TEXTO ÁUREO “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (J...
TEXTO ÁUREO
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3)
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
TEXTO ÁUREO: "Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus." (João 3.3)
- Jesus: No grego, "Jesus" é "Ιησούς" (Iesous), derivado do hebraico "Yeshua", que significa "Salvação". O Filho de Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, encarnado na terra para cumprir a vontade do Pai e trazer salvação aos homens (Mateus 1:21; João 1:1, 14).
- Respondeu: A palavra grega usada aqui é "ἀποκρίνομαι" (apokrinomai), que significa "responder" ou "falar em resposta". Indica a interação de Jesus com Nicodemos, um fariseu que veio procurá-lo secretamente à noite (João 3:1-2). Essa resposta mostra a atenção de Jesus às questões espirituais mais profundas que Nicodemos estava buscando.
- Na verdade, na verdade: A expressão em grego é "ἀμὴν ἀμήν" (amen amen), que é uma forma enfática de afirmar a veracidade ou importância do que está sendo dito. "ἀμήν" (amen) é uma transliteração direta do hebraico e significa "verdade" ou "certamente". Jesus enfatiza a certeza e a importância do que ele está prestes a dizer. Ele quer que Nicodemos compreenda plenamente a gravidade e a veracidade de suas palavras.
- Te digo: Em grego, "λέγω σοι" (lego soi), onde "λέγω" (lego) significa "dizer" ou "falar", e "σοι" (soi) é uma forma de segunda pessoa singular, significando "a ti" ou "a você". Aqui, Jesus está falando diretamente a Nicodemos, destacando a importância pessoal da mensagem que está prestes a transmitir.
- Aquele que não nascer de novo: A expressão "nascer de novo" é traduzida do grego "γεννηθῇ ἄνωθεν" (gennēthē anōthen), onde "γεννηθῇ" (gennēthē) deriva de "γεννάω" (gennaō), que significa "nascer" ou "gerar", e "ἄνωθεν" (anōthen) pode significar "de novo" ou "do alto". Este é o cerne da mensagem de Jesus para Nicodemos. "Nascer de novo" é uma expressão que significa uma transformação espiritual radical e profunda na vida de uma pessoa, um novo nascimento espiritual. Isso implica uma mudança de coração, mente e vontade, realizada pelo Espírito Santo (João 1:12-13; Tito 3:5).
- Não pode ver o Reino de Deus: Em grego, "οὐ δύναται ἰδεῖν τὴν βασιλείαν τοῦ Θεοῦ" (ou dynatai idein tēn basileian tou Theou), onde "οὐ δύναται" (ou dynatai) significa "não pode", "ἰδεῖν" (idein) significa "ver" ou "perceber", e "βασιλείαν" (basileian) é "reino", enquanto "τοῦ Θεοῦ" (tou Theou) significa "de Deus". Aqui, Jesus está indicando que a experiência do Reino de Deus é impossível sem esse novo nascimento espiritual. Ver o Reino de Deus não é apenas uma questão de percepção visual, mas de participação e compreensão espiritual (Lucas 17:20-21). A entrada no Reino de Deus requer uma transformação interior que só pode ser realizada através do novo nascimento.
Este versículo é uma parte crucial do diálogo entre Jesus e Nicodemos, que explora temas fundamentais da fé cristã, como a necessidade de uma transformação espiritual radical e a natureza do Reino de Deus. Jesus está chamando Nicodemos (e todos nós) para uma vida de compromisso e fé, onde a experiência do Reino de Deus é possível apenas através de um novo nascimento espiritual, realizado pelo poder de Deus.
TEXTO ÁUREO: "Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus." (João 3.3)
- Jesus: No grego, "Jesus" é "Ιησούς" (Iesous), derivado do hebraico "Yeshua", que significa "Salvação". O Filho de Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, encarnado na terra para cumprir a vontade do Pai e trazer salvação aos homens (Mateus 1:21; João 1:1, 14).
- Respondeu: A palavra grega usada aqui é "ἀποκρίνομαι" (apokrinomai), que significa "responder" ou "falar em resposta". Indica a interação de Jesus com Nicodemos, um fariseu que veio procurá-lo secretamente à noite (João 3:1-2). Essa resposta mostra a atenção de Jesus às questões espirituais mais profundas que Nicodemos estava buscando.
- Na verdade, na verdade: A expressão em grego é "ἀμὴν ἀμήν" (amen amen), que é uma forma enfática de afirmar a veracidade ou importância do que está sendo dito. "ἀμήν" (amen) é uma transliteração direta do hebraico e significa "verdade" ou "certamente". Jesus enfatiza a certeza e a importância do que ele está prestes a dizer. Ele quer que Nicodemos compreenda plenamente a gravidade e a veracidade de suas palavras.
- Te digo: Em grego, "λέγω σοι" (lego soi), onde "λέγω" (lego) significa "dizer" ou "falar", e "σοι" (soi) é uma forma de segunda pessoa singular, significando "a ti" ou "a você". Aqui, Jesus está falando diretamente a Nicodemos, destacando a importância pessoal da mensagem que está prestes a transmitir.
- Aquele que não nascer de novo: A expressão "nascer de novo" é traduzida do grego "γεννηθῇ ἄνωθεν" (gennēthē anōthen), onde "γεννηθῇ" (gennēthē) deriva de "γεννάω" (gennaō), que significa "nascer" ou "gerar", e "ἄνωθεν" (anōthen) pode significar "de novo" ou "do alto". Este é o cerne da mensagem de Jesus para Nicodemos. "Nascer de novo" é uma expressão que significa uma transformação espiritual radical e profunda na vida de uma pessoa, um novo nascimento espiritual. Isso implica uma mudança de coração, mente e vontade, realizada pelo Espírito Santo (João 1:12-13; Tito 3:5).
- Não pode ver o Reino de Deus: Em grego, "οὐ δύναται ἰδεῖν τὴν βασιλείαν τοῦ Θεοῦ" (ou dynatai idein tēn basileian tou Theou), onde "οὐ δύναται" (ou dynatai) significa "não pode", "ἰδεῖν" (idein) significa "ver" ou "perceber", e "βασιλείαν" (basileian) é "reino", enquanto "τοῦ Θεοῦ" (tou Theou) significa "de Deus". Aqui, Jesus está indicando que a experiência do Reino de Deus é impossível sem esse novo nascimento espiritual. Ver o Reino de Deus não é apenas uma questão de percepção visual, mas de participação e compreensão espiritual (Lucas 17:20-21). A entrada no Reino de Deus requer uma transformação interior que só pode ser realizada através do novo nascimento.
Este versículo é uma parte crucial do diálogo entre Jesus e Nicodemos, que explora temas fundamentais da fé cristã, como a necessidade de uma transformação espiritual radical e a natureza do Reino de Deus. Jesus está chamando Nicodemos (e todos nós) para uma vida de compromisso e fé, onde a experiência do Reino de Deus é possível apenas através de um novo nascimento espiritual, realizado pelo poder de Deus.
VERDADE PRÁTICA
O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
O Novo Nascimento, como ensinado por Jesus a Nicodemos, não é apenas uma doutrina teológica, mas uma experiência vital e transformadora para todo crente em Jesus Cristo. Marca o início de uma jornada espiritual onde a pessoa é regenerada pelo Espírito Santo, recebendo uma nova vida em Cristo. Essa experiência não apenas resulta em uma mudança de perspectiva ou comportamento, mas também estabelece uma relação pessoal com Deus e uma participação ativa no Reino dos Céus.
É o momento em que alguém passa da morte espiritual para a vida em Cristo, iniciando assim uma jornada de crescimento espiritual, serviço e comunhão com Deus e com outros crentes. Essa verdade prática destaca a importância fundamental do Novo Nascimento na vida cristã e nos lembra que é o primeiro passo para uma vida de discipulado e fé em Jesus Cristo.
A verdade prática de que o Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo é fundamental na teologia cristã e contrasta com várias outras religiões em vários aspectos:
- Teologia Cristã:
- No cristianismo, o Novo Nascimento é visto como um ato soberano de Deus, no qual o Espírito Santo regenera espiritualmente o indivíduo, concedendo-lhe uma nova vida em Cristo (João 3:3-8; Tito 3:5).
- Essa experiência é central na doutrina da salvação, pois é através do novo nascimento que alguém se torna parte do corpo de Cristo, a igreja (1 Coríntios 12:13).
- O Novo Nascimento é considerado como uma resposta à fé no evangelho de Jesus Cristo e é evidenciado por uma transformação de vida e um desejo crescente de seguir a Cristo em obediência e serviço (2 Coríntios 5:17; Efésios 2:8-10).
- Contrastes com Outras Religiões:
- Islamismo: Enquanto o cristianismo enfatiza o novo nascimento como uma obra de Deus pela fé em Cristo, o Islamismo não tem uma equivalente doutrina do novo nascimento. A salvação no Islamismo é alcançada principalmente por meio da obediência às leis e rituais islâmicos.
- Hinduísmo e Budismo: Nessas religiões, a ideia de um novo nascimento está mais associada ao conceito de reencarnação, no qual a alma passa por uma série de renascimentos até alcançar a libertação (moksha no Hinduísmo e Nirvana no Budismo). No entanto, não há um único evento que marca o início de uma jornada espiritual como o Novo Nascimento no cristianismo.
- Judaísmo: Enquanto o Judaísmo valoriza a ideia de arrependimento e renovação espiritual, o conceito de novo nascimento como uma experiência pessoal e transformadora não é uma ênfase principal na tradição judaica. O judaísmo tradicionalmente enfatiza a obediência à Lei de Moisés e à prática ritual como meios de comunhão com Deus.
Em resumo, a verdade prática do Novo Nascimento na jornada do crente em Jesus Cristo é uma distinção fundamental da teologia cristã, contrastando com as abordagens de salvação e transformação espiritual encontradas em outras religiões. Essa experiência é vista como uma intervenção graciosa de Deus na vida do crente, capacitando-o para uma vida de fé, serviço e comunhão com Deus.
O Novo Nascimento, como ensinado por Jesus a Nicodemos, não é apenas uma doutrina teológica, mas uma experiência vital e transformadora para todo crente em Jesus Cristo. Marca o início de uma jornada espiritual onde a pessoa é regenerada pelo Espírito Santo, recebendo uma nova vida em Cristo. Essa experiência não apenas resulta em uma mudança de perspectiva ou comportamento, mas também estabelece uma relação pessoal com Deus e uma participação ativa no Reino dos Céus.
É o momento em que alguém passa da morte espiritual para a vida em Cristo, iniciando assim uma jornada de crescimento espiritual, serviço e comunhão com Deus e com outros crentes. Essa verdade prática destaca a importância fundamental do Novo Nascimento na vida cristã e nos lembra que é o primeiro passo para uma vida de discipulado e fé em Jesus Cristo.
A verdade prática de que o Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo é fundamental na teologia cristã e contrasta com várias outras religiões em vários aspectos:
- Teologia Cristã:
- No cristianismo, o Novo Nascimento é visto como um ato soberano de Deus, no qual o Espírito Santo regenera espiritualmente o indivíduo, concedendo-lhe uma nova vida em Cristo (João 3:3-8; Tito 3:5).
- Essa experiência é central na doutrina da salvação, pois é através do novo nascimento que alguém se torna parte do corpo de Cristo, a igreja (1 Coríntios 12:13).
- O Novo Nascimento é considerado como uma resposta à fé no evangelho de Jesus Cristo e é evidenciado por uma transformação de vida e um desejo crescente de seguir a Cristo em obediência e serviço (2 Coríntios 5:17; Efésios 2:8-10).
- Contrastes com Outras Religiões:
- Islamismo: Enquanto o cristianismo enfatiza o novo nascimento como uma obra de Deus pela fé em Cristo, o Islamismo não tem uma equivalente doutrina do novo nascimento. A salvação no Islamismo é alcançada principalmente por meio da obediência às leis e rituais islâmicos.
- Hinduísmo e Budismo: Nessas religiões, a ideia de um novo nascimento está mais associada ao conceito de reencarnação, no qual a alma passa por uma série de renascimentos até alcançar a libertação (moksha no Hinduísmo e Nirvana no Budismo). No entanto, não há um único evento que marca o início de uma jornada espiritual como o Novo Nascimento no cristianismo.
- Judaísmo: Enquanto o Judaísmo valoriza a ideia de arrependimento e renovação espiritual, o conceito de novo nascimento como uma experiência pessoal e transformadora não é uma ênfase principal na tradição judaica. O judaísmo tradicionalmente enfatiza a obediência à Lei de Moisés e à prática ritual como meios de comunhão com Deus.
Em resumo, a verdade prática do Novo Nascimento na jornada do crente em Jesus Cristo é uma distinção fundamental da teologia cristã, contrastando com as abordagens de salvação e transformação espiritual encontradas em outras religiões. Essa experiência é vista como uma intervenção graciosa de Deus na vida do crente, capacitando-o para uma vida de fé, serviço e comunhão com Deus.
LEITURA DIÁRIA
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COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Vamos analisar cada versículo de João 3.1-8:
- E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus:
- Aqui, somos apresentados a Nicodemos, um fariseu e líder judaico que veio a Jesus à noite. O termo "fariseu" se refere a um grupo religioso judaico conhecido por sua estrita observância da lei e tradição. "Príncipe dos judeus" indica sua posição de autoridade ou liderança entre seu povo. Nicodemos representa aqueles que, apesar de sua posição religiosa e conhecimento das Escrituras, ainda buscam entendimento espiritual.
- Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele:
- Nicodemos reconhece Jesus como "Rabi", um termo de respeito para um mestre ou professor. Ele admite que Jesus é enviado por Deus, reconhecendo os sinais milagrosos que Jesus realiza como prova de sua autoridade divina.
- Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus:
- Aqui, Jesus introduz o conceito central do novo nascimento. Ele enfatiza a necessidade de uma transformação espiritual radical para entrar no Reino de Deus. O termo "nascer de novo" (em grego "γεννηθῇ ἄνωθεν") implica uma nova geração, uma nova criação espiritual que só é possível através da obra regeneradora do Espírito Santo.
- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?:
- Nicodemos, perplexo com a declaração de Jesus, interpreta erroneamente suas palavras de forma literal. Ele não compreende a natureza espiritual do novo nascimento e está confuso com a ideia de um renascimento espiritual.
- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus:
- Aqui, Jesus esclarece o que significa nascer de novo. Ele menciona o nascimento "da água e do Espírito", que pode ser interpretado como o batismo (representando arrependimento e purificação) e a obra regeneradora do Espírito Santo na vida do crente.
- O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito:
- Jesus faz uma distinção entre o nascimento físico, que é da carne, e o nascimento espiritual, que é do Espírito. Ele enfatiza a natureza espiritual e celestial do novo nascimento, contrastando-a com a realidade terrena e carnal.
- Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo:
- Jesus reitera a importância do novo nascimento, enfatizando sua necessidade absoluta para entrar no Reino de Deus. Ele encoraja Nicodemos a não se surpreender com essa doutrina, pois é essencial para a vida espiritual.
- O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito:
- Jesus usa uma metáfora do vento para ilustrar a obra misteriosa e soberana do Espírito Santo na vida daqueles que são nascidos de novo. Assim como o vento é invisível e imprevisível, o trabalho do Espírito é percebido, mas suas origens e métodos são misteriosos para nós.
Esses versículos revelam um diálogo profundo entre Jesus e Nicodemos sobre a necessidade e a natureza do novo nascimento espiritual, destacando a importância de uma compreensão espiritual e uma transformação interna para entrar no Reino de Deus.
Vamos analisar cada versículo de João 3.1-8:
- E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus:
- Aqui, somos apresentados a Nicodemos, um fariseu e líder judaico que veio a Jesus à noite. O termo "fariseu" se refere a um grupo religioso judaico conhecido por sua estrita observância da lei e tradição. "Príncipe dos judeus" indica sua posição de autoridade ou liderança entre seu povo. Nicodemos representa aqueles que, apesar de sua posição religiosa e conhecimento das Escrituras, ainda buscam entendimento espiritual.
- Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele:
- Nicodemos reconhece Jesus como "Rabi", um termo de respeito para um mestre ou professor. Ele admite que Jesus é enviado por Deus, reconhecendo os sinais milagrosos que Jesus realiza como prova de sua autoridade divina.
- Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus:
- Aqui, Jesus introduz o conceito central do novo nascimento. Ele enfatiza a necessidade de uma transformação espiritual radical para entrar no Reino de Deus. O termo "nascer de novo" (em grego "γεννηθῇ ἄνωθεν") implica uma nova geração, uma nova criação espiritual que só é possível através da obra regeneradora do Espírito Santo.
- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?:
- Nicodemos, perplexo com a declaração de Jesus, interpreta erroneamente suas palavras de forma literal. Ele não compreende a natureza espiritual do novo nascimento e está confuso com a ideia de um renascimento espiritual.
- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus:
- Aqui, Jesus esclarece o que significa nascer de novo. Ele menciona o nascimento "da água e do Espírito", que pode ser interpretado como o batismo (representando arrependimento e purificação) e a obra regeneradora do Espírito Santo na vida do crente.
- O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito:
- Jesus faz uma distinção entre o nascimento físico, que é da carne, e o nascimento espiritual, que é do Espírito. Ele enfatiza a natureza espiritual e celestial do novo nascimento, contrastando-a com a realidade terrena e carnal.
- Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo:
- Jesus reitera a importância do novo nascimento, enfatizando sua necessidade absoluta para entrar no Reino de Deus. Ele encoraja Nicodemos a não se surpreender com essa doutrina, pois é essencial para a vida espiritual.
- O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito:
- Jesus usa uma metáfora do vento para ilustrar a obra misteriosa e soberana do Espírito Santo na vida daqueles que são nascidos de novo. Assim como o vento é invisível e imprevisível, o trabalho do Espírito é percebido, mas suas origens e métodos são misteriosos para nós.
Esses versículos revelam um diálogo profundo entre Jesus e Nicodemos sobre a necessidade e a natureza do novo nascimento espiritual, destacando a importância de uma compreensão espiritual e uma transformação interna para entrar no Reino de Deus.
PLANO DE AULA
EBD 2° Trimestre De 2024 | CPAD Adultos – | Escola Biblica Dominical | Lição 01
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos a Jornada do Cristão. Para iniciarmos a os nossos estudos, temos o propósito de compreender o início de nossa caminhada com Cristo e o quanto somos agraciados com a presença da Santíssima Trindade nessa trajetória. Conceituaremos também o Novo Nascimento e o estudaremos como uma experiência proveniente do Espírito Santo, conforme as Escrituras nos apresentam. Finalmente, mostraremos a importância do Novo Testamento no início dessa jornada de fé.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
A jornada do cristão é uma trajetória de fé, crescimento espiritual e comunhão com Deus, e compreender o início dessa jornada é essencial para uma caminhada sólida e frutífera. O Novo Nascimento, conforme apresentado nas Escrituras, é o ponto inicial dessa jornada, uma experiência transformadora proveniente da obra regeneradora do Espírito Santo na vida daquele que crê em Jesus Cristo.
Ao examinarmos as Escrituras, encontramos no Evangelho de João o diálogo entre Jesus e Nicodemos, no qual Jesus ensina sobre a necessidade do novo nascimento espiritual para entrar no Reino de Deus (João 3:1-8). Essa passagem nos revela que o Novo Nascimento não é apenas uma questão de reforma moral ou religiosa, mas sim uma transformação espiritual profunda e necessária para a vida cristã.
A raiz das palavras gregas usadas neste contexto nos ajuda a compreender melhor a natureza dessa transformação. A expressão "nascer de novo" (γεννηθῇ ἄνωθεν) implica em um renascimento espiritual, uma nova geração, e "do Espírito" (ἐκ τοῦ πνεύματος) destaca a obra sobrenatural do Espírito Santo nesse processo.
A aplicação pessoal dessa verdade teológica é de extrema importância. Entender que o Novo Nascimento não é resultado de esforços humanos, mas sim de uma obra graciosa de Deus, nos leva a humildade, gratidão e dependência constante do Espírito Santo em nossa jornada cristã. Devemos buscar continuamente essa experiência de renovação espiritual, permitindo que o Espírito Santo opere em nós, transformando nossos corações, mentes e vontades conforme nos submetemos à Palavra de Deus.
Além disso, reconhecer a importância do Novo Testamento no início dessa jornada de fé nos direciona à fonte primária de ensinamentos e orientações para nossa vida cristã. É no Novo Testamento que encontramos a revelação plena de Deus em Jesus Cristo e os ensinamentos dos apóstolos sobre a vida na nova aliança. Portanto, devemos dedicar tempo ao estudo e aplicação das Escrituras, permitindo que elas guiem e fortaleçam nossa caminhada com Cristo.
Em suma, compreender o Novo Nascimento como o início da jornada do cristão nos leva a uma maior intimidade com Deus, uma vida de obediência e serviço, e uma crescente semelhança com Cristo. Essa é uma verdade teológica que transforma vidas e nos impulsiona a viver de acordo com a vontade de Deus em todos os aspectos de nossa existência.
A jornada do cristão é uma trajetória de fé, crescimento espiritual e comunhão com Deus, e compreender o início dessa jornada é essencial para uma caminhada sólida e frutífera. O Novo Nascimento, conforme apresentado nas Escrituras, é o ponto inicial dessa jornada, uma experiência transformadora proveniente da obra regeneradora do Espírito Santo na vida daquele que crê em Jesus Cristo.
Ao examinarmos as Escrituras, encontramos no Evangelho de João o diálogo entre Jesus e Nicodemos, no qual Jesus ensina sobre a necessidade do novo nascimento espiritual para entrar no Reino de Deus (João 3:1-8). Essa passagem nos revela que o Novo Nascimento não é apenas uma questão de reforma moral ou religiosa, mas sim uma transformação espiritual profunda e necessária para a vida cristã.
A raiz das palavras gregas usadas neste contexto nos ajuda a compreender melhor a natureza dessa transformação. A expressão "nascer de novo" (γεννηθῇ ἄνωθεν) implica em um renascimento espiritual, uma nova geração, e "do Espírito" (ἐκ τοῦ πνεύματος) destaca a obra sobrenatural do Espírito Santo nesse processo.
A aplicação pessoal dessa verdade teológica é de extrema importância. Entender que o Novo Nascimento não é resultado de esforços humanos, mas sim de uma obra graciosa de Deus, nos leva a humildade, gratidão e dependência constante do Espírito Santo em nossa jornada cristã. Devemos buscar continuamente essa experiência de renovação espiritual, permitindo que o Espírito Santo opere em nós, transformando nossos corações, mentes e vontades conforme nos submetemos à Palavra de Deus.
Além disso, reconhecer a importância do Novo Testamento no início dessa jornada de fé nos direciona à fonte primária de ensinamentos e orientações para nossa vida cristã. É no Novo Testamento que encontramos a revelação plena de Deus em Jesus Cristo e os ensinamentos dos apóstolos sobre a vida na nova aliança. Portanto, devemos dedicar tempo ao estudo e aplicação das Escrituras, permitindo que elas guiem e fortaleçam nossa caminhada com Cristo.
Em suma, compreender o Novo Nascimento como o início da jornada do cristão nos leva a uma maior intimidade com Deus, uma vida de obediência e serviço, e uma crescente semelhança com Cristo. Essa é uma verdade teológica que transforma vidas e nos impulsiona a viver de acordo com a vontade de Deus em todos os aspectos de nossa existência.
Palavra-Chave: Caminhada
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
A palavra-chave "caminhada" evoca uma variedade de significados e implicações teológicas no contexto cristão, tanto nas Escrituras quanto na tradição teológica. Vamos explorar esse conceito em profundidade, utilizando a teologia cristã, a raiz da palavra e referências bíblicas relevantes.
- Raiz da Palavra:
- A palavra "caminhada" tem sua raiz na ideia de movimento, progresso ou jornada. No contexto bíblico, ela é frequentemente usada para descrever não apenas o ato físico de caminhar, mas também uma jornada espiritual, moral ou emocional.
- Contexto Bíblico:
- Na Bíblia, a "caminhada" é uma metáfora poderosa para descrever a vida cristã. Em Gênesis, vemos Abraão sendo chamado para "caminhar diante de Deus" em fidelidade e obediência (Gênesis 17:1). O Salmo 23 fala sobre caminhar nos caminhos do Senhor, confiando em sua orientação e cuidado. O apóstolo Paulo frequentemente usa a imagem da caminhada para descrever a vida cristã, como em Efésios 4:1, onde ele exorta os crentes a "andarem de modo digno da vocação com que foram chamados".
- Teologia Cristã:
- A caminhada cristã envolve um processo contínuo de crescimento espiritual e amadurecimento. É uma jornada de fé, onde os crentes são chamados a seguir os passos de Cristo e a se conformarem à sua imagem (Romanos 8:29). Essa caminhada envolve obediência à vontade de Deus, comunhão com o Espírito Santo e crescimento em amor e santidade (Efésios 5:1-2; 1 Tessalonicenses 4:3).
- A caminhada cristã também implica em perseverança e constância. Assim como uma jornada física pode ser longa e desafiadora, a caminhada espiritual também apresenta seus obstáculos e provações. No entanto, os cristãos são encorajados a perseverar, confiando na graça de Deus e na promessa de que ele é fiel para completar a boa obra que começou em nós (Filipenses 1:6; Hebreus 12:1-2).
- Além disso, a caminhada cristã é uma jornada comunitária. Embora cada indivíduo tenha sua própria caminhada pessoal com Deus, também somos chamados a caminhar juntos como corpo de Cristo, encorajando, apoiando e edificando uns aos outros ao longo do caminho (1 Tessalonicenses 5:11; Hebreus 10:24-25).
- Aplicação Pessoal:
- Para os crentes, a ideia de caminhada nos lembra que a vida cristã não é estática, mas dinâmica e progressiva. Devemos estar sempre avançando em direção a uma maior semelhança com Cristo, aprendendo e crescendo em nossa fé a cada passo do caminho. Isso requer compromisso, disciplina espiritual e uma constante busca pela presença de Deus em nossas vidas.
- A caminhada também nos convida a uma dependência contínua de Deus e do Espírito Santo. À medida que enfrentamos os desafios e adversidades da vida, confiamos em Deus para nos guiar, fortalecer e capacitar a continuar avançando em nossa jornada espiritual.
Em resumo, a "caminhada" na vida cristã é mais do que apenas um movimento físico; é uma jornada espiritual de crescimento, fé e comunhão com Deus e com o corpo de Cristo. É uma jornada que requer perseverança, confiança e uma disposição contínua para seguir os passos de Cristo, sabendo que ele é o nosso guia e nossa força ao longo do caminho.
A palavra-chave "caminhada" evoca uma variedade de significados e implicações teológicas no contexto cristão, tanto nas Escrituras quanto na tradição teológica. Vamos explorar esse conceito em profundidade, utilizando a teologia cristã, a raiz da palavra e referências bíblicas relevantes.
- Raiz da Palavra:
- A palavra "caminhada" tem sua raiz na ideia de movimento, progresso ou jornada. No contexto bíblico, ela é frequentemente usada para descrever não apenas o ato físico de caminhar, mas também uma jornada espiritual, moral ou emocional.
- Contexto Bíblico:
- Na Bíblia, a "caminhada" é uma metáfora poderosa para descrever a vida cristã. Em Gênesis, vemos Abraão sendo chamado para "caminhar diante de Deus" em fidelidade e obediência (Gênesis 17:1). O Salmo 23 fala sobre caminhar nos caminhos do Senhor, confiando em sua orientação e cuidado. O apóstolo Paulo frequentemente usa a imagem da caminhada para descrever a vida cristã, como em Efésios 4:1, onde ele exorta os crentes a "andarem de modo digno da vocação com que foram chamados".
- Teologia Cristã:
- A caminhada cristã envolve um processo contínuo de crescimento espiritual e amadurecimento. É uma jornada de fé, onde os crentes são chamados a seguir os passos de Cristo e a se conformarem à sua imagem (Romanos 8:29). Essa caminhada envolve obediência à vontade de Deus, comunhão com o Espírito Santo e crescimento em amor e santidade (Efésios 5:1-2; 1 Tessalonicenses 4:3).
- A caminhada cristã também implica em perseverança e constância. Assim como uma jornada física pode ser longa e desafiadora, a caminhada espiritual também apresenta seus obstáculos e provações. No entanto, os cristãos são encorajados a perseverar, confiando na graça de Deus e na promessa de que ele é fiel para completar a boa obra que começou em nós (Filipenses 1:6; Hebreus 12:1-2).
- Além disso, a caminhada cristã é uma jornada comunitária. Embora cada indivíduo tenha sua própria caminhada pessoal com Deus, também somos chamados a caminhar juntos como corpo de Cristo, encorajando, apoiando e edificando uns aos outros ao longo do caminho (1 Tessalonicenses 5:11; Hebreus 10:24-25).
- Aplicação Pessoal:
- Para os crentes, a ideia de caminhada nos lembra que a vida cristã não é estática, mas dinâmica e progressiva. Devemos estar sempre avançando em direção a uma maior semelhança com Cristo, aprendendo e crescendo em nossa fé a cada passo do caminho. Isso requer compromisso, disciplina espiritual e uma constante busca pela presença de Deus em nossas vidas.
- A caminhada também nos convida a uma dependência contínua de Deus e do Espírito Santo. À medida que enfrentamos os desafios e adversidades da vida, confiamos em Deus para nos guiar, fortalecer e capacitar a continuar avançando em nossa jornada espiritual.
Em resumo, a "caminhada" na vida cristã é mais do que apenas um movimento físico; é uma jornada espiritual de crescimento, fé e comunhão com Deus e com o corpo de Cristo. É uma jornada que requer perseverança, confiança e uma disposição contínua para seguir os passos de Cristo, sabendo que ele é o nosso guia e nossa força ao longo do caminho.
I- A CAMINHADA COM CRISTO
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa primeira parte, "Compreendendo os dois caminhos: Vida Humana e Vida com Cristo", aborda duas trajetórias distintas que os seres humanos podem seguir ao longo de suas vidas. Vamos analisar cada uma delas à luz da teologia cristã, com base nas Escrituras, raízes das palavras e aplicações pessoais:
a) Vida Humana:
- A vida humana é descrita como uma jornada natural que começa com o nascimento e termina com a morte. Essa jornada é temporal e limitada ao mundo físico. Ela é marcada por diferentes fases, desde a infância até a velhice, e está sujeita a todas as vicissitudes e incertezas da vida terrena.
- A expressão "o que é nascido da carne é carne" (João 3:6) destaca a natureza terrena e limitada da vida humana. Ela está enraizada na condição mortal e pecaminosa herdada de Adão (Romanos 5:12), e é incapaz de alcançar a plenitude espiritual e a vida eterna por si só.
b) Vida com Cristo:
- A vida com Cristo é apresentada como uma nova jornada, uma vida renovada e transformada pela presença e graça de Jesus Cristo. Ela começa quando alguém convida Jesus para fazer parte de sua vida, experimentando um novo nascimento espiritual pelo poder do Espírito Santo (João 3:5).
- Essa vida é descrita como uma vida de verdadeira felicidade e plenitude no Espírito (Romanos 8:2). É uma vida caracterizada por novos propósitos, pensamentos e esperanças, pois aqueles que estão em Cristo são uma nova criação (2 Coríntios 5:17).
- A expressão "o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:6) destaca a natureza espiritual e eterna da vida com Cristo. É uma vida que transcende as limitações da carne e é orientada pelo Espírito de Deus.
Análise Teológica:
- Essa parte ressalta a dicotomia entre a vida segundo a carne e a vida segundo o Espírito, uma distinção fundamental na teologia cristã. A vida humana, embora seja uma dádiva de Deus, está sujeita à fragilidade e limitações do mundo físico e do pecado. Por outro lado, a vida com Cristo oferece uma nova realidade espiritual e eterna, onde os crentes são reconciliados com Deus e habilitados pelo Espírito para viverem em conformidade com sua vontade.
Aplicação Pessoal:
- Para os crentes, essa parte nos desafia a refletir sobre o estado de nossa própria jornada espiritual. Devemos avaliar se estamos simplesmente vivendo uma vida meramente terrena, guiados pelas demandas da carne e pelo curso deste mundo, ou se verdadeiramente abraçamos a vida com Cristo, permitindo que ele nos transforme e nos conduza em sua vontade.
- É um chamado à decisão consciente de convidar Jesus para fazer parte de nossa vida diária, permitindo que sua presença e poder nos conduzam em uma jornada de fé, esperança e amor, que transcende as limitações deste mundo e nos conduz à plenitude da vida eterna em comunhão com Deus.
Essa primeira parte, "Compreendendo os dois caminhos: Vida Humana e Vida com Cristo", aborda duas trajetórias distintas que os seres humanos podem seguir ao longo de suas vidas. Vamos analisar cada uma delas à luz da teologia cristã, com base nas Escrituras, raízes das palavras e aplicações pessoais:
a) Vida Humana:
- A vida humana é descrita como uma jornada natural que começa com o nascimento e termina com a morte. Essa jornada é temporal e limitada ao mundo físico. Ela é marcada por diferentes fases, desde a infância até a velhice, e está sujeita a todas as vicissitudes e incertezas da vida terrena.
- A expressão "o que é nascido da carne é carne" (João 3:6) destaca a natureza terrena e limitada da vida humana. Ela está enraizada na condição mortal e pecaminosa herdada de Adão (Romanos 5:12), e é incapaz de alcançar a plenitude espiritual e a vida eterna por si só.
b) Vida com Cristo:
- A vida com Cristo é apresentada como uma nova jornada, uma vida renovada e transformada pela presença e graça de Jesus Cristo. Ela começa quando alguém convida Jesus para fazer parte de sua vida, experimentando um novo nascimento espiritual pelo poder do Espírito Santo (João 3:5).
- Essa vida é descrita como uma vida de verdadeira felicidade e plenitude no Espírito (Romanos 8:2). É uma vida caracterizada por novos propósitos, pensamentos e esperanças, pois aqueles que estão em Cristo são uma nova criação (2 Coríntios 5:17).
- A expressão "o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:6) destaca a natureza espiritual e eterna da vida com Cristo. É uma vida que transcende as limitações da carne e é orientada pelo Espírito de Deus.
Análise Teológica:
- Essa parte ressalta a dicotomia entre a vida segundo a carne e a vida segundo o Espírito, uma distinção fundamental na teologia cristã. A vida humana, embora seja uma dádiva de Deus, está sujeita à fragilidade e limitações do mundo físico e do pecado. Por outro lado, a vida com Cristo oferece uma nova realidade espiritual e eterna, onde os crentes são reconciliados com Deus e habilitados pelo Espírito para viverem em conformidade com sua vontade.
Aplicação Pessoal:
- Para os crentes, essa parte nos desafia a refletir sobre o estado de nossa própria jornada espiritual. Devemos avaliar se estamos simplesmente vivendo uma vida meramente terrena, guiados pelas demandas da carne e pelo curso deste mundo, ou se verdadeiramente abraçamos a vida com Cristo, permitindo que ele nos transforme e nos conduza em sua vontade.
- É um chamado à decisão consciente de convidar Jesus para fazer parte de nossa vida diária, permitindo que sua presença e poder nos conduzam em uma jornada de fé, esperança e amor, que transcende as limitações deste mundo e nos conduz à plenitude da vida eterna em comunhão com Deus.
2- Os três companheiros da nossa caminhada. Quando recebemos Jesus como Salvador, Deus passa a ser o nosso Pai (Ef 1.3-6). Agora somos cuidados, instruídos e fortalecidos por Ele. Temos um relacionamento de pai e filho. Além do Pai, temos também o seu Filho como aquEle que nos concede a vitória contra o pecado e toda a sorte de males (1 Co 15.57); e, por nos amar, nos concedeu a sua vida (Jo 3.16) e nos conduz em segurança para o seu reino celestial (Cl 2.6,7). Finalmente, temos agora o terceiro membro da trindade, o Espírito Santo como nosso auxiliador e consolador (Jo 14.26). Pelo intermédio dEle, Deus operou o milagre do Novo Nascimento, transformando a nossa natureza caída e nos tornando em seus legítimos filhos. Tudo isso significa nascer do Espírito ou Novo Nascimento (Jo 3.6; Jo 1.13; 1 Co 15.50).
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte aborda os três companheiros fundamentais da jornada cristã: Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Vamos examinar cada um deles à luz da teologia expositiva, considerando também as raízes das palavras e aplicações pessoais:
- Deus Pai:
- Ao recebermos Jesus como Salvador, somos adotados na família de Deus e Ele se torna nosso Pai espiritual (Efésios 1:3-6). Isso significa que desfrutamos de um relacionamento íntimo com Ele, sendo cuidados, instruídos e fortalecidos por seu amor e providência.
- A raiz da palavra "Pai" em grego é "πατήρ" (patēr), que denota a figura de autoridade, proteção e provisão. Deus é nosso Pai celestial que nos ama incondicionalmente e nos guia em nossa jornada espiritual.
- Jesus Cristo:
- Jesus é apresentado como nosso Salvador e Senhor, aquele que nos concede a vitória sobre o pecado e a morte (1 Coríntios 15:57). Ele deu sua vida por nós, demonstrando o amor incomparável de Deus (João 3:16), e nos conduz em segurança para o Reino celestial.
- A raiz da palavra "Cristo" em grego é "Χριστός" (Christos), que significa "ungido" ou "escolhido". Jesus é o Ungido de Deus, o Messias prometido que veio para reconciliar a humanidade com o Pai.
- Espírito Santo:
- O Espírito Santo é nosso auxiliador e consolador, que opera o milagre do Novo Nascimento em nós (João 14:26). Ele é quem nos transforma interiormente, concedendo-nos uma nova natureza e nos capacitando a viver como filhos de Deus.
- A raiz da palavra "Espírito" em grego é "Πνεῦμα" (Pneuma), que significa "sopro" ou "vento". O Espírito Santo é a presença ativa de Deus em nós, capacitando-nos para uma vida de santidade e serviço.
Análise Teológica:
- Essa parte destaca a importância da Trindade na vida do crente. Deus Pai nos adota como filhos, Jesus Cristo nos redime e nos conduz à salvação, e o Espírito Santo nos capacita e nos santifica. É um retrato completo do amor e da graça de Deus em ação em nossa vida.
Aplicação Pessoal:
- Para os crentes, essa parte nos desafia a desenvolver um relacionamento íntimo e pessoal com cada membro da Trindade. Devemos aprender a confiar no cuidado paternal de Deus, seguir os ensinamentos e o exemplo de Cristo e depender da orientação e do poder do Espírito Santo em nossa jornada espiritual.
- É um lembrete de que não estamos sozinhos em nossa caminhada cristã. Temos a plenitude da Trindade ao nosso lado, nos fortalecendo, nos encorajando e nos capacitando para vivermos uma vida que honra a Deus e impacta o mundo ao nosso redor.
Essa parte aborda os três companheiros fundamentais da jornada cristã: Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Vamos examinar cada um deles à luz da teologia expositiva, considerando também as raízes das palavras e aplicações pessoais:
- Deus Pai:
- Ao recebermos Jesus como Salvador, somos adotados na família de Deus e Ele se torna nosso Pai espiritual (Efésios 1:3-6). Isso significa que desfrutamos de um relacionamento íntimo com Ele, sendo cuidados, instruídos e fortalecidos por seu amor e providência.
- A raiz da palavra "Pai" em grego é "πατήρ" (patēr), que denota a figura de autoridade, proteção e provisão. Deus é nosso Pai celestial que nos ama incondicionalmente e nos guia em nossa jornada espiritual.
- Jesus Cristo:
- Jesus é apresentado como nosso Salvador e Senhor, aquele que nos concede a vitória sobre o pecado e a morte (1 Coríntios 15:57). Ele deu sua vida por nós, demonstrando o amor incomparável de Deus (João 3:16), e nos conduz em segurança para o Reino celestial.
- A raiz da palavra "Cristo" em grego é "Χριστός" (Christos), que significa "ungido" ou "escolhido". Jesus é o Ungido de Deus, o Messias prometido que veio para reconciliar a humanidade com o Pai.
- Espírito Santo:
- O Espírito Santo é nosso auxiliador e consolador, que opera o milagre do Novo Nascimento em nós (João 14:26). Ele é quem nos transforma interiormente, concedendo-nos uma nova natureza e nos capacitando a viver como filhos de Deus.
- A raiz da palavra "Espírito" em grego é "Πνεῦμα" (Pneuma), que significa "sopro" ou "vento". O Espírito Santo é a presença ativa de Deus em nós, capacitando-nos para uma vida de santidade e serviço.
Análise Teológica:
- Essa parte destaca a importância da Trindade na vida do crente. Deus Pai nos adota como filhos, Jesus Cristo nos redime e nos conduz à salvação, e o Espírito Santo nos capacita e nos santifica. É um retrato completo do amor e da graça de Deus em ação em nossa vida.
Aplicação Pessoal:
- Para os crentes, essa parte nos desafia a desenvolver um relacionamento íntimo e pessoal com cada membro da Trindade. Devemos aprender a confiar no cuidado paternal de Deus, seguir os ensinamentos e o exemplo de Cristo e depender da orientação e do poder do Espírito Santo em nossa jornada espiritual.
- É um lembrete de que não estamos sozinhos em nossa caminhada cristã. Temos a plenitude da Trindade ao nosso lado, nos fortalecendo, nos encorajando e nos capacitando para vivermos uma vida que honra a Deus e impacta o mundo ao nosso redor.
SINOPSE I
A história humana compreende dois caminhos: o da vida natural e o da vida espiritual.
II – O NOVO NASCIMENTO
1- Por que precisamos do Novo Nascimento? No início do diálogo entre Jesus e Nicodemos, o termo “homem” se destaca. Esse substantivo masculino do grego ἄnthrōpos, que significa “homem”, tem um uso genérico no texto e, por isso, seu sentido inclui todos os seres humanos (Jo 3.4). Assim, o Senhor Jesus afirmou que Nicodemos precisava nascer de novo, um novo nascimento vindo diretamente do céu. Como homem, ele estava na condição caída de todos os seres humanos “porque todos pecaram” (Rm 3.23). Nesse sentido, todo ser humano precisa passar pelo processo de regeneração, experimentar uma ação divina no interior, ou seja, nascer de novo (Jo 3.5; 20.22; 15.5; 2 Co 5.17).
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte aborda a necessidade do Novo Nascimento, destacando a condição pecaminosa de toda a humanidade e a importância da regeneração espiritual. Vamos analisar essa questão à luz da teologia expositiva, considerando as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Necessidade do Novo Nascimento:
- O diálogo entre Jesus e Nicodemos ressalta a necessidade universal do novo nascimento. Jesus afirma que é necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus (João 3:3). Isso reflete a condição caída de toda a humanidade, marcada pelo pecado desde a queda de Adão (Romanos 3:23).
- A raiz da palavra grega para "homem", "ἄnthrōpos" (anthropos), destaca a universalidade da condição humana, abrangendo tanto homens quanto mulheres. Essa palavra é usada genericamente para referir-se a toda a humanidade, enfatizando que todos precisam do novo nascimento.
- Regeneração e Ação Divina:
- O novo nascimento é descrito como uma regeneração espiritual, uma obra divina realizada no interior do indivíduo pelo Espírito Santo (João 3:5; 20:22). É um processo pelo qual somos transformados em novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17), recebendo uma nova natureza e uma nova vida espiritual.
- Essa regeneração não é meramente uma reforma externa, mas uma transformação interna que afeta a mente, o coração e a vontade do indivíduo. É um novo nascimento espiritual que nos capacita a ver e entender as realidades do Reino de Deus e a viver em conformidade com sua vontade.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada indivíduo, a necessidade do novo nascimento é uma realidade pessoal e urgente. Reconhecer nossa condição pecaminosa e nossa necessidade de sermos regenerados pelo Espírito Santo é o primeiro passo para a vida cristã genuína.
- É um chamado à humildade e ao arrependimento, reconhecendo que somente através do novo nascimento podemos experimentar a verdadeira vida em Cristo. Devemos abrir nossos corações para a obra transformadora do Espírito Santo e permitir que ele opere em nós, nos tornando novas criaturas em Cristo Jesus.
Essa parte nos lembra da universalidade da necessidade do novo nascimento e nos desafia a buscar essa regeneração espiritual de maneira pessoal e sincera. É um convite para uma vida de fé e transformação, capacitada pelo poder do Espírito Santo, que nos conduz a uma experiência profunda e genuína com Deus.
Essa parte aborda a necessidade do Novo Nascimento, destacando a condição pecaminosa de toda a humanidade e a importância da regeneração espiritual. Vamos analisar essa questão à luz da teologia expositiva, considerando as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Necessidade do Novo Nascimento:
- O diálogo entre Jesus e Nicodemos ressalta a necessidade universal do novo nascimento. Jesus afirma que é necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus (João 3:3). Isso reflete a condição caída de toda a humanidade, marcada pelo pecado desde a queda de Adão (Romanos 3:23).
- A raiz da palavra grega para "homem", "ἄnthrōpos" (anthropos), destaca a universalidade da condição humana, abrangendo tanto homens quanto mulheres. Essa palavra é usada genericamente para referir-se a toda a humanidade, enfatizando que todos precisam do novo nascimento.
- Regeneração e Ação Divina:
- O novo nascimento é descrito como uma regeneração espiritual, uma obra divina realizada no interior do indivíduo pelo Espírito Santo (João 3:5; 20:22). É um processo pelo qual somos transformados em novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17), recebendo uma nova natureza e uma nova vida espiritual.
- Essa regeneração não é meramente uma reforma externa, mas uma transformação interna que afeta a mente, o coração e a vontade do indivíduo. É um novo nascimento espiritual que nos capacita a ver e entender as realidades do Reino de Deus e a viver em conformidade com sua vontade.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada indivíduo, a necessidade do novo nascimento é uma realidade pessoal e urgente. Reconhecer nossa condição pecaminosa e nossa necessidade de sermos regenerados pelo Espírito Santo é o primeiro passo para a vida cristã genuína.
- É um chamado à humildade e ao arrependimento, reconhecendo que somente através do novo nascimento podemos experimentar a verdadeira vida em Cristo. Devemos abrir nossos corações para a obra transformadora do Espírito Santo e permitir que ele opere em nós, nos tornando novas criaturas em Cristo Jesus.
Essa parte nos lembra da universalidade da necessidade do novo nascimento e nos desafia a buscar essa regeneração espiritual de maneira pessoal e sincera. É um convite para uma vida de fé e transformação, capacitada pelo poder do Espírito Santo, que nos conduz a uma experiência profunda e genuína com Deus.
2- A religião não faz nascer de novo. Nicodemos era um príncipe dos judeus. A inclusão do termo “fariseu” no relato evidencia que era um homem bem enraizado na religião judaica. Ele conhecia profundamente Deus, segundo a tradição monoteísta do judaísmo, os ensinos da Lei e dos Profetas e a história do seu povo. Mas ao que se nota, sua tradição não oferecia o que sua alma precisava. Por isso Nicodemos foi ao encontro de Cristo, identificando nEle o real poder de Deus, conforme podemos comprovar nestas suas palavras: “ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes” (Jo 3.2). Conhecendo bem o coração desse príncipe dos judeus, Jesus foi direto ao ponto: “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). Portanto, a nova vida que Nicodemos precisava só seria encontrada diretamente na ação poderosa do Espírito Santo (Jo 16.7-11; Rm 8.5-7).
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte ressalta a limitação da religião em proporcionar o novo nascimento espiritual e a necessidade de uma experiência pessoal com Cristo, capacitada pelo Espírito Santo. Vamos analisar essa questão considerando a teologia expositiva, a raiz das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Limitação da Religião:
- Nicodemos, um fariseu e príncipe dos judeus, representava alguém profundamente enraizado na tradição religiosa judaica. Ele tinha conhecimento das Escrituras e da Lei, mas sua tradição religiosa não era capaz de oferecer a transformação espiritual que sua alma necessitava.
- A raiz da palavra "religião" vem do latim "religare", que significa "religar". No entanto, muitas vezes, a religião pode se tornar uma barreira entre o homem e Deus, uma vez que se concentra mais em rituais externos do que em um relacionamento pessoal com o Criador.
- Necessidade de um Novo Nascimento:
- Jesus confronta Nicodemos, apontando para a necessidade do novo nascimento espiritual. Ele declara que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (João 3:3). Isso indica que a experiência religiosa externa não é suficiente para entrar no Reino de Deus; é necessário um novo nascimento espiritual.
- O novo nascimento é uma obra sobrenatural do Espírito Santo na vida do crente, capacitando-o a ver e entender as realidades espirituais e a viver em comunhão com Deus.
- Experiência Pessoal com Cristo:
- É essencial buscar uma experiência pessoal com Cristo, que vai além das tradições religiosas e dos rituais externos. É um encontro pessoal com o Salvador que transforma a vida do indivíduo e o capacita a viver em novo propósito e poder.
- Como afirmado por Jesus, a verdadeira vida espiritual só pode ser encontrada na ação poderosa do Espírito Santo (João 16:7-11; Romanos 8:5-7). É Ele quem capacita o novo nascimento e nos guia na jornada da fé.
- Aplicação Pessoal:
- Para nós, isso nos desafia a avaliar nossa própria experiência espiritual. Estamos buscando um relacionamento vivo e pessoal com Cristo, ou estamos presos a formalidades religiosas vazias? Estamos abertos à obra transformadora do Espírito Santo em nossas vidas?
- É um lembrete de que a verdadeira vida cristã não é sobre cumprir rituais ou seguir tradições religiosas, mas sobre um relacionamento vivo e dinâmico com o Deus vivo. Devemos buscar diariamente essa experiência de novo nascimento, permitindo que o Espírito Santo opere em nós e nos conduza a uma vida de intimidade e poder espiritual.
Essa parte ressalta a limitação da religião em proporcionar o novo nascimento espiritual e a necessidade de uma experiência pessoal com Cristo, capacitada pelo Espírito Santo. Vamos analisar essa questão considerando a teologia expositiva, a raiz das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Limitação da Religião:
- Nicodemos, um fariseu e príncipe dos judeus, representava alguém profundamente enraizado na tradição religiosa judaica. Ele tinha conhecimento das Escrituras e da Lei, mas sua tradição religiosa não era capaz de oferecer a transformação espiritual que sua alma necessitava.
- A raiz da palavra "religião" vem do latim "religare", que significa "religar". No entanto, muitas vezes, a religião pode se tornar uma barreira entre o homem e Deus, uma vez que se concentra mais em rituais externos do que em um relacionamento pessoal com o Criador.
- Necessidade de um Novo Nascimento:
- Jesus confronta Nicodemos, apontando para a necessidade do novo nascimento espiritual. Ele declara que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (João 3:3). Isso indica que a experiência religiosa externa não é suficiente para entrar no Reino de Deus; é necessário um novo nascimento espiritual.
- O novo nascimento é uma obra sobrenatural do Espírito Santo na vida do crente, capacitando-o a ver e entender as realidades espirituais e a viver em comunhão com Deus.
- Experiência Pessoal com Cristo:
- É essencial buscar uma experiência pessoal com Cristo, que vai além das tradições religiosas e dos rituais externos. É um encontro pessoal com o Salvador que transforma a vida do indivíduo e o capacita a viver em novo propósito e poder.
- Como afirmado por Jesus, a verdadeira vida espiritual só pode ser encontrada na ação poderosa do Espírito Santo (João 16:7-11; Romanos 8:5-7). É Ele quem capacita o novo nascimento e nos guia na jornada da fé.
- Aplicação Pessoal:
- Para nós, isso nos desafia a avaliar nossa própria experiência espiritual. Estamos buscando um relacionamento vivo e pessoal com Cristo, ou estamos presos a formalidades religiosas vazias? Estamos abertos à obra transformadora do Espírito Santo em nossas vidas?
- É um lembrete de que a verdadeira vida cristã não é sobre cumprir rituais ou seguir tradições religiosas, mas sobre um relacionamento vivo e dinâmico com o Deus vivo. Devemos buscar diariamente essa experiência de novo nascimento, permitindo que o Espírito Santo opere em nós e nos conduza a uma vida de intimidade e poder espiritual.
3- O Novo Nascimento e seu processo. A expressão “de novo”, que significa “do céu” (Jo 3.31; Gl 6.15; 1 Jo 3.9), mostra que a nova vida com Cristo, isto é, a vida eterna, gerada por intermédio da Palavra (1 Pe 1.23), vem de cima, de Deus e de mais ninguém (Jo 1.13). Para explicar esse processo de nascer de novo, nosso Senhor fez uso de dois termos: “água” e “Espírito”. Com a água, de acordo com o contexto do Evangelho de João, pode-se referir à Antiga Lei e, simbolicamente, ao seu sentido (Jo 1.33; 4.7-14; 7.38,39). Ora, nosso Senhor cumpriu a Lei (Mt 5.17), de modo que ao falar da velha ordem, a representação da água era assegurada; mas por intermédio da nova ordem, a Nova Aliança, por meio obra do Espírito Santo, a água iria jorrar para a vida eterna (Jo 4.14). Com o Espírito, nosso Senhor faz o uso analógico do vento, do grego pneuma (espírito, vento). Ninguém pode vê-lo nascer, nem para onde vai, mas pode senti-lo. Semelhantemente, a vida com Cristo se inicia pela regeneração (gennao – ser nascido) como obra do Espírito Santo que transforma pessoas pela fé em Cristo. Esse processo é um milagre do alto, um mistério da fé.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte destaca o processo do Novo Nascimento, explicado por Jesus em seu diálogo com Nicodemos, e a profundidade desse acontecimento sobrenatural na vida do crente. Vamos explorar essa questão considerando a teologia textual, as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Origem do Novo Nascimento:
- A expressão "de novo" destaca que a nova vida com Cristo, a vida eterna, é uma dádiva que vem de cima, de Deus (João 3:31; Gálatas 6:15; 1 João 3:9). Essa vida é gerada pela Palavra de Deus (1 Pedro 1:23) e não é resultado de esforços humanos, mas da graça divina.
- A raiz da palavra grega para "de novo" é "ἄνωθεν" (anōthen), que significa "do alto" ou "do céu". Isso destaca a origem celestial do Novo Nascimento, vindo diretamente de Deus.
- Processo do Novo Nascimento:
- Jesus utiliza duas metáforas para descrever o processo do Novo Nascimento: "água" e "Espírito" (João 3:5). A água pode simbolizar a purificação e a renovação espiritual, tanto pela antiga Lei quanto pela Nova Aliança realizada pelo Espírito Santo.
- O Espírito Santo é comparado ao vento (pneuma em grego), pois Ele opera de maneira invisível e poderosa na regeneração espiritual do crente. Assim como o vento é sentido, mas não visto, a obra do Espírito Santo é percebida na transformação interior do indivíduo pela fé em Cristo.
- Mistério e Milagre da Fé:
- O processo do Novo Nascimento é descrito como um milagre do alto, um mistério da fé. Ele envolve a regeneração espiritual, a transformação da pessoa interiormente, pela obra do Espírito Santo através da fé em Cristo.
- Essa obra é realizada pela graça de Deus e não pode ser compreendida apenas com a razão humana. É um milagre divino que traz vida nova e eterna ao crente.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada crente, o Novo Nascimento é uma experiência pessoal e transformadora. Devemos reconhecer a origem divina desse processo e agradecer a Deus pela obra regeneradora do Espírito Santo em nossas vidas.
- É um convite para confiar na obra invisível e poderosa do Espírito Santo, permitindo que Ele nos renove interiormente e nos capacite a viver em conformidade com a vontade de Deus. Devemos viver em constante dependência do Espírito Santo, permitindo que Ele continue a operar em nós para a glória de Deus.
Essa parte destaca o processo do Novo Nascimento, explicado por Jesus em seu diálogo com Nicodemos, e a profundidade desse acontecimento sobrenatural na vida do crente. Vamos explorar essa questão considerando a teologia textual, as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Origem do Novo Nascimento:
- A expressão "de novo" destaca que a nova vida com Cristo, a vida eterna, é uma dádiva que vem de cima, de Deus (João 3:31; Gálatas 6:15; 1 João 3:9). Essa vida é gerada pela Palavra de Deus (1 Pedro 1:23) e não é resultado de esforços humanos, mas da graça divina.
- A raiz da palavra grega para "de novo" é "ἄνωθεν" (anōthen), que significa "do alto" ou "do céu". Isso destaca a origem celestial do Novo Nascimento, vindo diretamente de Deus.
- Processo do Novo Nascimento:
- Jesus utiliza duas metáforas para descrever o processo do Novo Nascimento: "água" e "Espírito" (João 3:5). A água pode simbolizar a purificação e a renovação espiritual, tanto pela antiga Lei quanto pela Nova Aliança realizada pelo Espírito Santo.
- O Espírito Santo é comparado ao vento (pneuma em grego), pois Ele opera de maneira invisível e poderosa na regeneração espiritual do crente. Assim como o vento é sentido, mas não visto, a obra do Espírito Santo é percebida na transformação interior do indivíduo pela fé em Cristo.
- Mistério e Milagre da Fé:
- O processo do Novo Nascimento é descrito como um milagre do alto, um mistério da fé. Ele envolve a regeneração espiritual, a transformação da pessoa interiormente, pela obra do Espírito Santo através da fé em Cristo.
- Essa obra é realizada pela graça de Deus e não pode ser compreendida apenas com a razão humana. É um milagre divino que traz vida nova e eterna ao crente.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada crente, o Novo Nascimento é uma experiência pessoal e transformadora. Devemos reconhecer a origem divina desse processo e agradecer a Deus pela obra regeneradora do Espírito Santo em nossas vidas.
- É um convite para confiar na obra invisível e poderosa do Espírito Santo, permitindo que Ele nos renove interiormente e nos capacite a viver em conformidade com a vontade de Deus. Devemos viver em constante dependência do Espírito Santo, permitindo que Ele continue a operar em nós para a glória de Deus.
SINOPSE II
A caminhada com Cristo se inicia com o advento do Novo Nascimento, a obra divina de salvação.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Regeneração: Nascimento e Renovação Espiritual Em João 3.1-8, Jesus discute uma das doutrinas fundamentais (isto é, ensinamentos, princípios básicos, as bases da crença) da fé cristã: regeneração (Tt 3.5), ou nascimento espiritual. Sem ‘nascer de novo’ no contexto espiritual, uma pessoa não pode se tornar parte do reino de Deus. Isso significa que a vida de uma pessoa deve ser espiritualmente renovada para que ela possa ser salva e receber o dom divino que é a vida eterna através da fé em Jesus. […] O nascimento espiritual ocorre na vida daqueles que se arrependem do pecado (isto é, admitem seu pecado e mudam seu próprio caminho), se convertem a Deus (Mt 3.2) e entregam suas vidas a Jesus Cristo, reconhecendo-o como seu Senhor e Salvador – aquele que perdoa seus pecados e se torna o Líder de suas vidas. Esta experiência inicial da salvação espiritual envolve a ‘lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo’ (Tt 3.5)” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p. 1847).
III- O NOVO TESTAMENTO E A CAMINHADA DE FÉ DO CRISTÃO
1- O Novo Testamento. O conceito de Novo Testamento como Escritura é um processo gradual na vida da Igreja. No início, ele não era visto pela Igreja como um livro, mas como uma unidade que fazia a diferença entre a Antiga Aliança (a Lei) e a Nova Aliança (o Evangelho) com o cumprimento pleno em Cristo (Gl 4.4). Esse entendimento deriva das raízes bíblicas (2 Co 3.6). Nesse contexto, a palavra “aliança” ganha relevância. Traduzida pela Septuaginta, da palavra grega diathéke, de acordo com Jeremias 31.31, ela tem o sentido de ordenação, dispensação e economia da salvação. Do latim, o termo testamentum traz essa mesma força descritiva do termo diathéke. Assim, do ponto de vista canônico, o Antigo e o Novo Testamentos formam as Escrituras Sagradas do cristão.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte destaca a importância do Novo Testamento na caminhada de fé do cristão, mostrando como ele é uma parte essencial das Escrituras Sagradas. Vamos explorar essa questão considerando a teologia temática, as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Conceito de Novo Testamento:
- O Novo Testamento é visto como a revelação da Nova Aliança em Jesus Cristo, que cumpre e supera a Antiga Aliança da Lei. Ele não é apenas um livro, mas uma unidade que diferencia entre a Lei e o Evangelho, com Cristo sendo o cumprimento pleno dessa nova aliança (Gálatas 4:4).
- A palavra "aliança", traduzida do grego "diathéke", tem o sentido de ordenação, dispensação e economia da salvação. Esse termo traz a ideia de um pacto divino estabelecido por Deus com seu povo para a redenção e a salvação.
- Raízes Bíblicas e Canônicas:
- O entendimento do Novo Testamento como parte das Escrituras Sagradas deriva das raízes bíblicas e canônicas. O Novo Testamento é reconhecido como uma continuação e cumprimento das profecias e promessas do Antigo Testamento, formando juntos as Escrituras Sagradas do cristão.
- A palavra "testamento", derivada do latim "testamentum", carrega a mesma força descritiva do termo "diathéke", destacando a ideia de um pacto ou acordo estabelecido por Deus com seu povo.
- Importância na Caminhada de Fé:
- O Novo Testamento é crucial na caminhada de fé do cristão, pois contém os ensinamentos de Jesus Cristo, os relatos de sua vida, morte e ressurreição, assim como as instruções e exortações dos apóstolos.
- Ele oferece orientação, encorajamento e instrução para a vida cristã, revelando o plano de Deus para a redenção da humanidade e oferecendo esperança e salvação em Cristo.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada cristão, o Novo Testamento é uma fonte de inspiração e direção espiritual. Devemos estudá-lo diligentemente, meditar em suas verdades e aplicar seus princípios em nossa vida diária.
- É uma lembrança da importância de conhecermos e vivermos de acordo com os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, seguindo seu exemplo e crescendo em nossa fé e relacionamento com Deus.
Portanto, o Novo Testamento não apenas complementa o Antigo Testamento, mas é essencial para a compreensão da plenitude da revelação de Deus e para a caminhada de fé do cristão.
Essa parte destaca a importância do Novo Testamento na caminhada de fé do cristão, mostrando como ele é uma parte essencial das Escrituras Sagradas. Vamos explorar essa questão considerando a teologia temática, as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Conceito de Novo Testamento:
- O Novo Testamento é visto como a revelação da Nova Aliança em Jesus Cristo, que cumpre e supera a Antiga Aliança da Lei. Ele não é apenas um livro, mas uma unidade que diferencia entre a Lei e o Evangelho, com Cristo sendo o cumprimento pleno dessa nova aliança (Gálatas 4:4).
- A palavra "aliança", traduzida do grego "diathéke", tem o sentido de ordenação, dispensação e economia da salvação. Esse termo traz a ideia de um pacto divino estabelecido por Deus com seu povo para a redenção e a salvação.
- Raízes Bíblicas e Canônicas:
- O entendimento do Novo Testamento como parte das Escrituras Sagradas deriva das raízes bíblicas e canônicas. O Novo Testamento é reconhecido como uma continuação e cumprimento das profecias e promessas do Antigo Testamento, formando juntos as Escrituras Sagradas do cristão.
- A palavra "testamento", derivada do latim "testamentum", carrega a mesma força descritiva do termo "diathéke", destacando a ideia de um pacto ou acordo estabelecido por Deus com seu povo.
- Importância na Caminhada de Fé:
- O Novo Testamento é crucial na caminhada de fé do cristão, pois contém os ensinamentos de Jesus Cristo, os relatos de sua vida, morte e ressurreição, assim como as instruções e exortações dos apóstolos.
- Ele oferece orientação, encorajamento e instrução para a vida cristã, revelando o plano de Deus para a redenção da humanidade e oferecendo esperança e salvação em Cristo.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada cristão, o Novo Testamento é uma fonte de inspiração e direção espiritual. Devemos estudá-lo diligentemente, meditar em suas verdades e aplicar seus princípios em nossa vida diária.
- É uma lembrança da importância de conhecermos e vivermos de acordo com os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, seguindo seu exemplo e crescendo em nossa fé e relacionamento com Deus.
Portanto, o Novo Testamento não apenas complementa o Antigo Testamento, mas é essencial para a compreensão da plenitude da revelação de Deus e para a caminhada de fé do cristão.
2- O tema principal do Novo Testamento. O tema central do Novo Testamento é a pessoa de Jesus Cristo. Há diversos personagens apresentados nesse documento sagrado, mas todos ganham relevância apenas quando estão relacionados à sombra de nosso Senhor. Tudo se volta para a pessoa de Cristo, posto que seu ministério tem uma ênfase salvífica cujo interesse maior é o de reconciliar o mundo com Deus (Mt 1.21,23; Jo 1.14; 1Tm 2.5).
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte destaca que o tema central do Novo Testamento é a pessoa de Jesus Cristo e Sua obra redentora. Vamos explorar essa questão considerando a teologia temática, as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Jesus Cristo como Tema Central:
- O Novo Testamento é permeado pela figura de Jesus Cristo. Ele é o protagonista principal, e todas as narrativas, ensinamentos e exortações giram em torno de Sua pessoa e obra.
- A raiz da palavra "Cristo" vem do grego "Χριστός" (Christos), que significa "Ungido" ou "Escolhido". Jesus é o Ungido de Deus, o Messias prometido que veio para cumprir as Escrituras e trazer salvação ao mundo.
- Ênfase Salvífica de Cristo:
- O ministério de Jesus tem uma ênfase salvífica, visando reconciliar o mundo com Deus (Mateus 1:21, 23; João 1:14; 1 Timóteo 2:5). Ele veio para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10), oferecendo-se como sacrifício pelos pecados da humanidade.
- Frases de escritores gospel frequentemente enfatizam a centralidade de Cristo na mensagem do Novo Testamento, como "Jesus é o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6), resumindo Sua importância para a fé cristã.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada cristão, reconhecer Jesus como o tema central do Novo Testamento é essencial. Devemos centrar nossa fé e nossa vida em Sua pessoa e obra, confiando Nele como nosso Salvador e Senhor.
- É um lembrete da importância de estudar e meditar nas palavras de Jesus, seguir Seu exemplo de amor, serviço e santidade, e viver em comunhão íntima com Ele através da oração e da Palavra de Deus.
- Vivendo em Relacionamento com Cristo:
- Mais do que apenas um personagem histórico, Jesus Cristo é nosso Salvador vivo e presente. Devemos buscar um relacionamento pessoal e íntimo com Ele, permitindo que Sua presença transforme nossas vidas e nos conduza à plenitude da vida cristã.
- Ao nos voltarmos para Cristo em todas as áreas de nossa vida, encontraremos perdão, graça, força e esperança para enfrentar os desafios e viver uma vida que glorifica a Deus. Ele é o centro de nossa fé e o fundamento de nossa esperança.
Essa parte destaca que o tema central do Novo Testamento é a pessoa de Jesus Cristo e Sua obra redentora. Vamos explorar essa questão considerando a teologia temática, as raízes das palavras e oferecendo aplicações pessoais:
- Jesus Cristo como Tema Central:
- O Novo Testamento é permeado pela figura de Jesus Cristo. Ele é o protagonista principal, e todas as narrativas, ensinamentos e exortações giram em torno de Sua pessoa e obra.
- A raiz da palavra "Cristo" vem do grego "Χριστός" (Christos), que significa "Ungido" ou "Escolhido". Jesus é o Ungido de Deus, o Messias prometido que veio para cumprir as Escrituras e trazer salvação ao mundo.
- Ênfase Salvífica de Cristo:
- O ministério de Jesus tem uma ênfase salvífica, visando reconciliar o mundo com Deus (Mateus 1:21, 23; João 1:14; 1 Timóteo 2:5). Ele veio para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10), oferecendo-se como sacrifício pelos pecados da humanidade.
- Frases de escritores gospel frequentemente enfatizam a centralidade de Cristo na mensagem do Novo Testamento, como "Jesus é o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6), resumindo Sua importância para a fé cristã.
- Aplicação Pessoal:
- Para cada cristão, reconhecer Jesus como o tema central do Novo Testamento é essencial. Devemos centrar nossa fé e nossa vida em Sua pessoa e obra, confiando Nele como nosso Salvador e Senhor.
- É um lembrete da importância de estudar e meditar nas palavras de Jesus, seguir Seu exemplo de amor, serviço e santidade, e viver em comunhão íntima com Ele através da oração e da Palavra de Deus.
- Vivendo em Relacionamento com Cristo:
- Mais do que apenas um personagem histórico, Jesus Cristo é nosso Salvador vivo e presente. Devemos buscar um relacionamento pessoal e íntimo com Ele, permitindo que Sua presença transforme nossas vidas e nos conduza à plenitude da vida cristã.
- Ao nos voltarmos para Cristo em todas as áreas de nossa vida, encontraremos perdão, graça, força e esperança para enfrentar os desafios e viver uma vida que glorifica a Deus. Ele é o centro de nossa fé e o fundamento de nossa esperança.
3- A importância do Novo Testamento na caminhada do cristão. O Antigo Testamento tem grande importância para o povo de Deus. O Senhor Jesus o dividiu, evidenciando três categorias que apontavam para sua pessoa: Lei, Profetas e Escritos (Lc 24.44). Contudo, o cristão deve começar sua jornada de fé pelo Novo Testamento. Este documento sagrado reflete o desenvolvimento da revelação divina, envolvendo a vida e o ministério de nosso Senhor Jesus Cristo, no qual se desdobra todo o plano arquitetado por Deus a respeito da nossa salvação. No Antigo Testamento temos a promessa; no Novo, o seu cumprimento (Hb 1.1,2). Nesse testamento, temos a consumação do plano do Pai em Jesus para que o ser humano fosse reconciliado com Ele e iniciasse uma nova jornada de fé (2 Co 5.19).
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte enfatiza a importância do Novo Testamento na jornada de fé do cristão, ressaltando que, embora o Antigo Testamento seja fundamental, é no Novo Testamento que encontramos o cumprimento das promessas divinas em Jesus Cristo. Vamos analisar essa questão considerando a teologia expositiva, argumentos de livros, aplicação pessoal e as raízes das palavras:
- Desenvolvimento da Revelação Divina:
- O Novo Testamento reflete o desenvolvimento da revelação divina ao longo da história, culminando na vida e ministério de Jesus Cristo. Ele revela o plano arquitetado por Deus para a salvação da humanidade e o cumprimento das promessas feitas no Antigo Testamento.
- A palavra "revelação", derivada do grego "ἀποκάλυψις" (apokalypsis), significa "ato de revelar" ou "ato de tornar conhecido". O Novo Testamento é o momento em que Deus se revela de forma plena em Jesus Cristo.
- Cumprimento das Promessas:
- Jesus Cristo é o cumprimento das promessas divinas encontradas no Antigo Testamento. Ele próprio afirmou que veio cumprir a Lei e os Profetas (Mateus 5:17), e o Novo Testamento testifica como Ele realizou essas promessas em Sua vida, morte e ressurreição.
- Livros cristãos frequentemente argumentam que o Novo Testamento é o ápice da revelação divina, onde vemos a plenitude do amor, da graça e da misericórdia de Deus manifestada em Cristo.
- Consumação do Plano de Deus:
- No Novo Testamento, encontramos a consumação do plano do Pai em Jesus Cristo, que veio para reconciliar a humanidade consigo mesma e com Deus (2 Coríntios 5:19). É através de Jesus que iniciamos uma nova jornada de fé e relacionamento com o Pai.
- Para cada cristão, isso significa que o Novo Testamento não é apenas uma coleção de livros, mas é a revelação do caminho da salvação e do discipulado em Cristo. Devemos estudá-lo, meditar nele e aplicar seus ensinamentos em nossa vida diária.
- Aplicação Pessoal:
- É essencial começar nossa jornada de fé pelo Novo Testamento, onde encontramos a plenitude da revelação de Deus em Jesus Cristo. Devemos buscar conhecer e seguir a Cristo através do estudo e da aplicação prática de Sua Palavra.
- Ao nos envolvermos com o Novo Testamento, somos confrontados com o amor de Deus manifesto em Cristo e somos desafiados a viver de acordo com os ensinamentos e exemplos deixados por Ele. É nesse contexto que experimentamos verdadeiramente a transformação e o crescimento espiritual em nossa jornada de fé.
Essa parte enfatiza a importância do Novo Testamento na jornada de fé do cristão, ressaltando que, embora o Antigo Testamento seja fundamental, é no Novo Testamento que encontramos o cumprimento das promessas divinas em Jesus Cristo. Vamos analisar essa questão considerando a teologia expositiva, argumentos de livros, aplicação pessoal e as raízes das palavras:
- Desenvolvimento da Revelação Divina:
- O Novo Testamento reflete o desenvolvimento da revelação divina ao longo da história, culminando na vida e ministério de Jesus Cristo. Ele revela o plano arquitetado por Deus para a salvação da humanidade e o cumprimento das promessas feitas no Antigo Testamento.
- A palavra "revelação", derivada do grego "ἀποκάλυψις" (apokalypsis), significa "ato de revelar" ou "ato de tornar conhecido". O Novo Testamento é o momento em que Deus se revela de forma plena em Jesus Cristo.
- Cumprimento das Promessas:
- Jesus Cristo é o cumprimento das promessas divinas encontradas no Antigo Testamento. Ele próprio afirmou que veio cumprir a Lei e os Profetas (Mateus 5:17), e o Novo Testamento testifica como Ele realizou essas promessas em Sua vida, morte e ressurreição.
- Livros cristãos frequentemente argumentam que o Novo Testamento é o ápice da revelação divina, onde vemos a plenitude do amor, da graça e da misericórdia de Deus manifestada em Cristo.
- Consumação do Plano de Deus:
- No Novo Testamento, encontramos a consumação do plano do Pai em Jesus Cristo, que veio para reconciliar a humanidade consigo mesma e com Deus (2 Coríntios 5:19). É através de Jesus que iniciamos uma nova jornada de fé e relacionamento com o Pai.
- Para cada cristão, isso significa que o Novo Testamento não é apenas uma coleção de livros, mas é a revelação do caminho da salvação e do discipulado em Cristo. Devemos estudá-lo, meditar nele e aplicar seus ensinamentos em nossa vida diária.
- Aplicação Pessoal:
- É essencial começar nossa jornada de fé pelo Novo Testamento, onde encontramos a plenitude da revelação de Deus em Jesus Cristo. Devemos buscar conhecer e seguir a Cristo através do estudo e da aplicação prática de Sua Palavra.
- Ao nos envolvermos com o Novo Testamento, somos confrontados com o amor de Deus manifesto em Cristo e somos desafiados a viver de acordo com os ensinamentos e exemplos deixados por Ele. É nesse contexto que experimentamos verdadeiramente a transformação e o crescimento espiritual em nossa jornada de fé.
SINOPSE III
O Novo Testamento é o documento cristão que deve fazer parte do início de nossa caminhada, pois ele revela todo o plano da salvação de Deus.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“As Fontes da História do Novo Testamento […] Todos os Evangelhos, incluindo os de Mateus e Marcos, que não formam parte de um complexo literário mais amplo, emanam do ministério evangelista e didático da Igreja. Eles foram escritos com o objetivo expresso de apresentar os fatos a respeito de Cristo de uma maneira que os homens possam crer nEle, e, tendo dado o passo inicial, possam continuar com uma fé inteligente. […] Os demais livros do NT representam diversos períodos e pontos de vista. A epístola de Tiago foi provavelmente originada da primeira metade do século, refletindo a reação judeu-cristã aos extremistas que faziam a salvação pela fé uma desculpa para a indiferença ética” (TENNEY, Merril C. Tempos do Novo Testamento: Entendendo o mundo do Primeiro Século. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp.24,25).
CONCLUSÃO
A jornada com Cristo tem início com o Novo Nascimento. Ela se estende por meio de uma longa peregrinação espiritual até o relacionamento perfeito com Jesus (Mt 16.24). Nessa peregrinação, os que começaram a nova vida com Cristo podem contar com a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Assim, seremos guiados pelas palavras do Novo Testamento que tratam da vida, morte e ressureição do Senhor Jesus, em quem a nossa fé está fundamentada.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
A conclusão reitera a importância do Novo Nascimento como ponto de partida na jornada com Cristo e destaca que essa jornada é uma peregrinação espiritual em direção a um relacionamento perfeito com Jesus. Vamos recapitular os principais pontos destacados:
- Início com o Novo Nascimento: A jornada com Cristo começa com o Novo Nascimento, uma transformação espiritual capacitada pelo Espírito Santo que nos torna filhos de Deus e nos conduz a uma vida de fé e serviço. (João 3:3-8)
- Peregrinação Espiritual: A jornada com Cristo é descrita como uma longa peregrinação espiritual, um caminho de crescimento, aprendizado e amadurecimento na fé, que nos leva a um relacionamento mais íntimo com Jesus. (Filipenses 3:12-14)
- Presença Trinitária: Durante essa jornada, podemos contar com a presença constante do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que nos guiam, fortalecem e consolam em cada passo do caminho. (Mateus 28:19; João 14:16-17)
- Fundamentação no Novo Testamento: O Novo Testamento é destacado como a fonte de orientação e inspiração para a jornada de fé, fornecendo as palavras de Jesus e os ensinamentos dos apóstolos que fundamentam nossa fé e nos direcionam no caminho da vida cristã. (2 Timóteo 3:16-17; Hebreus 4:12)
Portanto, ao seguir as palavras do Novo Testamento e confiar na presença constante de Deus, podemos progredir em nossa jornada espiritual, rumo a um relacionamento cada vez mais profundo e significativo com Jesus Cristo, em quem nossa fé está firmemente fundamentada. Que possamos continuar a trilhar esse caminho com confiança, perseverança e gratidão, sabendo que o Senhor está conosco em cada etapa da jornada.
Com base nos temas abordados nos comentários anteriores, aqui estão alguns livros recomendados que aprofundam os conceitos e ensinamentos discutidos:
- "Finalmente Vivos", de John Piper - Este livro explora o significado e a importância do novo nascimento na vida do cristão, baseando-se em uma abordagem bíblica e teológica profunda.
- "Coragem Selvagem", de John Eldredge - Neste livro, o autor aborda a jornada espiritual do cristão, destacando a importância de um relacionamento pessoal com Deus e como isso influencia nossa caminhada de fé.
- "A Verdade da Cruz", de R.C. Sproul - Este livro examina a obra redentora de Jesus Cristo, sua importância central na história da redenção e como Ele cumpre as promessas do Antigo Testamento.
- "Comentário Bíblico do Professor", de Lawrence O. Richards - Esta obra fornece informações detalhadas sobre os personagens bíblicos, incluindo Nicodemos e outros mencionados nos comentários, ajudando a compreender melhor o contexto histórico e cultural das Escrituras.
- "Merece Confiança o Novo Testamento?", de F.F. Bruce - Este livro oferece uma visão geral e comentários sobre cada livro da Bíblia, ajudando os leitores a entenderem o contexto, a mensagem e a aplicação prática das Escrituras.
Esses livros fornecem uma base sólida para o estudo e aprofundamento nos temas discutidos nos comentários anteriores, ajudando os leitores a crescerem em sua compreensão da fé cristã e em seu relacionamento com Deus.
A conclusão reitera a importância do Novo Nascimento como ponto de partida na jornada com Cristo e destaca que essa jornada é uma peregrinação espiritual em direção a um relacionamento perfeito com Jesus. Vamos recapitular os principais pontos destacados:
- Início com o Novo Nascimento: A jornada com Cristo começa com o Novo Nascimento, uma transformação espiritual capacitada pelo Espírito Santo que nos torna filhos de Deus e nos conduz a uma vida de fé e serviço. (João 3:3-8)
- Peregrinação Espiritual: A jornada com Cristo é descrita como uma longa peregrinação espiritual, um caminho de crescimento, aprendizado e amadurecimento na fé, que nos leva a um relacionamento mais íntimo com Jesus. (Filipenses 3:12-14)
- Presença Trinitária: Durante essa jornada, podemos contar com a presença constante do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que nos guiam, fortalecem e consolam em cada passo do caminho. (Mateus 28:19; João 14:16-17)
- Fundamentação no Novo Testamento: O Novo Testamento é destacado como a fonte de orientação e inspiração para a jornada de fé, fornecendo as palavras de Jesus e os ensinamentos dos apóstolos que fundamentam nossa fé e nos direcionam no caminho da vida cristã. (2 Timóteo 3:16-17; Hebreus 4:12)
Portanto, ao seguir as palavras do Novo Testamento e confiar na presença constante de Deus, podemos progredir em nossa jornada espiritual, rumo a um relacionamento cada vez mais profundo e significativo com Jesus Cristo, em quem nossa fé está firmemente fundamentada. Que possamos continuar a trilhar esse caminho com confiança, perseverança e gratidão, sabendo que o Senhor está conosco em cada etapa da jornada.
Com base nos temas abordados nos comentários anteriores, aqui estão alguns livros recomendados que aprofundam os conceitos e ensinamentos discutidos:
- "Finalmente Vivos", de John Piper - Este livro explora o significado e a importância do novo nascimento na vida do cristão, baseando-se em uma abordagem bíblica e teológica profunda.
- "Coragem Selvagem", de John Eldredge - Neste livro, o autor aborda a jornada espiritual do cristão, destacando a importância de um relacionamento pessoal com Deus e como isso influencia nossa caminhada de fé.
- "A Verdade da Cruz", de R.C. Sproul - Este livro examina a obra redentora de Jesus Cristo, sua importância central na história da redenção e como Ele cumpre as promessas do Antigo Testamento.
- "Comentário Bíblico do Professor", de Lawrence O. Richards - Esta obra fornece informações detalhadas sobre os personagens bíblicos, incluindo Nicodemos e outros mencionados nos comentários, ajudando a compreender melhor o contexto histórico e cultural das Escrituras.
- "Merece Confiança o Novo Testamento?", de F.F. Bruce - Este livro oferece uma visão geral e comentários sobre cada livro da Bíblia, ajudando os leitores a entenderem o contexto, a mensagem e a aplicação prática das Escrituras.
Esses livros fornecem uma base sólida para o estudo e aprofundamento nos temas discutidos nos comentários anteriores, ajudando os leitores a crescerem em sua compreensão da fé cristã e em seu relacionamento com Deus.
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REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que é a nova vida com Cristo? A nova vida com Cristo é o começo de uma nova história, de felicidade verdadeira e de plenitude no Espírito (Rm 8.2).
2- Quais os três companheiros da caminhada cristã? A Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
3- Explique o termo “homem”, de acordo com a lição. É um termo de uso genérico no texto e, por isso, seu sentido inclui todos os seres humanos.
4- O que a expressão “de novo” significa e, ao mesmo tempo, demonstra? A expressão “de novo” significa “do céu” e demonstra que a nova vida com Cristo vem de cima, de Deus e de mais ninguém.
5- Por que o cristão deve começar sua jornada de fé pelo Novo Testamento? Porque nesse testamento, temos a consumação do plano do Pai em Jesus para que o ser humano fosse reconciliado com Ele e iniciasse uma nova jornada de fé.
VOCABULÁRIO
Monoteísta: adepto do monoteísmo; doutrina que ensina a existência de uma única divindade
Analógico: relativo à analogia; relação de semelhança entre coisas ou fatos.
Septuaginta: Antiga tradução em grego do Antigo Testamento hebraico.
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Quem compromete-se com a EBD não inventa histórias, mas fala o que está escrito na Bíblia!
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