CRÉDITO, PIXABAY Legenda da foto, Diabo, Satanás, Lúcifer e, às vezes, Leviatã ou Mefistófeles: vários nomes, várias faces, vários papéis Se...
Se alguém te pedisse para imaginar o diabo, provavelmente viria à mente um demônio com um tridente nas mãos. No entanto, por centenas de anos, o diabo cristão não foi retratado pela arte religiosa e, quando finalmente surgiu, era azul e não tinha chifres ou cascos.
A imagem mais familiar para nós surgiu pelas mãos de gerações de artistas e escritores que pegaram o pouco que é dito pela Bíblia sobre Satanás e o reinventaram ao longo do tempo.
| saiba mais sobre: O inferno existe? Sheol, Qeber, Taphos, Geena, Tártaro, hades, ínferos, purgatório e limbo - A realidade bíblica sobre o inferno (clique)
A Bíblia diz que Satanás era o maior adversário de Deus. Na Bíblia judaica, o diabo é apenas outro agente subordinado a Deus, um anjo do mal, uma alegoria que simbolizava a inclinação maligna dos homens e mulheres. Esse personagem foi desenvolvido pelos cristãos até transformá-lo em uma representação da maldade suprema.
A doutrina cristã diz que Satanás assumiu a forma de uma serpente e tentou Eva no Jardim do Éden, mas não há nenhuma menção ao diabo no livro Genesis. Foi só mais tarde que os cristãos interpretaram a serpente como uma encarnação de Satanás.Também acredita-se que Satanás foi expulso do céu após desafiar a autoridade de Deus. Porém, na Bíblia, um personagem misterioso é expulso após rebelar-se contra Deus. A caracterização de Satanás como um anjo caído deriva dessa tradição.
A imagem de um Satanás que governa o inferno e inflige tortura e castigo aos pecadores também não encontra correspondência no texto sagrado. O livro das Revelações profetiza que Satanás será enviado ao inferno, mas sem qualquer status especial e sofrendo as mesmas torturas que os demais pecadores.
As faces do diabo
Nos primeiros séculos do Cristianismo, não havia muita necessidade de representar o mal na arte religiosa. Os cristãos acreditavam que os deuses pagãos rivais, como o egípcio Bes e o grego Pan, eram demônios responsáveis por guerras, doenças e desastres naturais.
Cem anos depois, quando o diabo apareceu na arte ocidental, algumas representações incorporaram os atributos físicos destes deuses, como o pêlo facial de Bes e as patas de cabra de Pan.
Anos 1260 ~ O diabo medieval
Na idade média, surgiu o retrato de Satanás mais reconhecível. Foi uma época de muito sofrimento, que ficou ainda pior com o surto de peste negra, a epidemia mais devastadora da história humana, com milhões de mortos na Europa.
Como a Igreja não podia proteger os fiéis da doença, as representações de Satanás centraram-se nos horrores do inferno, refletindo o ânimo do momento e lembrando por que não se devia pecar.
Anos 1530 ~ Propaganda endiabrada
Há uma longa tradição de associar o diabo aos inimigos do Cristianismo dentro e fora da Igreja.
Quando ela se dividiu durante a Reforma, católicos e protestantes se acusaram mutuamente de estarem sob a influência do diabo com propagandas jocosas e grotescas sobre esta corrupção.
Anos 1500-1600 ~ Feitiços e sedução
No início do período moderno, pessoas eram acusadas de fazer pactos com o diabo e praticar bruxaria. Satanás era frequentemente representado como um sedutor e se achava que as mulheres eram especialmente vulneráveis a seus encantos.
Imagens mostravam mulheres em atos sexuais com o diabo, por elas serem consideradas o sexo frágil e mais propensas a caírem em pecado por serem incapazes de dominar seus desejos carnais.
Se Satanás conseguia corromper o corpo feminino, era uma ameaça à segurança familiar, à santidade e até mesmo à fertilidade da comunidade.
Anos 1600-1800 ~ Um diabo iluminado
Os escritores e pensadores iluministas reinterpretaram a história do diabo para que se ajustasse às preocupações políticas da época. John Milton descreveu um Lúcifer psicologicamente complexo no poema Paraíso Perdido, que conta a queda em desgraça de Satanás.
Enquanto os textos religiosos anteriores haviam examinado a motivação de Satanás para condená-lo, o Lúcifer de Milton é um personagem atraente e solidário que encarna os sentimentos de rebeldia do republicanismo do século 17.
Para alguns artistas românticos e iluministas, Satanás era um nobre rebelde que travava uma batalha contra a autoridade tirânica de Deus.
Anos 1900-2000 ~ Animal político
Quando a ciência conseguiu explicar a morte, as doenças e os desastres naturais, a figura do diabo ficou ameaçada. Havia lugar no mundo laico para Satanás?
Foi quando um diabo urbano e sofisticado entrou em cena. Seguindo uma tradição de identificá-lo com inimigos políticos e religiosos, o diabo foi usado para ilustrar a oposição política por meio de caricaturas e sátiras.
Além disso, Satanás encontrou seu lugar no mundo comercial, tornando-se sinônimo de excessos pecaminosos, aparecendo em propagandas para vender desde chocolate e champagne até carros de luxo.
Os demônios: os aliados de Satanás
Alguns acreditam que os demônios não existem, que são apenas um mal e não um ser causador do mal. Argumentam, por exemplo, do moço, mudo e surdo, atacado de sintomas semelhantes a epilepsia (Mc 9.14-29). Daqui procede a opinião de alguns, dizendo que a possessão era simples hipótese dos judeus para explicar as desordens físicas e as doenças mentais. Estas teorias perdem seu valor considerando que os demônios falam (Mc 1.23-24, Mc 3.11, Mc 5.7), revelam conhecimento que excedem a faculdade humana, como, por exemplo, denunciando a divindade de Jesus (Mc 1.24); Eles reconheciam a sua individualidade distinta e independente da pessoa em que habitavam (Mt 8.31), pois certa manada de porcos à distância correu furiosamente a lançar-se no mar, quando o Senhor os lançou fora do endemoninhado gadareno (Mt 8.28-34, Mc 5.1-20); O Senhor Jesus os reconheceu como existindo e sobre que instruiu a seus discípulos, dizendo lhes: ”Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração [e jejum.]” (Mc 9.29).
Vejam o que diz o Dr. Halley no seu livro “O Manual Bíblico”:
“Nos evangelhos apresentam-se os demônios como sendo cientes de que Jesus era o Filho de Deus, como seres pertencentes ao reino de Satanás, como passando por lugares secos, aguardando o tormento do abismo, preferindo morar em porcos a ir ao seu lugar próprio. Muitos podiam ficar numa só pessoa. Falavam, reconhecendo que tinham uma personalidade e uma consciência separadas daquela da pessoa por eles ocupados, dela claramente distintas. Encaravam o julgamento futuro com tremor. Jesus não se interessou por eles, senão pelas pessoas a quem faziam sofrer… Parece que há “espíritos maus”, espíritos imundos”, “espíritos sedutores”, “anjos caídos”, “anjos do diabo”, e que são organizados em principados, poderes, governadores das trevas, hostes espirituais da maldade, contra os quais os seres humanos têm de lutar continuamente (Mt 12.43,45; Mt 25.41; IIPe 2.4, Ef 6.12). O que se pode inferir claramente na Escritura é que não foram os endemoninhados meros lunáticos, porém casos de “personalidade invadida”, e que os demônios eram espíritos maus que realmente entravam, dum ou doutro modo, em certas pessoas e as atormentavam”.
A dúvida, se anjo caído e demônio são a mesma coisa, aparece quando lemos a Palavra sem analisarmos todo o contexto. Se fizermos a leitura como num todo entenderemos que demônios e anjos caídos são sinônimos. Leiamos alguns textos:
“E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável (Ap 18.2)”.
“e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram” (Mc 4.4).
“E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a ele ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada” (Mc 4.15).
O texto de Apocalipse nos revela que: Demônio = Espírito Imundo = Ave Imunda. Ao ligarmos essas informações do texto de Apocalipse com os textos de Marcos solucionamos qualquer dúvida. No texto de Marcos o diabo, que é um anjo caído, é chamado de Ave. É claro que o diabo está na mesma posição de rebeldia que os demônios. Podemos então entender o seguinte: Diabo = Ave Impura = Espírito Imundo = Anjo Caído = Demônio – Logo os demônios são anjos rebelados a serviço de Satanás.
A fúria dos anjos maus está especialmente dirigida contra a Igreja de Cristo, porquanto: a) continuamente procuram destruí-la por suas investidas em geral (Mt 16.18); b) Tentam impedir os ouvintes de aceitarem os favores do evangelho (Lc 8.12); c) disseminam doutrinas errôneas (Mt 13.25; ITm 4.1); d) incitam a perseguição ao reino de Deus (Ap 12.7).
No livro de Daniel capítulo dez, se lê que o anjo de Deus trazia uma resposta ao profeta, todavia o anjo sofreu resistência do príncipe do reino da Pérsia, pelo que veio o arcanjo Miguel com seu exército para lutar e abrir caminho para o mensageiro do Senhor. A referência ao “príncipe da Pérsia” é uma expressão, no texto em supra, aos anjos de satanás. No caso, esse anjo mal tinha uma certa influência no reinado Pérsia. Provavelmente o domínio desse principado manipulava as decisões políticas, sociais e religiosas. Como nesse caso, devem existir outros, que com seu domínio maligno manipulam países inteiros e isso é fato.
Parte deles habita no inferno: “Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo” (IIPe 2.4).
“aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia” (Jd.Vrs.6).
A palavra INFERNO na Bíblia tem significados que variam de acordo com o texto em que é citada. Vamos analisar apenas quatro formas:
– SHEOL: O mundo dos mortos (Dt 32.22; Sl 9.17).
– HADES: É a forma grega para o hebraico SHEOL, e significa lugar das almas que partiram deste mundo (Mt11.23; Lc 10.15; Lc 16.23)
– GEHENNA: Termo usado para designar um lugar de suplício eterno (Mt 5.22; Mc 9.43).
– TARTAROO: O mais profundo do abismo e significa encarcerar no suplício (IIPe 2.4)
Os textos de Pedro e Judas não querem dizer que todos os anjos maus estejam presos no inferno, pois a Bíblia mostra no seu contexto geral que a maioria deles está solta (Ef 6.12). Em breve todos serão julgados e condenados para sempre (Mt 25.41; Ap 20.10-14; Rm 16.20).
Provavelmente a maioria habita nas regiões celestes: “nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência” (Ef 2.2).
“pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes” (Ef 6.12).
“Ora, havendo o espírito imundo saindo do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro” (Lc 11.24-26).
Entendemos que o diabo e seus demônios estão nos ares e procurando vítimas! Expressões tais como “principado”, “potestade” e “forças espirituais” falam não somente do lugar onde habitam, mas também do poder de decisão que exercem no cumprimento de suas responsabilidades infernais. Saibam que os demônios estão por ai e é mister que eles ainda tenham algum tempo, por isso convém a você cuidar da sua casa (o seu corpo). O manter a casa limpa não basta é preciso convidar Jesus para ser Senhor e centro da casa. Muitos até vão a Igreja e se sentem bem, mas é insuficiente é preciso ser cheio do Espírito de Jesus, viver uma vida de oração, manter comunhão com a Igreja, conhecer a Palavra e viver piedosamente. Vivendo assim teremos o diabo embaixo dos pés e no juízo final os julgaremos. Leiamos: “Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?” (ICo 6.2-3).
É revelado na Palavra de Deus que os anjos bons podem se materializar, isto é, tomar forma humana (Gn 18.1-2; Gn 19.10; At 1.10). A materialização dos anjos de Deus acontece sempre quando há uma missão envolvida. Deus permite esse fato (Sl 91.11), provavelmente por causa da fraqueza humana, pois se os anjos aparecessem no mundo físico como eles são iriam chocar os homens e não aguentariam o esplendor angelical (veja Dn 8.27). Por causa desse fato surge a pergunta a respeito dos anjos maus; será que eles podem se materializar? A resposta a essa pergunta é encontrada quando meditamos no texto de Lucas 11.24-26. O diabo e seus anjos quando caíram sofreram uma deformação (Ez 28; Is 14; Ap.12) perdendo assim as suas formas angelicais, tornando-se criaturas hediondas e horríveis: “CHEGASTE A UM FIM HORRÍVEL” (Ez 28.19). No texto em lide, Lucas narra que essas criaturas estão a procura de corpos humanos para se tornarem hospedeiros, fazendo desses corpos verdadeiras oficinas de coisas maléficas. Acreditamos que esses anjos maléficos não podem se materializar, pois não iriam usar tantos esforços para tomarem um corpo se pudessem ter um. Seria muito mais fácil para os demônios tomar forma humana e arrasar os outros homens, mas isso não acontece. Nunca se leu na Bíblia que um anjo bom tomou posse de corpos humanos, mas que se materializaram em forma de varão. Por outro lado, os demônios estão sempre procurando um corpo para cumprir as suas maldades, nos deixando claros da impossibilidade de se materializarem.
Concluindo a resposta dessa conjectura, quero deixar claro que a Bíblia nunca relatou tal fato e nem deixa bases para essa suposta possibilidade de materialização demoníaca. O que tem sido vivenciado é o que está na Bíblia, onde pessoas que deram brechas foram dominadas completamente, ficando possessas.
A OBRA DOS ANJOS MAUS EM GERAL
Eles podem ser lançados por Deus entre um povo mau (Sl 78.49);
– procuram separar os cristãos de Cristo (Rm 8.38);
– opõem-se aos anjos bons e a sua obra (Dn 10.12-13);
– cooperam com satanás, realizando o seu propósito (Mt 25.41; Ef 6.12; Ap 12.7-12);
– infligem enfermidades (Jó 1.5-10; Mt 9.33);
– causam alienação mental (Mc 5.4-5);
– semeiam falsa doutrina (ITm 4.1);
– opõem-se aos filhos de Deus (Ef 6.12);
– possuem humanos e animais (Mt 4.24; Mc 5.8-14);
– são usados por Deus para, em um segundo plano, realizar o seu propósito (Ap 9.1-12; Ap 16.14).
SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:
SUBSÍDIO EXTRA - CLIQUE: PIL CONECTAR+ JOVENS
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 3º Trimestre De 2023| CLIQUE E ACESSE |
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:
Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo
PIX/e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com
ou PIX/Tel: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso
Seja um parceiro desta obra.
Clique também nas propagandas. Cada clique ajudará bastante.
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)
---------------------------------------------------------
VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR - ACESSE.
Todos os Melhores Comentários Bíblicos em PDF
Todos Dicionários Bíblicos e Enciclopédia da Bíblia em PDF
Biblioteca Teológica On Line + 25 MIL Livros em PDF + Mais Brindes
Todos os Comentários Bíblicos de Hernandes Dias Lopes em pdf
Circuito 4X4 de Leitura da Bíblia de forma Cronológica
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
- ////////----------/////////--------------///////////
COMMENTS