Lição 04 - JOÃO 4 – Jesus e a Mulher Samaritana | 2° Trimestre de 2024 | EBD PECC

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR Afora o suplemento do professor todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o n...



Em João 4 há 54 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com os alunos, João 4.1-26 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
Proporcione aos alunos a compreensão da rivalidade entre judeus e samaritanos para que eles possam entender o porquê João preferiu citar o grupo étnico dessa mulher em vez do seu próprio nome. Após a morte de Salomão, ο reino de Israel foi dividido em Reino do Norte, cuja capital era Samaria, e Reino do Sul. 700 anos antes de Cristo, o Reino do Norte acabou, pois foi tomado e alguns de seus habitantes deportados para a Assíria, mas alguns dos que ficaram se envolveram em casamentos pagãos, como isso era proibido pela Lei de Moisés, os judeus do Reino do Sul perderam pelos samaritanos o sentimento de irmão. Sendo assim, na lente judaica, aquela mulher não merecia receber salvação.

Aceitar que a salvação não tem fronteiras.
Aderir às estratégias de Jesus de evangelização.
Causar impacto por meio da evangelização.

📥ADQUIRA O SLIDE DA AULA => No Acesso Vip (se quiser mais slides, diferentes dessa lição, adquira o acesso vip) 📩Receba rápido a sua revista em PDF  | ou tenha o acesso vip 2ºTRIM 2024, saiba mais: 

👆ADQUIRA O ACESSO VIP | Pelo zap ou e-mail: hubnerbraz@pecadorconfesso.com

Antes de prosseguir na exposição do texto, precisamos falar sobre a origem do povo samaritano. Com a morte do rei Salomão em 931 a.C., Israel foi dividido em dois reinos. Das doze tribos, dez seguiram a liderança cismática de Jeroboão I, formando o que conhecemos como Israel, ou Reino do Norte, distinto de Judá, ou Reino do Sul. O rei Onri chamou a capital do Reino do Norte de Samaria (1 Rs 16.24). Esse reino durou 209 anos e teve 19 reis em 8 diferentes dinastias. Nenhum desses reis andou com Deus. Em 722 a.C., o Reino do Norte foi levado cativo pela Assíria. Sargão II deportou os israelitas de posses e povoou a terra com estrangeiros, os quais se casaram com os israelitas sobreviventes, formando um povo racialmente híbrido e religiosamente sincrético. Em 586 a.C., o Reino do Sul também foi levado para o cativeiro, dessa feita pela Babilônia. Depois de setenta anos, os judeus retornaram à sua terra para reconstruir o templo e reedificar a cidade de Jerusalém. Os samaritanos tentaram fazer aliança com os judeus que retornaram, mas foram rejeitados não por questão racial, mas por sua apostasia religiosa. Os samaritanos, então, enciumados, fizeram de tudo para atrapalhar a reconstrução do templo (Ed 3 e 4). Esse ódio dos samaritanos continuou. Quando mais tarde, por volta do ano 444 a.C, Neemias veio da Babilônia com o propósito de reconstruir os muros de Jerusalém, os samaritanos tornaram-se seus principais inimigos (Ne 4.1,2). Por volta do ano 400 a.C., os samaritanos erigiram um templo rival no monte Gerizim; e esse templo, no final do século 2 a.C., foi destruído por João Hircano, o governador asmoneu da Judeia. Essa combinação de eventos estimulou uma ferrenha animosidade entre judeus e samaritanos. Nos dias de Jesus, esse muro de separação, essa parede de inimizade entre judeus e samaritanos, era uma barreira intransponível. Esse é o pano de fundo dessa passagem.

Concordo com D. A. Carson quando ele diz que João talvez tivesse a intenção de fazer um contraste entre a mulher dessa narrativa e o Nicodemos do capítulo 3. Nicodemos era um erudito, poderoso, respeitado, ortodoxo, teologicamente preparado; a samaritana era inculta, sem influência, desprezada, capaz somente de praticar uma religião popular. Ele era um homem, um judeu, um líder; ela era uma mulher, uma samaritana, uma pária moral. E ambos necessitavam de Jesus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Esse texto áureo de João 4:14 apresenta uma poderosa metáfora utilizada por Jesus durante sua conversa com a mulher samaritana no poço de Jacó. Vamos explorar suas nuances e significados:

  • "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede": Jesus usa a imagem da água para transmitir uma mensagem espiritual profunda. Assim como a água é essencial para a vida física, a água viva oferecida por Jesus é essencial para a vida espiritual. Ele promete satisfazer a sede espiritual daqueles que o buscam. Essa promessa ecoa o Salmo 63:1, onde o salmista expressa seu anseio pela presença e graça de Deus: "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta e sem água".
  • "Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna": Aqui, Jesus não apenas promete satisfazer a sede espiritual da pessoa, mas também promete transformá-la em uma fonte de vida eterna. Essa água viva não é apenas para consumo pessoal, mas também transborda para abençoar e impactar outros. Essa ideia é semelhante à imagem do rio de água viva descrito em Apocalipse 22:1-2, que flui do trono de Deus e do Cordeiro, trazendo vida e cura para as nações.
  • Aplicação pessoal: Assim como a mulher samaritana teve sua sede espiritual saciada ao encontrar Jesus, nós também podemos experimentar a plenitude da vida em Cristo ao bebermos da água viva que Ele oferece. Essa água não só nos satisfaz, mas também nos capacita a sermos fontes de bênção e vida para os outros ao nosso redor. Portanto, que possamos buscar continuamente a presença de Jesus e nos tornarmos canais da Sua graça e amor para o mundo sedento ao nosso redor.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Vamos analisar cada versículo de João 4:1-26 com um breve comentário bíblico, incluindo a raiz das palavras em grego quando relevante:

  • Versículo 1: "Ora, quando o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido que ele fazia e batizava mais discípulos do que João"
    • Comentário: Este versículo introduz um novo cenário, onde Jesus toma conhecimento da crescente popularidade de seu ministério. Os fariseus estavam cientes das atividades de Jesus e de seus discípulos.
  • Versículo 2: "ainda que não fosse Jesus quem batizava, e sim os seus discípulos,"
    • Comentário: Aqui, é esclarecido que, apesar de Jesus ser a figura central, não era Ele quem pessoalmente realizava os batismos, mas sim seus discípulos. Isso indica a expansão do ministério de Jesus por meio de seus seguidores.
  • Versículo 3: "deixou a Judeia e voltou de novo para a Galileia."
    • Comentário: Jesus decide retornar à Galileia, possivelmente devido à crescente oposição em Judeia e à necessidade de continuar seu ministério em outras regiões.
  • Versículo 4: "E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria."
    • Comentário: Aqui é destacada a necessidade de Jesus atravessar a Samaria, uma região onde judeus normalmente evitavam passar devido às tensões étnicas e religiosas entre judeus e samaritanos.
  • Versículo 5: "Assim chegou a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó tinha dado a seu filho José;"
    • Comentário: Jesus chega a Sicar, uma cidade samaritana, onde encontra uma mulher junto ao poço de Jacó. Este encontro se tornará o centro da narrativa que segue.
  • Versículo 6: "estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia."
    • Comentário: Jesus demonstra fadiga física, indicando sua humanidade, ao mesmo tempo em que se prepara para um encontro divinamente orquestrado com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó.
  • Versículo 7: "Veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber."
    • Comentário: Jesus inicia uma conversa com a mulher samaritana, solicitando água, o que era incomum devido às tensões sociais entre judeus e samaritanos.
  • Versículo 8: "Pois os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos."
    • Comentário: Enquanto os discípulos estavam ausentes para comprar alimentos, Jesus permaneceu sozinho com a mulher samaritana, preparando o cenário para uma conversa significativa.
  • Versículo 9: "Perguntou-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)."
    • Comentário: A mulher samaritana expressa sua surpresa pela atitude de Jesus em falar com ela, uma vez que judeus e samaritanos geralmente evitavam interações devido a preconceitos étnicos e religiosos.
  • Versículo 10: "Replicou-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te teria dado água viva."
    • Comentário: Jesus responde à mulher samaritana, oferecendo-lhe a oportunidade de receber a "água viva", uma metáfora para a salvação e vida eterna que Ele oferece gratuitamente.
  • Versículo 11: "Disse-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?"
  • Comentário: A mulher samaritana, interpretando literalmente as palavras de Jesus, questiona como Ele poderia obter essa "água viva" sem as ferramentas necessárias para retirá-la do poço fundo.
  • Versículo 12: "És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos, e seu gado?"
    • Comentário: A mulher samaritana compara Jesus a Jacó, destacando a importância histórica do poço e questionando se Ele era superior a Jacó, que havia fornecido água para suas gerações.
  • Versículo 13: "Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;"
    • Comentário: Jesus explica que a água física do poço de Jacó não pode satisfazer permanentemente a sede espiritual das pessoas. Ele aponta para uma necessidade mais profunda e duradoura, a "água viva" que Ele oferece.
  • Versículo 14: "aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."
    • Comentário: Aqui, Jesus revela a natureza transformadora da "água viva" que Ele oferece. Ela não apenas satisfaz a sede espiritual, mas se torna uma fonte interior, gerando vida eterna e fluindo abundantemente.
  • Versículo 15: "Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la."
    • Comentário: A mulher expressa seu desejo por essa água, percebendo sua vantagem sobre a água física do poço. Ela anseia pela satisfação permanente que só Jesus pode proporcionar.
  • Versículo 16: "Tornou-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá."
    • Comentário: Jesus direciona a mulher para um ponto crucial em sua vida, convidando-a a trazer seu marido. Este convite revela o profundo conhecimento de Jesus sobre a vida pessoal da mulher e sua disposição em lidar com questões fundamentais.
  • Versículo 17: "Respondeu-lhe a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;"
    • Comentário: A mulher responde honestamente que não tem marido, e Jesus confirma sua resposta, reconhecendo não apenas sua situação atual, mas também seu histórico pessoal.
  • Versículo 18: "porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade."
    • Comentário: Jesus revela seu conhecimento sobrenatural ao descrever a situação pessoal da mulher, demonstrando sua autoridade como o Messias que conhece os segredos mais íntimos das pessoas.
  • Versículo 19: "Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta."
    • Comentário: Reconhecendo a precisão das palavras de Jesus sobre sua vida, a mulher conclui que Ele é um profeta, demonstrando uma crescente compreensão de sua identidade e autoridade.
  • Versículo 20: "Nossos pais adoraram neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar."
    • Comentário: A mulher samaritana levanta uma questão religiosa, abordando a divergência entre samaritanos e judeus sobre o local correto para adoração. Isso indica a tensão religiosa e étnica entre os dois grupos.
  • Versículo 21: "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai."
    • Comentário: Jesus transcende a questão do local físico de adoração e aponta para uma nova era em que a verdadeira adoração não será limitada a nenhum local específico, mas será espiritual e baseada na fé.
  • Versículo 22: "Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus."
    • Comentário: Jesus destaca a compreensão incompleta dos samaritanos sobre Deus e a verdadeira adoração, ao mesmo tempo em que reconhece a revelação divina através dos judeus. Ele aponta para a necessidade de uma adoração baseada no conhecimento e na verdade.
  • Versículo 23: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores."
    • Comentário: Jesus revela que a verdadeira adoração não se baseia em rituais externos ou lugares físicos, mas em uma conexão espiritual genuína com Deus, em conformidade com a verdade revelada em Jesus Cristo.
  • Versículo 24: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."
    • Comentário: Jesus enfatiza a natureza espiritual de Deus e a necessidade de uma adoração sincera e autêntica que venha do coração e esteja em conformidade com a verdade revelada por Ele mesmo.
  • Versículo 25: "A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo."
    • Comentário: A mulher samaritana reconhece sua expectativa messiânica e expressa sua crença na vinda do Messias, que ela espera que traga revelação e esclarecimento sobre questões espirituais.
  • Versículo 26: "Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo."
    • Comentário: Jesus faz uma declaração ousada e reveladora de sua identidade como o Messias esperado, o Cristo. Ele revela sua verdadeira natureza como o Filho de Deus e o Salvador do mundo à mulher samaritana.

Esses versículos revelam uma rica interação entre Jesus e a mulher samaritana, abordando questões fundamentais de adoração, revelação divina e a própria identidade messiânica de Jesus. Sua conversa transcende as barreiras étnicas e religiosas, apontando para a verdade universal da adoração espiritual em Jesus Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Essa verdade prática encontra base sólida nas Escrituras e na experiência cristã ao longo dos séculos. Vamos explorar cada aspecto dela:

  • Verdade Bíblica:
    • A narrativa do encontro de Jesus com a mulher samaritana em João 4 ilustra vividamente como um verdadeiro encontro com Jesus pode superar barreiras culturais, étnicas e religiosas (João 4:1-42).
    • Jesus, rompendo com as normas sociais e culturais da época, conversa com uma mulher samaritana, quebrando assim a barreira cultural entre judeus e samaritanos.
    • Ele revela-se a ela como o Messias esperado, demonstrando que em Cristo não há distinção entre judeus e gentios, homens ou mulheres, ricos ou pobres.
  • Referências Bíblicas:
    • João 4:1-42 - Relato do encontro de Jesus com a mulher samaritana.
    • Atos 10:34-35 - Pedro reconhece que Deus não faz acepção de pessoas, mas que em todas as nações aquele que O teme e pratica a justiça é aceito por Ele.
  • Teologia Sistemática:
    • Esse princípio reflete a teologia da universalidade da mensagem de Cristo e da igualdade de acesso à salvação por meio dele.
    • Demonstra o poder do evangelho em transcender as diferenças humanas e unir pessoas de diferentes origens em uma comunidade de fé.
    • Também ressalta a importância do amor e da compaixão cristãos na quebra de preconceitos e na promoção da reconciliação entre diferentes grupos.
  • Profundidade Cristã:
    • A aplicação pessoal dessa verdade prática nos desafia a examinar nossas próprias atitudes em relação aos outros e às barreiras que possamos consciente ou inconscientemente levantar.
    • Somos chamados a seguir o exemplo de Jesus em buscar ativamente oportunidades para compartilhar o amor e a mensagem de Cristo com aqueles que estão fora de nossos círculos sociais, étnicos ou religiosos.
    • Isso requer humildade, empatia e disposição para ir além de nossa zona de conforto, reconhecendo que todos são igualmente amados e dignos da graça de Deus.

Em resumo, um verdadeiro encontro com Jesus não apenas nos transforma individualmente, mas também nos capacita a ser agentes de mudança e reconciliação em um mundo marcado por divisões e desigualdades.

INTRODUÇÃO
I- AS ESTRATÉGIAS DE JESUS Jo 4.1-19
1- Despertar curiosidade Jo 4.7-12
2- Despertar a necessidade Jo 4.13-18
3- Despertar a fé verdadeira 4.19
II- SALVAÇÃO SEM FRONTEIRAS Jo 4.20-27
1- A barreira racial Jo 4.9
2- A barreira religiosa Jo 4.20
3- A barreira cultural Jo 4.27
III- O IMPACTO EVANGELÍSTICO Jo 4.28-42
1- Na mulher samaritana Jo 4.28-30
2- Na vida dos discípulos 4.27,31-38
3- Na região de Samaria 4.39-42
APLICAÇÃO PESSOAL

Segunda – Jo 4.43,44
Terça – Jo 4.45,46
Quarta – Jo 4.47,48
Quinta – Jo 4.49,50
Sexta – Jo 4.51,52
Sábado – Jo ..53
Hinos da Harpa: 360-456

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Essa introdução estabelece o cenário para um dos encontros mais significativos registrados nos evangelhos, entre Jesus e a mulher samaritana. Vamos explorar cada aspecto dela:

  • Contexto Bíblico:
    • O encontro de Jesus com a mulher samaritana é narrado em João 4:1-42, imediatamente após seu diálogo com Nicodemos, um líder religioso judeu (João 3:1-21).
    • Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus e havia uma profunda animosidade entre os dois grupos, tornando o encontro de Jesus com a mulher samaritana ainda mais notável.
  • Referências Bíblicas:
    • João 4:1-42 - Relato completo do encontro de Jesus com a mulher samaritana.
    • Mateus 9:36-38 - Jesus é descrito como tendo compaixão das multidões, vendo-as como ovelhas sem pastor.
  • Teologia Sistemática:
    • Esse encontro demonstra a universalidade do evangelho, mostrando que Jesus veio para todos, independentemente de raça, gênero ou status social.
    • Reflete a missão de Jesus de buscar e salvar os perdidos, exemplificando sua compaixão e amor por aqueles considerados marginalizados pela sociedade.
    • Também destaca a importância da abertura para o diálogo e a disposição para quebrar barreiras culturais e religiosas em nome do evangelho.
  • Profundidade Cristã:
    • A aplicação pessoal desse texto nos desafia a examinar nossas próprias atitudes em relação aos outros, especialmente aqueles que consideramos diferentes ou marginalizados.
    • Somos chamados a imitar o amor e a compaixão de Jesus, buscando ativamente oportunidades para compartilhar o evangelho com todos, sem discriminação.
    • Isso requer coragem para superar nossos preconceitos e estar dispostos a ouvir e compreender as perspectivas dos outros, assim como Jesus fez com a mulher samaritana.

Em suma, o encontro de Jesus com a mulher samaritana é um poderoso exemplo de como o amor, a compaixão e a disposição para quebrar barreiras podem abrir portas para o evangelho e transformar vidas.

1- Despertar curiosidade (Jo 4.7-12)
Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva (4.10).

2- Despertar a necessidade (4.13-18)
Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu Lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (4.13,14).

3- Despertar a fé verdadeira (4.19)
Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Essa análise detalhada do encontro de Jesus com a mulher samaritana revela estratégias poderosas que Ele usou para alcançar o coração dela:

  • Despertar curiosidade:
    • Jesus inicia a conversa pedindo água à mulher samaritana, o que é surpreendente, já que judeus evitavam interações com samaritanos (João 4:9). Isso desperta a curiosidade dela.
    • Ao falar sobre a "água viva" que Ele poderia oferecer, Jesus desperta a curiosidade da mulher, levando-a a querer saber mais (João 4:10).
  • Despertar a necessidade:
    • Jesus revela que a água que Ele oferece é diferente da água do poço de Jacó e pode saciar a sede espiritual de forma permanente (João 4:13-14).
    • Ele revela à mulher seus pecados, demonstrando sua necessidade de redenção e arrependimento (João 4:16-18).
    • Jesus não apenas revela a necessidade da mulher, mas também oferece a solução para essa necessidade, mostrando que Ele é o Messias esperado (João 4:25-26).
  • Despertar a fé verdadeira:
    • Jesus revela que Ele é o Messias esperado pela mulher samaritana, o que a leva a reconhecê-lo como profeta (João 4:19).
    • Ele desafia as crenças religiosas tradicionais da mulher, levando-a a refletir sobre a verdadeira adoração e reconhecimento do Messias (João 4:20-24).
    • A mulher samaritana experimenta uma transformação interior, reconhecendo Jesus como o Messias e indo compartilhar essa descoberta com outros (João 4:28-30).

Essas estratégias de Jesus nos ensinam importantes lições sobre como compartilhar o evangelho:

  • Devemos despertar a curiosidade das pessoas ao nosso redor, apresentando a mensagem do evangelho de uma maneira atraente e relevante.
  • Precisamos demonstrar a necessidade de redenção e arrependimento, revelando o pecado e apontando para Jesus como a solução.
  • Devemos desafiar as crenças e tradições religiosas das pessoas, levando-as a uma compreensão mais profunda da verdade e da natureza de Deus.
  • Finalmente, devemos capacitar as pessoas a reconhecerem Jesus como o Messias e a compartilhar essa revelação transformadora com outros.

1- A barreira racial (Jo 4.9)
Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

2- A barreira religiosa (Jo 4.20)
Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

3- A barreira cultural (Jo 4.27)
Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher, todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A abordagem de Jesus com a mulher samaritana revela sua habilidade em superar diversas barreiras para alcançar aqueles que precisam do Evangelho:

  • Barreira racial:
    • Jesus quebra a barreira racial ao pedir água à mulher samaritana, desafiando as normas sociais e culturais da época (João 4:9).
    • Ele mostra que a salvação não está limitada por questões étnicas ou raciais, mas é para todos, judeus e samaritanos, sem distinção (Romanos 10:12).
  • Barreira religiosa:
    • Ao discutir sobre a adoração no monte Gerizim versus em Jerusalém, Jesus revela que a verdadeira adoração não está ligada a locais específicos, mas à adoração em espírito e em verdade (João 4:20-24).
    • Ele ensina que a salvação não está vinculada a rituais ou práticas religiosas externas, mas a um relacionamento genuíno com Deus (João 14:6).
  • Barreira cultural:
    • Os discípulos ficam surpresos ao ver Jesus conversando com uma mulher samaritana, o que era incomum naquela sociedade patriarcal (João 4:27).
    • Jesus demonstra que o amor e a compaixão transcendem as barreiras culturais e sociais, e que o Evangelho é para todos, independentemente de seu status social ou passado (Gálatas 3:28).

Essas barreiras representam desafios reais que ainda enfrentamos hoje ao compartilhar o Evangelho. No entanto, o exemplo de Jesus nos ensina que devemos estar dispostos a quebrar essas barreiras para alcançar os perdidos:

  • Devemos estar dispostos a sair de nossa zona de conforto e interagir com pessoas de diferentes origens étnicas e culturais.
  • Precisamos estar preparados para desafiar tradições religiosas e apresentar o Evangelho de forma clara e relevante.
  • Devemos praticar o amor e a compaixão, reconhecendo o valor intrínseco de cada pessoa, independentemente de sua história ou situação.

Ao seguir o exemplo de Jesus e permitir que o Espírito Santo nos guie, podemos superar as barreiras que nos separam dos outros e compartilhar o amor transformador de Cristo com o mundo ao nosso redor.

1- Na mulher samaritana (Jo 4.28-30)
Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! (4.29).

A transformação da mulher samaritana pode ser confirmada por suas atitudes, como vemos a seguir:
a) Ela abandona o seu cântaro (4.28a). O que ela foi buscar não tinha mais importância, pois havia encontrado a Água da Vida. Quem encontra Jesus tem pressa em compartilhar a boa nova com todos.
b) Ela proclama publicamente o Messias (4.28b-30). No dia de sua conversão, ela se tornou uma missionária. Até então, essa mulher, provavelmente, fazia de tudo para passar despercebida Agora, porém, anunciava altissonantemente o Messias, sem constrangimento ou temor.
c) Ela faz um convite veemente (4.29). Sabiamente, a mulher diz: Vinde. Ela não perdeu tempo com argumentos confusos; antes, conclamou à verificação. Desejava que todos bebessem da mesma água viva. O resultado foi te: muitas pessoas a seguiram até o Messias anunciado.

2- Na vida dos discípulos (4.27,31-38)
Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher, todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? (4.27).

3- Na região de Samaria (4.39-42)
E diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. (4.42).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



  • Na mulher samaritana:
    • A transformação da mulher samaritana é evidente em suas ações após seu encontro com Jesus. Ela deixa seu cântaro, símbolo de sua busca por satisfação nas coisas deste mundo, e corre para proclamar a mensagem de Cristo à sua cidade (João 4:28-30).
    • Isso ilustra a urgência e a paixão que devemos ter ao compartilhar o Evangelho. Quando verdadeiramente encontramos Jesus, nosso desejo de compartilhar Sua mensagem com os outros se torna irresistível (2 Coríntios 5:14-15).
    • Além disso, a mulher samaritana reconhece sua própria experiência pessoal com Jesus ao convidar os outros a encontrá-Lo. Ela não apenas compartilha palavras, mas também seu testemunho vivo de transformação (Apocalipse 12:11).
  • Na vida dos discípulos:
    • Os discípulos inicialmente ficam surpresos e até chocados ao ver Jesus conversando com a mulher samaritana. Seu preconceito e visão limitada os impediam de entender a natureza da missão de Jesus (João 4:27).
    • No entanto, Jesus os ensina a enxergar além das barreiras sociais e culturais, destacando a importância da colheita espiritual (João 4:34-38). Eles são desafiados a abandonar suas próprias agendas e prioridades em favor da obra de Deus.
    • Isso nos lembra da necessidade de superar nossos preconceitos e estar abertos ao mover do Espírito Santo, mesmo quando isso significa ir além de nossas tradições e conforto pessoal (Atos 1:8).
  • Na região de Samaria:
    • O impacto do testemunho da mulher samaritana vai além de sua própria vida, levando muitos em sua cidade a crerem em Jesus como o Salvador do mundo (João 4:39-42).
    • Isso demonstra o poder do testemunho pessoal e como Deus pode usar até mesmo os mais improváveis para cumprir Seu propósito (1 Coríntios 1:26-29).
    • Além disso, o encontro de Jesus com os samaritanos destaca Sua missão de alcançar não apenas os judeus, mas todas as nações, preparando o caminho para o evangelismo transcultural que seria realizado pelos apóstolos (Mateus 28:19-20).

Esses relatos nos desafiam a refletir sobre nossa própria disposição para compartilhar o Evangelho, nossa prontidão para superar preconceitos e nossa confiança no poder transformador de Cristo para alcançar vidas, independentemente de sua origem ou história.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A aplicação pessoal desse princípio é fundamental para o cristão que deseja viver uma vida de acordo com os ensinamentos de Jesus. Vamos analisar como podemos aplicar isso à nossa vida com base nos ensinamentos bíblicos:

  • Tenha amor pelas almas:
    • Jesus nos instrui a amar nossos próximos como a nós mesmos (Marcos 12:31), e isso inclui um profundo amor pelas almas perdidas. Esse amor nos leva a nos importarmos com o destino eterno dos outros e a desejar compartilhar o Evangelho com eles (1 Coríntios 9:22).
    • Esse amor é demonstrado através do cuidado, compaixão e disposição para investir tempo e esforço na vida das pessoas ao nosso redor (1 João 3:17-18).
  • Permita-se ser usado por Deus para impactar as pessoas ao seu redor:
    • Deus deseja nos usar como instrumentos em Suas mãos para alcançar aqueles que estão perdidos e necessitam de salvação (2 Timóteo 2:21). Isso requer disponibilidade, submissão e sensibilidade ao Espírito Santo (Atos 8:29).
    • Devemos estar dispostos a sair da nossa zona de conforto e a estar abertos a oportunidades que Deus nos dá para compartilhar Sua Palavra e Seu amor com os outros (Mateus 28:19-20).
  • Traga as pessoas para Jesus:
    • O objetivo final de nosso amor e serviço é conduzir as pessoas a um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Ele é o único caminho para a salvação (João 14:6), e nossa maior alegria deve ser ver outros se rendendo a Ele (Lucas 15:7).
    • Isso requer uma abordagem equilibrada de compartilhar a verdade do Evangelho com amor e graça, enquanto permanecemos firmes em nossas convicções (Efésios 4:15).

Portanto, ao aplicarmos esses princípios em nossas vidas, somos capacitados a fazer a diferença no mundo ao nosso redor, levando as almas perdidas ao conhecimento de Cristo e cumprindo o grande mandamento de amar e o grande comissionamento de fazer discípulos de todas as nações.

1) Cite três barreiras que Jesus quebrou para salvar a mulher samaritana. R. Racial, cultural e religiosa.
2) Explique alguma estratégia para oferecer salvação que você aprendeu nesta lição. R. Despertar a necessidade de salvação do ouvinte
3) Quais foram as atitudes que confirmaram a transformação da mulher samaritana? R. Abandonar o cântaro, proclamar o Messias e fazer um convite veemente.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

SLIDES: REVISTA JOAO O EVANGELHO DO FILHO DE DEUS  ESBOÇO  LIÇÃO 1  LIÇÃO 2  LIÇÃO 3  LIÇÃO 4  LIÇÃO 5  LIÇÃO 6  LIÇÃO 7  LIÇÃO 8  LIÇÃO 9  LIÇÃO 10  LIÇÃO 11  LIÇÃO 12  LIÇÃO 13

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido a sua revista em PDF de alta qualidade ou tenha o acesso Vip total ou por classe. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 04 - JOÃO 4 – Jesus e a Mulher Samaritana | 2° Trimestre de 2024 | EBD PECC
Lição 04 - JOÃO 4 – Jesus e a Mulher Samaritana | 2° Trimestre de 2024 | EBD PECC
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOchrQPMCfpx5MLF_WomxGdkJK7L2K6aVJWnXqQ5u_xwgZu5DeJNTrj-u-kEuKIDVLuinyzHxcTIjNZhm27jdS8uFg7H95UOT9rsdTiYNnHwU8EPAA9XVA_mhqB9_OixFRhoIjtygjylX2SjIR64foQCXsGyqSxXgZBXW63znpi22YXdDoSSsQjdS0aes/w640-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o%2004%20-%20JOA%CC%83O%204%20%E2%80%93%20Jesus%20e%20a%20Mulher%20Samaritana.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOchrQPMCfpx5MLF_WomxGdkJK7L2K6aVJWnXqQ5u_xwgZu5DeJNTrj-u-kEuKIDVLuinyzHxcTIjNZhm27jdS8uFg7H95UOT9rsdTiYNnHwU8EPAA9XVA_mhqB9_OixFRhoIjtygjylX2SjIR64foQCXsGyqSxXgZBXW63znpi22YXdDoSSsQjdS0aes/s72-w640-c-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o%2004%20-%20JOA%CC%83O%204%20%E2%80%93%20Jesus%20e%20a%20Mulher%20Samaritana.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-04-joao-4-jesus-e-mulher.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-04-joao-4-jesus-e-mulher.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy