homem, exige a libertação do pecado, o que somente se obtém por intermédio de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Jo.8:36). No entanto, o fato de a libertação do pecado ser imperiosa para que a pessoa possa ter uma vida virtuosa que a leve a se assemelhar ao Senhor, não significa que as pessoas não possam se habituar a fazer o bem, a demonstrar estas virtudes humanas, pois elas resultam da própria condição do homem de ser imagem e semelhança de Deus.

- Paulo nos mostra, em sua carta aos romanos, que os homens são capazes de saber o que é o bem (Rm.2:1-16), esforçam-se em fazê-lo, embora, sem Cristo, sucumbam sempre no pecado (Rm.7:14-24), o que não significa que não reconheçam quais sejam as virtudes, os bons hábitos que devem ser perseguidos e praticados.

- O próprio Jesus admitiu que, mesmo sendo pessoas más, nós somos capazes de fazer coisas boas (Mt.7:11), a mostrar que é possível habituar-se a fazer o bem, mediante o exercício das virtudes meramente humanas, embora tal prática não tenha o condão de libertar o homem do pecado, algo que somente a salvação em Cristo pode proporcionar.

- No entanto, uma vez obtida a salvação em Cristo Jesus e recebidas as chamadas “virtudes teologais”, é inevitável que o homem, neste processo de salvação, se aproxime a cada dia de Deus, por meio da santificação, crescendo na graça e conhecimento de Cristo (II Pe.3:18), submetendo-se a um contínuo aperfeiçoamento (Ef.4:12).

- A vida cristã tem como objetivo fazer com que “Cristo seja formado em nós” (Gl.4:19), levar-nos à “medida da estatura completa de Cristo” (Ef.4:13) e, para tanto, além dos dons ministeriais que o Senhor Jesus põe em Sua Igreja para que alcancemos tal crescimento, torna-se absolutamente indispensável que vivamos em contínua santificação (Ap.22:11).

- Por isso, a Palavra de Deus ensina-nos que todo verdadeiro e genuíno cristão pratica boas obras (Mt.5:16; Tg.2:14-18), boas obras que fazem com que cada cristão seja uma pessoa virtuosa, um verdadeiro “cristão”, ou seja, um “pequeno Cristo”, pois Jesus, enquanto neste mundo, jamais cessou de fazer o bem (At.10:38).

- Por isso, o próprio Paulo, na continuidade desta carta aos filipenses, diz àqueles crentes que eles devem ter sua mente voltada para tudo aquilo que tem alguma virtude (Fp.4:8), pois, como ensina Pedro, tendo o cristão escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo e sido feito participante da natureza divina (II Pe.1:4), deve acrescentar à fé, a virtude (II Pe.1:5), pois o Seu divino poder nos deu tudoo que diz respeito à vida e piedade e, deste modo, fomos chamados para a Sua glória e virtude (II Pe.1:3), ou seja, ao imitarmos o Senhor, teremos, necessariamente, de ter uma vida virtuosa sobre esta Terra.

OBS: Observemos, por importante, que a palavra “virtude” no sentido em que estamos a falar aqui, ou seja, como tradução da palavra grega “areté”, somente aparece três vezes em o Novo Testamento, precisamente em Fp.4:8 e II Pe.1:3,5 na Versão Almeida Revista e Corrigida. Nas outras passagens, onde encontramos a palavra “virtude”, temos a tradução da palavra grega “dynamis”, que significa “poder”, como, v.g., em Mc.5:30; Lc.1:17; 4:14; At.1:8; 10:38; Rm.15:13; I Co.4:19, entre outras passagens.


II – A OBEDIÊNCIA DOS CRENTES DE FILIPOS


- Paulo, após ter feito a descrição do sentimento que houve em Cristo Jesus, para que os crentes de Filipos seguissem este mesmo exemplo, faz um apelo a eles no sentido de que fossem obedientes, não só na presença do apóstolo, mas, também, em sua ausência e que “operassem a salvação com temor e tremor” (Fp.2:12).

- A primeira observação que devemos aqui fazer é que Paulo trata os crentes de Filipos como “meus amados”. O apóstolo revela, assim, possuir a mais importante das virtudes teologais, qual seja, o amor, amor que se traduz não só por amor a Deus mas, mais do que isto, na posse do amor de Deus que nos faz amar a todos os demais seres humanos.

- Paulo amava os filipenses e, por isso, queria que eles tivessem uma vida moral ilibada, uma vida virtuosa. O verdadeiro amor, portanto, não se apresenta, como o mundo quer nos fazer crer, numa atitude de simples e mero respeito pela opção de vida tomada pelo próximo, mas, sim, numa atitude que procura levar a verdade e a salvação para o próximo.

- Não podemos ser indiferentes aos outros, como querem os homens sem Deus nem salvação que nós sejamos em nossa vida dita religiosa. O amor de Deus que está em nossos corações leva-nos, sim, a evangelizar, a dizer aos outros que precisam crer em Cristo Jesus para alcançarem a salvação de suas vidas, para terem a vida eterna.

- A alegação, que vemos muito em nossos dias e que, pasmem todos, já conquistou a mente de muitos que cristãos se dizem ser, de que a vida religiosa deve ser exercida de modo particular, de que a divulgação da nossa fé aos outros, o chamado “proselitismo religioso” é algo desrespeitoso, não merece qualquer guarida na vida de um cristão genuíno, autêntico e verdadeiro.

- É evidente que a divulgação do Evangelho não significa uma imposição, mas, sim, uma proposição, ou seja, nós iremos pregar o Evangelho não para impor a doutrina aos homens, mas para lhes propor o caminho da salvação. Somos servos de Deus e, como tal, temos de, a exemplo do Criador, respeitar o livre-arbítrio das pessoas.

- No entanto, não podemos, de forma alguma, reservar esta fé e esta notícia da salvação às quatro paredes de nossos templos ou a nossos lares, pois isto não é assunto que deva ficar restrito aos que já foram alcançados pela salvação. A igreja não é um “clube fechado”, mas uma agência de salvação. Se realmente amamos o próximo, se temos o amor de Deus, devemos, a exemplo de Paulo, querer que os homens não só sejam salvos, mas que cresçam espiritualmente, se santifiquem e alcancem uma vida virtuosa. Temos agido desta maneira?

- Paulo, como amava os filipenses, queria que eles obedecessem ao Senhor, não só na presença do apóstolo, mas, muito mais, na sua ausência, ausência que já se fazia prolongada por causa da sua prisão.

- Com relação aos crentes de Filipos, aliás, o apóstolo dá testemunho de que eles estavam a obedecer tanto na sua presença, quanto na sua ausência, algo, aliás, que não se verificara na igreja em Corinto (II Co.13:10).

- Assim, há igrejas em que, na ausência do ministro, do pai na fé, comportam-se de uma maneira diversa da quando ele se faz presente. Lamentavelmente, ha igrejas locais, departamentos e grupos que fazem jus ao provérbio inglês “when the cat ist away, the mice play”, ou seja, “quando o gato está fora, os ratos fazem a festa”. Será que temos nos comportado desta forma, amados irmãos?

- O apóstolo é bem claro ao afirmar que a obediência devida é a Deus e, como Deus sempre está presente, não podemos condicionar nossa vida à presença, ou ausência, das lideranças. Este não é um comportamento digno de quem quer entrar nos céus. Como temos agido, amados irmãos? Pensemos nisto!

- Mas, além da obediência, que o apóstolo já sabia haver entre os crentes de Filipos, havia um outro pedido, que era fundamental para que se tivesse uma vida virtuosa, uma vida que repetisse o exemplo de Cristo Jesus, que tivesse o mesmo sentimento que houvera em Nosso Senhor durante o Seu ministério terreno. Era fundamental que os crentes de Filipos “operassem sua salvação com temor e tremor”.

- O significado de “operar” aqui, que a Nova Versão Internacional traduz como “pôr em ação” e Tradução da CNBB por “realizar”, é o de “produzir”, “conseguir”, “atingir”. “…Paulo mostra que realmente pomos em funcionamento a nossa salvação, em termos não-legalistas. (…). O processo (do princípio ao fim, da conversão à glorificação), na realidade terá de ser efetuado mediante o exercício da vontade humana, que ‘acolhe e encoraja’ a vontade divina, para que esta opere.(…). Desenvolvemos nossa salvação porque cada avanço na espiritualidade é realizado por nós, na medida em que vamos cooperando com o poder divino. Nenhum avanço pode ser atingido sem essa cooperação.(.). A essência desta ideia é a de que ‘somos responsáveis’ por cada passado de nossa salvação, incluindo a conversão (quando nos achegamos a Cristo), a santificação (quando permitimos que o Seu Espírito nos torne santos) e as boas obras (quando pomos em prática a lei do amor)…” (CHAMPLIN, R.N. Novo Testamento interpretado versículo por versículo, v.5, pp.33-4).

- Vemos, pois, que “operar a salvação com temor e tremor” nada mais é que viver uma vida virtuosa, deixar aflorar em nossa vida as “virtudes teologais” que, unidas às “virtudes humanas”, possam fazer com que sejam pessoas que praticam boas obras, que sejam “homens e mulheres de bem”, cujo testemunho possa fazer com que as pessoas glorifiquem a nosso Pai que está nos céus (Mt.5:16).

- “Temor e tremor” é expressão que tem o significado, segundo os estudiosos do grego do Novo Testamento, da “ansiedade de alguém que, não confiando em suas próprias habilidades, faz o melhor de si para cumprir os seus deveres religiosos” (Strong 5156 apud Bible Works). Como explica Weadlaw, citado por Russell Norman Champlin: “ ‘…temor, autodesconfiança, consciência sensível, vigilância contra a tentação; uma inspiração que se opõe à altivez de espírito, o cuidado para que se não caia, constante apreensão ante o fato de que o coração é tão enganoso, o temor devido ao poder insidioso da corrupção no íntimo.’…”. E acresce o próprio Champlin: “ …Um respeito são é aqui recomendado, e até mesmo o temor, no sentido ordinário do termo, porquanto o nosso Senhor é o Rei dos reis.…’ (Novo Testamento interpretado versículo por versículo, v.5, p.34).

- ‘Temor e tremor” é uma expressão que nos mostra que, em nossa vida cristã, devemos reconhecer o senhorio de Cristo não somente sobre as nossas vidas, mas sobre todo o Universo, sabendo que devemos-Lhe obedecer não por medo, mas por tendo bem ciência de que todo joelho se dobrará a Ele e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hb.10:31).

- Paulo queria que os crentes de Filipos jamais se esquecessem de que estavam a servir ao Rei dos reis, ao Senhor dos senhores, que a vida cristã não é uma brincadeira, um mero exercício religioso, mas algo que nos garante a nossa eternidade com Aquele que está sobre todo o nome.

- Esta seriedade da nossa posição diante de Cristo tem sido negligenciada por alguns em nossos dias. Muitos estão a “brincar de ser crentes”, a levar uma vida espiritual frívola e superficial. A reduzir a vida com Cristo a uma mera ocasião social, nos domingos à noite, onde, aliás, infelizmente, em muitos casos, não há sequer um encontro com o Senhor Jesus, mas uma mera sessão teatral, um mero instante de entretenimento e de alívio emocional enganoso e ilusório.

- O proverbista diz que assim como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, é o homem que engana o seu próximo e diz que o fez por brincadeira (Pv.26:18,19). Como, então, qualificar alguém que procura enganar ao Senhor, que tem uma vida espiritual dúplice e claudicante? Muito mais do que louco!

- Paulo mostra aos filipenses a seriedade da vida cristã e a necessidade de sermos obedientes ao Senhor em todo o tempo, incondicionalmente, independentemente das circunstâncias. Esta noção tem faltado a muitos que, tendo má compreensão do que seja o amor e a graça de Deus, acham que podem “brincar com o pecado”, podem ter uma vida irresponsável diante do Senhor.

- Temos de ser obedientes a Deus, submissos a Ele, em todo o tempo, com todo o coração, é o que nos ensina o apóstolo Paulo nesta sua recomendação aos crentes de Filipos.

- Neste sentido, podemos até dizer que nos falta aqui uma certa noção que vem do islamismo. Aliás, a palavra “islão” já significa “submissão” e é nesta atitude que se encontra a essência do relacionamento com Deus segundo os muçulmanos. Verdade é que não é esta toda a realidade que Deus Se revelou aos homens na Bíblia Sagrada, mas este lado tem sido indevidamente negligenciado por muitos que cristãos se dizem ser na atualidade.

- Devemos realizar a nossa salvação com “temor e tremor”, ou seja, reconhecendo a soberania de Cristo e sabendo que precisamos nos dedicar totalmente a fazer a Sua vontade, mesmo que isto represente um verdadeiro “terremoto” em nossa maneira de viver.

- Nesta mudança completa em nossos hábitos, não podemos confiar em nós mesmos, mas, sim, em Deus, que “opera em nós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade” (Fp.2:13).

- Transformados pela salvação em Cristo Jesus, sendo “novas criaturas” (II Co.5:17; Gl.6:15), temos de ter a convicção de que não somos mais quem vivemos, mas é Cristo que vive em nós (Gl.2:20) e, desta forma, não há porque temermos as mudanças que sobrevirão em nossas vidas, pois não só passaremos a querer o que Deus quer, mas cumpriremos a Sua vontade.

- Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar, pois, em Deus, o desejo já é uma realidade. Encontra-se aqui, aliás, uma grande diferença entre Deus e o homem. Enquanto em Deus, o querer já é o efetuar, no ser humano há uma distância entre a vontade e a realidade, distância esta que nos faz entender quanto devemos depender de Deus.

- Quando nos esforçamos em obedecer ao Senhor, em nos aproximar d’Ele, em buscar a sua presença, em termos cada vez mais intimidade com o Senhor, Ele passa a efetuar em nós o Seu querer, de modo que a nossa salvação é desenvolvida, é realizada, caminhamos cada dia em direção ao Senhor.

- A realidade da nossa vida cristã deve ser tal que devemos repetir as palavras do poeta sacro: “A cada passo que eu dou na vida é um degrau a mais que subo ao céu. Em Cristo, tenho a melhor guarida e da morte não temo labéu. A cada passo vou me aproximando daquele lar que Cristo prometeu e, passo a passo, sigo caminhando, a cada instante mais perto de Deus”. É esta a nossa vida?


III – A VIDA VIRTUOSA QUE PAULO DESEJAVA AOS CRENTES DE FILIPOS


- Após ter reconhecido a obediência dos crentes de Filipos e, de igual modo, recomendado aos seus amados irmãos em Cristo que desenvolvessem a sua salvação com temor e tremor, o apóstolo, partindo do exemplo de Cristo Jesus, diz, concretamente, o que esperava ver na vida dos crentes filipenses quando chegasse a vê-los novamente.

- A vida virtuosa desejada pelo apóstolo Paulo aos filipenses começava com uma vida ausente de murmurações e contendas (Fp.2:14): “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas”.

- Temos aqui dois componentes que impedem as pessoas de “a cada passo caminhar rumo ao céu”. A primeira delas é a murmuração, elemento que, inclusive, impediu o povo da geração do êxodo de ingressar na Terra Prometida (Nm.14:27-38).

- “Murmuração”, diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa “ato ou efeito de murmurar; murmúrio; rumor infundado; boato; falatório depreciativo; detração; maledicência”. Vem do latim “murmuratio, onis”, que significa “descontentamento”. Esta palavra, por sua vez, vem da raiz “mu”, que vem do grego “mu”, que é uma onomatopeia, a reprodução do grunhido de um cão, de um gemido de dor.

- No Antigo Testamento, a palavra hebraica é “tawlunah” (תלונה ) ou “talunah” (תלנה ), que tem exatamente o significado já mencionado no dicionário da língua portuguesa, sendo que, em o Novo Testamento, a palavra grega é “gongusmós” (γογγυσμός), que também tem o mesmo sentido já aludido.

OBS: Em I Pe.2:1, a palavra traduzida por “murmurações” na Versão Almeida Revista e Corrigida é “katalalia”, cujo significado mais preciso é o de “maledicência”, tanto que é esta a palavra utilizada na Nova Versão Internacional, na Bíblia de Jerusalém e na Versão Almeida Revista e Atualizada.

- Percebemos, por primeiro, pois, que a murmuraçãoé um falar que nos aproxima da irracionalidade, pois se trata de um gemido de dor, de um grunhido de cão, ou seja, algo decorrente do instinto, algo que não é necessariamente pensado e que decorre de uma situação de desagrado, de infelicidade. É, como diz o Comentário VINE, de “dizer algo em tom baixo”, “queixar-se com indignação”.

- Notamos, portanto, que a murmuraçãoé uma atitude que nasce de um desagrado, de uma situação emocional adversa, em que a pessoa age por instinto, sem pensar naquilo que está a fazer. É uma ação de quem se deixa levar instintivamente, ou seja, pela “carne”, pela natureza pecaminosa.

- Bem se vê, pois, que a murmuração não tem guarida em um ser que é guiado pelo Espírito Santo, que não mais anda segundo a carne, mas pelo Espírito (Rm.8:1). É atitude de quem é sensual, ou seja, que se guia pelos instintos, e que, portanto, não tem o Espírito (Jd.19).

- Quando vemos o povo de Israel murmurando na caminhada para a Terra Prometida, bem percebemos que isto se dava porque eles eram movidos pelas necessidades imediatas que estavam a passar (fome, sede, desejos), necessidades que os faziam desconsiderar a Deus e a todas as maravilhas que o Senhor estava a operar no meio do povo.

- Na murmuração, ainda que “à boca pequena” (numa clara demonstração de que há a noção da soberania divina), o ser humano mostra o Seu desagrado para com Deus, revela, assim, uma falta de temor e de tremor, precisamente o que o apóstolo recomendara para os filipenses.

- O problema maior, em torno da murmuração, é que ela se espalha no meio do povo, é uma verdadeira praga, que a todos contamina e faz com que a situação se torne de rebelião contra o próprio Deus (Ex.16:7; Nm.14:27; 17:10).

- Quem murmura deixa de ser guiado pelo Espírito Santo e começa a andar segundo a carne e, por conseguinte, corre sério risco de morrer espiritualmente, “…porque a inclinação da carne é morte (…) a inclinação da carne é inimizade contra Deus (…) os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm.8:6-8).

- Quando Paulo diz aos filipenses que nada fizessem por “murmuração”, estava a pedir-lhes que não permitissem que se deixassem levar pela carne e, assim, deixassem de servir ao Senhor. Escrevendo aos coríntios, Paulo bem claro ao mandar que os salvos não murmurassem, para que não pereçamos, a exemplo da geração do êxodo, pelo destruidor (I Co.10:10).

- Quantos que não estão a fazer aquilo que Paulo recomendou expressamente que os filipenses não fizessem? Quantos que não param de murmurar e de reclamar, dando vazão à carne e comprometendo a sua salvação? Tomemos cuidado, amados irmãos!

- O apóstolo também recomenda que os filipenses nada fizessem por contenda, expressão que não haveremos aqui de minudenciar, pois já tratamos deste assunto na lição anterior, quando vimos que a contenda, igualmente uma obra da carne, é um subproduto da soberba e da perversão.

- Somente fazendo as coisas sem murmuração nem contenda, os salvos podem ser irrepreensíveis e sinceros (Fp.2:15), duas características fundamentais para que um salvo seja, efetivamente, um servo do Senhor, um filho de Deus.

- “Irrepreensível” é aquele que “não dá margem a repreensão ou censura; sem nenhuma falha; perfeito; escorreito”. No texto em apreço, a palavra grega empregada é “amemptos” (άμέμπτως), cujo significado é “sem culpa”, “digno de nenhuma censura”, “livre de falta ou de defeito”.

- Para que os salvos sejam pessoas que não sejam censuradas nem reprovadas seja pelos demais membros em particular da Igreja, seja pelos incrédulos, é indispensável que tudo seja feita sem murmuração nem contenda. Quando agimos por humildade, considerando os outros superiores a nós mesmos e aceitamos a vontade de Deus em nossas vidas, confiando no Senhor e não dando margem aos nossos instintos, temos condição de ser “irrepreensíveis”.

- O apóstolo deixa-nos aqui a preciosa lição de que a irrepreensibilidade não é algo que venha de nós. Pelo contrário, é uma consequência de nos guiarmos pelo Espírito Santo, de não fazermos a nossa própria vontade, mas, sempre, de cumprirmos a direção e orientação do Santo Espírito, de podermos cumprir a Sua vontade.

- Quando agimos pelos nossos instintos, quando resolvemos agir “segundo a nossa cabeça”, certamente damos margem a que sejamos censurados pela Igreja, certamente damos um passo mais distante do Senhor, ficando à mercê do destruidor que poderá fazer com que nós pereçamos e não entremos no lar celestial.

- Mas, além de irrepreensíveis, devemos, também, ser sinceros. “Sincero”, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é aquele “que se exprime sem artifício nem intenção de enganar ou de disfarçar o seu pensamento ou sentimento; que é dito ou feito de modo franco, isento de dissimulação; em quem se pode confiar; verdadeiro, leal; que demonstra afeto; cordial.”

- Em Fp.2:15, a palavra grega empregada é “akeraios” (άκέραιος), cujo significado é de “não misturado”, “puro”, “sem mistura do mal, livre de culpa, inocente, simples”.


- Quando nada fazemos por murmuração ou contenda, ou seja, quando fazemos o bem de coração, temos o hábito de fazer bem porque temos as “virtudes teologais” infundidas em nós pelo Espírito Santo, quando os inclinamos a praticar boas obras, como resultado de um caminhar decidido em direção ao Senhor, somos “sinceros”, ou seja, “não temos culpa”, “não temos mistura”, não permitimos que o velho homem, o homem carnal “desça da cruz”, mantemo-nos “crucificados com Cristo” (Gl.2:20) e, deste modo, fazemos tão somente a vontade do Senhor.

- Não é um processo fácil, porquanto este “velho homem” não desapareceu ainda de nosso interior. Encontra-se crucificado com Cristo, mas ainda presente, combatendo contra o nosso espírito (Gl.5:17). Mas, se alimentarmos o nosso espírito, aproximando-nos cada vez mais do Senhor, buscando a nossa santificação por meio da meditação nas Escrituras, da oração, do temor a Deus, da digna participação na ceia do Senhor, que são os mais importantes “meios de santificação”, certamente poderemos ter esta sinceridade que é requerida aqui pelo apóstolo aos crentes de Filipos.

- Esta irrepreensibilidade e sinceridade do salvo faz com que ele tenha um comportamento completamente diferente, contrário ao do restante das outras pessoas que não tem a salvação em Cristo Jesus. Paulo é claro ao dizer que, ante esta irrepreensibilidade e sinceridade, o salvo surge como “filho de Deus inculpável no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Fp.2:15).

- Temos aqui, então, uma demonstração cabal de que o salvo é diferente do incrédulo. É luz, enquanto o mundo está em trevas. Jesus disse que nós somos a luz do mundo (Mt.5:14), luz está que advém do próprio Cristo, Ele, em sentido próprio, a luz do mundo (Jo.8:12).

- Esta luz, que brilhava por si só enquanto o Senhor Jesus estava no mundo (Jo.9:5), agora é vista mediante o reflexo advindo da Igreja, do conjunto dos salvos em Cristo Jesus, que, como espelho, refletem a glória do Filho de Deus (II Co.3:18), fazendo com que os homens glorifiquem ao Pai que está nos céus (Mt.5:16).

- É bem este o sentido que o apóstolo nos indica aqui, pois a palavra “astros” é, no original, a palavra grega “foster” (φωστήρ), que a Versão Almeida Revista e Atualizada traduziu por “luzeiros”, querendo, com isto, indicar que se trata de um corpo celeste que não tem luz própria, mas que irradia a luz de outrem. Aliás, F. Wilbur Gingrich e Frederik W, Danker, em seu Léxico do Novo Testamento Grego/Português, entende que o melhor significado para esta palavra grega é “esplendor, radiância”.

- Enquanto a geração do mundo é corrompida e perversa, ou seja, se deixou dominar pelo pecado, caminha de abismo em abismo (Sl.42:7), vivendo perversamente, cada vez mais aprofundada no pecado, os “filhos de Deus” exsurgem como “luzeiros”, como “esplendores”, refletindo a glória de Deus e mostrando uma vida “sem a culpa do pecado”, uma vida de total liberdade, já que não mais são escravos do pecados, libertos que foram pelo Senhor Jesus.

- Não se pode, diante deste quadro que o apóstolo Paulo queria ver em Filipos quando ali chegasse, concordar com aqueles que, nos dias hodiernos, defendem um “outro evangelho”, um evangelho que compactua com os costumes mundanos, com a mentalidade pós-moderna vigente, um evangelho que, como dizia o suadoso pastor Walter Marques de Melo, é um evangelho “light”, que não erradica o pecado, nem com ele rompe.

- Lamentavelmente, existem milhões e milhões de sedizentes crentes que não são filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa que resplandecem como astros no mundo.

- Por primeiro, não são filhos de Deus, pois não estão sendo guiados pelo Espírito Santo (Rm.8:14). Quem é guiado pelo Espírito Santo, é guiado em toda a verdade (Jo.16:13), verdade esta que é a Palavra de Deus (Jo.17:17).

- Todavia, estes sedizentes crentes não pautam sua vida de acordo com a Bíblia Sagrada, mas estão a seguir doutores conforme as suas próprias concupiscências, pois não suportam mais a sã doutrina (II Tm.4:3), preferindo seguir fábulas, invenções humanas, interpretações distorcidas das Escrituras a obedecer o que contém a Bíblia, que, para eles, é um “livro antiquado que precisa evoluir”.

- Por segundo, não são inculpáveis, pois, como não se santificam pela Palavra de Deus (Jo.17:17), carregam consigo a culpa do pecado, pois voltaram a pecar, voltaram a seguir a carne, a sua natureza pecaminosa, já que não são guiados pelo Espírito Santo. Portanto, corromperam-se, retornaram à escravidão do pecado.

- Por terceiro, como entraram em comunhão com o mundo, com o pecado, com a geração corrompida e perversa, já não mais refletem a glória de Deus, perderam o brilho da salvação, estão entenebrecidos, andam agora nas trevas. Suas ações são em tudo idênticas aos que afirmam não crer em Cristo, são apenas “cristãos nominais”, mas seus frutos demonstram claramente que não mais estão na luz. São pessoas que amaram mais as trevas do que a luz e, por isso mesmo, abandonaram o caminho santo, para que suas obras não sejam reprovadas (Jo.3:19-21).

- Como é triste constatar que esta é a situação de muita gente que se diz cristã na atualidade, aqueles que, por se multiplicar a iniquidade, tiveram seu amor a Deus esfriado (Mt.2412) e, por isso, apostataram da fé, dando ouvido a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (I Tm.4:1). Que Deus nos dê a graça de não pertencer a estes “quase todos” que estão a caminhar por veredas sombrias e tortuosas!

- Paulo não queria chegar a Filipos e ver uma igreja apostatada, uma igreja que estivesse desviada dos caminhos do Senhor. Que também seja este o desejo sincero de cada irmão em Cristo Jesus nestes últimos dias da dispensação da graça. Lutemos para arrebatar os nossos irmãos da apostasia que tem grassado e levado a quase todos os que cristãos se dizem ser. E quando falamos “quase todos”, não estamos sendo alarmistas, pois é este o sentido da palavra grega traduzida por “muitos” em Mt.24:12. Que Deus nos guarde!

- Para sermos filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa e resplandecermos como astros no mundo, é necessário que retenhamos a Palavra da vida(Fp.2:16).

- Não há como nos mantermos em santificação e nos aproximando cada vez mais do Senhor Jesus e da “estatura completa de Cristo” se não “retivermos a Palavra da vida”, se não alimentarmos nosso homem interior com a Palavra de Deus (Mt.4:4).

- É preocupante verificarmos, em nossos dias, o pouco tempo que se dedica à meditação nas Escrituras, este alimento diário que deve alimentar e fortalecer o nosso espírito, que combate diuturnamente contra a carne em nosso interior.

- Recentemente, um líder de adolescentes de uma igreja onde fomos dar um ensinamento, disse-nos que inquiriu o conjunto de adolescentes, cerca de trinta pessoas, quem não lia uma palavra sequer da Bíblia Sagrada durante a semana e, para seu espanto, todos os adolescentes disseram que era exatamente o que ocorria em suas vidas! Como podemos, amados irmãos, ser filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa se não temos uma leitura devocional das Escrituras diariamente?

- Poderíamos ficar imunes a doenças e manter uma saúde física se não nos alimentássemos diariamente? Certamente que não! É exatamente isto que se faz necessário em nosso aspecto espiritual com relação à Bíblia Sagrada!

- Paulo é bem claro ao dizer aos filipenses que eles precisavam “reter a Palavra da vida” para que pudessem ter uma vida virtuosa, para que pudessem fazer o bem, para que pudessem levar as pessoas a glorificar o nosso Pai que está nos céus.

- Era isto que Paulo desejava ver nos crentes filipenses quando ali chegasse. Era este o motivo que o fazia gloriar (Fp.2:16). O apóstolo diz que a razão de ser de seu trabalho era ver os crentes salvos, crendo em Cristo, mas vivendo uma vida de contínua aproximação para com o Senhor.

- Paulo não se impressionava com o número de pessoas que se convertiam e desciam às águas do batismo e se faziam membros da igreja. Não, não e não! Paulo somente entendia ter tido êxito em seu trabalho quando verificava que estes crentes que haviam crido, se batizado e se tornado membros da igreja local tinham uma vida de retenção da Palavra da vida e apareciam, no meio da geração corrompida e perversa, resplandecendo como astros no mundo.

- Nos dias em que vivemos, não são poucos os obreiros que entendem ter “cumprido a missão” tão somente quando levam a seus superiores na hierarquia eclesiástica relatórios financeiros exitosos, quando mostram a igreja cheia de pessoas nos cultos dominicais noturnos, quando apresentam números de pessoas que são levadas ao batismo nas águas.

- Tudo isto é muito bom e serve até de um indício de que se está realizando a contento a obra de Deus, mas, muito mais do que isto, é preciso verificar como estão vivendo estes sedizentes cristãos. Têm eles vivido como filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, resplandecendo como astros no mundo? Ou vivem eles como qualquer incrédulo, convivendo com uma vida pecaminosa, sendo dignos de censura e reprovação por todos, sendo verdadeiros hipócritas religiosos?

- O apóstolo diz que somente teria certeza de que não tinha trabalhado em vão se observasse uma vida virtuosa entre os crentes de Filipos (Fp.2:17). Será que nosso trabalho tem sido em vão, amados ministros?

- Em havendo a presença desta vida virtuosa entre os crentes de Filipos, o apóstolo não se importava em ter de morrer por causa da fé. Seria martirizado com alegria, pois saberia que havia, realmente, preparado uma igreja que se apresentasse a Cristo como uma virgem pura a seu marido (II Co.11:2).

- O pastor, aquele que apascenta o rebanho do Senhor, não deve ter outro objetivo, outra finalidade em seu trabalho senão levar aquele rebanho como uma virgem pura ao marido, a Cristo, por ocasião do arrebatamento da Igreja, quando nos encontraremos com o Senhor nos ares para vivermos para sempre com Ele (I Ts.4:16,17). Deve ser esta a sua meta, o móvel de toda a sua atividade.

- Ao falar sobre o seu destemor de ser morto por causa do Evangelho, Paulo usa a expressão “ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício” (Fp.2:17). Aqui, mais uma vez, vemos que o apóstolo tinha bem consciência de qual era a sua posição na obra de Deus.

- Paulo não se apresenta como sendo “o sacrifício”. O apóstolo bem sabia que o único sacrifício agradável a Deus foi o do próprio Cristo, o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo (Jo.1:29), coisa que Jesus fez “…uma vez, oferecendo-Se a Si mesmo” (Hb.7:27), por intermédio do “…Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” (Hb.9:12), Cristo que “…Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus”, cujo sangue purifica as nossas consciências das obras mortas para servirmos ao Deus vivo (Hb.9:14).

- Paulo tinha absoluta consciência de que não podia salvar-se a si mesmo e que dependia do sacrifício único de Cristo no Calvário para ter acesso ao Pai. Mas, poderia, sim, ser a “libação sobre o sacrifício”. A “libação” nada mais era, dentro do cerimonial dos sacrifícios na lei, que o verter de uma bebida sobre o altar, bebida esta que outra não era senão o próprio sangue da vítima (Lv.1:5,11;3:2), “…numa espécie de gesto final de consagração do sacrifício. Paulo não negava o sangue de sua própria vida (não pretendia evitar o martírio), contanto que isso fizesse a fé dos crentes filipenses avançar. E nisso se pode ver, como é óbvio, a extraordinária dedicação do apóstolo dos gentios, tal como, em Rm,12:1, cada um de nós é convocado para ser um ‘sacrifício vivo’.…” (CHAMPLIN, R.N. op.cit., p.37).

- Este sentido dado a Paulo ao eventual efeito de sua morte sobre a fé dos crentes tem sido verificado ao longo da história da Igreja. Tertuliano (±160-220), outro dos chamados Pais da Igreja, foi explícito ao afirmar que “o sangue dos mártires é a semente de novos cristãos” e o que disse não ficou apenas circunscrito às perseguições romanas vivenciadas por aquele pai da Igreja mas tem acompanhado a Igreja desde o seu nascedouro.

-A alegria não deveria ser apenas de Paulo, mas o apóstolo queria que os próprios crentes de Filipos se alegrassem ao ver uma vida virtuosa entre os irmãos, ao contemplarem o “serviço da fé”, ou seja, uma fé operosa, que produzisse frutos de justiça, que se traduzisse em uma vida diferente e completamente distinta da que era vivida pelos que não tinham a salvação.

- Será que podemos ter esta alegria que Paulo e os filipenses certamente desfrutaram quando o apóstolo esteve entre eles? Será que podemos observar, entre nós, em nossa vida, em nossa igreja local, astros resplandecentes no mundo, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa? Ou será que a podridão do mundo já tem nos alcançado?

- Temos aqui a quinta alegria mencionada pelo apóstolo nesta carta aos filipenses, a “carta a alegria”, que é a alegria de sofrer por Cristo. “…Nessa carta constantemente Paulo está face a face com a morte; considera o seu martírio como probabilidade. Neste versículo Paulo se transporta em seu pensamento para o templo em Jerusalém na hora do sacrifício. A vítima está imolada e posto no altar: o fogo está acesso. Chegou o momento cruciante, o auge da cerimônia toda: o sacerdote derrama sobre a vítima a libação. É o que aperfeiçoa o sacrifício. Paulo se considera essa libação , o que completa o serviço e sacrifício da fé dos filipenses. O seu martírio seria justamente isso, a libação sobre o sacrifício. Por isso, os filipenses deveriam se alegrar, e alegrar-se juntamente com ele. Alegria no sofrimento, mesmo que este seja o sacrifício supremo.…” (SENA NETO, José Barbosa de. Carta aos filipenses: a carta da alegria! Disponível em: http://prbarbosaneto.blogspot.com.br/2008/01/carta-aos-filipenses-carta-da-alegria.html Acesso em 29 maio 2013).

- Esta alegria, que, do ponto-de-vista puramente humano pareceria incompreensível, é resultado da comunhão com Deus, da comunhão no Espírito. A alegria aqui existente é espiritual, uma das qualidades do fruto do Espírito (Gl.5:22). Era a mesma alegria apresentada pelos apóstolos depois que foram açoitados por ordem do Sinédrio (At.5:41), é a convicção de que se está no mesmo caminho trilhado por Cristo, de quem verifica que o Senhor o fez digno de padecer por causa do Evangelho.

- Somos capazes de sentir esta alegria? Será que temos a visão espiritual capaz de nos fazer entender que o sofrimento por causa do Evangelho, por causa do nome de Jesus é uma bem-aventurança (Mt.5:11,12)? Ou nossa vida “espiritual” não vai além dos sentimentos, das emoções puramente humanas, que sucumbe ante a sofrimentos, perseguições, dificuldades ou, mesmo, ameaças de morte? Pensemos nisto!


- O salvo em Cristo, como nos mostra o apóstolo, é uma pessoa que tem uma vida virtuosa, uma vida completamente diferente dos demais que habitam este planeta. Será que, aos olhos do apóstolo, seríamos considerados cristãos? Pensemos nisto!

FINALIZADO O 1º SUBSÍDIO FEITO PELO PROF. CARAMURU, AGORA VAMOS PARA OS VÍDEOS E O ÚLTIMO SUBSÍDIO DE AUXÍLIO PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

1º Vídeo - Aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves - IBADEP


2º Vídeo - Aula ministrada pelo Pr. Alexandre Coelho para EBD da Assembléia de Deus em Londrina.


3º Vídeo - Aula ministrada pelo Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco - AD-Belemzinho



Lição 5 – 04 de Agosto de 2013 - CPAD

As Virtudes dos Salvos em Cristo

TEXTO ÁUREO

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2.13).

VERDADE PRÁTICA

A salvação é obra da graça de Deus, garantida à humanidade mediante a morte expiatória de Jesus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Filipenses 2.12-18
12 - De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;
13 - porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
14 - Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
15 - para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
16 - retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.
17 - E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.
18 - E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Ele os exorta à diligência e seriedade na jornada cristã: “...operai a vossa salvação”. É a salvação da nossa alma (1 Pe 1.9), e a nossa salvação eterna (Hb 5.9) e contém libertação de todos os males que o pecado trouxe sobre nós, e a possessão de todo o bem e tudo que é necessário para a nossa felicidade completa e final. Observe: Acima de qualquer coisa estamos preocupados com o bem-estar da nossa alma: independentemente do que acontece com as outras coisas, precisamos cuidar dos nossos melhores interesses. E a nossa própria salvação, a salvação da nossa alma. Não cabe a nós julgar as outras pessoas; precisamos olhar para nós mesmos; e, embora devamos fomentar a salvação comum (Jd 3) tanto quanto possível, não podemos negligenciar a nossa própria. É nos dito que devemos operar a nossa salvação, katergazesthe. A palavra significa operando completamente ou perfeitamente em algo, e suportando verdadeiras dores. Observe: Devemos ser diligentes no uso de todos os recursos que conduzem à nossa salvação.
Não devemos apenas trabalhar para a nossa salvação, ao fazer algo de tempos em tempos acerca dela; mas devemos operar a nossa salvação, ao fazer tudo que precisa ser feito e perseverar nisso até o fim. A salvação é a grande coisa que deveria nos importar, e nela deveríamos colocar o nosso coração; e não podemos obter a salvação sem o máximo de cuidado e diligência. Ele acrescenta: “...com temor e tremor”, isto é, com grande cuidado e prudência: “Tremendo de medo para não fracassarem e ficarem para trás. Sejam cuidadosos para fazer tudo na melhor maneira, e temam para que diante de todos os nossos benefícios não venhamos a ficar para trás” (Hb 4.1). O medo é um grande vigia e protetor contra o mal.
Ele ressalta isso depois de elogiar a prontidão deles em sempre obedecer ao evangelho: “...assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência(v. 12). Vós sempre estivestes dispostos a concordar com cada descoberta da verdade, tanto na minha ausência quanto na minha presença. Vós deixastes claro que a estima por Cristo e o cuidado pela vossa alma tem maior importância do que qualquer outra coisa”. Eles não estavam tementes meramente com a presença do apóstolo, continuavam tementes muito mais na sua ausência. “E uma vez que Deus é o que opera em vós, operai a vossa salvação. Operai, porque Ele operou”. Isso deveria encorajar-nos a fazer o nosso máximo, para que o nosso trabalho não venha a ser inútil. Deus está pronto a contribuir com sua graça e auxiliar nos nossos esforços fiéis. Observe: Embora devamos usar todos os nossos esforços em operar a nossa salvação, devemos continuar dependendo da graça de Deus. Sua graça trabalha em nós de acordo com a nossa natureza, e em colaboração com os nossos esforços; e as operações da graça de Deus em nós tem a intenção de acelerar e intensificar os nossos esforços. “E operai a vossa salvação com temor e tremor porque Ele opera em vós”. Todo o nosso operar depende do operar dele em nós. “Não zombem de Deus com negligências e protelações, para não provocá-lo a retirar a sua ajuda, e todos os seus esforços acabem sendo em vão. Operem com temor, porque Ele opera de acordo com a sua boa vontade”. “...tanto o querer como o efetuar”: Ele dá toda a capacitação. E a graça de Deus que inclina a vontade para aquilo que é bom, e então nos capacita a realizá-lo e a agir de acordo com os princípios bíblicos. “Tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras” (Is 26.12). “...segundo a sua boa vontade”. Uma vez que não há força em nós, também não há mérito em nós. Uma vez que não podemos agir sem a graça de Deus, também não podemos reivindicá-la, nem achar que a merecemos. A boa vontade de Deus para conosco é a causa da sua boa obra em nós; e Ele não tem nenhuma obrigação em relação às suas criaturas, além de suas graciosas promessas.
O apóstolo os exorta nesses versículos a adornar a profissão de fé cristã deles por meio da disposição e da conduta adequadas, com diversos exemplos. 1. Por meio de uma obediência alegre às ordens de Deus (v. 14): “Fazei todas as coisas, fazei vosso dever em cada parte dele, sem murmurações...”. Fazei, e não busqueis encontrar qualquer defeito. Ocupai-vos de vosso trabalho sem brigas”. As ordens de Deus foram dadas para serem obedecidas, não para serem discutidas. Isso adorna grandemente a nossa profissão de fé e mostra que servimos a um bom Mestre, cujo serviço é liberdade e cujo trabalho é a sua recompensa. 2. Por meio de paz e amor mútuo. “Façam todas as coisas sem contendas, brigas, e discussões entre vocês; porque a luz da verdade e a luz da religião muitas vezes se perdem no calor da discussão”. 3. Por meio de uma atitude irrepreensível (v. 15): “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis; para que não sejais injuriosos em palavras ou ação, e não deis ocasião justa para escândalo”.
Deveríamos nos esforçar não somente em sermos sinceros, mas também irrepreensíveis; não somente em não causar dano, mas nem ao menos causar suspeita de alguma ofensa. Irrepreensíveis e sinceros; irrepreensíveis diante dos homens e sinceros para com Deus. Os filhos de Deus. Tornam-se irrepreensíveis e sinceros aqueles que têm esse relacionamento e são favorecidos com tal privilégio. Os filhos de Deus deveriam diferir dos filhos dos homens. Inculpáveis - amometa. Momus era uma divindade crítica entre os gregos, mencionada por Hesíodo e Luciano; essa divindade não fazia nada e encontrava defeitos em tudo e em todos. Assim, todos os críticos e censuradores eram chamados de Momi. O sentido da expressão é: “Andem tão prudentemente para que nem mesmo Momus tenha motivo para criticar vocês, que o censurador não encontre falta em vocês”. Deveríamos nos esforçar não somente para chegar ao céu, mas em chegar lá sem mancha; e, semelhantemente a Demétrio, ter um bom testemunho, até da própria verdade (veja 3 Jo 12). “...no meio duma geração corrompida e perversa”; isto é, entre os pagãos e aqueles que estão do lado de fora. Observe: Onde não há religião verdadeira, pouco se pode esperar a não ser desonestidade e perversão; e quanto mais desonestos e perversos os outros são no meio das pessoas onde vivemos, e quanto mais hábeis para criticar, tanto mais cuidadosos deveríamos ser para manter-nos irrepreensíveis e sinceros. Abraão e Ló não deveriam contender, porque “...os cananeus e os ferezeus habitavam na terra” (Gn 13.7). “...entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. Cristo é a luz do mundo, e um cristão genuíno é uma luz no mundo. Quando Deus levanta um bom homem em algum lugar, Ele institui uma luz naquele lugar. Ou, podemos ler essa expressão de forma imperativa: Entre a qual resplandecei como astros. Compare com Mateus 5.16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens”. Os cristãos devem esforçar-se não somente para ser aprovados por Deus, mas para recomendar-se aos outros, para que também glorifiquem a Deus. Eles devem brilhar e precisam ser sinceros, “...retendo a palavra da vida” (v. 16). O evangelho é chamado de a palavra da vida porque revela e propõe a nós vida eterna por meio de Jesus Cristo. A vida e a incorrupção foram trazidas à luz, pelo evangelho (2 Tm 1.10). E nosso dever não só reter, mas entregar a palavra da vida; não somente retê-la ou preservá-la para o nosso próprio benefício, mas entregá-la para o benefício de outros; retê-la como um castiçal sustenta a vela e a torna útil para todos, ou como os corpos luminosos dos céus, que irradiam sua influência por toda parte. Essa seria a sua alegria, diz Paulo: “...para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me; não somente gloriar-me da sua constância e firmeza, mas da sua utilidade”. Ele gostaria que pensassem que seu trabalho tinha sido uma dádiva, e que não tinha “...corrido nem trabalhado em vão”. Observe: (1) A obra do ministério requer empregar o homem todo: tudo que está em nós é muito pouco para ser empregado nele; semelhantemente a correr e trabalhar. Correr denota paixão e vigor e um prosseguir contínuo; trabalhar requer constância e uma dedicação rigorosa. (2) E uma grande alegria para os ministros quando percebem que não correram nem trabalharam em vão; e será a glória deles no Dia de Cristo, quando seus convertidos serão a sua coroa. “Qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo” (1 Ts 2.19,20). O apóstolo não somente correu e trabalhou por eles com satisfação, mas mostra que estava pronto para sofrer pelo bem deles (v. 17): “Ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”. Ele se considerava feliz se podia promover a honra de Cristo, a edificação da igreja e o bem-estar da alma dos homens; não somente correndo riscos, mas mesmo estando disposto a sacrificar a sua vida. Ele estava pronto para ser um sacrifício no altar deles, para servir a fé dos eleitos de Deus. Se Paulo achava que valia a pena derramar seu sangue pelo serviço da igreja, será que não deveríamos também estar dispostos a sofrer um pouco pela obra do ministério? Será que não vale a pena despender o nosso esforço naquilo por que ele estava disposto a entregar a sua vida? Ainda que seja oferecido, ou derramado como o vinho das libações. 2 Timóteo 4.6: “Eu já estou sendo oferecido”. Ele podia regozijar-se em selar sua doutrina com seu sangue (v. 18): “E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo”. É a vontade de Deus que os cristãos genuínos se regozijem muito; e aqueles que estão felizes no seu ministério têm muitos motivos para alegrar-se e regozijar-se com eles. Se o ministro ama o povo e está disposto a consumir e ser consumido para o bem-estar deles, o povo tem motivos para amar o ministro e regozijar-se e alegrar-se com ele.

INTERAÇÃO
Há muitos significados que poderíamos tomar emprestado para conceituar o termo "obediência". Como, por exemplo, "sujeitar-se a vontade de", "estar sob autoridade de" e "estar sujeito". Estes manifestam o sentido estrito e real da expressão obediência. Há de se destacar, porém, que o apóstolo Paulo quando fala de obediência, refere-se à virtude - uma disposição firme para praticar o bem - de uma pessoa que abraçou a fé mediante o Evangelho de Cristo. Aqui, obedecê-lo é encarnar os valores do Reino de Deus numa perspectiva de se espalhar o bem no mundo. Para Paulo, a melhor forma de fazer isso é semeando o Evangelho, a mais bela das notícias para a humanidade.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a dinâmica da salvação
Analisar a operação da salvação.
Saber que a salvação opera alegria e contentamento no crente.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


Prezado professor, reproduza o esquema abaixo para os alunos. Faça-o de acordo com as suas possibilidades. Esta atividade vai auxiliá-lo na introdução do tópico I, cujo assunto é a "dinâmica da salvação".
Esclareça ao aluno que o propósito de explicar a dinâmica da salvação é meramente didático, pois nos é impossível catalogar um assunto da natureza do mistério da salvação. Seria muita pretensão nossa pensar que podemos dar conta de tão importante aspecto da salvação através de um instrumento didático. Boa aula!

A DINÂMICA DA SALVAÇÃO
1. Obra realizada e consumada na cruz. O brado de Cristo na cruz - "Está consumado!"- representa o significado atemporal da salvação. Nele, somos salvos do passado, guardados do presente, mas esperançosos no futuro. O pecado não tem mais poder sobre a vida do discípulo de Cristo: "Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1).
2. O progresso da operação da salvação. É bem verdade que não estamos plenamente redimidos porque habitamos num corpo corrompido. Mas as palavras de Agostinho de Hipona têm muito a nos dizer sobre como devemos lidar com essa tensão: "A permanência da concupiscência em nós, é uma maneira de provarmos a Deus o nosso amor a Ele, lutando contra o pecado por amor ao Senhor; é, sobretudo, no rompimento radical com o pecado que damos a Deus a prova real do nosso amor."
3. A plenitude da salvação. Vivemos a vida cristã numa tensão entre o "já' e o "ainda não". Isto é, o reino de Deus está entre nós, mas não se manifestou plenamente. Temos a esperança de uma transformação gloriosa que permeará toda a terra quando da vinda de Jesus: "Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8.19).

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

PALAVRA-CHAVE
Virtude: Na lição é a disposição firme e constante para prática do bem.

Na lição de hoje, aprenderemos que a obediência a Deus é uma virtude que deve ser buscada por todos aqueles que são salvos em Cristo. O apóstolo Paulo não duvidava da obediência dos irmãos filipenses, contudo, ele reafirma aos crentes a verdade de que a submissão ao Evangelho de Cristo é uma das principais virtudes dos salvos. Assim, a intenção do apóstolo é estimular os cristãos de Filipos a continuar perseverando na obediência ao Santo Evangelho.

I.  A DINÂMICA DA SALVAÇÃO (2.12,13)

1. O caráter dinâmico da salvação. No texto de Filipenses 2.12, podemos destacar três aspectos da salvação operada em nossa vida pelo Senhor Jesus. O primeiro refere-se à obra realizada e consumada de forma suficiente na cruz do Calvário. É a salvação da pena do pecado. Não somos mais escravos, e sim libertos em Cristo (Rm 8.1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.). O segundo aspecto diz respeito ao caráter progressivo da salvação na vida do crente. Mesmo que o nosso corpo ainda não tenha sido transformado, resistimos ao pecado e este não mais nos domina (Rm 8.9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.; cf. 1 Jo 2.1,2).
Não obstante o fato de a salvação eterna vir de Deus, Paulo diz que o Senhor nos chama a zelar e a "desenvolvê-la" em nosso cotidiano. Por último, o texto trata da plenitude da salvação, quando finalmente o nosso corpo receberá uma redenção gloriosa e não mais teremos dor, angústia ou lágrima, pois estaremos para sempre com o Senhor (1 Ts 4.14-17 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.).
2. Deus é a fonte da vida. Por si só o crente não pode ser salvo (Fp 2.13), pois é o Espírito Santo quem "opera" no homem a salvação (Jo 16.8-11 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e odo juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.). Sem o Senhor, a humanidade está cega, morta no pecado e carente da iluminação do Espírito para o arrependimento. Se na vida dos ímpios Satanás opera instigando-os à prática das obras más (2 Ts 2.9 a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira,), é o Espírito de Deus quem opera nos crentes a vida eterna (Jo 16.7-12 Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.; cf. Rm 8.9,14). Dessa forma, o salvo torna-se um instrumento de justiça num mundo corrompido.
3. A bondade divina. A ideia que a salvação tem um caráter seletivo não é bíblica. Todos têm o direito de recebê-la. O querer e o efetuar de Deus não anulam esse direito, pelo contrário, a operação do Eterno habilita qualquer pessoa à salvação através da iluminação do Evangelho (Jo 1.9 Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,), tornando-se posteriormente útil ao Corpo de Cristo (Ef 4.11-16 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e o conhecimento do Filho de Deus, varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.; 1 Co 12.7).

SINÓPSE DO TÓPICO (1)
Por si só o crente não pode ser salvo, pois é o Espírito Santo quem "opera" no homem o desejo de salvação.

II. OPERANDO A SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR (2.12-16)

REFLEXÃO
“A pessoa sincera pauta-se pela lealdade, a lisura e a boa fé. Nada menos que isso é o que o Eterno espera do seu povo.” Elienai Cabral

1. "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas". No versículo 14, o apóstolo Paulo destaca duas posturas nocivas à predisposição dos filipenses:
a) Murmurações. O Antigo Testamento descreve a murmuração dos judeus como uma atitude de rebelião. Quando os israelitas atravessaram o deserto, sob a liderança de Moisés, passaram a reclamar da pessoa do líder hebreu. Para eles, Moisés jamais deveria ter estimulado a saída do povo judeu do Egito (Nm 11.1 E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do SENHOR; porque o SENHOR ouviu-o, e a sua ira se acendeu, e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.14.1-420.2-5). Esse ato constrangeu o homem mais manso da face da terra, e os israelitas receberam dele a alcunha de "geração perversa e rebelde" (Dt 32.5 Corromperam-se contra ele; seus filhos eles não são, e a sua mancha é deles; geração perversa e torcida é. 20 e disse: Esconderei o meu rosto deles e verei qual será o seu fim; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade.). Tal "titulação" não se aplicava aos filipenses, pois eles não eram rebeldes nem murmuradores, ainda assim o apóstolo Paulo os exortou a fazer todas e quaisquer coisas sem murmurações ou queixas, tal como convém aos mansos.
b) Contendas. Em o Novo Testamento, a expressão grega para contendas é dialogismos. Essa expressão descreve as disputas e os debates inúteis que geram dúvidas e separações na igreja local. É o mesmo que discussões, litígios e dissensões. Infelizmente, muitos hoje as promovem levando, inclusive, seus irmãos aos tribunais (1 Co 6.1-8 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes na cadeira aos que são de menos estima na igreja? Para vos envergonhar o digo: Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isso perante infiéis. Na verdade, é já realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano e isso aos irmãos.). Esta, definitivamente, não é a vontade de Deus para a sua Igreja.
2. "Sejais irrepreensíveis e sinceros". O apóstolo apela aos filipenses para que se achem irrepreensíveis e sinceros. Ser irrepreensível significa conduzir-se de forma correta e moralmente pura, não necessitando de repreensão. É alguém que dominou a carne, pois anda no Espírito (Gl 5.16,17 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.). A sinceridade é outra virtude que se opõe ao mal, ao dolo, ao engano e à má fé. A pessoa sincera pauta-se pela lealdade, a lisura e a boa fé. Nada menos que isso é o que o Eterno espera do seu povo.
3. "Retendo a palavra da vida". Para o apóstolo, reter a Palavra de Deus não é apenas assimilá-la, mas, sobretudo praticá-la, pois o poder da Palavra gera vida (Hb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.). Por isso, Paulo encoraja os filipenses a guardarem a Palavra, pois além de promover a vida no presente, ela ainda nos garante esperança e vida eterna para o futuro próximo.

SINÓPSE DO TÓPICO (2)
De acordo com o ensino do apóstolo Paulo, quem guarda a Palavra não murmura, não cria contendas e vive em sinceridade.

III. A SALVAÇÃO OPERA O CONTENTAMENTO E A ALEGRIA (2.17,18)

REFLEXÃO
“O apóstolo está ciente das privações que impôs a si mesmo para edificar o Corpo de Cristo em Filipos. Ele, porém, se regozija e alegra-se pelo privilégio de servir os filipenses.” Elienai Cabral

1. O contentamento da salvação operada. O apóstolo Paulo reporta-se ao Antigo Testamento para mostrar aos filipenses como, a fim de servi-los, ele entregou sua vida: "ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé" (v.17). O apóstolo está ciente das privações que impôs a si mesmo para edificar o Corpo de Cristo em Filipos. Ele, porém, se regozija e alegra-se pelo privilégio de servir aos filipenses. Em outras palavras, a essa altura, o sacrifício e os desgastes do apóstolo são superados pela alegria de contemplar, naquela comunidade, o fruto da sua vocação dada por Cristo Jesus: a salvação operada em sua vida também operou na dos filipenses.
2. A alegria do povo de Deus. O apóstolo estimula os filipenses a celebrarem juntamente com ele esta tão grande salvação (Hb 2.3 como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram;). O apelo de Paulo é contagiante: "regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo" (v.18). A alegria de Paulo é proveniente do fato de que uma vez que Jesus nos salvou mediante o seu sacrifício no Calvário, agora o Mestre nos chama para testemunharmos a verdade desta mesma salvação operada em nós (v.13). Portanto, alegremo-nos e regozijemo-nos nisto.

SINÓPSE DO TÓPICO (3)
A salvação opera no povo de Deus a alegria e o contentamento.

CONCLUSÃO
O Evangelho nos convoca a desenvolvermos a salvação recebida por Deus através de Cristo Jesus. Devemos ser santos, como santo é o Senhor nosso Deus. Para isso, precisamos nos afastar de todas as murmurações e contendas e abrigarmo-nos no Senhor, vivendo uma vida irrepreensível, sincera e que retenha a palavra da vida (Fp 2.16). Somente assim a alegria do Senhor inundará a nossa alma e testemunharemos do seu poder salvador para toda a humanidade.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsídio Filosófico Cristão
"Que é virtude?
A Bíblia dá maior importância à virtude moral e ao caráter, do que às regras de conduta. O homem justo e o puro de coração são eternamente bem-aventurados. E o fruto do Espírito Santo descrito em Gálatas 5 são as virtudes [...].
Que é virtude? Há pouco me referi aos motivos, intenções e disposições subjacentes, o que têm em comum, visto que são estados interiores e não comportamentos visíveis; e porque são estados afetivos e não puramente cognitivos. Virtude é uma disposição interior para o bem, e disposição é uma tendência a agir de acordo com certos padrões. A disposição é mais básica, duradoura e penetrante do que o motivo ou intenção existente por trás de uma certa ação. É diferente de um impulso momentâneo, por ser um hábito mental estabelecido, um traço interior e muitas vezes reflexivo. As virtudes são traços gerais do caráter que formulam sanções interiores sobre nossos motivos, intenções e conduta exterior" (HOLMES, Arthur F. Ética: As decisões Morais à Luz da Bíblia.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.138-39).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II

Subsídio Bibliológico
"O ALCANCE DA OBRA SALVÍFICA DE CRISTO
Há entre cristãos uma diferença significativa de opiniões quanto à extensão da obra salvífica de Cristo. Por quem Ele morreu? Os evangélicos, de modo global, rejeitam a doutrina do universalismo absoluto (isto é, o amor divino não permitirá que nenhum ser humano ou mesmo o diabo e os anjos caídos permaneçam eternamente separados dEle). O universalismo postula que a obra salvífica de Cristo abrange todas as pessoas, sem exceção. Além dos textos bíblicos que demonstram ser a natureza de Deus de amor e de misericórdia, o versículo chave do universalismo é Atos 3.21, onde Pedro diz que Jesus deve permanecer no Céu 'até aos tempos da restauração de tudo'. Alguns entendem que a expressão grega apokastaseõs pantõn ('restauração de todas as coisas') tem significado absoluto, ao invés de simplesmente 'todas as coisas, das quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas'. Embora as Escrituras realmente se refiram a uma restauração futura (Rm 8.18-151 Co 15.24-262 Pe 3.13), não podemos, à luz dos ensinos bíblicos sobre o destino eterno dos seres humanos e dos anjos, usar esse versículo para apoiar o universalismo. Fazer assim seria uma violência exegética contra o que a Bíblia tem a dizer deste assunto.
Entre os evangélicos, a diferença acha-se na escolha entre o particularismo, ou expiação limitada (Cristo morreu somente pelas pessoas soberanamente eleitas por Deus), e o universalismo qualificado (Cristo morreu por todos, mas sua obra salvífica é levada a efeito somente naqueles que se arrependem e creem). O fato de existir uma nítida diferença de opinião entre crentes bíblicos igualmente devotos aconselha-nos a evitar a dogmatização extrema que temos visto no passado e ainda hoje. Os dois pontos de vista, cada um pertencente a uma doutrina específica da eleição, têm sua base na Bíblia e na lógica. Nem todos serão salvos. Os dois concordam que, direta ou indiretamente, todas as pessoas receberão benefícios da obra salvífica de Cristo. O ponto de discórdia está na intenção divina: tornar a salvação possível a todos ou somente para os eleitos?" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.358-59).

VOCABULÁRIO

Alcunha: Cognome depreciativo que se põe a alguém; apelido.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

HOLMES, Arthur F. Ética: As decisões Morais à Luz da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4.ed. Vol. 2, Rio de  Janeiro: CPAD, 2009

SAIBA MAIS

Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 55, p.38.

EXERCÍCIOS

1. Quais são os três aspectos da salvação operada pelo Senhor Jesus?
R. O primeiro refere-se a obra realizada e consumada de forma suficiente na cruz do Calvário. O segundo diz respeito ao caráter progressivo da salvação na vida do crente. E por último a redenção gloriosa quando da vinda do Senhor Jesus..

2. Quem opera a nossa salvação?
R. O Senhor Jesus Cristo

3. O que significa ser irrepreensível?
R. Sem  a presença dos pais, as crianças ficam desorientadas

4. Transcreva o texto bíblico que mostra como Paulo entregou sua vida para servir aos filipenses.
R.Significa conduzir-se de forma correta e moralmente pura, não necessitando de repreensão. É alguém que dominou a carne, pois anda no Espírito (Gl 5.16,17).

5. Você tem se regozijado em Cristo pela sua salvação?
R. Resposta pessoal.

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Comentário Bíblico Expositivo – Warrem W. Wiersbe
Antigo e Novo Testamento Interpretado Versículo Por Versículo - Russell Norman Champlin
Comentário Esperança - Novo Testamento
Comentário Bíblico Matthew Henry - Novo Testamento
Bíblia – THOMPSON (Digital)
Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP (Digital)

Dicionário Teológico – Edição revista e ampliada e um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores – CPAD - Claudionor Corrêa de Andrade

Colaboração para o Site Pecador Confesso - Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco
Colaboração para o Site Pecador Confesso - Presbítero Eudes L Souza
Colaboração para o Site Pecador Confesso - Ev. Natlino das Neves
Colaboração para o Site Pecador Confesso - Pastor Alexandre Coelho
Texto Editado e Postado por Hubner Braz (@PecadorConfesso)

COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,114,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,80,Adolescentes,23,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,38,Batalha Espirítual,31,Batismo,11,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,153,Betel Adulto,88,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,478,CPAD Adolescentes,63,CPAD Jovem,119,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,12,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,22,Doutrinas Fundamentais,33,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,713,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,904,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,209,Estudos Bíblicos,505,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,228,Jovens,185,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,410,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,23,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,19,Salvador,12,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,3,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,2,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO - LIÇÃO 5 - 04 DE AGOSTO DE 2013 - EBD - CPAD
AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO - LIÇÃO 5 - 04 DE AGOSTO DE 2013 - EBD - CPAD
Comentário em texto e subsídio em vídeo aula para auxiliar professores e alunos na Escola Dominical deste 3° Trimestre. Lição 5 - As Virtudes dos Salvos em Cristo - 04 de agosto de 2013 - cpad - ebd
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMG7RVq-wdYQCuNKyFltj2oHBmOQYXeRLlyO8TUVHyJSWDndoRAlrNzWI6Mu8oiGZJSpy5F1hAwmrEUEnJyxP1LActw5jjx7iyC1-8eAGgkwK08gny3V28tthcQx0E5TltkarLWB1xLH2y/s320/revista-escola-dominical-3-trimestre-2013-cpad-aluno-mestre+%25283%2529.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMG7RVq-wdYQCuNKyFltj2oHBmOQYXeRLlyO8TUVHyJSWDndoRAlrNzWI6Mu8oiGZJSpy5F1hAwmrEUEnJyxP1LActw5jjx7iyC1-8eAGgkwK08gny3V28tthcQx0E5TltkarLWB1xLH2y/s72-c/revista-escola-dominical-3-trimestre-2013-cpad-aluno-mestre+%25283%2529.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2013/07/as-virtudes-dos-salvos-em-cristo-licao.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2013/07/as-virtudes-dos-salvos-em-cristo-licao.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy