RICHARD BAXTER “O PASTOR APROVADO” - BAXTERIANO

Richard Baxter Biografia e Livros em PDF - Baxterismo


"Eu preguei ... como um moribundo para os moribundos."

Os puritanos foram ministros ingleses, escoceses e americanos que no século xvii buscaram purificar a Igreja da Inglaterra de todos os vestígios de rituais e costumes papistas. Conquanto vários deles tenham permanecido na igreja anglicana, presbiterianos, congregacionais e batistas surgiram com esse movimento. Para isso, combinavam piedade e disciplina com o desejo de reformar a maior parcela possível da igreja e da sociedade. Eles estavam interessados em ensinar e pregar apenas segundo as Escrituras, extraindo delas um padrão para a devoção pessoal, com ênfase na conversão e no viver experimental, e adorar ao Deus trino segundo a Escritura. Eles tinham uma literatura em comum, doutrinária, evangelística e devocional, com ênfase homilética e experimental, e, no seu conjunto, as obras dos puritanos compõem a mais extensa biblioteca de teologia prática que o protestantismo possui. A maior paixão dos puritanos, conforme diz a primeira pergunta do Breve catecismo de Westminster, era glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre.

UM PASTOR E EVANGELISTA DE DESTAQUE

Richard Baxter nasceu em 12 de novembro de 1615, em Rowton, em Shropshire, na Inglaterra. Ele foi o único filho de Beatrice e Richard. Segundo suas palavras, aos quinze anos, a leitura de um livro evangelístico “abriu o amor de Deus diante de mim, conferindo-me uma apreensão mais vívida do mistério da redenção; oh, quanto me sentia grato e devedor a Jesus Cristo”. Ele era autodidata e não teve a oportunidade de estudar nas grandes universidades inglesas. Como membro da Igreja da Inglaterra, Baxter foi ordenado diáconopelo bispo de Worcester, John Thornborough, em 1639. Foi pastor em

Bridgnorth, de 1639 a 1640, e vigário adjunto em Kidderminster, de1641 a 1642, servindo na igreja de St. Mary and All Saints. Trabalhou como capelão da guarnição do Parlamento em Conventry, de 1642 a1645, e também no regimento de cavalaria comandado pelo tenente-coronel Edward Whalley, de 1645 a 1647, durante a guerra civil.

Ele chegou a pregar diante de Oliver Cromwell, o Lorde Protetor da Inglaterra. Por causa da saúde frágil, ele deixou o exército. Foi nessa época que Baxter escreveu O descanso eterno dos santos. Uma vez recuperado, retornou ao pastorado em Kidderminster. Ele ficou lá de 1647 a 1661, onde realizou um dos mais impressionantes trabalhos pastorais da história da igreja. Também participou da Conferência de Savoy, em 1661, ao lado do maior teólogo da época, John Owen, antigo vice-chanceler da Universidade de Oxford. Depois de expulso da Igreja da Inglaterra, ao se recusar a assinar o infame Ato de Uniformidade, que obrigava os ministros puritanos ausar a liturgia anglicana nos cultos – outros dois mil ministros saíram pelo mesmo motivo –, foi morar em Londres, no período de 1662 a1691.

Ainda que descrito como presbiteriano, era favorável a umepiscopado sinodal. Mesmo proibido de pastorear, continuou escrevendo e pregando, sendo por causa disso aprisionado três vezes,porém não reassumiu um cargo pastoral. Casou-se com Margaret Charlton, em 1662. Ela faleceu em 1681, e Baxter faleceu aos 76 anos, em 8 de dezembro de 1691.

Apesar de ter convivido com doenças constantes, Baxter era homem de diligência incomum, sendo autor de cerca de cento e cinquenta livros. Suas obras mais conhecidas são:

O PASTOR APROVADO (1656), que descreve como os pastores devem cuidar primeiramente de si mesmos e depois de seu rebanho - inclui também orientações práticas para lidar com os problemas do pastor ao ensinar e guiar a igreja.

CONVITE PARA VIVER (1658), que vendeu milhares de exemplares na época, e tem sido considerado por muitos o melhor livro sobre conversão cristã já escrito, pois consiste num apelo sincero e cheio de argumentos aos não convertidos para que se voltem para Deus e recebam sua misericórdia.

Baxter é considerado o autor que mais escreveu entre os escritores teológicos britânicos. Seus livros estão cheios de zelo evangélico paracom os perdidos, piedade genuína e um desejo de trazer a reconciliação às divisões dos cristãos em seus dias, buscando ser um pacificador eclesiástico.

O MINISTÉRIO DE BAXTER EM KIDDERMINSTER

Kidderminster, em Worcestershire, era uma aldeia com aproximadamente dois mil habitantes adultos, e, ao que parece, quase todos se converteram sob o ministério de Richard Baxter. Ele os encontrara como “um povo ignorante, rude e libertino, em sua maior parte” e que “praticamente nunca tinham ouvido uma pregação séria entre eles”. Mas seu ministério foi admiravelmente abençoado.

Quando iniciei meus labores, dei atenção especial a todos quantos estivessem humilhados, reformados ou convertidos; mas quando eu já havia trabalhado por bastante tempo, agradou a Deus que os convertidos fossem tantos que nem me restava tempo para essas observações particulares (...); famílias e número considerável de pessoas ao mesmo tempo (...) se achegavam e cresciam espiritualmente; eu nem sabia como.

Eis o retrospecto sobre o que estava acontecendo:

Usualmente, a congregação vivia cheia, pelo que tivemos de construir cinco galerias, depois que ali cheguei [o templo abrigava cerca de mil pessoas, sem as galerias]. Nossas reuniões particulares também eram muito concorridas. No dia do Senhor não se via qualquer desordem nas ruas, mas podia-se ouvir uma centena de famílias entoando salmos e repetindo sermões, quando passava pelas ruas. Em poucas palavras, quando ali cheguei pela primeira vez, havia cerca de uma família em cada rua que adorava a Deus e invocava o seu nome; e quando saí dali, em algumas ruas, em quaisquer de seus lados, não havia uma única família que não o louvasse, ou que, por meio de sua piedade professa e séria, não nos desse esperança de sua sinceridade. Quando organizei entre eles conferências pessoais e catequese, houve bem poucas famílias, em toda a cidade, que recusavam vir e participar [Baxter as convidava para visitarem-no, em sua casa]. Poucas famílias encerraram sua visita a mim sem verterem alguma lágrima, ou parecendo ser candidatos sérios a uma vida piedosa.

A prática de Baxter consistia em fazer visitas catequéticas às famílias, com o propósito de tratar espiritualmente de cada uma delas. Ele visitava sete ou oito famílias por dia, duas vezes por semana, afim de acompanhar todas as oitocentas famílias de sua congregação a cada ano.

“Primeiramente eu as ouvia recitar as palavras do catecismo [ele usava o Breve Catecismo de Westminster], e então examinava as respostas quanto ao seu sentido, e, finalmente, exortava as famílias, com toda a capacidade de raciocínio e veemência, afim de que tais estudos resultassem em sentimento e prática. Eu passava cerca de uma hora com cada família”.

Seu testemunho quanto ao valor dessa prática é enfático:

“Alguns homens simples compreenderam com competência o corpo das doutrinas teológicas (...). Alguns deles mostravam-se tão aptos nas suas orações que poucosministros os igualavam (...). Um grande número deles era capaz de orar de forma muito louvável, com seus familiares e com outras pessoas. Sua atitude mental e a inocência de suas vidas, todavia, ainda assim eram mais dignas de louvor do que suas habilidades”.

Os mestres de piedade séria geralmente tinham mentes e posturas humildes.

Aproximadamente seiscentas pessoas se tornaram membros em plena comunhão sob o seu ministério. Escrevendo em 1665, ele disse que, a despeito da intensa pressão exercida contra eles por causa de seu testemunho evangélico, durante anos, desde que os deixara “nenhum só deles, até onde tenho ouvido dizer, desviou-se ou esqueceu-se de sua retidão”. Ele relatou sobre esse período:

“Preciso dar este testemunho fiel quanto àqueles tempos, pois, pelo que eu soube, onde antes havia um pregador útil e piedoso, depois havia entre seis a dez deles; e considerando várias localidades, conjecturo que havia um aumento proporcional de pessoas deveras piedosas (...); onde os ministros tinham excelentes aptidões e vidas santas, buscando o bem das almas, sendo totalmente devotos, dedicando seu tempo, forças e bens a esse fim, não considerando como demasiado qualquer preço ou custo; houve muitos convertidos a uma piedade séria (...). 

Deus abençoou tão maravilhosamente os esforços de seus fiéis e unânimes ministros que, não fora por causa da facção dos prelatistas (...) e por causa das facções dos sectários levianos e turbulentos (...) juntamente com alguma preguiça e egoísmo de muitos que estão no ministério, não fora por causa desses impedimentos, a Inglaterra estaria já bem perto de tornar-se uma terra de santos, um padrão de santidade para o mundo inteiro, o inigualável paraíso na terra. Nunca tão boas oportunidades para santificar uma nação foram perdidas e espezinhadas, como se tem visto ultimamente nesta terra! Ai daqueles que têm sido a causa disso”.

O que aconteceu nesse período foi uma obra da graça tão profunda e poderosa quanto o grande avivamento ocorrido na Inglaterra e nos Estados Unidos, um século depois. O grande pregador anglicano, George Whitefield, escrevendo a um amigo, em 1743, sobre sua visita a Kidderminster, disse sentir-se grandemente reanimado ao descobrir que um doce sabor da doutrina, das obras e da disciplina de Baxter permanecia até sua época.

O CUIDADO PASTORAL DE BAXTER

Baxter tinha em alta conta o ministério pastoral e, em seu entendimento, as prioridades do pastorado seriam pregar o evangelho, ensinar as Escrituras e pastorear as almas. Sua expectativa era que:

“se Deus reformar o ministério, estimulando os pastores aos seus deveres de modo zeloso e fiel, o povo certamente será reformado. Todas as igrejas permanecem oucaem conforme o ministério permanece de pé ou cai, não em termos de riquezas ou grandiosidades mundanas, mas em conhecimento [doutrinário e experimental], no zelo e na aptidão para a sua obra”.

Portanto, ele se dedicava ao ministério de duas maneiras complementares: sermões regulares – um a cada domingo e terça-feira, com uma hora de duração – e encontros pastorais semanais para discussão e oração – nos quais ele recapitulava o sermão do domingo anterior e distribuía Bíblias e livros evangélicos –, além de uma catequese pessoal sistemática de pessoas de todas as faixas etárias.

Para Baxter, os ministros devem pregar sobre as questões eternas como homens que sentem o que estão dizendo, mostrando-se zelosos, conforme as questões da vida e da morte o exigem, e ele mesmo pregava “como alguém sem a certeza de pregar novamente, e como um homem morto a homens mortos”. 

Ele insistia: “Um ministro deveria tratar com cuidados especiais o seu próprio coração, antes de dirigir-se à sua própria congregação; pois, se ele estiver frio, como poderá aquecer os corações de seus ouvintes? Portanto, dirige-te especialmente a Deus, pedindo-lhe vigor; lê algum livro que te desperte e anime, ou medita sobre a importância do assunto sobre o qual queres falar, e sobre a grande necessidade das almas de tua gente, para que possas pregar impulsionado pelo zelo do Senhor”.

Em seu entendimento, “constitui um inquestionável dever de todos os ministros da Igreja catequizar e ensinar pessoalmente todos os que são entregues aos seus cuidados”. Isto significava seis coisas: as pessoas deveriam ser ensinadas nas doutrinas centrais e essências da Fé cristã; estas doutrinas deveriam ser ensinadas da maneira mais edificante e benéfica possível; neste processo de aprendizagem deveriam ser usadas orientações, exames e instruções pessoais; esta instrução pessoal é recomendada pelas Escrituras e pela história da Igreja; todos os membros da congregação devem ser catequizados e ensinados; esta obra tomará considerável tempo dos ministros. Como ele realizava essas entrevistas particulares? Peter White resume uma série de conselhos práticos a partir do trabalho catequético de Baxter:

• Justifique o encontro.

• Fale com as pessoas individualmente: em um cômodo separado ou a uma pequena distância do restante da família (mas não fique sozinho em um cômodo com um membro do sexo oposto, para evitar escândalo).

• Verifique o que eles aprenderam do catecismo.

• Escolha um ou dois assuntos importantes e veja quanto eles entendem a esse respeito. Comece com o que obviamente diz respeito a suas vidas, por exemplo, ‘O que você pensa que acontece com as pessoas quando elas morrem. Sobre o que nosso coração deve estar alicerçado?’ Evite perguntas difíceis ou dúbias; faça-as de tal forma que eles possam entender o que você está dizendo. Não pergunte ‘O que é Deus’, por exemplo, mas ‘O que Deus é – Ele é feito de carne e sangue como nós?’ Se eles não entenderem, ajeite a resposta numa questão ‘facilitante’ subsequente de forma que eles precisem responder apenas sim ou não. Se eles realmente não puderem responder, não force-os: dê você mesmo a resposta.

• Continue com um pouco mais de ensino apropriado a suas capacidades.

• Se você pensa que eles não são convertidos, explore gentilmente o assunto com eles. Por exemplo: ‘Você sabe como o Espírito Santo faz a fé clara e amacia nossos corações; você já provou isto?’

• Se eles parecem não convertidos, traga a seus corações um senso de suas condições.

• Conclua mostrando nosso dever de crer em Cristo e use os meios da graça.

• Antes de sair, justifique novamente o tempo gasto e expresse estima por o terem dado.

• Mantenha um bom registro das visitas em um livro.

• Seja sensível, à sua maneira, às idades e estágios das pessoas, e facilite seu entendimento. Dê comprovações escriturísticas ao que você ensina. Prepare e ore com antecedência, faça-o amorosamente; e se eles estiverem em dificuldades, dê dinheiro para aliviar sua pobreza.

Por causa do peso do trabalho, e também de doenças, os cristãos passaram a visitá-lo em sua casa. E nenhum deles jamais recusou tal convite. Ele disse: “Encontro mais sinais externos de sucesso com aqueles que vêm do que em toda minha pregação pública. Considero os benefícios e o conforto do trabalho tal que agora eu não o trocaria por todas as riquezas do mundo”.

Os pastores deveriam ser dedicados também aos estudos: “Se conferirmos à razão, à memória, ao estudo, aos livros, aos métodos, às formas etc., o lugar que merecem, em sujeição à Cristo e ao seu Espírito, descobriremos que, em vez de abafarem o Espírito, são imprescindíveis em seu devido lugar; de fato, esses são os meios que precisamos, se esperamos receber a ajuda do Espírito”. Portanto, como J. I. Packer descreve, os pastores deveriam ser, para mencionar o título original do livro O pastor aprovado, de Richard Baxter, “reformados”. Ele estava querendo dizer com isso que os pastores seriam pessoas “revivificadas”, que, através de sua pregação, ensino e exemplo, deveriam ter uma rica compreensão de Deus, sólido conhecimento doutrinário, afeições dirigidas a ele, um contínuo ardor pela devoção, mais amor, alegria e firmeza nos alvos e prioridades cristãos.

A essência do cristianismo

O pensamento teológico de Richard Baxter é uma “estranha mescla teológica”, como escrevem Beek & Pedersen: “Embora em geral tenha estruturado sua teologia ao longo das linhas do pensamento reformado, frequentemente se inclinava para o pensamento arminiano. Ele desenvolveu sua própria noção de redenção universal, o que ofendeu os calvinistas, mas reteve uma forma de eleição pessoal, que ofendeu os arminianos”, num esforço deliberado de acomodação ecumênica.

Baxter ensinava que a morte de Jesus Cristo foi um ato de redenção universal, penal e vicária, embora não estritamente substitutiva, em virtude da qual Deus estabelece uma nova aliança, em que oferece perdão ao pecador penitente. O arrependimento e a fé, que são formas de obediência a essa aliança, são a justiça salvadora, a que a vocação eficaz induz e a graça preservadora sustém. Mas, como Beek & Pedersen concluem, “essas doutrinas errôneas não estão muito presentes numa primeira leitura dos escritos devocionais de Baxter, os quais são elaborados principalmente para incentivar a santificação do crente, antes que para ensinar teologia”.

Parece que esta foi uma decisão deliberada de Baxter, pois o que ele queria enfatizar em seus trabalhos pastorais é o que, em nosso tempo, C. S. Lewis chamou de “cristianismo puro e simples”.

“Em seu programa de ensino, Aquilo que eu lhes expunha e, com toda a insistência, procurava imprimir em suas mentes era o grande princípio fundamental do cristianismo contido na aliança batismal deles, ou seja, um correto conhecimento, fé, sujeição e amor a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, bem como o amor para com todos os homens e a harmonia na igreja e uns com os outros. (...) É preciso muito tempo para explicar o verdadeiro e proveitoso método do Credo (a doutrina da fé), a oração do Pai-Nosso (aquilo que desejamos) e os Dez Mandamentos (a lei da prática); o tratar desses assuntos fornece matéria adicional para o conhecimento da maioria dos que se professam cristãos. E uma vez feito isso, eles precisam ser levados adiante (...) não ao ponto de deixar os mais fracos para trás. Mas sempre ensinando o que é subserviente aos grandes pontos da fé, da esperança e do amor, da santidade e da unidade, noções essas que precisam ser constantemente inculcadas, como o começo e o fim de tudo”.

Baxter nos desafia a entender, ensinar e lutar por aquilo que é o âmago da fé cristã, a mensagem bíblica sobre ruína, redenção e regeneração, o que deveria nos levar a entender que o senso de unidade e diversidade no corpo de Cristo deveria estender-se às outras igrejas que também confessam esta fé evangélica básica. Estas comunidades devem ser vistas como congregações companheiras na igreja universal do nosso Senhor, pois, em suas palavras, “em coisas essenciais, unidade; nas não-essenciais, liberdade; em todas as coisas, caridade”.

INTRODUÇÃO DO LIVRO RELÍQUIA BAXTERIANA (ver abaixo)


Richard Baxter foi um homem notável e qualquer livro escrito ou sobre ele será importante. Encomendei este conjunto em 1º de novembro de 2019 assim que soube dele, e ele chegou em 7 de abril de 2020. Como os autores escreveram sua introdução no Dia de São David de 2019, parece que a gestação deste conjunto corresponde à do A própria Reliquiæ Baxterianæ! No entanto, a espera valeu a pena e o livro superou minhas expectativas em muitos aspectos.


Richard Baxter é uma figura fascinante e inspiradora, tanto em seus escritos quanto em sua vida pessoal. Ele foi pastor em Kidderminster e seu ministério transformou aquela comunidade, de forma semelhante a John Vianney (o Cura d’Ars), William Gurnall em Lavenham e Giuseppe Sarto (o futuro Papa Pio X) em Trevisio. O fruto do trabalho e do ministério de Baxter foi o livro clássico Gildas Salvianus (O Pastor Reformado) de 1656. Este livro tem sido continuamente impresso e deveria estar na lista de leitura de todo ministro cristão. A melhor curta biografia de Baxter é a do santo bispo JC Ryle (e encontrada em Christian Leaders of the 17th Century, Church Society, 2015).


Baxter escreveu muitos livros e, como observou o infame juiz Jeffries, “você escreveu livros suficientes para carregar uma carroça, cada um tão cheio de sedição, posso dizer traição, quanto um ovo está cheio de carne”. Embora as obras de Baxter fossem populares, muitas eram bastante longas e, portanto, sujeitas a edição. Este foi certamente o caso de Gildas Salvianus, e foi também o caso da Reliquiæ Baxterianæ que está disponível como The Autobiography of Richard Baxter (1931) resumida por JM Lloyd-Thomas (com uma nova edição em 1974). Certamente, em qualquer processo de edição, há sempre uma incerteza quanto à natureza do processo de edição e à natureza de qualquer preconceito editorial.


As Reliquiæ Baxterianæ foram “publicadas fielmente a partir de seu próprio manuscrito original” por Matthew Sylvester, aparecendo como um grande volume em fólio em 1696. A vida estava dividida em três partes e com apêndices de cartas. Uma cópia que possuo tem como prefixo O Grito de Eliseu, um sermão pregado por Matthew Sylvester em 18 de dezembro de 1691, tendo Baxter deixado esta vida em 8 de dezembro de 1691.


A Relíquia Baxteriana interessa a quem valoriza Richard Baxter e se interessa pelo século XVII.


Os cinco volumes compreendem:


Vol.I: Uma introdução geral valiosa com uma grande quantidade de informações básicas interessantes e valiosas. Isto é seguido pela Parte I da Reliquiæ Baxterianæ e notas textuais.


Vol.II: Compreende as Partes II e III da Reliquiæ Baxterianæ com notas textuais.


Vol.III: Uma grande coleção de importantes documentos interpolados e anexados.


Vol.IV: Uma coleção de registros biográficos selecionados e o editorial de 1696 de Sylvester e Calamy.


Vol.V: Este volume final contém mapas, um glossário linguístico e histórico, uma cronologia útil, bibliografia de material primário da Baxter e também de obras secundárias.


Na minha avaliação inicial pensei que acharia os volumes I e II úteis, e que o conteúdo dos volumes III a V seria menos útil, no entanto, quanto mais os olho, mais interessantes se tornam os três últimos volumes. O conjunto será essencial para aqueles envolvidos em estudos acadêmicos sérios da Baxter. O conjunto também será útil para o cristão que deseja saber mais sobre a vida deste notável pastor cristão com acesso às suas próprias palavras (editado por Matthew Sylvester). Espero que o preço de £442,11 não restrinja a sua circulação. Talvez uma versão Kindle do texto da Reliquiæ Baxterianæ retirada dos dois primeiros volumes pudesse ser disponibilizada.


FONTES PESQUISADAS:

Baxter, Richard. Conselho aos pais para pastorear seus filhos. São Paulo: Shedd, 2011.
______ . Firmes na fé: conselho para crentes fracos. Ananindeua (PA): Knox, 2009.
______ . Medita estas coisas. Ananindeua (PA): Knox, 2008.
______ . Manual pastoral de discipulado. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
______ . O descanso eterno dos santos. São Paulo: Shedd, 2007.
______ . O pastor aprovado. São Paulo: pes, 1989.
______ . Os deveres mútuos de maridos e esposas. Jornal Os Puritanos, 6/1, jan.-mar./1998,p. 3-7.
______ . Quebrantamento: espírito de humilhação. Ananindeua (PA): Knox, 2008.
______ . Superando a tristeza e a depressão com a fé. São Paulo: Arte, 2008.
Blanchard, John. Convite para viver. São José dos Campos (SP): Fiel, 1992.
Beek, Joel R; Pederson, Randall J. Paixão pela pureza. São Paulo: pes, 2010, p. 123-136.
Fraser, Antonia. Oliver Cromwell: uma vida. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Gonzalez, Justo L. História ilustrada do cristianismo. São Paulo: Vida Nova, 2011, v. 2, p.277-293.
Hill, Christopher. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a revolução inglesa. São Paulo:Companhia das Letras, 1990.
Hulse, Erroll. Quem foram os puritanos? São Paulo: pes, 2004.
Lloyd-Jones, D. M. Os puritanos: suas origens e sucessores. São Paulo: pes, 1993.
Packer, James I. Entre os gigantes de Deus: uma visão puritana da vida cristã. São José dosCampos (SP): Fiel, 1996.
______ . Baxter, Richard. In: Ferguson, Sinclair B; Wright, David F. (ed.). Novo dicionário de teologia. São Paulo: Hagnos, 2011, p. 130-132.
Shaw, Mark. Lições de mestre. São Paulo: Mundo Cristão, 2004, p. 107-127.
White, Peter. O pastor mestre. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.
Wooldridge, D. R. O ensino econômico e social de Richard Baxter. Jornal Os Puritanos, 2/5, set.-out./1994, p. 25-27.
Zaragoza, Edward. Baxter, Richard. In: Gonzalez, Justo L. (ed.). Dicionário ilustrado dos intérpretes da fé. São Paulo: Hagnos, 2008, p. 94.

######LIVROS INDICADOS#####
.....

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Nos abençoe com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: RICHARD BAXTER “O PASTOR APROVADO” - BAXTERIANO
RICHARD BAXTER “O PASTOR APROVADO” - BAXTERIANO
Richard Baxter Biografia e Livros em PDF - Baxterismo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieg9c4hK7FpKbWkcGH6I8OHP1j4698AJ6vy2MiryMbeFFgqHXuIB7YMy7AuYT6nypfAJfCfdELa4MNtKaH3DsgHVzssByuTMd-w5Ayjl_vJyBlhNbCX0DN-o6fCwc_55P_zVrNeoknTQgk_bWK3LC4vojP8iRxmKPYwO22_s8saR9MLSg_MCvMBtvo04bf/w640-h360/IMG_5757.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieg9c4hK7FpKbWkcGH6I8OHP1j4698AJ6vy2MiryMbeFFgqHXuIB7YMy7AuYT6nypfAJfCfdELa4MNtKaH3DsgHVzssByuTMd-w5Ayjl_vJyBlhNbCX0DN-o6fCwc_55P_zVrNeoknTQgk_bWK3LC4vojP8iRxmKPYwO22_s8saR9MLSg_MCvMBtvo04bf/s72-w640-c-h360/IMG_5757.jpeg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/richard-baxter-o-pastor-aprovado.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/richard-baxter-o-pastor-aprovado.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy