SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição e igual para alunos e mestres, inclusive o ...
SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR
Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição e igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Em 1 Samuel 1 há 28versos.Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, 1 Samuel 1.1:28(5a 7min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substituia leitura da Bíblia.
Olá, professor(a)! Veremos como Elcana empenha-se em consolar sua esposa, cujo sofrimento ele mesmo agravou ao casar-se pela segunda vez. E sempre melhor obedecer aos desígnios de Deus e esperar nele, assim não sofreremos as consequências dos nossos erros.
Quanto a Ana, ela pode ser tomada como um paradigma do crente que entrega sua vida ao Senhor. Quando não há solução no horizonte humano, a súplica sincera e espontânea é a oração mais autêntica. Depois de abençoada, Ana dedicou o filho amado à vontade soberana de Deus, Desse modo, ela nos dá uma lição; adorar é confiar ao Senhor o governo de nossas vidas, pois ainda que nos pareçam improváveis as suas promessas, Ele as cumprirá.
OBJETIVOS
Valorizar a frequência familiar nos cultos.
Refletir sobre os compromissos de um esposo.
Aprender sobre o valor da oração.
PARA COMEÇAR A AULA
Comece conscientizando os irmãos de que a confiança nos desígnios deDeus poderia ter evitado dores a Elcana e a Ana. Na sequência da aula, trate do modo como devemos orar com genuína adoração. Estimule os irmãos à intimidade com Deus e a ponte para a inutilidade de uma religiosidade de aparências. Por fim, mostre que Deus sonda os corações. Quando olhou para Ana, o Senhor encontrou nela sinceridade.
RESPOSTAS DA PÁGINA 10 = 1)2 ; 2) 3 ; 3) 1
LEITURA ADICIONAL
QUANDO NINGUÉM ME ENTENDE...
"Ninguém me entende!" - é uma das expressões que mais demonstram a frustração de uma alma que clama por um pouco de atenção e carinho. Não que a comunicação não seja eficiente, pois os próprios ruídos emocionais são em si mesmos uma eloquente mensagem buscando apoio.
Não que queira ser entendida, mas, principalmente, aceita. Infelizmente, para muitos, essa expressão acaba se transformando numa insofismável certeza, quando tem de carregar como verdade absoluta a convicção egoísta de que ninguém se importa.
De fato, quando temos algum problema, ou sentimos solidão, ou enfrentamos algum sofrimento, algumas vezes temos a alma tomada por um sentimento que pode ser assim traduzido: "Ninguém entende como eu me sinto'.
Nessas horas, não importam as palavras ditas para nos consolar, a sensação restante é que ninguém sabe o quanto estamos machucados por dentro, que ninguém conhece a causa da nossa dor ou como nos sentimos. Quando esse sentimento de ser incompreendido está presente, oque no fundo ansiamos é que alguém, em algum lugar, nos compreenda perfeitamente e nos aceite sem restrições, nos olhe sem julgamentos e nos receba sem fingimentos. Anelamos por encontrar uma pessoa que saiba exatamente como nos sentimos e que jamais venha a nos abandonar nos momentos difíceis que enfrentamos.
Pode parecer uma utopia sentimentalista, ou mesmo um escapismo emocional. Mas será que essa pessoa existe?
A boa notícia é que essa pessoa existe. Seu nome é Jesus Cristo! Jesus entende de relacionamentos. Ele nasceu e cresceu como qualquer um de nós e, portanto, sabia o que era ser um bebê, uma criança, um adolescente e um adulto. Ele tinha uma família, e sabia o que era conviver com pai e mãe, irmãos e irmãs. Sabia o que era ter amigos íntimos, entre os quais Pedro, Tiago e João; e também Marta, Maria e Lázaro. Teve, inclusive, de enfrentar a dor da traição de um "amigo,Judas. Jesus sabia o que era ter inimigos também. Uma coisa que podemos dizer sobre Jesus, sem medo de errar, é que ele realmente entende de sofrimento. Jesus experimentou o desprezo, a zombaria, a rejeição a dor física e toda sorte de sofrimento. Pelo que aconteceu em toda a Sua história, Jesus "sabe o que é padecer". SE VOCE PENSAVA:
"NINGUÉM ME ENTENDE, A PARTIR DE AGORA PODE DIZER SEM RECEIO:
"NINGUÉM ME ENTENDE COMO JESUS".
Artigo:"Quando ninguém me entende..." (Samuel Câmara. Disponível em http://boasnovas.tv)
TEXTO ÁUREO
"levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente."
1Samuel 1:10 ARA.
VERDADE PRÁTICA
A soberania de Deus não anula a liberdade humana.
Leitura Bíblica Para Estudo
1 Samuel 1.1-28
1- Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
2- Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.
3- Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos, em Siló. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, como sacerdotes do Senhor .
4- No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas.
5- A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril.
6- (A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.)
7- E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do Senhor , a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
8- Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
9- Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor ,
10- levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor , e chorou abundantemente.
11- E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
12- Demorando-se ela no orar perante o Senhor , passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios,
13- porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada
14- e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!
15- Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor .
16- Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.
17- Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
18- E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.
19- Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor , e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o Senhor ,
20- ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi.
21- Subiu Elcana, seu marido, com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22- Ana, porém, não subiu e disse a seu marido: Quando for o menino desmamado, levá-lo-ei para ser apresentado perante o Senhor e para lá ficar para sempre.
23- Respondeu-lhe Elcana, seu marido: Faze o que melhor te agrade; fica até que o desmames; tão somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim, ficou a mulher e criou o filho ao peito, até que o desmamou.
24- Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do Senhor , a Siló. Era o menino ainda muito criança.
25- Imolaram o novilho e trouxeram o menino a Eli.
26- E disse ela: Ah! Meu senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor .
27- Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera.
28- Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor , por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor.
INTRODUÇÃO
I. O ESPOSO DE ANA 1Sm 1.3-8
1. Ana e Penina 1Sm 1.2
2. Um marido que teme a Deus 1Sm 1.3
3. Um marido que ama e apoia 1Sm 1.8
Il. A ORAÇAO DE ANA 1Sm 1.10-12
1. Uma oração intensa 1Sm 1.10 1Sm 1.10
2. Uma oração longa 1Sm 1.12
3. Uma oração sincera 1Sm 1.16
III.SAMUEL NASCE E É DEVOLVIDO A DEUS
1Sm 1.18-2.11
1. O nascimento milagroso 1Sm 1.20
2. Devolvendo a Deus 1Sm 1.28
3. Oração e cântico de Ana 1Sm 2.1
APLICAÇÃO PESSOAL
A oração é uma das formas de participarmos dos atos soberanos de Deus na história. Como está a nossa vida de oração? Quanto tempo investimos em oração? Temos prazer nessa prática?
Devocional Diário
S T Q Q S S
1Sm 1Sm 1Sm 1Sm 1Sm 1Sm
1.3 1.4 1.7 1.8 1.10 1.17
Hinos da Harpa: 193- 577
INTRODUÇÃO
O título destes dois livros vem da figura-chave dos primeiros capítulos Samuel. Seu nome significa "Deus ouviu" ou "Deus ouve. Samuel foi uma das figuras mais proeminentes do Antigo Testamento.
O objetivo dos livros de Samuel é mostrar a transição do período de juízes para a monarquia e como Deus agiu de modo direto no processo de fortalecimento da nação de Israel. 1 e 2 Samuel abrangem um período aproximado de 130 anos (1100 a 970 a.C. ), indo do último dos juízes, passando pelo tumultuado reinado de Saul até a consolidação da monarquia com Davi, o grande rei da nação.
A autoria é atribuída ao próprio juiz e profeta Samuel, que viveu aproximadamente entre 1.130 e 1.035 a.C. Porém, como a morte de Samuel é registrada no final do primeiro livro, é provável que o restante da escrita da narrativa tenha também a participação dos profetas Natã e Gade (1Cr 29.29).
I.O ESPOSO DE ANA (1Sm 1.3-8)
--------------------------------------------------------------📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI
Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.
Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida. Pode ser também uma oferta voluntária no pix: pecadorconfesso@hotmail.com
--------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
SUBSÍDIOS DAS Revista – 3º Trimestre De 2023 | CLIQUE E ACESSE |
---------------------------------------------------------
Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:
Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo
PIX/e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com
ou PIX/Tel: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso
Seja um parceiro desta obra.
Clique também nas propagandas. Cada clique ajudará bastante.
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)
---------------------------------------------------------
COMMENTS