Lição 03 - Ordenança para Congregar e prestar Culto Racional | 2° Trimestre de 2024 | EBD BETEL

TEXTO ÁUREO “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, ...



TEXTO ÁUREO

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O contexto do versículo Romanos 12:1 está inserido na carta do apóstolo Paulo aos cristãos em Roma. Nesta carta, Paulo apresenta uma explanação detalhada da doutrina cristã e da vida em Cristo.


Antes de chegarmos ao capítulo 12, Paulo passa os primeiros onze capítulos de Romanos discutindo temas como a universalidade do pecado, a justificação pela fé, a santificação e a soberania de Deus. Ele enfatiza que tanto judeus quanto gentios são justificados pela fé em Cristo e são chamados a viver em santidade.


No capítulo 12, Paulo muda o foco de sua carta, passando da teologia para a prática cristã. Ele exorta os crentes a viverem de acordo com os princípios do evangelho em suas vidas diárias. Em outras palavras, ele aplica as verdades doutrinárias que ele discutiu nos capítulos anteriores à vida prática dos crentes.


Paulo começa o capítulo 12 apelando aos crentes para apresentarem seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Ele usa a metáfora do sacrifício para descrever a entrega total de suas vidas a Deus. Em vez de sacrifícios de animais, que eram comuns no Antigo Testamento, os cristãos são chamados a oferecerem a si mesmos como um sacrifício vivo, o que implica uma dedicação contínua e total a Deus.


O restante do capítulo 12 e os capítulos seguintes detalham como os cristãos devem viver em conformidade com essa exortação. Paulo fala sobre a necessidade de uma mente renovada, o exercício dos dons espirituais, o amor genuíno, a submissão às autoridades e a vivência de relacionamentos saudáveis na comunidade cristã.


Portanto, o contexto do versículo Romanos 12:1 é o chamado de Paulo aos crentes para uma vida de dedicação a Deus, expressada através de um compromisso total e contínuo com Ele, em todas as áreas de suas vidas.


Vamos fazer uma análise profunda, cristã, bíblica e teológica, explorando cada palavra na raiz grega:

  • Rogo-vos - A palavra grega traduzida como "Rogo-vos" é "parakalō", que vem da raiz "para" (ao lado de) e "kaleō" (chamar). Isso implica um apelo ou exortação amorosa.
  • Pois - Em grego, é "gar", uma conjunção que pode ser usada para explicar ou justificar o que foi dito anteriormente.
  • Irmãos - Traduzido do grego "adelphoi", que literalmente significa irmãos, mas é usado em um sentido mais amplo para se referir aos membros da família de fé, os crentes em Cristo.
  • Pela compaixão de Deus - "Dia tou eleou tou theou" em grego. "Eleos" refere-se à misericórdia ou compaixão divina, uma característica fundamental do caráter de Deus.
  • Que apresenteis - Do grego "paristēmi", que significa apresentar, oferecer ou colocar diante de alguém. É um termo comum em sacrifícios religiosos.
  • Os vossos corpos - "Tous somas hymōn" em grego. Refere-se literalmente aos corpos físicos dos crentes, mas também pode ter uma conotação mais ampla, incluindo suas vidas como um todo.
  • Em sacrifício vivo - "Thysian zōsan", onde "thysian" se refere a um sacrifício, e "zōsan" significa vivo. Isso denota um sacrifício contínuo e ativo, em contraste com os sacrifícios de animais no Antigo Testamento.
  • Santo - "Hagian", que significa separado, consagrado para o serviço de Deus e livre de impurezas morais.
  • E agradável a Deus - Em grego, "euyarestō". "Eu" significa bom, e "arestos" significa agradável. O sacrifício vivo e santo é não apenas aceitável, mas agradável e aprovado por Deus.
  • Que é o vosso culto racional - "Tēn logikēn latreian hymōn". "Logikēn" vem de "logos", que pode ser traduzido como razão ou entendimento. "Latreian" se refere ao serviço religioso ou culto. O culto racional implica um serviço a Deus que é caracterizado pelo entendimento e pela razão, não apenas pela emoção ou tradição.

Essa análise nos leva a uma compreensão mais profunda do chamado de Paulo aos crentes em Roma para viverem suas vidas como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, fundamentado na misericórdia divina e caracterizado por uma devoção racional e consciente.


VERDADE APLICADA

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A afirmação de que uma característica marcante do nascido de novo é o desejo de estar reunido com o povo de Deus ressalta a importância da comunhão entre os crentes e o papel vital da igreja na vida do cristão. Vamos explorar essa verdade temática, bíblica e teológica:


Expositivo:

A comunhão entre os crentes é uma expressão da unidade e do amor que caracterizam a família de Deus. O desejo de estar reunido com outros crentes não é apenas uma preferência pessoal, mas uma manifestação do trabalho do Espírito Santo no coração daqueles que foram regenerados. Essa comunhão fortalece, encoraja e nutre os crentes em sua jornada de fé, permitindo-lhes crescer espiritualmente e servir uns aos outros com amor e humildade.


Bíblico:

  • Hebreus 10:25: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." Este versículo enfatiza a importância da reunião dos crentes e do encorajamento mútuo na fé.
  • Atos 2:42: "Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações." Aqui vemos os primeiros crentes se reunindo regularmente para comunhão, ensino e oração, demonstrando a vitalidade da vida em comunidade.
  • 1 João 1:7: "Mas, se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." A comunhão entre os crentes é uma evidência de uma vida vivida na luz de Cristo e resulta em purificação e crescimento espiritual.

Teológico:

O desejo de estar reunido com o povo de Deus reflete a natureza da igreja como o corpo de Cristo, onde cada membro desempenha um papel vital e contribui para o bem-estar do todo. Além disso, a comunhão entre os crentes é uma expressão tangível do amor e da unidade que Deus deseja para Sua igreja. À medida que os crentes se reúnem, são fortalecidos, edificados e capacitados pelo Espírito Santo para cumprir o propósito de Deus em suas vidas e em sua comunidade.


Em resumo, o desejo de estar reunido com o povo de Deus é uma marca distintiva do nascido de novo, refletindo o trabalho transformador de Deus na vida do crente e a importância da comunhão na jornada de fé. Essa verdade deve nos motivar a buscar ativamente a comunhão com outros crentes e a valorizar o papel vital da igreja na nossa vida espiritual.

