Lição 3 - A Cura do Coxo e Seus Efeitos - 20 de Outubro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD

TEXTO DO DIA E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te...


TEXTO DO DIA

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (At 3.6)

SÍNTESE
Aqueles que têm a Cristo possuem um tesouro de valor inestimável, e este tesouro precisa ser compartilhado. 

AGENDA DE LEITURA

SEGUNDA - Mc 16.17
Estes sinais seguirão aos que crerem
TERÇA - 2 Co 4.7
Temos um tesouro em vasos de barro
QUARTA - Fl 2.9
O nome de Jesus é sobre todo o nome
QUINTA - Sl 9.11
Louvai ao Senhor e anunciai os seus feitos
SEXTA - Rm 11.36
Toda a glória a Jesus
SÁBADO - 1 Co 1.23
Devemos pregar a Cristo crucificado

OBJETIVOS

I- MOSTRAR a condição do coxo que era colocado todos os dias à porta do  Templo chamada Formosa;
II - DESTACAR a ousadia dos apóstolos e a cura do coxo;
III- RESSALTAR o discurso de Pedro no Templo após ter ocorrido o milagre.

INTERAÇÃO

Querido (a) professor(a), depois da descida do Espírito Santo, estudaremos os milagres ocorridos no livro de Atos. Qual foi a reação dos seus alunos nas primeiras duas aulas? Cremos que o livro de Atos tem um poder singular de fazer uma "ponte" com a Igreja dos dias atuais. Vivemos circunstâncias parecidas em que a promessa do batismo com o Espírito Santo ainda é válida para nós. Deus deseja nos revestir de poder do alto para dar cumprimento à missão que Jesus nos incumbiu. No decorrer da aula, reforce a ideia de que precisamos estar em comunidade, ajudando um ao outro em amor para que o mundo veja que somos discípulos de Cristo. Diga que mesmo enfrentando perseguições, tenhamos fé naquEle que nos chamou, pois Jesus continua realizando milagres. Converse com seus alunos e destaque que o livro de Atos não é apenas uma obra histórica sobre a Igreja Primitiva. Cremos nele como algo normativo para a nossa vivência de fé. Em um mundo cada vez mais racionalista, humanista e materialista, ressalte que podemos mergulhar nesses relatos de fé, poder e agir do Espírito Santo e buscarmos sua atuação nos dias de hoje.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Mostre aos seus alunos um exemplar do jornal Mensageiro da Paz. Diga que ele é um órgão de comunicação oficial da Assembleias de Deus no Brasil. O Mensageiro da Paz tem uma página exclusiva para testemunhos. Embora pareça que não vemos muitos milagres acontecendo, Deus nunca parou de realizar curas e maravilhas e demonstrar seu poder. Abra um espaço para um momento de testemunhos em que os alunos possam compartilhar algum milagre que Deus realizou em suas vidas. No entanto enfatize que Deus não deseja que venhamos buscá-lo apenas pelos milagres, como acontecia com muitos na época de Jesus, mas que busquemos a Ele como Senhor de nossas vidas.

TEXTO BÍBLICO
Atos 3.1-16

1        Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2        E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3        Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
 4       E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5        E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
6        E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7        E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.
8        E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9        E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10      e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta

         Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
11      E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.
12      E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
13      O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14      Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
16 E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

INTRODUÇÃO

Depois da efusão do Espírito Santo e as primeiras conversões, o livro de Atos vai discorrer a respeito dos vários milagres realizados pelos apóstolos e discípulos de Cristo. Maravilhas aconteciam pelas mãos dos discípulos. No relato bíblico que estudaremos na lição deste domingo, Pedro e João sobem ao Templo e se deparam com uma cena até comum naqueles tempos - pedintes na porta do Templo. Pedro e João, crendo no que possuíam, ofereceram ao homem aquilo que lhe era mais valioso. Que essa lição  contribua para nos conscientizar de que temos um tesouro de valor inestimável que deve ser partilhado com todos que não o possuem.  Embora devamos também ajudar as pessoas em suas necessidades físicas precisamos apresentar Jesus aos necessitados, pois Ele pode tanto curar os sofrimentos físicos como salvar um pecador.

- Atos merecidamente deveria ser chamado de ‘Atos do Espírito Santo’, pois foi no poder so Espírito que os discípulos realizaram muitos sinais e maravilhas. "Sinais" apontam para o poder de Deus por trás dos milagres — maravilhas não têm valor a não ser que apontem para Deus e sua verdade. Tais obras muitas vezes foram realizadas pelo Espírito Santo por intermédio dos apóstolos (5.12-16) e seus companheiros (6.8) para autenticá-los como mensageiros da verdade de Deus (2Co 12.12; Hb 2.3-4). Em Atos encontramos quatorze relatos de milagres (3.1-11; 4. 23-31; 5.15; At. 5.19-21; 9.17,18; 9.33,34; 9.40,41; 12.1-11; 13.11; 14.8-10; 16.26; 28.3-7; 28.8) e cerca de seis referências a sinais e prodígios realizados pela igreja de uma forma geral, e em todos seguia-se a proclamação de Jesus como o Messias prometido nas Escrituras, resultando em muitas conversões (2.43; 5.12; 6.8; 8.5,6; 14.3; 19.11,12). Nesta lição, o enfoque deve estar em que “os milagres, sinais, prodígios e as maravilhas são fruto da ação do Espírito Santo sobre a e através da Igreja”. É importante, ainda, lembrar que é o Espírito Santo quem realiza, segundo a boa vontade do Senhor, os sinais e prodígios; eles não acontecem ao nosso bel-prazer, mas quando Senhor considerar importante uma intervenção sobrenatural. Bom estudo e crescimento maduro na fé cristã!

I - UM COXO À PORTA DO TEMPLO

1. Uma porta chamada Formosa.
Quando Pedro e João subiram ao templo na hora nona, ou seja, três da tarde, eles se depararam com um homem coxo que ficava na Porta Formosa. Essa porta era provavelmente a porta Nicanor, feita de bronze e que ficava entre o pátio dos gentios e o das mulheres. Flavio Josefo indica que a principal e maior porta do Templo era feita do mais caro bronze, mais belo que o ouro. Essa porta podia ser acessada pelo pórtico de Salomão.


- Havia uma porta no Templo de Jerusalém chamada ‘Porta Formosa’, dava acesso ao pátio reservado às mulheres e era comum os mendigos esmolando naquela porta. Os judeus dividiam o dia em duas partes: o dia claro, do nascer ao pôr-do-sol, com a seguinte contagem do tempo:
  Primeira hora = 7 da manhã
  Segunda hora = 8 da manhã
  Terceira hora = 9 da manhã
  Quarta hora = 10 da manhã
  Quinta hora = 11 da manhã
  Sexta hora = Meio dia
  Sétima hora = 1 da tarde
  Oitava hora = 2 da tarde
  Nona hora = 3 da tarde
  Décima hora = 4 da tarde
  Décima primeira hora = 5 da tarde
  Décima segunda hora = 6 da tarde
A noite era dividida em 3 vigílias de 4 horas cada uma:
  Primeira vigília da noite = das 18h até 22h
  Segunda vigília da noite = das 22h até 2 da manhã
  Terceira vigília da noite = das 2 da manhã até 6 da manhã
- Os judeus tinham três momentos diários de oração (Sl 55.17); os outros dois eram nove horas da manhã (terceira hora) e meio-dia (sexta hora).

2. Uma vida de exclusão.
Junto a esta linda e pomposa porta, vemos uma cena triste e desanimadora. Um coxo de nascença que era colocado ali todos os dias para pedir esmolas aos que entravam. Segundo o professor de Novo Testamento, Craig S. Keener, a organização do Templo, concentrada na questão da pureza, teria excluído os fisicamente incapacitados dos pátios internos. Essa é, infelizmente, uma cena um tanto comum no Brasil, onde vemos muitos excluídos da sociedade em razão de suas limitações físicas e mentais. Mas, como cristãos, devemos sempre lembrar de que Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34). Jesus mesmo deu atenção àqueles considerados indignos e desprezados pela sociedade (Jo 5.1-9).


- Mendigos consideravam o templo o melhor lugar para ficar porque multidões de pessoas iam diariamente para impressionar Deus com suas boas obras de piedade, incluindo ofertas para o tesouro do templo.
Na Porta Formosa, Pedro e João se defrontaram com um homem coxo de nascença que diariamente era para ali carregado e deixado fora para pedir esmola (uma dádiva de caridade). Lemos, depois, que o homem tinha mais de 40 anos de idade. Jesus passou muitas vezes por esse caminho, mas, evidentemente o homem nunca lhe pediu que o curasse. É possível, também, que Jesus, na divina providência e previsão do tempo, deixasse este homem assim de modo que pudesse tornar-se uma testemunha mais importante quando, mais tarde, fosse curado.” (EBDAREIABRANCA)

3. Um pedido e um olhar.
O coxo, vendo que Pedro e João iam entrar no templo, pediu-lhes uma esmola (v.3). Pedro e João não apenas olharam para o coxo com compaixão, mas fitaram os olhos nele. Fitar que dizer "mirar", "firmar" os olhos em alguém. É o olhar de misericórdia que os crentes devem ter para com os necessitados. Cheios da autoridade do Espírito Santo, Pedro e João compeliram o coxo a olhar para eles (v.4). Jesus declarou que somos a luz do mundo (Mt 5.14). As pessoas vão até à luz para poderem enxergar. Que sejamos como os dois apóstolos e que venhamos oferecer aos necessitados o que há de melhor nesta vida: Jesus Cristo.


- ‘Fitar os olhos’, do verbo grego ατενιζω [atenizô] - olhar para, olhar firmemente em, olhar atentamente, fixar os olhos em. Note que não havia apenas esse coxo naquela porta a esmolar. Ao pedir que o coxo olhasse para ele, estavam convictos que possuíam algo mais valioso para oferecer - aquilo que lhes foi confiado por Cristo, o poder (At 1.8; Jo 14.12).
O coxo quando viu dois homens judeus se aproximando, tratou de pedir uma esmola a eles, mas eles não tinham dinheiro, então Pedro olhou para o coxo e mandou que ele olhasse para eles e disse: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” (Atos 3:6). Nem prata e nem ouro, esmolas comuns dos que frequentavam a porta Formosa do templo, mas aquele mendigo coxo recebeu bem mais do que esperava, então Pedro o tomou pela mão e o levantou e logo seus pés e artelhos voltaram a funcionar e se firmaram e o homem coxo deu um salto e andou e entrou no templo, andando e louvando a Deus. Duas coisas aconteceram de imediato na vida do ex-coxo: ele foi curado e louvou a Deus pelo milagre recebido. Muito mais que uma esmola de ouro, ou de prata, aquele coxo viu sua vida mudar imediatamente, ele não podia andar e passou a saltar, ele vivia da caridade alheia e agora tinha a oportunidade de trabalhar. O coxo ia todos os dias à porta Formosa do templo, mas não entrava na casa de Deus, mas depois que recebeu seu milagre, entrou no templo com suas próprias pernas e louvou a Deus.” (SOMBRADOONIPOTENTE)

Pense
O que podemos fazer em prol dos necessitados?

Ponto Importante
Deus não faz acepção de pessoas.

II - A CURA DO COXO

1. O dinheiro não resolve tudo.
O coxo olhou para Pedro e João esperando receber deles alguma coisa (v.5). Quando estamos na presença de Deus, como os dois apóstolos que iam orar no Templo, as pessoas olham para nós esperando receber algo diferente. O dinheiro pode e muito ajuda os carentes e necessitados, contudo há muitas situações em que o dinheiro não pode resolver problema algum. O dinheiro não pode comprar a salvação da alma (Mc 8.36-38). Ele também não pode curar determinadas doenças, como no caso de Naamã.  Ele era rico, chefe do exército da Síria, porém leproso (2 Rs 5).

- “Quando o homem coxo viu que Pedro e João entravam no Templo, ele lhes pediu uma esmola (v. 3), O tempo imperfeito sugere que ele pode ter estado pedindo repetidamente, embora também possa significar “começou a pedir”. Pedir esmolas era e ainda é muito comum em terras orientais. [...]Quando Pedro fixou os seus olhos no homem coxo e disse: Olha para nós, o homem naturalmente esperou uma generosa soma de dinheiro (v. 5). Não tenho prata nem ouro (v. 6): São poucas as vezes que os amigos de Cristo possuem abundância de bens terrestres. Os apóstolos tinham apenas o suficiente para viver. É verdade que os membros da igreja em Jerusalém depositaram grandes somas de dinheiro aos pés de Pedro e João, mas tudo foi usado fielmente para os fins designados pelos ofertantes. Quando Pedro informou o coxo de que não tinha dinheiro, naturalmente este perdeu toda a esperança de receber alívio das mãos dos apóstolos.”. (ENFOQUEBIBLICO)

- Aquele coxo esperava receber alguma coisa dos discípulos, claramente é uma figura do mundo sem Deus, como aquele mendingo, à porta do templo, vivia sem esperança, o homem em pecado não pode entrar pela porta que é Jesus e Por essa razão vive sem esperança, à espera de receber alguma coisa da Igreja.

2. Compartilhando Jesus.
Após deixar claro ao coxo de que não possuíam ouro nem prata, Pedro e João compartilharam aquilo que possuíam. Eles não foram indiferentes à necessidade do coxo, nem egoístas. Eles disseram: O que tenho, isso te dou (v.6). Só podemos dar aquilo que temos e a Bíblia diz que é melhor dar do que receber (At 20.35). Sempre haverá oportunidades para compartilharmos Jesus. As pessoas estão carentes de algo que lhes dê sentido e propósito de vida. Sem Jesus as pessoas ficam sem rumo e sem esperança, mas Jesus veio para dar vida e vida com abundância (Jo 10.10).

- Os discípulos não possuíam prata nem ouro; mas estavam cheios do Espírito Santo, transbordavam de bênção que não se compram com dinheiro.

O nome de Jesus Cristo é o nome que salva, porque representa a Pessoa que pode salvar. O que aconteceu na cura do coxo é narrado minunciosamente: Pedro tomou o coxo pela mão e o poder do Espírito Santo passou para o corpo impotente; os músculos atrofiados dos pés e dos tornozelos tornaram-se normais e o homem, “saltando pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando e saltando e louvando a Deus”. Quando a alma do pobre, aleijado e impotente; alcança contato com Aquele que é a Ressurreição e a Vida, há grande transformação nela; os infelizes mendigos tornaram-se fervorosos adoradores.” (ENFOQUEBIBLICO)

3. O milagre da cura.
Pedro e João estavam tão convictos do poder de Deus e tão cheios do Espírito Santo que não fizeram uma extensa pregação, nem fizeram uma longa oração. Eles apenas disseram: "Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda" (v.6). Crendo no milagre tomaram-no pela mão e o levantaram. O texto então relata que os pés e tornozelos do homem se firmaram, e ele começou a saltar. Que maravilha, aquele homem que nunca havia entrado no templo agora entra andando, saltando e louvando ao Senhor. O nome de Jesus é poderoso para salvar, libertar e curar. E Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8). Deus deseja operar milagres no meio do seu povo e você têm um papel fundamental nisso, pois sua coragem e fé serão canais para que as maravilhas continuem acontecendo. Que venhamos crer e tomar posse da autoridade que o Senhor Jesus nos outorgou.

- “Ante o falar e o agir de Pedro e João, invocando o poder que há no nome do Senhor Jesus Cristo, Deus se fez presente e o milagre aconteceu. Falar e agir, crendo, eis o dado importante. [...]Levanta-te e anda em direção ao Senhor Jesus Cristo, aceitando-O e O declarando seu Salvador e Senhor, porque “em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu, nenhum nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12)”. (GUIAME)

“Olha para nós”. Com essas palavras, atraindo a atenção do homem necessitado, deram-lhe em “nome de Jesus” algo muito superior ao seu pedido. Ele foi curado, entrou com eles no Templo andando, saltando e louvando a Deus. Tal fato despertou a admiração de todos. Pedro, então, utilizando uma estratégia bem semelhante a do capítulo 2, aproveitou a oportunidade para apresentar o Evangelho (3.11-26). Ele apresentou Jesus como a fonte do poder milagroso na vida daquele homem, e mais uma vez apelou ao arrependimento e à conversão (3.19-20). Foi um sermão corajoso nas dependências do Templo. Eles foram presos, mas Deus já estava operando nos corações (4.4). Pedro, cheio do Espírito Santo, não perdeu a oportunidade de testemunhar diante das autoridades. Foi um sermão cristocêntrico” (BATISTAFLUMINENSE)


Pense
Você crê que Deus continua operando milagres e maravilhas na atualidade?

Ponto Importante
A Bíblia afirma claramente que Jesus não mudou (Hb 13.8), portanto Ele continua a realizar maravilhas. Precisamos crer.

III - O DISCURSO DE PEDRO NO TEMPLO

1. Glória somente a Deus.
Logo após ter recebido o milagre da cura, o homem entrou no templo louvando a Deus (v.9). Ele sabia que quem havia feito aquilo era Deus - o único digno de louvor. Em momento algum o texto nos relata que ele exaltou a Pedro e João, os instrumentos de Deus para que o milagre acontecesse. Quem é de Deus jamais toma a glória para si. Porém, o povo começou a olhar para Pedro e João como se eles tivessem realizado aquilo. Mais uma vez os discípulos transferem a glória somente a Deus, dizendo que não foi a virtude nem santidade deles que havia realizado o milagre, mas apenas a fé no nome de Jesus fez aquele homem ter perfeita saúde (v.16). Em tempos em que se exalta tanto o homem por seus dons, é bom relembrar que mesmo sendo usados por Deus, não somos nada, e que a glória é somente do Senhor.

- Pedro inicia seu sermão citando “O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó” (3.13), uma descrição de Deus conhecida pelos ouvintes judeus, uma fórmula que enfatiza a fidelidade de Deus à aliança, para demonstrar que ele anunciava o mesmo Deus e Messias a quem os profetas tinham proclamado, Jesus. Pedro retratou Jesus como o representante pessoal de Deus. Esse é um título incomum para Jesus no Novo Testamento, usado apenas em outros quatro lugares (v. 26; 4.27,30; Mt 12.18), mas é um nome mais familiar para o Messias no Antigo Testamento (Is 42.1-4,19; 49.5-7). Todos conheciam aquele mendigo recém-curado e sabiam que houve um milagre e estavam investigando a fonte. Os discípulos apresentaram a Jesus, o Messias! Quantos ministérios aproveitam os milagres para apresentar sua própria placa ou líderes... Deus não divide sua glória com ninguém (Is 42.8).

2. Pregando a Cristo.
Pedro não se aproveitou da situação para se promover, mas aproveitou aquela oportunidade para pregar a Cristo. Ele começou discorrendo acerca do Deus de Abraão, de Isaque e Jacó, que glorificou o seu filho Jesus, a quem eles rejeitaram (v.13). Mas esse Jesus, que eles haviam crucificado, ressuscitou e realizou aquele milagre. O apóstolo continua seu sermão falando que tudo era plano de Deus, mas que deveriam se arrepender e se converter ao Senhor para que seus pecados fossem perdoados. Todo milagre deve ser uma oportunidade para irmos além e pregarmos o caminho da salvação.

- A pregação corajosa de Pedro afronta aqueles judeus: “Arrependei-vos... convertei-vos” (3.19). "Converter" é uma palavra freqüente no Novo Testamento que diz respeito a pecadores voltando-se para Deus (2Co 3.16; 1Pe 2.2,5); e  cancelados os vossos pecados”, “cancelar" compara o perdão a apagar completamente a tinta da superfície de um documento (Cl 2.14). Pedro sabia que seus compatriotas encontravam-se na precária posição de perder as bênçãos da aliança pelo fato de rejeitarem o Messias e corajosamente, usa o momento pós-milagre para anunciar o Autor da Vida e o cumprimento definitivo da aliança feita com Abraão e das bênçãos da mesma (Gl 3.16) que ainda estavam disponíveis para os judeus.

3. Salvação, o maior milagre.
A pregação de Pedro enfatizou que o maior milagre é a conversão das pessoas ao Cristo ressurreto. Porém,  vemos que os sacerdotes e saduceus ficaram ressentidos pelo ensinamento deles e os prenderam. Isso nos mostra que nem sempre, aqui na terra, teremos boas recompensas por pregar o Evangelho, mas devemos pregá-lo "a tempo e fora de tempo" (2 Tm 4.2). No entanto, podemos ver que muitos dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses a quase cinco mil (At 4.4).

- É notável que, dentre aqueles que proibiram os discípulos de ensinarem sobre Jesus estavam os saduceus, seita judaica que não acreditava na ressurreição dos motos; Note que a proibição continha a nota “ensinarem... em Jesus, a ressurreição”. Essa parte da mensagem dos apóstolos era a mais desagradável do ponto de vista dos líderes judeus. Ees haviam executado Cristo como um blasfemador, e agora Pedro e João proclamavam a ressurreição dele!
Eles tentaram calá-los(4.18), masas mãos dos governantes ficaram amarradas pela evidência do homem curado, pelo  entusiasmo  da  multidãoe  pela  negativa  de  Pedro,que  segundo  Pearlman: “estabeleceu, para sempre, o princípio fundamental entre os limites da obediência cívica e do dever cristão de testemunhar. Quando existe clara contradição entre os mandamentos dos homens e os de Deus, de tal forma que obedecer a uns é desobedecer aos outros, não sobra mais nenhuma dúvida quanto ao que o cristão deve fazer.””( Pearlman Myer. Atos:e a igreja se fez missões. Rio de Janeiro: CPAD,1995,p.52.)

- Cinco mil em 4.4 era o número cumulativo de homens na igreja de Jerusalém nesse tempo, não o número dos convertidos após a última pregação de Pedro

Pense
Você crê que Deus continua operando milagres e maravilhas na atualidade?


Ponto Importante
A Bíblia afirma claramente que Jesus não mudou (Hb 13.8), portanto Ele continua a realizar maravilhas. Precisamos crer.

SUBSÍDIO 

A Porta Chamada Formosa
"Não há referência a essa porta em textos judaicos. Josefo, no entanto, se refere a uma porta feita de bronze sólido que era muito superior às outras nove portas, que eram apenas cobertas de prata e ouro, sem bronze. A porta poderia ser a Porta de Nicanor, tendo recebido o nome do homem que a financiou, e levava do átrio dos gentios ao átrio das mulheres.

Josefo também nos diz que, enquanto as outras portas tinham duas folhas de 30 côvados, 13 metros de altura e 15 de largura, esta porta tinha 15 metros de altura. O ouro e a prata dessa porta, doados por Alexandre, pai de Tibério, eram muito mais espessos do que os das outras portas. A tradição cristã, no entanto, a identifica como a Porta Susa ou a Porta Dourada" (BEERS, Gilbert V. Viaje Através da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 346).

CONCLUSÃO

A cura do coxo causou grandes efeitos não apenas naquele homem que sofria há tanto tempo, mas também proporcionou uma rica oportunidade para Pedro pregar para muitas pessoas. Os milagres são prova do poder de Deus, mas precisamos sempre colocar Cristo e seu plano de salvação além das maravilhas que Ele faz.

- A lição que resta para nós ao concluir este assunto é a grande responsabilidade que pesa sobre nós de lutarmos contra qualquer atitude que possa desviar as pessoas e até mesmo nossas Igrejas de Jesus. Ele é o que temos de melhor para oferecer. Somos nós que detemos a única mensagem que pode mudar mentes e corações; O ministério da reconciliação está em nossas mãos (2Co 5.18). Ação social é dever do Corpo de Cristo, mas se não apresentarmos Jesus como o nosso melhor, falharemos. O que deve atrair a atenção das pessoas é o Jesus que pregamos e com quem nos parecemos! (At 11.26).

HORA DA REVISÃO

1. A Porta Formosa dava acesso para qual local?
Dava passagem entre o pátio dos gentios e o das mulheres.

2. Por que o coxo não adentrava no Templo?
Segundo o professor de Novo Testamento Craig S. Keener a organização do Templo, concentrada na questão da pureza, teria excluído os fisicamente incapacitados dos pátios internos.

3. Segundo a lição, o que o dinheiro não pode comprar?
Ele não pode comprar a salvação.

4. O que temos de mais precioso para oferecer às pessoas?
Jesus Cristo.

5. O que aconteceu com Pedro e João depois do milagre e da pregação na porta do Templo?
Pedro e João aproveitaram aquela oportunidade para pregar a Cristo.




COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,112,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,12,2º Trimestr,1,2º Trimestre,101,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,75,Adolescentes,18,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,117,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,55,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,15,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,1,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,36,Batalha Espirítual,31,Batismo,8,Batismo nas Águas,2,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,147,Betel Adulto,83,Betel Jovem,40,Bíblia,82,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,7,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,12,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,Céu,8,Céus,5,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,471,CPAD Adolescentes,58,CPAD Jovem,114,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,12,Cristão,28,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,6,Cruz,9,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,10,Culto da Virada de Ano Novo,5,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,3,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,4,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,104,Deus é Amor,22,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,10,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,86,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,2,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,17,Doutrinas Fundamentais,28,Download,81,Download Livros e E-books,144,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,36,EBD,693,EBF,1,Eclesiastes,13,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,3,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,38,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,881,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,202,Estudos Bíblicos,497,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,15,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,11,Falta,1,familia,47,Família,47,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,21,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,1,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,3,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,20,Hermenêutica,3,Hernandes,1,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,41,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,45,Jesus Cristo,54,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,16,João,9,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,8,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,227,Jovens,180,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,8,Lições Bíblicas da BETEL,402,Lições Bíblicas da CPAD,582,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,28,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,37,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,11,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,9,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,5,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,67,Notícias Gospel,214,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,6,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,21,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,65,Pecado,37,Pecador Confesso,14,PECC,51,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,13,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,5,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revelação,5,Revelado,1,Revista,92,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,15,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,17,Salvador,10,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,2,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,5,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,90,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,15,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,3,Ver Deus,1,Veracidade,1,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 3 - A Cura do Coxo e Seus Efeitos - 20 de Outubro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
Lição 3 - A Cura do Coxo e Seus Efeitos - 20 de Outubro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiJydaRzH6yChOW7SvhnVmeLNh7jXuQbv5dzHbdnOuyMz-yE0IAl30NUAana4C3eTSTJyfhHh-QVyUaLKlmkmlZ9HjHDQVtJEoNY6AW_Ac6ZCSmTOMlCHLvPZz6nEcotk59q5PZdnYCPD1/s320/Lic%25CC%25A7a%25CC%2583o+3+-+A+Cura+do+Coxo+e+Seus+Efeitos.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiJydaRzH6yChOW7SvhnVmeLNh7jXuQbv5dzHbdnOuyMz-yE0IAl30NUAana4C3eTSTJyfhHh-QVyUaLKlmkmlZ9HjHDQVtJEoNY6AW_Ac6ZCSmTOMlCHLvPZz6nEcotk59q5PZdnYCPD1/s72-c/Lic%25CC%25A7a%25CC%2583o+3+-+A+Cura+do+Coxo+e+Seus+Efeitos.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2019/10/licao-3-cura-do-coxo-e-seus-efeitos-20.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2019/10/licao-3-cura-do-coxo-e-seus-efeitos-20.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy