Resenha do Livro: Sábios Conselhos Para Um Viver Vitorioso - José Gonçalves - 2º Parte

Os livros de Provérbios e Eclesiastes, ambos da autoria de Salomão, são classificados como “Literatura Sapiencial”, isto é, de Sabedoria. São livros recheados de conselhos e máximas que revelam um saber divino para vida cotidiana!

Se há sete temas específicos sobre os quais Salomão dar conselhos nos Provérbios, em seu livro de Eclesiastes encontramos pelo menos cinco deles:

1. O uso do tempo

Salomão fala primeiramente sobre a transitoriedade da vida. A vida é efêmera, passageira (Ec 1.4). Sendo vida tão curta, “que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” (Ec 1.3). É o que o Pregador procurará responder. Muitos procuram driblar e viver fugaz com as mais várias formas de satisfação. Há aqueles que acham que possuir muita sabedoria resolveria o problema (Ec 1.16-18; 2.12-16); enquanto outros buscam no prazer essa mesma resposta (Ec 2.1-3); ainda outros procuram compensar isso com uma vida cheia de posses (Ec 2.4-11) e por último há aqueles que buscam suas realizações no próprio trabalho (Ec 2. 17-23). Tudo é vaidade! O centro de realização e satisfação não está nessas coisas.

2. Obrigações, votos e orações.

Salomão discorre no capítulo 5 de Eclesiastes sobre a adoração em um contexto onde se contrastam a obrigação e a devoção. Como devotos temos direitos, mas também possuímos deveres. E essas obrigações não se limitarão apenas ao mundo religioso, mas também ao universo político-social. Eclesiastes mostrará que essas obrigações serão melhores compreendidas quando vistas à luz dos os atributos de Deus, tais como: Santidade, transcendência e imanência. Essas obrigações, portanto, são de natureza político-social e também espiritual. Diante dos homens e também diante de Deus.

3. O justo e o ímpio

Uma das constatações feitas por cristãos piedosos ao longo da história é a de que os justos sofrem e os ímpios prosperam. Essa verdade vem confirmar as palavras de Salomão. Mas como Salomão, os cristãos piedosos chegaram a conclusão que a justiça é sempre melhor do que a injustiça e é preferível ser sábio do que estulto. E isso por uma razão bem simples – seremos medidos pela régua da eternidade e não pelas contingências da vida.

4. Empreendedorismo e missões

Salomão exorta seus leitores sobre a necessidade de se tomar uma atitude na vida e os convida a lançar o pão sobre as águas. Para ele nada adiantava ficar parado vendo a vida passar. Era preciso viver a vida com atitude e propósito. O sábio está dizendo: vá, não fique aí parado! Viva a vida com propósito! Viva a vida com uma atitude. Por outro lado, somos embaixadores ou representantes de Deus numa missão oficial (Is 6.8; Jr 1,7; Ez 2.34; Jz 6.8).

5. Temor a Deus

Na conclusão das suas reflexões sobre o viver debaixo do sol, Salomão faz uma reflexão contrastante sobre a vida e seus diferentes momentos. São estágios bem definidos: Juventude e velhice; alegria e tristeza; vida e morte; presente e futuro; o temporal e o eterno. Ele fala da juventude, mas é a partir de uma análise nua e crua da velhice. Fala da vida, mas é com os olhos fitos na morte; ele fala do presente, mas é a partir do futuro; fala do temporal, mas seus olhos estão voltados para o eterno; fala da criatura, mas seu alvo é o Criador; fala do nosso aprazimento aqui, mas sem perder de vista o julgamento final.

José Gonçalves, pastor da Assembleia de Deus em Água Branca, Piauí, escritor e comentarista de Lições Bíblicas de Jovens e Adultos da CPAD

Postado por: Hubner Braz | @PecadorConfesso

Livro E-Book em PDF para Download 
Sábios Conselhos Para Um Viver Vitorioso - José Gonçalves (Indisponível para Download) Recomendo que você procure no site da CPAD. É um livro fácil de encontrar e barato para se comprar.

COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.