Lição 11 - A Salvação não É Obra Humana | 1° Trimestre de 2025 | EBD – ADULTOS

TEXTO ÁUREO “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da ...

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A Epístola a Tito foi escrita pelo apóstolo Paulo para seu colaborador Tito, que estava na ilha de Creta organizando a igreja local. O propósito da carta inclui instruções sobre liderança, sã doutrina e a prática de boas obras como evidência da fé cristã (Tt 1.5, 1.10-16, 2.11-14).

O capítulo 3 enfatiza a transformação operada pelo Evangelho na vida do crente. Paulo contrasta o estado anterior da humanidade—vivendo em pecado e escravidão (Tt 3.3)—com a salvação providenciada por Deus, que não se baseia em méritos humanos, mas na Sua misericórdia (Tt 3.4-7).


Análise Exegética e Raízes das Palavras

"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito"

  • "Obras de justiça" (ἔργων τῶν ἐν δικαιοσύνῃ | érgōn tōn en dikaiosýnēi) refere-se a ações moralmente corretas, mas insuficientes para a salvação. O termo δικαιοσύνη (dikaiosýnē) significa "justiça" ou "retidão", mas Paulo enfatiza que nenhuma obra justa pode salvar alguém (cf. Rm 3.20, Ef 2.8-9).
  • "Houvéssemos feito" (ἐποιήσαμεν | epoiḗsamen) está no aoristo, indicando ações no passado que não tiveram peso na salvação.

"Mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou"

  • "Segundo a sua misericórdia" (κατὰ τὸ αὐτοῦ ἔλεος | katà tò autoû éleos) destaca a motivação divina: Deus salva não por justiça própria do homem, mas por Sua compaixão. A palavra ἔλεος (éleos) enfatiza um favor imerecido.
  • "Nos salvou" (ἔσωσεν | ésōsen) vem do verbo σῴζω (sṓzō), que significa "resgatar, livrar do perigo ou destruição". A ação é exclusivamente de Deus, e o tempo verbal indica um evento definitivo na conversão.

"Pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo"

  • "Lavagem" (λουτροῦ | loutrou) pode aludir ao simbolismo do batismo, mas o contexto indica um significado espiritual: a purificação do pecado pela obra regeneradora do Espírito (Ez 36.25-27).
  • "Regeneração" (παλινγενεσίας | palingenesías) significa "novo nascimento" ou "renovação espiritual". Essa palavra é composta por πάλιν (pálin, "de novo") e γένεσις (génesis, "origem"), referindo-se à transformação espiritual no novo nascimento (Jo 3.5-6).
  • "Renovação" (ἀνακαινώσεως | anakainṓseōs) vem de ἀνακαινόω (anakainoó), que significa "tornar novo outra vez". Diferente da regeneração, que marca o novo nascimento, a renovação é o processo contínuo de transformação pelo Espírito Santo.
  • "Do Espírito Santo" (Πνεύματος Ἁγίου | Pneúmatos Hagíou) ressalta que essa mudança não é obra humana, mas ação divina através do Espírito.


Aplicação Teológica

  1. A Salvação é Pela Graça – Nenhuma obra humana pode alcançar a salvação, que é exclusivamente um ato da misericórdia de Deus (Ef 2.8-9).
  2. Regeneração e Renovação – A obra do Espírito não apenas nos faz nascer de novo, mas também nos transforma progressivamente.
  3. Relação com o Batismo – Embora o batismo seja um símbolo dessa purificação, a verdadeira regeneração ocorre internamente pelo Espírito.

Este versículo reafirma a doutrina da salvação pela graça mediante a fé, mostrando que a transformação genuína vem da ação do Espírito Santo na vida do crente.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Verdade Prática da Salvação pela Graça

1. Introdução

A salvação é o centro da mensagem do Evangelho e um dos pilares fundamentais da fé cristã. Efésios 2:8-9 afirma claramente que a salvação é um ato da graça soberana de Deus, concedida por meio da fé em Jesus Cristo, sem qualquer mérito humano. Este estudo abordará a doutrina da salvação com base na graça, explorando as raízes gregas das palavras-chave e referências teológicas fundamentadas em livros acadêmicos cristãos.


2. Contexto Bíblico da Salvação pela Graça

A doutrina da salvação pela graça é um dos principais temas do Novo Testamento, sendo enfatizada especialmente nas epístolas de Paulo. O apóstolo confronta diretamente a ideia de que a salvação pode ser alcançada por méritos humanos, afirmando que ela é resultado exclusivo da graça divina. O contexto imediato de Efésios 2.1-10 destaca a transformação espiritual operada por Deus naqueles que estavam mortos em seus pecados, evidenciando que a salvação não depende da capacidade humana, mas da iniciativa divina.

Outros textos que reforçam essa verdade incluem:

  • Romanos 3:23-24 – "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."
  • Tito 3:5 – "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo."
  • Gálatas 2:16 – "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo..."

3. Análise Etimológica das Palavras-Chave em Grego

Para uma compreensão mais profunda da doutrina da salvação, analisemos as palavras-chave em seu original grego:

  1. Salvação (σωτηρία - sōtēria)
    • Deriva de sōtēr (σωτήρ), que significa "salvador, libertador".
    • No contexto bíblico, refere-se ao resgate da condenação eterna e à restauração da comunhão com Deus.
  2. Graça (χάρις - charis)
    • Refere-se ao favor imerecido de Deus, uma dádiva que não pode ser conquistada por méritos humanos.
    • Aparece mais de 150 vezes no Novo Testamento, sempre enfatizando a benevolência divina.
  3. Fé (πίστις - pistis)
    • Significa "confiança, crença, fidelidade".
    • Em Efésios 2:8, a fé é descrita como um meio pelo qual recebemos a salvação, mas não como a causa dela.
  4. Dom (δῶρον - dōron)
    • Indica um presente ou oferta, enfatizando que a salvação é um presente de Deus e não uma recompensa por obras.
  5. Obras (ἔργα - erga)
    • Significa "ações, feitos, esforços".
    • Paulo deixa claro que as obras não podem salvar ninguém, pois a salvação é exclusivamente pela graça de Deus.

4. A Teologia da Salvação pela Graça

4.1. O Papel da Graça na Salvação

A graça de Deus é o fundamento da salvação. Como ensina a teologia reformada, a graça é soberana e irresistível, concedida a pecadores incapazes de se salvarem por si mesmos. Isso se opõe à ideia de que o ser humano pode cooperar com Deus para alcançar a salvação.

Doutrina da Justificação pela Graça

A justificação é o ato legal pelo qual Deus declara o pecador justo, com base na obra redentora de Cristo (Romanos 5:1). João Calvino enfatiza que "a justificação pela fé exclui qualquer ideia de mérito humano e exalta unicamente a graça divina."

A Visão Arminiana

Os arminianos, como Jacobus Arminius, argumentam que Deus concede a graça preveniente a todos, tornando possível a escolha da fé em Cristo. Porém, essa graça pode ser resistida pelo homem.

4.2. A Exclusão das Obras como Meio de Salvação

A Bíblia afirma que ninguém pode ser salvo por obras, pois isso anularia a graça. Martinho Lutero, em sua obra Comentário de Gálatas, destaca que "as obras não contribuem para a salvação, mas são fruto da fé verdadeira."

Contudo, a Bíblia também ensina que as boas obras são uma consequência da salvação, como afirmado em Efésios 2:10: “somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras.”


5. Opiniões de Livros Acadêmicos Cristãos

5.1. "Teologia Sistemática" – Wayne Grudem

Grudem argumenta que "a salvação é inteiramente um ato da graça de Deus, e a fé é o meio pelo qual recebemos esse dom." Ele reforça que a justificação ocorre instantaneamente quando a pessoa crê em Cristo.

5.2. "A Graça de Deus e o Evangelho" – John MacArthur

MacArthur enfatiza que "qualquer evangelho que inclua mérito humano corrompe a mensagem da graça." Ele defende a doutrina da depravação total e a necessidade absoluta da graça soberana de Deus.

5.3. "Teologia Sistemática Pentecostal" – Stanley Horton

Horton apresenta a visão pentecostal da salvação, destacando a necessidade da regeneração pelo Espírito Santo e a evidência da nova vida em Cristo. Ele argumenta que "a graça salvadora não é apenas um perdão legal, mas uma transformação interior operada pelo Espírito Santo."


6. Aplicação Prática

Diante do ensino bíblico sobre a salvação pela graça, algumas aplicações se destacam:

  1. Humildade diante da salvação – Como a salvação não depende de nossas obras, ninguém pode se gloriar. Devemos viver em gratidão a Deus.
  2. Confiança na suficiência de Cristo – A obra redentora de Jesus é completa e suficiente para nossa justificação.
  3. Produção de boas obras – Embora não sejamos salvos pelas obras, somos chamados a viver uma vida de santidade e serviço a Deus.

7. Conclusão

A salvação é um ato da graça soberana de Deus, concedida sem mérito humano e baseada exclusivamente na obra redentora de Jesus Cristo. Qualquer tentativa de acrescentar méritos humanos à salvação contradiz o ensino claro das Escrituras. Como resultado, o cristão deve confiar plenamente na suficiência da graça e viver em resposta a esse presente divino por meio de uma vida transformada e dedicada ao Senhor.


Referências Bibliográficas

Segunda – Sl 49.7-9 Não há recurso humano que possa salvar o ser humano
Terça – Sl 146.3 Somente em Deus há salvação
Quarta – Jo 3.16 Jesus Cristo é o único Salvador do mundo
Quinta – Rm 5.1 A fé em Jesus é suficiente para a salvação
Sexta – Gl 2.16 Ninguém é salvo pelas obras da lei
Sábado – Jo 1.17 A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Segunda-feira – Salmo 49.7-9

“Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, nem dar a Deus o resgate dele. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), para que viva para sempre, e não veja corrupção.”

Comentário:

Este salmo enfatiza a limitação humana no que diz respeito à salvação. A palavra "remir" (פָּדָה, pādāh) significa "resgatar, libertar", mas o texto mostra que nenhum ser humano tem recursos para pagar o preço da redenção de outro. Apenas Deus pode providenciar esse resgate (Mc 10.45, 1 Pe 1.18-19).


Terça-feira – Salmo 146.3

“Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.”

Comentário:

O salmista adverte contra a confiança em líderes humanos para a salvação. A palavra "salvação" (תְּשׁוּעָה, teshû‘âh) refere-se ao livramento e à libertação, que vêm exclusivamente de Deus. Somente Ele pode oferecer redenção eterna (Is 43.11, At 4.12).


Quarta-feira – João 3.16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Comentário:

Este versículo centraliza a mensagem do Evangelho: a salvação é um ato do amor de Deus. A palavra "amou" (ἠγάπησεν, ēgápēsen) vem de ἀγαπάω (agapáō), que denota um amor sacrificial. A expressão "vida eterna" (ζωὴν αἰώνιον, zōḗn aiṓnion) refere-se à comunhão contínua com Deus, disponível somente através de Cristo.


Quinta-feira – Romanos 5.1

“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”

Comentário:

A justificação vem pela fé e não por méritos humanos. O termo "justificados" (δικαιωθέντες, dikaiōthéntes) significa "declarados justos", apontando para um ato judicial de Deus. A "paz com Deus" (εἰρήνην πρὸς τὸν Θεόν, eirḗnēn pròs tòn Theón) refere-se à reconciliação alcançada por meio de Cristo (2 Co 5.18-19).


Sexta-feira – Gálatas 2.16

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”

Comentário:

Paulo enfatiza que a salvação não vem pela Lei, mas pela fé em Cristo. A palavra "justificado" (δικαιοῦται, dikaioutai) significa "ser declarado justo", o que ocorre unicamente através da fé (Ef 2.8-9). A Lei mosaica não pode salvar, pois apenas Cristo cumpriu toda a justiça (Mt 5.17).


Sábado – João 1.17

“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.”

Comentário:

Este versículo contrasta a dispensação da Lei com a manifestação plena da graça em Cristo. A palavra "graça" (χάρις, cháris) refere-se ao favor imerecido de Deus, enquanto "verdade" (ἀλήθεια, alḗtheia) indica a revelação plena e definitiva da salvação em Jesus (Hb 1.1-2).


Conclusão Geral

A leitura semanal reforça a mensagem central do Evangelho:

  1. O homem não pode se salvar sozinho (Sl 49.7-9).
  2. A salvação vem somente de Deus (Sl 146.3).
  3. Cristo é o único meio de salvação (Jo 3.16).
  4. A fé em Jesus justifica o pecador (Rm 5.1, Gl 2.16).
  5. A graça e a verdade se manifestaram em Cristo (Jo 1.17).

Toda a Bíblia aponta para a redenção exclusiva em Jesus Cristo, mostrando que a salvação não é pelas obras humanas, mas pela fé nEle.

Hinos Sugeridos: 156, 227, 535 da Harpa Cristã

Efésios 2.1-10
1 – E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2- em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 – entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 – Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 – estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 – e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10- Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A carta aos Efésios foi escrita pelo apóstolo Paulo enquanto estava preso em Roma (cerca de 60-62 d.C.). O capítulo 2 expõe a transformação radical operada por Deus na vida dos crentes. Paulo contrasta o estado de morte espiritual antes da conversão com a nova vida em Cristo. A passagem enfatiza a salvação pela graça, sem méritos humanos, e a obra de Deus ao criar um novo povo para boas obras.


Versículo 1 – "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados"

Comentário:

O texto destaca a condição do homem antes da salvação: "mortos em ofensas e pecados". A palavra grega para "mortos" (νεκροὺς, nekrous) denota um estado de separação completa de Deus.

  • "Vivificou" (συνεζωοποίησεν, synezōopoiēsen) vem do verbo "ζῳοποιέω" (zōopoieō), que significa "dar vida" ou "revitalizar". Essa ação é exclusivamente divina (Jo 5.21).
  • "Ofensas" (παραπτώμασιν, paraptōmasin) significa "quedas" ou "transgressões deliberadas".
  • "Pecados" (ἁμαρτίαις, hamartiais) refere-se a "errar o alvo", ou seja, desviar-se do padrão de Deus.

O versículo ensina que, sem Cristo, o homem está espiritualmente morto e incapaz de buscar a Deus (Rm 3.10-12).


Versículo 2 – "Em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência"

Comentário:

Antes da conversão, os crentes viviam de acordo com o "curso deste mundo" (αἰῶνα τοῦ κόσμου, aiōna tou kosmou), ou seja, sob a influência dos valores e padrões pecaminosos da sociedade.

  • "Príncipe das potestades do ar" refere-se a Satanás, que governa os sistemas mundanos. A palavra grega para "príncipe" (ἄρχοντα, archonta) indica um governante com autoridade.
  • "Potestades" (ἐξουσίας, exousias) significa "autoridade" ou "jurisdição".
  • "Espírito" (πνεῦμα, pneuma) indica a influência maligna que domina os "filhos da desobediência" (υἱοῖς τῆς ἀπειθείας, huiois tēs apeitheias), aqueles que rejeitam a Deus.

Este versículo reforça a realidade da batalha espiritual e a escravidão do homem ao pecado antes da redenção.


Versículo 3 – "Entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."

Comentário:

Paulo amplia o escopo, incluindo a si mesmo e aos judeus na condição pecaminosa.

  • "Desejos da carne" (ἐπιθυμίαις τῆς σαρκός, epithymiais tēs sarkos) refere-se aos anseios pecaminosos e egoístas.
  • "Filhos da ira" (τέκνα ὀργῆς, tekna orgēs) indica que, por natureza, a humanidade está sob o julgamento divino (Jo 3.36).

O versículo ensina que o pecado afeta a totalidade do ser humano: ações (carne) e pensamentos (mente), mostrando a necessidade da graça.


Versículo 4 – "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,"

Comentário:

Aqui ocorre uma grande transição: "Mas Deus" (ὁ δὲ Θεὸς, ho de Theos), enfatizando a iniciativa divina na salvação.

  • "Riquíssimo" (πλούσιος, plousios) indica abundância extrema. Deus não tem apenas misericórdia; Ele é abundante nela.
  • "Misericórdia" (ἔλεος, eleos) significa compaixão ativa por aqueles que merecem julgamento.
  • "Muito amor" (πολλὴν ἀγάπην, pollēn agapēn) vem de ἀγάπη (agapē), um amor incondicional e sacrificial.

Versículo 5 – "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)"

Comentário:

A salvação ocorre enquanto ainda estamos mortos no pecado.

  • "Nos vivificou" (συνεζωοποίησεν, synezōopoiēsen) significa "dar vida juntamente com". Isso enfatiza a união espiritual com Cristo.
  • "Pela graça sois salvos" destaca que a salvação é um dom imerecido de Deus.

Versículo 6 – "E nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;"

Comentário:

Os crentes compartilham da ressurreição e exaltação de Cristo.

  • "Nos ressuscitou" (συνηγείρω, synegeirō) indica que, espiritualmente, já temos vida nova.
  • "Nos fez assentar" (συνεκάθισεν, synekathisen) sugere uma posição de autoridade e comunhão com Cristo (Cl 3.1).

Versículo 7 – "Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus."

Comentário:

A salvação revela a glória da graça de Deus ao longo das eras.

  • "Riquezas" (πλοῦτος, ploutos) expressa a imensidão da graça divina.
  • "Benignidade" (χρηστότης, chrēstotēs) significa "bondade ativa".

Versículo 8 – "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus."

Comentário:

Este versículo define a doutrina da justificação pela fé.

  • "Graça" (χάρις, cháris) é o favor imerecido de Deus.
  • "Fé" (πίστις, pistis) é o meio pelo qual recebemos a salvação, mas não a causa dela.

A salvação é um dom (δῶρον, dōron), algo dado gratuitamente por Deus.


Versículo 9 – "Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Comentário:

A salvação não pode ser conquistada por méritos humanos.

  • "Obras" (ἔργων, ergōn) refere-se a qualquer ação humana.
  • "Glorie" (καυχάομαι, kauchaomai) significa "se orgulhar" ou "vangloriar-se".

Versículo 10 – "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."

Comentário:

Os crentes são obra de Deus, salvos para boas obras, não por elas.

  • "Feitura" (ποίημα, poiēma) significa "obra-prima" ou "criação artística".
  • "Andássemos" (περιπατέω, peripateō) sugere um estilo de vida constante.

As boas obras são a evidência da salvação, não a causa dela.


Conclusão

Efésios 2.1-10 destaca a obra soberana de Deus na salvação: o homem estava morto, mas Deus, por Sua graça, trouxe vida em Cristo. A fé é o meio pelo qual recebemos a salvação, e as boas obras são o resultado da nova vida.

1- INTRODUÇÃO
A lição desta semana traz o ensino bíblico a respeito da salvação. Nela, reafirmamos a afirmação bíblica da salvação pela graça mediante a fé em Cristo. Isso significa que a salvação se revela por meio da graça de Deus manifestada em Cristo Jesus, nosso Senhor. Ao mesmo tempo, também analisaremos algumas visões a respeito da salvação que contradizem o ensino bíblico. Veremos o quanto essas visões soteriológica distorcidas são prejudiciais à vida cristã e que, por isso, podem trazer muitos prejuízos espirituais.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Ensinar a respeito da doutrina da salvação sob a graça de Deus;
II) Elencar ensinos inadequados sobre a salvação na antiguidade;
III) Correlacioná-los aos ensinos inadequados sobre a salvação na atualidade. 2016
B) Motivação: Há ensinos a respeito da salvação que defendem uma ideia de redenção como um processo evolutivo da vida em que a ênfase recai no esforço próprio. Vemos isso nas religiões reencarnacionistas. Há também os legalistas, que atribuem a salvação à observação rigorosa da lei, também mediante ao esforço próprio, como nos judaizantes. O fato é que a Bíblia nos mostra que a salvação é pura graça de Deus comunicada a nós por intermédio do Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
C) Sugestão de Método: Para introduzir o último tópico da presente lição, sugerimos que você crie uma tabela com a presença das três visões sobre salvação conforme descritas na lição: Islamismo, Testemunhas de Jeová e Mormonismo. Apresente essa tabela no projetor ou diretamente na lousa. À medida que você for apresentando as visões inadequadas da salvação, apresente o contraponto bíblico conforme explicado no primeiro tópico. Afirme a relevância do ensino bíblico preservar a iniciativa amorosa de Deus em salvar o ser humano (Jo 3.16).
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Somente pela graça de Deus é possível nos aproximar dEle, amá-lo e viver segundo a sua vontade. Para esse processo se tornar real em nossas vidas, temos o auxílio do Espírito Santo para nos conduzir de acordo com os propósitos de Deus.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, P.41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “Como a Morte de Jesus Pode Trazer o Perdão?”, logo após o primeiro tópico, aprofunda a obra salvífica de Cristo mediante a graça de Deus;
2) O texto “Alá É Idêntico ao Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo?”, ao final do terceiro tópico, aprofunda a distinção entre Islamismo e Cristianismo.

DINAMICA EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Dinâmica para Adultos – "A Salvação: Graça ou Esforço?"

📖 Tema: A Salvação não é obra humana
🎯 Objetivo: Demonstrar que a salvação não é conquistada por méritos ou boas ações, mas unicamente pela graça de Deus.
Duração: Aproximadamente 30 minutos
👥 Número de participantes: Mínimo de 5 pessoas


Material necessário:

  • Cartões ou papéis com diferentes ações (exemplo: "Ir à igreja", "Fazer boas obras", "Orar todos os dias", "Jejuar", "Crer em Jesus", "Ser uma boa pessoa", "Dar esmolas", etc.)
  • Uma caixa ou cesta (simbolizando o céu)
  • Uma folha com Efésios 2:8-9 escrito
  • Um presente embrulhado (representando a graça de Deus)

Passo a Passo:

🔹 1. Introdução à Atividade
O líder explica que muitas pessoas acreditam que podem ser salvas por suas próprias ações, mas a Bíblia ensina que a salvação é pela graça, não por obras humanas.

🔹 2. Distribuição dos Cartões
Cada participante recebe um cartão com uma ação escrita. O líder pede que um por um tentem "depositar" seu cartão na cesta, explicando porque acham que aquela ação pode contribuir para a salvação.

🔹 3. Interrupção e Reflexão Bíblica
Após alguns participantes colocarem seus cartões na cesta, o líder interrompe e lê Efésios 2:8-9:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Pergunta ao grupo:

  • Se a salvação não vem das nossas ações, o que realmente nos salva?
  • Será que estamos confiando mais no que fazemos do que na graça de Deus?

🔹 4. O Presente da Graça
O líder pega o presente embrulhado e explica:

"A salvação é um presente de Deus. Você não precisa fazer nada além de aceitá-lo pela fé em Jesus Cristo. Assim como um presente não se compra, apenas se recebe, a salvação também não pode ser conquistada por boas obras."

Escolha um participante e entregue o presente, enfatizando que ele não precisou fazer nada para recebê-lo, apenas aceitar.

🔹 5. Conclusão e Aplicação
Encoraje cada pessoa a refletir:

  • Tenho tentado "merecer" a salvação com minhas obras?
  • Já aceitei de coração o presente da graça de Deus?

Finalize com uma oração, agradecendo a Deus pela salvação gratuita e pedindo que todos confiem inteiramente em Jesus.


Lição Prática:

✔️ A salvação não pode ser comprada ou conquistada.
✔️ Nossas boas ações são uma resposta ao amor de Deus, não um meio para alcançar o céu.
✔️ Devemos descansar na obra de Cristo, pois Ele já fez tudo por nós.

🙏 Versículo-chave: "Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:9)


Essa dinâmica traz impacto e esclarece uma das verdades mais fundamentais do evangelho. Gostou da ideia? 😊📖✨

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A introdução apresentada destaca verdades fundamentais da teologia paulina:

  1. O estado de miséria espiritual da humanidade
  2. A restauração da comunhão com Deus
  3. A impossibilidade da salvação por esforço humano
  4. A necessidade da intervenção divina para a regeneração

Vamos analisar esses pontos à luz da Bíblia, das línguas originais e de autores acadêmicos cristãos.


1. O Estado de Miséria Espiritual da Humanidade

A teologia paulina ensina que todos os seres humanos, sem exceção, estão espiritualmente mortos em seus pecados. Em Efésios 2:1-3, Paulo descreve essa condição:

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência."

Análise Etimológica

  • "Mortos" (νεκρούς – nekrous)
    • Significa literalmente "cadáveres, inanimados, sem vida".
    • Espiritualmente, indica a completa incapacidade do homem para reagir à graça sem intervenção divina (Colossenses 2:13).
  • "Pecados" (ἁμαρτίαις – hamartiais)
    • Do grego hamartia, significa "errar o alvo", denotando a corrupção da natureza humana.
    • Não é apenas um erro moral, mas um estado contínuo de rebelião contra Deus (Romanos 3:23).
  • "Filhos da desobediência" (υἱοῖς τῆς ἀπειθείας – huiois tēs apeitheias)
    • Apeitheia significa "resistência ativa e intencional contra a verdade de Deus".
    • Demonstra que o pecado não é apenas uma fraqueza, mas uma rejeição deliberada da vontade divina.

Opiniões Acadêmicas

  • John MacArthur enfatiza que o homem não está apenas doente pelo pecado, mas completamente morto espiritualmente, incapaz de responder a Deus sem a graça soberana (Comentário Bíblico MacArthur).
  • Wayne Grudem, em sua Teologia Sistemática, destaca que a depravação humana significa que "o homem é incapaz de se salvar ou de buscar a Deus por sua própria vontade".

Conclusão: A miséria espiritual humana não se trata apenas de fraqueza moral, mas de morte espiritual total. Isso significa que sem a ação de Deus, o homem jamais poderá se aproximar da salvação.


2. A Restauração da Comunhão com Deus

Após descrever a condição de morte espiritual, Paulo aponta a solução divina:

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)" (Efésios 2:4-5).

Análise Etimológica

  • "Riquíssimo em misericórdia" (πολύς ὢν ἐν ἐλέει – polys ōn en eleei)
    • Polys significa "abundante, transbordante".
    • Eleos refere-se à compaixão ativa de Deus em salvar os pecadores.
  • "Vivificou" (συνεζωοποίησεν – synezōopoiēsen)
    • Deriva de zōopoieō, "dar vida a algo morto".
    • A palavra carrega a ideia de uma ação sobrenatural exclusiva de Deus.

Opiniões Acadêmicas

Conclusão: A restauração da comunhão com Deus não é um processo humano, mas um milagre divino, em que Deus concede vida ao pecador espiritualmente morto.


3. A Impossibilidade da Salvação por Esforço Humano

O apóstolo Paulo enfatiza que a salvação não vem das obras, pois, se assim fosse, o homem poderia se gloriar:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)

Análise Etimológica

  • "Graça" (χάρις – charis)
    • Refere-se ao favor imerecido de Deus.
    • A salvação não pode ser conquistada, mas apenas recebida como um presente divino.
  • "Dom" (δῶρον – dōron)
    • Indica um presente gratuito, sem exigência de pagamento ou troca.
  • "Obras" (ἔργα – erga)
    • Refere-se a atos humanos, especialmente aqueles feitos para cumprir a Lei.
    • Paulo deixa claro que as obras não contribuem para a justificação (Romanos 3:28).

Opiniões Acadêmicas

Conclusão: A salvação não pode ser conquistada, pois é um dom da graça de Deus, o que elimina qualquer possibilidade de mérito humano.


4. A Necessidade da Intervenção Divina para a Salvação

O texto da introdução destaca que nem mesmo o desejo pela salvação pode partir do homem, a menos que Deus o atraia:

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:44)

Análise Etimológica

  • "Trouxer" (ἑλκύσῃ – helkysēi)
    • Significa "atrair com força irresistível".
    • O termo indica que a ação da graça divina é essencial para que o homem busque a Deus.
  • "Regeneração" (παλιγγενεσία – palingenesia)
    • Significa "novo nascimento", destacando a ação do Espírito Santo na conversão.

Opiniões Acadêmicas

Conclusão: Sem a obra do Espírito Santo, o homem jamais desejará ou aceitará a salvação.


Conclusão Geral

A introdução destaca corretamente os principais aspectos da doutrina da salvação segundo Paulo:

  1. O homem está espiritualmente morto e incapaz de buscar a Deus.
  2. A restauração da comunhão com Deus é um ato soberano da graça.
  3. A salvação não vem das obras, mas unicamente da graça mediante a fé.
  4. O Espírito Santo é o agente que desperta o homem para a fé em Cristo.

Esse ensino é fundamental para uma compreensão bíblica correta da salvação, pois exalta a soberania divina e a obra completa de Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A doutrina da salvação é central no Cristianismo e se relaciona com a libertação do pecado e da condenação eterna. Este estudo abordará o conceito bíblico, teológico, etimológico e comparativo da salvação, seguido de uma apologia cristã.


1. Definição e Etimologia da Palavra "Salvação"

A palavra "salvação" na Bíblia é traduzida a partir de diferentes termos no hebraico e no grego:

No Antigo Testamento (Hebraico)

  • יְשׁוּעָה (yeshu'ah)
    • Significa "livramento", "libertação" ou "salvação".
    • Deriva da raiz ישע (yasha’), que significa "salvar", "libertar" ou "resgatar".
    • Relaciona-se com o nome "Yeshua" (Jesus), que significa "O Senhor é salvação".
    • Exemplo: Isaías 12:2 – "Eis que Deus é a minha salvação (yeshu'ah), nele confiarei e não temerei".
  • גָּאַל (ga'al)
    • Refere-se à "redenção" por meio de um resgatador.
    • Exemplo: Jó 19:25 – "Porque eu sei que o meu Redentor (go’el) vive".
  • פָּדָה (padah)
    • Significa "resgatar pagando um preço".
    • Exemplo: Êxodo 13:13, sobre a redenção dos primogênitos.

No Novo Testamento (Grego)

  • σωτηρία (sōtēria)
    • Significa "salvação", "libertação" ou "cura".
    • Deriva de σωτήρ (sōtēr), que significa "Salvador".
    • Exemplo: Atos 4:12 – "E em nenhum outro há salvação (sōtēria); porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".
  • λυτρόω (lytroō)
    • Significa "redimir pagando um preço".
    • Exemplo: 1 Pedro 1:18-19 – "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados (lytrōthēte), mas com o precioso sangue de Cristo".
  • δικαίωσις (dikaiōsis)
    • Relaciona-se à "justificação", ou seja, a declaração de justiça diante de Deus.
    • Exemplo: Romanos 5:1 – "Sendo, pois, justificados (dikaiōthentes) pela fé, temos paz com Deus".

Conclusão Etimológica: No Antigo Testamento, salvação está ligada ao livramento físico e espiritual concedido por Deus. No Novo Testamento, a ênfase recai sobre a redenção por meio do sacrifício de Jesus Cristo.


2. A Salvação na Teologia Cristã

A salvação na Bíblia é um processo que envolve diferentes aspectos:

  1. Justificação – Ato instantâneo da salvação. Deus declara o pecador justo com base na fé em Cristo (Romanos 5:1).
  2. Regeneração – O novo nascimento operado pelo Espírito Santo (João 3:3-6).
  3. Santificação – Processo contínuo de transformação do crente (1 Tessalonicenses 4:3).
  4. Glorificação – A etapa final da salvação, quando os crentes receberão corpos glorificados (Filipenses 3:21).

Duas Visões Principais no Cristianismo:

  • Monergismo (Reforma Protestante) – Deus é o único agente da salvação. O homem não pode contribuir para sua justificação.
  • Sinergismo (Catolicismo e Arminianismo) – A salvação envolve a cooperação entre a graça de Deus e a resposta do homem.

Opiniões Acadêmicas

3. A Salvação em Outras Religiões

Judaísmo

  • A salvação é vista principalmente como livramento nacional e bênçãos terrenas para Israel.
  • O foco está na obediência à Torá e no arrependimento (teshuvá).

Islamismo

  • A salvação é baseada em boas obras e obediência a Alá.
  • Não há certeza absoluta de salvação no Islã, pois Alá pode decidir de forma soberana o destino da pessoa.

Hinduísmo e Budismo

  • O conceito de salvação está relacionado à "moksha" (libertação do ciclo de reencarnações).
  • Depende de boas ações e conhecimento espiritual.

Espiritismo e Nova Era

  • Enfatizam a evolução espiritual do indivíduo por meio da reencarnação e caridade.
  • Negam a necessidade de um salvador pessoal.

Apologia Cristã contra essas Visões

  1. O Cristianismo é a única fé que ensina que a salvação é um dom gratuito de Deus (Efésios 2:8-9).
  2. Diferente das religiões baseadas em mérito, a salvação cristã vem pelo sacrifício substitutivo de Cristo (Romanos 3:23-24).
  3. O Cristianismo ensina que a salvação é segura em Cristo, enquanto outras crenças não oferecem certeza absoluta.
  4. A ressurreição de Jesus Cristo é a prova histórica da vitória sobre o pecado e a morte (1 Coríntios 15:17-20).

Conclusão

A doutrina da salvação é única no Cristianismo porque:

✅ Baseia-se na graça e não nas obras.
✅ Envolve um sacrifício substitutivo (Jesus Cristo).
✅ Garante certeza absoluta da salvação pela fé.
✅ Tem base histórica na ressurreição de Cristo.

Diferente das outras religiões, que dependem do esforço humano, o Cristianismo ensina que Deus tomou a iniciativa para salvar a humanidade, oferecendo a vida eterna em Cristo (João 3:16).

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O apóstolo Paulo, ao escrever aos efésios, descreve a condição desesperadora da humanidade sem Cristo. Os versículos 1-3 apresentam o estado de total depravação do ser humano, antes da intervenção divina na salvação.


A Realidade do Pecado e a Corrupção Humana

Paulo utiliza várias expressões para descrever a condição espiritual dos pecadores:

1. "Mortos em ofensas e pecados" (v. 1)

  • A palavra grega para "mortos" é νεκρούς (nekrous), que significa morte espiritual, separação de Deus.
  • "Ofensas" (παραπτώμασιν, paraptōmasin) refere-se a transgressões deliberadas.
  • "Pecados" (ἁμαρτίαις, hamartiais) indica errar o alvo, perder o propósito de Deus.

📌 Teologicamente, essa expressão indica que o homem, sem Deus, não pode responder espiritualmente, pois está morto espiritualmente como consequência do pecado (Romanos 5:12).


2. "Andar segundo o curso deste mundo" (v. 2a)

  • "Andar" (περιπατεῖν, peripatein) no grego indica um estilo de vida contínuo.
  • "Curso" (αἰῶνα, aiōna) significa sistema de valores, mentalidade e padrões pecaminosos do mundo.

📌 O ser humano vive conforme as tendências e valores corruptos da sociedade. Isso remete à influência cultural e moral do pecado sobre a humanidade (1 João 2:15-17).


3. "Segundo o príncipe das potestades do ar" (v. 2b)

  • "Príncipe" (ἄρχοντα, archonta) refere-se a uma autoridade governante.
  • "Potestades do ar" (ἐξουσίας τοῦ ἀέρος, exousias tou aeros) refere-se a Satanás e seus demônios, que influenciam a humanidade.

📌 Satanás exerce influência sobre o mundo, cegando o entendimento dos incrédulos (2 Coríntios 4:4).


4. "O espírito que opera nos filhos da desobediência" (v. 2c)

  • "Espírito" (πνεῦμα, pneuma) refere-se ao espírito de rebeldia que governa os ímpios.
  • "Opera" (ἐνεργοῦντος, energountos) significa estar em ação, influenciar poderosamente.
  • "Filhos da desobediência" (υἱοῖς τῆς ἀπειθείας, huiois tēs apeitheias) descreve aqueles que rejeitam Deus e vivem em rebeldia.

📌 O pecado não é apenas uma falha moral, mas um domínio espiritual maligno sobre a vida dos incrédulos.


5. "Andávamos nos desejos da nossa carne" (v. 3a)

  • "Desejos" (ἐπιθυμίαις, epithymiais) refere-se a fortes impulsos e paixões pecaminosas.
  • "Carne" (σαρκὸς, sarkos) aqui indica a natureza caída do ser humano.

📌 Sem Deus, o homem segue suas paixões desordenadas e corruptas, sem controle espiritual (Gálatas 5:19-21).


6. "Éramos por natureza filhos da ira" (v. 3b)

  • "Por natureza" (φύσει, physei) significa que essa é a condição inata do homem.
  • "Filhos da ira" (τέκνα ὀργῆς, tekna orgēs) indica que os seres humanos estão condenados à ira divina por causa do pecado.

📌 Isso enfatiza a realidade do julgamento de Deus sobre os pecadores (Romanos 1:18; João 3:36).


Conclusão Teológica

Efésios 2:1-3 pinta um quadro sombrio da humanidade: espiritualmente mortos, escravizados pelo pecado e pelo diabo, e sob a justa ira de Deus.

  • 📖 Reforma Protestante: Esse texto é fundamental para a doutrina da depravação total – o homem está espiritualmente incapaz de buscar a Deus sem a graça divina.
  • 📖 John Stott: "Antes da intervenção de Deus, nossa situação era desesperadora: mortos, dominados pelo diabo e condenados à ira". (A Mensagem de Efésios).
  • 📖 Wayne Grudem: "A salvação não é uma questão de escolha humana, mas um milagre da graça de Deus". (Teologia Sistemática).

Portanto, o estado espiritual da humanidade confirma que a salvação só pode vir pela graça de Deus (Efésios 2:8-9). 🚀

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A Expressão "Mortos em Ofensas e Pecados"

O apóstolo Paulo enfatiza o estado da humanidade caída ao descrever os pecadores como "mortos em ofensas e pecados". Essa linguagem deve ser entendida de forma metafórica, representando a separação espiritual de Deus (Isaías 59:2), e não como uma aniquilação total da existência espiritual.


Análise Etimológica e Linguística

  • "Mortos" (νεκρούς, nekrous) → Significa sem vida, incapaz de responder. No contexto espiritual, indica a incapacidade do homem de reagir a Deus sem Sua intervenção.
  • "Ofensas" (παραπτώμασιν, paraptōmasin) → Refere-se a desvios, quedas morais e transgressões voluntárias.
  • "Pecados" (ἁμαρτίαις, hamartiais) → Significa errar o alvo, ou seja, não alcançar o padrão divino de santidade.

📌 Teologicamente, isso significa que os seres humanos, por sua própria natureza caída, são incapazes de buscar a Deus sem a Sua graça (Romanos 3:10-12).


O Conceito de "Morte Espiritual"

A morte espiritual, conforme descrita na Bíblia, significa separação de Deus e uma incapacidade moral e espiritual de buscar a salvação sem a ação divina.

📖 Isaías 59:2 – "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."

Essa morte espiritual não significa aniquilação da alma, pois os pecadores ainda têm consciência e podem até mesmo praticar atos religiosos. Entretanto, não possuem comunhão com Deus e não podem salvar-se a si mesmos.


A Vivificação pela Graça (Efésios 2:5)

Paulo contrasta essa condição com a obra regeneradora do Espírito Santo, destacando que Deus "nos vivificou juntamente com Cristo" (συνεζωοποίησεν τῷ Χριστῷ, synezōopoiēsen tō Christō).

  • "Vivificou" (συνεζωοποίησεν, synezōopoiēsen) → Significa dar vida novamente, restaurar à vida espiritual.
  • Esse termo indica a ação soberana de Deus, ressuscitando espiritualmente o pecador, assim como Cristo foi ressuscitado fisicamente.

📌 Doutrina da Regeneração: A salvação não é um esforço humano, mas um ato da graça soberana de Deus. João 3:5 confirma isso ao dizer que é necessário nascer do Espírito.


Interpretações Teológicas

📖 John Stott: "A morte espiritual não significa inexistência, mas alienação de Deus. A única solução para isso é a vida nova que vem de Cristo." (A Mensagem de Efésios).

📖 Wayne Grudem: "O homem caído pode até ter uma forma de espiritualidade, mas está morto no sentido de não responder corretamente a Deus até que Ele o regenere." (Teologia Sistemática).

📖 Calvino (Reforma Protestante): "O homem não apenas precisa de ajuda para a salvação, ele precisa ser vivificado, pois está espiritualmente morto." (Institutas).


Conclusão Apologética

Enquanto algumas religiões ensinam que o homem pode salvar-se por meio de boas obras, a Bíblia ensina que o ser humano está espiritualmente morto e depende completamente da graça de Deus (Efésios 2:8-9).

📌 Refutação a outras religiões:

  • Espiritismo e Nova Era: Ensinam que a salvação vem por meio da evolução espiritual ou carma.
  • Islamismo: Vê a salvação como resultado de boas obras e obediência.
  • Cristianismo Bíblico: Ensina que a salvação é um dom da graça de Deus, pois o homem é incapaz de salvar-se por si mesmo.

🚀 Conclusão: O ensino de Efésios 2:1,5 reforça que a regeneração é uma obra exclusiva de Deus, e somente aqueles que são vivificados por Cristo podem ter comunhão com Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Exegese de Efésios 2:8-10

Texto Bíblico

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:8-10)


Análise Etimológica e Linguística

1️⃣ "Graça" (χάριτι, chariti)

  • Deriva de χάρις (charis), que significa favor imerecido, bondade gratuita.
  • No contexto da salvação, expressa o ato soberano de Deus em conceder redenção sem mérito humano.
  • 📖 Romanos 11:6 reforça: "Se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça."

2️⃣ "Sois salvos" (σεσῳσμένοι, sesōsmenoi)

  • Forma verbal no perfeito passivo em grego → ação já concluída com efeitos contínuos.
  • Significa que a salvação já ocorreu no passado, continua no presente e é garantida para o futuro.

3️⃣ "Por meio da fé" (διὰ πίστεως, dia pisteōs)

  • πίστις (pistis) = fé, confiança, dependência de Deus.
  • 📖 Hebreus 11:6 – "Sem fé é impossível agradar a Deus."

4️⃣ "Isto não vem de vós, é dom de Deus" (τοῦτο οὐκ ἐξ ὑμῶν, θεοῦ τὸ δῶρον)

  • A palavra τοῦτο (touto, "isto") é um pronome neutro e não concorda diretamente com πίστις (pistis, "fé", que é feminino).
  • Indica que o dom se refere ao conceito completo da salvação pela graça mediante a fé e não apenas à fé.
  • 📖 A. T. Robertson confirma: "A graça vem de Deus, mas a fé é a resposta do homem."

5️⃣ "Não vem das obras" (οὐκ ἐξ ἔργων, ouk ex ergōn)

  • ἔργα (erga) = ações humanas, obras da Lei, méritos próprios.
  • Refuta qualquer ideia de que a salvação possa ser conquistada por esforço humano (Romanos 3:20).

6️⃣ "Para que ninguém se glorie" (ἵνα μή τις καυχήσηται, hina mē tis kauchēsētai)

  • καυχάομαι (kauchaomai) = vangloriar-se, exaltar-se.
  • A salvação é obra exclusiva de Deus, sem espaço para mérito humano.

7️⃣ "Somos feitura sua" (αὐτοῦ γάρ ἐσμεν ποίημα, autou gar esmen poiēma)

  • ποίημα (poiēma) = "obra-prima, algo feito com propósito".
  • Indica que a nova vida em Cristo é um ato criador de Deus, e não uma conquista humana.

8️⃣ "Criados em Cristo Jesus para boas obras" (κτισθέντες ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ ἐπὶ ἔργοις ἀγαθοῖς)

  • κτίζω (ktizō) = "criar, gerar algo novo".
  • A salvação não é por boas obras, mas resulta em boas obras.

Interpretações Teológicas

📖 Norman Geisler: "A fé é o meio da salvação, e a salvação é o fim. O meio sempre vem antes do fim."

📖 John MacArthur: "Se a salvação dependesse de algo que o homem fizesse, então a cruz seria desnecessária."

📖 Charles Spurgeon: "A graça é como um anel de ouro puro; adicionar obras é manchar sua beleza."

📖 Martinho Lutero: "O homem não pode contribuir com nada para sua salvação, exceto com o pecado que a torna necessária."

📖 Calvino: "A fé é um dom, mas a graça precede a fé, pois é Deus quem capacita o homem a crer."

📖 Arminianismo: Afirma que a fé é um ato humano, mas só é possível pela graça preveniente de Deus.

📖 Reforma Protestante: Enfatiza que a salvação é totalmente monergista, ou seja, uma obra exclusiva de Deus.


Refutação a Outras Religiões e Correntes

📌 Romanismo tradicional: Ensina que a fé precisa ser complementada com boas obras e sacramentos.
🔹 Refutação: Efésios 2:8-9 nega qualquer mérito humano na salvação.

📌 Islamismo: Enfatiza um sistema de boas obras que decide a salvação.
🔹 Refutação: Tito 3:5 – "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou."

📌 Judaísmo ortodoxo: Baseia a justiça na obediência à Lei mosaica.
🔹 Refutação: Gálatas 2:16 – "O homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Cristo Jesus."

📌 Espiritismo e Nova Era: Ensina evolução espiritual baseada no carma e reencarnação.
🔹 Refutação: Hebreus 9:27 – "Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo."

📌 Testemunhas de Jeová e Mórmons: Ensinam que a salvação depende de esforço pessoal e obediência a mandamentos adicionais.
🔹 Refutação: Gálatas 1:8 – "Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."


Conclusão: A Salvação é um Dom da Graça de Deus

1️⃣ Não é pelas obras → A salvação é exclusivamente pela graça (Ef 2:8-9).
2️⃣ A fé é o meio, não a causa → A fé não é mérito humano, mas resposta ao chamado de Deus.
3️⃣ O salvo produz boas obras → Não para ser salvo, mas como resultado da nova vida (Ef 2:10).
4️⃣ Toda glória pertence a Deus → Nenhum homem pode vangloriar-se.

🚀 Resumo final: Efésios 2:8-10 ensina que a salvação é inteiramente uma obra de Deus, sem participação meritória do homem. Assim, todo esforço humano para alcançar a redenção é inútil, pois a obra foi consumada na cruz (João 19:30).

“COMO A MORTE DE JESUS PODE TRAZER O PERDÃO?
As Escrituras ensinam que toda a humanidade está manchada e corrompida pelo pecado, tanto por causa do pecado de nosso antepassado, Adão (Rm 5.12- 21), como porque nós mesmos somos todos pecadores (Ef 2.1-3). Deus, como o justo Juiz, não pode ignorar o pecado, e não o fará, uma vez que o pecado viola a sua natureza e traz destruição para o mundo perfeito que Ele criou. […] O Novo Testamento nos fala que a morte de Jesus propiciou o perdão, pelo menos de três maneiras. Em primeiro lugar, a morte de Jesus foi um sacrifício pelos nossos pecados. Cristo cumpre o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, sendo, ao mesmo tempo, sumo sacerdote e sacrifício (Hb 5-10). […] Em segundo lugar, o Novo Testamento fala sobre a morte de Cristo como uma ‘propiciação’ pelos nossos pecados (Rm 3.21-26). Esta palavra, hilasmos, tem o significado de ‘uma oferta que satisfaz a ira de Deus pelo pecado’, todavia, notavelmente, o próprio Deus fornece esta oferta. Quando Jesus morreu na cruz, clamou: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’ (Mt 27.46). […] Em terceiro lugar, e relacionado aos dois aspectos já mencionados, a Bíblia fala sobre a morte de Cristo como uma substituição. Jesus não veio para ser servido, mas para servir e “dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45). Jesus “se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau” (Gl 1.4)” (Bíblia de Estudo Apologética Cristã (Em Defesa da Fé). 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1878).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS NA ANTIGUIDADE

1️⃣ Os Reencarnacionistas

A Origem da Crença na Reencarnação

A doutrina da reencarnação é tão antiga quanto as religiões orientais, tendo sua origem no Hinduísmo (por volta de 1500 a.C.), sendo posteriormente incorporada pelo Budismo, Jainismo e Sikhismo. No Ocidente, influenciou o Neoplatonismo, o Gnosticismo e, em tempos modernos, o Espiritismo Kardecista e os Hare Krishnas.

🔹 Definição: A reencarnação ensina que a alma retorna várias vezes ao mundo em novos corpos para evoluir espiritualmente, purificando-se através de boas ações.
🔹 Objetivo: Escapar do ciclo de renascimentos (samsara) e alcançar o estado final de libertação (moksha no Hinduísmo, nirvana no Budismo).
🔹 Erro central: Acredita-se que a salvação ocorre pelo próprio esforço, sem necessidade de redenção externa, negando a obra expiatória de Cristo.


2️⃣ A Reencarnação Contradiz a Bíblia

📖 Hebreus 9:27 – "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo."
🔹 Refutação: O versículo nega explicitamente qualquer possibilidade de reencarnação, afirmando que após a morte segue-se o juízo de Deus.

📖 Salmo 78:39 – "Pois se lembrou de que eram carne, vento que passa e não volta."
🔹 Refutação: O texto reforça que a vida do homem é passageira e irrepetível, não permitindo múltiplas existências.

📖 João 9:1-3 – Quando os discípulos perguntaram a Jesus se um cego de nascença estava sofrendo por pecados de uma vida anterior, Jesus rejeitou essa ideia, afirmando que não era por pecado dele nem de seus pais.
🔹 Refutação: Se a reencarnação fosse verdadeira, Jesus teria ensinado sobre ela. Pelo contrário, Ele refutou diretamente a noção de que sofrimentos são resultado de vidas passadas.

📖 Lucas 16:19-31 – Parábola do Rico e Lázaro
🔹 Refutação: Jesus ensina que após a morte há destino eterno imutável, sem possibilidade de uma nova existência terrena.

📖 Romanos 5:12 – "Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte."
🔹 Refutação: A Bíblia ensina que o pecado original trouxe a morte como consequência irreversível, e a única solução é a redenção em Cristo (Romanos 5:18-19).


3️⃣ Diferenças entre a Soteriologia Bíblica e a Reencarnacionista

Doutrina

Reencarnação (Soteriologia Antiga)

Cristianismo Bíblico

Origem da Salvação

Esforço humano, karma, boas obras.

Graça de Deus mediante a fé em Cristo (Ef 2:8-9).

Pecado

Erro a ser corrigido com reencarnações.

Separação de Deus, solucionada pelo sacrifício de Jesus.

Destino após a Morte

Retorno ao mundo físico em outra vida.

Vida eterna no céu ou condenação eterna.

Cristo

Mestre moral, exemplo de evolução espiritual.

Filho de Deus, único Salvador.

Solução Final

Purificação através de sucessivas vidas.

Justificação pela fé e regeneração pelo Espírito Santo.

4️⃣ Conclusão: A Salvação é Somente em Cristo

🚫 A reencarnação é uma doutrina antibíblica que contradiz a revelação de Deus e nega a suficiência da cruz de Cristo.
✅ A salvação não vem por mérito humano, mas unicamente pela graça mediante a fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9).
🔥 João 14:6 – "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."

👉 Portanto, qualquer tentativa de salvação sem Cristo, incluindo a reencarnação, é um caminho equivocado e contrário às Escrituras.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Os Galacionistas: O Erro do Legalismo na Salvação

Quem eram os Galacionistas?

Os galacionistas eram os judaizantes legalistas que tentavam impor a obediência à Lei de Moisés como requisito para a salvação. Eles ensinavam que, além da fé em Cristo, os gentios convertidos precisavam seguir práticas judaicas, como a circuncisão e a observância da Torá (At 15:1).

📖 Gálatas 1:7 – “O qual não é outro evangelho, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.”
🔹 Refutação: Paulo afirma que tentar adicionar qualquer requisito à graça de Cristo significa deturpar o verdadeiro evangelho.

📖 Atos 15:1 – "Alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim aos irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos."
🔹 Refutação: Os apóstolos reuniram-se no Concílio de Jerusalém (At 15) e rejeitaram essa doutrina, declarando que a salvação é pela graça e não pela observância da Lei de Moisés.


1️⃣ O Ensino de Paulo Contra os Galacionistas

📖 Gálatas 2:16 – “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”
🔹 Refutação: A justificação (δικαιόω, dikaióō, "declarar justo") vem pela fé, não pela Lei.

📖 Gálatas 3:10-11 – “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.”
🔹 Refutação: Quem tenta se salvar pela Lei torna-se culpado de toda a Lei (Tiago 2:10).

📖 Efésios 2:8-9 – "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."
🔹 Refutação: A salvação não é mérito humano, mas dádiva divina.

📖 Romanos 3:28 – “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.”
🔹 Refutação: O evangelho não é um sistema de obras, mas de fé.


2️⃣ O Legalismo e o Perigo da Justiça Própria

Os galacionistas acreditavam que a Lei de Moisés ainda deveria ser seguida para alcançar a justificação. Esse pensamento pode ser resumido assim:

Evangelho Verdadeiro: Fé em Cristo → Justificação → Boas obras como fruto da fé.
Evangelho Judaizante: Fé + Boas Obras → Justificação.

🔴 O Problema: O ensino dos judaizantes transformava a salvação num sistema meritório, onde o esforço humano era necessário para complementar a obra de Cristo.

📖 Gálatas 5:4 – "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."
🔹 Refutação: O legalismo afasta o homem da graça de Cristo, tornando a cruz inútil (Gl 2:21).


3️⃣ A Soteriologia Cristã vs. O Legalismo Judaizante

Doutrina

Judaizantes (Galacionistas)

Evangelho de Cristo

Meio de Salvação

Obras da Lei + Fé

Somente a fé em Cristo

Justificação

Vem pelo cumprimento da Lei

Pela graça, independente da Lei

Circuncisão

Necessária para os crentes

Desnecessária para a justificação

Posição do Homem

Servo da Lei

Filho de Deus por adoção (Gl 4:5-7)

A Cruz de Cristo

Insuficiente sem a Lei

Totalmente suficiente

4️⃣ Conclusão: A Salvação é Somente Pela Graça

Paulo condenou duramente os galacionistas porque eles estavam substituindo a fé pela justiça própria.
A salvação é um presente divino, não um sistema de méritos humanos.
Obras são um fruto da salvação, não um meio para alcançá-la (Ef 2:10).

🔥 Gálatas 2:21 – “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.”

👉 Portanto, qualquer tentativa de salvação pelas obras é uma negação do verdadeiro evangelho da graça.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Os Gnósticos: A Salvação Pelo Conhecimento Místico?

Os gnósticos foram um dos grupos mais perigosos para a igreja primitiva. Sua soteriologia era baseada em uma visão dualista do universo, chamada maniqueísmo, uma doutrina iniciada por Mâni (216-276 d.C.) na Pérsia (atual Irã). Eles acreditavam que o mundo material era mau, e apenas um grupo seleto poderia ser salvo por meio de um conhecimento secreto (gnōsis).

📖 Refutação bíblica: A salvação é oferecida a todos os homens e não apenas a uma elite espiritual (At 17:30; Tt 2:11).


1️⃣ O Dualismo Gnóstico e o Maniqueísmo

🔴 O que os gnósticos ensinavam?
Os gnósticos acreditavam que o universo estava dividido em duas forças opostas:

  • Reino da luz: Mundo espiritual e bom.
  • Reino das trevas: Mundo material e mau.

Segundo eles, a matéria era corrompida, e o ser humano precisava se libertar do corpo físico através do conhecimento (gnōsis). Apenas os que tinham acesso a essa "iluminação" poderiam ser salvos.

📖 Refutação:
Gênesis 1:31 – Deus criou todas as coisas e as declarou "muito boas", logo, a matéria não é má.
Colossenses 1:16 – Tudo foi criado por Deus e para Deus.
1 Timóteo 4:4 – "Porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças."


2️⃣ A Salvação Para um Grupo Secreto?

Os gnósticos afirmavam que apenas os "espirituais" (pneumáticos) poderiam alcançar a salvação por meio do conhecimento secreto (gnōsis), enquanto os demais eram "materiais" (psíquicos) e não tinham esperança.

📖 Refutação:
João 3:16 – A salvação é oferecida a todos os que creem em Cristo.
Atos 17:30 – Deus chama todos os homens ao arrependimento.
1 Timóteo 2:4 – Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

🔴 Perigo do elitismo gnóstico: Esse ensino contraria totalmente o evangelho, pois Deus não faz acepção de pessoas (At 10:34).


3️⃣ Cristo e o Corpo Humano: Um Ataque Gnóstico à Encarnação

Os gnósticos rejeitavam a ideia de que Jesus tivesse um corpo físico real, porque acreditavam que a carne era má. Para eles, Cristo não veio em carne, mas apenas em uma aparência de corpo humano (docetismo).

📖 Refutação:
João 1:14 – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.”
1 João 4:2-3 – “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus.”

🔴 Negar a encarnação de Cristo é heresia! O próprio apóstolo João condenou esse ensino como espírito do anticristo (1Jo 4:3).


4️⃣ O Diabo Como Um “Poder Opositor” a Deus?

Os maniqueístas ensinavam que o mal e o bem estavam em uma batalha de igual força. No entanto, isso é uma visão errada, pois o diabo não tem poder de medir forças com Deus.

📖 Refutação:
Jó 1:12; 2:6 – Satanás só pode agir com a permissão de Deus.
Marcos 5:7-13 – Os demônios reconhecem que Jesus tem total autoridade sobre eles.
Colossenses 2:15 – Cristo despojou os principados e potestades e os expôs ao desprezo público.

🔴 O diabo não é um ser que compete com Deus! Ele é criatura e está debaixo do controle soberano do Criador.


5️⃣ Conclusão: A Salvação Não é Por Conhecimento Secreto, Mas Pela Graça!

A salvação é para todos, não apenas para um grupo "iluminado" (At 17:30; Tt 2:11).
Cristo veio em carne e sua obra na cruz é suficiente (Jo 1:14; 1Jo 4:2-3).
O diabo não é um poder rival de Deus, mas um ser derrotado (Cl 2:15).

🔥 Efésios 2:8-9 – "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

👉 A salvação não vem pelo conhecimento místico, mas pela fé em Cristo!

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O Islamismo: A Salvação Pelas Obras?

O Islamismo é uma das maiores religiões do mundo e tem uma visão muito diferente da salvação em relação ao Cristianismo. No Islã, a salvação não depende da graça de Deus, mas sim das boas obras que superam as más.

📖 Refutação bíblica: A salvação não vem pelas obras, mas pela graça, mediante a fé em Cristo (Ef 2:8-9; Rm 10:9-10).


1️⃣ O Sistema de Salvação Islâmico: Mérito e Justiça Própria

🔴 O que o Islã ensina sobre a salvação?

  • A salvação é baseada no balanço entre boas e más ações.
  • Allah não ama os pecadores, apenas os piedosos (Alcorão 2:190, 276).
  • Não há necessidade de expiação para o pecado.

📖 O que a Bíblia ensina?
Romanos 3:23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Romanos 6:23 – “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”

🔴 Problema: No Islã, o pecado não precisa ser expiado. No Cristianismo, o pecado só pode ser resolvido pelo sacrifício de Cristo na cruz (Hb 9:22).


2️⃣ O Amor de Deus Pelos Pecadores

No Islã, Allah não ama os pecadores, apenas os justos.

📖 O que a Bíblia ensina?
Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

🔴 Conclusão: O Deus da Bíblia ama o pecador, mas odeia o pecado. Por isso, Ele ofereceu a salvação pela graça.


3️⃣ Salvação Pela Fé ou Pelas Obras?

Os muçulmanos acreditam que, se suas boas ações superarem as más, eles serão salvos (Alcorão 13:22-23).

📖 O que a Bíblia ensina?
Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Tito 3:5 – “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.”

🔴 Conclusão: No Cristianismo, ninguém pode ser salvo por méritos próprios. A salvação é um dom gratuito de Deus!


4️⃣ O Papel de Jesus na Salvação

No Islã, Jesus (Isa) é apenas um profeta, e não o Filho de Deus. Eles negam sua morte na cruz e sua ressurreição.

📖 O que a Bíblia ensina?
Romanos 10:9-10 – “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
Atos 4:12 – “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

🔴 Conclusão: No Cristianismo, a salvação vem unicamente por meio de Jesus Cristo.


5️⃣ Conclusão: A Única Salvação Está em Cristo!

🔴 Problema do Islã:
❌ Salvação baseada em obras.
❌ Allah não ama os pecadores.
❌ Não há necessidade de expiação.
❌ Jesus não é o Salvador.

O que a Bíblia ensina?
A salvação é pela graça, mediante a fé em Cristo (Ef 2:8-9).
Deus ama os pecadores e deseja salvá-los (Rm 5:8).
Cristo morreu e ressuscitou para nos dar a vida eterna (Rm 10:9-10).

🔥 Atos 16:31 – "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."

👉 A salvação não é por mérito, mas pela fé em Jesus Cristo!

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


As Testemunhas de Jeová e a Salvação

As Testemunhas de Jeová possuem uma visão equivocada e antibíblica da salvação, pois a condicionam à organização religiosa e não à fé em Cristo. Além disso, eles fazem uma divisão artificial entre dois grupos de salvos, algo que a Bíblia não ensina.

📖 Refutação bíblica: A salvação está somente em Cristo (Jo 14:6) e todos os crentes são filhos de Deus (Jo 1:12).


1️⃣ A Salvação Para as Testemunhas de Jeová

🔴 O que eles ensinam?
1️⃣ A salvação está na organização da Torre de Vigia e não em Jesus.
2️⃣ Somente 144.000 pessoas poderão reinar com Cristo no céu.
3️⃣ Os demais salvos são a "grande multidão" que herdará apenas a terra.
4️⃣ A grande multidão não tem o Espírito Santo e Jesus não é o mediador dela.

📖 O que a Bíblia ensina?
Atos 4:12 – “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
João 14:6 – “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

🔴 Problema: A salvação não vem de uma organização religiosa, mas exclusivamente por meio de Cristo.


2️⃣ Quem São os 144.000?

As Testemunhas de Jeová deturpam o significado de Apocalipse 7:4-8, onde fala dos 144.000 selados.

📖 O que a Bíblia ensina?
Apocalipse 7:4-8 – Os 144.000 são judeus, 12.000 de cada tribo de Israel.
Apocalipse 14:1-5 – Os 144.000 são crentes selados durante a Grande Tribulação.

🔴 Erro das Testemunhas de Jeová:

  • Os 144.000 não são membros de uma organização moderna.
  • A Bíblia não diz que apenas 144.000 irão para o céu.

Apocalipse 7:9 – “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas.”

🔴 Conclusão: A salvação não está restrita a 144.000 pessoas, mas a todos os que creem em Cristo!


3️⃣ Todos os Crentes São Filhos de Deus e Têm o Espírito Santo

As Testemunhas de Jeová ensinam que a grande multidão não é filha de Deus, não pertence a Cristo e não tem o Espírito Santo.

📖 O que a Bíblia ensina?
Romanos 8:9 – “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
João 1:12 – “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome.”
Efésios 1:13 – “Fostes selados com o Espírito Santo da promessa.”

🔴 Conclusão:

  • Todos os salvos pertencem a Cristo e têm o Espírito Santo.
  • Não existe cristão verdadeiro sem o Espírito Santo.

4️⃣ Jesus é o Mediador de Todos os Crentes

As Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus é mediador apenas dos 144.000.

📖 O que a Bíblia ensina?
1 Timóteo 2:5 – “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
João 3:16 – “Todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

🔴 Conclusão: Jesus é o único mediador entre Deus e todos os homens, não apenas de um grupo seleto.


5️⃣ Conclusão: A Salvação Está Apenas em Cristo!

🔴 Problemas das Testemunhas de Jeová:
❌ Colocam a salvação em uma organização religiosa.
❌ Dividem os salvos entre 144.000 e a grande multidão.
❌ Negam que todos os crentes têm o Espírito Santo.
❌ Ensina que Jesus não é mediador de todos.

O que a Bíblia ensina?
Todos os que creem em Cristo são salvos (Jo 3:16).
A salvação não depende de uma organização religiosa (At 4:12).
Todos os crentes são filhos de Deus e têm o Espírito Santo (Rm 8:9).
Jesus é mediador de todos os homens (1 Tm 2:5).

🔥 João 10:9 – “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á.”

👉 A salvação está unicamente em Jesus, e não em uma religião!

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O Mormonismo e a Salvação

Os mórmons (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) possuem uma visão distante da Bíblia sobre a salvação. Eles misturam graça e obras, além de exigirem a aceitação de Joseph Smith como porta-voz de Deus.

📖 Refutação bíblica: Jesus é o único Salvador (Jo 14:6; At 4:12) e a salvação não é por méritos humanos, mas pela graça, mediante a fé (Ef 2:8-9).


1️⃣ A Salvação no Mormonismo

🔴 O que eles ensinam?
1️⃣ Existe uma salvação geral para todos, após um tempo de castigo.
2️⃣ Há uma salvação individual, que depende de fé em Jesus e obediência às leis e ordenanças.
3️⃣ Entre os requisitos, estão:
✅ Fé em Jesus.
✅ Arrependimento.
✅ Batismo por imersão.
✅ Imposição de mãos.
❌ Aceitação de Joseph Smith como porta-voz de Deus.

📖 O que a Bíblia ensina?
João 14:6 – “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Atos 4:12 – “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

🔴 Problema: A salvação não depende de ordenanças ou de líderes religiosos.


2️⃣ A Salvação Não Depende de Méritos ou Obras

Os mórmons ensinam que a salvação requer obediência às leis e ordenanças.

📖 O que a Bíblia ensina?
Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Tito 3:5 – “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou.”

🔴 Conclusão:

  • A salvação é um dom gratuito de Deus, não algo conquistado por boas obras.
  • As ordenanças não garantem a salvação, pois é pela graça, por meio da fé.

3️⃣ Joseph Smith Não é um Porta-Voz de Deus

Os mórmons ensinam que Joseph Smith foi um profeta escolhido e sua aceitação é essencial para a salvação.

📖 O que a Bíblia ensina?
1 Timóteo 2:5 – “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
Hebreus 1:1-2 – “Deus, [...] nestes últimos dias, nos falou pelo Filho.”

🔴 Conclusão:

  • Jesus é o único Mediador, e Deus fala através Dele, não de Joseph Smith.
  • Não precisamos de um "novo profeta" para ter acesso à salvação.

4️⃣ Existe Apenas uma Salvação, Não Níveis de Céu

Os mórmons ensinam que há três reinos de glória no pós-vida:
1️⃣ Reino Celestial – Para os fiéis mórmons.
2️⃣ Reino Terrestre – Para bons cristãos não mórmons.
3️⃣ Reino Telestial – Para os ímpios, após castigo.

📖 O que a Bíblia ensina?
Tito 2:11 – “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.”
Judas 3 – “A fé que uma vez foi dada aos santos.”

🔴 Conclusão:

  • A Bíblia ensina uma única salvação, e não diferentes reinos celestiais.
  • Não há purgatório ou castigo temporário antes da salvação.

5️⃣ Conclusão: A Salvação Está Apenas em Cristo!

🔴 Problemas do Mormonismo:
❌ Mistura fé e obras como condição para a salvação.
❌ Ensina que Joseph Smith é essencial para a salvação.
❌ Cria diferentes níveis de céu, em vez de uma única salvação.

O que a Bíblia ensina?
A salvação vem somente pela graça, por meio da fé (Ef 2:8-9).
Jesus é o único Salvador e Mediador (Jo 14:6; 1 Tm 2:5).
Não há castigo temporário ou níveis de salvação (Tt 2:11).

🔥 Romanos 10:9 – “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”

👉 A salvação não depende de rituais, de uma igreja ou de Joseph Smith – apenas de Jesus!

“ALÁ É IDÊNTICO AO DEUS PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO?
Esta é uma pergunta difícil, especialmente na língua inglesa. Linguisticamente, quem quer que use o termo ‘Deus’ está basicamente dizendo a mesma coisa: estará se referindo ao Criador não criado do universo. Assim, muçulmanos, judeus, cristãos, hindus e todos os demais estão se referindo ao Senhor do universo quando usam a palavra ‘Deus’. Com relação ao Islamismo, as similaridades entre Alá e Jeová são maiores, por dois motivos:
(1) O islamismo é adepto do monoteísmo, que significa “um só Deus”, exatamente como o Cristianismo e o Judaísmo, e (2) Maomé usou muitas das pessoas citadas na Bíblia, quando criou o Corão, como Noé (Surah 6.84), Jacó (Surah 2.132) e Jesus (Surah 3.45-47). As similaridades, todavia, terminam aqui. Pense no Islamismo como uma forma de “mormonismo medieval”. Como o mormonismo, o Islamismo está baseado na premissa equivocada de que a descrição que a Bíblia apresenta de Deus e de Jesus Cristo é incorreta. Como o mormonismo, o Islamismo ensina que tanto o Cristianismo como o Judaísmo são falsas religiões, e que o Islamismo, por meio do Corão, é a única fé verdadeira. […] Em resumo, podemos afirmar o seguinte: o Islamismo rejeita a paternidade de Deus, a divindade do Filho e a pessoa do Espírito Santo. Não podemos modificar a natureza do Deus da Bíblia sem modificar o “deus” que estamos apresentando. Não é o mesmo Deus” (Bíblia de Estudo Apologética Cristã (Em Defesa da Fé). 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1866). 060

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A salvação é um ato soberano da graça de Deus, oferecida a todos os seres humanos, sem distinção. A Bíblia ensina claramente que ninguém pode merecer a salvação, pois ela não é baseada em méritos humanos, mas unicamente na misericórdia e amor de Deus.

📖 Romanos 2:4 – “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?”

A graça divina não é exclusiva de um grupo seleto, mas universalmente acessível a todos que creem.

📖 Textos que confirmam que a salvação é para todos:
Tito 2:11 – “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.”
João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
1 Timóteo 2:3-4 – “Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”

🔴 Conclusão:

  • A salvação não é exclusiva de um grupo religioso ou predestinada para poucos, mas disponível para todos.
  • O pecador não recebe a salvação por mérito, mas sim pela fé em Cristo, mediante a graça (Ef 2:8-9).
  • Deus deseja que todos se arrependam e sejam salvos (2 Pe 3:9).

🔥 A salvação é para todos! Basta crer em Jesus como Senhor e Salvador!

1- O que a Bíblia quer dizer quando fala de “morte espiritual”?
Por “morte espiritual”, a Bíblia quer dizer que a humanidade caída está separada de Deus (Is 59.2) e não significa aniquilação espiritual total.
2- O que esclarece uma boa exegese sobre a expressão, “isto é dom de Deus”?
Uma boa exegese esclarece que a expressão “isto é dom de Deus” se refere à salvação pela graça e não à fé.
3- Quais os três principais movimentos dos primeiros séculos cuja soteriologia é inadequada?
Os reencarnacionistas, galacionistas e os gnósticos.
4- Quais as três soteriologias inadequadas de hoje?
O Islamismo, as Testemunhas de Jeová e o Mormonismo.
5- O que ensinam os teólogos das Testemunhas de Jeová sobre a “classe da grande multidão”?
Seus teólogos ensinam que as Testemunhas de Jeová, que pertencem à “classe da grande multidão”, não são filhos de Deus, não pertencem a Cristo, não têm o Espírito Santo, Jesus não é o Mediador delas nem têm esperança de salvação.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: 

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


EM BREVE

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:


SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido o acesso Vip | Saiba mais pelo Zap. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, baxterianismo. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Comprar e distribuir Bíblias Impressas Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Subsídios para EBD. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• || pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,11,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,223,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,22,2025,1,2º Trimestr,1,2º Trimestre,167,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,160,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,276,A igreja local e missões,41,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,17,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,109,Adolescentes,51,adolescer+,12,Adoração,11,Adulto,215,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,61,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,2,amostra grátis,3,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,4,Antiga,1,Antigo Testamento,8,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,32,Apologia,17,Apostasia,2,Apostolo,27,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,50,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,3,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,3,Arrebatamento,14,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,12,As Bases do Casamento Cristão,14,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,15,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,16,bailarina,1,Baixar,52,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,67,Batalha Espirítual,38,Batismo,17,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,7,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,235,Betel Adulto,145,Betel Jovem,64,Bíblia,92,Bíblia Diz,27,Bíblias,9,Bíblica,28,biblicas,5,Bíblico,6,Bíblicos,4,Bibliologia,4,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,11,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,19,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,18,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,6,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,19,Casamento Misto,6,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,57,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,13,Céus,10,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,11,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,2,com Pedro Bial,1,Combater,6,Comentários,10,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,15,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,3,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,10,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,570,CPAD Adolescentes,90,CPAD Jovem,169,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,CRESCER+,2,crescimento,4,Creta,1,Criação,38,Cristã,14,Cristão,37,Cristianismo,3,Cristo,57,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,20,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,4,Cura,13,Curado,2,Curso,6,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,24,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,23,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,16,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,123,Deus é Amor,28,Deus está Morto,4,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,25,Deuteronômio,1,Devaneios,4,Devocional,195,Dez Mandamentos,14,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,5,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,13,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,14,Dinheiro,8,Discernimento,2,Discipulado,40,Discipulos,40,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,12,Divino,5,divórcio,3,Dízimos,11,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,17,Dons de Maravilhas,23,Dores,1,Doutrina,35,Doutrinas Fundamentais,49,Download,132,Download Livros e E-books,197,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,56,EBD,1018,EBF,2,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,2,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,5,Escape,1,Escatologia,75,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,1210,Escola Dominical,94,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,2,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,8,esperança. razão,2,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,42,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,14,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,313,Estudos Bíblicos,606,Estupro,1,Eterna,12,Eternidade,13,Eterno,11,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,26,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,14,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,75,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,62,Família,60,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,33,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,4,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,9,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Finados,1,Final,1,Finanças,3,Firme,6,firmeza,3,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,30,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,17,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,2,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,6,Grátis,12,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,2,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,5,Halloween,5,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,25,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,21,Historia Real,2,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,11,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,3,Ideologia,3,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,63,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,7,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,66,Inferno,7,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,15,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,22,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,24,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,12,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,64,Jesus Cristo,85,Jesus de Nazaré,20,Jezabel,1,Jó,18,João,22,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,2,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,3,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,254,Jovens,256,Judá,2,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,4,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,48,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,35,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,7,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,3,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,26,Lições Bíblicas da BETEL,466,Lições Bíblicas da CPAD,636,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,28,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,61,Livro do Trono,5,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,100,Livros Evangelicos,50,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,8,Manifestação,4,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,3,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,7,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,14,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,20,Mateus,2,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,15,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,25,Ministério Público Federal,2,Miqueias,3,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,14,Mortos,3,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,19,Mulher de Potifar,1,Mulheres,20,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,114,Não,1,Não Prometeu,2,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,13,Naum,2,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Nínive,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,94,Notícias Gospel,237,Nova,17,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,12,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,18,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,2,Obede-Edom,1,Obediência,24,Obesidade,1,Obra,4,Obras,14,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,9,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,29,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,31,Os Valores do Reino de Deus,3,Oséias,6,Oséias e Gomer,6,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,8,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,33,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,28,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,32,Pb. Renan Pierini,1,PDF,123,Pecado,46,Pecador Confesso,16,PECC,107,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,14,Pentecostes,16,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,9,Perigos,7,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,4,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,8,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,13,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,12,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,15,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,22,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,8,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,35,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,22,Profeta,59,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,33,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,23,Prometida,3,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,13,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,28,PSDB,1,Pura,1,Purifica,12,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,4,Rainha Ester,16,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,14,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,16,Reino,20,Reino de Deus,22,Reino dividido,8,Reino do Messias,7,Reis,3,Rejeição,1,Relacionamento,73,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,78,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,7,Restauracionismo,1,Resumo,9,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,214,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,24,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabatina,1,Sabedoria,31,SABER+,3,Sacerdócio,14,Sacerdotal,13,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,46,Salomão,12,Salvação,30,Salvador,23,Sambalate,1,Samuel,17,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,3,Santa Ceia,4,Santidade,16,Santificação,17,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,5,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,3,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,9,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,24,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,11,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,10,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,11,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,SOCEP,1,Sofonias,4,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,5,Subsídio,134,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,4,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Teatro,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,9,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,8,tensorflow,1,Tentação,10,Teologia,32,Teologia da Libertação,3,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,8,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,16,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,14,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,Tozer,1,TPM,1,Trabalho,4,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,6,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,5,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,3,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,12,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,13,Verdade,10,Verdadeira,8,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,34,VIDA CRISTÃ,6,Vida depois da morte,14,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,5,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,7,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 11 - A Salvação não É Obra Humana | 1° Trimestre de 2025 | EBD – ADULTOS
Lição 11 - A Salvação não É Obra Humana | 1° Trimestre de 2025 | EBD – ADULTOS
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI3ABFwGNIsyIDsgQOf4LEliyMmIm2u5cXI4aQw8nz6VGDEtacqY4VvFJHqlHAguD3TMuP0z-Ei3CRagnDvJG-rQKBkn3iRwMYZZaXQV5O7kCFlqW7rRnEf6C8NLB0In7bGDUmNxJcsYJ7ouqG9B2lu_bwEwwqCU8U1oApXRKlBUpoJSZUTMS7JlmTVZPo/w640-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o%2011%20-%20A%20Salvac%CC%A7a%CC%83o%20na%CC%83o%20E%CC%81%20Obra%20Humana%20-%20EBD%20Adultos%20CPAD%20em%20PDF%20-%20Subsi%CC%81dios%20-%20slides%20e%20dina%CC%82micas.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI3ABFwGNIsyIDsgQOf4LEliyMmIm2u5cXI4aQw8nz6VGDEtacqY4VvFJHqlHAguD3TMuP0z-Ei3CRagnDvJG-rQKBkn3iRwMYZZaXQV5O7kCFlqW7rRnEf6C8NLB0In7bGDUmNxJcsYJ7ouqG9B2lu_bwEwwqCU8U1oApXRKlBUpoJSZUTMS7JlmTVZPo/s72-w640-c-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o%2011%20-%20A%20Salvac%CC%A7a%CC%83o%20na%CC%83o%20E%CC%81%20Obra%20Humana%20-%20EBD%20Adultos%20CPAD%20em%20PDF%20-%20Subsi%CC%81dios%20-%20slides%20e%20dina%CC%82micas.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2025/02/licao-11-salvacao-nao-e-obra-humana-1.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2025/02/licao-11-salvacao-nao-e-obra-humana-1.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy