Pode Namorar quando existe Jugo Desigual? Namoro de "crente" com "não crente", o tal do jugo desigual


Bom, vocês já sabem qual é a resposta. Claro, vocês meninas cristãs estão cansadas de ouvir o tal de "não se prender ao jugo desigual". Mas o que todas nós queremos é mais do que simplesmente alguém que diga "isso não pode" e quando questionado responda "porque a Bíblia diz assim". É a mesma coisa que responder "Porque sim!" e como eu aprendi na minha infância no Castelo Ra-tim-bum, "porque sim" não e resposta xD hahaha
Tem gente que anda precisando assistir
o Castelo Ra-tim-bum para aprender que
 "porque sim" não é resposta.

Deus não joga na nossa cara um monte de regras sem nenhuma explicação, que devemos cumprir sem questionar, mas todas essas coisas são para o nosso bem e a partir do momento que passamos a estudar a Bíblia e nos aproximamos de Deus entendemos o porque elas estão lá.

Isso é o principal de se compreender, quando nos deparamos com um mandamento ou conselho na Bíblia. Tudo o que está ali é para o nosso próprio bem e evitar que "quebremos a cara". Quem não entende isso jamais irá aceitar determinadas coisas que ela nos diz, que vão totalmente contra aquilo que prega o mundo (ou a nossa vontade, para sermos mais diretos).





   AFINAL, O QUE É O TAL DO "JUGO DESIGUAL"?  



Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?(2 Corítios 6:14)

Certo, o versículo está aí. Mas e esse "jugo desigual", você sabe o que é "jugo"? Por que de nada vai adiantar se não soubermos.

Jugo igual
Se você procurar em qualquer dicionário no sr. Google, verá que é uma canga com a qual se unem animais, para puxarem um arado ou um carro com a força dos dois, orientados pelo dono. Essa imagenzinha à esquerda nos permite ter uma ideia.

Quer um exemplo de julgo desigual dentro da própria bíblia?

Com boi e com jumento não lavrarás juntamente. 
(Deuteronômio 22:10)


Jugo desigual
É claro que o versículo de Deuteronômio, quando você lê todo o contexto em que ele está inserido, vemos que ele se refere aos animais mesmo  e não a pessoas. Mas podemos usá-lo para entender o que o versículo de 2 Coríntios quer dizer com jugo desigual.

Tentem enxergar sem o aspecto religioso, mas no quesito animal/plantação mesmo, como está falando Deuteronômio: por que a Bíblia aconselha a não  serem juntos em um mesmo jugo um jumento e um boi para que lavrem a terra? O jumento é um animal menor, mais leve e mais rápido; o boi por sua vez é maior, mais pesado e mais lento. Se os dois estiverem unidos no mesmo jugo não conseguiriam fazer o trabalho direito, pois um acabaria atrapalhando o outro.

E antes que alguém se ofenda, eu sei que vocês sabem, mas é bom reforçar que não estou chamando NINGUÉM de jumento ou de boi gordo, ok? hahaha É uma forma de exemplificar.

Quando a Bíblia fala para que não nos prendamos a jugo desigual, quer dizer que uma pessoa que serve a Cristo não deve unir-se a alguém que não serve, pois não é simplesmente algo que Deus manda não fazer, mas é algo que simplesmente não dá  muito certo (calma, calma, antes que você comece a protestar isso que eu disse, leia tudinho que eu explico tudo o que eu falo).

    POR QUE O JUGO DESIGUAL É ERRADO?   

Dizer o motivo dele ser errado está intimamente unido ao propósito do relacionamento. Você sabe qual é o verdadeiro propósito do namoro? Eu já falei isso em outra postagem "O verdadeiro propósito do namoro", que eu aconselho que vocês cliquem e leiam como complemento depois, que lá abordo o assunto de forma mais detalhada. Mas vou fazer um resuminho aqui e vocês conferem lá depois, certinho? =D Let's Go!

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Cor 10:31)

Leram direitinho? Qualquer coisa que formos fazer nessa vida, deve ser feita para a glória de Deus. Se é "qualquer coisa", então é QUALQUER COISA, inclusive o namoro.

Resumindo: o namoro não é para você ter alguém para beijar, não é para você suprir a sua carência, não é para que você não fique sozinho. Claro, que essas coisas fazem parte de um namoro também, mas o PRINCIPAL é para A GLÓRIA DE DEUS e te levar para mais perto dEle
Mas como você vai glorificar a Deus com seu namoro, se seu namorado não estiver andando com Deus? Repetindo o versículo de 2 Coríntios, "que comunhão tem a luz com as trevas"?

Uma vez recebi uma mensagem de uma pessoa, indignada por que eu usei esse versículo, perguntando quem era eu para falar que alguém estava em trevas, quem era eu para julgar alguém e que não devemos julgar as pessoas. Mas gente, isso não é julgamento meu, é algo dito pela própria Bíblia.

Vós sois a luz do mundo(...) (Mateus 5:14) 

Se nós que servimos a Deus somos luz, de acordo com Jesus, quem não serve a Deus não pode ser luz também. Se aqueles que não servem a Deus não são luz, o que eles são? Coelhinhos cor de rosa? Claro que não! Só existe uma opção: contrário de luz é escuridão, por mais que doa dizer isso, é a verdade.

Eu sei que é difícil imaginar aquele cara legal que se importa com você, como alguém que vá te causar algum mal. Aliás, eu acredito que dificilmente um não cristão namora com uma pessoa cristã para fazer mal a ela, mas porque verdadeiramente está interessado. Tenho amigos "não crentes" que são exemplos de pessoas melhores do que muitos que se dizem cristãos por aí.

É normal apaixonar-se por um não crente, afinal, passamos a maior parte do nosso dia com pessoas não cristãs e nos apegamos a elas. Dificilmente acho que alguma garota não passou por isso.

Mas por mais bonzinho que o rapaz seja, mesmo que ele seja fundador de uma Ong para ajudar as criancinhas da África, enquanto ele não se converter ao caminho da Verdade, ele não é bom para você. Isso porque a bondade dele está relacionada apenas a ações, muito bonitas e de valor, mas que não são frutos de um relacionamento com Deus.

Por melhor que ele seja e por mais que ele supra suas necessidades emocionais, ele jamais poderá suprir o mais importante: o espiritual.

Quando vocês se casarem e você quiser  tirar o dízimo do salário dos dois para dar na igreja, talvez ele não vá ser tão compreensivo. Quantos seus filhos olharem o pai e se recusarem ir à igreja por exemplo do pai, você acha que seu marido não cristão vai ficar do seu lado? Será que quando você quiser ler a Bíblia, orar, ele não vai se incomodar e exigir a atenção para ele? E entre tantos exemplos, acima de tudo, quando os problemas surgirem (e os problemas sempre surgem, sendo um casal cristão ou não), não é a Deus a quem ele vai recorrer. 

Sabemos que o homem é cabeça da casa e a mulher é coluna que o sustenta. Você vai deixar ser a sua cabeça alguém que não conhece e não vive a Palavra de Deus? Isso é muito sério!

Para um jugo funcionar, ambos os animais devem caminhar na mesma direção. Como você espera estar "sob o jugo" com alguém que está indo em direção oposta a sua?

“Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)

Não há como duas pessoas andarem juntas se não forem para o mesmo lugar. Se objetivo final da caminhada delas for diferente, em algum momento elas terão que se separar para chegar no final, a não ser que alguma das pessoas mude de caminho. Porém dificilmente é o não cristão que se converte, mas é o crente que se desvia.

"Aaaah, mas comigo isso não vai acontecer, eu amo a Cristo". Se você ama Cristo tanto assim, seu pensamento deveria ser cumprir aquilo que a Bíblia aconselha e não buscar desculpas para fazer a sua vontade.

"Aaaah, mas eu vou trazê-lo para a igreja" ou "Deus vai me usar para convertê-lo". Mas você estará convertendo-o para Jesus ou para você? Se você realmente acha que esse relacionamento é aprovado por Deus, pode ter certeza que ele se converterá ANTES  de vocês namorarem. Não caia na velha mentira de que ele facilmente irá se converter depois que começarem a namorar. De nada vai adiantar ele vir na igreja por você e não ter o coração verdadeiramente convertido. Dá na mesma. Lembre-se que um relacionamento com Deus é mais do que ir na igreja.

Conheço uma pessoa que conheceu outra pessoa não crente e hoje estão namorando e vão se casar! Para a honra e glória de Deus \o/
Mas antes  a pessoa cristã teve paciência, orou a Deus, viu se essa era a vontade dele e determinou  com Deus que se a outra não se convertesse, não haveria nada entre os dois. E Deus a honrou, ele aceitou Jesus, depois se batizou, começaram a namorar e happy end!

"Aaaah, mas eu não vou deixar ele me tirar da presença de Deus". Lembre-se do versículo: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33). Quando passamos a conviver com alguém, somos influenciadas por ela de alguma forma, inconscientemente.

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.(Efésios 5.31)

Uma só carne. Se marido e mulher são uma só carne, eles serão como uma única pessoa, fazendo as mesmas ações e andando na mesma direção. Como você será uma só carne com alguém que não possui o mesmo objetivo que você?

"Ah, mas eu conheço fulano que deu certo" ou "Meus pais são não um crente e outro não crente e deram certo". Só Deus conhece o coração de cada pessoa para dizer o que deu ou não certo. Não podemos procurar exemplos em outras pessoas, e fazê-las de muletas para nossas desculpas e para fazer a nossa vontade. Mesmo que essas pessoas sejam seus pais.


Mas não pensem que isso se aplica apenas a pessoas de fora da igreja. Muitas vezes o jugo desigual pode estar lá dentro mesmo! Por isso devemos escolher muito bem a pessoa com a qual nos relacionamos... Não é porque vai na igreja que está tudo bem, porque não está.

A Bíblia diz:

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
(Provérbios 14:1)

Que tipo de casa você quer edificar?

Se você anda enamorada com alguém não cristão ou não convertido verdadeiramente, ore a Deus e peça a orientação dele. Não se deixe levar por sentimentos precipitados. 

Lembro-me que quando meu namoro (com uma pessoa crente) não estava dando certo eu orei a Deus e disse que se fosse para continuar daquela forma que ele tirasse tudo aquilo de mim, porque o mais importante para mim era serví-lo. E o que Deus fez? No dia seguinte aquele que era meu namorado terminou comigo. Simples assim. Tomei aquilo como resposta de Deus, e mesmo que eu tenha sofrido e tenha terminado de uma forma ruim, foi o melhor de Deus para minha vida. O tempo sarou minhas feridas.

Ele pode fazer o mesmo com você.

Lembre-se por qual motivo você está nesse mundo e não deixe que ninguém lhe desvie desse caminho.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Milhões de Confessos:

  1. Eu vivo uma situação, parecida a essa, namoro um moço que tem um filho e uma vida perturbadíssima, saio de uma relação problemática, fomos colegas quando criança e era um menino bom... e eu sempre sonhei casar com ele, depois de 8 anos voltamos a nos encontrar, e depois de quase um ano começamos a amorar, e notei que ele mudou completamente, se desviou totalmente nem igreja mais ia. Mais notei que exerço uma certa influência nele. E quero muito ajuda-lo, de formas que ele se converta á Deus. Oro por ele e quero ajuda-lo, mesmo que não for para continuar e ambos tocarmos a nossa vida de forma de ferente , mais quero que Deus o resgate do jugo em que ele se encontra( álcool, festa, ostentação, e muitas das vezes incrédulo), peço sempre para que Deus lhe mostre que Jesus é o único que pode liberta-lo. mais eu o Amo, como irmã, filhos do mesmo pai (Deus), e como mulher pois para Deus nada é impossível , pois se confessarmos os nossos pecados e nos entregarmos a Deus, ele é fiel e justo para nos perdoar.

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta porque voce coloca como o 1º exemplo o dizimo, Deus não precisa de dinheiro, e voce ainda fala sobre ter uma ONG, ele esta fazendo algo para seu proximo e voce esta, a propia biblia fala que fé sem obras é uma fé vazia entao para de criticar os outros e faz mais pelos seus irmaos de igreja alem de orações.

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.