MEMÓRIA EM AÇÃO “ […] podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. ” (Hebreus 10.23b) OBJETIVO Que o aluno saiba que não podemos p...
MEMÓRIA EM AÇÃO
“[…] podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas.” (Hebreus 10.23b)
OBJETIVO
Que o aluno saiba que não podemos perder a fé nas promessas de Deus, pois Ele sempre cumpre sua Palavra.
PONTO CENTRAL
Deus sempre cumpre a sua Palavra no tempo certo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor (a)!
Nesta próxima aula, o Espírito Santo de Deus usará a sua vida para transmitir uma importante lição aos pequeninos: Haja o que houver, passe o tempo que passar, Deus sempre cumpre as suas promessas! Você crê nisso de todo o coração? “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenha por tardia; mas é longânimo para convosco […]” (2 Pe 3.9a).
Sabemos que, muitas vezes, a espera pode se tornar angustiante, frente a nossa ansiedade e imediatismo – tão exacerbados na sociedade presente, não é mesmo? Por isso mesmo, precisamos compreender que “o caminho” até a bênção é também abençoador.
É justamente no processo de espera que o Senhor vai aperfeiçoando a nossa fé, caráter, habilidades… Quem sabe, assim como para José, os percalços não estejam sendo usados por Deus, a fim de lhe proporcionar uma experiência crucial para o futuro, uma capacitação humana (técnica ou emocional), um amadurecimento maior em alguma área, cura na alma, alguma mudança ou liberação de perdão que ainda lhe falta…
Seja o que for, creia, há um motivo divino perfeito no seu tempo de espera! É do interesse do Senhor que você não apenas receba a bênção por Ele prometida, como também a administre bem, com a sabedoria necessária quando for cumprida, não se corrompendo diante dela, nem permitindo que a bênção tome o lugar do abençoador em seu coração.
Contudo, enquanto aguardamos “a parte de Deus” no processo, precisamos ir fazendo a nossa. Você sabe qual é a “sua parte”, rumo às promessas divinas? Estudar, trabalhar, se informar, orar, deixar, aquietar etc.
Para algumas pessoas acomodadas, Deus pode estar dizendo: “Ei, desperta! Levanta e faz o que você saber que deve ser feito!” Ao passo que, para outras, pode estar falando: “Solta, entrega, confia, aquieta!” Em ambas as situações o desafio é difícil. Jesus sabia que seria e por isso nos enviou o Consolador. Precisamos buscar constantemente a ajuda e direção do Espírito Santo!
A fim de aprofundar o seu devocional, enquanto se prepara para a próxima aula, deixamos o subsídio abaixo, extraído da obra “As Disciplinas da Vida Cristã”.
Objetivos da oração
“[…] Todos já nos sentimos impulsionados a orar com mais intensidade nos momentos de decisão e de angústias; não podemos viver distanciados da presença divina.
1. Buscar a presença de Deus. ‘Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto Senhor, buscarei’ (Sl 27.8). Seja nos primeiros alvores do dia, seja nas últimas trevas da noite, o salmista jamais deixava de ouvir o chamado de Deus para contemplar-lhe a face. Tem você suspirado pelo Senhor? Ou já não consegue ouvi-lO? O sorriso de Deus é tudo o que você precisa para vencer as insídias humanas.
2. Agradecê-lo pelos imerecidos favores. Se nos limitarmos às petições, nossa oração jamais nos enlevará ao coração do Pai. Mas se, em tudo, lhe dermos graças, até mesmo pelas tribulações que nos sitiam a alma, haveremos de ser, a cada manhã, surpreendidos pelos cuidados divinos. J. Blanchard é mui categórico: ‘nenhum homem pode orar biblicamente, se orar egoisticamente’.
3. Interceder pelo avanço do Reino de Deus. Na Oração Dominical, insta-nos o Senhor Jesus a orar: ‘Venha teu Reino’ (Mt 6.10). No Antigo Testamento, os judeus rogavam a Deus que jamais permitisse que suas possessões viessem a cair em mãos gentias. Basta ler o Salmo 136 para se enternecer com o cuidado dos israelitas por sua herança espiritual e territorial”. (ANDRADE, C. As Disciplinas da Vida Cristã. Como alcançar a verdadeira espiritualidade. RJ: CPAD, 2008, pp.36-38).
O Senhor Jesus abençoe e a sua classe! Ótima aula.
📥ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI (se quiser mais slides e atividades diferentes dessa lição, adquira o acesso vip)


* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.







– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.




Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.

Escolha uma criança para participar da brincadeira. O bambolê estará no chão e, dentro deverá estar escrito a palavra de Deus. prof. falará algumas palavras e as crianças comandarão a criança que está participando para pular para dentro ou para fora do bambolê. Exemplo: ENGANAR (fora)/ VERDADE (dentro)/MENTIRA ( fora)/ VERDADE ( dentro).
Moral: No final, falar que Deus sempre nos transforma de fora para dentro e que, quando estamos na Sua presença, somos transformados.

Jacó, o homem que teve um encontro com Deus
Na história bíblica de hoje vamos ver alguém que também não sabia quem estava tocando nele.
-Perguntar: Se pudesse trocar de nome, como gostaria de se chamar?
Dar tempo para as respostas e depois dizer:
Jacó recebeu um novo nome.
Fiquem atentos para descobrir qual foi.



















Jacó segue caminho para outro lugar, temendo a retaliação de seu irmão.
O sonho de Jacó.
Jacó vai morar com Labão, seu tio, e conhece a Raquel.
Jacó decide casar se, mas é enganado nas núpcias.
Mais longos anos de trabalho, para Jacó conseguir seu ideal.
Jacó finalmente casa-se com Raquel!
Faça o Bem Sem Olhar a Quem!
Após muitos anos de trabalho e a prosperidade alcançada,
Jacó anseia em voltar para sua terra natal.
Jacó separa seus rebanhos e toda a sua riqueza.
Vamos fazer as Pazes!
Deus dá ordem a Jacó que volte para sua família.
Raquel toma para si imagens de escultura, as escondidas!
Labão resolve atacar a Jacó, mas à noite...Deus ordena a ele que não o faça!
Labão procura por seus pertences em vão.
Labão e Jacó estabelecem um acordo de paz e perdão.
Então, como marco, edificam um monumento de pedras!
Um Encontro emocionante!
Após orar Jacó envia presentes a Esaú.
A caminho, em Jaboque, Jacó luta com um anjo.
O encontro dos irmãos foi cercado de forte emoção.
Ambos liberaram o perdão. E choraram.
Agradecendo a Deus!
Certo dia Jacó ouve a voz de Deus que o ordena a habitar em Betel, e que lá edifique um altar de adoração. Ele reúne sua família e estabelece um concerto, então Raquel confessa a fatalidade e entrega as imagens que são enterradas.
Jacó estabelece um altar e a adoração a Deus!
Hoje o nosso altar é a nossa vida,
ou o nosso coração em adoração e louvor a Deus!

Recursos visuais:
Mostrar o coração sujo e dizer:

Satanás sabe disso e, para nos atrapalhar, ele fica dizendo pra nós que não adianta pedir perdão a Deus, que é melhor desistir disso, porque Deus não vai nos abençoar com seu perdão. Jacó sabia que seu coração estava sujo e que merecia morrer. Mas ele sabia também que sua única esperança era receber o perdão de Deus. Ele sabia que deveria se apegar a Deus e por isso ele não desistiu.








Atividade
Recurso Visual:
“A mentira é como uma teia, quanto mais a pessoa mente, mais presa ela fica”. É preciso ligar as figuras que tem a mesma cor, sem que as linhas cruzem entre si. Para não cair na ‘teia’ e seguir pelo caminho da verdade! Deixe que as crianças façam com lápis, pois se errar, tem como apagar (pedir perdão) e prosseguir longe da mentira!


Colossenses 3.23





-Vendar os olhos de uma criança e pedir que outra criança pegue em sua mão.
-A criança com o olho vendado deve acertar quem está tocando-a. Se não acertar, deve trocar com outra criança e o processo deve se repetir.
-Depois de brincar assim por alguns minutos, perguntar: Foi fácil ou difícil conseguir acertar quem estava tocando vocês?

Separe as moedas de acordo com os valores e os brindes em três saquinhos de papel, respectivamente. Nesta história bíblica sobre a ocasião em que Esaú negociou seu direito de primogenitura com Jacó, as crianças vão decidir se querem trocar de brindes ou, estando satisfeitas, ficam com o que já têm. Para iniciar a lição, entregue a moeda de menor valor para cada criança. Durante a história, quando Esaú decide negociar a benção do pai e seu direito de primogenitura por um prato de cozido, as crianças decidirão se querem manter suas moedas ou se vão trocar por outra mais valiosa. Muitos vão querer trocar, porém acabarão descobrindo que as moedas menores são mais valiosas! A lição, retirada da história bíblica fará com que as crianças percebam que os tesouros que Deus nos dá não devem ser trocados nem desperdiçados, pois as consequências serão bem ruins.

Peça que as crianças mostrem suas moedas, e pergunte:
Alguém decidiu fazer a troca? Por quê?
O que faz uma coisa parecer mais valiosa que outra?
Nós sempre enxergamos o valor de uma benção de Deus no momento em que a recebemos?
Diga: Esaú não percebeu o valor de sua benção e do direito de primogênito na hora da fome. Estava obcecado pelo que queria naquele momento. Mas nós queremos aprender a valorizar o que Deus nos dá, ou providencia para nós. Queremos considerá-las um tesouro. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre valorizar o que Deus nos dá. Leia em voz alta Provérbios 15.6a e Mateus 7.6. Depois diga: A Palavra de Deus nos ensina que o Senhor tem muitos tesouros em estoque para nós quando somos fiéis a Ele e o amamos. Quando recebemos Seus tesouros e somos abençoados, não devemos desperdiçar essas bênçãos. Do contrário, teremos grandes problemas no futuro! Devemos segurar com firmeza o que Deus nos oferece, agradecer-lhe o que nos tem dado! Quem ficou com as moedas do início? Elas eram mesmo o maior tesouro!
Dê um brinde para cada criança que não quis trocar sua moeda de menor valor. Diga: Vocês enxergaram um tesouro nas moedas de pequeno valor, mesmo que os outros não as vissem assim - exatamente como Jacó enxergou o direito de primogenitura de Esaú, mesmo que este não enxergasse. Mas agora, como todos vocês sabem que temos um tesouro nas bênçãos de Deus, todos nós somo vencedores! Dê brindes para todas as crianças.
Orem juntos agradecendo a Deus por suas ricas bênçãos e peçam sua ajuda para que todos consigam de apropriar do que Deus nos dá para servi-lo e amá-lo mais. Se houver tempo, cantem "Grandioso és Tu".
VÍDEO
O imperador estava ficando velho e precisava arrumar um sucessor, já que não tinha herdeiros. Ele chamou todos os meninos do reino, deu-lhes sementes e disse que eles deveriam cultivá-las. Quem trouxesse a planta mais bem cuidada, seria seu sucessor. Thai, um menino muito dedicado, plantou as sementes, cuidou delas e fez seu melhor, porém elas não brotavam. Foi pedir conselhos para seu avô, pois o dia de apresentar a planta ao imperador estava se aproximando. O avô disse que Thai deveria ser honesto e explicar ao imperador o que havia acontecido. No dia marcado, todos os meninos compareceram, cada um com uma planta mais linda que a outra. Thai era o único com um vaso vazio. Triste e assustado, ele ficou por último na fila. Porém o imperador não se agradou de nenhuma planta. Quando chegou sua vez, Thai lhe disse que tinha feito seu melhor, mas as sementes não tinham brotado. Inesperadamente, o imperador sorriu e disse que ele era o único honesto, pois as sementes eram estéreis e jamais brotariam. Assim Thai se tornou o sucessor do imperador da China.












Peça a uma das crianças para fazer esta oração.




"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Qualquer dúvida solicitem-me.



















Pra você!!!





- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.




www.escoladominical.net/forum/
pra-silvanaaraujo.blogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
tiahelprecursos.blogspot.com
http://blogdaebi.blogspot.com.
Ganhando crianças para Jesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
tianilma.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
tiasarha.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
ebd.blogspot.com.br
Bíblia infantil
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.


SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:
Quem compromete-se com a EBD não inventa histórias, mas fala o que está escrito na Bíblia!
Quem compromete-se com a EBD não inventa histórias, mas fala o que está escrito na Bíblia!
📩 Receba rápido a sua revista em PDF ou tenha o acesso Vip.
O acesso vip foi pensado para facilitar o superintende e professores de EBD, dá a possibilidade de ter em mãos, Slides, Subsídios, Livros, Revista EBD de todas as classes e faixas etárias - das editoras CPAD, BETEL, PECC, CENTRAL GOSPEL, entre outros. Adquira! Em formato PDF disponível para Professor e Aluno. Entre em contato.
Abrir Whatsapp
O acesso vip foi pensado para facilitar o superintende e professores de EBD, dá a possibilidade de ter em mãos, Slides, Subsídios, Livros, Revista EBD de todas as classes e faixas etárias - das editoras CPAD, BETEL, PECC, CENTRAL GOSPEL, entre outros. Adquira! Em formato PDF disponível para Professor e Aluno. Entre em contato.
Abrir Whatsapp
ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.
Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
SUBSÍDIOS DAS REVISTAS
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
(1) ESCALA DE PROFESSORES EM PDF - ESCOLA DOMINICAL
(2) APOSTILAS GRATUIDAS EM PDF PARA MELHORAR EBD
(3) MARCADORES DE PAGINAS PARA EBD(caderneta e relatório EBD em PDF)
(4) CERTIFICADO DE CONCLUSÃO EBD E OUTROS
(5) DICAS PARA ENCERRAMENTO DA EBD - ESCOLA DOMINICAL
- ////////----------/////////--------------///////////
COMMENTS