Mostrar que não devemos deixar de congregar.
Falar sobre não perder o desejo de congregar.
Destacar que precisamos prestar culto racional a Deus.

3- Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
4- Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
10- Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.

HEBREUS 10
25- Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Vamos analisar cada versículo dos textos de referência (Salmos 84 e Hebreus 10:25), explorando o contexto, as raízes hebraicas ou gregas das palavras e discutindo possíveis aplicações pessoais:


Salmo 84:3

"Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu."

  • Contexto: Este Salmo é atribuído aos filhos de Corá, levitas que serviam no templo. Eles expressam seu anseio pela presença de Deus e pelo privilégio de estar na casa do Senhor.
  • Raiz Hebraica: A palavra "altares" vem do hebraico "מִזְבְּחֹתֶיךָ" (mizbechotecha), relacionada ao altar de sacrifício no templo.
  • Aplicação Pessoal: Assim como os pássaros encontram segurança perto dos altares de Deus, nós também devemos buscar intimidade com Ele em nossa vida diária, encontrando refúgio e proteção em Sua presença.

Salmo 84:4

"Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente."

  • Contexto: Este versículo destaca a felicidade e a bênção daqueles que têm o privilégio de habitar na presença de Deus e servir em Seu templo.
  • Raiz Hebraica: A palavra "habitar" vem do hebraico "יֹשְׁבֵי" (yoshevê), que significa "habitantes" ou "residentes".
  • Aplicação Pessoal: Devemos ansiar por habitar na presença de Deus em comunhão com Ele e com outros crentes, buscando uma vida de louvor e adoração contínua ao nosso Senhor.

Salmo 84:10

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade."

  • Contexto: Neste verso, o salmista expressa seu desejo fervoroso de estar na presença de Deus, mesmo que seja nos lugares mais humildes de Seu templo, em vez de desfrutar da prosperidade fora de Sua presença.
  • Raiz Hebraica: A palavra "átrios" vem do hebraico "חֲצֵרוֹתֶיךָ" (chatzreotecha), que se refere aos pátios ou áreas do templo.
  • Aplicação Pessoal: Devemos valorizar profundamente o tempo que passamos na presença de Deus, reconhecendo que é melhor passar um dia em comunhão com Ele do que mil em qualquer outro lugar. Isso nos leva a priorizar nossa vida espiritual e a buscar constantemente a presença de Deus em nossas vidas.

Hebreus 10:25

"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."

  • Contexto: Este verso é uma exortação do autor de Hebreus aos crentes para não abandonarem a comunhão e a reunião regular dos santos, especialmente à medida que se aproximava o retorno de Cristo.
  • Raiz Grega: A palavra "congregação" vem do grego "ἐκκλησίας" (ekklesias), que significa "assembleia" ou "igreja".
  • Aplicação Pessoal: Devemos valorizar a comunhão com outros crentes e a participação regular na igreja local, encorajando e edificando uns aos outros à medida que aguardamos a volta de Cristo.

SEGUNDA | SI 27.4 Anelo pela presença de Deus todos os dias.
TERÇA | Mt 21.13 A minha casa será chamada casa de oração.
QUARTA | LC 2.27 O menino Jesus é apresentado no templo.
QUINTA | Lc 2.46-47 O menino Jesus no meio dos doutores.
SEXTA | Jo 7.14 Jesus ensina no templo.
SÁBADO | At 3.1 Pedro e João subiram ao templo para orar.

HINOS SUGERIDOS 5, 144, 251

Introdução
1- Não deixando de congregar
2- Não perdendo o desejo de congregar
3- Oferecendo um Culto Racional
Conclusão

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A introdução destaca uma realidade observada em muitas comunidades cristãs: a tendência de algumas pessoas de deixarem de congregar por diversos motivos. No entanto, enfatiza-se que as dificuldades e lutas da vida não devem ser razões para abandonar a participação nas atividades da igreja. Vamos explorar essa afirmação sob uma perspectiva bíblica, expositiva, teológica e pessoal:

Contexto Bíblico:

  • Hebreus 10:25: O texto de referência da introdução exorta os crentes a não abandonarem a congregação, incentivando-os a se reunirem regularmente para admoestar e encorajar uns aos outros. Isso é particularmente relevante à luz do contexto histórico do livro de Hebreus, onde os crentes enfrentavam perseguição e pressão para abandonar sua fé.

Análise Expositiva:

  • A expressão "deixar de congregar" sugere uma escolha consciente de se afastar da comunidade de crentes e das atividades da igreja.
  • A frase "dificuldades e lutas da vida" destaca os desafios e adversidades que os crentes enfrentam em sua jornada de fé, incluindo problemas pessoais, conflitos familiares, doenças, entre outros.

Reflexão Teológica:

  • A igreja é o corpo de Cristo na Terra, e a participação na comunidade de fé é essencial para o crescimento espiritual, a edificação mútua e o cumprimento do propósito de Deus para a sua igreja.
  • Abandonar a comunhão dos santos não apenas prejudica o indivíduo que parte, mas também enfraquece o corpo de Cristo como um todo, privando-o dos dons e contribuições únicas que cada membro traz.

Exploração das Raízes Hebraicas ou Gregas:

  • A palavra "congregar" em Hebreus 10:25 vem do grego "ἐπισυναγωγή" (episynagogē), que denota uma reunião ou assembleia coletiva dos crentes.
  • A raiz grega "συναγωγή" (synagoge) é derivada, que originalmente se referia a uma reunião ou congregação, destacando a importância da união dos crentes em adoração e comunhão.

Aplicação Pessoal:

  • Cada crente deve reconhecer a importância vital de sua participação ativa na vida da igreja, mesmo diante das dificuldades e lutas pessoais. A comunidade de fé oferece apoio, encorajamento e crescimento espiritual em momentos de adversidade.
  • Devemos buscar superar qualquer obstáculo que nos afaste da comunhão dos santos, priorizando nossa vida espiritual e nosso relacionamento com Deus e com os irmãos na fé.

Em suma, a introdução destaca a necessidade crucial de perseverar na comunhão da igreja, apesar das dificuldades e lutas da vida, reconhecendo-a como um meio ordenado por Deus para nosso crescimento espiritual e para a glória Dele.


COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O ponto de partida apresentado destaca a importância da unidade na comunidade de fé, ressaltando que é nessa unidade que Deus ordena a bênção e a vida. Vamos explorar essa afirmação sob uma perspectiva bíblica, examinando a raiz da palavra em grego, explorando o contexto e fornecendo referências bíblicas relevantes:

Raiz da Palavra:

  • A palavra "unidade" em grego é "ἑνότης" (henotēs), que denota a qualidade de estar unido ou ser um. Essa raiz aparece em passagens como Efésios 4:3, onde Paulo exorta os crentes a "esforçarem-se para preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz".

Contexto Bíblico:

  • A importância da unidade na comunidade de fé é enfatizada em várias passagens bíblicas. Por exemplo, Jesus orou pela unidade dos crentes em João 17:21, expressando o desejo de que todos sejam um, assim como Ele e o Pai são um.
  • Além disso, Paulo ensina sobre a importância da unidade no corpo de Cristo em 1 Coríntios 12, comparando os crentes a membros do mesmo corpo que precisam uns dos outros para funcionarem adequadamente.

Comentário Bíblico:

  • A ordem divina da bênção e da vida na unidade reflete a vontade de Deus para Sua igreja. Quando os crentes vivem em harmonia e unidade, eles experimentam a bênção de Deus derramada sobre eles e desfrutam de uma vida abundante e frutífera em Cristo.
  • A unidade não implica uniformidade, mas sim uma diversidade que se une em torno da pessoa de Jesus Cristo, compartilhando da mesma fé, esperança e amor.

Referências Bíblicas:

  • Efésios 4:3: "esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz."
  • 1 Coríntios 1:10: "Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar e que não haja dissensões entre vós; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer."
  • Romanos 12:5: "assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros."
  • Salmo 133:1: "Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!"

Aplicação Pessoal:

  • Como crentes, devemos buscar ativamente a unidade na comunidade de fé, colocando de lado diferenças pessoais e trabalhando juntos para o avanço do Reino de Deus.
  • A unidade não é apenas um ideal a ser buscado, mas uma ordem divina que traz bênção e vida para todos os envolvidos. Devemos, portanto, cultivar relacionamentos saudáveis e buscar a paz entre os irmãos, seguindo o exemplo de amor e unidade deixado por Jesus Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A expressão "não deixando de congregar" ressalta a importância da participação regular na comunhão dos santos, reunindo-se com outros crentes para adoração, ensino, comunhão e serviço mútuo. Vamos explorar essa afirmação sob uma perspectiva bíblica e linguística:

Raízes Hebraicas:

  • Gahal: No Antigo Testamento, a palavra "gahal" é usada para se referir à assembleia ou congregação do povo de Israel em contextos religiosos (Números 20:10; Deuteronômio 23:1). Refere-se à reunião do povo de Deus para adorá-Lo e buscar Sua orientação.
  • Edaa: Outra palavra hebraica, "edaa", também é utilizada para denotar a congregação do povo de Deus (Salmo 22:22). Ela expressa a ideia de um grupo reunido com um propósito religioso ou para ouvir a Palavra de Deus.

Definição em Português:

  • A palavra "congregar" em português significa juntar-se, reunir-se ou ficar junto. No contexto espiritual, refere-se à prática de se reunir com outros crentes para buscar comunhão, fortalecimento mútuo e crescimento espiritual.
  • A "cobertura espiritual" mencionada pode ser entendida como a proteção e a orientação espiritual que os crentes encontram ao participar da comunhão e da vida da igreja local.

Fundamentação Bíblica:

  • Efésios 4:16: Este versículo destaca a importância da unidade e do crescimento do corpo de Cristo, que ocorre quando cada membro desempenha seu papel e contribui para o bem-estar do todo.
  • Hebreus 10:25: Aqui, os crentes são exortados a não abandonarem a congregação dos santos, mas a se reunirem regularmente para encorajamento e fortalecimento mútuo, especialmente à medida que o Dia do Senhor se aproxima.

Aplicação Pessoal:

  • A participação na vida da igreja é essencial para o crescimento espiritual e a maturidade cristã. Ao nos congregarmos, fortalecemos uns aos outros, recebemos ensino da Palavra de Deus e somos desafiados a viver uma vida que glorifica a Ele.
  • Devemos valorizar a comunhão dos santos e buscar ativamente participar das atividades da igreja, não apenas como um dever religioso, mas como uma oportunidade de sermos edificados e de servirmos uns aos outros em amor.

Portanto, a exortação para não deixarmos de congregar nos lembra da importância da comunhão dos santos como parte vital de nossa vida espiritual e da edificação mútua dentro do corpo de Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A definição e missão da igreja são fundamentais para compreendermos o papel e propósito desse corpo de crentes no mundo. Vamos explorar esses conceitos à luz das Escrituras e do texto do Pastor Sergio Costa:

Significado da Igreja:

  • Origem da Palavra: A palavra "igreja" deriva do grego "ekklesia", que significa "assembleia" ou "reunião dos chamados". Refere-se à união de todos aqueles que foram escolhidos e chamados por Deus para fazerem parte de Seu povo.
  • Corpo de Cristo: A igreja é definida como o Corpo de Cristo, onde Ele é a cabeça e os crentes são os membros. Essa imagem retrata a intimidade e a união dos crentes com Cristo e uns com os outros (Efésios 5:30; 1:22-23).

Missão da Igreja:

  • Evangelização do Mundo: A principal missão da igreja é proclamar o evangelho a todas as nações, levando as boas novas da salvação em Jesus Cristo e fazendo discípulos (Mateus 28:19-20; Marcos 16:15; Atos 1:8).
  • Adoração e Culto a Deus: A igreja reúne-se para adorar a Deus, glorificando-o através de sua vida e obedecendo à Sua vontade (João 4:23-24; Romanos 12:1-2).
  • Prática da Mordomia Cristã: A igreja é chamada a ser fiel no uso dos recursos que Deus confiou, praticando a mordomia cristã e ajudando a igreja e o próximo em suas necessidades (Lucas 12:42-44; 1 Coríntios 4:2).
  • Ensino e Discipulado: A igreja é responsável por ensinar e discipular os crentes na fé, capacitando-os para crescerem em maturidade espiritual e alcançarem a medida da estatura de Cristo (Efésios 4:11-15; 2 Timóteo 3:16-17).

Aplicação Pessoal:

  • Como membros da igreja, somos chamados a viver em comunhão uns com os outros, servindo e edificando-nos mutuamente.
  • Devemos buscar glorificar a Deus em tudo o que fazemos, refletindo Seu caráter e obedecendo à Sua vontade em nossa vida diária.
  • É nossa responsabilidade como igreja cumprir a Grande Comissão, levando o evangelho a todas as pessoas e fazendo discípulos de Cristo.

Portanto, entender a natureza e missão da igreja nos capacita a vivermos em conformidade com o propósito de Deus e a desempenharmos nosso papel no avanço do Reino de Deus neste mundo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Esses versículos do Salmo 84 e do Salmo 27 destacam a importância e a benção de habitar na casa do Senhor, buscando Sua presença e desfrutando da comunhão com Ele. Vamos refletir sobre esses textos:


Salmo 84:1-2 e 10:

  • O salmista expressa seu amor e desejo pela presença de Deus e pelos lugares santos de adoração.
  • Ele reconhece a felicidade daqueles que habitam na casa do Senhor e prefere estar lá do que em qualquer outro lugar, mesmo nas tendas dos ímpios.

Salmo 122:1:

  • O salmista expressa alegria quando o convidam para ir à casa do Senhor, mostrando sua disposição e prazer em participar dos cultos e adoração ao Senhor.

Salmo 27:4:

  • Aqui, o salmista expressa um desejo profundo e sincero de habitar na casa do Senhor todos os dias de sua vida.
  • Ele anseia pela comunhão contínua com Deus, buscando contemplar Sua beleza e aprender de Sua sabedoria no templo.

Aplicação Pessoal:

  • Esses versículos nos lembram da importância de priorizarmos a presença de Deus em nossas vidas, buscando-o continuamente em adoração e comunhão.
  • Devemos cultivar um coração alegre e voluntário para participar dos cultos e atividades da igreja, reconhecendo que é na casa do Senhor que encontramos refrigério espiritual e crescimento.
  • O desejo de habitar na presença de Deus deve ser uma busca constante em nossas vidas, pois é lá que encontramos verdadeira alegria e satisfação espiritual.

Portanto, que possamos seguir o exemplo do salmista em buscar a presença de Deus com alegria e disposição, valorizando o privilégio de habitar na casa do Senhor e desfrutar de Sua comunhão todos os dias de nossas vidas.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Esses versículos ressaltam a importância da união entre os irmãos na fé e a necessidade de vivermos em harmonia e comunhão uns com os outros. Vamos analisar essa ênfase na união e sua aplicação espiritual:

Salmo 133:1-3:

  • O Salmo 133 celebra a beleza e a bondade da união entre os irmãos, comparando-a ao óleo precioso derramado sobre a cabeça de Arão e à orvalho que desce sobre o monte Sião.
  • Ele destaca a importância e a alegria de vivermos em unidade, pois é nesse ambiente que o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

Efésios 4:3:

  • Paulo exorta os crentes a buscarem manter a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
  • Essa unidade não é uma mera questão de concordância superficial, mas um estado de comunhão espiritual que transcende diferenças e conflitos.

Gálatas 3:3:

  • Paulo adverte contra a busca da unidade pela carne, enfatizando que ela é mantida pela lealdade à verdade e pelo andar segundo o Espírito.
  • Isso significa que a verdadeira unidade espiritual só pode ser alcançada quando estamos alinhados com a vontade de Deus e permitimos que o Espírito Santo guie nossas vidas.

Aplicação Pessoal:

  • A união entre os irmãos na fé é uma parte essencial da vida cristã, pois reflete o amor e a comunhão que temos em Cristo.
  • Devemos buscar ativamente manter a paz e a harmonia dentro da igreja, colocando de lado diferenças pessoais e buscando o perdão e a reconciliação quando ocorrerem conflitos.
  • A verdadeira unidade espiritual é um trabalho contínuo que requer humildade, paciência e dependência do Espírito Santo.

Portanto, que possamos valorizar e buscar ativamente a união entre os irmãos na fé, reconhecendo-a como um testemunho poderoso do amor de Cristo e um meio pelo qual o Senhor derrama Suas bênçãos sobre Seu povo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O texto destaca alguns desafios e equívocos que podem levar as pessoas a perderem o desejo de congregar. Vamos analisar esses pontos e oferecer uma perspectiva baseada na Palavra de Deus:


Decepção com Líderes e Frieza Espiritual:

  • Embora líderes e pastores sejam instrumentos importantes na obra de Deus, é fundamental lembrar que nossa fé deve estar fundamentada em Deus e em Sua Palavra, não em seres humanos (Jeremias 17:5-8). A Bíblia nos adverte a não confiar na carne, mas sim no Senhor.
  • A frieza espiritual pode ser combatida através do fortalecimento da nossa comunhão com Deus, buscando-O de todo o coração e permitindo que o Espírito Santo reavive o nosso amor e zelo espiritual (Apocalipse 2:4-5).

Busca por Perfeição e Troca de Igrejas:

  • Jesus, em Sua oração sacerdotal, expressou o desejo de que Seus discípulos fossem um, assim como Ele e o Pai são um (João 17:20-23). Trocar de igreja constantemente em busca de perfeição pode enfraquecer a unidade do corpo de Cristo e prejudicar o testemunho da igreja no mundo.
  • Paulo ensina que Deus coloca cada membro no corpo de Cristo conforme lhe apraz, e todos os membros são necessários para o funcionamento saudável do corpo (1 Coríntios 12:18-27). Em vez de buscar a perfeição nas igrejas, devemos nos esforçar para edificar e fortalecer a comunidade onde Deus nos colocou.

Culto para Deus, não para o Homem:

  • Em Colossenses 3:23-24, Paulo nos lembra que tudo o que fazemos, incluindo nosso culto, deve ser feito como para o Senhor e não para os homens. Reconhecer que o culto é para Deus nos ajuda a manter uma perspectiva correta e a encontrar significado mesmo nas dificuldades.
  • Hebreus 12:28 nos encoraja a servir a Deus com reverência e temor, pois Ele é um fogo consumidor. Quando percebemos a santidade e a majestade de Deus, somos motivados a oferecer-lhe um culto sincero e dedicado, independentemente das circunstâncias.

Contribuição da Igreja para a Salvação:

  • Efésios 2:8-9 nos lembra que somos salvos pela graça, por meio da fé, e não por obras para que ninguém se glorie. A salvação é um dom gratuito de Deus, concedido através da fé em Jesus Cristo.
  • No entanto, Tiago nos lembra que a fé sem obras é morta (Tiago 2:17). Embora a igreja não possa salvar, ela desempenha um papel vital na nutrição e no crescimento da nossa fé, proporcionando ensino, comunhão e suporte espiritual (1 Tessalonicenses 5:11).

Aplicação Pessoal:

  • Devemos manter um foco correto em nossa adoração, lembrando que nosso culto é para Deus e não para os homens. Mesmo diante das falhas e fraquezas da liderança ou da comunidade da igreja, devemos continuar a adorar a Deus com sinceridade e devoção.
  • É essencial cultivar um coração grato e humilde, reconhecendo que somos todos pecadores salvos pela graça de Deus. Ao invés de buscar a perfeição nas instituições ou líderes, devemos nos esforçar para viver em amor e unidade com nossos irmãos na fé (1 João 4:7-8).

Portanto, que possamos perseverar na fé, confiando em Deus e permanecendo firmes na comunhão dos santos, independentemente das circunstâncias ou desafios que possamos enfrentar na jornada da vida cristã.


2.1. Consequências ao deixar de congregar.
 

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



As consequências de deixar de congregar são diversas e impactantes, conforme destacado pelo Pastor Marcos Sant'Anna e evidenciado pela Palavra de Deus:


a) Ficamos mais vulneráveis às astutas ciladas do inimigo:

  • A comunhão dos santos nos fortalece espiritualmente e nos protege das investidas do inimigo (1 Pedro 5:8-9). Quando nos afastamos da comunhão da igreja, ficamos mais suscetíveis às tentações e ciladas do maligno.

b) Deixar de congregar já é uma cilada do inimigo:

  • O inimigo busca nos afastar da comunhão dos santos, pois sabe que juntos somos mais fortes e encorajados na fé (Hebreus 10:24-25). Nosso afastamento da igreja é uma vitória para ele e uma perda para nós.

c) Perdemos a comunhão dos irmãos (Atos 2:46):

  • A comunhão dos santos é um aspecto essencial da vida cristã, onde encontramos encorajamento, suporte e amor mútuo (1 Tessalonicenses 5:11). Ao deixar de congregar, perdemos esse apoio espiritual e nos isolamos na fé.

d) Deixamos de participar da Ceia do Senhor:

  • A Ceia do Senhor é uma ordenança sagrada instituída por Jesus Cristo para lembrarmos Seu sacrifício e renovarmos nossa comunhão com Ele e com os irmãos na fé (1 Coríntios 11:23-26). Ao negligenciar a comunhão da igreja, perdemos essa oportunidade de participar desse momento de reverência e adoração.

e) Deixamos de trazer todos os dízimos à casa do tesouro:

  • A contribuição financeira é uma parte importante do nosso culto a Deus e do sustento da obra da igreja (Malaquias 3:10). Ao nos afastarmos da comunidade da fé, deixamos de cumprir esse aspecto da nossa adoração e contribuição para o Reino de Deus.

f) A glória que desce na igreja não desce em qualquer lugar:

  • A presença manifesta de Deus é experimentada de maneira especial quando o povo de Deus se reúne em comunhão e adoração (Salmo 22:3). Ao nos afastarmos da igreja, perdemos a oportunidade de experimentar essa presença de forma significativa.

g) Deixamos de participar dos cultos em conjunto e de estimularmos uns aos outros (Hebreus 10:25):

  • A participação nos cultos congregacionais é uma oportunidade de crescimento espiritual e encorajamento mútuo. Ao nos ausentarmos, perdemos a oportunidade de sermos edificados pela Palavra de Deus e de encorajarmos e exortarmos uns aos outros na fé.

h) Deixamos de ter um pastor que vela pelas nossas almas e que é o nosso guia (Hebreus 13:17):

  • Os pastores têm a responsabilidade de cuidar e zelar pelas ovelhas do rebanho de Deus (1 Pedro 5:2-3). Ao nos afastarmos da igreja, perdemos o suporte espiritual e o pastoreio que eles oferecem, ficando desprotegidos e desorientados espiritualmente.

i) Ficamos sem um Pronto-Socorro ou uma UTI para as horas de coma espiritual:

  • A igreja é um lugar de refúgio e restauração espiritual, onde podemos buscar ajuda e conselho em momentos de fraqueza e desânimo (Tiago 5:14-16). Ao nos afastarmos, perdemos esse apoio espiritual em momentos de crise.

j) Quando o crente começa a deixar de frequentar a igreja, logo vêm as suspeitas:

  • Nosso afastamento da comunhão da igreja pode levantar suspeitas sobre nossa fé e comprometimento com o corpo de Cristo. A falta de participação na igreja pode ser um sinal de problemas espirituais subjacentes que precisam ser abordados.

k) Perder as reuniões é perder as bênçãos espirituais (Atos 2:1-4):

  • A presença e o mover do Espírito Santo são frequentemente experimentados de maneira especial durante as reuniões da igreja, onde os crentes estão unidos em adoração e comunhão (Atos 2:1-4). Ao nos afastarmos, perdemos essas bênçãos espirituais e oportunidades de crescimento na fé.

Conclusão:

As consequências de deixar de congregar são profundas e impactantes, afetando nossa vida espiritual, nossa comunhão com Deus e com os irmãos na fé. É importante reconhecer a importância da comunhão dos santos e perseverar na busca pela participação ativa na vida da igreja, onde encontramos encorajamento, crescimento espiritual e bênçãos abundantes do Senhor.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O abandono da igreja por parte de alguns indivíduos pode ser motivado por uma variedade de razões, muitas das quais estão em desacordo com a vontade de Deus e refletem fraquezas espirituais. Vamos analisar essas razões e destacar a importância do compromisso mútuo dos membros do corpo de Cristo:


a) Porque dão ouvidos a conversas estranhas à vontade de Deus:

  • A Palavra de Deus nos adverte a nos afastarmos de conversas vãs e doutrinas estranhas que podem minar nossa fé (1 Timóteo 6:20; 2 Timóteo 4:3-4). Aqueles que abandonam a igreja muitas vezes são influenciados por ensinamentos e opiniões contrárias à verdade bíblica.

b) Porque a fraqueza toma conta deles e eles são levados pelo “vento”:

  • Jesus advertiu seus discípulos sobre a importância de permanecerem firmes na fé, para não serem levados por todo vento de doutrina (Efésios 4:14). A fraqueza espiritual pode levar alguns a abandonarem a comunhão da igreja em busca de conforto e solução em outras fontes.

c) Porque pensam que são os mais perseguidos:

  • A percepção distorcida de ser perseguido pode levar algumas pessoas a se afastarem da igreja em busca de um ambiente supostamente mais acolhedor. No entanto, é importante lembrar que todos os cristãos enfrentarão tribulações, mas devemos perseverar na fé (João 16:33).

d) Porque preferem escutar algumas pessoas do que o pastor da igreja:

  • A autoridade espiritual do pastor é muitas vezes questionada por aqueles que preferem seguir opiniões pessoais ou influências externas. No entanto, a liderança pastoral é estabelecida por Deus para o cuidado e edificação do rebanho (Hebreus 13:17).

e) Porque não dão valor ao sofrimento de Cristo na cruz por si mesmos:

  • A falta de compreensão e apreciação pelo sacrifício de Cristo pode levar alguns a abandonarem a igreja em busca de satisfação e conforto pessoal em outras fontes. No entanto, é somente através da cruz que encontramos verdadeira redenção e restauração (1 Coríntios 1:18).

f) Porque acham que o pastor não é muito simpático com eles:

  • A relação entre o pastor e os membros da igreja nem sempre é perfeita, mas é importante lembrar que o pastor é um servo de Deus chamado para pastorear o rebanho com amor e sabedoria (1 Pedro 5:2-3). A decisão de abandonar a igreja por questões pessoais pode ser prejudicial para o crescimento espiritual.

g) Porque a amizade dos irmãos não tem muito valor:

  • A comunhão dos santos é um aspecto vital da vida cristã, e a amizade e apoio dos irmãos na fé são inestimáveis (Provérbios 17:17). Aqueles que subestimam a importância da comunhão da igreja podem acabar se afastando dela e enfrentando a solidão espiritual.

h) Porque só congregam se forem líderes e tiverem os seus nomes aclamados:

  • A busca por reconhecimento e prestígio pessoal na igreja pode levar alguns a abandonarem a comunhão da igreja quando não alcançam as posições desejadas. No entanto, a verdadeira grandeza no reino de Deus está em servir e edificar o corpo de Cristo (Mateus 20:26-28).

i) Porque não amam a igreja a qual pertencem:

  • O amor pela igreja é uma expressão do amor por Cristo, que deu Sua vida por ela (Efésios 5:25). Aqueles que não têm um amor genuíno pela igreja podem acabar abandonando-a em busca de satisfação pessoal em outros lugares.

j) Porque pecam e ficam receosos da confissão:

  • O pecado não confessado pode criar barreiras entre os crentes e a comunhão da igreja, levando alguns a se afastarem em vez de enfrentarem suas falhas e buscar restauração (1 João 1:9). No entanto, a confissão e o arrependimento são essenciais para a restauração espiritual e o crescimento na fé.

k) Porque tanto faz, não sentem mais prazer, ou estão sempre cansados:

  • A falta de entusiasmo espiritual e a sensação de cansaço podem levar alguns a se afastarem da igreja em busca de conforto e descanso. No entanto, é na comunhão da igreja que encontramos renovo e fortalecimento espiritual (Isaías 40:31).

l) Porque os prazeres do mundo os sufocam:

  • A busca por prazeres e conforto no mundo pode desviar os crentes da comunhão da igreja e dos propósitos de Deus para suas vidas (1 João 2:15-17). É importante lembrar que a alegria verdadeira e duradoura só é encontrada em Cristo.

m) Porque não aceitam a forma de trabalhar do pastor:

  • A discordância com as práticas ou métodos do pastor pode levar alguns a abandonarem a igreja em busca de uma comunidade mais alinhada com suas preferências pessoais. No entanto, é importante lembrar que a liderança pastoral é estabelecida por Deus e deve ser respeitada e submissa (Hebreus 13:17).

Conclusão:

O abandono da igreja por parte de alguns indivíduos muitas vezes reflete questões pessoais, fraquezas espirituais e desvios da vontade de Deus. É fundamental lembrar que a comunhão da igreja é vital para o crescimento espiritual e a edificação mútua dos crentes, e que devemos estar comprometidos com o cuidado e apoio uns dos outros no corpo de Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O exemplo de Jesus nos ensina a importância da frequência e participação nas atividades religiosas e na comunhão da igreja. Jesus demonstrou um compromisso constante com o templo e as sinagogas, mostrando-nos que esses lugares são sagrados e devem ser valorizados como espaços de adoração e ensino da Palavra de Deus.


Jesus frequentava regularmente o templo e as sinagogas:

  • Jesus fazia questão de estar presente nas sinagogas para a leitura da Palavra de Deus e também no templo, onde ensinava e adorava (Lucas 4:16; João 7:14; Lucas 2:27; Mateus 21:12-13). Ele reconhecia a importância desses lugares como espaços dedicados à comunhão e adoração a Deus.

Jesus valorizava o templo como casa de oração:

  • Jesus chamava o templo de casa de oração e zelava por sua santidade, expulsando os vendilhões que profanavam o lugar (Mateus 21:12-13). Ele reconhecia a importância do templo como um local sagrado para a comunhão com Deus e a prática da adoração verdadeira.

Os discípulos seguiram o exemplo de Jesus:

  • Assim como Jesus, os discípulos também frequentavam regularmente o templo e as sinagogas, participando das orações e atividades religiosas (Atos 3:1). Eles reconheciam a importância desses lugares como espaços de comunhão com Deus e crescimento espiritual.

O exemplo de Jesus e dos discípulos nos ensina que a participação ativa na vida da igreja e a frequência aos lugares de adoração são fundamentais para o crescimento espiritual e a comunhão com Deus e com os irmãos na fé. Assim como eles valorizavam o templo e as sinagogas como espaços sagrados de comunhão e adoração, também devemos valorizar nossas igrejas locais como lugares onde podemos nos reunir para louvar, adorar, aprender e crescer na fé.


O exemplo de Jesus e dos discípulos nos mostra a importância de valorizarmos e frequentarmos os lugares de adoração e comunhão da igreja. Assim como eles reconheciam o templo e as sinagogas como espaços sagrados de encontro com Deus, também devemos valorizar nossas igrejas locais como lugares onde podemos nos reunir para buscar a presença de Deus, crescer espiritualmente e fortalecer nossa comunhão com os irmãos na fé.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Oferecer um culto racional implica em uma abordagem consciente e intencional da adoração a Deus, fundamentada no entendimento e na reflexão sobre Sua Palavra. O termo "culto" em Romanos 12:1, traduzido do grego "latreia", refere-se ao serviço prestado a Deus, uma adoração que envolve comprometimento e devoção.


Culto racional versus culto sentimental:

  • O culto racional é caracterizado pelo uso da razão e entendimento da Palavra de Deus, enquanto o culto sentimental é marcado pela predominância das emoções. Embora as emoções tenham seu lugar legítimo na adoração, elas devem ser guiadas e fundamentadas pela verdade revelada na Palavra de Deus.

Importância do entendimento da Palavra:

  • O culto racional prioriza o conhecimento e a compreensão da Palavra de Deus como base para a adoração. Isso implica em estudar, meditar e aplicar os ensinamentos bíblicos em nossa vida diária, para que nossa adoração seja genuína e significativa.

O papel da inteligência e do raciocínio:

  • Oferecer um culto racional requer o exercício da inteligência e do raciocínio, buscando compreender os propósitos de Deus e Sua vontade revelada nas Escrituras. Isso envolve uma busca constante por conhecimento e crescimento espiritual.

Equilíbrio entre emoção e razão:

  • Embora o culto racional valorize a compreensão intelectual da fé, não exclui a importância das emoções na adoração. No entanto, as emoções devem estar em harmonia com a verdade bíblica, sendo expressas em resposta ao que foi compreendido e experimentado na comunhão com Deus.

Oferecer um culto racional implica em adorar a Deus com entendimento e reflexão, fundamentado na verdade revelada em Sua Palavra. Isso envolve uma abordagem consciente e equilibrada, onde as emoções são guiadas pela razão e pela verdade bíblica. Quando nossa adoração é fundamentada na compreensão da Palavra de Deus, ela se torna genuína, significativa e agradável ao Senhor.


3.1. Sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Sacrificar a vontade da carne para fazer a vontade de Deus. Culto racional está fundamentado na Palavra de Deus. Culto lógico que se adore a quem de direito e não aceita invenções ou entretenimento. Nós vamos sofisticando tanto e esquecemos das coisas elementares do Evangelho. O Evangelho é simples, deve ser compreensível e acessível aos mais incultos e iletrados da congregação. Em Romanos 12.1-2, três coisas são pedidas acerca do culto racional: vivo, de forma vigorosa, com fervor, de to do o coração; santo, sem profanação, sem invenção, sem contaminação, sacrifício especial, sem irreverência; e agradável, de boa vontade, do fundo do coração, sem fingimento, não como obrigação, mas de livre e espontânea vontade, de corpo, alma e espírito.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Oferecer um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus é uma expressão de adoração que transcende meros rituais externos e alcança o cerne do relacionamento com o Criador. Esse tipo de culto racional não se limita a práticas formais, mas envolve uma entrega total de si mesmo a Deus, renunciando às vontades da carne em favor da vontade divina.


Significado do sacrifício vivo, santo e agradável a Deus:

  • Sacrifício vivo: Implica em uma entrega contínua e dinâmica de nossa vida a Deus, não apenas em momentos específicos, mas em todos os aspectos do dia a dia. É viver em constante comunhão com Ele, permitindo que Sua vontade dirija nossas ações e decisões.
  • Santo: Refere-se a uma separação para o serviço de Deus, distanciando-se das práticas mundanas e vivendo em conformidade com os padrões santos estabelecidos por Ele. Envolve uma vida de pureza e retidão, dedicada ao serviço do Senhor.
  • Agradável a Deus: Indica uma adoração que brota do coração, oferecida com sinceridade e devoção. Não é motivada por obrigação, mas por um profundo amor e gratidão a Deus. É uma resposta voluntária ao Seu amor e misericórdia, expressa com alegria e gratidão.

Culto racional fundamentado na Palavra de Deus:

  • O culto racional está enraizado na verdade revelada na Palavra de Deus. Não se baseia em emoções passageiras ou tradições humanas, mas na sólida fundação da Escritura Sagrada. É um culto que busca compreender e aplicar os princípios divinos em todas as áreas da vida.

Simplicidade e acessibilidade do Evangelho:

  • O Evangelho, embora profundo em sua mensagem, é simples e acessível a todos. Não requer conhecimento acadêmico ou sofisticação intelectual para ser compreendido, mas apenas um coração aberto e receptivo à verdade de Deus. É uma mensagem que ressoa igualmente nos corações dos mais simples e dos mais eruditos.

Oferecer um culto racional a Deus vai além de meras formalidades religiosas. É uma expressão de adoração que envolve entrega total, santidade de vida e sinceridade de coração. Fundamentado na Palavra de Deus, é uma resposta voluntária e alegre ao Seu amor e graça. O Evangelho, sendo simples e acessível, convida a todos, independentemente de sua posição social ou intelectual, a experimentar a plenitude da comunhão com Deus através de uma adoração verdadeira e genuína.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Deus anseia por verdadeiros adoradores, não por uma adoração mecânica ou superficial, mas por uma expressão genuína do coração humano voltada para Ele. Ele nos concedeu o livre-arbítrio, permitindo que escolhamos adorá-Lo de forma voluntária e sincera, sem coerção ou compulsão. A verdadeira adoração não se resume a rituais externos ou expressões visíveis, mas emerge de um coração quebrantado e contrito, pronto para se render à vontade de Deus.


Características da verdadeira adoração:

  • Autenticidade: Deus valoriza a sinceridade do coração humano em sua adoração, mais do que qualquer forma externa de culto (João 4:23). Ele procura adoradores que O busquem de forma genuína e verdadeira, sem hipocrisia ou falsidade.
  • Espírito quebrantado: O Senhor se agrada daqueles que apresentam um espírito quebrantado e contrito, reconhecendo sua dependência total d'Ele e sua necessidade de perdão e restauração (Salmo 51:17). A humildade é uma marca essencial da verdadeira adoração.
  • Estilo de vida: Ser um verdadeiro adorador vai além de momentos isolados de louvor e adoração. É uma postura constante e contínua de entrega e devoção a Deus, refletida em todos os aspectos da vida cotidiana.

Alcance da adoração:

  • A adoração genuína não está limitada a espaços ou momentos específicos, como os cultos regulares da igreja. Ela permeia todas as áreas da vida cristã, influenciando nossas escolhas, atitudes e comportamentos. Tudo o que fazemos deve ser feito para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

A verdadeira adoração é mais do que uma atividade ou evento específico; é um estilo de vida caracterizado pela sinceridade, humildade e entrega total a Deus. Deus não busca apenas nossos rituais ou performances externas, mas anseia por corações que O busquem com sinceridade e verdade. Que possamos viver como verdadeiros adoradores, dedicando cada aspecto de nossas vidas à exaltação e glória do nosso Senhor.


COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A instrução de adorar exclusivamente ao Senhor e prestar culto somente a Ele é um princípio fundamental da fé cristã, profundamente enraizado nas Escrituras e reafirmado por Jesus durante Sua tentação no deserto (Mateus 4:10). Nessa passagem, Jesus rejeitou as tentações do diabo citando as Escrituras, enfatizando a singularidade e a supremacia de Deus sobre todas as coisas.


Na teologia sistemática, a exclusividade da adoração a Deus é uma expressão da Sua soberania e santidade. Ele é o Criador e Soberano do universo, e Sua grandeza transcende toda a criação (Isaías 42:8). Como disse o salmista: "A ti somente adorarás, e a ti somente darás culto" (Lucas 4:8). Essa afirmação reflete a distinção crucial entre a adoração devida a Deus e a afeição que temos por pessoas e coisas em nossa vida.


Enquanto amamos e apreciamos pessoas e coisas em nosso dia a dia, nossa adoração é reservada exclusivamente a Deus. Como afirmou o apóstolo Paulo, "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31). Essa abordagem abrange todos os aspectos da nossa vida, direcionando nossa devoção total ao Senhor.


Pastores e teólogos pentecostais enfatizam a importância da adoração genuína e do temor reverente a Deus. Como disse o pastor e teólogo A.W. Tozer: "A verdadeira adoração é quando o homem, através do Espírito, adora o Pai em espírito e em verdade. Não é uma questão de cerimônia externa, mas de adoração do coração".


Essa perspectiva destaca a necessidade de uma entrega total a Deus, expressa através de uma vida de adoração constante e humilde. Como afirmou o pastor e escritor Charles Spurgeon: "A adoração é a respiração da alma, é a linguagem do amor, é o clamor do espírito regenerado".


Portanto, a exclusividade da adoração a Deus não apenas reflete Sua grandeza e santidade, mas também molda nosso relacionamento com Ele e orienta nosso estilo de vida como cristãos. É uma expressão do nosso reconhecimento da supremacia de Deus e da nossa devoção inabalável a Ele como nosso Criador e Senhor.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A conclusão da lição nos leva a refletir sobre a importância da comunhão coletiva no contexto da vida cristã. A prática da mutualidade cristã, que inclui suportar, perdoar, exortar e encorajar uns aos outros, é essencial para o nosso crescimento espiritual e testemunho como comunidade de fé (1 Tessalonicenses 5:11).


A Escritura nos mostra claramente que não há base bíblica para vivermos como cristãos isolados e indiferentes aos demais irmãos. Pelo contrário, somos chamados a viver em unidade e comunhão uns com os outros, como membros do mesmo corpo de Cristo (1 Coríntios 12:12-27). Essa comunhão não se limita apenas a momentos de adoração coletiva, mas permeia todas as áreas de nossas vidas, fortalecendo-nos e capacitando-nos a cumprir o propósito de Deus para nós como igreja.


A adoração a Deus também é um aspecto fundamental desse relacionamento comunitário. Quando nos reunimos como corpo de Cristo, nossa adoração deve ser integral, envolvendo não apenas nossas palavras e canções, mas também nossos corações e vidas inteiras (Romanos 12:1-2). A adoração autêntica flui naturalmente da comunhão genuína e do amor mútuo que compartilhamos como irmãos e irmãs em Cristo.


Portanto, a lição nos lembra da importância de cultivarmos relacionamentos saudáveis na comunidade da fé e de nos comprometermos com uma adoração integral a Deus. Somos chamados a viver em unidade, amando e servindo uns aos outros, para que juntos possamos glorificar o nome do Senhor e cumprir a Sua vontade nesta terra. 


Que possamos sempre buscar a comunhão uns com os outros e a adoração sincera ao nosso Deus, pois somos um só em Cristo.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido a sua revista em PDF de alta qualidade ou tenha o acesso Vip total ou por classe. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 03 - Ordenança para Congregar e prestar Culto Racional | 2° Trimestre de 2024 | EBD BETEL
Lição 03 - Ordenança para Congregar e prestar Culto Racional | 2° Trimestre de 2024 | EBD BETEL
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5nUAlU3GpjDB5ojY8XmtmtShLokCrXyqcDpq-Kxec0mjaWM8V2L7S2xwNA8C5Z0npe1hazczHS47NvhmhiGCM1rC-qVgEdFLvXh63mPK0uzfeRcrRqPVT4Qqwt4PP4sr6lgW3IPCahM4FWVSQRCbdNoC6piW7qsnaF8FlyS92dYGWl-61kgRrpepZHH8/w640-h360/2-trim-2024-BETEL-ADULTOS-Licao-03.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5nUAlU3GpjDB5ojY8XmtmtShLokCrXyqcDpq-Kxec0mjaWM8V2L7S2xwNA8C5Z0npe1hazczHS47NvhmhiGCM1rC-qVgEdFLvXh63mPK0uzfeRcrRqPVT4Qqwt4PP4sr6lgW3IPCahM4FWVSQRCbdNoC6piW7qsnaF8FlyS92dYGWl-61kgRrpepZHH8/s72-w640-c-h360/2-trim-2024-BETEL-ADULTOS-Licao-03.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-03-ordenanca-para-congregar-e.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-03-ordenanca-para-congregar-e.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy