Lição 11: Livramento e Ação de Graças | 2° Trimestre de 2023 | EBD JOVENS

TEXTO PRINCIPAL “Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito?” (Sl 116.12) RESUMO DA LIÇÃO O exercício da virtude da gra...


TEXTO PRINCIPAL

“Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito?” (Sl 116.12)

RESUMO DA LIÇÃO

O exercício da virtude da gratidão é uma ação vertical (para com Deus) e, ao mesmo tempo, uma ação horizontal (para com o próximo).

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Mt 26.30 Jesus e os apóstolos entoavam os Salmos
TERÇA – At 2.21 É tempo de invocar ao Senhor
QUARTA – Ef 2.4 Deus é riquíssimo em misericórdia
QUINTA – 1 Sm 2.6 Deus é o Senhor da vida
SEXTA – Sl 50.14 Expressando a gratidão
SÁBADO – Rm 12.1 Oferecendo um culto a Deus com a própria vida

OBJETIVOS

MOSTRAR a súplica da alma diante do iminente perigo;
COMPREENDER o poderoso livramento do Senhor;
EXPLICAR a ação de graças como expressão do culto público.


INTERAÇÃO

Professor(a), nesta LIÇÃO estudaremos a respeito da gratidão. O Salmo 116 que será objeto da nossa reflexão é uma canção de gratidão ao Senhor pelo que Ele fez em sua vida. Nosso objetivo é que você e seus alunos venham ter um coração grato, pois a gratidão torna a vida mais saudável. Esse é um sentimento que está relacionado com a humildade, pois só o humilde reconhece que o que ele recebeu veio de Deus e não de suas próprias forças. Você tem tido uma atitude de gratidão a Deus?

Então, não terá dificuldade em trabalhar essa temática. Aproveite a oportunidade ímpar e incentive seus alunos a trocarem as murmurações, as críticas e a irritabilidade pela perspectiva gratidão. Creia que essa atitude pode mudar o seu presente e futuro. Sigamos o exemplo do apóstolo Paulo que declarou: Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Fp 4.11). Isso é gratidão, sabedoria e amadurecimento.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), explique que o Salmo 116 “expressa gratidão ao Senhor pelo livramento da morte, bem como os louvores de todos os crentes sofredores, socorridos que foram pelo Senhor, que os livrou da morte ou de grande calamidade. Em seguida, faça a seguinte indagação: ‘Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios?’ Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Em seguida explique que no coração de todos os que receberam a salvação da parte do Senhor, flui a gratidão. Eles a expressam pelo amor (v. 1), lealdade (v. 2), vida santa (v. 9), ação de graças e a firme determinação de obedecer ao Senhor (v. 14)” (Adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 900).


TEXTO BÍBLICO

Salmos 116,1-19
1 Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.
2 Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver.
3 Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza,
4 Então, invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma!
5 Piedoso é o SENHOR é justo; o nosso Deus tem misericórdia,
6 O SENHOR guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou.
7 Volta, minha alma, a teu repouso, pois o SENHOR te fez bem.
8 Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda.
9 Andarei perante a face do SENHOR, na terra dos viventes.
10 Cri; por isso, falei: estive muito aflito,
11 Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira.
12 Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito?
13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR,
14 Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo,
15 Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.
16 Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.
17 Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor e invocarei o nome do SENHOR.
18 Pagarei os meus votos ao SENHOR: que eu possa fazê-lo na presença de todo o meu povo.
19 Nos átrios da Casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém! Louvai ao SENHOR!


INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos o privilégio de cultivar a gratidão em nossa vida. Veremos que, por ocasião de um grande Livramento do salmista, ele propôs apresentar atos de ações de graças pelo que Deus fez em sua vida. Assim, aprenderemos que cultivar um coração grato torna a vida mais leve, A gratidão na vida de um crente revela o cultivo da humildade, pois o crente sabe que o que ele recebeu veio de Deus e não de suas próprias forças.

Paralelismo

Para analisarmos o Salmo 116, será necessário abordar um pouco da estrutura da composição da poesia hebraica.

Diferentemente, das poesias ocidentais modernas, que valorizam a rima e o ritmo, a poesia hebraica é construída com encadeamento de pensamentos, chamado ‘Paralelismo’.

Embora, estudiosos apontem uma grande variedade de paralelismo, destacaremos os três principais:

  • Paralelismo Sinônimo – duas estrofes, de modo que a segunda repete o pensamento da primeira estrofe, reforçando o pensamento da primeira linha.
  • Paralelismo Antitético – duas estrofes ou, dois versos, de modo que a segunda estrofe estabelece um contraste com o pensamento da primeira estrofe.
  • Paralelismo Sintético – a partir de um pensamento, a segunda estrofe complementa ou apresenta mais elementos.

A poesia hebraica trabalha com pensamentos, de modo que a relação que se estabelece entre a primeira e segunda estrofe ou, entre o primeiro e segundo verso, estabelece uma trava lógica que impossibilita, aos mal-intencionados,  perverterem a essência do pensamento contido no texto.

O paralelismo, na poesia hebraica, constitui uma ferramenta que auxilia o leitor, quando da interpretação do texto e utilizaremos um pouco dessa ferramenta para analisar o Salmo 116.

Salmo 116 Estudo: Ame a Deus acima de Todas as Coisas

Depois de passar por um período de dificuldades, o escritor do Salmo 116 estudo realiza uma oração de agradecimento e de amor ao Senhor.

Foram várias situações das quais ele foi livre, por isso, seu senso de gratidão era enorme, ao ponto de não se satisfazer com palavras apenas, mas expressar seu amor por Deus em ações.

Da mesma forma, devemos cultivar esse senso nos nossos corações, no entanto, não é preciso que grandes coisas aconteçam para agradecermos.

Certamente, o Senhor te fez bem de algum modo e você tem muito mais motivos para agradecê-lo do que para reclamar com Ele.

I – A SÚPLICA DA ALMA DIANTE DO IMINENTE PERIGO

1- O que é o Salmo 116? Esse Salmo tem Davi como autor. Ele se encontra na categoria dos Salmos de Louvor ou de Ação de Graças e faz parte do quinto livro dos Salmos. No contexto mais específico dos judeus, o Salmo 116 está entre os denominados de hattel (que significa louvor”), ou seja, os Salmos 113-118. Esses Salmos eram recitados, ou melhor, cantados sempre no encerramento da ceia pascal dos judeus.

        No Novo Testamento, os evangelistas Mateus e Marcos escrevem que, por ocasião da “última ceia” de Jesus, nosso Senhor e os apóstolos cantaram um hino (Mt 26.30). De acordo com o contexto do Salmo 116, com os registros dos dois Evangelhos, que se antecipam ao período de angústia do Senhor no Getsêmani (Mt 26.36-46); provavelmente, o hino que Jesus e os apóstolos cantaram foi o Salmo 116. Trata-se de um hino em que o salmista agradece a Deus pelo livramento de uma morte iminente (vv. 3,9,15).


        Ele invocou o nome do Senhor por ocasião de um momento sombrio e Deus o respondeu com livramento. Esse hino, portanto, é uma canção de gratidão ao Senhor, em que se estabelece um laço espiritual de quem possui algo (Deus) com quem precisa de algo (o salmista). Isso é gratidão! Deus livrou o salmista de uma morte iminente e, por isso, ele o ama (Sl 116.1).

2- Cordéis de morte”; “angústias do inferno”. Os versículos 1 e 2 revelam quatro expressões tocantes: “Amo ao Senhor”, “ele ouviu”, “inclinou” e “invocá-lo-ei”. Essas palavras revelam o amor do salmista pelo Senhor, Isso porque ele passou uma experiência de sofrimento em que precisou invocar a Deus e Este o ouviu e se inclinou, atendendo à sua oração, A experiência do salmista foi provavelmente uma experiência de quase morte. As duas expressões “cordéis de morte” e “angústias do inferno”, certamente referem-se ao episódio de quase-morte do salmista. Nesse sentido, todas as possibilidades humanas se esgotaram. Não havia nada, do ponto de vista humano, que o salmista pudesse fazer. A única coisa possível era “invocar o Senhor”.

Comentário extra:

Deus atende o clamor do seu servo

“AMO ao SENHOR,

porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.

Porque inclinou a mim os seus ouvidos;

portanto, o invocarei enquanto viver.” (Salmos 116.1-2).

Na declaração: “Amo ao Senhor”, qual a definição de amor? Seria uma emoção ou, um sentimento, que visa a proteção de Deus? Qual significado deve-se adotar, se há outros tantos significados para o termo ‘amor’, bastando para isso considerar a ótica das religiões, das tendências filosóficas e até da ciência?

Mas, para a análise do texto bíblico, utilizaremos uma definição apresentada por Jesus Cristo:

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. (…) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14.15 e 21).

Com base na definição de Jesus, ‘ama ao Senhor’ aquele que guarda os seus mandamentos ou, seja, aquele que obedece.

“Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? O vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.” (Oseias 6.4).

O amor bíblico expressa a base da relação senhor e servo, por isso o amor a Deus resume-se em serviço, obediência, de modo que amar é servir e odiar é desprezar ou, não atender:

“Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”  (Lucas 16.13).

As estrofes que se seguem indicam que estamos diante de um paralelismo sintético, pois o Salmista apresenta o motivo pelo qual ‘serve’ (ama) ao Senhor. O texto não sugere emoção, empolgação, êxtase, etc., antes, plena compreensão dos atributos divinos.

O Salmista demonstra que foi atendido quanto à sua súplica, uma vez que serve ao Senhor. Ouvir a voz ou, ouvir a súplica é o mesmo que ‘inclinar os ouvidos’, ‘ser favorável’, ‘atender’ (vv. 1-2; Salmo 40.1).

“INCLINA, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica. Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído…” (Salmo 55.1-2).

A introdução do Salmo 55 é semelhante à do Salmo 116 e a segunda estrofe explica o significado de ‘inclinar’, ‘não se esconder’, etc., que é o mesmo que ‘atende’, ‘ouve’.

Como foi socorrido, o Salmista conclui: “O invocarei enquanto viver”! Os dois primeiros versículos do Salmo 116 apresentam uma disposição, três motivos e uma concussão.

Comparando, o Salmo 116 é um agradecimento, por ter sido atendido e o Salmo 55 expressa plena confiança de que será atendido: “Eu, porém, invocarei a Deus e o SENHOR me salvará.” (Salmos 55.16).

O mesmo favor demonstrado ao Salmista está ao alcance de todos os homens, pois qualquer (todo aquele) que invocar o nome do Senhor será salvo!

“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” (Joel 2.32).

Salmo 116:1 – O Senhor ouviu a minha voz

1 Amo o SENHOR, porque Ele ouviu a Minha voz e as Minhas súplicas. (Este Salmo poderia ser chamado de “o Salmo da Ressurreição”.

A mensagem alentadora da fé neste Cântico fala que a Ressurreição de Cristo é o compromisso e a garantia da Ressurreição do Seu Povo e que, assim como Deus O conduziu vitoriosamente através das doras da vida e da morte, Ele também com triunfo levará aqueles que, pela fé, estão unidos a Ele.

Portanto, nossa Ressurreição se apoia na e fé e está unida à Sua Ressurreição.)

Salmo 116:2 – Ele inclinou para mim os seus ouvidos

2 Porque Ele inclinou a Mim os Seus Ouvidos; portanto, eu O invocarei enquanto viver.

(Este Salmo, cantado por Cristo e por Seu pequeno rebanho às vésperas de Sua Crucificação, será cantado novamente por Ele no meio da grande congregação, durante a manhã de Sua Coroação.)

3- Invocação ao Senhor. “Então, invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma” (v.4). 0 termo “invocar” tem um peso forte nas Escrituras quando o ser humano se coloca diante de Deus para buscá-lo em oração (Gn 4.26: Jr 29.12; At 2.21). No salmo, trata-se de uma oração suplicante para que o Senhor concedesse um grande livramento diante da morte que estava assolando o salmista. Saiba que, em muitos momentos, passaremos situações em que “os cordéis de morte” e “angústias do inferno” nos cercarão.

Por isso, devemos aprender com o salmista a forma como reagir diante de um iminente perigo. Ele nos mostra que, no lugar de tomar uma decisão precipitada diante de um perigo, dirigir-se ao Senhor, clamando-lhe incessantemente, é a ação mais sábia (Lc 18.1-8). Pense agora em algum evento que pode estar causando tristeza a você! Como ele impacta sua vida? Parece que é uma ocasião bem sombria, não é mesmo? Coloque tudo isso diante de Deus. Invoque o Senhor! Só Ele pode transformar os “cordéis de morte” em “laços de vida”; “as angústias do inferno” em “alegria do céu”.

Comentário extra:

As vicissitudes que atingiram Aquele que ama ao Senhor

“Os cordéis da morte me cercaram,

e angústias do inferno se apoderaram de mim;

encontrei aperto e tristeza.

Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma.” (Salmos 116.3-4).

Os eventos narrados nos versículos 3 e 4 retroagem no tempo, pois antecedem o que foi narrado nos versículos 1 e 2. Os versos 1 e 2 apontam que Deus ouviu o Salmista e os versos 3 e 4 demonstram do que o Salmista foi livre: cordéis da morte, angústia e tristeza.

É comum interpretarem ‘cordéis da morte’ como uma experiência de agonia e sofrimento excruciante pelo qual o Salmista passou, como se os Salmos tratassem das mazelas do poeta. No entanto, se faz necessário considerar que o Salmos são profecias (1 Crônicas 25.1-3) e que, na sua grande maioria, são messiânicos, portanto, são previsões acerca dos sofrimentos que o Cristo haveria de passar.

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.” (1 Pedro 1.11).

‘Cordéis da morte’ é o mesmo que ‘laço do passarinheiro’, do Salmo 91. A peste perniciosa leva à sepultura, por isso, as ‘angústias do inferno’ (Salmo 91.3), o mesmo que ‘terrores da morte’ (Salmo 55.4).

Enquanto o Salmo 116 é uma profecia messiânica, através da perspectiva de Cristo, que, por causa da paixão da morte, foi posto em angústia a tristeza, o Salmo 91, verso 15, aborda a mesma questão, porém, da perspectiva do Pai que promete livrá-lo.

“Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristezaEntão invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma.” (Salmo 116.3-4); 

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.” (Salmos 91.15).

Esses versos dos Salmos apresentam nuances do sofrimento de Jesus, que o escritor aos Hebreus resume muito bem:

“O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” (Hebreus 5:7-8).

Na previsão do Salmo 116, o Salmista descreve o Deus de Abraão, Isaque e Jacó como piedoso e justo, o que o apóstolo Paulo descreve como justo e justificador (Romanos 3.26). Como conciliar a justiça de Deus com a sua piedade, vez que o culpado Ele não tem por inocente? A resposta vem a seguir: o nosso Deus tem misericórdia!

Salmo 116:3 – Preso em ciclo de morte

3 Rodearam-me as dores da morte, e de mim se apoderaram as angústias do inferno; aperto e dor havia Eu achado.

(A primeira seção deste Salmo [Versículos 3-11] aponta para o Messias, recordando Seu Primeiro Advento, quando Ele estava em debilidade e expiação.

Nos Versículos 12 a 19, Ele antecipa Seu Segundo Advento em Poder e Glória; e Ele exalta e adora o Criador pelos dois acontecimentos.)

Salmo 116:4 – O clamor do aflito

4 Então invoquei o Nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra agora a minha alma.

(Suas duras penas no mundo da morte e Sua oração, quando estava lá, são o tema dos Versículos 3-6; e Seu testemunho contente na manã de Sua Ressurreição é o tema dos Versículos 7-11.)

SUBSÍDIO 1

“A natureza intensamente pessoal deste Salmo é indicada pelo uso exclusivo dos pronomes da primeira pessoa eu, meu/minha e a mim. Sua inclusão em um grupo de Salmos conhecidos basicamente como Salmos de adoração pública testifica acerca da verdade de que qualquer congregação, grande ou pequena, é constituída de indivíduos que elevam seu coração a Deus em oração e louvor. As alusões nos versículos 17,18 ao oferecimento de ‘sacrifícios de louvor’ e ao pagamento de votos indicam um cenário em que se oferecem ofertas de gratidão pelo livramento da aflição descrita na primeira parte do Salmo.

Aos estudiosos que buscam reagrupar os versículos do Salmo para alcançar uma progressão mais lógica de pensamento, Barnes responde: ‘Na oração do santo que está em árdua luta, não se espera uma sequência rigorosamente lógica. Esse tipo de oração certamente mistura petição com ações de graça. Liberto hoje, ele enfrenta novos conflitos amanhã. Esse fluxo e refluxo de sentimentos debaixo das tempestades da vida’.” (Comentário Bíblico Beacon. Vol 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. p. 289.)

II – O PODEROSO LIVRAMENTO DO SENHOR (vv.5-11)

1- Piedoso, justo e misericordioso. Os versículos 5 e 6 revelam a natureza do caráter de Deus. As palavras que a descrevem são “piedade”, “justiça” e “misericórdia”. Deus jamais age de maneira contrária à sua natureza, ou seja, Ele não age de maneira ímpia, injusta e odiosa. No Novo Testamento, o apóstolo Paulo nos apresenta um Deus riquíssimo em misericórdia que nos amou com um grande amor, mesmo nós sendo ainda pecadores (Ef 2.4). Além disso, Ele cuida dos simples e dos humildes (Sl 116.6). Por isso, o salmista diz a sua alma: “Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem” (v.7). O salmista recebeu o bem do Senhor, o livramento de Deus (v.6).

Comentário extra:

Piedoso e Justo

“Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia.

O SENHOR guarda aos simples; fui abatido, mas ele me livrou.

Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem.

Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.” (Salmos 116.5-8).

Como se dá a misericórdia de Deus?

“E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” (Êxodo 20.6).

Deus deu a sua palavra e ela não é vazia! Deus faz misericórdia aos que O amam, ou seja, aos que guardam os seus mandamentos. Daí a essência do primeiro versículo do Salmo 116: “Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica” (Salmo 116.1). A declaração ‘amo ao Senhor’ está mais para uma constatação, ante a resposta divina, do que uma declaração baseada em sentimentos.

Se Deus faz misericórdia aos que O amam e se Ele ouviu o clamor de quem fez uma súplica (v. 1), consequentemente, essa pessoa, verdadeiramente, ama a Deus. Se o Salmista registrasse que não fora atendido, o motivo seria patente: não amou ao Senhor.

“Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;” (Salmos 66.18).

Daí o dito: ‘terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer’ (Deuteronômio 33.19), logo após o profeta Moisés ter intercedido pelos rebeldes, em Israel, pois como Deus é justo e justificador, não tem o culpado por inocente (Deuteronômio 32.33).

O verso 6 aponta de quem Deus tem misericórdia: “O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou.” (Salmo 116.6).

Quem são os simples[1], neste contexto? Os que se deixam persuadir, os que são instruídos, os que se arrependem, os que se sujeitam, os que obedecem. Observe que ‘os simples’ está no plural, ou seja, todos os simples.

“Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.” (Jeremias 31.19).

O Salmo 16, verso 7, demonstra que o Messias seria instruído, continuamente, pelo Pai: “Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.” (Salmos 16.7).

O verso 6, parte ‘b’, é uma profecia acerca do Messias, mas, feita em primeira pessoa, enfatizando que o Cristo seria abatido, mas, que Deus haveria de livrá-Lo.

“Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.” (Salmos 142.6).

O verso 3, do Salmo 116, é uma descrição de como o Cristo se sentiria quando fosse abatido, mas, do Pai viria livramento.

“Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte; Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.” (Salmo 13.3-4).

Como o Cristo foi socorrido por Deus? Deus permaneceu com Ele na angústia e, por fim, foi retirado da angústia e glorificado (Salmo 91.15). Em outras palavras, Cristo retornou para o seu repouso (v. 7).

Deus protegeu tanto a entrada, quanto a saída do Seu Filho, deste mundo, e concedeu livramento completo: “O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Salmos 121.8).

O Cristo foi livre da morte, através da ressurreição e das lágrimas, ao se assentar à destra da Majestade nas alturas, pois Ele se manteve fiel ao Pai em tudo, como descrito no Salmo 16:

“Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças; Pois tu livraste a minha alma da morte; não livrarás os meus pés da queda, para andar diante de Deus na luz dos viventes?” (Salmo 56.11-13);

“Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.” (Salmos 16.8-11);

“Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.” (Salmo 116.8).

Salmo 116:5 – Deus é justo e misericordioso

5 Piedoso é o SENHOR e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus.

(Como se deve entender; o Messias falou mais de Suas petições, súplicas, orações e vitórias através de Davi do que através de qualquer outro Salmista.

A razão disto é que seria da linhagem de Davi que o Messias viria [2Sm 7].)

Salmo 116:6 – O Senhor protege os ingênuos

6 O SENHOR guarda os simples; eu fui abatido, mas Ele me livrou.

(A palavra “simples” se refere a estar “livre de pecado”, porque assim é Jesus; por isso, Ele foi guardado com segurança quando estava no Céu.)

Salmo 116:7 – Descansa minha alma pois o Senhor te fez bem

7 Volta, minha Alma, para o Teu repouso, pois o SENHOR te fez o bem.

(O “repouso” aludido neste Versículo é o em João 17.4-5. Depois de ter alcançado a Redenção, nosso Senhor retonou ao repouso junto ao seio do Pai.)


2- A vida pertence a Deus. Nos versículos 8 a 11 o salmista afirma que o Senhor o livrou da morte (v.8). Veja que belo jogo de palavras: “livrou os olhos das lágrimas; os pés da queda” (v.8). O cantor, agora convicto, sabe que não será tirado da terra dos viventes, mas ao contrário, ainda terá uma jornada bonita para caminhar de acordo com a vontade de Deus (v.9). O versículo 9 está em plena harmonia com o versículo 15, em que aparece a expressão “preciosa é a vista do Senhor a morte dos seus santos”.

A ideia aqui não é de que a morte do justo seja vista com alegria pelo Senhor, como se Ele a desejasse. O salmo trata da gratidão do sambista pelo livramento dado por Deus, pois para Ele nossas vidas são preciosas, tem um valor incomensurável, e mesmo a nossa partida está dentro dos cuidados de Deus. Ainda não era a hora do salmista partir. Aprendemos aqui que não somos deixados por Deus ao acaso, mesmo em ocasião bem delicada.

Todavia, de modo geral, e principalmente no Novo Testamento, a Bíblia mostra que Ele nos acompanha até mesmo na hora da morte, pois a vida é um dom divino e nenhum de seus filhos perecem neste mundo fora do escopo de sua vontade (1 Sm 2.6; At 7.54-60). Deus é cuidadoso com a nossa vida, mas também o é na nossa morte.

Comentário extra:

Cri, por isso falei

“Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes.

Cri, por isso falei. Estive muito aflito.

Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos.” (Salmos 116.9-11).

Apesar do prenúncio de morte exarado no Salmo 116, a promessa do Pai dá suporte ao Cristo para afirmar:

Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. (v. 9).

Embora cordéis de morte tenha cercado o Cristo, a ponto de angustiá-lo, como a promessa de Deus é misericórdia para os que O amam, a certeza de salvação é perene. Apesar de ter sido abatido (v. 6), certo é que Deus livrou Cristo da morte (v. 8), daí a declaração plena de certeza: ‘andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes’.

A declaração plena de certeza que consta do verso 9, estabelece o seguinte pressuposto: ‘Cri, por isso falei’!

O apóstolo Paulo citou a parte ‘a’ do verso 10, quando escreveu a sua segunda carta aos cristãos de Corinto:

“E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.” (2 Coríntios 4.13-14).

A mesma palavra de fé que Cristo teve do Pai, que prometeu livrá-Lo da morte, é a mesma que foi empenhada aos cristãos. ‘O mesmo espírito de fé’ que o apóstolo Paulo faz referência, diz da promessa de Deus, exarada nas Escrituras, que foi dada ao Cristo e que, em espírito, disse através do salmista: ‘cri, por isso falei’.

Os cristãos, por sua vez, creram e por isso, professam a Cristo.

“Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10.8-10).

É Deus quem prometeu que Cristo seria livre da morte e que andaria na terra dos viventes e como Ele ressuscitou o nosso Senhor Jesus, nos ressuscitará, também. O mesmo poder que foi manifesto em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos, é o mesmo poder que opera sobre os que creem.

“E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.” (Efésios 1.19-20).

Apesar do livramento da morte, temos um registro profético da condição emocional do Cristo, antes de ser livre da morte: ‘Estive muito aflito’! Outros Salmos fazem alusão à condição emocional de Jesus, antes da crucificação:

“Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.” (Salmos 25.16);

“Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas.” (Salmos 70.5);

Estou aflito, e prestes tenho estado a morrer desde a minha mocidade; enquanto sofro os teus terrores, estou perturbado.” (Salmos 88.15);

“Pois estou aflito e necessitado, e o meu coração está ferido dentro de mim.” (Salmos 109.22).

Por causa da condição emocional de Jesus, antes da crucificação, o profeta faz referência a Cristo, como o aflito do Senhor:

“Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.” (Salmos 22.24).

A condição aflitiva tem um motivo bem claro: os seus algozes eram seus irmãos, segundo a carne.

“Porquanto não se lembrou de fazer misericórdia; antes perseguiu ao homem aflito e ao necessitado, para que pudesse até matar o quebrantado de coração.” (Salmos 109.16);

“E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem.” (Mateus 26.4).

Enquanto aterrorizado (pressa[2])

pelo momento cruento que antecedia a crucificação (Mateus 26.39), tem-se uma constatação: Todos os homens são mentirosos.”! Daí surge o questionamento: os judeus também são mentirosos? Por que as Escrituras não excetuam os judeus?

A resposta está na Lei e nos profetas:

“Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR.” (Isaías 30.9);

“Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.” (Deuteronômio 32.5).

Ao escrever aos cristãos em Roma, o apóstolo dos gentios lança mão da parte ‘b’ do verso 11 do Salmo 116, para demonstrar que, diante de Deus, os judeus não são melhores que os gentios, antes, todos são pecadores (Romanos 3.9).

“De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.” (Romanos 3.4).

Por que admitir que todos os homens, sem exceção, são mentirosos? Quando admitimos o que está estabelecido nas Escrituras, estamos afirmando que Deus é verdadeiro e que é vencedor em qualquer demanda. Qualquer outro modo de se portar frente às Escrituras, é o mesmo que fazer Deus mentiroso (1 João 5.10).

Salmo 116:8 – Tu livraste-me

8 Pois Tu livraste a Minha alma da morte, os Meus Olhos das lágrimas, e os Meus Pés da queda.

(A palavra “queda” não tem nenhum significado moral aqui, já que seria impossível que o Messias tropeçasse moralmente.

A palavra Hebraica significa “um empurrão para baixo”.)

Salmo 116:9 – Andarei na presença do Senhor enquanto eu viver

9 Eu andarei perante a face do SENHOR na Terra dos viventes. (Tirado de um “empurrão para baixo”, na Morte, Ele é levantado na Ressurreição.)

Salmo 116:10 – A fé do salmista

10 Eu cri, por isso falei. Estive muitíssimo aflito (a fé, no Versículo 10, é impressionante, porque foi exercida pelo Messias quando Ele estava nas regiões da morte; e agora é exercida por Ele na Ressurreição).

Salmo 116:11 – Todos são mentirosos

11 Eu disse na minha pressa: Todo homem é mentiroso. (A palavra “pressa”, em Hebraico, não significa “precipitadamente”, e sim “apressar-se”.

Ninguém pensou que Cristo seria ressuscitado dentre os mortos, nem mesmo os Seus Discípulos mais achegados. Quanto à Ressurreição, depois que Ele foi crucificado, todos são mentirosos.)

3- Experimentando o favor de Deus. Faça um exercício com sua memória. Recorde um grande livramento de perigo que você experimentou. Essa experiência pode ser um instrumento de muita edificação espiritual para você e outros jovens em Cristo. Esse exercício é importante para deixar claro que a vida com Deus é uma vida de experiências verdadeiras. Devemos ter plena convicção de que a nossa vida é moldada, traçada e estabelecida pelo Deus vivo. Por intermédio do Espírito Santo, Ele nos dirige conforme o conselho de sua vontade (Jo 3.8; Ef 1.11). A caminhada com Deus é uma caminhada de profundas experiências com Ele.

PENSE! Deus é piedoso, justo e misericordioso.
PONTO IMPORTANTE! A nossa vida pertence a Deus, Ele a dá e a tira.

SUBSÍDIO 2

Professor(a), explique que o “poeta confirma seu amor ao SENHOR, especialmente porque Ele respondeu à sua oração (v.1), Voz e súplica não deveriam ser distinguidas, mas entendidas como uma pequena variação da frase comum: ‘a voz das minhas súplicas’ (cf, 28.2,6; 31.22; 130.2 e 140.6)— ou, de acordo com Harrison: ‘minha voz suplicante’. As respostas à oração encorajam o salmista a continuar orando (v. 2). O salmista já tinha estado à beira da morte (v. 3). os seus cordéis (hb. ‘cordas’, NVI) o cercavam e as angústias do inferno (Sheol) já o pressionavam: aperto e tristeza eram seus companheiros indesejados. Nesse limite das suas forças, ele invocou o nome do Senhor (v. 4) por livramento, e foi ouvido.” (Comentário Bíblico Beacon. Vol 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. p. 289.)

III – AÇÃO DE GRAÇAS COMO EXPRESSÃO NO CULTO PÚBLICO

1- A virtude da gratidão. Diante do livramento do cantor, surge a pergunta: “o que darei eu ao SENHOR […]?” (v.12). Os benefícios são imensos, os favores de Deus são muitos. Então o salmista responde: “tomarei o cálice da salvação”, “pagarei meus votos”, “oferecerei sacrifícios de louvores”, “invocarei o nome do Senhor” (vv.12-19). Todas essas atitudes do salmista têm a ver com o exercício da gratidão na adoração pública em Israel, ou seja, no Templo, em que o salmista erguerá o “cálice da salvação” (um costume judaico de acordo com a Lei cf. Nm 28.7) por causa do que Deus fez. Ali, ele pagará o seus votos e suas ofertas (Sl 50.14:66.13).

Assim, cultivar a virtude da gratidão é também ativar na memória as lembranças das bênçãos de Deus, pois jamais podemos esquecer o que Ele fez. E à medida que somos gratos a Deus, somos também gratos ao nosso próximo, pois, na maioria das vezes, o Senhor usa o próximo como instrumento de livramento para a nossa vida. Nesse caso, a relação de gratidão é tanto vertical (para com Deus) quanto horizontal (para com o próximo).

Comentário extra: 

O cálice da salvação

“Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?

Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.

Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.” (Salmos 116.12-14).

É possível retribuir os benefícios concedidos por Deus? Não. Realizar sacrifícios? Definitivamente não.

“Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.” (Jeremias 7.22).

Como Deus não se agrada de sacrifícios, mas, que a Sua palavra seja obedecida, preparou um corpo para o Cristo, para introduzi-lo no mundo que, por sua vez, se deleitava em fazer a vontade do Pai.

“Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.” (Salmo 40.6; Hebreus 10.5-9).

Nada há o que o homem possa dar ao Senhor pelos seus benefícios, mas, se busca redenção, deve lançar mão do cálice da salvação, que Deus oferece aos homens, sem nada exigir em troca (gratuitamente).

Como se toma o cálice da salvação? Invocando o nome do Senhor!

“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” (Joel 2:32);

“Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.” (Salmos 55.16).

‘Cálice’, nesse contexto, é uma figura que remete ao mandamento que Deus dá ao homem, para que possa ser salvo. É através do cálice que o homem nega a si mesmo e se rende à vontade de Deus.

“Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.” (Salmos 71.3).

Esse é o mandamento para salvação, o cálice da salvação:

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55.6).

O Salmo 119, verso 166, demonstra como aguardar a salvação de Deus: cumprindo os seus mandamentos!

“SENHOR, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.” (Salmos 119.166).

Jesus foi enviado ao mundo para que, por meio d’Ele, os homens creiam em Deus (João 3.16; 1 Pedro 1.21). Como Jesus foi constituído Senhor e Cristo por Deus (Atos 2.36), é imprescindível que os homens o obedeçam para se salvarem, pois só amam a Jesus aqueles que O obedecem (João 14.15).

“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” (Hebreus 5.9).

O profeta Isaías aponta para quem deveriam esperar: o Deus que escondeu o seu rosto da casa de Israel.

“E esperarei ao SENHOR, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.” (Isaías 8.17).

Neste ponto, se faz necessário destacar a importância do paralelismo, na poesia hebraica, que consiste em apresentar uma ideia e complementá-la.

Observe:

“Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver.” (v. 2);

“Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma.” (v. 4);

“Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.” (v. 13)

“Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.” (v. 17).

O verso 2 é agradecimento pela salvação (v. 1) e o salmista se compromete a perseverar, invocando ao Senhor. O verso 4 demonstra a forma como o salmista invocou ao Senhor: crendo que Ele é poderoso para livrar, em função dos horrores que o cercavam (v. 3).

Já os versos 13 e 14, além das relações estabelecidas com os versos antecedentes, no texto constituem uma trava lógica, pois o elemento comum nos dois versos: invocarei o nome do Senhor, vincula a ideia ‘tomar o cálice de salvação’ a ideia de ‘oferecer sacrifício de louvor’, ou seja, ‘cálice de salvação’ é o mesmo que ‘sacrifício de louvor’.

“Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.” (Salmos 50.23).

Quem invoca ao Senhor é plantação do Senhor, é árvore de justiça, ofereceu sacrifício de louvor e Deus é nele glorificado. Nesse mesmo diapasão, tomou o cálice da salvação, pois ordenou o seu caminho, segundo a palavra de Deus.

“A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” (Isaías 61.3);

“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15.8).

Admitir que Jesus é o Cristo é oferecer a Deus sacrifício de louvor, ou seja, é alcançar salvação, pois, em Cristo, há um mandamento.

“Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13.15);

“E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” (I João 3.23).

Mas, como não podemos esquecer que os Salmos são profecias (2 Crônicas 25:1-3; Lucas 24:44) e que as Escrituras testificam de Cristo (João 6:5:39), os versos 13 e 14 referem-se a Cristo:

“Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.” (vv. 13 e 14).

Como Cristo ‘amou ao Pai’ (v. 1; João 15.10), tomou o cálice de salvação e foi livre dos ‘cordéis da morte’ que O cercaram e das ‘angústias do inferno’ (v. 3). Ao invocar o Pai dizendo: ‘Ó SENHOR, livra a minha alma.’ (v. 4), Jesus ofereceu sacrifício de louvor:

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” (Salmo 50.15).

“Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.” (Salmo 91.15-16).

Ao ‘invocar o Pai no dia da angustia’, Cristo ofereceu sacrifício de louvor, ao mesmo tempo que pagou os seus votos:

“Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos.” (Salmos 50.14).

Quais os votos do Messias? A resposta está no Salmo 22, um Salmo notoriamente messiânico. Anunciar o nome de Deus aos seus irmãos no meio da congregação era o ‘voto’ do Cristo:

“Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.” (Salmo 22.22-25).

“Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.” (Hebreus 2.11-13).

Para pagar o seu voto perante o seu povo, Jesus veio para os que eram seus, mas não O receberam “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1.11).

Salmo 116:12 – Qual é a maneira de agradecer ao Senhor?

12 Que pagamento darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito? (Não podemos pagar nada, pois o Senhor não tem nada que esteja à venda. Tudo é Presente, é por graça.)

Salmo 116:13 – Invoque o nome de Deus

13 Tomarei o cálice da Salvação e invocarei o Nome do SENHOR. (Ao ser salvo, temos o direito de apresentar uma petição ao nosso Pai Celestial e esperar uma resposta Dele [1Jo 5.14].)

Salmo 116:14 – Cumpra seus votos com Ele

14 Pagarei agora os Meus votos ao SENHOR diante de todo o Seu povo. (O que Cristo fez na Redenção do homem foi feito “diante de todo o Seu povo” [Sl 40.7].)

Salmo 116:15 – A morte de qualquer pessoa santa tem grande valor para Deus

15 Preciosa é aos Olhos do SENHOR a morte dos Seus Santos. (A palavra “preciosa” significa “de grande valor”.

É de grande valor à Obra de Deus o falecimento de qualquer um de Seus Santos. A única luz no mundo é a Luz de Cristo que repousa na vida dos Santos.)

2- Culto público: um ambiente de gratidão. O culto é o ato de encontro entre Deus e o seu povo. Quando prestamos culto a Deus o fazemos de maneira que o Senhor venha receber o que levamos, isto é, a nossa própria vida (Rm 12.1). Nesse contexto, o culto público é o espaço adequado e especial para oferecermos a Deus a nossa ação de graça. Oferecer um culto de ação de graças por uma bênção recebida ainda é um exercício piedoso e gratificante para quem oferece e para quem participa.

É a oportunidade que Deus dá ao seu povo para praticar a virtude da gratidão. Por isso, celebre a Deus em sua igreja local, por exemplo, pela bênção de passarem um vestibular; ou pelo ingresso em uma instituição para se desenvolver profissionalmente; ou pela cura de uma enfermidade; também podemos agradecer pelas bênçãos espirituais como a salvação de um ente querido, o batismo no Espírito Santo, enfim, as razões para agradecer ao Pai são inúmeras.

Deus se alegra com as nossas vitórias. Ora, a sua vitória também pode ser um estímulo encorajador para outros jovens que podem ser animados por meio do seu exemplo. Louve a Deus com ação de graças, pois Ele é digno da nossa gratidão!

Comentário extra:

O servo do Senhor

“Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.

Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.

Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.

Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo,

Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.” (Salmos 116.15-19).

O verso 15 é prenúncio da morte de Cristo que, como muitos profetas da Antiga Aliança, foi perseguido e morto.

“Os quais também mataram o SENHOR Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,” (I Tessalonicenses 2.15);

“E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.” (Mateus 21.39).

No verso 16, o Salmista parece se apresentar: “Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.”, entretanto, esse verso contém elementos que demonstram que o Espírito de Cristo estava sobre o salmista e quem declara ser servo do Senhor é o Cristo.

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.” (1 Pedro 1:11).

O Salmista Davi sempre é apresentado como filho de Jessé e o Salmo parece fazer referência à mãe do salmista. Se considerarmos o fato de que Jesus não é filho de José, mas de Maria, percebe-se que o Salmo 116 refere-se ao Cristo de Deus “E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.” (Lucas 2.43).

“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” (Atos 13.22).

O Senhor Jesus, apesar de ser o Filho de Deus, em meio aos homens se fez servo e o profeta Isaías d’Ele disse:

“E agora diz o SENHOR, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do SENHOR serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.” (Isaías 49.5).

Cristo é verdadeiramente (deveras) o servo do Senhor, a luz dos gentios (Isaías 49:6), filho de Maria, a serva do Senhor. Diferentemente dos demais homens, o filho do homem não foi gerado por homem, antes, pelo Espírito Santo foi concebido misteriosamente (sombra) por uma virgem (Lucas 1.31).

“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.” (Lucas 1.38);

“Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.” (Salmo 22.9-10).

Em seguida, o Salmo registra os feitos do Pai para com o Seu Filho: “soltaste as minhas ataduras”! O termo hebraico traduzido por ‘ataduras’ diz de prisão, cadeia, ou seja, Cristo foi livre da morte, das lágrimas e da queda.

Os versos 17 à 19 repetem o pensamento dos versos 13 e 14 complementando-o.

“Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.

Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo,

Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.”

Inicialmente, somos informados que Cristo tomaria o cálice da salvação, ou seja, oferecendo sacríficos de louvor. Ele pagaria os seus votos a Deus, na presença de todo o seu povo, ou seja, declararia aos seus concidadãos o nome de Deus.

O último verso deixa claro que Jesus pagaria os seus votos na presença do povo de Israel, e isso seria feito, precisamente, na cidade de Jerusalém e nos átrios do templo.

“Todos os dias estava convosco ensinando no templo, e não me prendestes; mas isto é para que as Escrituras se cumpram.” (Marcos 14.49).

 

Uma questão de função sintática do termo ‘e’

Nas orações coordenadas temos as conjunções aditivas, que são: e, nem, também, bem como, etc. As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração.

Quando analisamos as poesias hebraicas, geralmente estamos analisando ideias que a segunda oração apresenta, complementando a ideia da primeira oração. Por exemplo:

“Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor e invocarei o nome do SENHOR.”

Geralmente, lemos o verso acima, considerando que a ideia defesa pelas duas orações são distintas, de modo que é preciso ao crente oferecer sacrifício de louvor E invocar o nome do Senhor.

Entretanto, como foi analisado que invocar o nome do Senhor é o mesmo que tomar o cálice da salvação, ou oferecer sacrifícios de louvor, segue-se em alguns versículos a função do ‘e’ não é dividir as ideias apresentas, antes explicá-la.

Diferentemente das conjunções aditivas, temos as conjunções coordenativas explicativas que ligam duas orações de modo que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração.

A função do ‘e’ em algumas orações na poesia hebraica acaba assumindo o valor de ‘como’.

“Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor”Como?

“Invocarei o nome do SENHOR.”

Da mesma forma o verso:

“Tomarei o cálice da salvação,

e invocarei o nome do SENHOR”.

Como se toma o cálice da salvação? Invocando o nome do Senhor, pois aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Se for introduzida uma dicotomia na frase, dá-se azo ao surgimento de heresias, vez que se pregará que para ser salvo é necessário invocar a Cristo, mas que se faz necessário outras práticas, e o disseminador de heresias passará apresentar um conceito, segundo a sua visão terrena, o que seria ‘sacrifício de louvor’ e ‘tomar o cálice da salvação’.

Observe:

“AMARÁS, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias.”  (Deuteronômio 11:1).

Se considerarmos que aquele que ama é o que guarda os mandamentos, conforme Cristo definiu o ‘amor’, como se lê o mandamento de Deus?

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me amaguardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.” (João 14:21-24).

Jesus declarou como amou o Pai:

“Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.” (João 14:31).

Quando lemos: ‘Amarás o Senhor teu Deus’, em seguida vem o como: ‘e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias.’ Através do ‘e’ parece que ordenanças, estatutos, juízos e mandamentos são coisas distintas, sendo que, na verdade, são formas de se referir a toda palavra de Deus.

“A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.

Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.

O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.” (Salmos 19:7-9).

Os tradutores, por desconhecerem algumas nuances da poesia hebraica, acabam por introduzir um ‘e’ nos versículos que acabam por dividir a ideia apresentada, sendo que, na verdade, a ideia está sendo complementada, explicada.

“SENHOR, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.” (Salmos 119.166).

Quem espera a salvação do Senhor, efetivamente, será salvo, mas, o versículo acima divide a ideia apresentada, de modo que é necessário ao homem esperar na salvação de Deus, e, de outra banda, cumprir os mandamentos de Deus.

Ora, Deus deu os Seus mandamentos, para que, por meio deles, o homem obtivesse vida, de modo que cumprir os mandamentos é esperar na salvação de Deus.

“Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.”  (Deuteronômio 32.47).

Correção ortográfica: Pr. Carlos Gasparotto

[1] “פתי 06612 p êthiy ou פתי pethiy ou פתאי p êtha’iy procedente de 6601; DITAT – 1853a n. f. 1) simplicidade, ingenuidade adj. 2) simples, tolo, de mente aberta” Dicionário Bíblico Strong. “פתה 06601 pathah uma raiz primitiva; DITAT – 1853; v. 1) ser espaçoso, ser aberto, ser largo 1a) (Qal) ser espaçoso ou aberto ou largo 1b) (Hifil) tornar espaçoso, abrir 2) ser simples, seduzir, enganar, persuadir 2a) (Qal) 2a1) ter mente simples, ser simples, ser ingênuo 2a2) ser seduzido, ser enganado 2b) (Nifal) ser enganado, ser ingênuo 2c) (Piel) 2c1) persuadir, seduzir 2c2) enganar 2d) (Pual) 2d1) ser persuadido 2d2) ser enganado” Dicionário Bíblico Strong.

[2] “02648 חפז חחפפזז חפז chaphaz uma raiz primitiva; DITAT – 708; v 1) correr, fugir, apressar, temer, estar aterrorizado 1a) (Qal) estar com pressa, estar alarmado 1b) (Nifal) estar com pressa” Dicionário bíblico Strong.

Salmo 116:16 – Sou teu servo

16 Ó SENHOR, verdadeiramente Eu sou Teu servo; sou Teu servo, filho da Tua serva; soltaste as minhas ataduras. (O sentido deste Versículo é duplo – fala tanto de Davi como do Messias.

Sua mensagem é a humildade. A palavra “serva”, de igual maneira, tem um duplo significado. Refere-se tanto a Maria como a Israel, porque Jesus nasceu da Virgem e de Israel.

Seu Pai O soltou das ataduras da morte e O levantou dentre os mortos.)

Salmo 116:17 – Sacrifícios de ações de graças

17 A Ti oferecerei sacrifícios de ações de graças e invocarei o Nome do SENHOR. (Devemos entender que, a partir deste Versículo, aprendemos que todas as “ações de graças” se apoiam no Sacrifício de Cristo.)

Salmo 116:18 – O pagamento dos votos

18 Ao SENHOR pagarei agora os meus votos diante de todo o Seu povo (Esta é a segunda vez que este Versículo nos é dado literalmente, e por um motivo.

Ele se refere às grandes vitórias alcançadas pelo Senhor Jesus Cristo a favor de um mundo que foi amado por Ele, mas, ainda assim, um mundo totalmente sem atrativo).

Salmo 116:19 – Seja louvado Senhor, no centro de Jerusalém

19 Nos átrios da Casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR. (Isto se cumprirá no principio e durante todo o grande Reinado Milenar.

Nesse momento, e em todo mundo, as grandes vitórias compradas e pagas pelo Senhor Jesus Cristo serão anunciadas “diante de todo o Seu povo”.

Não é de estranhar que o mundo vá dizer: “Aleluia, Louvado seja o senhor”.)

PENSE ! A gratidão é um ato de humildade.
PONTO IMPORTANTE! A gratidão é um exercício vertical para com Deus e horizontal para com o próximo.

CONCLUSÃO

Você tem tido uma atitude de gratidão a Deus? Quais pessoas foram instrumentos de bênçãos para a sua vida? É preciso trocar as murmurações. as críticas e a irritabilidade com as coisas que não temos domínio pela perspectiva da gratidão. Creia nisso! A vida fica muito mais leve. Não por acaso, o apóstolo Paulo declarou: “[…] Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Fp 4.11). Isso só é possível por meio de um estilo de vida que cultive a virtude da gratidão.

Comentário

Mais do que palavras ou ações isoladas, ditas e feitas às vezes, a gratidão precisa fazer parte da nossa cultura.

O Salmo 116 estudo expressa muito bem o estado de espírito no qual o salmista estava e diariamente devemos nos esforçar para buscá-lo.

Obviamente, não será uma tarefa fácil, porque naturalmente ficamos insatisfeitos e repelimos qualquer sentimento de gratidão.

Contudo, entre altos e baixos você acabará encontrando uma constância, se tornando cada vez mais grato e realizado em Deus.

Muitos são os que pedem coisas para o Senhor, mas ainda aos poucos os que voltam para agradecê-lo ou vivem de uma forma que expresse isso.

Portanto, comece hoje mesmo a agradecer a Deus por tudo o que Ele te fez e ainda faz em todos os seus dias, porque certamente o Senhor te fez bem.

HORA DA REVISÃO

1- Em que categoria o Salmo 116 se encontra? Ele se encontra na categoria dos Salmos de Louvor ou de Ação de Graças.

2- Do que trata a expressão “invocar ao Senhor”? O termo “invocar” tem um peso forte nas Escrituras quando o ser humano se coloca diante de Deus para buscá-lo em oração.

3- Quais palavras descrevem a natureza do caráter de. Deus? As palavras que a descrevem são “piedade”, “justiça” e “misericórdia”.

4- Segundo a lição, o que é também cultivar a virtude da gratidão? É também ativar na memória as lembranças das bênçãos de Deus, pois jamais podemos esquecer o que Ele fez.

5- No contexto desta lição, o que é o culto público? Nesse contexto, o culto público é o espaço adequado e especial para oferecermos a Deus a nossa ação de graça.



SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Descrição

O currículo de Escola Dominical CPAD é um aprendizado que acompanha toda a família. A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus.

Tema: Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Comentarista: Elienai Cabral

Revista Jovens – 2º Trimestre De 2023

✔ TEMA: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos
✍ COMENTARISTA: Marcelo Oliveira

SUMÁRIO:
Lição 1- O Livro de Salmos
Lição 2– O Caminho do ímpio e do justo
Lição 3– O Messias já veio
Lição 4– O Bom Pastor está comigo
Lição 5– Prestando um culto santo a Deus
Lição 6– O anseio da alma por Deus
Lição 7– Perdoe-me, Senhor
Lição 8– Alcançando um coração sábio
Lição 9– Habitando no esconderijo do Altíssimo
Lição 10– Bendiga ao Deus criador
Lição 11– Livramento e ação de graças
Lição 12- Quanto amo a tua palavra
Lição 13A beleza da unidade espiritual


---------------------------------------------------------

Clique aqui: Para Download das Revistas e Livros de Apoio Para Auxiliar na EBD 2º Trimestre 2023

---------------------------------------------------------

Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:

Muito conteúdo sem sobrecarregar seu celular.
Acesse mais Conteúdo pelo Telegram
Mais conteúdo pelo WhatsApp

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.

Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo 

PIX e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com 

ou PIX Telefone: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso

 Seja um parceiro desta obra.

Clique também nas propagandas. Cada clique ajudará bastante.

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38) 

---------------------------------------------------------

Clique aqui: Para Download das Revistas e Livros Para Auxiliar na EBD

---------------------------------------------------------



COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 11: Livramento e Ação de Graças | 2° Trimestre de 2023 | EBD JOVENS
Lição 11: Livramento e Ação de Graças | 2° Trimestre de 2023 | EBD JOVENS
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsqgPC3nxM1_8wXUrnTumE6spBbkuTdTgZBGR8bgOIb1ywCv6CgCUFE-qezwGibPfRWFielUhRdVxxM7CQzpVxTYi1ui6aPVfQi-tKAG68AGUyDm6w1c-_LgxxdQgsiBMf4wgzFtzkRTbF5ckoUXxwSgmElXLoM6LV7Ol6vlURjkfAVLs2ad49cx-Bfw/w640-h360/Revista-Lic%CC%A7o%CC%83es-Bi%CC%81blicas-JOVENS-CPAD-2-trimestre-11.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsqgPC3nxM1_8wXUrnTumE6spBbkuTdTgZBGR8bgOIb1ywCv6CgCUFE-qezwGibPfRWFielUhRdVxxM7CQzpVxTYi1ui6aPVfQi-tKAG68AGUyDm6w1c-_LgxxdQgsiBMf4wgzFtzkRTbF5ckoUXxwSgmElXLoM6LV7Ol6vlURjkfAVLs2ad49cx-Bfw/s72-w640-c-h360/Revista-Lic%CC%A7o%CC%83es-Bi%CC%81blicas-JOVENS-CPAD-2-trimestre-11.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/06/licao-11-livramento-e-acao-de-gracas-2.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/06/licao-11-livramento-e-acao-de-gracas-2.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy