O pastor que tem uma igreja em Nova York pregou um cristianismo conservador desalinhado com o partido político
Dr. Keller passou quase três décadas como pastor da Redeemer Presbyterian Church em Manhattan, uma congregação que ele fundou em 1989.
Ao contrário dos líderes de muitas mega igrejas evangélicas, ele não empregava Jumbotrons ou música pop em seus cultos. Ele aderiu à liturgia e música tradicionais enquanto apimentava seus sermões com referências a Santo Agostinho e grego antigo, Flannery O'Connor e Woody Allen, JRR Tolkien e “Guerra nas Estrelas”.
Sua erudição provou ser especialmente atraente para jovens profissionais urbanos - banqueiros de investimento, advogados, magos da tecnologia e aspirantes a atores de Nova York - e a congregação atraiu grande atenção ao aumentar para incluir 5.000 fiéis semanais.
O Dr. Keller conquistou a admiração de muitos evangélicos, que o creditaram por demonstrar o potencial de seu movimento muito além do Cinturão da Bíblia. Ele alcançou milhões de leitores por meio de livros, incluindo seu volume best-seller “The Reason for God: Belief in an Age of Skepticism” (2008), uma elaboração das crenças cristãs pela qual ele foi comparado a CS Lewis, o teólogo leigo e autor britânico. de “As Crônicas de Nárnia”.
“Como Lewis, ele tinha o dom de evitar qualquer sopro de pedantismo ou pregação”, disse Molly Worthen, professora da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e uma autoridade no evangelicalismo americano, em entrevista para este obituário. “Ele tinha o dom, assim como Lewis, de… concentrar-se nas ideias centrais do Evangelho e entender a perspectiva de um leitor cético, um ateu ou uma pessoa que foi ferida pelo cristianismo.”
O Dr. Keller pertencia à Igreja Presbiteriana na América, uma denominação presbiteriana conservadora. Ele não criticou o sexo fora do casamento, mas aconselhou os fiéis que “a lógica de seu relacionamento com Cristo” deveria induzi-los a não se envolver nisso. Ele considerava a homossexualidade como contrária às Escrituras e aderiu ao complementarismo, que estabelece papéis separados para homens e mulheres na igreja e na vida e que dá aos homens autoridade para liderar.
Ele também insistiu que os cristãos se comprometam com a igualdade racial, o serviço aos necessitados e a retificação de um sistema de justiça que favoreça os ricos. Sua combinação de pontos de vista - alguns arqui conservadores e outros mais alinhados com o pensamento liberal - era consistente com sua visão do cristianismo, mas, para sua frustração, muitas vezes em desacordo com o mundo binário da política contemporânea.
Ele lamentou o que descreveu em um comentário do New Yorker como o “pacote ético que o progressismo e o conservadorismo de hoje procuram impor aos adeptos, insistindo que os verdadeiros crentes devem seguir a linha em cada uma de uma série de questões”. Ele procurou separar a fé cristã da lealdade política e se tornou um notável atípico no movimento evangélico nos últimos anos, pois foi dividido, em suas palavras , em “um evangelicalismo vermelho e um evangelicalismo azul”.
Dr. Keller ocupava uma posição "entre dois mundos", disse Worthen. “Ele tinha uma maneira de permitir que as pessoas seculares que se consideravam hostis ao cristianismo ou simplesmente não precisassem do cristianismo suspendessem sua descrença para que pudessem considerar a possibilidade de que este mundo que ele estava oferecendo, sua cosmovisão cristã, pudesse ser verdade. ”
Ao mesmo tempo, ela disse, “ele foi capaz de falar com cristãos conservadores que se sentem alienados da América multicultural e os ajudou a ver maneiras de falar sobre esse pluralismo e abraçá-lo”.
Dr. Keller resistiu a ser caracterizado como um “evangélico” por causa da associação da palavra com a política conservadora; ele preferiu, em vez disso, o rótulo de cristão “ortodoxo”. Mesmo isso, ele descobriu, vinha com bagagem.
“Francamente, se você é um cristão ortodoxo em Manhattan agora, é um problema social”, disse ele à revista Atlantic em 2011. “As pessoas estão nervosas com você, acham que você é fanático. E, na verdade, agora, se você é formado em Harvard, Yale ou Princeton, e tem seu MBA, e está trabalhando em Wall Street, ou sendo um artista do centro da cidade ou algo assim, e se você é um ortodoxo Christian, isso é muito, muito subversivo. É muito transgressivo.”
Especialmente após a ascensão de Donald Trump, o Dr. Keller foi um crítico franco da politização da fé. Como candidato republicano à presidência, Trump ganhou de forma esmagadora o voto evangélico branco tanto em sua campanha bem-sucedida de 2016 quanto em sua tentativa fracassada de reeleição em 2020. Nenhum partido, argumentou o Dr. Keller, deveria ter controle sobre o voto cristão, porque nenhuma plataforma partidária era intercambiável com a fé cristã.
A abordagem de “terceira via” do Dr. Keller para o engajamento cívico foi contestada por evangélicos que consideravam os candidatos republicanos como, de longe, os representantes mais confiáveis de suas crenças mais fundamentais, incluindo a oposição ao direito ao aborto . Ao mesmo tempo, a natureza apolítica de sua ortodoxia era insuficiente para ganhar a aprovação de muitos liberais, que não podiam tolerar suas opiniões sobre questões como a homossexualidade.
Mas o Dr. Keller se manteve firme - principalmente, ele escreveu em um artigo de 2018 no New York Times, porque aliar uma igreja a um partido ou outro "confirma o que muitos céticos querem acreditar sobre religião", que é "que é apenas um mais bloco de votação visando o poder.”
Timothy James Keller nasceu em Allentown, Pensilvânia, em 23 de setembro de 1950. Seu pai trabalhava em publicidade e sua mãe era dona de casa.
O Dr. Keller foi criado na igreja luterana, mas experimentou uma gradual conversão religiosa na faculdade. Ele se formou em 1972 pela Bucknell University em Lewisburg, Pa.
Lá ele conheceu sua futura esposa, Kathy Kristy, com quem se casou em 1975, e que trabalhou de perto com ele em seu ministério. Além de sua esposa, os sobreviventes incluem três filhos, Jonathan Keller, Michael Keller e David Keller; uma irmã; e sete netos.
O Dr. Keller tinha 24 anos quando foi nomeado pastor de sua primeira congregação, a Igreja Presbiteriana West Hopewell em Hopewell, Virgínia, uma comunidade rural ao sul de Richmond. Ao longo de seus nove anos lá, o número de membros aumentou de 90 para 300. Mais tarde, ele ensinou teologia no Westminster Theological Seminary em Glenside, Pensilvânia, onde recebeu o título de doutor em ministério em 1981.
Quando a denominação do Dr. Keller decidiu enviar um ministro para a cidade de Nova York, vários candidatos recusaram a designação antes que o Dr. Keller aceitasse; para eles, a perspectiva parecia um empreendimento perdido.
No início, a congregação que se tornou o Redentor Presbiteriano se reunia em uma sala privada. O grupo cresceu de forma constante e começou a alugar igrejas e auditórios cada vez maiores para os cultos semanais. Os números aumentaram após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, e o Dr. Keller conquistou mais fiéis em meio à Grande Recessão no final daquela década.
“Se você está tentando ganhar pessoas para Cristo, se está tentando dizer que este mundo não é suficiente e que você precisa de fé – odeio dizer isso, as recessões são momentos maravilhosos para que essa mensagem caia sobre pessoas mais abertas.” ele disse ao Wall Street Journal em 2014. “Gostaria que o número de conversões e o crescimento cristão acompanhassem a prosperidade e as doações - mas geralmente não o fazem.”
Dr. Keller se aposentou como pastor sênior do Redeemer Presbyterian em 2017. Além da congregação de Manhattan, ele fundou a Redeemer City to City, uma organização sem fins lucrativos que busca iniciar - ou "plantar", no fraseado evangélico - igrejas em cidades ao redor do mundo.
Ele escreveu mais de 20 livros, incluindo a trilogia “On Birth”, “On Marriage” e “On Death” (todos em 2020), o último dos quais foi publicado pouco antes de ele ser diagnosticado com câncer pancreático.
“A fé religiosa não oferece consolo automaticamente em tempos de crise”, escreveu ele no Atlantic depois de adoecer. Mas “à medida que a realidade de Deus desponta mais no meu coração, lenta e dolorosamente e através de muitas lágrimas, os prazeres mais simples deste mundo tornam-se fontes de felicidade diária. É somente quando me tornei, por falta de um termo melhor, mais voltado para o céu que posso ver o mundo material como o dom divino surpreendentemente bom que ele é.”
fonte: Emily Langer is a reporter on The Washington Post's obituaries desk.
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