Lição 3 - Preparativos para a Conquista - 19/04/2020 - EBD Jovem - CPAD

TEXTO DO DIA "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do SENHOR vem a vitória." (Pv 21.31) SÍNTESE Deus cond...


TEXTO DO DIA
"O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do SENHOR vem a vitória."
(Pv 21.31)

SÍNTESE
Deus conduz o seu povo e concede-lhe vitória, mas a glória por toda e qualquer conquista deve ser atribuída exclusivamente a Ele, o Senhor dos Exércitos.

AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Lc 14.28
Jesus ensina a respeito do planejamento
TERÇA - Êx 23.20
Deus planejou guardar o seu povo
QUARTA - Lc 12.20
O rico insensato; não planejou para o amanhã
QUINTA - Pv 6.6
O preguiçoso não planeja
SEXTA - Is 40.3
João Batista veio preparar o caminho do Senhor
SÁBADO- Gl 4.4,5
Deus preparou o tempo certo para seu Filho vir ao mundo

Objetivos

I - MOSTRAR quais os preparativos que Josué determinou ao povo para a conquista;
II - EXPLICAR a respeito da necessidade de conhecer o ambiente da batalha, mas reconhecer que, sem a intervenção divina, nenhuma vitória haverá.
III - DEMONSTRAR a coragem e a fé de Raabe, a heroína improvável.

INTERAÇÃO

Como essa já é a terceira  lição do trimestre, certamente você já identificou quantos e quais alunos estão faltando às aulas. O que há de errado com eles? Seja qual for o diagnóstico do problema, você, querido(a) professor (a) escolhido por Deus, não deve ficar inerte. Busque falar com os que estão sem vir. Isso é urgente, pois, alguns podem estar faltado por pura preguiça, mas outros podem ter motivos graves, como um profundo sofrimento, enfermidade ou mesmo esfriamento espiritual. Lembre-se de que "você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa". Peça, e Deus lhe dará estratégias de abordagens; afinal, o Senhor é o maior interessado em que as classes de Escola Dominical estejam repletas de vidas restauradas e ávidas pelo conhecimento de Deus.

Orientação Pedagógica

É importante que os alunos entendam a necessidade de planejamento para as conquistas de Deus, - este é o foco! Entretanto, jamais conseguiremos controlar 100% das variáveis circunstanciais. Assim, faça a seguinte pergunta aos alunos: Cite um "fato imprevisível" criado por Deus e que foi fundamental para trazer a vitória ao seu povo, nos episódios bíblicos.
Possíveis respostas
a) Vitória definitiva sobre a dominação egípcia; o obstáculo do Mar Vermelho;
b) Vitória de Israel sobre os filisteus, no tempo de Saul;  Golias;
c) A conquista de Jericó; o surgimento de uma prostituta Cananeia.  Premie quem responder corretamente a pergunta e, assim, enfatize o Texto do Dia da lição: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do SENHOR vem a vitória" (Pv 21.31).

Texto bíblico
Josué 2.1,9,11,23,24

1        E enviou Josué, filho de Num, dois homens desde Sitim a espiar secretamente, dizendo: Andai e observai a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
9       e disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós.
 11     Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
23     Assim, aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e vieram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;
24     e disseram a Josué: Certamente o SENHOR tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós.

INTRODUÇÃO

Depois de ouvirem as últimas instruções de Moisés, podemos perceber, mediante a leitura do texto bíblico, que os hebreus estavam agora melhor organizados, conscientes de sua missão histórica e mais disciplinados. Com a chegada deles às fronteiras da Terra Prometida, o discurso final e a morte do líder Moisés, Josué já estava devidamente confirmado como comandante-chefe em seu lugar. O povo entendeu que estava chegando um novo tempo para suas vidas.

A promessa que há séculos pairava sobre a nação, agora tornar-se-ia realidade. Os hebreus sabiam que como no episódio do Mar Vermelho, Deus precisava intervir fortemente para que eles pudessem entrar na Terra Prometida. Então, Josué ordena ao povo, pela fé, que façam os preparativos para atravessar o Jordão e conquistar a herança.

I - JOSUÉ PREPARA O POVO PARA A TRAVESSIA DO JORDÃO (Js 1.10-18)

1. "Provede-vos de comida" (v. 11).
O livro de Josué narra à história da saga dos hebreus rumo à Canaã. Foram 40 anos de muitas lutas, milagres divinos, rebeliões, surpresas e decepções para o povo, que agora chega ao seu destino. Grande parte dos milagres, como a travessia do deserto, cessou, como foi o caso do maná.

Josué reuniu os príncipes do povo e deu-lhes uma ordem com a qual os hebreus não estavam acostumados: "Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo dizendo: Provede-vos de comida [...]"(v. 11).  Eles precisavam de suprimentos e só tinham três dias para providenciar tudo. Acredita-se que a ordem visava à preparação de receitas com as derradeiras porções de maná, bem como a provisão de alimentos da Transjordânia (onde estavam acampados). Josué precisava de auxiliares, pois sabia que como Moisés, também não poderia resolver tudo sozinho. Os príncipes das tribos foram excelentes ajudantes, o que nos mostra que quando Deus quer fazer algo significativo no meio do seu povo, Ele separa e prepara cooperadores.

2. Convoque as tribos.
Os guerreiros da tribo de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés deveriam ser convocados para atravessarem o Jordão e lutarem também pela herança de Deus, mas uma parte ficaria para proteger as mulheres, crianças, bem como o patrimônio que estava na Transjordânia. Estes homens deixaram tudo e partiram para a guerra, a fim de conquistar aquilo que o Senhor havia prometido. 

3. Seja fiel ao comandante.
O povo estava abastecido de víveres, todas as tribos estavam reunidas, o líder tinha a bênção de Deus, mas ainda faltava algo: Uma demonstração sincera de fidelidade e submissão do povo ao novo chefe. De nada adianta ter uma bela estratégia e um formidável exército, se as pessoas não estão dispostas a obedecer ao guia. Este é um dos segredos da arte de guerra.

Deus já tinha anunciado sua fidelidade a Josué (Js 1.5), e agora o povo anunciou seu compromisso em obedecer ao novo líder (Js 1.16-18). Os hebreus estavam confiando o destino de suas vidas a Josué, por isso eles pedem duas coisas: 1) Que Josué agradasse a Deus (v. 17). 2) Que Josué se esforçasse, ou seja, desse o melhor de si (v.18). 

Pense!
A Terra Prometida foi uma promessa de Deus aos patriarcas, resultado da bondade divina.

Ponto Importante
A herança de Deus só pode ser recebida por aqueles que a desejam.

II - OS ESPIAS (Js 2.1-24)

1. Enviados para o reconhecimento da cidade.
No final do período da Idade do Bronze, quando foi escrito o livro de Josué, toda a grande cidade de Canaã era, na verdade, uma cidade-estado, que tinha o seu próprio exército, carros e instrumentos de guerra, bem como um rei, como era o caso de Jericó. Israel estava acampado em Sitim e, possivelmente após o luto pela morte de Moisés, Josué enviou dois homens de confiança para conhecerem o local em que a batalha seria travada. Essa conduta de Josué, em conhecer as condições que seriam enfrentadas por suas tropas, demonstra sua responsabilidade pessoal e atesta sua profunda dependência de Deus e fé, pois, qualquer que fosse o relatório dos espias, ele já havia anunciado que a guerra seria travada. Essas qualidades, dentre outras, fizeram de Josué um líder de excelência.

2. Os espias são descobertos.
Após atravessarem o Jordão, os dois espias partiram para Jericó, que ficava a aproximadamente 6,5 km. A princípio, a missão não foi descoberta, mas ao cair da noite, foi comunicado o caso ao rei de Jericó, que imediatamente mandou seus soldados à propriedade de uma prostituta chamada Raabe. Os espias estavam hospedados lá, mas a mulher não revelou a presença deles, salvando suas vidas. É interessante como Deus usa pessoas improváveis, em lugares inusitados, para estabelecer o seu querer. Quantas vezes isso acontece no dia a dia da vida de cada cristão? Pessoas não crentes são levantadas para abençoar e proteger os que são fiéis ao Senhor. Aquela situação em Jericó era imprevisível para os espias, para Josué, mas não para o Senhor. Ele é o nosso socorro na hora da angústia.

3. Um testemunho para os espias.
Ao falar com os espias, Raabe revela ter mais fé do que eles próprios: "Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra" (Js 2.9).  Ela ainda acrescentou: "O SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra" (Js 2.11). Para a bênção ser completa, ela acrescentou uma informação valiosíssima, que serviria de fortalecimento da fé do exército de Josué: "O pavor de vós caiu sobre nós" e em ninguém há mais ânimo algum (Js 2.9).

Pense!
Se Deus já tinha prometido a vitória na luta contra Jericó, então por qual motivo Josué enviou espias a Jericó?

Ponto Importante
O líder precisa conhecer o seu campo de batalha, isso é prudência, mas também manter uma inabalável fé na promessa do Altíssimo.

III - RAABE, UMA HEROÍNA DA FÉ

1. Uma mulher de fé.
A figura de Raabe surgiu de modo inesperado na história dos hebreus, para demonstrar que Deus é soberano. Raabe tinha uma vida promíscua em Jericó, mas o Senhor a resgatou e fez da sua vida um instrumento em suas mãos. Sua ação é tão magnífica que lhe conferiu o status de heroína da fé (Hb 11.31). Depois da queda de Jericó, Raabe casou-se com um homem de Judá e gerou um filho, Boaz, o qual posteriormente casou-se com a moabita Rute, assumindo sua geração a linhagem real, vindo a tornar-se ascendente do Senhor Jesus.

2. Uma mulher de estratégia.
A mentira de Raabe foi um pecado originado da fraqueza de uma pessoa que não conhecia completamente o Senhor e a sua Lei. Pessoas amadurecidas espiritualmente resolvem situações complicadas com sabedoria e discrição, mas sem mentir, como aconteceu com Abraão, quando foi questionado por Isaque acerca do cordeiro para o holocausto (Gn 22.7,8), e por Jesus, quando seus irmãos lhe perguntaram se não iria à festa em Jerusalém (Jo 7.2-10). Deus abençoou a Raabe, não por sua mentira, mas por sua coragem e fé. A longanimidade de Deus, em relação a suportar os nossos muitos pecados é surpreendente. O Senhor não nos destrói por nossos erros, mas nos corrige com sua Palavra, abençoa-nos e diz: "Vai e não peques mais" (Jo 8.11). Suas misericórdias renovam-se a cada manhã e são a causa de não sermos consumidos por sua justiça (Lm 3. 22,23).

3. A mulher do fio de escarlate.
A história de Raabe prefigurava um projeto divino, que se revelaria séculos depois, com seu descendente mais nobre, o Senhor Jesus. O fio de escarlate, que pendia sobre a janela de sua casa, no dia da invasão, em que a forte muralha caiu, apontava para a gloriosa salvação disponível a todos os homens que se arrependessem dos seus pecados (Jo 3.16). Assim como na saída do Egito foi o sangue do cordeiro nos umbrais das portas que salvou os primogênitos da destruição do anjo da morte, quarenta anos depois, Deus, olhando mais uma vez para a cena do Calvário, inspirou os jovens espias a usarem como símbolo da redenção da família de Raabe um fio vermelho. O Senhor estava, a cada episódio da saga do povo hebreu, apontando para o momento em que seu Filho desceria do Céu e por amor à humanidade, nasceria de uma virgem e, morreria numa cruz,  trazendo salvação.

Pense!
Como pode uma prostituta entrar na genealogia de Jesus Cristo?

Ponto Importante
A honra concedida à Raabe de ser ascendente de Jesus apontava para a gloriosa salvação disponível a todos as pessoas que se arrependessem dos seus pecados.

O Senhor estava, a cada episódio da saga do povo hebreu, apontando para o momento em que seu Filho desceria do Céu e por amor à humanidade, nasceria de uma virgem e, morreria numa cruz,  trazendo salvação.

SUBSÍDIO
"O local da antiga Jericó (Tell es-Sultan) foi cenário de considerável atividade arqueológica durante o século XX da nossa era.
Essas escavações atingiram os níveis de habitação de até, pelo menos, o quinto milênio a.C., indicando que esse local era o mais antigo de todo o Oriente Próximo. Enquanto outros povos estavam apenas no início de uma vida em comunidade localizada em vilas desprotegidas, os habitantes da era Neolítica de Jericó estavam vivendo numa cidade murada cuja área cobria cerca de oito acres. As evidências de uma atividade comunal Neolítica precedente à atividade cerâmica se avolumaram com a descoberta, em 1956, de um grande fosso de defesa, com cerca de trinta pés de largura, escavado a uma profundidade de oito pés através no leito rochoso. Sobrepondo-se a esse fosso existia um muro com dezoito pés de altura, sobre o qual havia sido erguida uma fortaleza circular de pedra. A cultura desse período era do tipo de 'irrigação', capaz de produzir grãos como cevada, trigo e frutas subtropicais, inclusive figos, tâmaras e uvas. Sua importância estratégica já havia sido estabelecida na antiguidade remota, pois montava sentinela sobre uma das mais importantes e permanentes passagens através do Rio Jordão" (HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 150,151).

CONCLUSÃO

O livro de Josué conta a história de milhões de hebreus que estavam cheios de fé e unidos ao líder, esperando um milagre para atravessarem o Jordão rumo à Canaã!
O povo, atendendo à ordem de Josué, preparou-se para a conquista e Deus fez milagres: levantou até inimigos para os ajudarem, como foi o caso de Raabe, a meretriz, a qual, pela fé, "não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" (Hb 11.31).

HORA DA REVISÃO


1. Segundo a lição, Deus sempre determina que haja preparação antes das conquistas, mas mesmo assim ainda acontecem imprevistos. Por quê?
Há fatos imprevisíveis, não controláveis pelos homens, os quais surgem a fim de que a glória pela vitória seja dada exclusivamente a Deus.

2. Quantos espias foram enviados para a cidade de Jericó?
Ele enviou dois espias.

3. Onde os espias, enviados por Josué, se hospedaram?
Em uma estalagem que ficava no muro da cidade.

4. O que fez Raabe em favor dos espias?
Ela os escondeu.

5. Para quem apontava o fio escarlate?
O fio de escarlate, que pendia sobre a janela de sua casa, no dia da invasão, em que a forte muralha caiu, apontava para a gloriosa salvação disponível a todos os homens que se arrependessem dos seus pecados (Jo 3.16).






COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor e blogueiro. Formado Bacharel em Teologia pela FATESP, graduando em Mecânica pela FATEC. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras para jovens, casais, obreiros e missões urbanas.

Doações Missionárias Aqui!!


Nome

#desafio42dias,4,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,1º Trimestre,21,1º Trimestre 2018,1,2º Trimestre,20,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,24,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,12,A Raça Humana,1,Absalão. EBD,1,Abuso Sexual,4,Acepção,1,AD em BH,2,Adão,1,Adolescente,1,Adoração,3,Adulto,54,Agostinho,1,Air,1,Ajuda do Alto,2,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,3,Amar,14,Amasiado,1,Amém,1,Amigo,6,Amizade,12,Amnon e Tamar,2,Amor,45,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,9,amostra grátis,1,Ana,3,Ananias,1,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,1,Anjo de Luz,2,Anjos,2,Anonimo,1,Anrão,1,Antigo Testamento,1,Ao Vivo,1,Apaixonado,1,Aplicativo,1,Apocalipse,6,Apologia,3,Apostasia,1,Apostolo,4,apóstolo Paulo,5,Apóstolos,1,App,1,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprovação,1,aquecimento,1,Arrebatamento,4,Arrependimento,1,Artesão,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,3,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,4,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Ataque,1,Ateísmo,2,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,2,Atributos,1,atriz,1,Auto Escola,1,autoajuda,2,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avó,1,bailarina,1,Balada Gospel,1,Balzac,1,Bangu,1,Barack Obama,2,Base Bíblica,1,Batalha Espirítual,4,Batismo,3,Batista,1,Batom Vermelho,1,BBB,1,Beber,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,1,Benhour Lopes,1,best-seller,4,BETEL,7,Bíblia,17,Bíblia Diz,1,Bíblias,2,Bíblica,26,biblicas,1,Bienal do Livro,1,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,1,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,6,BlogNovela,10,Boaz,1,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,1,bom-humor,6,Bombom,1,Bons Sonhos,1,Borboleta,1,Brasil,1,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,1,Briga,1,Brincadeira,1,Busca,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,1,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantor,2,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,Carência,4,Carismático,1,Carne,1,carreira,1,Carta,1,Carta de Amor,14,Cartas,1,Cartaz,3,Casa,2,Casa Branca,1,Casamento,10,Catarina Migliorini,1,CD,1,CDHM,1,Centurião,1,Cerebral,1,Cesto,1,CGADB,2,Chamada,1,Chamado,1,Champions League,1,Charges,8,Cheios,1,Chuva,1,Cinco,1,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,1,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,1,Civilização,1,Clara Tannure,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,1,Clipe Oficial HD,2,Cocaína,1,Código,1,com Pedro Bial,1,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,2,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,1,Compreender,1,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,1,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,10,Conhecer,2,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,2,Conquistas,1,Conselhos,8,Consequências,1,Contra Mão do Mundo.,1,Conversão,4,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,1,Coreografia,1,Corona Vírus,1,Corpo,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,145,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,1,crescimento,2,Criação,2,Cristão,12,Cristianismo,1,Cristo,9,Cronograma da Bíblia,3,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,1,Cuide do Coração,4,Culto,3,Culto da Virada de Ano Novo,1,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Cultura,1,Cura,3,Cuxe,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,1,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,6,Davi e Bate-Seba,2,Davi e Jônatas,1,Davi e Mical,3,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Decisão,1,declaração,6,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,1,demônio,1,Demônios,1,Denominação,1,Denúncias,5,Deputado Federal,1,derrotando,1,Desabamento,1,Desafio,9,Desafio Insano,4,Desapaixonar,3,Descobertas,1,Desculpas,1,Desejo,1,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Deus,27,Deus está Morto,1,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,Devaneios,3,Devocional,63,Dez passos,6,Dia dos Namorados,12,Dia dos Pais,2,Diabo,1,Diante do Trono,1,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,1,Dicas,2,Diferente,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinheiro,4,Discernimento,1,Discipulado,1,Discipulos,1,Discípulos,1,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,1,Divino,1,divórcio,1,Dízimos,2,Doação,1,Doação de Bebê,1,Doença,3,doença física,1,Dom,1,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,1,Dons de Maravilhas,1,Dores,1,Download,9,Download Livros e E-books,63,Doze,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,6,EBD,139,ecológico,1,Ecumenismo,1,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Efésios,2,Elcana,3,Eleição,6,Eleita,1,Elizabeth Gilbert,1,Ellan Miranda,6,Elogios,1,Email,2,empresa,1,Empresa.,1,Enchente,1,Encontrar,1,Encontro,8,Eneias,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensinos,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Epístolas,1,Esboço Pregação,1,Escatologia,3,Escola,32,Escola Bíblica Dominical,229,Escolha,4,Escritor,1,Espaço,2,esperança,1,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,1,Espírito,1,Espírito Santo,8,Espirituais,1,Espiritual,4,Estado de São Paulo,1,Estevão,1,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estudo Bíblico,21,Estudos Bíblicos,164,Estupro,1,Eternidade,1,Ética,1,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eva,1,evangelho,4,EVANGÉLICA,4,Evangélicos,1,Evangelismo,2,Evento,2,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exílio,2,Experiência de vida,25,Exupéry,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,1,Falecimento,1,Falsos,1,familia,4,Família,1,Fat Family,1,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,3,Felipe,1,feminista,1,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,8,Festa Junina,1,Festividade,1,Ficar,1,Fiel,1,Filha,1,Filho de Deus,1,Filho do Homem,1,Filho Pródigo,2,Filhos,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim de Relacionamento,3,Fim do Mundo,4,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,2,Firme,1,firmeza,1,Firmino,1,Fletar,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,gadareno,1,Galaxy,1,Galileu,1,Ganhe Um Livro,2,Gay,8,genro,1,Gentios,1,Geração,2,Gestos,1,Gideões,12,Gideões Missionários da Última Hora,9,Gilberto Carvalho,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,1,GMUH,9,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Grátis,1,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,2,guerra,1,Halloween,1,Haxixe,1,Hedonismo,1,Helena Tannure,1,Heresia,3,História,1,Historia Real,1,Holocausto,1,Homem,5,Homenagem,1,Homens,1,Homofobia,14,homosexualismo,10,Homossexual,8,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Hubner Braz,23,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,1,Humano,3,Humildade,1,Humor,9,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,idioma,1,Igreja,5,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,1,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,Imoral,1,Impressora,1,Incas.,1,Infantil,1,Inferno,2,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Instituição,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,intertestamentários,1,Intimidade,2,iPad,1,iPhone,1,Irmã Zuleide,1,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,2,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jeito,1,Jerusalém,1,Jesuíta,1,Jesus,12,Jesus Cristo,11,Jesus de Nazaré,1,João,2,João Batista. Ossada,1,John Piper,1,Joquebede,1,Jornal da Record,1,José,2,Josh McDowell,1,Josue,2,Josué,3,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,121,Jovens,56,Judá e Tamar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,1,Justiça,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,1,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,1,Léia e Jacó,1,Leilão,2,Leis,1,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,3,LeNovo,1,Ler a Bíblia em 42 dias,1,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Libertinagem,1,Libertos,1,Lição,16,Lição 5,1,Lições Bíblicas,3,Lições Bíblicas da BETEL,204,Lições Bíblicas da CPAD,427,Lições de Vida,26,Líder,2,Líder Adolescente,20,Líder Jovem,21,Liderança,1,Lídia,1,Lino,1,Lista,1,Litoral,1,Liverpool,1,livre,1,Livre Arbítrio,3,Livres,1,Livro,3,Livros - Comentarios,81,Livros Evangelicos,40,Logos,1,Loide,1,Loira,1,Longanimidade,1,Louco,1,Louvor,9,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,1,Lucifer,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,4,Luz,1,Luz do mundo,1,Lya Luft,1,MacBook Air,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,1,‪Magia,1,Maias,1,Malala,1,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,2,Mãos,1,Maquiagem,2,Marcas,1,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,1,Mardoqueu,1,Maria Madalena,1,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,1,Mártires Cristãos,2,Massacre,1,Masturbação,6,Matrimonio,2,maturidade cristã,7,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,3,Melhores Blogs,2,Melhores Sites,1,Meninos de Rua,1,Mensagem,3,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Milagres,2,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,2,Ministério Público Federal,2,Miriã,1,Misericórdia,1,Missão,3,Missões,4,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moisés,2,Monarquia,2,Monte,1,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,8,Mordomo,1,morte,4,Motivos,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,1,Mulher de Potifar,1,Mulheres,2,multiplicação,1,Musica,8,Nacional,1,Namorado,11,Namorar,24,Namoro,50,Não Prometeu,1,Nascença,1,Nascimento,1,Natureza,1,Necessidade,1,Negar,1,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,1,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noé,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,20,Notícias Gospel,158,Nova,2,Novas Lições,1,Novela,2,Novo,3,Nuvem,1,NX Zero,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obede-Edom,1,Obediência,1,Obra,2,Obras,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,1,Ofertas,2,Oficial,1,Olhar,1,Onde Estiver,1,ônibus,1,Online,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oração,11,Orar,2,Orfanato,1,Origem,3,Os Melhores Livros,20,Oséias,1,Oséias e Gomer,1,Outra Chance,3,Pagãos,1,Pai,1,Paixão,3,Palavra,1,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papo,1,Paquera,1,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Paradoxo,1,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,2,Pastor,7,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,1,Pastores,2,Patrick Greene,1,Paulo,2,Pb. Renan Pierini,1,PDF,1,Pecado,21,Pecador Confesso,10,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedras,1,Pedro,3,peixe,1,Pensamento,3,Pentecostal,1,Perda,3,Perdão,4,Perfeito,1,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Pesquisa,2,pessoas,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Planeta Terra,2,Play Back,1,playboy,1,Poder,1,Poema,3,Poesia,3,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,3,Posse,1,Posto,1,Povos,1,Pr Napoleão Falcão,1,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Praia,1,Praticar,1,Preço,1,Predestinação,2,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,10,Pregadores,1,Premier,1,Preocupar,1,Preparativos,1,presidente,4,Presídio,1,previdência,1,Primeira,1,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,2,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,1,Profecia,3,Profeta,2,Profeta Jeremias,1,Profetas,1,Profética,1,Profético,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Projeto,1,Projeto Cura Gay,2,Promoção,4,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,3,Prosperidade,1,Prostituta,2,Protesto,1,PSDB,1,Pv 4.23,1,Queda,2,Quem Sou?,1,Querer,2,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,1,Raptare,1,Raquel,2,Rebeldia,1,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,reflexão,21,Regininha,1,Rei,1,Rei Xerxes,1,Reinado,1,Reino de Deus,1,Rejeição,1,Relacionamento,22,Relatos,5,Relógio da Oração,3,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,72,Reservado,2,Resplandecer,1,Responde,1,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,2,Restauracionismo,1,Resumo,6,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revelação,1,Revelado,1,Revista,26,Rezar e Amar,1,Riscos,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Rubem Alves,1,Rute,1,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sacerdócio,1,Sacerdotal,1,Sacrifício,2,Safira,1,Salomão,9,Salvação,8,Salvador,1,Samuel,4,Samuel Mariano,1,Sangue,1,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,1,Sarah Sheva,1,Saudações,1,Saudades,3,Saul,2,Saulo,1,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Segunda,1,Segundo,1,Segundos,1,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Seminário,1,Senhor,2,Senhorio. Jesus,1,Sentido da Vida,4,Sentimentos,2,Separação,2,Separar,1,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Dicas de Como Liderar,19,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,1,Sex,1,Sexo,5,Sexual,2,Sexualidade,1,Sidney Sinai,1,Significados,1,Silas Malafaia,5,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Sistema,1,Slide PC,2,Slider,464,slides,3,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Sofrimento,1,Sogra,1,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,1,Sonhos de Valsa,1,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,1,Subsídio,18,Sueca,1,Sujeição,1,Sulamita,5,suprema,1,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Tabernáculo,2,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,1,Tarado,1,Tatuagem,3,Tecido,1,Tecnologia,1,Tela Cinza,1,Temas,1,Tempo,4,Tempo de Viver Coisas Novas,1,Tentação,1,Teologia,6,Termino de Namoro,4,Término do Namoro,1,Terra,2,Terra Prometida,1,Terremoto,1,Testemunho,20,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,1,Timna,1,Timóteo,2,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,1,Top Blogs,2,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,1,Top5,2,TPM,1,Trabalho,1,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transfer,1,Tratando de uma leucemia,1,Trevas,1,Trimestre,2,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Uma História de Ficção,78,Unção,1,Ungido,1,Unidade,3,Universo,1,Urias,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,3,Velhice,1,Velho Testamento,1,Velório,1,Vencendo,1,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Verdade,1,Verdadeira História,1,verdades,1,Viagem,1,Vício,1,Vida,1,Vida depois da morte,3,Vídeo,24,vinda,2,Vinho,1,Violência,1,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,1,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,You Tube,1,youtuber,1,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 3 - Preparativos para a Conquista - 19/04/2020 - EBD Jovem - CPAD
Lição 3 - Preparativos para a Conquista - 19/04/2020 - EBD Jovem - CPAD
https://1.bp.blogspot.com/-cvz-ZDpf-0o/XpulufS93YI/AAAAAAAAa4s/gR3bqGmdTHIcegK42mZ1bKdeYOmsHyH7ACLcBGAsYHQ/s1600/Lic%25CC%25A7a%25CC%2583o%2B3%2B-%2BPreparativos%2Bpara%2Ba%2BConquista.png
https://1.bp.blogspot.com/-cvz-ZDpf-0o/XpulufS93YI/AAAAAAAAa4s/gR3bqGmdTHIcegK42mZ1bKdeYOmsHyH7ACLcBGAsYHQ/s72-c/Lic%25CC%25A7a%25CC%2583o%2B3%2B-%2BPreparativos%2Bpara%2Ba%2BConquista.png
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2020/04/licao-3-preparativos-para-conquista.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2020/04/licao-3-preparativos-para-conquista.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy