Bíblia de Estudo Thompson - Comentário


Bíblia de Estudo Thompson é considerada um clássico pelos evangélicos do Brasil e do mundo. Nos Estados Unidos a Bíblia Thompson é editada em diversas versões: New King James Version, New International Version e New American Standard Bible (versão 1977). No Brasil a Bíblia Thompson usa a tradução Almeida, edição Contemporânea, com as palavras de Jesus destacadas em vermelho. Foi primeiramente editada pela Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, como apêndice da Bíblia Vida Nova. A primeira edição possuía notas de rodapé escritas pelo teólogo Russel Shedd e algum tempo depois as notas de rodapé de Shedd passaram a ser publicadas separadamente na bíblia de estudo denominada Bíblia Shedd.

Características da Bíblia Thompson

A Bíblia Thompson é muito bem conhecida por seu sistema de referências em cadeias, o qual permite ao leitor seguir facilmente qualquer assunto, pessoa, lugar ou ideia de Gênesis a Apocalipse. A Bíblia disponibiliza mais de 7.000 nomes, lugares e temas, totalizando cerca de 100.000 referenciados por assunto, uma verdadeira Enciclopédia Bíblica.

imagem da Bíblia Thompson
História da Bíblia de Estudo Thompson

O sistema de referências por assunto foi cuidadosamente elaborado pelo Dr. Frank Charles Thompson, pastor evangélico. Thompson quando ainda jovem no final de 1800 se encontrava um pouco desapontado com as bíblias de referencias que estavam sendo vendidas aos pregadores. Ele acreditava que a bíblia devia ser apresentada de uma forma bem simples, mas ao mesmo tempo acadêmica. 

Thomposon fazia extensas anotações de sus estudos devocionais e uso em pregações nas igrejas. Suas notas começaram a ser escritas em 1890 e em 1900 já somavam um considerável volume com uma excelente qualidade. Thompson recebeu incentivos para publicar as notas. Em 1908 ocorreu a primeira edição da Thompson Chain-Reference Bible (título original em inglês) pela editora Methodists Book Concern of Dobbs Ferry, em Nova York. Em 1913 veio a 2ª edição pela Kirkbride Bible Company, em Indianapolis – Indiana, editora fundada por Thompson e um sócio. A obra de Thompson seguiu pelo resto de sua vida. Desde aquela época, a Companhia metodista Kirkbride Bíble tem adicionando milhares de tópicos e ligações ao longo das décadas. 

O diferencial da Bíblia Thompson

A Bíblia de referencia Thompson não possui notas e/ou comentários em seu rodapé. Estudiosos concordam que a Bíblia é seu melhor comentário. Comentários são muito importantes, mesmo assim eles podem conceber uma visão própria e algumas vezes tendenciosas de seus autores. Dai, o objetivo da Bíblia de Estudo Thompson é ser apenas uma ferramenta de estudo que conduza o leitor a uma série de referencias bíblicas a fim de extrair do texto conclusões úteis e confiáveis. 

Quais os recursos da Bíblia de referência Thompson?
  • Mais de 7.000 nomes, lugares e temas com aproximadamente 100.000 versículos bíblicos, cada um caracterizando um elo formando 4.0000 cadeias temáticas;
  • Análise de cada livro da bíblia: nome do autor, tema e palavra chave. A Análise do livro é dada em um número onde o leitor será redirecionado para obter outras informações mais detalhadas como: autor, data, estilo do livro, sinopse, e outros pontos, conforme o livro.
  • Análise dos personagens mais importantes da Bíblia;
  • Suplemento arqueológico. São quase 80 páginas bem ilustradas com fotos mostrando diversas descobertas modernas , que são evidências que comprovam os fatos bíblicos; 
  • Concordancia Bíblica: São mais de 35.000 verbetes bíblicos para ajudar na localização de textos.
  • 16 mapas coloridos pala rápida localização geográfica dos acontecimentos bíblicos.
  • Descrição de Cristo nos escritos dos profetas, profecias e seu cumprimento ordenadas cronologicamente;
  • Estudos ilustrados: são esboços, biográficos, mapas, tabelas, resumos que ajudam a compreender melhor a Bíblia. Veja o índice de mapas de viagens e esboços biográficos que a Bíblia Thompson apresenta: 

  • Viagens de Abraão
    Esboço da vida de Moisés
    Chave do esboço da vida de Moisés
    Viagens dos filhos de Israel do Egito a Canaã
    Viagens de Josué e outros acontecimentos principais
    Eventos e cenas da vida de Gideão e de Samuel
    Viagens de Saul e outros acontecimentos principais
    Viagens de Dai e outros acontecimentos principais
    Esboço da vida de Jesus
    Chave do esboço da vida de Jesus
    Viagens de Jesus em seus primeiros anos
    Jesus no meio da inauguração
    Jesus no meio da popularidade
    Jesus no ano de oposição
    Jesus em seus últimos meses
    Os últimos dias de Jesus
    As horas de Jesus na cruz
    As aparições de Jesus depois de sua ressurreição
    As sete igrejas da Ásia
    Cena da vida e ministério de Pedro
    Esboço da vida de Paulo
    Chave do esboço da vida de Paulo
    Viagens de Paulo em seus primeiros anos
    Primeira viagem missionária de Paulo
    Segunda viagem missionária de Paulo
    Terceira viagem missionária de Paulo
    Viagem de Paulo a Roma
    Esboço histórico da obra evangelística e missionária da igreja primitiva
    Distancias a partir de Jerusalém
  • Índice Geral - uma lista alfabética de todos os temas com os números de conexão.
  • Retratos de Cristo - caráter e obra de Cristo, na perspectiva de Isaías, Mateus, Marcos, Lucas, João, Pedro e Apocalipse. Tudo sobre o cumprimento das profecias ordenadas cronologicamente;
  • Como iniciar o Estudo através da Bíblia Thompson
Podemos iniciar com um versículo qualquer e seguir milhares de tópicos ao longo da Bíblia Thompson. As ligações em cadeias conduzirá o leitor a um novo versículo, daí você acompanhará facilmente o tópico escolhido de Gênesis a Apocalipse. As cadeias aparecem no índice das páginas. Estas cadeias estão classificadas em diversos assuntos: doutrina, vida cristã, história, biografias e fundo bíblico. Em muitos casos esses temas subdividem-se em subtemas os quais permitem um estudo completo e abrangente. 

Estudo por texto:

Esta é outra forma de apreciar a Bíblia de referência Thompson. Tomemos por exemplo o texto de Romanos 5.1: “Sendo pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Observe que este texto possui diversas palavras chaves: justificado, fé, paz, Cristo, etc. Na lateral direita vemos algumas palavras relacionadas a elas: 2066 justificação pela fé; 177 paz (3), Ef 2.14; 4028 Cristo, a vida. Basta seguir os números e localizá-los no índice de temas em cadeia no final da bíblia, após o índice geral. Dependendo do tema, alguns assuntos podem ter vários números. 

Estudo por assunto:

Escolha um assunto qualquer da Bíblia e localize-o através do índice Geral. Por exemplo: “oração(ões)” então você encontrará mais de 40 subtópicos para este assunto: acesso por meio da oração (34), ânimo para a oração (2495) orações bem sucedidas (2928), breves (2930,2931) causas do fracasso na oração (2924), etc. Em fim, a Bíblia evangélica de Estudo Thompson pode ser usada devocionalmente como também para um estudo aprofundado.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.