LIção 08 - 1 SAMUEL 25 - ABIGAIL E A BELEZA DA MULHER SÁBIA

  TEXTO ÁUREO (ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS) “Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem e...


 TEXTO ÁUREO (ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS)

“Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.”
- 1 Samuel 25.3

COMENTÁRIO EXTRA

ü Sobre o ingrato Nabal, que, depois de ter sua terra e seu rebanho protegido por Davi quando este precisou de seu apoio, o negou com veemência. Levando Davi a ir contra ele com o desejo de vingar-se diante de tal ingratidão.

ü O nome Abigail vem do hebraico אביגיל(abi’gail), “alegria do papai”. 

ü A alegria do Senhor é a nossa “força” (Ne 8.10). 

ü O termo טוב (towb) também significa “agradável”.

ü Abigail era sensata e agradável, sabendo lidar com pessoas difíceis.

ü Devemos procurar ser agradáveis a todos (1Co 10.33), usando palavras agradáveis, “temperadas com sal” (Cl 4.6). 

VERDADE PRÁTICA 

A mulher sábia teme a Deus e extrai da sua Palavra os princípios para o seu viver diário.

| ACESSE SUBSÍDIO EXTRA: A SABEDORIA DE ABIGAIL

LEITURA BÍBLICA PARA ESTUDO - 1 Samuel 25:21-35

²¹ E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem.
²² Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino.
²³ Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
²⁴ E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.
²⁵ Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
²⁶ Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.
²⁷ E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor.
²⁸ Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias,
²⁹ E, levantando-se algum homem para te perseguir, e para procurar a tua morte, contudo a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do meio do côncavo de uma funda.
³⁰ E há de ser que, usando o SENHOR com o meu senhor conforme a todo o bem que já tem falado de ti, e te houver estabelecido príncipe sobre Israel,
³¹ Então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar no coração, o sangue que sem causa derramaste, nem tampouco por ter se vingado o meu senhor a si mesmo; e quando o SENHOR fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva.
³² Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
³³ E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
³⁴ Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
³⁵ Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face. 

1 Samuel 25:21-35


--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. 
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.

Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida. Pode ser também uma oferta voluntária no pixpecadorconfesso@hotmail.com

--------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

Abigail é um exemplo de mulher sábia e sensata. Sua beleza não se limitava à aparência, antes, revelava um interior digno de ser imitado.

COMENTÁRIO EXTRA

“Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem. Nesse meio tempo, um dentre os moços de Nabal o anunciou a Abigail, mulher deste” (1Sm 25.13-14a).

Abigail era respeitada.
Quando os servos de Nabal souberam da vinda de Davi, não foram até o seu chefe, que mandava, mas à sua esposa, a quem respeitavam.
Como diz o ditado, “Respeito não se impõe; se conquista”.
Entretanto, apesar da falta de esforço de Nabal em conquistar o respeito, este deve ser um dos objetivos dos filhos de Deus, serem respeitados, e um dos primeiros passos para que se conquiste o mesmo é aprender a respeitar.


“Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. Enquanto ela, cavalgando um jumento, descia, encoberta pelo monte, Davi e seus homens também desciam, e ela se encontrou com eles” (1Sm 25.18-20).

ü  Abigail tinha iniciativa e era decidida.
ü  Iniciativa: decisão, determinação, resolução, ação, ânimo, arrojo, atitude.

“Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva” (1Sm 25.23-24).

Abigail era humilde.

“Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor” (1Sm 25.26).

Abigail era intercessora.

Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor, e não se ache mal em ti por todos os teus dias.” (1Sm 25.27-28).

Abigail era estrategista.
Usou as armas que tinha ao seu alcance.

“Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse” (1Sm 25.32-33).

Abigail foi abençoada e vitoriosa em seus objetivos de pacificar a situação.

Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” (Ef 6.15).

“Pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra” (1Sm 25.37).

Abigail era sábia, sabendo o melhor momento de falar.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu... tempo de estar calado e tempo de falar” (Ec 3.1,7b). 

Ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor... Mandou Davi falar a Abigail que desejava tomá-la por mulher... e ela seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeu por mulher” (1Sm 25.39,42).

Abigail não ficou desamparada, e casou-se com o próprio rei Davi. 
Fonte: ESBOÇOS DO SERMONÁRIO DE MARTINHO LUTERO SEMBLANO

I. A MULHER SÁBIA 1SM 25.1-17

Veremos em linhas gerais as características de uma mulher sábia. O que significa isso?

1. Teme a Deus 1Sm 25.3

"Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe".

Uma mulher sábia teme a Deus e anda em sua presença. Deus é a fonte da sabedoria. Por isso Salomão nos lembra que "o temor do SENHOR é o princípio do saber" (Provérbios 1:7) e a Bíblia diz que o néscio (tolo) diz no seu coração: não há Deus.

Sabedoria com certeza é uma das maiores necessidades da nossa geração. Temos muito conhecimento, muitas informações e muita tecnologia.

Mas sem temor a Deus acontece o que temos visto em todos os lugares: exploração, destruição, opressão ao necessitado, acúmulo desmedido e declínio moral.

A palavra sabedoria provém do grego sophia e significa "inteligência plena", isto é, excelência mental no sentido mais pleno. Entretanto, sophia inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade e o julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida. Também significa a capacidade de discernir corretamente.

Conhecer a Deus e andar com ele nos proporciona uma vida sábia. O primeiro conselho para quem de fato quer ser sábio é esse: Conheça a Deus.

Quem conhece a Deus compreende o significado e o valor da vida, sabe priorizar o que tem valor eterno e guardar seu coração do mal. Não há sabedoria numa vida que abraça e acolhe o pecado, ainda que tenha QI elevado, viva rodeada de luxo, conforto físico e glamour.

COMENTÁRIO EXTRA

A passagem enfatiza que uma vida de sabedoria é enraizada no temor a Deus e na busca da Sua presença. Salomão proclama que "o temor do SENHOR é o princípio do saber" (Provérbios 1:7), enquanto a negação da existência de Deus é um sinal de tolice. Nossa era, repleta de conhecimento e tecnologia, carece da sabedoria que vem do temor a Deus, levando a exploração, destruição e declínio moral.

A sabedoria, conceituada em grego como "sophia", vai além do conhecimento, abrangendo a habilidade de aplicar sabiamente esse conhecimento, discernir corretamente e julgar bem nas situações da vida. Conhecer a Deus é o fundamento dessa sabedoria, como destaca a narrativa. Autores cristãos notáveis como C.S. Lewis e A.W. Tozer corroboram essa visão:

C.S. Lewis, em "O Problema do Sofrimento": "Deus sussurra nos nossos prazeres, fala na nossa consciência, mas clama em nossa dor. A dor é o megafone de Deus para despertar um mundo surdo."

A.W. Tozer, em "O Conhecimento do Santo": "Para os sábios, o temor a Deus é uma escola para o conhecimento, uma cátedra para a instrução e uma universidade para a sabedoria."

Livros indicados:"O Problema do Sofrimento" por C.S. Lewis.
"O Conhecimento do Santo" por A.W. Tozer.
Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

2. É vigilante 1Sm 25.14

"Nesse meio tempo, um dentre os moços de Nabal o anunciou a Abigail, mulher deste, dizendo: Davi enviou do deserto mensageiros a saudar a nosso senhor; porém este disparatou com eles".

De onde procedia toda essa vigilância de Abigail a ponto dela ser informada sobre os riscos que rondavam sua casa? Ao perceber o perigo iminente e não tendo fácil acesso a Nabal, um dos servos procura Abigail. Era uma mulher atenta e que sabia o que fazer, era o contrário de seu esposo (Nabal), que o texto sagrado retrata como um tolo.

A mulher sábia é aquela que vigia, persevera em oração e nas adversidades não se desespera.

Há questões que apenas a oração resolve. Como proteger nosso casamento sem oração? Como educar filhos sem oração? Vivemos tempos onde a própria escola é um campo de batalha para o coração de nossos filhos e netos.

A mãe sábia reconhece que uma das contribuições mais importantes que pode dar aos seus filhos e ao seu casamento é vigiar e orar.

COMENTÁRIO EXTRA

A atenção vigilante de Abigail, retratada no texto, reflete a importância da vigilância e da oração na vida de uma mulher sábia. Ao estar informada sobre os riscos iminentes, ela demonstra a sabedoria de perceber e responder às situações críticas. Essa atitude contrasta com a tolice de Nabal, seu esposo. A sabedoria bíblica ressalta que a mulher sábia é aquela que persevera em oração e permanece vigilante nas adversidades.

A conexão entre vigilância e oração é enfatizada na escritura. Jesus instruiu em Mateus 26:41: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Paulo também incentivou em Efésios 6:18: "Com toda a oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos."

O autor cristão E.M. Bounds escreveu em "Oração: O Revolucionário Sem Armas": "A oração é a nossa arma mais poderosa, nossa força verdadeira, nosso refúgio seguro e nossa defesa impenetrável."

Elisabeth Elliot, em "Vocação Dolorosa", disse: "A oração não é uma estação de recarga. É onde a batalha acontece."

Livros indicados:"Oração: O Revolucionário Sem Armas" por E.M. Bounds.
"Vocação Dolorosa" por Elisabeth Elliot.
Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

3. Edifica sua casa 1Sm 25.17 

"Agora, pois, considera e vê o que hás de fazer, porque já o mal está, de fato, determinado contra o nosso senhor e contra toda a sua casa; e ele é filho de Belial, e não há quem lhe possa falar.".

Quantos casamentos falidos e destruídos pela mulher ou pelo homem tolo. Edificar uma casa é tarefa que exige o que apenas uma mulher sábia pode propiciar. Por que a Bíblia coloca essa ênfase tão grande na capacidade da mulher insensata de destruir a sua casa (Pv 14.1)?

O texto não está dizendo que o homem tolo não traz prejuízo, mas sim que a falta de sabedoria na mulher é muito mais desastrosa que no homem quando se trata da edificação da família.

Quando falta sabedoria no homem e há uma mulher sábia em casa, como era o caso da passagem que estudamoos, as coisas ainda podem se ajeitar, mas se a mulher for imprudente, aí dificilmente esse lar não desmorona.

Lembro-me do pastor que realizou minha cerimônia de casamento afirmar com muita propriedade que "quando o homem erra a casa trinca, mas quando a mulher falha a casa cai".

Isso ressalta o enorme papel da mulher dentro de uma família. Minha irmã, a tarefa e responsabilidade que Deus lhe deu, independentemente de outras atribuições e profissões que você possa acumular, é grandiosa e intransferível.

COMENTÁRIO EXTRA

O trecho destaca a importância da mulher sábia na edificação do lar e ressalta como suas ações podem influenciar significativamente a estabilidade e o sucesso da família. A sabedoria bíblica reflete que, embora tanto homens quanto mulheres possam afetar a dinâmica familiar, a falta de sabedoria na mulher pode ter um impacto mais profundo na construção do lar.

O livro de Provérbios 14:1 afirma: "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." Essa ênfase não nega a responsabilidade do homem, mas reconhece o papel singular da mulher no contexto familiar. Autores cristãos notáveis ecoam essa perspectiva:

John Piper, em "Cinco Pontos: Um Chamado Para Tornar-se Bíblico em Teologia": "Não é à toa que a sabedoria é descrita em Provérbios 31 como uma mulher. Mulheres e homens foram feitos para mostrar a glória de Cristo de formas diferentes."

Elisabeth Elliot, em "Vocação Dolorosa": "A mulher cujo coração está na destra com Deus influenciará o lar e o mundo não por aquilo que ela faz, mas pela santidade que ela irradia."

A influência da mulher no lar é vital, e sua contribuição na formação dos alicerces familiares é inegável. Ela pode ser uma fonte de sabedoria, amor e suporte emocional. Livros recomendados para explorar esse tema:"Cinco Pontos: Um Chamado Para Tornar-se Bíblico em Teologia" por John Piper.
"Vocação Dolorosa" por Elisabeth Elliot.
Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

II. ATITUDES DE ABIGAIL 1SM 25.18-36 
Vejamos algumas atitudes dessa mulher que revelam sua beleza além da superfície da pele.

1. Protegeu a sua casa 1Sm 25.19

"e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal.".

Nabal dificilmente poderia ter escolhido uma esposa melhor, já abigail dificilmente poderia ter casado com um homem pior.

O contraste era gigantesco entre os dois. Mas enquanto Nabal é alguém de duro trato e que coloca sua casa em risco, Abigail levanta-se e se coloca como um dique entre a sua família e a desgraça que se avizinhava.

Parafraseando o texto de 1 Sm 25.17 era como se os moços dissessem: "Prepara o funeral Abigail, pois Davi e seu bando não vão poupar ninguém".

Mas ela não aceita passivamente a destruição da sua casa, apesar da insensatez de Nabal. Essa é a atitude de uma mulher sábia, ela protege sua casa e sua família.

Abigail no texto estudado, por assim dizer, coloca a casa em ordem e devolve-lhe a tranquilidade. Há esposas que, infelizmente, se parecem com bigornas que levam seu casamento e sua família para o fundo do poço.

Às vezes o "Nabal"na relação não é o homem, mas a mulher. Há mulheres que são insensatas, verdadeiras "Nabalas".

COMENTÁRIO EXTRA

O episódio de Abigail protegendo sua casa, apesar da insensatez de seu marido Nabal, ilustra a atitude de uma mulher sábia e diligente na preservação da família. Enquanto Nabal age de maneira tola e põe sua casa em risco, Abigail se posiciona como um escudo de proteção, agindo com discernimento e sabedoria.

Provérbios 14:1 ressalta: "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." Abigail exemplifica essa sabedoria ao não aceitar passivamente a ameaça que se aproxima, tomando a iniciativa de proteger sua família e assegurar a tranquilidade do lar.

O autor cristão John Piper observa em "Sexo e Dinheiro: Prazeres Passageiros com Poder Duradouro": "Quando uma mulher vive em obediência a Deus e em harmonia com seu papel, ela traz ordem e paz para a família e para a sociedade."

O livro "Mulheres Sábias: Lições para a Vida a Partir do Livro de Provérbios", de Lydia Brownback, aborda a importância da sabedoria e da atitude da mulher na preservação do lar.

Em uma perspectiva cristã, a influência da mulher na família é crucial, e sua capacidade de ser um pilar de proteção e sabedoria pode moldar o destino do lar.
Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

| ACESSE SUBSÍDIO EXTRA: ABIGAIL UM CARATER CONCILIADOR

2. Foi pacificadora 1Sm 25.28

"Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor, e não se ache mal em ti por todos os teus dias".

A atitude servil, respeitosa e pacificadora de Abigail também é ressaltada no texto. Em 1 Sm 25.17, os moços dizem: "Ninguém consegue convencer Nabal. Ele é intratável! (Bíblia "A Mensagem"). Os moços da casa sabem com quem devem falar. Sabem que serão ouvidos se falarem com Abigail. O que uma mulher sozinha poderia fazer contra um exército?

Vivemos um tempo em que cada vez mais as mulheres ocupam cargos de liderança e direção nas empresas. Já temos nações sendo governadas por mulheres e cresce a cada dia o seu poder de influência no mundo. Abigail dirige a Davi o mesmo conselho que Jônatas deu a Saul, seu pai: não derramar sangue inocente. Em contraste com Saul, Davi atenta para a advertência dessa sábia mulher (v.32).

A posição de Abigail como serva e sua posição de humildade perante Davi foram uma porta aberta para a resolução do conflito. Ela não foi à presença de Davi para fazer acusações. Ela levou donativos (v.18) e fez o necessário para restaurar a paz. E conseguiu!

COMENTÁRIO EXTRA

A postura pacificadora e sábia de Abigail, evidenciada na passagem, demonstra como a humildade, o respeito e a sabedoria podem ser ferramentas poderosas na resolução de conflitos. Abigail aborda Davi com uma atitude de serva, buscando paz e entendimento em vez de confronto. Sua intervenção não apenas preserva vidas inocentes, mas também evita derramamento de sangue injusto, lembrando-nos da importância de buscar a paz e a justiça em todas as situações.

O apóstolo Paulo escreve em Romanos 12:18: "Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." Essa postura de Abigail é um exemplo prático desse princípio bíblico, mostrando como uma mulher sábia pode ser um agente de pacificação e transformação.

O autor cristão Charles Spurgeon disse: "Um espírito manso é a coroa da verdadeira sabedoria. A raiva é uma tolice que não precisa ser aprendida. Ficamos irados por instinto."

O livro "Mulheres Sábias: Lições para a Vida a Partir do Livro de Provérbios", de Lydia Brownback, explora os princípios de sabedoria presentes na vida de mulheres bíblicas como Abigail.

A influência das mulheres em posições de liderança e sua capacidade de trazer paz e resolução são aspectos que a Bíblia e a história têm demonstrado. A postura de Abigail nos convida a cultivar a humildade e a sabedoria como meios de construir relações saudáveis e harmoniosas. Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

3. Falou na hora certa 1Sm 25.36 

"Voltou Abigail a Nabal. Eis que ele fazia em casa um banquete, como banquete de rei; o seu coração estava alegre, e ele, já mui embriagado, pelo que não lhe referiu ela coisa alguma, nem pouco nem muito, até ao amanhecer".

Essa é uma outra atitude de Abigail que salta os olhos. Quando ela retorna da sua bem-sucedida jornada e percebe não só a embriaguez de Nabal, mas o próprio momento tumultuado, entende que deve deixar para conversar no dia seguinte.

Essa habilidade de saber a hora certa de calar e o momento de falar não é algo desprezível, mas uma virtude a aplaudir.

Quanta confusão já foi criada tantas vezes por se falar no momento errado. Provérbios diz que a palavra dita a seu tempo é como maças de ouro em bandejas de prata (Pv 25.11).

O uso das palavras certas no momento certo vale mais do que a quantidade delas.

Abigail, por assim dizer, coloca a casa em ordem, devolve tranquilidade ao seu lar e tudo isso sem fazer alardes.

COMENTÁRIO EXTRA

A atitude de Abigail de falar na hora certa, apesar das circunstâncias tumultuadas e da embriaguez de Nabal, é um exemplo notável de sabedoria e discernimento. A Bíblia destaca a importância de saber quando falar e quando se calar, reconhecendo que o uso adequado das palavras é uma virtude a ser admirada. A citação de Provérbios 25:11 destaca que a palavra dita no momento apropriado é valiosa e preciosa, comparável a maçãs de ouro em bandejas de prata.

O livro de Provérbios também nos orienta: "Até o insensato, quando se cala, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por sábio." (Provérbios 17:28). O autor cristão Charles Spurgeon observou: "A língua é um pequeno órgão, mas pode produzir grandes resultados. Um pequeno fósforo pode incendiar uma grande floresta."

O livro "A Língua: Poder e Perigo", de Charles R. Swindoll, explora a influência da comunicação e o valor de saber quando falar e quando se calar.

A sabedoria de Abigail em escolher o momento certo para falar demonstra a importância de considerar o contexto e as emoções envolvidas nas interações. Ela restaura a tranquilidade e a ordem em seu lar, oferecendo uma lição valiosa sobre o poder das palavras bem utilizadas e o silêncio oportuno. Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

III. CONCLUSÕES PRÁTICAS 1SM 25.37-44


1. O valor de uma esposa 1Sm 25.40

"Tendo ido os servos de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe disseram: Davi nos mandou a ti, para te levar por sua mulher".

Uma esposa temente a Deus é um dos maiores presentes que um homem pode receber nesta vida. O inverso também é verdadeiro, claro. Casamento é parceria santa.

Há casamentos que, infelizmente, são uma fonte de raiva e ressentimento e terminam sempre mal. Mas, graças a Deus, que também há casamentos que são uma fonte de alegria, de paz, e têm a chance de ter vida longa. Casamento não é lugar para competirmos.

Não há ninguém para ser vencido ou superado, apenas amado. Se uma das partes se destaca econômica, intelectual e até espiritualmente, o objetivo deve ser sempre o bem-estar do outro e a edificação da casa.

No casamento sadio ou os dois ganhamos ou ninguém ganha. Quando há falhas, o que lamentavelmente ocorre, pede-se perdão e o jogo continua alegre e melhor, pois o apito final só acontece quando um dos dois é levado para a glória!

COMENTÁRIO EXTRA

O trecho destaca o valor de uma esposa temente a Deus como um presente precioso na vida de um homem. O casamento, visto como uma parceria sagrada, é uma oportunidade para viver em harmonia, amor e paz. A passagem enfatiza que casamento não é uma competição, mas uma união onde ambos se amam e se edificam.

Efésios 5:25-28 expressa essa visão: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, [...] Assim os maridos devem amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo."

O autor cristão Timothy Keller afirmou em "O Significado do Casamento": "O casamento é a mais profunda relação entre duas pessoas, uma das mais fundamentais experiências da humanidade."

O livro "O Significado do Casamento", de Timothy Keller, explora a visão bíblica do casamento como uma parceria de amor e compromisso.

A perspectiva cristã valoriza o casamento como uma oportunidade de crescimento, cuidado mútuo e edificação, onde o amor e o perdão são a base. O casamento saudável é uma manifestação do amor ágape, o amor incondicional e sacrificial exemplificado por Cristo. O objetivo final é o bem-estar do cônjuge e a glorificação de Deus por meio da relação conjugal. Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

2. O valor da beleza interior 1Sm 25.41

"Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor".

Enxergar beleza nessa mulher não é difícil. O texto diz em 1 Sm 25.3 que ela era sensata e formosa, "Bonita e inteligente"na NTLH. Fica claro o chamado do texto para olharmos além das aparências. Qual a beleza que realmente importa? O autor de Provérbios diz que "como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição (Pv 11.22). Discrição é a capacidade de agir com modéstia e pudor.

Essa é uma beleza bíblica. Deus lida com valores diferentes daqueles que o mundo admira. Nossa geração e nosso século já foi carimbado como o século do culto ao corpo. Indiscutivelmente, uma das marcas da nossa sociedade é a superficialidade. Somos uma geração que supervaloriza o exterior.

Mas o cerne da espiritualidade cristã é o que está dentro. Nada de errado com as academias, nada de errado com a aparência. O problema é não cuidar do interior ou deixá-lo à reboque. Ademais, um interior cheio da graça de Deus se reflete no rosto, nos olhos e na vida como um todo.

COMENTÁRIO EXTRA

A passagem enfatiza o valor da beleza interior, ressaltando que a sensatez, a discrição e a humildade são características preciosas que transcendem a mera aparência física. Abigail, apesar de ser sensata e formosa, não é apenas valorizada por sua aparência externa, mas também por sua atitude humilde e serva.

Provérbios 31:30 declara: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." Essa afirmação ressoa o chamado do texto para valorizar as virtudes internas acima das externas.

O autor cristão Tim Keller escreve em "A Sabedoria de Deus para os Tempos Difíceis": "O aspecto mais bonito da beleza exterior é o caráter interior, aquilo que a pessoa é no íntimo."

O livro "A Sabedoria de Deus para os Tempos Difíceis", de Tim Keller, explora o livro de Provérbios, oferecendo insights sobre a sabedoria bíblica e sua aplicação na vida cotidiana.

A visão bíblica destaca que a beleza exterior é passageira, enquanto a beleza interior, fundamentada em virtudes como a graça, a humildade e o temor a Deus, perdura e transforma vidas. A sociedade moderna frequentemente enfatiza a aparência, mas a espiritualidade cristã nos chama a valorizar o que está dentro, lembrando-nos de que a verdadeira beleza é a que reflete o caráter de Cristo. Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

3. O valor do senso de oportunidade 1Sm 25.42 

"Abigail se apressou e, dispondo-se, cavalgou um jumento com as cinco moças que a assistiam; e ela seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeu por mulher".

É interessante que Abigail sabia exatamente o que fazer. Não é alguém acomodado ou posando de vítima. Não fica em casa dizendo "bem feito". Ela assume o protagonismo e sem ser vulgar percebe que Davi não era o ungido Deus e em segundo lugar por saber que o trono era seu destino. Ela consegue fazer contas e entender que aquele era o momento de abrir mão de algo (vs 27). Havia mais a ganhar sendo liberal e semeando do que retendo.

Como disse Jim Elliot "Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder".

Muita gente perde oportunidades únicas pelas quais lamentarão no futuro por não conseguirem abrir mão de algo agora. Temendo mudanças, muitos perdem oportunidades.

No nosso tempo a presença da mulher no mercado de trabalho deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade na maioria dos lares. Isso exige uma capacidade de valorizar as oportunidades e administrar os recursos da casa com mais atenção. Aprendemos isso também aqui.

COMENTÁRIO EXTRA

A atitude de Abigail ressalta o valor do senso de oportunidade e discernimento. Ela não apenas age prontamente, mas também compreende a importância de tomar decisões no momento certo. Abigail não se limita a um papel passivo, mas toma a iniciativa de agir de acordo com a situação. Sua ação é guiada pela sabedoria e pela capacidade de enxergar as oportunidades que se apresentam.

No livro de Eclesiastes, o autor bíblico afirma em Eclesiastes 3:1: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Essa perspectiva reforça a importância de discernir os momentos oportunos para agir, sem negligenciar as oportunidades que se apresentam.

Jim Elliot, como citado, ressalta a importância de abrir mão do que não pode ser retido para alcançar o que não pode ser perdido. Sua citação reflete uma perspectiva de investir em algo eterno e duradouro, em vez de se apegar a coisas temporais.

O livro "Decisões Sábias: Princípios para Tomar Decisões Bem-sucedidas", de Timothy Keller, explora os princípios bíblicos que guiam a tomada de decisões sensatas e oportunas.

A capacidade de valorizar as oportunidades, adaptar-se às mudanças e administrar recursos de forma sábia é fundamental tanto para homens quanto para mulheres em qualquer contexto. A história de Abigail nos ensina sobre a importância de agir com discernimento e ousadia, não deixando que o medo ou a relutância nos impeçam de aproveitar as oportunidades que Deus coloca em nosso caminho. Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

Aplicação Pessoal

Toda beleza tem o seu valor, mas a beleza interior deve ser cultivada e valorizada.

COMENTÁRIO EXTRA

A conclusão destaca a importância de cultivar e valorizar a beleza interior, reconhecendo que, embora a beleza exterior tenha seu valor, é a virtude, a sabedoria e o caráter que realmente importam.

O apóstolo Pedro escreve em 1 Pedro 3:3-4: "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus."

O autor cristão C.S. Lewis observou: "Não podemos simplesmente nos contentar com a corrupção exterior. Precisamos esculpir um homem novo de dentro para fora."

O livro "O Peso da Glória", de C.S. Lewis, explora temas como a beleza interior e a transformação do caráter.

Valorizar a beleza interior reflete uma visão cristã que enxerga além das aparências passageiras e reconhece o valor eterno das virtudes e do caráter. O foco na formação do caráter, na sabedoria e na espiritualidade é essencial para uma vida que glorifica a Deus e impacta positivamente aqueles ao nosso redor. A busca pela beleza interior é uma jornada de crescimento contínuo e de conformidade à imagem de Cristo. Fonte: Comentário do Pr. Hubner Braz @pecadorconfesso

Não deixem de entrar e fiquem antenados as novidades.



--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. 
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.

Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida. Pode ser também uma oferta voluntária no pixpecadorconfesso@hotmail.com

--------------------------------------------------------------


------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 3º Trimestre De 2023
| CLIQUE E ACESSE |

---------------------------------------------------------

VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR - ACESSE.

Todos os Melhores Comentários Bíblicos em PDF

Todos Dicionários Bíblicos e Enciclopédia da Bíblia em PDF

Biblioteca Teológica On Line + 25 MIL Livros em PDF + Mais Brindes

Todos os Comentários Bíblicos de Hernandes Dias Lopes em pdf

Circuito 4X4 de Leitura da Bíblia de forma Cronológica

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,97,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,12,2º Trimestr,1,2º Trimestre,92,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,5,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,72,Adolescentes,14,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,114,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,53,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,15,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,2,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,1,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,31,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,36,Batalha Espirítual,31,Batismo,7,Batismo nas Águas,2,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,3,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,143,Betel Adulto,79,Betel Jovem,40,Bíblia,82,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,7,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,9,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,6,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,Céu,8,Céus,5,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,15,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,466,CPAD Adolescentes,55,CPAD Jovem,112,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,10,Cristão,28,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,4,Cruz,7,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,8,Culto da Virada de Ano Novo,3,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,4,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,101,Deus é Amor,20,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,8,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,84,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,2,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,15,Doutrinas Fundamentais,26,Download,69,Download Livros e E-books,132,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,29,EBD,674,EBF,1,Eclesiastes,10,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,3,Ensino,3,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,38,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,861,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,193,Estudos Bíblicos,486,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,15,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,1,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,9,Falta,1,familia,44,Família,44,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,21,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,1,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,2,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,18,Hermenêutica,3,Hernandes,1,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,39,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,46,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,20,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,44,Jesus Cristo,52,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,13,João,9,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,8,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,225,Jovens,177,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,40,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,21,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,8,Lições Bíblicas da BETEL,395,Lições Bíblicas da CPAD,579,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,28,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,34,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,8,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,15,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,9,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,5,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,65,Notícias Gospel,212,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,6,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,20,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,54,Pecado,37,Pecador Confesso,14,PECC,46,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,4,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,18,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,27,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,10,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,5,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revelação,5,Revelado,1,Revista,86,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,12,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,17,Salvador,10,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,2,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,3,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,2,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,5,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,90,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,15,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Veracidade,1,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: LIção 08 - 1 SAMUEL 25 - ABIGAIL E A BELEZA DA MULHER SÁBIA
LIção 08 - 1 SAMUEL 25 - ABIGAIL E A BELEZA DA MULHER SÁBIA
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4kzS14a9A3TvDCYRixOWiJK15vnvLNXJe2xbBzGHd4z0hBlCwSTgvik61BVIk8FB_ar7UlABaKV5WcflGcR9_Rbdh4IEfM3fP7BEf9U5H6m-guNsB-Tk3uT3g4114don44-N1lX7MISMdFxWkCsFXh9f8nZn_ampL9A4AjTZX6QF8uWbsyAa-9JyjcomL/w640-h356/PECC-LICAO-08-SAMUEL.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4kzS14a9A3TvDCYRixOWiJK15vnvLNXJe2xbBzGHd4z0hBlCwSTgvik61BVIk8FB_ar7UlABaKV5WcflGcR9_Rbdh4IEfM3fP7BEf9U5H6m-guNsB-Tk3uT3g4114don44-N1lX7MISMdFxWkCsFXh9f8nZn_ampL9A4AjTZX6QF8uWbsyAa-9JyjcomL/s72-w640-c-h356/PECC-LICAO-08-SAMUEL.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/08/licao-08-1-samuel-25-abigail-e-beleza.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/08/licao-08-1-samuel-25-abigail-e-beleza.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy