𝟯º 𝗧𝗥𝗜𝗠𝗘𝗦𝗧𝗥𝗘 𝟮𝟬𝟮𝟯 𝗜𝗡𝗧𝗥𝗢𝗗𝗨ÇÃ𝗢: O ser humano é, por natureza, um ser adorador. Fomos criados capazes de conhecer, temer...
𝟯º 𝗧𝗥𝗜𝗠𝗘𝗦𝗧𝗥𝗘 𝟮𝟬𝟮𝟯
𝗜𝗡𝗧𝗥𝗢𝗗𝗨ÇÃ𝗢: O ser humano é, por natureza, um ser adorador. Fomos criados capazes de conhecer, temer, amar, servir e adorar o Criador. Porém, desde a Queda que o ser humano tem se afastado de Deus, e tem honrado e adorado mais a criatura do que o Deus verdadeiro, que é criador de todas as coisas. Nesta lição veremos a definição de idolatria e autolatria; explicaremos o texto da Leitura Bíblica em Classe e veremos qual deve ser a nossa atitude diante desta sociedade idólatra e perversa.
𝟭⁰. 𝗗𝗘𝗙𝗜𝗡𝗜ÇÕ𝗘𝗦 𝗗𝗔𝗦 𝗣𝗔𝗟𝗔𝗩𝗥𝗔𝗦 𝗜𝗗𝗢𝗟𝗔𝗧𝗥𝗜𝗔 𝗘 𝗔𝗨𝗧𝗢𝗟𝗔𝗧𝗥𝗜𝗔:
𝟭.𝟭. 𝗜𝗗𝗢𝗟𝗔𝗧𝗥𝗜𝗔: O dicionário de Houaiss define idolatria como: “𝗰𝘂𝗹𝘁𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗮 í𝗱𝗼𝗹𝗼𝘀” (2011, p. 1567). O termo deriva-se do grego “𝗲𝗶𝗱𝗼𝗹𝗼𝗹𝗮𝘁𝗿𝗲𝗶𝗮”. Teologicamente “a idolatria pode ser considerada também o amor excessivo por alguma pessoa, ou objeto. Amor este que suplanta o amor que se deve devotar, voluntária, incondicional e amorosamente, ao Único e Verdadeiro Deus” (ANDRADE, 2006, p. 220). “Essa palavra vem do grego: “𝗲𝗶𝗱𝗼𝗹𝗼𝗻” que significa: “ídolo”, e “𝗹𝗮𝘁𝗿𝗲𝘂𝗲𝗶𝗻” que quer dizer “adorar”. Esse termo refere-se à adoração ou veneração a ídolos ou imagens, quando usado em seu sentido primário. Porém, em um sentido mais lato, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição, etc., que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a Honra que Lhe devemos" (CHAMPLIN, 2004, p. 206). O pastor Timothy Keller resume idolatria da seguinte maneira: “𝗢 𝗾𝘂𝗲 é 𝘂𝗺 í𝗱𝗼𝗹𝗼? 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘃𝗼𝗰ê, 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗲 𝘀𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗿𝗮çã𝗼 𝗲 𝘀𝘂𝗮 𝗶𝗺𝗮𝗴𝗶𝗻𝗮çã𝗼 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗗𝗲𝘂𝘀. 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗼𝗰ê 𝗯𝘂𝘀𝗾𝘂𝗲 𝗮 𝗳𝗶𝗺 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲𝗿 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘀ó 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗱𝗮𝗿” (KELLER, 2021, p. 20).
𝟭.𝟮. 𝗔𝗨𝗧𝗢𝗟𝗔𝗧𝗥𝗜𝗔: A palavra “autolatria” é formada por dois vocábulos gregos: “𝗮𝘂𝘁𝗼𝘀”, que significa “a si mesmo” e “𝗹𝗮𝘁𝗿𝗶𝗮”, que quer dizer “adoração”. Logo, “𝗮𝘂𝘁𝗼𝗹𝗮𝘁𝗿𝗶𝗮” significa: “𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮çã𝗼 𝗮 𝘀𝗶 𝗽𝗿ó𝗽𝗿𝗶𝗼”. Esse tipo de idolatria também é conhecido como “𝗲𝗴𝗼𝗹𝗮𝘁𝗿𝗶𝗮”. Encontramos alguns exemplos na Bíblia, tais como: Lúcifer (Ez 28.11-19; Is 14.12-14) e o rei Nabucodonosor (Dn 4.29,30; 5.5.18-21). Esta é uma das características dos homens dos tempos do fim (2Tm 3.2). Ao se manifestar no seio familiar, os pais ou filhos afetados por esse ídolo, promoverão a desintegração familiar, haja vista que o(s) mesmo(s) só pensarão em si, e nunca, na unidade da família.
𝟮⁰. 𝗔 𝗜𝗗𝗢𝗟𝗔𝗧𝗥𝗜𝗔 𝗘 𝗗𝗘𝗣𝗥𝗔𝗩𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗔 𝗛𝗨𝗠𝗔𝗡𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘:
Em Romanos 1.18-32 o apóstolo Paulo escreve acerca da idolatria e imoralidade dos gentios. Apesar de se tratar de um texto escrito há milênios, podemos perceber claramente a atualidade deste texto, como veremos a seguir:
𝟮.𝟭. “[...] 𝗱𝗼 𝗰é𝘂 𝘀𝗲 𝗺𝗮𝗻𝗶𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗮 𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗮 𝗶𝗺𝗽𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗶𝗻𝗷𝘂𝘀𝘁𝗶ç𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝘀 [...]” (𝗥𝗺 𝟭.𝟭𝟴): A palavra grega traduzida por “ira” é “𝗼𝗿𝗴𝗲”, e aparece 12 vezes em Romanos (Rm 1.18; 2.5-8; 3.5; 4.15; 5.9; 9.22; 12.19; 13.4-5). A ira de Deus não pode ser confundida com a ira humana, que é fruto da natureza caída e pecaminosa (Gl 5.20; Ef 4.31; Cl 3.8; 1Tm 2.8; Tg 1.20). A ira de Deus é contra toda impiedade e injustiça dos homens, ou seja, sobre o pecado (Rm 2.8; 9.22; Cl 3.6; Hb 3.11; 4.3; Ap 11.18). O termo “impiedade” neste texto diz respeito ao descaso que o homem faz de Deus, ou seja, viver como se Deus não existisse. Já a palavra “injustiça” fala da conduta pecaminosa humana. Dessa maneira, a raça humana, por rejeitar a Deus vive na prática da injustiça.
𝟮.𝟮. “𝗣𝗼𝗿𝗾𝘂𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝘀𝗲 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲𝗿 𝗻𝗲𝗹𝗲𝘀 𝘀𝗲 𝗺𝗮𝗻𝗶𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮, 𝗽𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗹𝗵𝗼 𝗺𝗮𝗻𝗶𝗳𝗲𝘀𝘁𝗼𝘂” (𝗥𝗺 𝟭.𝟭𝟵): Paulo deixa bem claro que a humanidade se afastou do Criador, mas, não pelo fato de que Ele não tenha se manifestado, ou seja, se revelado, mas, por livre e espontânea vontade. O Salmo 19, por exemplo, apresenta ao menos duas provas da existência de Deus: o universo que Ele criou (v. 1-6) e a Bíblia (v. 7-10). “O conhecimento do Deus Verdadeiro era acessível aos homens, mas eles fecharam suas mentes para ele. Em vez de apreciarem a Glória do Criador ao contemplarem o universo que Ele criou, davam a coisas criadas aquela glória que pertencia somente a Deus” (BRUCE, 1979, p. 68).
𝟮.𝟯. “𝗣𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘀 𝘀𝘂𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀 𝗶𝗻𝘃𝗶𝘀í𝘃𝗲𝗶𝘀, 𝗱𝗲𝘀𝗱𝗲 𝗮 𝗰𝗿𝗶𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼, 𝘁𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗲𝘁𝗲𝗿𝗻𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗱𝗶𝘃𝗶𝗻𝗱𝗮𝗱𝗲, 𝘀𝗲 𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗱𝗲𝗺 𝗲 𝗰𝗹𝗮𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝘀𝗲 𝘃𝗲𝗲𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝘀𝘁ã𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗱𝗮𝘀, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝗹𝗲𝘀 𝗳𝗶𝗾𝘂𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗲𝘀𝗰𝘂𝘀á𝘃𝗲𝗶𝘀” (𝗥𝗺 𝟭.𝟮𝟬): A criação é uma prova não apenas da existência de Deus, mas, também, dos Seus Atributos. Ao contemplar a natureza, a beleza e a perfeição do universo, podemos perceber a Sua Eternidade (Dt 4.32; Sl 90.1-2; Hb 1.10), Onipotência (Sl 148.5; Is 42.5; Hb 3.4), Sabedoria (Pv 3.19-23; Jr 10.12; 51.15). Nós não precisamos ver a Deus para saber que Ele existe, pois, as Suas Obras revelam a Sua Existência. É como se alguém fosse numa galeria de obras de arte e pudesse ver os quadros e as esculturas. Ainda que os artistas não estivessem presentes, suas obras revelam a sua existência. Assim, todos os homens são indesculpáveis diante de Deus (Hb 11.3,6).
𝟮.𝟰. “𝗽𝗼𝗿𝗾𝘂𝗮𝗻𝘁𝗼, 𝘁𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗱𝗼 𝗮 𝗗𝗲𝘂𝘀, 𝗻ã𝗼 𝗼 𝗴𝗹𝗼𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗗𝗲𝘂𝘀, 𝗻𝗲𝗺 𝗹𝗵𝗲 𝗱𝗲𝗿𝗮𝗺 𝗴𝗿𝗮ç𝗮𝘀; 𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀, 𝗲𝗺 𝘀𝗲𝘂𝘀 𝗱𝗶𝘀𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝘀𝗲 𝗱𝗲𝘀𝘃𝗮𝗻𝗲𝗰𝗲𝗿𝗮𝗺, 𝗲 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗿𝗮çã𝗼 𝗶𝗻𝘀𝗲𝗻𝘀𝗮𝘁𝗼 𝘀𝗲 𝗼𝗯𝘀𝗰𝘂𝗿𝗲𝗰𝗲𝘂” (𝗥𝗺 𝟭.𝟮𝟭): O homem afastado de Deus está em inimizade com o Senhor, pois a Bíblia classifica os pecadores como:
a) filhos da desobediência (Ef 2.2).
b) amigos do mundo (Tg 4.4).
c) pecadores vivendo nas trevas
(Ef 5.8; 11; 6.12; Cl 1.13).
Por esses motivos e outros apresentados na
Palavra de Deus (Sl 14.1-3; Is 64.6; Rm 3.10), o Texto Sagrado apresenta o homem em inimizade constante com Deus. Mas em Cristo essa inimizade é desfeita: “𝗣𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲 𝗻ó𝘀, 𝘀𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝗶𝗺𝗶𝗴𝗼𝘀, 𝗳𝗼𝗺𝗼𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗰𝗶𝗹𝗶𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗗𝗲𝘂𝘀, 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗺𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘂 𝗙𝗶𝗹𝗵𝗼, 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗺𝗮𝗶𝘀, 𝘁𝗲𝗻𝗱𝗼 𝘀𝗶𝗱𝗼 𝗷á 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗰𝗶𝗹𝗶𝗮𝗱𝗼𝘀, 𝘀𝗲𝗿𝗲𝗺𝗼𝘀 𝘀𝗮𝗹𝘃𝗼𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮” (Rm 5.10).
𝟮.𝟱. “𝗗𝗶𝘇𝗲𝗻𝗱𝗼-𝘀𝗲 𝘀á𝗯𝗶𝗼𝘀, 𝘁𝗼𝗿𝗻𝗮𝗿𝗮𝗺-𝘀𝗲 𝗹𝗼𝘂𝗰𝗼𝘀. 𝗘 𝗺𝘂𝗱𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗮 𝗴𝗹ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗶𝗻𝗰𝗼𝗿𝗿𝘂𝗽𝘁í𝘃𝗲𝗹 𝗲𝗺 𝘀𝗲𝗺𝗲𝗹𝗵𝗮𝗻ç𝗮 𝗱𝗮 𝗶𝗺𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗿𝗿𝘂𝗽𝘁í𝘃𝗲𝗹, 𝗲 𝗱𝗲 𝗮𝘃𝗲𝘀, 𝗲 𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿ú𝗽𝗲𝗱𝗲𝘀, 𝗲 𝗱𝗲 𝗿é𝗽𝘁𝗲𝗶𝘀” (𝗥𝗺 𝟭.𝟮𝟮-𝟮𝟯): A Palavra de Deus nos revela que quem oferece sacrifícios aos ídolos, oferece aos demônios (Lv 17.7; Dt 32.17; 2Cr 11.15; Sl 106.37; 1Co 10.20-21). Por trás das imagens de escultura existem entidades demoníacas que ouvem as preces dos fiéis, e até operam favoravelmente por eles, com o intuito de aprisioná-los cada vez mais na idolatria. Eis o porquê de tantas pessoas pagarem promessas nos denominados “dias santos” e nas festividades dos padroeiros. Satanás, como “𝗱𝗲𝘂𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗲 𝘀é𝗰𝘂𝗹𝗼” (2Co 4.4) tem poder para realizar benefícios físicos e materiais com intuito de enganar as pessoas
(Ap 13.2-8,13; 16.13-14).
𝟮.𝟲. “𝗣𝗲𝗹𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘁𝗮𝗺𝗯é𝗺 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗼𝘀 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲𝗴𝗼𝘂 à𝘀 𝗰𝗼𝗻𝗰𝘂𝗽𝗶𝘀𝗰ê𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗿𝗮çã𝗼, à 𝗶𝗺𝘂𝗻𝗱í𝗰𝗶𝗮, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗼𝗻𝗿𝗮𝗿𝗲𝗺 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗿𝗽𝗼 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲 𝘀𝗶; 𝗽𝗼𝗶𝘀 𝗺𝘂𝗱𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗮 𝘃𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗲𝗺 𝗺𝗲𝗻𝘁𝗶𝗿𝗮 𝗲 𝗵𝗼𝗻𝗿𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗲 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗿𝗮𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗮 𝗰𝗿𝗶𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗖𝗿𝗶𝗮𝗱𝗼𝗿, 𝗾𝘂𝗲 é 𝗯𝗲𝗻𝗱𝗶𝘁𝗼 𝗲𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲. 𝗔𝗺é𝗺!” (𝗥𝗺. 𝟭.𝟮𝟰-𝟮𝟱): O pecado afetou todas as áreas da vida humana, inclusive a sexualidade gerando toda sorte de perversão sexual. As consequências da queda do primeiro homem foram tão nefastas que as Escrituras citam 372 formas de pecado e há centenas de outras não mencionadas na Bíblia. Há várias listas de pecados semelhantes ao que o apóstolo faz referência (Rm 1.18-32; 1Co 5.9-11; 6.9; 2Co 12.20-21; Ef 4.19; 5.3-5; Cl 3.5-9; 1Ts 2.3; 4.3-7; 1Tm 1.9-10; 6.4-5; 2Tm 3.2-5; Tt 3.3,9-10). Essa lista, embora extensa, não é exaustiva, uma vez que Paulo conclui dizendo: “[…] 𝗲 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀 𝘀𝗲𝗺𝗲𝗹𝗵𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗮𝘀” (Gl 5.21).
𝟯⁰. 𝗔 𝗡𝗢𝗦𝗦𝗔 𝗔𝗧𝗜𝗧𝗨𝗗𝗘 𝗗𝗜𝗔𝗡𝗧𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗧𝗔 𝗦𝗢𝗖𝗜𝗘𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗜𝗗Ó𝗟𝗔𝗧𝗥𝗔 𝗘 𝗣𝗘𝗥𝗩𝗘𝗥𝗦𝗔:
𝟯.𝟭. 𝗣𝗥𝗘𝗖𝗜𝗦𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗣𝗥𝗢𝗖𝗟𝗔𝗠𝗔𝗥 𝗔 𝗩𝗘𝗥𝗗𝗔𝗗𝗘: Uma das principais atribuições da igreja é a de influenciar a cultura e a sociedade onde ela está inserida (Mt 5.13-16; Mc 9.49; Lc 14.34-35; Mc 4.21; Lc 8.16; 1Pe 2.12). E como ela pode fazer isto? Priorizando os princípios da Palavra de Deus, independente do modelo cultural da sociedade. Na prática, significa combater o pecado, mesmo que este seja visto como uma questão cultural. É ensinar sobre a fidelidade conjugal (Hb 13.4), mesmo quando a infidelidade já se tornou comum; combater a mentira e o engano (Ef 4.25; Rm 12.17), ainda que sejam vistas como coisas normais ou naturais; pregar contra o paganismo e a idolatria (Rm 2.22; 1Jo 5.21), mesmo quando ela é vista comomera religiosidade, etc.
𝟯.𝟮. 𝗣𝗥𝗘𝗖𝗜𝗦𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗢𝗕𝗘𝗗𝗘𝗖𝗘𝗥 𝗔𝗢𝗦 𝗣𝗥𝗜𝗡𝗖Í𝗣𝗜𝗢𝗦 𝗗𝗔 𝗣𝗔𝗟𝗔𝗩𝗥𝗔 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗨𝗦: Recebemos do Senhor Jesus uma responsabilidade para produzir uma cultura debaixo do Senhorio de Cristo (2Co 10.4-5), ou seja, promover a cosmovisão cristã em um mundo pluralista (Rm 12.1-2), onde as culturas estão afetadas em suas estruturas e práticas do pecado, necessitando assim, que a Igreja exerça sua função profética (1Pe 2.9,10), mostrando o caminho que Deus planejou para vivermos de acordo com os princípios estabelecidos na Palavra de Deus. Ela é o livro-texto do cristão. Ela nos ensina como devemos amar, temer e obedecer a Deus (Dt 17.18-19; Ec 12.13; Lc 10.27); como devemos amar ao próximo (Mc 12.33; Lc 10.27-37); bem como nos ensina a viver neste mundo (Mt 5.13-16; 1Co 10.32).
𝟯.𝟯. 𝗣𝗥𝗘𝗖𝗜𝗦𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗩𝗜𝗚𝗜𝗔𝗥 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗡Ã𝗢 𝗦𝗘𝗥𝗠𝗢𝗦 𝗜𝗡𝗙𝗟𝗨𝗘𝗡𝗖𝗜𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗣𝗘𝗟𝗔𝗦 𝗣𝗥Á𝗧𝗜𝗖𝗔𝗦 𝗜𝗗Ó𝗟𝗔𝗧𝗥𝗔𝗦 𝗘 𝗜𝗠𝗢𝗥𝗔𝗜𝗦 𝗗𝗘𝗦𝗧𝗔 𝗦𝗢𝗖𝗜𝗘𝗗𝗔𝗗𝗘: Fomos salvos da condenação e do 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 do pecado, mas não ainda da 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻ç𝗮 do pecado (Rm 7.18-23). No campo do nosso interior ainda se trava uma guerra, um conflito permanente entre a carne e o Espírito. Eles são opostos entre si. Paulo tratou da guerra interior que existe em cada cristão com as suas duas naturezas (Rm 7.22-23; Gl 5.17). Nessa batalha “𝗰𝗮𝗿𝗻𝗲 𝘃𝗲𝗿𝘀𝘂𝘀 𝗲𝘀𝗽í𝗿𝗶𝘁𝗼”, vencerá aquele que dermos a maior preferência (Gl 5.16).
𝗖𝗢𝗡𝗖𝗟𝗨𝗦Ã𝗢: Tal qual os gentios nos dias de Paulo (Rm 1.18-32), nós vivemos em meio a uma geração corrompida e perversa (Fp 2.15), onde os seres humanos são amantes de si mesmos, idólatras, que adoram mais a criatura do que ao Criador. Como sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16) precisamos proclamar a verdade, obedecendo aos mandamentos divinos, e sermos vigilantes para não sermos influenciados por esta sociedade.
𝐑𝐄𝐅𝐄𝐑Ê𝐍𝐂𝐈𝐀𝐒:
• BAPTISTA, Douglas. 𝗔 𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗿𝗶𝘀𝘁𝗼 𝗲 𝗼 𝗜𝗺𝗽é𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗠𝗮𝗹. CPAD.
• BRUCE, F. F. 𝗥𝗼𝗺𝗮𝗻𝗼𝘀: 𝗜𝗻𝘁𝗿𝗼𝗱𝘂çã𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁á𝗿𝗶𝗼𝘀. VIDA NOVA.
• CHAMPLIN, R. N. 𝗘𝗻𝗰𝗶𝗰𝗹𝗼𝗽é𝗱𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗕í𝗯𝗹𝗶𝗮, 𝗧𝗲𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮 𝗲 𝗙𝗶𝗹𝗼𝘀𝗼𝗳𝗶𝗮. HAGNOS.
• KELLER, Timothy. 𝗱𝗲𝘂𝘀𝗲𝘀 𝗳𝗮𝗹𝘀𝗼𝘀. VIDA NOVA.
• SANTOS, Roberto dos. 𝗥𝗼𝗺𝗮𝗻𝗼𝘀: 𝗨𝗺𝗮 𝗖𝗮𝗿𝘁𝗮 𝗣𝗮𝗿𝗮 𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗱𝗼 𝗦é𝗰𝘂𝗹𝗼 𝗫𝗫𝗜. REFLEXÃO.
• STAMPS, Donald C. 𝗕í𝗯𝗹𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝘁𝘂𝗱𝗼 𝗣𝗲𝗻𝘁𝗲𝗰𝗼𝘀𝘁𝗮𝗹. CPAD.
𝗚𝗿𝗮ç𝗮 𝗲 𝗣𝗮𝘇! 🕊️
🙇🏼♂️ 🙌🏻 🔥
𝗝𝗘𝗦𝗨𝗦 𝗧𝗘 𝗔𝗠𝗔 🫵🏻❤️🔥
𝗢 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥 𝗧𝗘 𝗔𝗕𝗘𝗡Ç𝗢𝗘, 𝗚𝗨𝗔𝗥𝗗𝗘 𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗧𝗘𝗝𝗔 𝗣𝗢𝗗𝗘𝗥𝗢𝗦𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗘!!!🙏🏻
*EBDVIEWS 📚* Enomir Santos
*🟠 QUANDO A CRIATURA VALE MAIS QUE O CRIADOR*
*(Subsídios EBD Lição 4 Adultos)*
*Professor(a), a paz do Senhor.*
A lição desta semana considera a impiedade e a autossuficiência humanas como expressões da rebelião contra a soberania divina. Com o advento do Renascentismo, movimento intelectual que protagonizou o cenário da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, muitas teorias surgiram na tentativa desconstruir racionalmente a visão teocêntrica de um Deus Criador de todas as coisas.
Dentre as idéias humanistas que podemos enfatizar nesta lição, estão o iluminismo e a pós-modernidade. O pensamento moderno teve como proposta a descons- trução do conhecimento teológico como saber supremo e detentor da verdade absoluta. Para os iluministas, a religião era uma interpretação falida da verdade. Os pensadores modernos defendiam a razão e a ciência como conhecimentos suficientes para alcançar a verdade absoluta sobre todas as coisas. Era uma expressão clara da rejeição à religião, haja vista que esta já não atendia às expectativas da humanidade ou mesmo não explicava de forma correta a verdade de Deus.
Há dois eventos históricos que ocorreram no século XVIII e impulsionaram a modernidade: a Revolução Francesa (1789-1799), marcada pelo iluminismo; e a Revolução Industrial (1760- 1840), iniciada na Inglaterra e que marcou um período de grandes transformações sociais e econômicas em todo o mundo. Em contrapartida, a pós-modernidade é a ruptura com o pensamento modernista que defendia a razão e a ciência como conhecimentos fundamentais para que o homem encontrasse a verdade, a partir da premissa de que é impossível haver apenas uma única verdade predominante. A sociedade pós-moderna é marcada pelo individualismo e a busca pelo prazer imediato, alimentados pelo incentivo ao consumismo.
*O pastor Elinaldo Renovato,* em sua obra Os Perigos da Pós-modernidade (CPAD) ressalta que uma das expressões de oposição a Deus é o secularismo, "um termo derivado de uma palavra que significa simplesmente 'pertencente a este século', ou 'mundano'. É mais especificamente o sistema de crenças que nega a realidade de Deus, da religião e da ordem sobrenatural, sustentando assim que a realidade se compõe apenas deste mundo natural. O humanismo secular, por sua vez, promove e exalta a criatura humana, excluindo e negando o Criador" (p. 151). Esse cenário é a evidência de que estamos nos últimos dias que antecedem a Volta de Cristo, conforme apontou Paulo: "Nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes...". Que Deus ajude a Sua Igreja a lidar com tudo aquilo que se levanta contra Deus.
*📚 (Ensinador Cristão)*
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