Lição 03 - Acabe e o profeta Elias - 18 de Julho de 2021

Lição 03: Acabe e o Profeta Elias. EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos


EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos – Tema Do Trimestre: O Plano Divino para Israel em meio à Infidelidade da Nação | Lição 03: Acabe e o Profeta Elias

OBJETIVO GERAL

Asseverar que todo pecado gera uma consequência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo i refere-se ao tópico com seus respectivos subtopicos.

I – Apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel;
II – Demonstrar o cuidado de Deus para com os seus filhos:
III – Registrar a aridez espiritual do rei Acabe.

Texto Áureo

“Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel que guarda o conserto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Dt 7.9)
Verdade Prática

Deus é pai de amor, bondade e misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem consequências inevitáveis à vida humana.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Sl 31.19 As bondades do Senhor são inesgotáveis para os que o temem. 

[Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!]

✅ O salmo avança rumo a um belo reconhecimento das misericórdias do Senhor e da convocação de todos os santos de Deus a amá-lo (v. 19). O salmista enaltece a maravilhosa bondade de Deus, a qual se manifesta a seus servos. Elas são descritas pelas expressões paralelas "que te temem" e "que buscam refúgio em ti". O Senhor acumulara seu amor, mas então a demonstração desse amor para com seus servos se faz pública.

✅ Neste versículo o salmista exclama que Deus é incompreensivelmente bom e beneficente para com seus servos.

✅ Bondade, aqui, significa aquelas bênçãos divinas que são os efeitos dela. A forma interrogativa da cláusula tem uma ênfase peculiar; pois Davi não só assevera que Deus é bom, mas ele se extasia de admiração ante a bondade que experimentara. Era esta experiência, indubitavelmente, que o levou a prorromper em linguagem de enlevo neste versículo; pois fora maravilhosa e inesperadamente libertado de suas calamidades.

✅ Fazendo uso de seu exemplo, pois, ele ordena aos crentes que se elevem acima das preocupações de seu próprio entendimento, a fim de se prometerem a esperar muito mais da graça divina do que a razão humana é capaz de conceber. Ele diz que a bondade divina está oculta para seus servos, visto ser ela um tesouro que lhes pertence.

✅ Indubitavelmente ela se estende, de variadas formas, aos não-religiosos e indignos, e se põe diante deles indiscriminadamente; mas se manifesta muito mais rica e claramente aos fiéis, porque somente eles desfrutam dos benefícios divinos para sua salvação. Deus “faz seu sol nascer para maus e bons” [Mt 5.45], e se mostra liberal até mesmo para com a criação irracional; mas declara ser Pai, no mais verdadeiro e pleno sentido do termo, somente daqueles que se fazem seus servos. Não é sem razão, pois, que se diz estar a bondade divina oculta para os fiéis, a quem exclusivamente ele reputa dignos de desfrutar de seu favor mais íntima e ternamente.

✅ A bondade deva ser entendida como sendo um tesouro que Deus põe à parte e armazena para eles, a menos que, talvez, prefiramos encará-la como sendo a experiência dos santos, visto que somente eles, como já disse, experimentam em suas almas o fruto da divina bondade; embora a estúpida brutalidade impeça os ímpios de reconhecerem a Deus como um Pai beneficente, ainda quando se põem a devorar alegremente suas coisas boas. E assim sucede que, enquanto a bondade de Deus enche e abarca todas as partes do mundo, ela é, não obstante, geralmente desconhecida.

✅ Podemos então concluir que: ao invés de nos rendermos à impaciência ou ao desencanto, quando somos atribulados, devemos voltar os nossos pensamentos à bondade do Senhor para com os que o temem e confiam nEle.

Terça – Ex 33.19 Misericórdia é um atributo que pertence a Deus.

📖 [[Ex 33:19]] NVI "E Deus respondeu: Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia, e terei compaixão de quem Eu quiser ter compaixão."

❇️ Após toda a situação descrita no capítulo anterior (o bezerro de ouro, quebra das tábuas da lei, morte dos idólatras) Deus, em sua infinita misericórdia, renova a aliança feita com os israelitas.
O capítulo 33 de Êxodo nos mostra um diálogo. Moisés conversa com o Senhor como se conversa com um amigo (Ex 33:11). Então Moisés pede a Deus Sua presença no meio deles, pois este seria o sinal que os diferenciava das outras nações.

Ali não era apenas o servo Moisés, era um amigo fazendo um pedido.

❇️ O povo pode ter sido rebelde, mas o seu líder não queria que Deus se afastasse deles por completo. Ele então pediu a Deus uma indicação clara de sua presença.

❇️ Deus responde prometendo sua presença. Isso deu uma tranquilidade a Moisés, porque ele não via nenhum propósito em Israel entrar em Canaã como povo de Deus, se a presença DELE não estivesse com eles (Ex 33:12-16).

❇️ A resposta do Senhor deu coragem a Moisés para pedir ainda mais. Ele pede uma maior compreensão espiritual da natureza de Deus. Foi então que Deus revelou a Moisés um pouco mais da Sua glória.

A visão não era satisfazer a sua curiosidade sobre a aparência de Deus, mas revelar a bondade, a misericórdia e a glória daquele que era o Deus de Israel, o Senhor, além disso, ele desejava conhecer esta presença por experiência. Uma experiência única, vivida por alguém que O estava seguindo há muito tempo.
E que grande presente ele recebeu: o Criador do universo cedendo ternamente a um pedido de um servo.

❇️ Eu farei passar toda a minha bondade - se refere as maravilhas de Deus, aos seus atributos e à Sua Majestade. Tudo isso seria demonstrado a Moisés e aos israelitas, pois o nome do Senhor, ou seja, a expressão da Sua pessoa, de quem Ele é, seria apregoado.


❇️ E Eu proclamarei o meu nome: o Senhor -, Seu nome, Sua natureza, Sua perfeição e Sua glória no momento em que está prestes a passar, proclamarei em alta voz e te darei notificação de que Ele está passando, cujo nome é YHWH, e cuja natureza, glória e bondade lhe pertencem.

❇️ E terei misericórdia com quem terei misericórdia, e mostrarei compaixão em quem Eu mostrar compaixão - Significando que Ele é o dono de tudo e está no controle de tudo. E que, apesar de os filhos de Israel mostrarem tanta infidelidade, Ele mostraria Seu favor, graça e misericórdia com eles em lhe perdoar os pecados. Contudo, não de acordo com seus méritos, mas conforme a Sua vontade.

💟 Por mais íntima que possa ser a nossa comunhão com o Senhor ainda estamos, enquanto na carne, vendo-O através da Sua obra, Seus atributos aguardando o tempo em que O veremos face a face. Então, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é (1Jo 3:2).

Quarta – Jó 4.8 Tudo o que é semeado será colhido na mesma proporção.

[[Jó 4:8]] JFA (ACF) Segundo eu tenho visto, os que lavram iniquidade, e semeiam mal, segam o mesmo.

✅ A lei da semeadura e da colheita é algo tremendo na vida de qualquer cidadão, e muitas vezes nós relegamos a um segundo plano. Ela permite colher aquilo que plantamos.
Muitos não entendem ou ignoram, que aquilo que se plantar, seja de bom ou de ruim, um dia irá colher. 

❇️ Quando se semeia amor, tem-se como resultado uma colheita de amor. Se você planta ódio, ódio irá colher. As turbulências na vida muitas vezes podem ser fruto de algo que se plantou.

✅ A lei da semeadura é uma verdade básica fundamentada na figura do agricultor que ensina que aquilo que plantamos também colhemos.

❇️Esse ensino é extremamente antigo, e pode ser encontrado em vários textos bíblicos.
Também é verdade que infelizmente muita gente tem utilizado da lógica da lei da semeadura para tentar enganar as pessoas. 

❇️ Criou-se um verdadeiro “comércio da fé” que ensina um falso evangelho que objetiva, principalmente, retornos financeiros.

❇️Do Antigo ao Novo Testamento encontramos vários textos que transmitem a ideia presente na lei da semeadura. Por exemplo, o rei Salomão escreveu um provérbio que transmite a lógica da lei da semeadura. 

❇️ Ele diz: “O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira” (Provérbios 11:18). 

❇️ Em outra ocasião, o mesmo sábio também escreveu que “o que semear perversidade colherá males” (Provérbios 22:8).
De acordo com esse princípio, é possível perceber que apenas irá colher aquele que também semeou. Isso é o que fica claro no livro de Eclesiastes. O pregador escreve que “quem observa o vento, não semeará; e o que atenta para as nuvens, não colherá” (Eclesiastes 11:4).

❇️ No Salmo 126 também encontramos elementos da lei da semeadura. Nele o salmista mescla louvor pelo livramento de Deus, lamento pela situação de seu povo e uma enorme confiança na providência de Deus, expressando sua certeza de que Deus mudaria a sorte de seu povo e substituiria o sofrimento pela bênção. A frase mais significativa nesse sentido transmite a figura da semeadura. Nela o salmista enfatiza que “os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão” (Salmos 126:5).

❇️O profeta Oseias, confrontando a idolatria da nação de Israel e as alianças indevidas, destacou a relação entre o pecado e o castigo, no sentido de causa e efeito, ao dizer que porque semearam ventos também ceifariam tormentas (Oseias 8:7).

Quinta – SL 23.6 A misericórdia e a bondade de Deus acompanham o ser humano por toda vida,
 A misericórdia e a bondade de Deus acompanham o ser humano por toda vida.* 

6️⃣Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

▶️Se o Senhor é nosso pastor, podemos descansar, mesmo sob as torrentes de águas, porque não nos faltarão paz, segurança, provimento e amor. Todas as nossas necessidades serão supridas, porque o pastor jamais faltará com sua responsabilidade. Ovelhas só descansam depois de se sentirem seguras, sem temores ou fome.

▶️O salmista neste momento chega ao ápice do cuidado do Senhor em sua vida. Vejo claramente neste texto uma progressão de relacionamento ou de percepção deste relacionamento como um recurso poético do salmista. Davi iniciou sua descrição de seu relacionamento com o senhor como sendo uma ovelha de um maravilhoso pastor que a alimenta e provê de recursos que acalentam sua alma assustada e ao mesmo tempo está com ele nos momentos mais difíceis de sua vida como no vale da sombra da morte.

▶️No entanto, ele afirma que este Senhor não é apenas um pastor, mas um amigo que o convida para celebrar a mesa da vitória diante de seus inimigos! Ele afirma que esta mesa honra o nome do Senhor pois Ele o guia pelos caminhos de justiça por amor de seu nome que é Fiel! Mas agora ele finaliza este salmo ampliando a intimidade de relacionamento onde ele se descreve não somente como uma ovelha ou amigo, mas como aquele que mora na casa do Senhor e tem ela como sua habitação!

 Como tem sido seu relacionamento com o Senhor? 

▶️A casa do Senhor é o lar do coração do salmista. Por isso te pergunto: como tem sido o teu relacionamento com o Senhor?

▶️O salmista diz que o cuidado do Senhor é como de um pastor e sua alegria na vitória é como a de um amigo que celebra junto com ele e agora ele pode repousar de um dia de trabalho na casa do Senhor com o seu coração entregue a dois grandes e maravilhosos atributos do Senhor: bondade e misericórdia. Você já se perguntou o que significam estes atributos?

▶️O salmista neste momento chega ao ápice do cuidado do Senhor em sua vida. Vejo claramente neste texto uma progressão de relacionamento ou de percepção deste relacionamento como um recurso poético do salmista. Davi iniciou sua descrição de seu relacionamento com o senhor como sendo uma ovelha de um maravilhoso pastor que a alimenta e provê de recursos que acalentam sua alma assustada e ao mesmo tempo está com ele nos momentos mais difíceis de sua vida como no vale da sombra da morte.

▶️No entanto, ele afirma que este Senhor não é apenas um pastor, mas um amigo que o convida para celebrar a mesa da vitória diante de seus inimigos! Ele afirma que esta mesa honra o nome do Senhor pois Ele o guia pelos caminhos de justiça por amor de seu nome que é Fiel! Mas agora ele finaliza este salmo ampliando a intimidade de relacionamento onde ele se descreve não somente como uma ovelha ou amigo, mas como aquele que mora na casa do Senhor e tem ela como sua habitação!

 Como tem sido seu relacionamento com o Senhor? 
A casa do Senhor é o lar do coração do salmista. Por isso te pergunto: como tem sido o teu relacionamento com o Senhor?

▶️O salmista diz que o cuidado do Senhor é como de um pastor e sua alegria na vitória é como a de um amigo que celebra junto com ele e agora ele pode repousar de um dia de trabalho na casa do Senhor com o seu coração entregue a dois grandes e maravilhosos atributos do Senhor: bondade e misericórdia. Você já se perguntou o que significam estes atributos?

▶️A Bondade do Senhor
A bondade do Senhor é o fato de Ele nos conceder sua graça imerecida e sua capacidade de fazer o bem para conosco nos dando tudo o que pode ser considerado bom em seu propósito eterno e por isso podemos lembrar do texto: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

▶️Todas as coisas cooperam para o bem porque estamos nas mãos de um Deus bondoso! Mesmo que as circunstâncias insistam em nos tentar a duvidar de que tudo coopera para o nosso bem, devemos assim como o salmista afirmar: “Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão”.

▶️A Misericórdia do Senhor
A misericórdia do Senhor é sua capacidade de não nos dar aquilo que merecemos, ou seja, por sua graça e bondade Ele nos dá o que não merecemos e por sua misericórdia Ele não nos dá aquilo que merecemos, a condenação!

▶️Precisamos como pecadores e falhos clamar pela misericórdia do Senhor derramado sobre nossa vida pois afinal: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.” (Lamentações 3:22-25)

▶️Esse é o último verso do Salmo 23, cuja autoria é atribuída ao Rei Davi. É um Salmo repleto de bem-aventuranças e de esperança. Pleno de louvor, glória e de gratidão a Deus. Lindo, lindo. A leitura deste Salmo (inteiro) faz as nossas almas descansarem à sombra do Altíssimo, e nos dá incrível sensação de segurança e de paz. Recitar esse Texto Sagrado, ainda que mentalmente, é uma belíssima forma de exaltar ao Senhor, de prestar-Lhe culto, em sagrada e divina honra. Palavras como essas nos aproximam de Deus Pai, reforçam o nosso relacionamento com Ele, aplacam os nossos medos e temores, acalmam os nossos anseios e ansiedades.  

▶️O Senhor nos guia e guarda, zela por nós, e nos protege. Ele é o nosso Pastor, Bom Pastor, Aquele que jamais descuida de Suas ovelhas. Ele está atento aos nossos caminhos, e nos dá refrigério e descanso em meio às tribulações e dificuldades da vida. Mesmo nos dias mais difíceis e sombrios Ele está conosco, seja por Espírito, seja por Jesus, amado Emanuel, Deus sempre presente. Nas tempestades e tormentas Jesus está no barco, na fome o Mestre multiplica os mantimentos, na intimidade Ele nos ensina e abraça. Não há, pois, o que temer. Toda boa consolação vem Dele, visto que Ele nos governa com Justiça, e a Sua autoridade e poder são a garantia de nossa tranquilidade. Com mãos e braços fortes Ele conduz as vidas de Seus santos, e sobre nós reina com soberania e integridade. Com amor.

▶️Deus Pai desfaz as ações e as intenções de nossos inimigos, e tira toda a eficácia de qualquer maldade que nos tenha, porventura, como alvos. A nós outros nos é dado assentarmo-nos à Mesa do Senhor. A Mesa do Senhor, que é posta apenas àqueles que O amam. Por isso, nem todos partilham de Suas delícias. Ao inimigo é vedado sentar-se, restando-lhe tão somente assistir à distância, com olhar lânguido, ao “banquete” que Deus prepara para o exclusivo deleite dos Seus. Esta é a felicidade celestial dos santos, Céu na terra. E a estes, pois, nunca lhes falta o óleo sobre as suas cabeças, em boa medida, transbordante, unção de Deus. Os santos estão selados Nele, protegidos e cobertos pela incessante e constante ação e intervenção do Espírito Santo. Rios de água viva fluem de seus ventres…

▶️Tudo isso mais a promessa de que a bondade e o amor nos seguirão, sempre. E depois um lugar no Céu. Moradas de Deus, segundo benditas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. O crente em Jesus tem todas essas coisas, mesmo vivendo uma vida difícil e árdua. O que acontece no cotidiano da vida, ou como “pano de fundo”, não é parâmetro de julgamento para se afirmar se a vida é boa ou não é. Com Cristo as coisas na vida podem até desandar, mas é certo que no âmago da pessoa também podem existir todas essas maravilhas (do Salmo 23). Existe pouca correlação prática entre o que acontece na vida, pessoal ou geral, com as benesses de Deus. Pensar de outra forma seria o mesmo que dizer que Deus é responsável por tudo o que acontece, seja bem ou mal, até as injustiças e barbaridades que comumente vemos por aí.

▶️As coisas concernentes a Deus, que conquistamos em Jesus, nos ajudam a tocar as nossas vidas, isso é certo; mas não é o mesmo que dizer que as nossas vidas serão ou se converterão em um “mar de rosas”, “céu de brigadeiro”, se acaso venhamos a nos entregar a Jesus, só por isso. Tal afirmação é “estelionato espiritual”. A César o que é de César, a Deus o que é de Deus. Cada coisa no seu devido lugar. Todas as promessas do Senhor são reais, mas a vida pode ser dura, cada um tem a sua. E nenhuma vida se priva de dificuldades e de infortúnios. “Vir a Deus” não livra a pessoa de viver sua vida. Encarar a vida com Deus, no entanto, é melhor do que fazer isso sem Ele, fato. Quem “vem a Deus” deve a Ele vir por quem Ele é, tão somente, e não por qualquer outro motivo que indique barganha ou vil interesse. O melhor dos cenários é a pessoa se entregar a Deus por simples amor a Ele (sincero), sem esperar nada em troca, ainda que isso seja impossível, dada a natureza galardoadora de um Deus que é, sobretudo, Pai.

Sexta – 1 Pe 1.14 Os filhos de Deus devem ser obedientes e abandonar o mau caminho

Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;

Como filhos obedientes. Isto nos mostra que devemos sempre obedecer a Deus porque, segundo nossa nova natureza, somos filhos da obediência. 

Não vos conformando. A vida do cristão não deve ter como padrão os desejos que o dominavam antes de sua conversão, quando ele, até então, ainda não conhecia a vontade de Deus (Rm 12.2).

O apóstolo Pedro lembra aos salvos pela graça (Ef 2. 8), e regenerado pela lavagem da água pela palavra sob a ação do Espírito Santo (Ef 5. 26; Tt 5. 3), que não devem ceder aos desejos carnais para voltar a praticar as obras do passado quando viviam na ignorância. Na realidade, o que ele faz nesse verso é incentivar aos novos cristãos a viverem uma vida de santidade e consagração a Deus, estabelecendo um diferencial entre a velha vida do passado e a nova vida em Cristo. Aplicando a vida cristã em geral, compreendemos que a mensagem do apóstolo é para que todos que aceitaram a Cristo pela fé, vivam uma vida de obediência a Deus, rejeitando as velhas praticas que visavam tão somente satisfazer os desejos carnais. O mau caminho deve ser abandonado, para que o novo e vivo caminho (Hb 10. 20) que conduz à vida (Jo 14. 6), seja trilhado pela fé.

Sábado – Dt 5.29 o desejo do Senhor é que seus filhos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Reis 16.29,30; 17.1-7; 18.17-21

1 Reis 16

29-E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Aso, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos.
30-E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.

1 Reis 17

1- Então, Elias, o tisbita, dos mora- dores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel perante cuja face estou que nestes anos nem orvalho nem chuva havera, senão segundo a minha palavra.
2- Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
3- Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4– E ha de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5- foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão
6- E os corvos the traziam pão e carne pela manha, como também pão e carne à noite: e bebia do ribeiro.
7-E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

1 Reis 18

17-E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: Es tu o perturbador de Israel?
18-Então, disse ele: Eu não tenho per turbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baatins.
19-Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baat e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20-Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo
21 – Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo the não respondeu nada.

HINOS SUGERIDOS: 60, 111, 577 da Harpa Crista

• INTERAGINDO COM O PROFESSOR

O profeta Elias apareceu em um período critico da história de Israel. Época em que Acabe, influenciado por Jezabel, sua maléfica esposa, fez de tudo para eliminar a adoração a Javé em israel. Mas o próprio Deus, usando o profeta Elias, entrou no conflito e decisivamente derrotou os deuses pagãos, trazendo o povo de volta a verdadeira fé. Em tempos de apostasia, quando imperam a rebeldia insolente e a dureza de coração contra os mandamentos do Senhor, o Todo-poderoso sempre envia seus profetas para combater o sistema religioso corrupto e proclamar o autêntico sentido e o propósito do seu reino (1 Rs 17.1).


Na lição deste domingo, estudaremos a respeito de dois personagens importantes no livro de 1 Reis: Acabe, o rei que entrou para a história 
como um dos mais perversos reis de Israel; e o profeta Elias, um homem de Deus que não se calou diante dos erros da monarquia, mas foi a voz do Senhor bradando no meio do Seu povo. 

Acabe casou-se com a ímpia Jezabel e os resultados foram a fome e a miséria, consequências de uma grande seca em Israel.

🎯 Objetivo: Mostrar algumas qualidades de Elias.

📚Material: Um quadro.
Procedimento: Sugerimos para a aula de hoje que você reproduza o quadro abaixo e ressalte as qualidades do profeta Elias e as de Acabe. 

Enfatize que Deus sempre retribui àqueles que lhe são fieis e aos infiéis também. 

A infidelidade ao Senhor sempre traz sérios prejuízos, caso não haja arrependimento. Peça que os alunos citem  algumas características de Acabe e Elias. 

📋 O quadro abaixo é somente uma sugestão, pois sabemos que as qualidades de Elias são muitas, como, por exemplo, zelo em promover a adoração ao Deus de Israel e em condenar a idolatria; clareza e assertividade em suas sentenças; fidelidade e coragem (2Rs 1.9-12).
Ensinador Cristão.


INTRODUÇÃO

Acabe foi um dos mais perversos reis de Israel. Durante seu reinado, ele permitiu que seus terríveis pecados o desviassem completamente dos mandamentos sagrados e do temor a Deus (1 Rs 16.30). Além da desobediência já instalada em seu coração, casou-se com a ímpia Jezabel, que o induziu aos caminhos de morte (1 Rs 16.31). Suas grande seca em Israel, episódio que, mais tarde, o colocou frente a frente com o profeta Elias (1 Rs 17.1).

QUEM FOI ELIAS? (TEXTO E GRÁFICO)
ELIAS é a transliteração da forma grega do nome hebraico eliyyahu, onde há uma combinação com os nomes divinos Yahweh e E/. O nome poderia ser traduzido por "Yahweh é (meu) Deus", À semelhança de Melquisedeque (Gên. 14:18: Heb. 7:3), Elias aparece no texto bíblico sem qualquer menção a pai, mãe ou' árvore genealógica. Essa circunstância tem ocasionado muitas especulações inúteis, incluindo a invenção de mitos e lendas que circundam essa figura.

"Elias foi uma daquelas grandes vidas humanas que desafiam qualquer explicação natural. Elias foi um homem cujas ações e realizações não conseguem ser explicadas em termos humanos. Muitos escritos e tradições orais surgiram, na tentativa de descrevê-lo e explicá-lo. Isso sempre acontece quando algum gênio criativo, religioso ou cientifico, aparece entre os homens. Alguns homens não podem ser explicados, em face do que acontece a eles, desde o nascimento até que chegam à idade adulta. Há poderes maiores em operação.

Elias foi um precursor dos profetas e os escritos dos profetas, a partir de seus dias. adquiriram imensa proeminência nas Escrituras. Ele deu um tremendo exemplo de poder espiritual e de busca pela verdade, pela justiça e pela santidade em Israel, tudo que veio a tornar-se temas dos profetas que se seguiram. Além dos feitos históricos em sua vida, Elias ocupa um importante papel na tradição geral das Escrituras. trecho de Malaquias 4:5 prediz que Elias reapareceria, a fim de cumprir uma outra missão, antes do grande e terrível dia do Senhor. Essa predição tornou-se uma tradição do judaísmo e foi transferida para o Novo Testamento. João Batista foi identificado como Elias, por alguns e, provavelmente. ele se referiam aquelas predições bíblicas, Ver Luc. 17. Ver, igualmente, Mat. 11:14 e 17:10-13. Seja como for, é uma doutrina cristã comum que ele reaparecerá nos últimos dias. A passagem de Apocalipse 11:6 parece identificá-lo como uma das duas testemunhas do Apocalipse, que farão oposição anticristo. O poder demonstrado por Jesus era tão grande que alguns pensaram que Ele fosse Elias, que voltara (Mat. 16:14; Mar. 6:15; 8:28).
Lembremo-nos, porém, que Elias seria apenas o precursor do Senhor, apesar de sua grandeza. Outras Informações. Jesus usou o acolhimento de Elias, por parte da viúva de Sarepta, a fim de ilustrar a falta de fé do povo de Israel (Luc. 4:25,26).
Interessante é observar que Elias se fez presente, juntamente com Moisés, por ocasião da transfiguração de Jesus (Mat. 17:4). Quando Jesus clamou, estando na cruz, «Eli, Eli, lemâ sabactâni» (Mt. 27:46), alguns pensaram que ele estivesse invocando Elias. Ver Mat. 27:46-49. Paulo, quando falava acerca do remanescente de Israel, reservado pela graça divina (pela eleição), ilustrou o caso com os sete mil da época de Elias, que não tinham dobrado os joelhos diante de Baal (Rom. 11:2).
Há um Elias, referido em I Crônicas 8:27. como um dos chefes da tribo de Benjamim. Seria o mesmo profeta Elias? Alguns estudiosos pensam que sim". (Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. R. N. Champlin)

PONTO CENTRAL

É essencial estar em alerta diante dos chamados de Deus ao arrependimento.


1 – O CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL

1. Consequências de escolhas


Acabe induziu o povo a se aprofundar no pecado da idolatria de maneira bem mais intensa que os reis que o antecederam. Além disso, cometeu o crasso erro de se casar com uma princesa do reino de Sidom, chamada Jezabel. Essa mulher era devota de Baal e Aserá, dois deuses adorados pelas nações vizinhas de Israel (1 Rs 16.31; 18.19). Essa princesa dos sidônios incitou tanto a maldade em Acabe que ele chegou ao ponto de se vender para fazer o que era mau aos olhos do Senhor (1 Rs 21.25).


Para ler, refletir e mudar!

Jezabel nunca foi usada na Bíblia como sinônimo de mulher que se adorna.

Chamar as irmãs da igreja de Jezabel por conta do uso de adornos?

Quem nunca viu isso, especialmente de pessoas leigas, membros ou líderes de igrejas rigorosas quanto aos usos e costumes? O comentarista da Lição de Adultos da CPAD, pastor Claiton Pommerening, foi muito feliz em sua observação e correção, conforme consta no livro de apoio (página 39). Esta explicação é importante e necessária, dentro da Lição da EBD desta semana!

2. A rainha perversa.

Dentre tantas perversidades, Jezabel destruiu os profetas do Senhor (1 Rs 18.4), ameaçou a vida de Elias (1 Rs 19.2), ordenou injustamente a morte de Nabote para satisfazer a ganância do marido (1 Rs 21.10), e ainda praticou a prostituição e a feitiçaria (2 Rs 9.22). O trágico fim de Jezabel foi profetizado por Elias. O homem de Deus disse que ela não seria sepulta da, mas que os cães a devorariam, pois sua maldade e abominação contrariaram a justiça divina (1 Rs 21.23-27). Deus é misericordioso, mas julga com rigor àqueles que insistem em permanecer na prática do mal.


REI ACABE  (estudo e gráfico)

Significado em hebraico, "irmão do pai"  Era Filho de Onri e sétim o rei de Israel. Reinou por vinte e um anos, entre 918 e 897 A.C.  aproximadamente.

Sétimo rei de Israel, filho e sucessor de Onri. No livro dos Reis ele aparece tanto como um rei politicamente forte, como  espiritualmente fraco. No aspecto secular, era capaz de conquistar o respeito tanto de amigos como de inimigos. No aspecto religioso, suas práticas de sincretismo traduziram a perdição da casa de Onri. Seu reino foi registrado como tendo durado 22 anos 

O casamento com Jezabel, com finalidade política, resultou em uma mistura de bênção e maldição. A aliança concomitante com Etbaal, rei dos sidônios (1 Rs 16.31) e pai de Jezabel, trouxe uma onda crescente de comércio, riqueza e da classe dos mercadores de Israel. Entretanto, Jezabel trouxe consigo uma forma de baalismo que entrou em choque direto com a adoração ao Senhor.

Com zelo fanático, ela forçava o culto associado a Baal-Melcarte e Aserá, e gradualmente envolveu Acabe através de seu implacável vigor. Mais tarde, Acabe introduziu essa forma de baalismo em Judá, concedendo a mão de sua filha Atalia em casamento a Jeorão, filho de Josafá.

Nem Acabe, nem Jezabel, foram capazes de se manter isentos de oposição. Elias, o tisbita, aparecia repetidamente como uma consciência acusadora. Ele parecia o campeão dentre os homens comuns ao se defrontar com Acabe na vinha de Nabote. Foi também o campeão do culto a Deus na vitória alcançada no Monte Carmelo.

Embora as histórias de Elias mostrem Acabe como uma pessoa fraca e dominada por Jezabel, outros aspectos de seu reinado revelam seus pontos fortes. Suas atividades no setor de construções foram extensas e notáveis. Em Samaria, ele continuou a construção iniciada por seu pai Onri. Escavações feitas nesse local mostram como eram fortes os muros que mais tarde iriam suportar três anos de cerco. Marfins lavrados de Samaria nos dão exemplos da mobília que foi enviada à sua “casa de marfim” em Jezreel. Foi durante o seu reinado, e possivelmente sob suas ordens, que a cidade de Jericó foi reconstruída por Hiel de Betei. Outras cidades também foram reconstruídas e fortificadas durante esse período.

O reinado de Acabe foi uma época de constantes conflitos internacionais. A Bíblia Sagrada mostra Acabe lutando contra o reino Sírio de Damasco (1 Rs 20), lutando com eles contra os assírios na batalha de Qarqar (registros de Salmanezer III) e, finalmente, aliado a Judá contra Ben-Hadade da Síria, em Ramote-Gileade (1 Rs 22). Nessa batalha, para recuperar Ramote-Gileade dos sírios, Acabe foi atingido por uma flecha lançada ao acaso. O rei morreu e seu Teino declinou rapidamente depois de sua morte. Moabe e outras áreas que lhe eram sujeitas se rebelaram e passaram a ser independentes de Israel (2 Rs 1.1).
(Enciclopédia de bíblia e teologia. Dicionario Wycliffe)


SÍNTESE DO TÓPICO I

Deus é rico em misericórdia, porém, pode ser impiedoso contra aqueles que perseveram em se manter na prática do mal.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Relacione na lousa as várias formas de idolatria discriminadas abaixo. A seguir, leia com seus alunos as referências indicadas, não esquecendo de estabelecer as diferenças entre os falsos deuses reverenciados por Israel no passado e os ídolos condenados pelos apóstolos no Novo Testamento, como a cobiça e a glutonaria. Deixe claro para seus alunos que, independente da forma e motivos, a idolatria é odiosa e abominável ao Senhor.

FORMAS DE IDOLATRIA NA BÍBLIA

a) A adoração a imagens (Is 44.17).
b) O oferecimento de sacrifícios a imagens (Sl 106.38).
c) A adoração a deuses falsos (Dt 30.17: Sl 81.9).
d) O serviço prestado a outros deuses (Dt 7.4).
e) O temor a outros deuses (2 Rs 17.35).
f) A adoração ao verdadeiro Deus, mas por meio de alguma imagem (Ex 32.46: SL 10.6,18,20)
g) A adoração a demônios (Mt 4.8.10: 1 Co 10.20).
h) Manter ídolos no próprio coração (Ez 14.3,4).
i) A adoração aos espíritos dos mortos (Sl 106.28).
j) A cobiça (Ef 5.5; CL3.5).
k) A sensualidade (Fp 3.19).


II – ELIAS PREVE A GRANDE SECA

1. A intervenção divina.


Em razão de sua idolatria e atrocidades, Acabe é considerado o pior rei de todo o Israel (1 Rs 16.33). Por causa de seus atos per versos e pecaminosos, o profeta Elias, em obediência a Deus, confrontou esse rei e lhe deu a sentença de que não mais haveria chuva, a não ser pela palavra do profeta, dada por Deus (1 Rs 17.1). Com a seca veio a fome, porém, nem mesmo diante de tal situação Acabe se arrependeu dos seus pecados diante de Deus.

MOISÉS E ELIAS: MORTE OU TRASLADAÇÃO?

Na boa intenção de querer estabelecer um paralelo entre o ministério de Elias e o de Moisés, o comentarista da Lição, Claiton Pommerening, acabou se excedendo nas comparações feitas entre ambos os profetas no livro de apoio (pág. 42), vindo a cometer um erro e uma contradição. Ele fala da morte de Moisés "bem como a de Elias" (porém, Elias não morreu, ele foi arrebatado! - 2Re 2.11), e em seguida se contradiz: "certamente ambos foram trasladados e não viram a morte" (porém, a Bíblia é clara ao dizer que Moisés morreu e foi sepultado pelo Senhor, ainda que seu sepulcro seja desconhecido - Dt 34.1-6). Somente Elias foi trasladado ou arrebatado (como Enoque já tinha sido outrora - Gn 5.24; Hb 11.5).

Aproveitando o ensejo, corrigimos também um pequeno detalhe (que acreditamos ter ocorrido no processo de edição da revista): o uso da palavra "conserto" no Texto Áureo da Lição 3 de Adultos/CPAD. No referido texto de Deuteronômio 7.9, a grafia correta da palavra é "concerto" (nesse contexto, sinônimo de aliança, acordo, compromisso). Conferir o texto na versão Almeida Corrigida.

Ficam feitas as correções para que não se reproduza o erro em sala de aula. "Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo..." (Efésios 4.15).

2. O preço da obediência a Deus.

O episódio da seca em Israel demonstra que todo homem e mulher de Deus precisam ter fé e coragem para enfrentar os resultados de sua obediência ao Senhor. No caso de Elias, ele teve de enfrentar as dificuldades da falta d’água e alimento e mais tarde, fugir de Acabe e Jezabel, que o ameaçaram de morte (1 Rs 19.2). Entretanto, apesar das dificuldades pelas quais passou o profeta, a bondade e o cuidado de Deus o acompanharam, pois foi alimentado por corvos com pão e carne duas vezes ao dia (1 Rs 17.6). E, quando a água do ribeiro de Querite secou, o Senhor mais uma vez o sustentou usando a viúva de Sarepta (1 Rs 17.9).


👆🏻👉🏻ELIAS, O PROFETA DO FOGO. (GRÁFICO E RESUMO)*

Fatos acerca de sua origem e aparência. Nada se sabe acerca de seus pais. Era Tisbita, de Tisbe. E uma das mais extraordinárias e comoventes personagens da história bíblica. Era simples em aparência e no vestir. Como tal é um protótipo de Joao Batista, 2Rs 1:8; Mt 3:4.

Os principais acontecimentos de sua vida apresentam uma serie de comovedoras cenas pitorescas. 

🎞️ Primeira cena. Sua aparição não anunciada ante o idólatra rei Acabe a fim de anunciar uma prolongada seca, 1Rs 17:1.
🎞️ Segunda cena. No deserto junto ao ribeiro de Querite, aonde fora por ordem divina, e era sustentado com alimentos trazidos por corvos, 1Rs 17:2- 6. Aqui sua fé é provada ao secar-se o ribeiro, 1Rs 17:7.
🎞️ Terceira cena. Em Sarepta. Nos arredores da cidade castigada pela fome, uma viúva recolhia lenha para cozinhar sua Ultima refeição. Deus envia a ela o profeta a fim de ser alimentado, 1Rs 17:8-9. Em sua chegada pede que lhe deem água para beber e pedaço de pão. Ela lhe diz que suas provisões estão reduzidas a um punhado de farinha e a um pouco de azeite numa vasilha, 1Rs 17:12. Naquele momento a divina frase "Não temas" é dita, e a promessa de abundantes provisões ate que passe a fome na cidade, 1Rs 17:13-14.
🎞️ Quarta cena. No aposento superior da casa da viúva de Sarepta. 0 sofrimento da fome foi demasiado grande para seu filho, e ele jazia morto em frente ao profeta. Vemos, então, como Elias por meio de grande esforço, em oração, traz o menino de volta a vida, 17:17-24. 
🎞️ Quinta cena. Os falsos profetas reúnem-se. Elias aparece subitamente ante o rei Acabe e lhe ordena que convoque os falsos profetas a reunirem-se no monte Carmelo, 1Rs 18:17-19.
🎞️ Sexta cena. Elias com os falsos profetas No monte Carmelo.
1️⃣ O profeta pede ao povo que tome uma decisão acerca de Deus e desafia aos profetas de Baal para uma prova de fogo, 1Rs 18:20-24.
2️⃣ 0 fracasso dos falsos profetas, vv.26-29.
3️⃣ Depois da oração de Elias, o fogo divino desce e consome o sacrifício, vv.30-38.
4️⃣ O veredito do povo é que o Senhor do verdadeiro Deus. A destruição dos falsos profetas, vv.39- 40.
🎞️ Sétima cena. 0 fim da seca. A oração de Elias pela chuva. 0 profeta corre adiante do rei até Jezreel, 18:41-46.
🎞️ Oitava cena. O profeta está debaixo de um zimbro no deserto, depois de fugir da ira da rainha Jezabel. Desanimado e exausto, deseja mover, mas alimentado por um anjo e continua seu caminho até o monte Horebe, 19:1-8.
🎞️ Nona cena. O profeta queixa-se perante o Senhor. Tem uma nova e melhor revelação do caráter e dos métodos de Deus, (19:9-13) 0 Senhor ordena-lhe que unja a dois possíveis reis e a seu próprio sucessor, 19:19- 21.
Decima cena. Em uma fazenda em Abel-Meold.  Elias encontra a Eliseu orando e coloca seu próprio manto sobre ele, para indicar que este agricultor estava sendo chamado para ser seu sucessor, 19:19-21.
🎞️ Décima primeira cena. Na vinha de Nabote. O profeta encontra o rei Acabe tomando posse da herança pela qual havia assassinado a Nabote. Elias pronuncia sentença sobre o malvado rei e sua esposa, 21:17-24. 
🎞️ Décima segunda cena. O rei envia duas companhias de soldados para capturar o profeta, mas Elias pede fogo do céu e os destrói, 2Rs 1:1-12; mais tarde ele anuncia a condenação do rei idólatra, v.16.
🎞️ Décima terceira cena. A última viagem de Elias. Acompanhado por Eliseu, viajam através do país até chegarem ao rio Jordão, onde Elias golpeia as águas com seu manto, e ambos o cruzam em terra seca. Enquanto conversam, Eliseu formula seu pedido de despedida. Subitamente um carro de fogo separa os dois amigos e Elias é levado por um redemoinho ao céu, 2Rs 2:1-11.
🎞️ Décima quarta cena: No monte da Transfiguração, Elias reaparece com Moisés e conversa com Cristo, Mt 17:3.
(Fonte: Bíblia de estudo THOMPSON)

3. Deus sempre cuida dos seus filhos.

Na casa da viúva, Elias realizou o milagre da multiplicação da farinha e do azeite. A mulher argumentou que dispunha apenas de uma pequena quantidade desses ingredientes para alimentar a si e ao seu filho. Mesmo diante desse triste cenário, o profeta pediu que ela fizesse primeiro um bolo para ele. A viúva obedeceu a ordem de Elias e lhe preparou a comida. A partir daí, pela palavra do Senhor, nada faltou para aquela família até o fim da seca (1 Rs 17.14). Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17,18; 24.21: 26.12: Sl 68.5: 146.9).

SÍNTESE DO TÓPICO II

O Senhor sempre cuida de seus filhos. Não importa quão dificil seja o caminho, Deus suprirá todas as suas necessidades.

SUBSÍDIO DEVOCIONAL

“1 Rs 17.13-16-Quando a viúva de Sarepta encontrou Elias, pensou que estivesse preparando sua última refeição. Mas um simples ato de fé realizou o milagre. Ela confiou em Elias e lhe deu tudo o que tinha de comer. A fé é o passo entre a promessa e a certeza. Os milagres parecem extremamente fora de alcance para a nossa fé frágil Mas cada milagre, grande ou pequeno, começa com um ato de obediência. Não podemos ver a solução até que demos o primeiro passo de fé.”

1 Rs 17.17 – Mesmo depois que Deus realiza um milagre em nossas vidas, nossos problemas podem não estar terminados. A fome era uma experiência terrível, mas o pior ainda estava por vir. A provisão de Deus nunca é dada para que descansemos nela. Precisamos confiar nEle ao enfrentar cada provação” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.728,729).



III – O ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE

1. Um coração endurecido.


A idolatria e a insistente desobediência do rei de Israel provocaram, da parte de Deus, uma grande seca que durou muito tempo (1 Rs 17.1). A total falta de discernimento espiritual para perceber o que Deus estava fazendo através Elias, e a impossibilidade de se arrepender, mesmo com todas as evidências de que ele era o culpado de todos os males que estavam acontecendo (1 Rs 18.17.18), fizeram com que consequências ainda mais graves viessem sobre a nação. A primeira palavra que o rei di rigiu a Elias foi de acusação: “És tu o perturbador de Israel?” (1 Rs 18.17b). Seu coração estava tão endurecido em razão da recorrência do pecado, que não havia mais jeito de ele voltar atrás e rever seu deplorável estado espiritual.


👆🏻👉🏻ENSINOS BÍBLICOS SOBRE A IDOLATRIA*
(gráfico e estudo)

O segundo mandamento da lei de Deus proíbe qualquer forma de idolatria. Ver Ex. 20:3-5.  A idolatria dos hebreus, quando ocorria, não só incluía a adoração a deuses falsos, mediante imagens ou sem elas; mas também a adoração a Yahweh, embora através de símbolos visíveis (Os. 8:5,6; 10:5). No Novo Testamento, qualquer coisa muito desejada, que suplante a comunhão com Deus ou a impeça, é considerada idolatria (I Cor. 10:14; Gal. 5:20; Col. 3:5)
                               
A teologia moral cristã insiste em que qualquer desejo desordenado, que veia o objeto de tal desejo como a fonte última do bem e a base do bem-estar do indivíduo, é idolatria.

OS IDOLOS E AS IMAGENS

Um ídolo representa alguma divindade, ou entidade é aceito como se tivesse qualidades divinas por si mesmo. Em qualquer desses casos, aquele objeto recebe adoração. Contudo, é possível haver urna imagem, sem que essa seja adorada, como no caso dos querubins que havia no templo de Jerusalém. Sem dúvida, esses querubins não eram adorados, formando uma exceção acerca da proibição de imagens. Uma imagem também pode ser um amuleto que é concebido como dotado de alguma forma de poder de proteger, de ajudar ou de permitir alguma realização; mas um amuleto não é necessariamente adorado. Isso posto, apesar de representar alguma crença supersticiosa, um amuleto não é obrigatoriamente uma forma de idolatria. E, naturalmente, é possível a posse de uma imagem esculpida ou urna pintura, representando algum santo ou herói religioso, sem que a mesma seja adorada, por ser apenas um lembrete de que se deveria emular as qualidades morais e espirituais de tal santo. 

Por outro lado, quando tais imagens são «veneradas-, então é provável que, na maioria dos casos, esteja sendo praticada a idolatria. As estátuas dos mestres jainistas e confucionistas são comuns; mas nunca são veneradas corno deuses ou poderes divinos. Eles são relembrados como grandes mestres, e suas imagens são apenas memoriais desse fato. As divindades da natureza, com frequência, eram adoradas sem o uso de quaisquer objetos materiais; mas, quando os homens começaram a pensar nos deuses como espíritos, e esses habitando nos mais variados objetos, então todo tipo de objeto e representação material passou a ser adorado. Assim, o sol, a lua e as estrelas eram concebidos corno lugares de habitação de divindades, como se fossem as próprias divindades, razão pela qual eram adorados diretamente. Algumas vezes, as imagens só são adoradas mediante alguma forma de cerimônia, que, supostamente, lhes transmitiria vida, ou seja, fazem delas manifestações localizadas de alguma divindade.

O esforço por retratar os imaginários poderes de alguns deuses têm criado imagens fantasticamente grotescas. As religiões da Babilônia e do Egito levavam a sério a ideia de que um deus ou espírito divino podia residir em algum objeto material. O hinduísmo e o budismo têm feito intenso uso de ídolos para ajudar o povo comum a adorar. Os elementos mais intelectuais dessas religiões asseveram que as imagens de escultura são meras representações das divindades; mas, ao nível popular, essa delicada distinção inexiste, conforme se vê na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa Oriental. O islamismo destruiu todos os ídolos em Meca, proibindo a feitura de qualquer representação material do ser divino. O zoroastrismo, embora inclua formas de idolatria, nunca representou a divindade com forma humana.        
          . 
Não houve nenhum período da história dos hebreus em que esse povo estivesse isento da atração exercida pelos ídolos. Raquel tomou os terafins (deuses domésticos, representados por figurinhas de barro) com ela, quando Jacó e seus familiares fugiram de Labão (Gên. 31:34). Os israelitas adoraram aos [dolos do Egito durante sua jornada ali, e não desistiram deles - nem mesmo quando foram tirados da escravidão por Moisés (1os. 24:14; Eze. 20:8-18). Esse autor continua a fim de mostrar a idolatria através de toda a história de Israel: no Sinai (Êxo. 32), em suas vagueações pelo deserto (Num, 25:1-3; 31:16), imediatamente antes de entrarem na Terra Prometida (Deu. 4:15-19), no tempo dos juízes de Israel (Jui. 2:11-13; 6:25-32; 8:24-27), no tempo de Salomão, através da influência de suas muitas esposas estrangeiras (I Reis 11:1-8), no tempo de Jeroboão, quando houve a adoração ao bezerro de ouro (I Reis 12:25·33), durante o reinado de Reboão, em Judá (I Reis 14:21-24), sob Acabe, em Israel (I Reis 16:32), o que levou Elias a desafiar tal idolatria (I Reis 14:21-24), nos dias do profeta Amós (Amós 5:26), nos dias de Oséias (Osé. 2:16,17; 8:4-6), nos dias de Isaías (Isa. 2:8; 40:18-20; 41:6; 44:9-20), nos dias de Jeremias (Jer. 2:23-25; 10:2-10; 11:13; 23:13,14). E talvez uma das razões pelas quais aqueles que retornaram do cativeiro babilônico tiveram de desfazer-se de suas esposas estrangeiras, com as quais se tinham casado, eram as práticas idólatras que elas haviam introduzido em suas famílias (Eze. 10:3,19). 

No Novo Testamento, Jesus estendeu os pecados até os seus íntimos motivos (Mal. 5:21 ss). Assim, no caso da idolatria, qualquer coisa que ocupe excessivamente o nosso tempo, às expensas da espiritualidade, é uma manifestação de idolatria (Efé. 5:5; Col. 3:5; Fil. 3:19, onde a glutonaria é especificamente mencionada). (Enciclopédia de Bíblia e teologia – R. N. Champlin)

CONHEÇA MAIS: A semelhança de Melquisedeque, Elias aparece no texto biblico sem qualquer menção a pai, mãe ou árvore genealógica. Sem qualquer menção concernente à sua chamada ou passado, ele [Elias] emerge subitamente da cidade de Tisbe de Gileade com a missão de enfrentar a corrente do baalismo fenício que ameaçava varrer completamente a religião já vista, ou seja, o culto a Yahweh, do Reino do Norte. O nome de Elias significava ‘Yahweh é Deus. Mesmo que ele fosse designado como ‘Profeta, a expressão que se emprega com mais frequência para descrevê-lo é a de “homem de Deus.” Para saber mais leia: Introdução do estudo do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.245.

2. A sequidão espiritual do rei.

Sempre que alguém se torna um contumaz pecador, de modo a não mais discernir os intentos do próprio coração, como aconteceu a Acabe, algo muito grave acontece: a sequidão espiritual. O pior é que não somente o apóstata sofre as consequências disso, mas todas as pessoas que dependem dele (1 Rs 17.1).


👆🏻👉🏻A IDOLATRIA DO CORAÇÃO
(devocional)

Dizia Calvino que o "coração do homem é uma fábrica de ídolos" Faz sentido. Visto que tudo que existe em termos de ídolos, vem da fértil imaginação humana. Vem do anseio do homem em ADORAR a algo maior do que ele sem que ele saiba o que ou quem é na verdade. Por isso os atenienses construíram um altar ao Deus desconhecido. Temiam eles que, em seu panteão de deuses, alguém pudesse ficar de fora.

É como uma cena do filme MADMAX estrada da fúria onde, em momento de perigo, uma das personagens faz um tipo de oração esquisita com gesticulações estranhas. A outra colega lhe indaga:

- O que você está fazendo?
- Orando para pedir ajuda.
- E para quem você está orando?
- Para quem puder ouvir.

O desejo de adoração pode ser legítimo, pois é correto e lógico aceitar a ideia de um SER SUPREMO que é criador e está no controle de tudo. O problema é que os HOMENS mesmo é quem criam seus ídolos do coração e estes se EXTERIORIZAM em forma de imagens quer sejam PINTADAS ou ESCULPIDAS. Essa relação idolátrica com as imagens se dá, em parte, pela superstição que se tem em relação aos ídolos. 

📝 Vamos colocar em uma sequencia para fins didáticos:

1️⃣. Os homens criam os ídolos, as imagens visto que possuem o desejo da adoração.
2️⃣. Os homens atribuem poderes aos mesmos ídolos que criaram
3️⃣. Os ídolos apresentam algum tipo de manifestação espiritual ao devoto.
4️⃣. Tal manifestação espiritual (uma visão, um sonho, uma aparição, um milagre, um fenômeno sobrenatural) faz com que o devoto ACREDITE na REALIDADE do IDOLO adorado.
5️⃣. Acreditando nessa realidade, por causa das manifestações sobrenaturais, os DEVOTOS prestam todo tipo de CULTO às divindades no intuito de AGRADÁ-LOS obtendo favores.
6️⃣. Tal propiciação idolátrica faz com que os devotos adquiram uma relação SUPERSTICIOSA com o ÍDOLO. Neste sentido, o poder de manipulação está com o devoto, não necessariamente com o ídolo. Por tal motivo os homens os criam e os adoram. Querem deuses que possam ser controlados de certa forma.
7️⃣. Em última análise, os ídolos são manifestações do que está no coração humano. Por isso, eles tem as mesmas falhas, erros morais dos homens.
8️⃣. Dentro do exposto, existe ainda a INTROMISSÃO dos PRINCIPADOS e POTESTADES. Dos seres espirituais da maldade nos lugares celestiais que estão a observar o que está no coração humano. Tal intromissão pode ser vista nas MANIFESTAÇÕES espirituais onde esses seres, assumem as CARACTERÍSTICAS espirituais dos IDOLOS.
9️⃣. Tais manifestações são um motivo pelo qual os devotos os adoram e acreditam neles. veja por exemplo, as manifestações nas religiões espiritualistas e nos cultos marianos. Tem sido assim desde os tempos imemoriais. Não se deve esquecer que o adversário se transfigura em anjo de Luz para enganar.

COMO ENTENDER A IDOLATRIA QUANTO A DEUS?

1️⃣. Deus não pode ser CARACTERIZADO com nenhum tipo de representação idolátrica.
2️⃣. Deus, por sua TRANSCEDÊNCIA não foi e nunca será visto por qualquer ser humano.
3️⃣. A compreensão de um Deus transcendente não nos permite entender sua mente. Ninguém pode decifrá-lo. Isto faz a diferença entre Deus e os demais "deuses".
4️⃣. A razão pela qual Deus condena a idolatria é o fato de que, ELE SABE que nenhum deus, além dele, existe. 
5️⃣. Se não existe deus além do Deus de Israel, então significa que todas as DIVINDADES existentes até hoje são eminentemente FALSAS. Elas são representações operadas por seres caídos.
6️⃣. Há uma promessa divina que um dia TODOS OS DEUSES CAIRÃO.

Concluindo, diremos que IDOLATRIA é tudo que toma o lugar do único Deus verdadeiro em nosso coração. Tudo mesmo. Até mesmo maus sentimentos como ódio, egoísmo, ganância, inveja, vaidade, amargura ou raiva.
Devemos encher nosso coração de AMOR. Amor de Deus, adorando-o em todo tempo.

SÍNTESE DO TÓPICO III

A seca espiritual nos sobrevém quando atingimos o ápice da falta de comunhão com Deus.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

“17.1-NEM ORVALHO NEM CHUVA HAVERÁ. Elias, na qualidade de mensageiro de Deus, pronunciou uma palavra de juízo da parte do Senhor contra a nação rebelde de Israel. Deus ja reter a chuva durante três anos e meio (cf. Dt 11.13-17). Esse juízo humilhava Baal, pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável pela abundância nas colheitas. O NT declara que essa seca em Israel resultou das ferventes orações de Elias (Tg 5.17)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.550).


CONCLUSÃO

Apesar da grande misericórdia de Deus sobre o rei Acabe, permitindo que o profeta Elias o exortasse a retornar aos caminhos do Senhor, ele acabou levando seu reino à ruina. Não podemos permitir que a ignorância e a sequidão espiritual nos atinjam. Para isso, precisamos estar atentos à convocação divina ao arrependimento.

Há um princípio eterno nas Escrituras Sagradas:  
"Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna" (Gl 6.8).

Em outro trecho das Escrituras, o apóstolo Paulo diz: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 6.23).

Esses dois trechos bíblicos mostram com clareza uma relação clara de causa e efeito: para todo pecado há uma consequência. Esse é o pano de fundo da presente lição.
 
O Resumo da Lição 
O primeiro tópico da lição busca apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel. Esse casal protagonizou as piores maldades que uma família real praticou em Israel. 
 
O fim de sua vida revela a consequência do caminho que decidiu trilhar. 

Esse episódio nos ensina que Deus é rico  manter-sem misericórdia, porém, pode derramar a sua ira contra os que perseveram em manter-se na prática do mal.
 
Por outro lado, o segundo tópico mostra que o caminho de obediência a Deus traz consigo o cuidado do Senhor. 

Ele não nos desampara. Vemos isso no episódio na vida de Elias em relação a grande seca, e quando por intermédio desse profeta Deus supriu a necessidade da viúva. 

É um princípio maravilhoso que encontramos nessa santa história: não importa quão difícil seja o caminho, Deus suprirá toda as nossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Fp 4.19).
 
O terceiro tópico mostra que um coração endurecido traz sequidão espiritual, a ausência de sensibilidade para as coisas espirituais. A vida no pecado tem essa capacidade de fazer separação entre Deus e os homens (Is 59.2).

Quando isso acontece o crente esfria, enfraquece e pode chegar ao estado de apostasia.
 
Aplicação 
Por isso a lição nos propõe algumas reflexões. 
A primeira: a vida de pecado traz consequências sérias  
(Gl 6.8; Rm 6.23). Por isso, devemos tratar o pecado com seriedade. Fugir dele, lutar em oração, andar no Espírito para fazer a vontade de Deus.
 
A segunda: É preciso incentivar uma vida de obediência a Deus. Há verdades claras que devem ser vividas integralmente; do contrário, o nosso Senhor disse que seríamos como o homem que construiu a sua casa na areia (Mt 7.26). 

Obedecer é melhor que o sacrificar (1 Sm 15.22).
 
E, finalmente, mostre que uma vida de pecado traz sequidão espiritual, mas a obediência a Deus traz uma vida cheia de seu Espírito (Gl 5.25).

PARA REFLETIR

A respeito de “Acabe e o Profeta Elias”, responda:

Por que o rei Acabe é considerado um dos mais perversos reis de Israel? Por conta de suas atrocidades, e por permitir que seus terríveis pecados o desviassem completamente dos mandamentos sagrados e do temor a Deus.

Quais perversidades foram praticadas por Jezabel? Destruiu os profetas do Senhor (1 Rs 18.4), ameaçou a vida de Elias (1 Rs 19.2), ordenou injustamente a morte de Nabote (1 Rs 21,10), e praticou a prostituição e a feitiçaria (2 Rs 9.22).


O que a história da viúva de Sarepta nos ensina? Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17-18; 24.21;26.12; Sl 68.5;146.9).

Qual foi a consequência da idolatria e da insistente desobediência do rei de Israel? Deus enviou uma grande seca que durou muito tempo (1 Rs 17.1).

O que acontece quando alguém se torna um pecador contumaz? A sequidão espiritual.

CONTEÚDO EXTRA PARA AUXILIAR DURANTE A AULA:









COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 03 - Acabe e o profeta Elias - 18 de Julho de 2021
Lição 03 - Acabe e o profeta Elias - 18 de Julho de 2021
Lição 03: Acabe e o Profeta Elias. EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpXH3eywEn4G9rpZErwQClPzWieyeVD-IRvZodeAgHXw4_3zdESQvEWkfkwhzTVj9v7OUp2xkonoXuOQbIn4Ki1L5cffppPi4gWXoejyPk2AdZ6xnF1YCzEKH5BBbT_t163EwuKmdUQQQt/w640-h522/45157e8b-0a77-4679-ad2a-60ab62f8c8fa.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpXH3eywEn4G9rpZErwQClPzWieyeVD-IRvZodeAgHXw4_3zdESQvEWkfkwhzTVj9v7OUp2xkonoXuOQbIn4Ki1L5cffppPi4gWXoejyPk2AdZ6xnF1YCzEKH5BBbT_t163EwuKmdUQQQt/s72-w640-c-h522/45157e8b-0a77-4679-ad2a-60ab62f8c8fa.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2021/07/licao-03-acabe-e-o-profeta-elias-18-de.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2021/07/licao-03-acabe-e-o-profeta-elias-18-de.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy