Lição 1 – E RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO - 06 de Outubro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD

TEXTO DO DIA  "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalé...



TEXTO DO DIA
 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (At 1.8)

SÍNTESE
A virtude do Espírito Santo é a promessa que Deus fez ao crente fiel, cumprida no dia de Pentecostes.

Agenda de leitura

SEGUNDA - Jl 2.28,29: A promessa da efusão do Espírito Santo
TERÇA - At 1.4: O local do cumprimento da promessa
QUARTA - At 1.12,14: A condição para o cumprimento da promessa
QUINTA - At 2.4: Todos ficaram cheios do Espírito Santo
SEXTA - At 2.1,2: Um derramamento repentino
SÁBADO - At 2.14: Poder para testemunhar


Objetivos
I - APRESENTAR o livro de Atos e suas características principais;
II - MOSTRAR as promessas acerca da vinda do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento;
III - DESTACAR o propósito da promessa da virtude do Espírito Santo na vida do crente.

Interação
Antes de Jesus ser levado para o céu, instruiu seus discípulos a evangelizarem e ensinarem todas as nações (Mt 28.19,20). O livro de Atos detalha o testemunho dos primeiros cristãos e o crescimento da Igreja. Contudo, Jesus também ordenou que eles ficassem na cidade de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (At 1.8). Eles obedeceram e no dia de Pentecostes todos foram cheios do Espírito Santo e equipados para espalhar as Boas Novas pelo mundo. Atos é o único livro bíblico que narra a história da Igreja após a ascensão de Jesus e o derramamento do Espírito Santo.

Era um pequeno grupo de crentes temerosos, mas depois do cumprimento de Atos 1.8, os crentes movidos pelo Espírito Santo, espalharam o Evangelho por toda a terra com demonstrações de poder e milagres. Que neste trimestre sejamos todos cheios do Espírito Santo e que venhamos experimentar os milagres do Senhor em nossas vidas.

Orientação Pedagógica

Caro professor (a), inicie a aula fazendo a seguinte pergunta: "Qual é o papel do Espírito Santo na vida do crente e na Igreja?" Palavras como "poder", "consolo", "santificação", "instrução" poderão ser ditas. Depois os indague novamente perguntando: "Que poder o Espírito Santo nos dá especificamente?" Embora sejam verdades fundamentais de nossa fé e pareçam óbvias, é importante essa discussão inicial para despertar a conscientização dessas questões. Explique, na primeira aula,  que o livro de Atos não é apenas um livro histórico sobre o início da Igreja. Nele encontramos verdades que contribuem para o consolo, a edificação e exortação da Igreja atual.

Texto bíblico
Atos 1.1-14

1        Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
2        até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
 3       aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus.
4        E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5        Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6        Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7        E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8        Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
9        E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10      E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,
11      os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
12      Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
13      E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
14      Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.

INTRODUÇÃO

Estudaremos neste trimestre o livro de Atos dos Apóstolos, em especial os milagres que aconteceram na Igreja Primitiva. Este livro é singular para o crente e para a Igreja, pois nele recebemos, de Jesus, suas últimas palavras ainda aqui na terra e o que devemos fazer até que Ele volte.
Obedecendo as às instruções do Mestre, os discípulos aguardam a promessa da vinda do Espírito Santo (At 1.4) e com o Pentecostes nasce à Igreja de Cristo. Sinais e maravilhas acompanharam o início da Igreja, apesar das dificuldades e perseguição. Cremos que o Espírito que realizou grandes coisas, por meio da Igreja naquele tempo, é o mesmo que está disponível para nós hoje. Estudemos este livro com apreço e fé, crendo que o Senhor deseja derramar seu poder em nosso meio.

- Iniciamos mais um trimestre e este, especialmente, é instigante, pois busca elucidar os milagres ocorridos na Igreja Primitiva, baseados no livro de Atos. Em um sentido é certo que o Livro de Atos é um dos mais importantes do Novo Testamento. Sem ele, não teríamos nenhuma informação acerca da Igreja Primitiva além do pouco que temos nas cartas paulinas. Em Atos encontramos as últimas recomendações de Jesus a seus discípulos. E é interessante que aqueles discípulos permaneceram unidos enquanto aguardavam o cumprimento da promessa (At 1.4). É em Atos que temos o marco fundamental do início da Igreja Cristã, a descida do Espírito Santo! A instituição dos diáconos, o trabalhos dos Presbíteros, as missões transculturais, a entrada do Evangelho na Europa, em fim, o Espírito Santo em movimento. Avancemos em seu estudo. Bom estudo e crescimento maduro na fé cristã!

I - O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS

1. Aspectos gerais.
Atos dos Apóstolos retrata o início da Igreja a partir da descida do Espírito Santo.  O livro registra a promessa de que Jesus voltará, mas essa promessa mostra algo que precisava ser realizado, pelos seus discípulos, antes do seu retorno:  a expansão do Evangelho em Jerusalém e até os confins da terra (At 1.8). Para contribuir de modo efetivo com a expansão do Evangelho, os discípulos poderiam contar com a capacitação proveniente do Espírito Santo, além da operação de milagres que glorificaria o nome do Senhor Jesus. Alguém já sugeriu que o nome do livro poderia ser "Atos do Espírito Santo" em virtude da sua atuação constante por toda a obra. Os personagens principais do livro são: Pedro, Filipe, Estêvão e Paulo. Esses homens foram poderosamente usados por Deus para a expansão do Reino de Deus aqui na terra.

- O início da igreja é caracterizado pelo Dia de Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa, quando Jesus morreu e ressuscitou. Este início está registrado em Atos. O livro de Atos detalha o início da igreja e sua propagação miraculosa através do poder do Espírito Santo. Dez dias depois de Jesus ter subido de volta ao céu (Atos 1:9), o Espírito Santo foi derramado sobre 120 dos seguidores de Jesus que esperaram e oraram (Atos 1:15, 2:1-4).

O livro de Atos foi escrito para fornecer uma história da igreja primitiva. A ênfase do livro é a importância do dia de Pentecostes e o ser capacitado pelo Espírito para sermos testemunhas eficazes de Jesus Cristo. Atos registra os apóstolos sendo testemunhas de Cristo em Jerusalém, Judeia, Samaria e o mundo ao redor. O livro esclarece mais sobre o dom do Espírito Santo, o qual capacita, orienta, ensina e serve como nosso Consolador. Ao ler o livro de Atos, somos iluminados e encorajados pelos muitos milagres que estavam sendo realizados naquela época pelos discípulos Pedro, João e Paulo. O livro de Atos enfatiza a importância da obediência à Palavra de Deus e a transformação que ocorre como resultado do conhecimento de Cristo. Há também muitas referências daqueles que rejeitaram a verdade que os discípulos pregavam sobre o Senhor Jesus Cristo. Poder, ganância e muitos outros vícios do diabo são evidenciados no livro de Atos.” (GOTQUESTIONS)

2. Gênero literário.
O livro de Atos é uma continuidade de um dos quatro Evangelhos, a saber, o de Lucas. Na verdade, o Evangelho de Lucas e Atos são dois volumes de uma mesma obra, demonstrado no início dos dois livros nas dedicatórias e na referência ao "primeiro relato" em Atos 1.1. Os outros Evangelhos não relatam muito sobre o que ocorreu depois da ressurreição de Jesus, mas apenas Lucas nos dá mais detalhes como a ascensão e o que seguiria (Lc 24.52). Isso nos mostra que o autor de Lucas, o mesmo de Atos, está interessado no que acontece depois, e vai abordar isso no livro de Atos.

- Atos é o segundo livro de Lucas endereçado a Teófilo (veja Lc 1.3). É provável que, originalmente, o livro não tivesse título. Seu título nos manuscritos gregos é "Atos", e alguns acrescentam "dos Apóstolos".

O livro de Atos não identifica o seu autor especificamente. De acordo com Lucas 1:1-4 e Atos 1:1-3, é evidente que o mesmo autor escreveu ambos Lucas e Atos. A tradição desde os primeiros dias da igreja tem sido que Lucas, um companheiro do apóstolo Paulo, escreveu tanto Lucas como Atos (Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11)... O livro de Atos apresenta a história da igreja cristã e a propagação do evangelho de Jesus Cristo, bem como a crescente oposição a ele. Embora muitos servos fiéis tenham sido usados para pregar e ensinar o evangelho de Jesus Cristo, Saulo (conhecido também como Paulo), era o mais influente. Antes de se converter, Paulo tinha grande prazer em perseguir e matar cristãos. A dramática conversão de Paulo na estrada de Damasco (Atos 9:1-31) é um dos destaques do livro de Atos. Após sua conversão, ele foi para o extremo oposto de amar a Deus e pregar a Sua Palavra com poder, fervor e o Espírito do Deus vivo e verdadeiro. Os discípulos foram capacitados pelo Espírito Santo para serem Suas testemunhas em Jerusalém (capítulos 1-8:3), Judéia, Samaria (capítulos 8:4-12:25) e até os confins da terra (capítulos 13:1-28). Incluídos na última seção estão três viagens missionárias de Paulo (13:1-21:16), seus sofrimentos em Jerusalém e Cesareia (21:17-26:32) e sua última viagem a Roma (27:1-18:31).” (GOTQUESTIONS)

3. Autoria e data.
O autor do livro de Atos é Lucas, o mesmo que escreveu o terceiro Evangelho. Lucas, o "médico amado", provavelmente de Antioquia, foi companheiro de viagem de Paulo. Homem culto, escreveu o Evangelho com mais detalhes a respeito da vida de Jesus em um grego versátil com finezas gramaticais. Embora não tenha sido um apóstolo nem tenha conhecido a Jesus pessoalmente, seus escritos são fonte de uma "acurada investigação de tudo desde o princípio", como ele mesmo diz em Lucas 1.3.

O livro foi escrito, provavelmente, entre os anos 69-79 d.C., no Império Romano na liderança de Vespasiano.

- Lucas provavelmente era um gentio convertido pelos primeiros discípulos de Jesus. Ele foi o único autor conhecido de um livro da Bíblia que não era judeu. Era um homem muito culto, com conhecimentos não só de medicina mas também de investigação histórica e escrita (Cl 4.14). Acompanhou Paulo em algumas viagens missionárias e quando o apóstolo foi preso, Lucas o acompanhou na viagem até Roma para ser julgado. No episódio do naufrágio, Lucas estava presente e ficou ao lado de Paulo enquanto este esteve preso em Roma (At 28.16).
O autor do Livro de Atos dos Apóstolos participou dos acontecimentos relatados a partir do capítulo 16, versículo 10, quando passa a incluir-se na narrativa usando a primeira pessoa do plural. No capítulo 28 constatamos que o autor acompanhou Paulo à sua prisão em Roma. Paulo menciona, quando preso em Roma, que Lucas o “médico amado” estava com ele (Colossenses 4:14). Certamente o autor, que se inclui na narrativa, é o próprio Lucas mencionado por Paulo. Pouco  se  sabe  a  respeito  de  Lucas,  além  do  fato  de não  figurar entre  os  discípulos  antes  da crucificação de Cristo, ter acompanhado Paulo, e ter sido médico. Alguns eruditos vêm na narrativa de Atos o ponto de vista de um homem de cultura grega. Prólogos antimarcionitas dos Evangelhos, datando do século II, afirmam que Lucas era natural de Antioquia da Síria.” (Pr. Dalton de Souza Lima, BREVE INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS. Disponível em: http://www.batistaicarai.com.br/site2/wordpress/wp-content/uploads/2011/06/INTRODU%C3%87%C3%83O-AO-LIVRO-DE-ATOS-DOS-AP%C3%93STOLOS1.pdf. Acesso  em: 28 Set, 2019)

Quanto à época da redação, “Atos não faz qualquer menção à revolta judaica contra o domínio romano, iniciada em 66 d.C., e que culminou com a destruição de Jerusalém e seu templo em 70 d.C. Se tivesse sido escrito depois desta época, certamente haveria alguma alusão a acontecimentos tão marcantes. As epístolas de Tito e II Timóteo fornecem evidências de que Paulo foi solto de seu aprisionamento em Roma, realizou outras viagens, e depois foi novamente aprisionado em Roma, onde foi finalmente executado. Atos não relata estes fatos. Isto indica que foi escrito quando Paulo ainda sofria sua primeira prisão em Roma. Isto coloca a data de redação de Atos por volta de 60 a 64 d.C” (Pr. Dalton de Souza Lima)

Pense
Por que o livro de Atos não se encaixa nas outras categorias de livros do Novo Testamento?

Ponto Importante
O livro de Atos é fundamental para conhecermos como se deu o início da Igreja Primitiva e a expansão do Reino de Deus no primeiro século.

II - A PROMESSA DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO

1. Promessa feita no Antigo Testamento.
Deus já havia falado séculos antes, por meio do profeta Joel, que derramaria seu Espírito sobre toda carne. Os filhos e filhas profetizariam, os velhos sonhariam e os jovens teriam visões. Sobre servos e servas, Deus derramaria do seu Espírito (Jl 2.28,29). Isso aconteceria "depois", ou seja, nos últimos dias. Esses últimos dias iniciaram-se justamente com a vinda, morte e ressurreição de Jesus. Então vivemos esses "últimos dias" independentemente de quão longe de fato eles estejam. O fato é que o profeta do Antigo Testamento alerta de que nos últimos dias haveria um derramamento do Espírito de Deus. Logo após o Pentecostes, Pedro confirma essa promessa quando, em seu discurso, explica ao povo que tudo que tinham visto  e ouvido era apenas o cumprimento da promessa (At 2.14-26).

- Os judeus entendiam que a expressão "últimos dias" se referia ao tempo em que o Messias viria (Nm 24.14; Jr 33.14-16: Mq 5.1-2; Zc 9.9,16). O cumprimento das profecias messiânicas começou com o advento do Messias. Desde que ele veio, tem sido os "últimos dias" (1Co 10.11; Tg 5.3; 1 Pe 1.20; 4.7; 1 Jo 2.18). O Profeta Joel prediz um dia em que Deus derramará o seu Espírito sobre todo aquele que "invocar o nome do Senhor". Pedro citou este trecho em seu sermão no dia de Pentecoste, e explicou que aquele evento era o começo do cumprimento da profecia de Joel (At 2.14-21). A profecia de Joel é uma promessa perpétua para todos quantos vierem a Cristo, a plenitude do Espírito Santo deve ser buscada por todos os crentes. (cf. At 2.38,39; 10.44-48; 11.15-18). Joel prevê que um dos principais resultados do derramamento do Espírito Santo: a distribuição dos dons espirituais, entre estes o de profetizar. A manifestação do Espírito, através dos dons, torna conhecida a presença de Deus entre o seu povo. O apóstolo Paulo declarou que se a igreja profetiza, o incrédulo será compelido a declarar "que Deus está verdadeiramente entre vós" (1 Co 14.24,25). Depois da descida do Espírito Santo no cenáculo, o primeiro acontecimento importante na história da igreja foi o sermão de Pedro (At 2.14), que resultou em 3.000 conversões e estabeleceu a igreja (At 2.41-47).
        
2. Promessa feita no Novo Testamento.
Quando João Batista apareceu em cena falando de seu propósito, deixou claro ao povo que ele batizaria com água para arrependimento, mas aquele que viria depois dele batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Lc 3.16). Quando Jesus foi até João para ser batizado no rio Jordão, o Espírito Santo desceu  sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba (Lc 3.21,22).

Jesus também fez menção da descida do Espírito Santo quando estava no último dia da Festa dos Tabernáculos. Nesta ocasião, Ele fez um convite a todos que tinham sede, pois quem nEle crê, como diz a Escritura, rios de água viva correram do seu ventre (Jo 7.37). Jesus estava se referindo ao Espírito Santo, pois Ele ainda não havia sido glorificado (Jo 7.37-39. Deus cumpre suas promessas e sua Palavra não falha.

- João Batista. Durante seu ministério, pregava que viria alguém maior do que ele; que ele batizava com água, mas aquele que viria após ele batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11; Lc 3.16). Algumas pessoas pensam que o batismo com fogo é o mesmo que o batismo com o Espírito Santo mas outras pessoas pensam que são dois batismos diferentes. De qualquer jeito, os dois estão ligados à obra de Jesus.
Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo. A respeito do batismo no Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte:
(1) O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar.
(2) Um dos alvos principais de Cristo na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24.49; At 1.4,5,8).
(3) O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito Santo (Lc 24.49; cf. At 1.5,8). Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente à regeneração (ver 11.17; 19.6).
(4) Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito, (cf. 1.5; 2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste (e.g. Lc 1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”. Este evento só ocorreria depois da ascensão de Cristo (1.2-5; Lc 24.49-51, Jo 16.7-14).
(5) O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no Espírito Santo (2.4; 10.45,46; 19.6.).
(6) O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação (cf. 1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Rm 15.18,19; 1Co 2.4). Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo 14.16-18; 16.14; 1Co 12.7).
(7) Outros resultados do genuíno batismo no Espírito Santo são: (a) mensagens proféticas e louvores (2.4, 17; 10.46;  1Co 14.2,15); (b) maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (ver Jo 16.8; At 1.8); (c) uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo 16.13,14; At 4.33); (d) visões da parte do Espírito (2.17); (e) manifestação dos vários dons do Espírito Santo (1Co 12.4-10); (f) maior desejo de orar e interceder (2.41,42; 3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26); (g) maior amor à Palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42) e (h) uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15; Gl 4.6).
(8) A Palavra de Deus cita várias condições prévias para o batismo no Espírito Santo. (a) Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e apartar-nos do pecado e do mundo (2.38-40; 8.12-17). Isto importa em submeter a Deus a nossa vontade (“àqueles que lhe obedecem”, 5.32). Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para então podermos ser “vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2.21). (b) É preciso querer o batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo (Jo 7.37-39; cf. Is 44.3; Mt 5.6; 6.33). (c) Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11.13; At 1.14; 2.1-4; 4.31; 8.15,17). (d) Devemos esperar convictos que Deus nos batizará no Espírito Santo (Mc 11.24; At 1.4,5).
(9) O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante a oração (4.31), o testemunho (4.31, 33), a adoração no Espírito (Ef 5.18,19) e uma vida santificada (ver Ef 5.18 notas). Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito Santo sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente.

(10) O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espírito Santo (ver 4.31; cf. 2.4; 4.8, 31; 13.9; Ef 5.18). O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o Espírito, que deve ser renovado (4.31) e conservado (Ef 5.18).” (O Batismo no Espírito Santo, Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD).
3. Orientações sobre o cumprimento da promessa.
No início do livro de Atos, o autor narra que Jesus, depois de ter ressuscitado, apresentou-se aos apóstolos com muitas provas incontestáveis e falou a respeito do Reino de Deus, determinando que não se ausentassem de Jerusalém até que a promessa do Pai se cumprisse (At 1.3,4). Jesus deu uma ordem e a obediência é sempre necessária para que suas promessas se cumpram em nossas vidas, como aconteceu com aqueles discípulos de Jesus.

Mediante a orientação de Jesus aos seus discípulos para que ficassem na cidade de Jerusalém até que fossem do alto revestidos de poder, os discípulos perguntam se era naquele tempo que Jesus restauraria Israel. Não entenderam a amplitude da promessa. Não era sobre quando nem apenas sobre Israel. Então Jesus explica que a promessa não era sobre ficar especulando tempos e datas, mas se tratava de poder para testemunhar as Boas Novas até os confins da terra.

- Jesus repetidamente prometeu que Deus enviaria o seu Espírito (Lc 11.13; 24.43; Io 7,39; 14.16,26 15.26; 16.7; Jo 20.22). Obediência é uma exigência para a vida cristã, não apenas para receber a promessa do Espírito Santo. É um princípio fundamental para a vida cristã, não é uma expectativa divina para os crentes, mas uma exigência. Entretanto, deve-se notar que tal exigência não é pré-requisito para salvação, mas para a manutenção do relacionamento com Deus. As escrituras são claras em testificar que a obediência segue a salvação: “…eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência” (1Pe.1.2; cf. 1.14; Rm.1.5).

João Batista ensina que a obra do Messias vindouro inclui batizar seus seguidores com o Espírito Santo e com fogo, batismo este que outorga grande poder para vivermos por Ele e testemunhar dEle. O batismo com o Espírito Santo que Cristo outorga aos seus seguidores, é o novo sinal de identificação do povo de Deus. Foi prometido em Jl 2.28 e reafirmado por Cristo depois da sua ressurreição em Lc 24.49; At 1.4-8. Essa predição teve seu cumprimento inicial no dia do Pentecoste. O ministério de Cristo, de batizar no Espírito Santo, é um ministério contínuo durante toda a era atual. Assim, deixa claro o texto grego de Jo 1.33 (o que batiza com o Espírito Santo); essa expressão emprega o particípio presente (ho baptizon), que significa aquele que continuará a batizar. Logo, as referências em Lucas e João não somente dizem respeito ao primeiro derramamento do Espírito Santo no Pentecoste, mas também à missão principal e ao ministério de Jesus, como aquele que batiza no Espírito Santo durante toda a era atual: porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe (At 2.39)” (STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal; CPAD. 2ª impressão,1996, Rio de Janeiro; Adaptado da nota do texto de Lc 3.16)


Pense
Deus não retarda as suas promessas. Ele faz tudo no tempo certo.

Ponto Importante
Deus é senhor do tempo. Ele cumpre com as suas promessas, ainda que alguns não creiam.

III - O PROPÓSITO DA PROMESSA

1. Poder para testemunhar.
Jesus deixa claro aos seus discípulos que a virtude, ou poder do Espírito Santo que receberiam, era para conceder poder para testemunhar. Sem poder não há testemunho eficaz. Não podemos confundir poder divino com barulho ou movimentação. Nem sempre cultos e pessoas "barulhentas" estão realmente cheias do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo é viver uma vida de santidade, cujas ações glorificam o nome de Jesus.

Em um julgamento, a testemunha só fala quando solicitada. Embora compreendamos que devemos, sim, falar de Jesus Cristo sempre que tivermos a oportunidade, uma vida de poder começa pelo testemunho mediante o comportamento, as ações. Tomemos como exemplo a mulher sunamita em relação a Eliseu. A mulher disse ao seu marido que aquele que sempre passava por eles era um santo homem de Deus (2 Rs 4.9).

- Quando lemos Paulo exortando os crentes para buscarem ser cheios do Espírito Santo, ele não está falando a respeito da habitação do Espírito Santo (Rm 8.9) ou do batismo de Cristo com o Espírito Santo (1 Co 12.13). Em vez disso, ele está dando uma ordem aos crentes para viverem continuamente sob a influência do Espírito, deixando a Palavra controlá-los (Cl 3.16), buscando uma vida pura, confessando todo pecado conhecido, morrendo para si mesmos, rendendo-se à vontade de Deus e dependendo do seu poder em todas as coisas. Ser cheio do Espírito é viver na presença consciente do Senhor Jesus Cristo, deixando a mente dele, por meio da Palavra, dominar tudo que é pensado e feito. Ser cheio do Espírito é o mesmo que andar no Espírito (Gl 5.16-23). Cristo exemplificou esse modo de vida (Lc 4.1). A Bíblia diz que você recebe o Espírito Santo quando você se converte. O Espírito Santo tem um papel importante na salvação. Mas ser cheio do Espírito Santo é algo diferente.

2. Alcançar todos os povos.
Quando Jesus ordenou aos discípulos pregarem na Judeia, Samaria e até aos confins da terra, Ele estava mostrando como alcançar o mundo de forma simultânea e constante. Os crentes que foram dispersos pela perseguição que se dera no primeiro século, espalharam, mediante a pregação da Palavra, o Evangelho até os confins da terra (At 8.4-6). Hoje não é diferente. Deus deseja que sejamos cheios do Espírito Santo para transpormos as barreiras culturais e, independentemente de onde estivermos, alcancemos pessoas para Cristo. Isso não é uma tarefa apenas dos missionários, mas de todos que fazem parte da Igreja de Cristo (Mt 28.19,20).

- “At 1.8 = 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Recebereis a virtude. O termo original para virtude é dunamis, que significa poder real; poder em ação. Esse é o versículo-chave do livro de Atos. O propósito principal do batismo no Espírito Santo é o recebimento de poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele, e ensinar-lhes a observar tudo quanto Cristo ordenou. Sua finalidade é que Cristo seja conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de Deus (cf. Mt 28.18-20; Lc 24.49; Jo 5.23; 15.26,27). (1) Poder (gr. dunamis) significa mais do que força ou capacidade; designa aqui, principalmente, o poder divino em operação, em ação. O batismo no Espírito Santo trará o poder pessoal do Espírito Santo à vida do crente. (2) Note que neste versículo Lucas não relaciona o batismo no Espírito Santo com a salvação e regeneração da pessoa, mas com o poder celestial no interior do crente para este testemunhar com grande eficácia. (3) A obra principal do Espírito Santo no testemunho e na proclamação do evangelho diz respeito à obra salvífica de Cristo, à sua ressurreição e à promessa do batismo no Espírito (cf. 2.14-42).

 Ser-me-eis Testemunhas. O batismo no Espírito Santo não somente outorga poder para pregar Jesus como Senhor e Salvador, como também aumenta a eficácia desse testemunho, fortalecido e aprofundado pelo nosso relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo por termos sido cheios do Espírito (cf. Jo 14.26; 15.26,27). (1) O Espírito Santo revela e torna mais real para nós a presença pessoal de Jesus (Jo 14.16-18). Uma comunhão íntima com o próprio Jesus Cristo resultará num desejo cada vez maior da nossa parte de amar, honrar e agradar nosso Salvador. (2) O Espírito Santo dá testemunho da justiça (Jo 16.8,10) e da verdade (Jo 16.13), as quais glorificam a Cristo (Jo 16.14), não somente com palavras, mas também no modo de viver e no agir. Daí, quem tem o testemunho do Espírito Santo a respeito da obra redentora de Jesus Cristo, manifestará com certeza, à semelhança de Cristo, o amor, a verdade e a justiça em sua vida (cf. 1 Co 13). (3) O batismo no Espírito Santo outorga poder para o crente testemunhar de Cristo e produz nos perdidos a convicção do pecado, da justiça e do juízo (ver Jo 16.8). Os efeitos desta convicção se tornarão evidentes naqueles que proclamam com sinceridade a mensagem da Palavra e naqueles que a recebem (2.39,40). (4) O batismo no Espírito Santo destina-se àqueles cujos corações pertencem a Deus por terem abandonado seus maus caminhos (2.38; 3.26), e é mantido mediante a mesma dedicação sincera a Cristo (ver 5.32). (5) O batismo no Espírito Santo é um batismo no Espírito que é santo (cf. Espírito de santificação , Rm 1.4). Assim, se o Espírito Santo realmente estiver operando em nós plenamente, viveremos em maior conformidade com a santidade de Cristo. À luz destas verdades bíblicas, portanto, quem for batizado no Espírito Santo, terá um desejo intenso de agradar a Cristo em tudo o que puder. Noutras palavras: A plenitude do Espírito complementa (i.e., completa) a obra salvífica e santificadora do Espírito Santo em nossa vida. Aqueles que afirmam ter a plenitude do Espírito, mas vivem uma vida contrária ao Espírito de santidade, estão enganados e mentindo. Aqueles que manifestam dons espirituais, milagres, sinais espetaculares, ou oratória inspiradora, mas não têm uma vida de verdadeira fé, amor e retidão, não estão agindo segundo o Espírito Santo, mas segundo um espírito impuro que não é de Deus (Mt 7.21-23; cf. Mt 24.24; 2 Co 11.13-15).” (APAZDOSENHOR).

3. Perseverar em oração.
Depois que receberam de Jesus a promessa do Espírito Santo os discípulos voltaram para Jerusalém e foram diretamente para o cenáculo. Ali, juntamente com as mulheres, se reuniam para orar e buscar ao Senhor (At 1.14). É interessante notar que eles não ficaram ociosos enquanto esperavam a promessa. Eles se entregaram à oração. Algumas pessoas erroneamente pensam:  Se Deus prometeu Ele vai cumprir, não importa o que eu faça. Não! A promessa os impulsionou a buscar mais ao Senhor e perseverar em oração. Essa deve ser a atitude de cada crente que já recebeu as muitas promessas registradas na Bíblia. Uma vida de busca ao Senhor, em oração, deve ser o desejo do jovem que almeja que os planos de Deus se cumpram em sua vida (1 Ts 5.17).

- Quando Paulo exorta “orai sem cessar”, não significa orar repetida e continuamente, sem parar (Mt 6.7-8), mas orar com persistência (Lc 11.1-13; 18.1-0) e com regularidade (Ef 6.18; Fp 4.6; Ci 4.2,12). A promessa é o ‘estimulante’ que precisamos para ‘orar sem cessar’, buscar sem desanimar.
Para os Cristãos, oração é como respiração. Você não tem que pensar para respirar porque a atmosfera exerce pressão nos seus pulmões e o força a respirar. Por isso é mais difícil prender a respiração do que respirar. Semelhantemente, quando nascemos de novo e passamos a fazer parte da família de Deus, entramos em uma atmosfera espiritual onde a presença e graça de Deus exercem pressão, ou influência, nas nossas vidas. Oração é a resposta normal a essa pressão. Como crentes, temos todos entrado na atmosfera divina para respirar o ar da oração. Só então podemos sobreviver na escuridão desse mundo.” (GOTQUESTIONS)

- Devemos ser zelosos na busca tanto do batismo com o Espírito Santo (Ef 5.18), como na busca dos dons espirituais (1Co 12.31; 14.1-39) para o fortalecimento de nossas vidas individualmente e para o fortalecimento da igreja.

Pense
Por que Jesus fez a promessa do recebimento da virtude do Espírito?

Ponto Importante
Jesus já tinha avisado aos seus discípulos que eles receberiam o Espírito Santo e poder para testemunhar por todo o mundo (At 1.8).

SUBSÍDIO

"Paulo acreditava que 'tudo que dantes [isto é, no Antigo Testamento] foi escrito para nosso ensino foi escrito' (Rm 15.4), também os pentecostais acreditam que tudo que está registrado em Atos, nos Evangelhos ou nas Epístolas, tem o propósito de instruir. Há motivo suficiente, portanto, para concluir que Lucas pretendia ensinar a Teófilo um modelo que este podia considerar normativo para a formulação de doutrina, prática e experiência.

Os pentecostais não estão sozinhos na posição teológica quanto às narrativas históricas. I. Howard Marshall, evangélico não pentecostal de destaque, propõe que Lucas era tanto historiador quanto teólogo. Sendo correta a opinião de Marshall, o material de Lucas, da mesma forma que o dos demais teólogos do Novo Testamento, é fonte válida para as normas de doutrina e prática cristãs. Menzies observa que há 'um corpo crescente de erudição substancial que aponta na direção de uma nítida teologia lucana do Espírito em Lucas/Atos, apoiando o conceito da 'normatividade'. Gary B. McGee cita mais estudiosos com opiniões semelhantes a respeito da natureza teológica dos escritos de Lucas. Conclui: 'Hermeneuticamente, portanto, os pentecostais fazem parte de uma linhagem respeitada e histórica de cristãos evangélicos que têm reconhecido legitimamente que Atos dos Apóstolos é um repositório vital de verdades teológicas'" (HORTON, Stanley M.  Teologia Sistemática. Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996).

CONCLUSÃO

A promessa do recebimento da virtude do Espírito foi afirmada no Antigo Testamento e ratificada no Novo. Tal revestimento de poder não foi somente para as pessoas nos dias de Jesus, mas para todos que creem até os dias de hoje. Deus deseja que recebamos essa virtude para sermos suas testemunhas até os confins da terra.

- A promessa do batismo no Espírito Santo não foi apenas para aqueles presentes no dia de Pentecoste, mas também para todos os que cressem em Cristo durante toda esta era: a vós - os ouvintes de Pedro; a vossos filhos - à geração seguinte; à todos os que estão longe - à terceira geração e às subseqüentes. O batismo no Espírito Santo com o poder que o acompanha, não foi uma ocorrência isolada, sem repetição, na história da igreja. Não cessou com o Pentecoste (At 8.15; 9.17; 10.44-46; 19.6), nem com o fim da era apostólica. É o direito mediante o novo nascimento de todo cristão buscar, esperar e experimentar o mesmo batismo no Espírito que foi prometido e concedido aos cristãos do NT (At 1.4,8; Jl 2.28; Mt 3.11; Lc 24.49). Por isso não podemos limitar, nem reter a ação do Espírito Santo na história. Ele foi enviado para acompanhar a Igreja até a volta de Jesus. Sejamos abençoados neste 4º trimestre!

HORA DA REVISÃO

1. Por que o livro de Atos é diferente dos demais?
Porque ele é o único livro que trata especificamente do que aconteceu depois da ascensão de Jesus. Ele não é um Evangelho e também não é uma Carta, mas é um livro histórico e ao mesmo tempo doutrinário.

2. Cite um exemplo da promessa do derramamento do Espírito Santo feita no Antigo Testamento.
O profeta Joel fala da promessa de Deus sobre a vinda da virtude do Espírito (Jl 2.28,29).

3. Quais as instruções de Jesus para se cumprir a promessa?
Que eles, os discípulos, ficassem em Jerusalém.

4. O que os discípulos fizeram enquanto aguardavam a promessa?
Eles ficaram em Jerusalém conforme Jesus havia pedido e perseveraram em oração (At 1.12-14).

5. Por que é importante o crente buscar a virtude do Espírito?
É importante, pois o revestimento de poder do alto nos ajuda a sermos testemunhas de Cristo e a realizarmos sua obra.






COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor e blogueiro. Formado Bacharel em Teologia pela FATESP, graduando em Mecânica pela FATEC. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras para jovens, casais, obreiros e missões urbanas.

Doações Missionárias Aqui!!


Nome

#desafio42dias,2,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,1º Trimestre,2,1º Trimestre 2018,1,2º Trimestre,2,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,24,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,10,A Raça Humana,1,Abuso Sexual,4,Acepção,1,AD em BH,2,Adolescente,1,Adoração,3,Adulto,50,Agostinho,1,Air,1,Ajuda do Alto,2,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,alegria,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,2,Amar,14,Amasiado,1,Amém,1,Amigo,6,Amizade,12,Amnon e Tamar,2,Amor,44,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,9,amostra grátis,1,Ana,3,Ananias,1,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,1,Anjo de Luz,2,Anjos,2,Anonimo,1,Anrão,1,Antigo Testamento,1,Ao Vivo,1,Apaixonado,1,Aplicativo,1,Apocalipse,5,Apologia,3,Apostasia,1,Apostolo,3,apóstolo Paulo,5,App,1,Apple Store,1,apreço imenso,1,Arrebatamento,3,Arrependimento,1,Artesão,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,2,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,4,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Ataque,1,Ateísmo,2,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitute,1,Atos,2,atriz,1,Auto Escola,1,autoajuda,2,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avó,1,bailarina,1,Balada Gospel,1,Balzac,1,Bangu,1,Barack Obama,2,Base Bíblica,1,Batalha Espirítual,4,Batismo,3,Batista,1,Batom Vermelho,1,BBB,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Benhour Lopes,1,best-seller,4,BETEL,7,Bíblia,15,Bíblia Diz,1,Bíblias,1,Bíblica,25,biblicas,1,Bienal do Livro,1,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,1,Bispa,1,BléiaCamp,1,BLOG,6,BlogNovela,10,Boaz,1,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,bom-humor,6,Bombom,1,Bons Sonhos,1,Borboleta,1,Brasil,1,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,1,Briga,1,Brincadeira,1,Busca,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,canal,1,Canção,1,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantor,2,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,Carência,4,Carismático,1,Carne,1,carreira,1,Carta de Amor,14,Cartas,1,Cartaz,3,Casa,1,Casa Branca,1,Casamento,9,Catarina Migliorini,1,CD,1,CDHM,1,Centurião,1,Cesto,1,CGADB,2,Chamada,1,Champions League,1,Charges,8,Cheios,1,Chuva,1,Cinco,1,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,1,Clipe Oficial HD,2,Cocaína,1,com Pedro Bial,1,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,2,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,1,Compreender,1,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,10,Conhecer,2,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conselhos,8,Consequências,1,Contra Mão do Mundo.,1,Conversão,4,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,1,Coreografia,1,Cortinas,1,Coxo,1,CPAD,100,Crack,1,Cracolândia,3,crescimento,2,Cristão,12,Cristianismo,1,Cristo,1,Cronograma da Bíblia,2,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,1,Cuide do Coração,4,Culto,2,Culto da Virada de Ano Novo,1,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Cura,2,Dalila,1,Dança,1,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,5,Davi e Bate-Seba,2,Davi e Jônatas,1,Davi e Mical,3,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Decisão,1,declaração,5,Degeneração,1,Delírios,1,demissão,1,demônio,1,Denominação,1,Denúncias,5,Deputado Federal,1,Desabamento,1,Desafio,8,Desafio Insano,2,Desapaixonar,3,Descobertas,1,Desculpas,1,Desejo,1,Despedida,1,Deus,23,Deus está Morto,1,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,Devaneios,3,Devocional,57,Dez passos,6,Dia dos Namorados,11,Dia dos Pais,2,Diabo,1,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,1,Dicas,1,Diferente,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinheiro,4,Discernimento,1,Discipulado,1,Discipulos,1,Discípulos,1,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divino,1,divórcio,1,Dízimos,2,Doação,1,Doação de Bebê,1,Doença,3,doença física,1,Dom,1,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,1,Dons de Maravilhas,1,Dores,1,Download,7,Download Livros e E-books,60,Doze,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,6,EBD,102,Ecumenismo,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Elcana,3,Eleição,5,Elizabeth Gilbert,1,Ellan Miranda,6,Elogios,1,Email,2,empresa,1,Empresa.,1,Enchente,1,Encontro,7,Eneias,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensinos,1,entender Deus,3,Entrevista,4,Epístolas,1,Esboço Pregação,1,Escatologia,2,Escola,32,Escola Bíblica Dominical,184,Escolha,4,Escritor,1,Espaço,2,esperança,1,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,1,Espírito,1,Espírito Santo,7,Espiritual,3,Estado de São Paulo,1,Estevão,1,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estudo Bíblico,16,Estudos Bíblicos,159,Estupro,1,Eternidade,1,Eu ainda te amo,1,evangelho,3,EVANGÉLICA,4,Evangélicos,1,Evangelismo,2,Evento,2,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exílio,2,Experiência de vida,25,Exupéry,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,1,Falecimento,1,Falsos,1,familia,4,Família,1,Fat Family,1,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,2,Felipe,1,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,8,Festa Junina,1,Festividade,1,Fiel,1,Filho de Deus,1,Filho do Homem,1,Filho Pródigo,2,Filhos,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim de Relacionamento,2,Fim do Mundo,4,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,2,Firme,1,firmeza,1,Firmino,1,Fletar,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Fúnebre,1,funk,1,gadareno,1,Galaxy,1,Galileu,1,Ganhe Um Livro,1,Gay,8,genro,1,Geração,1,Gestos,1,Gideões,12,Gideões Missionários da Última Hora,9,Gilberto Carvalho,1,GLBS,2,Globo,1,Glória,1,GMUH,9,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Grátis,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,2,guerra,1,Halloween,1,Haxixe,1,Hedonismo,1,Heresia,3,Historia Real,1,Holocausto,1,Homem,1,Homenagem,1,Homens,1,Homofobia,14,homosexualismo,10,Homossexual,8,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Hubner Braz,23,Humanas,1,Humor,9,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,idioma,1,Igreja,4,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,1,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Imoral,1,Impressora,1,Incas.,1,Infantil,1,Inferno,2,inglês,1,Inicio,1,injustiça,1,Insegurança,1,Instituição,1,Internação,1,Internacional,1,intertestamentários,1,Intimidade,2,iPad,1,iPhone,1,Irmã Zuleide,1,Islâmismo,1,Israel,2,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jeito,1,Jerusalém,1,Jesuíta,1,Jesus,6,Jesus Cristo,4,Jesus de Nazaré,1,João,2,João Batista. Ossada,1,John Piper,1,Joquebede,1,Jornal da Record,1,José,2,Josh McDowell,1,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,100,Jovens,40,Judá e Tamar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,1,Justiça,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,1,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,1,Léia e Jacó,1,Leilão,2,Leis,1,Leitora,1,Leitura,2,LeNovo,1,Ler a Bíblia em 42 dias,1,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Libertinagem,1,Lição,16,Lições Bíblicas,3,Lições Bíblicas da BETEL,183,Lições Bíblicas da CPAD,395,Lições de Vida,26,Líder,1,Líder Adolescente,20,Líder Jovem,21,Liderança,1,Lídia,1,Lino,1,Lista,1,Litoral,1,Liverpool,1,livre,1,Livre Arbítrio,2,Livres,1,Livros - Comentarios,78,Livros Evangelicos,37,Logos,1,Loide,1,Loira,1,Louco,1,Louvor,9,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,1,Lucifer,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,4,Luz do mundo,1,Lya Luft,1,MacBook Air,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,1,‪Magia,1,Maias,1,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,2,Mãos,1,Maquiagem,2,Marcas,1,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,1,Mardoqueu,1,Maria Madalena,1,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,1,Mártires Cristãos,2,Massacre,1,Masturbação,6,Matrimonio,2,maturidade cristã,7,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,3,Melhores Blogs,2,Melhores Sites,1,Meninos de Rua,1,Mensagem,3,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Milagres,2,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério Público Federal,1,Miriã,1,Misericórdia,1,Missão,3,Missões,4,Mitologia,1,MMA,1,Mobilização,2,Moisés,1,Monarquia,2,Monte,1,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,8,Mordomo,1,morte,4,Motivos,1,Mulçumano,1,Mulher de Potifar,1,Mulheres,2,multiplicação,1,Musica,8,Nacional,1,Namorado,10,Namorar,22,Namoro,47,Não Prometeu,1,Nascença,1,Nascimento,1,Negar,1,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,1,NetFlix,1,Nigéria,1,No Fundo Do Poço,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,16,Notícias Gospel,154,Nova,1,Novas Lições,1,Novela,2,Novo,2,Nuvem,1,NX Zero,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obede-Edom,1,Obras,2,Odio,1,Ofertas,2,Oficial,1,Olhar,1,Onde Estiver,1,ônibus,1,Online,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oração,11,Orar,1,Orfanato,1,Origem,2,Os Melhores Livros,19,Oséias,1,Oséias e Gomer,1,Outra Chance,3,Pai,1,Paixão,3,Palavra,1,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papo,1,Paquera,1,Paradoxo,1,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,1,Pastor,7,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,1,Pastores,1,Patrick Greene,1,Pb. Renan Pierini,1,PDF,1,Pecado,16,Pecador Confesso,10,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedras,1,Pedro,3,peixe,1,Pensamento,3,Pentecostal,1,Perda,3,Perdão,4,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Pesquisa,2,pessoas,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Planeta Terra,2,Play Back,1,playboy,1,Poder,1,Poema,3,Poesia,3,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,3,Posse,1,Posto,1,Pr Napoleão Falcão,1,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Praia,1,Praticar,1,Preço,1,Predestinação,1,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,10,Pregadores,1,Premier,1,Preocupar,1,presidente,4,Presídio,1,previdência,1,primeiro,1,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,2,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,1,Profecia,3,Profeta,2,Profeta Jeremias,1,Profética,1,Profético,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Projeto Cura Gay,2,Promoção,4,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,2,Prosperidade,1,Prostituta,2,Protesto,1,PSDB,1,Pv 4.23,1,Queda,1,Quem Sou?,1,Querer,2,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,1,Raquel,2,Rebeldia,1,Receber,1,Reconciliação,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,1,Redenção,1,reflexão,21,Regininha,1,Rei,1,Rei Xerxes,1,Reinado,1,Reino de Deus,1,Rejeição,1,Relacionamento,19,Relatos,5,Relógio da Oração,3,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,72,Reservado,2,Resplandecer,1,Responde,1,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,2,Restauracionismo,1,Resumo,6,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revista,24,Rezar e Amar,1,Riscos,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Rubem Alves,1,Rute,1,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sacerdócio,1,Sacerdotal,1,Sacrifício,2,Safira,1,Salomão,9,Salvação,7,Samuel,3,Samuel Mariano,1,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,1,Sarah Sheva,1,Saudades,3,Saul,2,Saulo,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Segundo,1,Segundos,1,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Seleção Brasileira,1,Sem Garantia,1,Seminário,1,Senhor,1,Sentido da Vida,4,Sentimentos,2,Separação,2,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Dicas de Como Liderar,19,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,1,Sex,1,Sexo,5,Sexual,2,Sidney Sinai,1,Significados,1,Silas Malafaia,4,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Sistema,1,Slide PC,2,Slider,464,slides,2,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Sofrimento,1,Sogra,1,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,1,Sonhos de Valsa,1,Sorrir,3,Sorteio,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Submissão,1,Subsídio,18,Sujeição,1,Sulamita,5,suprema,1,Surface Pro 2,1,Tabernáculo,2,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,1,Tarado,1,Tatuagem,3,Tecido,1,Tecnologia,1,Tela Cinza,1,Temas,1,Tempo,2,Tempo de Viver Coisas Novas,1,Tentação,1,Teologia,6,Termino de Namoro,3,Término do Namoro,1,Terra,2,Terremoto,1,Testemunho,20,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,1,Timna,1,Timóteo,2,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,Tomas de Aquino,1,Top,1,Top Blogs,2,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,1,Top5,2,TPM,1,Trabalho,1,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transfer,1,Tratando de uma leucemia,1,Trimestre,2,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Uma História de Ficção,78,Unção,1,Ungido,1,Universo,1,Urias,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Verdade,1,Verdadeira História,1,verdades,1,Viagem,1,Vício,1,Vida depois da morte,3,Vídeo,24,vinda,1,Violência,1,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,You Tube,1,youtuber,1,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 1 – E RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO - 06 de Outubro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
Lição 1 – E RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO - 06 de Outubro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
https://1.bp.blogspot.com/-O8xinuoBac0/XaAIt4Bjv5I/AAAAAAAAU2o/Jwn0W7UAItIaXQYCtBsAmJveMLVLbeqYQCLcBGAsYHQ/s320/licao-1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-O8xinuoBac0/XaAIt4Bjv5I/AAAAAAAAU2o/Jwn0W7UAItIaXQYCtBsAmJveMLVLbeqYQCLcBGAsYHQ/s72-c/licao-1.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2019/10/licao-1-e-recebereis-virtude-do.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2019/10/licao-1-e-recebereis-virtude-do.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy