Lição 03 - JOÃO 3 – Conversa com Nicodemos sobre o Novo Nascimento | 2° Trimestre de 2024 | EBD PECC

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR Afora o suplemento do professor todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o n...



SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Em João 3 há 36 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com os alunos, João 3.1-21 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
A morte implica em estar sem vida plena. Não é sem vida física ou moral. Então, hoje, professor, você não falará dos mortos que não podem pecar, mas dos mortos que não podem ver ou sentir a glória de Cristo, pois são esses que necessitam nascer de novo.
O Evangelista João faz questão de fazer distinção dos períodos dos dois encontros que Nicodemos teve com Jesus. O primeiro foi durante a noite, pois ele tinha medo dos demais fariseus vê-lo com Jesus, pois sentir vergonha de estar perto de Jesus é típico de alguém que ainda não nasceu de novo. O segundo foi durante o dia, aos olhos de todos, pois quem já teve um encontro real com Jesus não teme confessar publicamente a sua fé em Nele (Jo 19. 38-39).

Aprender o que é nascer de novo.
Ter uma mudança radical em relação à vida pregressa.
Ver em nós os resultados do novo nascimento.

📥ADQUIRA O SLIDE DA AULA => No Acesso Vip (se quiser mais slides, diferentes dessa lição, adquira o acesso vip) 📩Receba rápido a sua revista em PDF  | ou tenha o acesso vip 2ºTRIM 2024, saiba mais: 

👆ADQUIRA O ACESSO VIP | Pelo zap ou e-mail: hubnerbraz@pecadorconfesso.com

É verdade que deve haver arrependimento, confissão, perdão e purificação do pecado para alguém capacitar-se a entrar no reino. Deve, porém, haver mais que isso é preciso que o poder renovador e transformador do Espírito de Deus intervenha. Enfatizo, portanto, que Jesus usa uma figura conhecida por Nicodemos. Jesus tinha falado a respeito das talhas de água para a purificação e do batismo de arrependimento pregado por João. Nascer da água, portanto, é arrepender-se do pecado e ser purificado. Ninguém pode ser salvo a menos que seja interiormente purificado, assim como a água nos lava externamente.
William Hendriksen destaca que a chave para a interpretação dessas palavras está em João 1.33, em que água e Espírito são mencionados, lado a lado, em ligação com o batismo. Portanto, o significado evidente é este: não é suficiente ser batizado com água. O sinal de fato é de grande valor, é de grande importância tanto como uma figura quanto como um selo. Mas o sinal deve ser acompanhado pela coisa que ele representa: a obra purificadora do Espírito Santo. MacArthur diz que água e Espírito eram os termos mais precisos e conhecidos do Antigo Testamento para falar sobre a transformação interior (Is 32.15: 44.3, Êx 36.24-27: Jl 2.28.29). Sem a purificação da alma, operada pelo Espírito Santo (Tt 3.5), mediante a palavra de Deus (Ef 5.26), ninguém pode entrar no reino de Deus. Nessa mesma trilha de pensamento, D. A. Carson diz que a passagem mais esclarecedora para explicar João 3.5 é Ezequiel 36.25-27, em que água e Espírito aparecem ligados muito estreitamente, a água significando purificação da impureza, e o Espírito retratando a transformação do coração que capacitará as pessoas a seguir Deus integralmente.
Nascer do Espírito é nascer de cima, do alto, de Deus. E ser transformado pelo Espírito Santo (Ez 36.25-27, Is 44.3). E ser nova criatura. O novo nascimento não é algo superficial. Não é uma mera reforma moral. E uma mudança completa do coração, do caráter e da vontade
Livro: “João: As Glórias do Filho de Deus” (Hernandes Dias Lopes, Editora Hagnos Lida, 2015, São Paulo – SP págs. 89-90)

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O texto áureo escolhido, João 3:3, é uma declaração poderosa de Jesus sobre a necessidade do novo nascimento espiritual para entrar no reino de Deus. Vamos explorar alguns aspectos teológicos e práticos deste versículo:

  • A natureza do novo nascimento:
    • O novo nascimento é um conceito central no ensino de Jesus sobre a vida espiritual. Ele descreve uma transformação radical e profunda da pessoa, não apenas externamente, mas internamente, através da obra regeneradora do Espírito Santo (Tito 3:5). É um renascimento espiritual que ocorre quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e coloca sua fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor (João 1:12-13).
  • A necessidade do novo nascimento:
    • Jesus enfatiza que, sem o novo nascimento, ninguém pode ver o reino de Deus. Isso destaca a condição espiritual de alienação e separação do ser humano de Deus devido ao pecado (Efésios 2:1). O novo nascimento é necessário porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), e apenas através da regeneração espiritual é possível restaurar a comunhão com Deus.
  • A obra do Espírito Santo:
    • O novo nascimento é uma obra sobrenatural do Espírito Santo na vida de uma pessoa. É Ele quem convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), e é Ele quem opera a transformação interior que leva à regeneração espiritual (João 3:6). O Espírito Santo age como o agente divino que capacita e habilita os pecadores a nascerem de novo.
  • A resposta humana:
    • Embora o novo nascimento seja uma obra do Espírito Santo, há uma responsabilidade humana de arrependimento e fé. Jesus chama as pessoas a nascerem de novo, mas elas também precisam responder a esse chamado através do arrependimento de seus pecados e da fé em Jesus Cristo (Atos 2:38). O novo nascimento envolve uma resposta pessoal e decisiva ao convite de Jesus.
  • As implicações práticas:
    • O novo nascimento não é apenas uma experiência espiritual inicial, mas o início de uma nova vida em Cristo. Envolve uma transformação contínua e progressiva à semelhança de Cristo (2 Coríntios 5:17). Como aqueles que nasceram de novo, somos chamados a viver vidas que reflitam a natureza e o caráter de Cristo, buscando cada vez mais o Seu reino e Sua justiça (Mateus 6:33).

Portanto, o texto áureo de João 3:3 nos lembra da necessidade absoluta do novo nascimento espiritual para participar do reino de Deus, e nos desafia a responder ao chamado de Jesus com arrependimento e fé, permitindo que o Espírito Santo opere em nós uma transformação interior que nos conduza a uma nova vida em Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Vamos explorar versículo por versículo do capítulo 3 de João, analisando o contexto, significado e implicação teológica de cada um:

  • Versículo 1: "Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus."
    • Contexto: Nicodemos era um fariseu, membro do Sinédrio, o conselho judaico líder, e um "principal dos judeus", o que significa que ele era uma figura de destaque na comunidade religiosa judaica.
    • Significado: Nicodemos representa a busca sincera por compreender os ensinamentos de Jesus, apesar de sua posição social e religiosa. Ele vem a Jesus à noite, possivelmente por medo ou discrição.
    • Implicação teológica: Este encontro entre Nicodemos e Jesus destaca a importância da busca individual pela verdade espiritual e a disposição de questionar as crenças e tradições estabelecidas.
  • Versículo 2: "Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele."
    • Contexto: Nicodemos reconhece Jesus como um mestre enviado por Deus, com base nos sinais miraculosos que ele realizou.
    • Significado: Nicodemos reconhece a autoridade e o poder de Jesus, indicando uma abertura para aprender com ele.
    • Implicação teológica: Este versículo destaca a importância do reconhecimento da autoridade divina de Jesus como Mestre e revelador da verdade de Deus.
  • Versículo 3: "Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
    • Contexto: Jesus responde à abordagem de Nicodemos sobre os sinais miraculosos, levando a conversa para um nível espiritual mais profundo.
    • Significado: Jesus introduz o conceito de novo nascimento espiritual como condição para entrar no reino de Deus.
    • Implicação teológica: Este versículo enfatiza a necessidade de uma transformação espiritual radical, o novo nascimento, para experimentar e participar do reino de Deus.
  • Versículo 4: "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?"
    • Contexto: Nicodemos interpreta literalmente a declaração de Jesus sobre o novo nascimento, expressando incredulidade.
    • Significado: Nicodemos não compreende o conceito espiritual do novo nascimento, pois está pensando apenas em termos físicos.
    • Implicação teológica: Este versículo destaca a dificuldade humana em compreender e aceitar conceitos espirituais, e a necessidade de uma revelação divina para entendê-los.
  • Versículo 5: "Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus."
    • Contexto: Jesus explica o novo nascimento em termos espirituais, referindo-se ao batismo de água e ao trabalho regenerador do Espírito Santo.
    • Significado: O novo nascimento envolve tanto o simbolismo do batismo como a obra interior do Espírito Santo, que purifica e regenera o coração humano.
    • Implicação teológica: Este versículo enfatiza a importância do batismo como um símbolo externo da regeneração espiritual e a necessidade da obra do Espírito Santo para trazer vida espiritual ao indivíduo.

Esses primeiros versículos do capítulo 3 de João introduzem temas essenciais da teologia cristã, como a busca pela verdade espiritual, a necessidade do novo nascimento, a dificuldade da compreensão humana e a importância do batismo e do Espírito Santo na vida espiritual do crente. Esses temas continuarão a ser explorados e desenvolvidos ao longo do restante do capítulo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A verdade prática destacada aqui é fundamental na teologia cristã, baseada na declaração de Jesus a Nicodemos em João 3:3. Vamos explorá-la mais a fundo:

  • A Necessidade do Novo Nascimento: Jesus enfatiza que é essencial nascer de novo para entrar no Reino de Deus. Isso indica uma transformação espiritual profunda e interior, que vai além de meras reformas externas ou religiosidade superficial. João 3:3 - "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
    • Tito 3:5 - "Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo."
  • Exclusividade da Salvação em Cristo: O novo nascimento não pode ser alcançado por meio de esforços humanos, boas obras ou tradições religiosas. É um ato sobrenatural da graça de Deus, acessado somente pela fé em Cristo como Salvador e Senhor. Atos 4:12 - "E não há salvação em nenhum outro, pois abaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos."
    • Efésios 2:8-9 - "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
  • O Papel do Espírito Santo: O novo nascimento envolve a obra regeneradora do Espírito Santo na vida do crente. É Ele quem convence do pecado, da justiça e do juízo, e capacita o indivíduo a se arrepender e crer em Cristo para a salvação. João 16:8 - "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo."
    • Romanos 8:11 - "E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita."
  • A Importância do Batismo: O batismo é um símbolo externo e visível do novo nascimento, representando a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, e sua entrada em uma nova vida em Cristo. Romanos 6:4 - "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida."
    • Mateus 28:19-20 - "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho ordenado."
  • Vida de Discipulado: O novo nascimento marca o início de uma jornada de discipulado e crescimento espiritual contínuo. O crente renascido é chamado a viver em santidade, amor e obediência a Deus, refletindo a natureza transformada recebida através do Espírito Santo. 2 Coríntios 5:17 - "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação: as coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!"
    • 1 Pedro 1:15-16 - "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: 'Sejam santos, porque eu sou santo.'"

Portanto, a verdade prática de que apenas através do novo nascimento podemos ingressar no céu destaca a centralidade de Cristo na salvação, a necessidade da obra do Espírito Santo em nossas vidas e o convite para uma fé genuína e comprometida com Jesus como Senhor.

INTRODUÇÃO
I- NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Jo 3.1-7
1- Fé Superficial Jo 3.2
2- Indignação contra Deus Jo 3.3
3- Única forma de entrar no Reino de Deus Jo 3.5
II- CONDIÇÕES PARA O NOVO NASCIMENTO Jo 3.8-15
1- Reconhecer os pecados Jo 3.10
2- Crer na morte de Jesus Jo 3.15
3- Mudança radical Jo 3.3
III- RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO Jo 3.16-21
1- Livramento da condenação Jo 3.16
2- Garantia da vida eterna Jo 3.16-18
3- A caminhada na luz Jo 3.20-21
APLICAÇÃO PESSOAL

Segunda – Jo 3.22
Terça – Jo 3.23-24
Quarta – Jo 3.25-26
Quinta – Jo 3.27
Sexta – Jo 3.31-34
Sábado – Jo 3.35-36
Hinos da Harpa: 447-430

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Essa introdução ressalta a importância crucial do novo nascimento na vida de uma pessoa, baseando-se nas palavras de Jesus em João 3:7. Aqui estão alguns pontos para aprofundar a introdução:

  • A Urgência do Novo Nascimento:
    • Destacar a urgência e a necessidade imediata de nascer de novo, conforme enfatizado por Jesus. Sem isso, a vida espiritual é vazia e sem propósito.
  • Transformação Pessoal através das Conversas de Jesus:
    • Mencionar como Jesus teve conversas transformadoras com pessoas de diferentes origens e circunstâncias. Ele não apenas falou com elas, mas penetrou profundamente em seus corações, abordando suas necessidades mais profundas.
  • Personagens Bíblicos em Destaque:
    • Apresentar brevemente os personagens que serão discutidos nas lições subsequentes, como Nicodemos, a mulher samaritana, o oficial romano e o homem no tanque de Betesda. Cada um desses encontros revela uma dimensão única da mensagem de Jesus sobre o novo nascimento.
  • Relevância Contínua da Mensagem:
    • Salientar que a mensagem do novo nascimento não é apenas histórica, mas tem relevância e aplicabilidade contínuas na vida das pessoas hoje. Assim como esses personagens bíblicos precisavam nascer de novo, nós também precisamos experimentar essa transformação espiritual em nossas vidas.
  • Expectativas para as Próximas Lições:
    • Criar expectativa para as próximas lições, destacando como cada uma delas explorará de maneira mais profunda os encontros de Jesus com esses indivíduos e as lições que podemos aprender com eles.

Ao abordar esses pontos, a introdução se tornará mais envolvente e preparará os leitores para explorar a importância vital do novo nascimento conforme retratado nos próximos capítulos de João.

1- Fé superficial (Jo 3.2)
Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus: porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

2- Inclinação contra Deus (Jo 3.3)
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

3- Única forma de entrar no Reino de Deus (Jo 3.5)
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



1- Fé Superficial (Jo 3.2):

Nicodemos expressa uma fé inicial baseada nos milagres que Jesus realizou. Ele reconhece Jesus como vindo de Deus devido aos sinais extraordinários que testemunhou. No entanto, essa fé parece ser mais intelectual do que pessoal e transformadora. Nicodemos ainda não compreende plenamente o propósito e a mensagem de Jesus. A fé meramente baseada em sinais e maravilhas pode ser superficial e passageira, não alcançando a verdadeira salvação. Jesus, ao invés de elogiar Nicodemos por sua fé inicial, direciona a conversa para uma necessidade mais profunda: o novo nascimento.


2- Inclinação Contra Deus (Jo 3.3):

Jesus revela a Nicodemos a necessidade do novo nascimento, afirmando que ninguém pode ver o reino de Deus a menos que nasça de novo. Essa afirmação indica que a condição humana natural está em oposição a Deus. A inclinação da carne é descrita como inimizade contra Deus em Romanos 8:7. O novo nascimento não é simplesmente uma questão de reforma moral ou de ajustar comportamentos externos, mas uma transformação radical e espiritual do coração humano. É uma obra divina, não algo que o homem possa alcançar por seus próprios esforços.


3- Única Forma de Entrar no Reino de Deus (Jo 3.5):

Jesus explica a Nicodemos que o novo nascimento envolve nascer da água e do Espírito. Isso não se refere ao batismo físico, mas sim à purificação e renovação espiritual que ocorrem quando alguém é regenerado pelo Espírito Santo. A água pode simbolizar a purificação espiritual e a regeneração, enquanto o Espírito Santo é o agente ativo desse novo nascimento. A entrada no reino de Deus não é determinada por realizações humanas ou status social, mas pela obra do Espírito Santo na vida de uma pessoa. É uma transformação interior que capacita o indivíduo a viver em comunhão com Deus e participar de Seu reino eterno.


Esses três pontos destacam a natureza essencial do novo nascimento como um processo divino de transformação espiritual, que transcende a fé superficial e a justiça baseada em obras, levando à verdadeira entrada no reino de Deus. Essa transformação é necessária para todos, independentemente de sua posição social, conhecimento ou mérito pessoal.

1- Reconhecer os pecados (Jo 3.10)
Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

2- Crer na morte de Jesus (Jo 3.15)
Para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

3- Mudança radical (Jo 3.3)
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

A Bíblia diz que, se alguém está A em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram e se fizeram novas (2Co 5.17). Ocorre uma transformação de dentro para fora, que implica ter um novo coração, uma nova mente, um novo nome, uma nova família, uma nova pátria, novos desejos, novos gostos, novas preferências, novos temores. Uma nova cosmovisão, transformada por Cristo e atualizada pela Sua Palavra. Jesus deixa claro para Nicodemos que uma pessoa só pode ver o reino de Deus se o Espírito Santo implantar em seu coração a vida celestial. A salvação implica uma mudança radical. Muitas pessoas confundem a verdadeira natureza do novo nascimento. Vejamos a seguir o que ele não é
a) Ser bem-sucedido (19.39). Seu dinheiro não pode lhe garantir um lugar no céu. Nicodemos era rico, mas não podia comprar a salvação de sua alma.
b) Ter conhecimento bíblico (3.10). Nicodemos era mestre da Lei, mas não estava salvo. Há muitas pessoas que conhecem a verdade, mas nunca foram transformadas por essa verdade.
c) Ser religioso (3.1). Os fariseus davam mais atenção às observações externas da Lei do que à transformação interior do coração, acreditando em uma salvação pelas obras. Nicodemos mantinha uma vida moralmente irrepreensível, mas não estava salvo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



1- Reconhecer os Pecados (João 3.10):

Nicodemos, como mestre da Lei, deveria compreender as verdades espirituais, mas Jesus o confronta, questionando sua compreensão das coisas celestiais. O novo nascimento começa com o reconhecimento da própria pecaminosidade e da necessidade de perdão e transformação. É somente quando admitimos nossa condição pecaminosa que podemos buscar a graça salvadora de Deus. O Espírito Santo, comparado ao vento, sopra onde quer, convencendo os corações do pecado e da necessidade de redenção (João 16:8). Nenhum esforço humano pode gerar essa transformação; é uma obra divina que requer humildade e quebra do orgulho.


2- Crer na Morte de Jesus (João 3.15):

Jesus destaca a necessidade de crer na obra redentora que Ele realizará na cruz. Assim como o povo de Israel olhou para a serpente de bronze e foi curado, aqueles que olham para Jesus com fé são salvos. A morte sacrificial de Jesus na cruz é o meio pelo qual o perdão e a vida eterna são oferecidos à humanidade. O novo nascimento ocorre quando reconhecemos nosso pecado, confiamos na morte expiatória de Jesus como nosso substituto e aceitamos Sua graça salvadora. Isso implica uma mudança de perspectiva, de confiança em nossas próprias obras para confiança exclusiva na obra redentora de Cristo (Romanos 10:9-10).


3- Mudança Radical (João 3:3):

Jesus enfatiza que o novo nascimento não é apenas uma reforma superficial, mas uma transformação radical de todo o ser. É uma obra do Espírito Santo que concede uma nova vida espiritual e um relacionamento restaurado com Deus. Essa transformação resulta em uma nova identidade e uma nova direção na vida do crente. A experiência do novo nascimento é evidenciada por uma mudança de coração, mente e comportamento. Nicodemos representa aqueles que confiam em sua própria justiça e tradição religiosa, mas Jesus mostra que a verdadeira salvação só é possível através de uma transformação interior operada pelo Espírito Santo (2 Coríntios 5:17).


Esses pontos destacam que o novo nascimento não é meramente uma formalidade religiosa ou uma adesão intelectual a doutrinas, mas uma experiência transformadora que afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa. É uma jornada espiritual que começa com o reconhecimento do pecado, continua com a fé na obra salvadora de Cristo e culmina em uma mudança radical de vida. Através do novo nascimento, somos reconciliados com Deus e capacitados a viver uma vida de obediência e comunhão com Ele.

1- Livramento da condenação (Jo 3.16)
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

2- Garantia da vida eterna (Jo 3.16-18)
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (3.17).

3- A caminhada na luz (Jo 3.20-21)
Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque foram feitas em Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


1- Livramento da Condenação (João 3.16):

O amor incondicional de Deus pela humanidade é um tema central nas Escrituras. João 3:16 destaca esse amor de maneira marcante: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Esse versículo mostra que a morte de Jesus na cruz não foi apenas um evento histórico, mas uma expressão suprema do amor divino, oferecendo salvação àqueles que creem Nele. Como disse Charles Spurgeon, "O amor de Deus é tão grande que Ele enviou Seu Filho ao mundo para morrer pelos pecadores mais vis." A cruz é o lugar onde a justiça de Deus foi satisfeita e Sua graça abundou, proporcionando perdão e reconciliação.


2- Garantia da Vida Eterna (João 3.16-18):

O Evangelho de João enfatiza repetidamente o tema da vida eterna como uma promessa para aqueles que creem em Jesus Cristo. Em João 3:16-18, Jesus explica que Ele veio ao mundo para salvar, não para condenar. Esses versículos mostram que a salvação é uma dádiva graciosa de Deus, recebida pela fé. Como disse Martinho Lutero, "A fé é um presente de Deus que nos capacita a receber a graça e a salvação." Aqueles que creem em Jesus são justificados diante de Deus e têm a garantia da vida eterna. Essa garantia não se baseia em nossos próprios méritos, mas na obra redentora de Cristo.


3- A Caminhada na Luz (João 3:20-21):

A transformação interior resultante do novo nascimento se manifesta em uma mudança de comportamento e atitude em relação à luz e às trevas. João 3:20-21 destaca essa realidade: "Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque foram feitas em Deus." Esses versículos mostram que os crentes são chamados a viver em conformidade com a verdade e a justiça, refletindo a luz de Cristo ao mundo. Como disse John Stott, "Os cristãos são chamados a viver em um padrão moral mais elevado porque são filhos da luz e do dia." A nova natureza que recebemos em Cristo nos capacita a viver uma vida santa e agradável a Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A afirmação de que "cada batida de seu coração é uma nova oportunidade para você aceitar o convite de viver plenamente a fé em Jesus" reflete uma verdade fundamental do Evangelho: a disponibilidade constante da graça de Deus para a salvação. Vamos explorar esse tema em detalhes:

  • Cada batida do coração como oportunidade: A vida é efêmera e incerta, mas a misericórdia de Deus é eterna e sempre acessível. Cada momento que vivemos é uma oportunidade para nos voltarmos para Deus e aceitarmos Seu convite para uma vida transformada em Cristo. Como Paulo escreveu aos Coríntios: "Como colaboradores de Deus, vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus, pois Ele diz: 'Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação'. Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação" (2 Coríntios 6:1-2).
  • Aceitar o convite para viver plenamente a fé em Jesus: A fé em Jesus não é apenas um conjunto de crenças intelectuais, mas uma adesão total à Sua pessoa e obra redentora. Significa confiar Nele como Senhor e Salvador, seguindo-O em todas as áreas da vida. Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente" (João 10:10). Aceitar o convite de Jesus é abraçar essa vida abundante que Ele oferece, uma vida marcada pelo perdão, pela graça e pela comunhão com Deus.
  • Hoje é o dia: A urgência do Evangelho ressoa em cada página das Escrituras. Não devemos presumir sobre o futuro, mas sim responder ao chamado de Deus enquanto é chamado hoje (Hebreus 3:15). O amanhã pode nunca chegar, e adiar a resposta ao evangelho é arriscar a eternidade. Jesus disse: "Eis agora o tempo favorável, eis agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2). Portanto, hoje é o momento oportuno para se voltar para Deus e receber a salvação que Ele oferece em Cristo.

Em resumo, cada batida do coração é uma oportunidade preciosa concedida por Deus para aceitarmos Seu convite para uma vida de fé em Jesus. Não devemos desperdiçar essa oportunidade, mas sim responder com gratidão e submissão aos Seus chamados, vivendo plenamente para Sua glória.

Marque V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmações abaixo:
(F) Nascer de novo é voltar para o ventre materno e ser concebido novamente.
(V) Crer na morte expiatória de Jesus é uma condição para nascer de novo.
(V) Quem nasce de novo em Jesus tem a garantia da vida eterna.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

SLIDES: REVISTA JOAO O EVANGELHO DO FILHO DE DEUS  ESBOÇO  LIÇÃO 1  LIÇÃO 2  LIÇÃO 3  LIÇÃO 4  LIÇÃO 5  LIÇÃO 6  LIÇÃO 7  LIÇÃO 8  LIÇÃO 9  LIÇÃO 10  LIÇÃO 11  LIÇÃO 12  LIÇÃO 13

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido a sua revista em PDF de alta qualidade ou tenha o acesso Vip total ou por classe. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 03 - JOÃO 3 – Conversa com Nicodemos sobre o Novo Nascimento | 2° Trimestre de 2024 | EBD PECC
Lição 03 - JOÃO 3 – Conversa com Nicodemos sobre o Novo Nascimento | 2° Trimestre de 2024 | EBD PECC
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6hWe4U8SkHZDJqf7uANUEqus7rJgkf_3ODiLhNO1koVJnLEd5om5iznzt1u4Rhb5PUWtUQda-7S7KS8fuVNp-ApeKGdByAgPriHW58C7Dy0ZLNgLTJu9r4EbjTe7LGRJbheOmb2V3uG5dCQUVRTHGkAr7IPaQSvPQy_ucUDvpaR9scQCt7NmYz4kwO4mO/w640-h362/Lic%CC%A7a%CC%83o%2003%20-%20JOA%CC%83O%203%20%E2%80%93%20Conversa%20com%20Nicodemos%20sobre%20o%20Novo%20Nascimento.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6hWe4U8SkHZDJqf7uANUEqus7rJgkf_3ODiLhNO1koVJnLEd5om5iznzt1u4Rhb5PUWtUQda-7S7KS8fuVNp-ApeKGdByAgPriHW58C7Dy0ZLNgLTJu9r4EbjTe7LGRJbheOmb2V3uG5dCQUVRTHGkAr7IPaQSvPQy_ucUDvpaR9scQCt7NmYz4kwO4mO/s72-w640-c-h362/Lic%CC%A7a%CC%83o%2003%20-%20JOA%CC%83O%203%20%E2%80%93%20Conversa%20com%20Nicodemos%20sobre%20o%20Novo%20Nascimento.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-03-joao-3-conversa-com-nicodemos.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-03-joao-3-conversa-com-nicodemos.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy