SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive ...
SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR
Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Em Salmos 91 há 16 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com os alunos, Salmo 91.1-16 (1 a 3 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia. Querido professor, o salmo 91 é um cântico para tempos de perigo, isto é, para os momentos em que estamos vulneráveis, cercados ou desafiamos as forças do mal. É possível também perceber nele que algumas palavras, como “refúgio” e “escudo” fazem-nos lembrar de Davi; algumas outras, de Moisés. No entanto, sua autoria é anônima. Apesar disso, o mais importante é entendermos o que o salmista estava dizendo: somente aqueles que se entregam à proteção de Deus descansarão sob a sua sombra, ou seja, sob sua proteção. Em momentos difíceis, os homens buscam uma variedade de esconderijos, aqui, porém, aprendemos que a única proteção segura e inexpugnável à qual podemos recorrer é a proteção de Deus.
OBJETIVOS
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PARA COMEÇAR A AULA
Inicie esta aula perguntando quem já necessitou da ajuda da segurança pública ou privada para se sentir seguro. Em seguida, aborde que embora isso seja muito importante, nós estamos diuturnamente numa guerra espiritual na qual não podemos ver o nosso inimigo, tampouco nos proteger de seus ataques. Por isso temos a necessidade de nos abrigarmos no esconderijo de Deus. Só Nele, além de estarmos seguros, também podemos descansar em meio à guerra porque Ele nos prometeu que enquanto estivermos no Seu esconderijo teremos descanso.
LEITURA ADICIONAL
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito’~ Não um anjo da guarda, corno alguns sonham ternamente, mas a referência aqui diz respeito a todos os anjos. Eles são os guarda-costas dos príncipes do sangue imperial do céu, e receberam comissão, do seu Senhor, e nossa, para vigiar cuidadosamente todos os interesses dos fiéis. Quando os homens recebem a incumbência, eles ficam duplamente cuidadosos, e por isto os anjos são representados como incumbidos, pelo próprio Deus, a garantir que os eleitos estejam protegidos. É através das ordens dos exércitos do céu que eles observam especialmente as pessoas que habitam no Senhor; não devemos nos admirar porque os servos são incumbidos de cuidar do consolo dos hóspedes do seu Senhor; e podemos ter certeza de que, quando eles são especialmente incumbidos pelo próprio Senhor, eles realizarão cuidadosamente a tarefa que lhes foi imposta. Livro: Os Tesouros de Davi, vol. 2 (Charles Spurgeon, CPAD, 2017, pág. 722).
Texto Áureo
“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. ” Sl 91.11
Leitura Bíblica Com Todos
Salmo 91.1-19
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário Bíblico e Teológico de Hubner Braz
Análise Bíblica e Teológica do Salmo 91:1-16
O Salmo 91 é um dos textos mais conhecidos e amados da Bíblia, oferecendo conforto e segurança aos crentes ao longo dos séculos. Este salmo expressa a confiança no cuidado e na proteção de Deus para aqueles que habitam sob a sua sombra.
Contexto Geral:
O Salmo 91 é frequentemente classificado como um "Salmo de confiança". Embora o autor não seja explicitamente mencionado, alguns sugerem que pode ter sido escrito por Moisés, dada a sua proximidade com o Salmo 90, que é atribuído a ele. Outros atribuem o salmo a Davi.
Este salmo é uma meditação sobre a segurança que o crente encontra em Deus, especialmente em tempos de perigo e tribulação. O texto alterna entre declarações de confiança, promessas de proteção e garantias do poder de Deus sobre o mal.
Análise Versículo por Versículo
Versículo 1:
"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará."
Análise Teológica: Este versículo estabelece o tom para todo o salmo, indicando que a proteção de Deus é para aqueles que "habitam" em Sua presença. A ideia de habitar sugere intimidade e permanência.
Raiz Hebraica:
- "Habita" (יֹשֵׁב, "yôshêb"): Derivado da raiz hebraica ישב ("yashab"), que significa "sentar", "morar" ou "permanecer". Sugere uma ação contínua e um estado de permanência na presença de Deus.
- "Esconderijo" (סֵתֶר, "sēter"): Significa "abrigo" ou "refúgio". Refere-se a um lugar secreto ou protegido.
- "Sombra" (צֵל, "tzel"): A palavra hebraica "tzel" também pode significar proteção ou abrigo, simbolizando a presença de Deus como um refúgio.
Versículo 2:
"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."
Análise Teológica: Este é um versículo de declaração de fé. O salmista afirma sua confiança total em Deus, reconhecendo-O como refúgio e fortaleza.
Raiz Hebraica:
- "Refúgio" (מַחְסֶה, "machseh"): Significa "abrigo" ou "esconderijo", um lugar seguro onde se busca proteção.
- "Fortaleza" (מְצוּדָה, "metzudah"): Derivado da raiz צוד ("tzud"), que significa "fortificar". Refere-se a uma torre ou fortificação, simbolizando força e proteção.
Versículo 3:
"Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa."
Análise Teológica: Este versículo descreve a proteção de Deus contra armadilhas ocultas e doenças perigosas. O "laço do passarinheiro" simboliza armadilhas e perigos inesperados.
Raiz Hebraica:
- "Laço" (פַּח, "pach"): Significa "armadilha" ou "cilada". Usado frequentemente para descrever perigos ocultos.
- "Peste" (דֶּבֶר, "deber"): Refere-se a doenças devastadoras, como epidemias. É uma palavra associada a pragas.
Versículo 4:
"Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel."
Análise Teológica: Aqui, Deus é descrito com uma linguagem metafórica de um pássaro que protege seus filhotes. "Penas" e "asas" indicam a ternura e o cuidado de Deus. A "verdade" de Deus é um escudo protetor.
Raiz Hebraica:
- "Penas" (אֶבְרָה, "evrah"): Refere-se às asas de um pássaro, simbolizando proteção.
- "Escudo" (צִנָּה, "tsinnah"): Refere-se a um grande escudo de defesa, geralmente usado em batalha.
- "Broquel" (סֹחֵרָה, "socherah"): Um pequeno escudo, simbolizando proteção em combate próximo.
Versículo 5:
"Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia."
Análise Teológica: Este versículo enfatiza a proteção divina contra ameaças noturnas e diurnas. O "terror de noite" e a "seta" simbolizam perigos visíveis e invisíveis.
Raiz Hebraica:
- "Terror" (פַּחַד, "pachad"): Significa "medo" ou "pavor". Refere-se a sentimentos de medo diante de perigos.
- "Seta" (חֵץ, "chetz"): Refere-se a uma flecha, símbolo de ataque ou agressão.
Versículo 6:
"Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia."
Análise Teológica: A proteção de Deus abrange todos os tipos de perigos, sejam eles ocultos ("na escuridão") ou evidentes ("ao meio-dia").
Raiz Hebraica:
- "Peste" (דֶּבֶר, "deber"): Novamente, significa doença ou praga.
- "Mortandade" (קֶטֶב, "qetev"): Refere-se a destruição súbita, geralmente associada a desastres ou pragas.
Versículo 7:
"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido."
Análise Teológica: Este versículo enfatiza a proteção seletiva de Deus. Mesmo em meio a grande destruição, o fiel será poupado.
Raiz Hebraica:
- "Cairão" (יִפֹּל, "yippol"): Significa "cair", indicando uma queda em batalha ou devido a calamidades.
- "Atingido" (נָגַשׁ, "nagas"): Significa "tocar" ou "atingir". Aqui, sugere que o fiel estará fora de alcance do mal.
Versículo 8:
"Somente com os teus olhos contemplarás e verás a recompensa dos ímpios."
Análise Teológica: Este versículo sugere que o justo verá, mas não sofrerá, o julgamento destinado aos ímpios.
Raiz Hebraica:
- "Contemplarás" (תַּבִּיט, "tabbit"): Significa "olhar" ou "observar". Implica em testemunhar algo à distância.
- "Recompensa" (שִׁלּוּם, "shillum"): Significa "pagamento" ou "retribuição", geralmente em um contexto de justiça.
Versículo 9:
"Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação."
Análise Teológica: Aqui, o salmista reafirma que Deus é o refúgio do crente. A expressão "habitação" reforça a ideia de uma relação contínua e íntima com Deus.
Raiz Hebraica:
- "Refúgio" (מַחְסֶה, "machseh"): Reafirma a ideia de abrigo ou esconderijo.
- "Habitação" (מָעוֹן, "maon"): Significa "morada" ou "habitação". É um lugar de residência permanente.
Versículo 10:
"Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda."
Análise Teológica: Este versículo promete proteção total contra qualquer mal ou praga, destacando a segurança que Deus oferece àqueles que confiam Nele.
Raiz Hebraica:
- "Mal" (רַע, "ra"): Refere-se a qualquer forma de maldade, calamidade ou desgraça.
- "Praga" (נֶגַע, "nega"): Refere-se a uma aflição ou doença que atinge as pessoas.
Versículo 11:
"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos."
Análise Teológica: Deus comissiona Seus anjos para proteger os fiéis em todos os seus caminhos. Este versículo é frequentemente citado para enfatizar a vigilância constante de Deus.
Raiz Hebraica:
- "Anjos" (מַלְאָךְ, "malach"): Significa "mensageiro" ou "anjo". Refere-se a seres espirituais enviados por Deus.
- "Guardarem" (שָׁמַר, "shamar"): Significa "proteger" ou "vigiar", denotando proteção ativa.
Versículo 12:
"Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra."
Análise Teológica: Os anjos protegem o crente de tropeçar ou cair, simbolizando a proteção divina contra perigos físicos e espirituais.
Raiz Hebraica:
- "Sustentarão" (נָשָׂא, "nasa"): Significa "levantar" ou "carregar". Implica em suporte e proteção.
- "Tropeces" (נָגַף, "nagaf"): Significa "bater" ou "tropeçar", sugerindo evitar uma queda ou dano.
Versículo 13:
"Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente."
Análise Teológica: Este versículo descreve a vitória sobre forças perigosas, como leões e serpentes, simbolizando inimigos poderosos ou forças malignas.
Raiz Hebraica:
- "Pisarás" (דָּרַךְ, "darach"): Significa "pisar" ou "trilhar". Implica em dominar ou subjugar.
- "Cobra" (פֶּתֶן, "pethen"): Refere-se a uma cobra venenosa, simbolizando perigo oculto.
Versículo 14:
"Porque tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome."
Análise Teológica: Deus promete livramento e elevação àqueles que O amam e conhecem Seu nome, demonstrando a reciprocidade da relação com Deus.
Raiz Hebraica:
- "Amou" (חָשַׁק, "chashaq"): Significa "amar" ou "ter afeição por". Refere-se a um amor profundo e deliberado.
- "Livrarei" (פָּלַט, "palat"): Significa "salvar" ou "resgatar". Refere-se ao ato de tirar alguém de perigo.
Versículo 15:
"Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei."
Análise Teológica: Este versículo promete que Deus responderá às orações, estará presente em tempos de angústia e trará salvação e honra ao fiel.
Raiz Hebraica:
- "Invocará" (קָרָא, "qara"): Significa "chamar" ou "invocar". Refere-se a pedir ajuda ou socorro.
- "Glorificarei" (כָּבֵד, "kaved"): Significa "honrar" ou "dar peso". Refere-se a dar dignidade ou respeito.
Versículo 16:
"Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação."
Análise Teológica: Deus promete uma vida longa e cheia de bênçãos, culminando na revelação de Sua salvação.
Raiz Hebraica:
- "Longura de dias" (אֹרֶךְ יָמִים, "orech yamim"): Significa "vida longa". Refere-se à bênção de muitos anos de vida.
- "Salvação" (יְשׁוּעָה, "yeshuah"): Significa "salvação" ou "libertação". Refere-se à intervenção divina que traz segurança e vitória.
Conclusão
O Salmo 91 é uma declaração poderosa da proteção, provisão e presença de Deus na vida do crente. Cada versículo destaca um aspecto da segurança que Deus oferece àqueles que confiam Nele. As raízes hebraicas reforçam a profundidade e a riqueza das promessas divinas, proporcionando uma visão mais clara do cuidado de Deus.
Este salmo, com suas promessas de proteção e presença, continua a ser uma fonte de conforto e força para muitos, inspirando confiança em Deus diante das adversidades.
Análise Bíblica e Teológica do Salmo 91:1-16
O Salmo 91 é um dos textos mais conhecidos e amados da Bíblia, oferecendo conforto e segurança aos crentes ao longo dos séculos. Este salmo expressa a confiança no cuidado e na proteção de Deus para aqueles que habitam sob a sua sombra.
Contexto Geral:
O Salmo 91 é frequentemente classificado como um "Salmo de confiança". Embora o autor não seja explicitamente mencionado, alguns sugerem que pode ter sido escrito por Moisés, dada a sua proximidade com o Salmo 90, que é atribuído a ele. Outros atribuem o salmo a Davi.
Este salmo é uma meditação sobre a segurança que o crente encontra em Deus, especialmente em tempos de perigo e tribulação. O texto alterna entre declarações de confiança, promessas de proteção e garantias do poder de Deus sobre o mal.
Análise Versículo por Versículo
Versículo 1:
"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará."
Análise Teológica: Este versículo estabelece o tom para todo o salmo, indicando que a proteção de Deus é para aqueles que "habitam" em Sua presença. A ideia de habitar sugere intimidade e permanência.
Raiz Hebraica:
- "Habita" (יֹשֵׁב, "yôshêb"): Derivado da raiz hebraica ישב ("yashab"), que significa "sentar", "morar" ou "permanecer". Sugere uma ação contínua e um estado de permanência na presença de Deus.
- "Esconderijo" (סֵתֶר, "sēter"): Significa "abrigo" ou "refúgio". Refere-se a um lugar secreto ou protegido.
- "Sombra" (צֵל, "tzel"): A palavra hebraica "tzel" também pode significar proteção ou abrigo, simbolizando a presença de Deus como um refúgio.
Versículo 2:
"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."
Análise Teológica: Este é um versículo de declaração de fé. O salmista afirma sua confiança total em Deus, reconhecendo-O como refúgio e fortaleza.
Raiz Hebraica:
- "Refúgio" (מַחְסֶה, "machseh"): Significa "abrigo" ou "esconderijo", um lugar seguro onde se busca proteção.
- "Fortaleza" (מְצוּדָה, "metzudah"): Derivado da raiz צוד ("tzud"), que significa "fortificar". Refere-se a uma torre ou fortificação, simbolizando força e proteção.
Versículo 3:
"Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa."
Análise Teológica: Este versículo descreve a proteção de Deus contra armadilhas ocultas e doenças perigosas. O "laço do passarinheiro" simboliza armadilhas e perigos inesperados.
Raiz Hebraica:
- "Laço" (פַּח, "pach"): Significa "armadilha" ou "cilada". Usado frequentemente para descrever perigos ocultos.
- "Peste" (דֶּבֶר, "deber"): Refere-se a doenças devastadoras, como epidemias. É uma palavra associada a pragas.
Versículo 4:
"Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel."
Análise Teológica: Aqui, Deus é descrito com uma linguagem metafórica de um pássaro que protege seus filhotes. "Penas" e "asas" indicam a ternura e o cuidado de Deus. A "verdade" de Deus é um escudo protetor.
Raiz Hebraica:
- "Penas" (אֶבְרָה, "evrah"): Refere-se às asas de um pássaro, simbolizando proteção.
- "Escudo" (צִנָּה, "tsinnah"): Refere-se a um grande escudo de defesa, geralmente usado em batalha.
- "Broquel" (סֹחֵרָה, "socherah"): Um pequeno escudo, simbolizando proteção em combate próximo.
Versículo 5:
"Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia."
Análise Teológica: Este versículo enfatiza a proteção divina contra ameaças noturnas e diurnas. O "terror de noite" e a "seta" simbolizam perigos visíveis e invisíveis.
Raiz Hebraica:
- "Terror" (פַּחַד, "pachad"): Significa "medo" ou "pavor". Refere-se a sentimentos de medo diante de perigos.
- "Seta" (חֵץ, "chetz"): Refere-se a uma flecha, símbolo de ataque ou agressão.
Versículo 6:
"Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia."
Análise Teológica: A proteção de Deus abrange todos os tipos de perigos, sejam eles ocultos ("na escuridão") ou evidentes ("ao meio-dia").
Raiz Hebraica:
- "Peste" (דֶּבֶר, "deber"): Novamente, significa doença ou praga.
- "Mortandade" (קֶטֶב, "qetev"): Refere-se a destruição súbita, geralmente associada a desastres ou pragas.
Versículo 7:
"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido."
Análise Teológica: Este versículo enfatiza a proteção seletiva de Deus. Mesmo em meio a grande destruição, o fiel será poupado.
Raiz Hebraica:
- "Cairão" (יִפֹּל, "yippol"): Significa "cair", indicando uma queda em batalha ou devido a calamidades.
- "Atingido" (נָגַשׁ, "nagas"): Significa "tocar" ou "atingir". Aqui, sugere que o fiel estará fora de alcance do mal.
Versículo 8:
"Somente com os teus olhos contemplarás e verás a recompensa dos ímpios."
Análise Teológica: Este versículo sugere que o justo verá, mas não sofrerá, o julgamento destinado aos ímpios.
Raiz Hebraica:
- "Contemplarás" (תַּבִּיט, "tabbit"): Significa "olhar" ou "observar". Implica em testemunhar algo à distância.
- "Recompensa" (שִׁלּוּם, "shillum"): Significa "pagamento" ou "retribuição", geralmente em um contexto de justiça.
Versículo 9:
"Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação."
Análise Teológica: Aqui, o salmista reafirma que Deus é o refúgio do crente. A expressão "habitação" reforça a ideia de uma relação contínua e íntima com Deus.
Raiz Hebraica:
- "Refúgio" (מַחְסֶה, "machseh"): Reafirma a ideia de abrigo ou esconderijo.
- "Habitação" (מָעוֹן, "maon"): Significa "morada" ou "habitação". É um lugar de residência permanente.
Versículo 10:
"Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda."
Análise Teológica: Este versículo promete proteção total contra qualquer mal ou praga, destacando a segurança que Deus oferece àqueles que confiam Nele.
Raiz Hebraica:
- "Mal" (רַע, "ra"): Refere-se a qualquer forma de maldade, calamidade ou desgraça.
- "Praga" (נֶגַע, "nega"): Refere-se a uma aflição ou doença que atinge as pessoas.
Versículo 11:
"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos."
Análise Teológica: Deus comissiona Seus anjos para proteger os fiéis em todos os seus caminhos. Este versículo é frequentemente citado para enfatizar a vigilância constante de Deus.
Raiz Hebraica:
- "Anjos" (מַלְאָךְ, "malach"): Significa "mensageiro" ou "anjo". Refere-se a seres espirituais enviados por Deus.
- "Guardarem" (שָׁמַר, "shamar"): Significa "proteger" ou "vigiar", denotando proteção ativa.
Versículo 12:
"Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra."
Análise Teológica: Os anjos protegem o crente de tropeçar ou cair, simbolizando a proteção divina contra perigos físicos e espirituais.
Raiz Hebraica:
- "Sustentarão" (נָשָׂא, "nasa"): Significa "levantar" ou "carregar". Implica em suporte e proteção.
- "Tropeces" (נָגַף, "nagaf"): Significa "bater" ou "tropeçar", sugerindo evitar uma queda ou dano.
Versículo 13:
"Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente."
Análise Teológica: Este versículo descreve a vitória sobre forças perigosas, como leões e serpentes, simbolizando inimigos poderosos ou forças malignas.
Raiz Hebraica:
- "Pisarás" (דָּרַךְ, "darach"): Significa "pisar" ou "trilhar". Implica em dominar ou subjugar.
- "Cobra" (פֶּתֶן, "pethen"): Refere-se a uma cobra venenosa, simbolizando perigo oculto.
Versículo 14:
"Porque tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome."
Análise Teológica: Deus promete livramento e elevação àqueles que O amam e conhecem Seu nome, demonstrando a reciprocidade da relação com Deus.
Raiz Hebraica:
- "Amou" (חָשַׁק, "chashaq"): Significa "amar" ou "ter afeição por". Refere-se a um amor profundo e deliberado.
- "Livrarei" (פָּלַט, "palat"): Significa "salvar" ou "resgatar". Refere-se ao ato de tirar alguém de perigo.
Versículo 15:
"Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei."
Análise Teológica: Este versículo promete que Deus responderá às orações, estará presente em tempos de angústia e trará salvação e honra ao fiel.
Raiz Hebraica:
- "Invocará" (קָרָא, "qara"): Significa "chamar" ou "invocar". Refere-se a pedir ajuda ou socorro.
- "Glorificarei" (כָּבֵד, "kaved"): Significa "honrar" ou "dar peso". Refere-se a dar dignidade ou respeito.
Versículo 16:
"Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação."
Análise Teológica: Deus promete uma vida longa e cheia de bênçãos, culminando na revelação de Sua salvação.
Raiz Hebraica:
- "Longura de dias" (אֹרֶךְ יָמִים, "orech yamim"): Significa "vida longa". Refere-se à bênção de muitos anos de vida.
- "Salvação" (יְשׁוּעָה, "yeshuah"): Significa "salvação" ou "libertação". Refere-se à intervenção divina que traz segurança e vitória.
Conclusão
O Salmo 91 é uma declaração poderosa da proteção, provisão e presença de Deus na vida do crente. Cada versículo destaca um aspecto da segurança que Deus oferece àqueles que confiam Nele. As raízes hebraicas reforçam a profundidade e a riqueza das promessas divinas, proporcionando uma visão mais clara do cuidado de Deus.
Este salmo, com suas promessas de proteção e presença, continua a ser uma fonte de conforto e força para muitos, inspirando confiança em Deus diante das adversidades.
Verdade Prática
Servindo a Deus, temos segurança para viver neste mundo.
DEVOCIONAL DIÁRIO
INTRODUÇÃO
Chegamos hoje a um dos salmos mais conhecidos. O Salmo 91 é uma página de fé e sabedoria para a nossa vida diária. Uma riqueza literária inspirada por Deus derrama-se por todo este belo hino, revelando o amor e a proteção de Deus para todo discípulo que viver no esconderijo do Altíssimo.
I- ASPECTOS GERAIS
1- Autor, título e data. Como você deve ter percebido ao ler sua Bíblia, este salmo não contém título em itálico. Assim, não temos como afirmar sua autoria, data, nem circunstâncias de sua composição. Para os doutores do judaísmo, quando um salmo anônimo aparece em seguida de outro de autoria identificada, deve-se considerar o mesmo autor anterior. Sendo assim, podemos imaginar que Moisés escreveu o Salmo 91. Reforça esta tese o fato de o Salmo 91 conter um estilo semelhante ao do salmo anterior, como o emprego de termos específicos do hebraico. Em ambos os salmos há expressões idiomáticas de difícil tradução. Com temática idêntica, os Salmos 90, 91 e 92 formam uma trilogia sobre confiança em Deus, o que também reforça a tese da autoria mosaica.
2- Classificação. Este é um salmo didático e de sabedoria, confiança e devoção, semelhante ao anterior.
3- Poesia hebraica. O Salmo 91 é um dos poemas mais ricos de todo o livro. O texto apresenta-se cheio de imagens e figuras de linguagem. A voz” do salmista alterna entre a primeira, segunda e terceira pessoas dos verbos empregados. Nos versículos 1-2, temos o emprego da primeira pessoa, “eu”. Os versículos 3-13 estão em segunda pessoa, “tu”. Por fim, nos versos 14-16, a poesia retorna à primeira pessoa, “eu”, porém, é o próprio Deus quem “empresta” sua fala ao poema. Sobre essas variações, alguns estudiosos olham o hino por um prisma muito teológico, chegando a acreditar que nos últimos versículos é o próprio Deus quem fala mesmo. Em nosso humilde entendimento, temos apenas uma construção literária, não obstante a reconhecida inspiração divina do salmo, como aprofundaremos.
II- ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO (SI 91.1-9)
1- Invisíveis pela fé (Sl 91.1-4). O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio (91.1-2 )
A moderna noção de esconderijo não é muito diferente da remota época deste salmo. Criminosos e perseguidos pela justiça costumam esconder-se até hoje. Aquele que habita no mais alto lugar (Altíssimo) nos esconde sob sua sombra e nos torna “invisíveis”, nos faz seguros contra quaisquer ataques, sejam físicos ou espirituais. El Shadai, o Onipotente, detém o maior poder de proteção. Somos “indetectáveis” por meio da nossa fé, assim como foram os filhos de Israel no Egito (Êx 12.13). O sangue de Jesus é a nossa “senha” de segurança. O Diabo não pode nos tocar quando vivemos com Deus (l Jo 5.18).
2- Não te assustarás (Sl 91.5-6) Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Jesus nos alertou que teríamos lutas (Jo 16.33). A condição de seres vivos nos deixa expostos a perigos. Doenças podem atormentar a humanidade rapidamente. Agentes patológicos invisíveis, como vírus e bactérias, podem comprometer a saúde de uma população rapidamente. Mas temos uma promessa que Deus nos guardará” da peste que se propaga nas trevas” e “da mortandade que assola ao meio-dia” (v. 6). Além desse campo natural, temos lutas espirituais também, todavia, devemos nos lembrar que Jesus já venceu o Diabo e a morte (Ap 1.18). O Adversário, qual um passarinheiro astuto, monta armadilhas invisíveis ao homem natural. Mas Deus rastreia e detecta toda ação maligna antes mesmo disso acontecer. Porém, para vivermos sob a sombra do Onipotente, temos de recepcionar a sua mensagem diariamente em nossos corações, vivendo em obediência e santificação. Jesus lamentou que Jerusalém houvesse rejeitado essa proteção (Mt 23.37), sendo a cidade arrasada logo depois pelo exército romano, 70 d.C., cumprindo a profecia de Mateus 24.2. “Não te assustarás do terror noturno” (v. 5) é a palavra de Deus para o nosso período de sono, quando fisicamente estamos mais vulneráveis. Inicialmente, esse terror noturno tem a ver com a invasão que as cidades podem sofrer durante a noite, a exemplo dos ataques iranianos, no ano de 2024, contra Israel. Porém, esse “terror noturno” também é um conceito em Psicologia, diferente do pesadelo. É um distúrbio do sono, segundo o qual a pessoa, inclusive crianças, assusta-se com “algo”, podendo gritar e ficar muito agitada, porém, dorme depois e não se recorda do fato no dia seguinte. Pais costumam ficar muito preocupados com a causa desse terror. No Salmo 91, Deus afirma que, se “habitarmos” nele, não nos assustaremos com o terror noturno.
3- Palavra e fé (Sl 91.7-9) Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.
Este versículo é uma alusão às antigas guerras, onde os combates eram corpo a corpo. Espada e escudo eram fundamentais. 38 Na mão direita, a espada, a arma de ataque; à esquerda, o soldado em braçava o escudo, uma peça grande, geralmente feita de couro ou bronze, que lhe protegia órgãos vitais do corpo. Escrevendo aos efésios, o apóstolo Paulo lembrou desta cena, afirmando: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus (. .. ), embraçando sempre o escudo da fé (…) e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.11, 16- 17). Não tenha medo, tenha fé. Nossas forças podem falhar. Usemos o poder da Palavra, foi assim que Jesus venceu o Inimigo (Mt 4 ). Ao dizer: “está escrito”, o Filho de Deus refugiou-se no esconderijo do Altíssimo.
III- DÁ ORDEM AOS SEUS ANJOS (Sl 91.10-16)
1- Lares protegidos (Sl 91.10) Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda
Ao mesmo tempo em que o Senhor nos ensina a fazermos Dele a nossa “morada”, Deus volta sua atenção para a importância que os nossos lares têm, enquanto espaço físico e humano que reúne a Igreja e a família. Diz o Onipotente: “praga nenhuma chegará à tua tenda”, (v. 10). Não obstante os ferrenhos ataques do Inferno e da sociedade decadente de princípios morais contra a família, nosso lar prosseguirá cumprindo o seu papel de “afiei-na de Deus”, onde a Igreja vive e prossegue sua marcha triunfante de geração em geração até que o Noivo retorne (Mt 25). Para cumprir algumas tarefas relacionadas à nossa “invisibilidade” e invulnerabilidade no esconderijo do Altíssimo, Deus destaca anjos para intervir na realidade natural e espiritual em que vivemos (v. 11). Mais rápido do que a luz, que viaja a 300 mil quilômetros por segundo, anjos poderosos do Senhor descem à Terra para ministrar sobre os que hão de herdar a vida eterna (Hb 1.14). Durante a tentação de Jesus, no deserto, anjos estavam ali, invisíveis, esperando a hora certa de agir. O Diabo havia tentado Jesus a “entregar” o jejum de quarenta dias com um pedaço de pão provindo de sugestão maligna (Mt 4.3). Porém, por viver no esconderijo do Altíssimo, em obediência, e saber manusear corretamente o escudo da fé e a espada do Espírito, depois que Satanás foi expulso (Mt 4.1 O), os mensageiros de Deus trouxeram- -lhe alimento (Mt 4.11). Imagine quantas bênçãos teremos se seguirmos este exemplo do Mestre!
2- O Diabo reconheceu (SI 9111-13) Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra (91.11-12).
O versículo 1 1 do Salmo 91 tem um valor hermenêutico sui generis: o Adversário citou esse texto para Jesus durante a Tentação. Ao fazer isto, o Inimigo atribuiu um elemento profético e messiânico ao versículo, ao mesmo tempo em que “reconheceu” o poder da Palavra de Deus e a divindade do Messias. Muito embora não precisemos do Adversário para interpretar a Bíblia, dentro de um estudo sistemático das Escrituras, tal fato não é desprezível, até porque Jesus não contestou a citação direcionada a ele, apenas compreendeu que a promessa no versículo 11 não podia ser interpretada da forma pretendida pelo Maligno, que induzia o Salvador ao suicídio (Mt 4.6).
3- Promessas vencem os perigos (SI 91.14-16) Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.
O Salmo 91 fala-nos de muitos perigos, todavia, maiores são as promessas divinas para quem habita no esconderijo do Altíssimo. Em toda situação: guerras, ciladas, doenças, terror, dia e noite, caminhando, em casa, no meio de feras. As promessas de livramento alcançam toda esfera e nos garantem: livramento, salvação, resposta à oração, companhia, honra, felicidade e longevidade. Eis o cabedal de promessas de Deus para você em todo o Salmo 91, especialmente referidas nos versículos 14-16. O Salmo 9 1 é um Salmo alegre, seu tom é elevado. A fé está na sua melhor forma, e se expressa nobremente. Aquele que pode viver neste espírito será destemido e desfrutará da proteção celestial. Vivamos com Deus.
APLICAÇÃO PESSOAL
Enquanto servimos ao Senhor, não precisamos viver atemorizados pelos perigos que nos cercam. Podemos descansar a nossa alma à sombra do Onipotente, confiando plenamente em Sua proteção.
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