TEXTO ÁUREO “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o ...
TEXTO ÁUREO
“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Co 9.16)
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
Vamos aprofundar a compreensão do texto áureo, explorando alguns aspectos, como a análise lexical, o contexto histórico e possíveis comentários de estudiosos:
1. Análise Lexical:
- Evangelho: A palavra "evangelho" tem raiz na palavra grega "euangelion", que significa "boa notícia" ou "boas novas". No contexto cristão, refere-se às boas novas da salvação por meio de Jesus Cristo.
- Gloriar: Derivada do termo grego "kauchēma," significa "glória" ou "jactância". Paulo destaca que não tem motivo para se gloriar ao anunciar o evangelho, pois considera isso como uma responsabilidade, não um mérito pessoal.
- Obrigação: Do grego "anagkē", expressa uma obrigação ou necessidade. Paulo sente que é compelido a pregar o evangelho, não por escolha pessoal, mas por uma missão imposta.
2. Contexto Histórico:
- A Primeira Epístola aos Coríntios foi escrita por Paulo por volta do ano 55-56 d.C. para a igreja em Corinto.
- O contexto aborda diversas questões enfrentadas pela comunidade cristã em Corinto, incluindo divisões internas, imoralidade e dúvidas teológicas.
- O trecho em questão faz parte de uma seção onde Paulo defende seu apostolado e explica sua atitude de se adaptar às diferentes circunstâncias para ganhar pessoas para Cristo.
3. Comentários e Estudos Bíblicos:
- Comentário Bíblico de Matthew Henry: Este comentário destaca a natureza da obrigação de Paulo de pregar o evangelho, ressaltando a paixão e a compaixão que ele sentia por aqueles que ainda não conheciam a mensagem de Cristo.
- Comentário Expositivo do Novo Testamento de Warren W. Wiersbe: Wiersbe enfatiza a urgência e a importância da proclamação do evangelho na vida do crente, destacando o chamado irresistível de Paulo para cumprir essa missão.
- Dicionário Bíblico Strong: Fornece definições detalhadas das palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia, ajudando a compreender melhor os significados originais. Ἐὰν γὰρ εὐαγγελίζωμαι, οὐκ ἔστιν μοι καύχημα, ἀνάγκη γὰρ μοί ἐπίκειται. οὐαὶ δέ μοι ἐστιν ἐὰν μὴ εὐαγγελίζωμαι. Essa é a transcrição do verso 16 do capítulo 9 da Primeira Epístola aos Coríntios no Novo Testamento em grego. O texto destaca a ênfase de Paulo na responsabilidade que sente de pregar o evangelho e a consequência grave que ele percebe se não cumprir essa missão.
- Enciclopédia da Bíblia de Easton: Oferece informações abrangentes sobre contextos históricos, geográficos e culturais, fornecendo uma visão mais ampla do cenário em que os textos bíblicos foram escritos.
Ao explorar esses recursos, é possível obter uma compreensão mais profunda do texto áureo e da riqueza da mensagem que Paulo compartilha sobre sua obrigação e compromisso em proclamar as boas novas do evangelho.
Comentários por Hubner Braz
Vamos aprofundar a compreensão do texto áureo, explorando alguns aspectos, como a análise lexical, o contexto histórico e possíveis comentários de estudiosos:
1. Análise Lexical:
- Evangelho: A palavra "evangelho" tem raiz na palavra grega "euangelion", que significa "boa notícia" ou "boas novas". No contexto cristão, refere-se às boas novas da salvação por meio de Jesus Cristo.
- Gloriar: Derivada do termo grego "kauchēma," significa "glória" ou "jactância". Paulo destaca que não tem motivo para se gloriar ao anunciar o evangelho, pois considera isso como uma responsabilidade, não um mérito pessoal.
- Obrigação: Do grego "anagkē", expressa uma obrigação ou necessidade. Paulo sente que é compelido a pregar o evangelho, não por escolha pessoal, mas por uma missão imposta.
2. Contexto Histórico:
- A Primeira Epístola aos Coríntios foi escrita por Paulo por volta do ano 55-56 d.C. para a igreja em Corinto.
- O contexto aborda diversas questões enfrentadas pela comunidade cristã em Corinto, incluindo divisões internas, imoralidade e dúvidas teológicas.
- O trecho em questão faz parte de uma seção onde Paulo defende seu apostolado e explica sua atitude de se adaptar às diferentes circunstâncias para ganhar pessoas para Cristo.
3. Comentários e Estudos Bíblicos:
- Comentário Bíblico de Matthew Henry: Este comentário destaca a natureza da obrigação de Paulo de pregar o evangelho, ressaltando a paixão e a compaixão que ele sentia por aqueles que ainda não conheciam a mensagem de Cristo.
- Comentário Expositivo do Novo Testamento de Warren W. Wiersbe: Wiersbe enfatiza a urgência e a importância da proclamação do evangelho na vida do crente, destacando o chamado irresistível de Paulo para cumprir essa missão.
- Dicionário Bíblico Strong: Fornece definições detalhadas das palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia, ajudando a compreender melhor os significados originais. Ἐὰν γὰρ εὐαγγελίζωμαι, οὐκ ἔστιν μοι καύχημα, ἀνάγκη γὰρ μοί ἐπίκειται. οὐαὶ δέ μοι ἐστιν ἐὰν μὴ εὐαγγελίζωμαι. Essa é a transcrição do verso 16 do capítulo 9 da Primeira Epístola aos Coríntios no Novo Testamento em grego. O texto destaca a ênfase de Paulo na responsabilidade que sente de pregar o evangelho e a consequência grave que ele percebe se não cumprir essa missão.
- Enciclopédia da Bíblia de Easton: Oferece informações abrangentes sobre contextos históricos, geográficos e culturais, fornecendo uma visão mais ampla do cenário em que os textos bíblicos foram escritos.
Ao explorar esses recursos, é possível obter uma compreensão mais profunda do texto áureo e da riqueza da mensagem que Paulo compartilha sobre sua obrigação e compromisso em proclamar as boas novas do evangelho.
VERDADE PRÁTICA
Pregar o Evangelho a toda a criatura não é uma opção, mas uma imposição divina.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A verdade prática expressa na afirmação é que, para muitos cristãos, a pregação do Evangelho não é apenas uma opção, mas é percebida como uma imposição divina. Essa perspectiva está alinhada com a compreensão de muitos cristãos de sua responsabilidade em compartilhar as boas novas de Jesus Cristo com outros. Vamos explorar alguns pontos relacionados a essa verdade prática:
1. Mandato Bíblico:
- A ideia de pregar o Evangelho a toda criatura está fundamentada nas palavras de Jesus antes de sua ascensão, conforme registrado em Marcos 16:15 (Almeida Revista e Atualizada): "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
- Esse mandato de Jesus é frequentemente considerado pelos cristãos como uma ordem direta de compartilhar a mensagem de salvação.
2. Responsabilidade e Compromisso:
- Muitos cristãos percebem a pregação do Evangelho não apenas como uma tarefa a ser cumprida, mas como uma responsabilidade imposta por sua fé e convicção.
- A noção de imposição divina sugere uma obrigação moral e espiritual que transcende escolhas pessoais.
3. Consequências da Obediência ou Desobediência:
- A expressão "ai de mim" no texto áureo (1 Coríntios 9.16) enfatiza as sérias consequências percebidas por aqueles que não cumprem a obrigação de pregar o Evangelho.
- A visão de que a pregação do Evangelho é uma imposição divina muitas vezes está associada à crença nas consequências eternas da obediência ou desobediência a esse mandato.
4. Diversidade nas Abordagens:
- Enquanto a obrigação de pregar é universal, as abordagens podem variar. Alguns cristãos se envolvem em missões globais, enquanto outros compartilham sua fé em seu ambiente cotidiano.
- A interpretação dessa imposição divina pode influenciar as atividades missionárias, evangelísticas e caritativas de comunidades cristãs em todo o mundo.
Em resumo, a verdade prática destacada enfatiza a perspectiva de muitos cristãos de que a pregação do Evangelho não é apenas uma escolha, mas uma imposição divina que carrega consigo um sentido de responsabilidade, compromisso e consciência das consequências espirituais.
Comentários por Hubner Braz
A verdade prática expressa na afirmação é que, para muitos cristãos, a pregação do Evangelho não é apenas uma opção, mas é percebida como uma imposição divina. Essa perspectiva está alinhada com a compreensão de muitos cristãos de sua responsabilidade em compartilhar as boas novas de Jesus Cristo com outros. Vamos explorar alguns pontos relacionados a essa verdade prática:
1. Mandato Bíblico:
- A ideia de pregar o Evangelho a toda criatura está fundamentada nas palavras de Jesus antes de sua ascensão, conforme registrado em Marcos 16:15 (Almeida Revista e Atualizada): "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
- Esse mandato de Jesus é frequentemente considerado pelos cristãos como uma ordem direta de compartilhar a mensagem de salvação.
2. Responsabilidade e Compromisso:
- Muitos cristãos percebem a pregação do Evangelho não apenas como uma tarefa a ser cumprida, mas como uma responsabilidade imposta por sua fé e convicção.
- A noção de imposição divina sugere uma obrigação moral e espiritual que transcende escolhas pessoais.
3. Consequências da Obediência ou Desobediência:
- A expressão "ai de mim" no texto áureo (1 Coríntios 9.16) enfatiza as sérias consequências percebidas por aqueles que não cumprem a obrigação de pregar o Evangelho.
- A visão de que a pregação do Evangelho é uma imposição divina muitas vezes está associada à crença nas consequências eternas da obediência ou desobediência a esse mandato.
4. Diversidade nas Abordagens:
- Enquanto a obrigação de pregar é universal, as abordagens podem variar. Alguns cristãos se envolvem em missões globais, enquanto outros compartilham sua fé em seu ambiente cotidiano.
- A interpretação dessa imposição divina pode influenciar as atividades missionárias, evangelísticas e caritativas de comunidades cristãs em todo o mundo.
Em resumo, a verdade prática destacada enfatiza a perspectiva de muitos cristãos de que a pregação do Evangelho não é apenas uma escolha, mas uma imposição divina que carrega consigo um sentido de responsabilidade, compromisso e consciência das consequências espirituais.
--------------------------------------------------------------📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI--------------------------------------------------------------LEITURA DIÁRIA
DINÂMICA LIÇÃO 13: Comentários por Hubner Braz
1- EM BREVE...
DINÂMICA LIÇÃO 13:
Comentários por Hubner Braz
1- EM BREVE...
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
Versículo 9: Neste versículo, os redimidos estão proclamando a dignidade de Jesus, que é considerado digno de abrir os selos do livro, simbolizando autoridade e controle sobre a história.
- Digno: No grego, a palavra é "axios," indicando merecimento e valor.
- Compraste: Derivado de "agorazo," que implica a ideia de comprar algo no mercado. Aqui, refere-se ao resgate feito por meio do sangue de Jesus.
- Tribo, língua, povo, nação: Palavras que enfatizam a universalidade da redenção.
Versículo 10: Este versículo destaca a função dos redimidos como reis e sacerdotes, indicando uma posição de reinado e acesso direto a Deus.
- Reis e sacerdotes: Reflete a ideia de participação no governo divino e na intercessão espiritual.
- Reinarão sobre a terra: Indica uma participação ativa na regência divina sobre a criação.
Versículo 11: Descreve a grandiosa cena celestial com a multidão de anjos, animais e anciãos louvando a dignidade do Cordeiro.
- Milhões de milhões e milhares de milhares: Enfatiza a magnitude incontável da multidão celestial.
Versículo 12: Os louvores à dignidade do Cordeiro incluem atributos como poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e ações de graças.
- Digno é o Cordeiro: A palavra "digno" é novamente enfatizada, realçando a merecimento e honra de Jesus.
Versículo 13: Todos os seres criados nos céus, na terra e no mar se unem no reconhecimento da majestade de Deus e do Cordeiro.
- Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro: Reflete adoração conjunta ao Pai e ao Filho.
Versículo 14: Os animais e anciãos proclamam "Amém!" como um selo de concordância, seguido pela adoração prostrada ao Deus eterno.
- Amém: Expressão de concordância e firmeza.
- Prostraram-se: Indica uma reverência profunda diante da divindade.
Contexto: Este trecho faz parte de uma visão celestial descrita por João em Apocalipse, onde a adoração ao Cordeiro é central. A universalidade da redenção é destacada, mostrando que pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações participam dessa adoração.
Este capítulo retrata uma cena de adoração celeste, ressaltando a centralidade de Jesus Cristo como o Cordeiro digno de honra e louvor universal. As raízes das palavras e o contexto contribuem para uma compreensão mais profunda desses versículos.
Comentários por Hubner Braz
Versículo 9: Neste versículo, os redimidos estão proclamando a dignidade de Jesus, que é considerado digno de abrir os selos do livro, simbolizando autoridade e controle sobre a história.
- Digno: No grego, a palavra é "axios," indicando merecimento e valor.
- Compraste: Derivado de "agorazo," que implica a ideia de comprar algo no mercado. Aqui, refere-se ao resgate feito por meio do sangue de Jesus.
- Tribo, língua, povo, nação: Palavras que enfatizam a universalidade da redenção.
Versículo 10: Este versículo destaca a função dos redimidos como reis e sacerdotes, indicando uma posição de reinado e acesso direto a Deus.
- Reis e sacerdotes: Reflete a ideia de participação no governo divino e na intercessão espiritual.
- Reinarão sobre a terra: Indica uma participação ativa na regência divina sobre a criação.
Versículo 11: Descreve a grandiosa cena celestial com a multidão de anjos, animais e anciãos louvando a dignidade do Cordeiro.
- Milhões de milhões e milhares de milhares: Enfatiza a magnitude incontável da multidão celestial.
Versículo 12: Os louvores à dignidade do Cordeiro incluem atributos como poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e ações de graças.
- Digno é o Cordeiro: A palavra "digno" é novamente enfatizada, realçando a merecimento e honra de Jesus.
Versículo 13: Todos os seres criados nos céus, na terra e no mar se unem no reconhecimento da majestade de Deus e do Cordeiro.
- Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro: Reflete adoração conjunta ao Pai e ao Filho.
Versículo 14: Os animais e anciãos proclamam "Amém!" como um selo de concordância, seguido pela adoração prostrada ao Deus eterno.
- Amém: Expressão de concordância e firmeza.
- Prostraram-se: Indica uma reverência profunda diante da divindade.
Contexto: Este trecho faz parte de uma visão celestial descrita por João em Apocalipse, onde a adoração ao Cordeiro é central. A universalidade da redenção é destacada, mostrando que pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações participam dessa adoração.
Este capítulo retrata uma cena de adoração celeste, ressaltando a centralidade de Jesus Cristo como o Cordeiro digno de honra e louvor universal. As raízes das palavras e o contexto contribuem para uma compreensão mais profunda desses versículos.
PLANO DE AULA
RESUMO ENSINADOR CRISTÃO – LIÇÃO 13 – O PROPÓSITO DE MISSÕES
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor. Nesta lição, veremos que Deus tem um propósito universal para a Sua igreja. A missão de pregar o Evangelho deve alcan çar todos os povos, etnias, línguas e nações; grandes, pequenos, ricos ou pobres, pois diante de Deus não há acepção de pessoas (Rm 2.11). Todos pecaram e destituídos se encontram da presença de Deus (Rm 3.23). Cabe à igreja do Senhor a responsabilidade de anunciar o caminho para que os pecadores possam encontrar a salvação. Não se trata apenas de um chamado, mas de um dever honroso que Deus conferiu à Sua Igreja.
Nessa perspectiva, a Bíblia de Estudo Pentecostal discorre que "o próprio Cristo institui a obra missionária cristã como uma tarefa santa e obrigatória da igreja. Missões é um tema prioritário, tanto no Antigo como no Novo Testamento (Gn 22.18; 1 Rs 8.41-43; SI 72.8- 11; Is 2.3; 45.22-25; Mt 28.19; At 1.8; 28.28; Ef 2.14-18)" (CPAD, 1995, p. 1565). Devemos compreender que a obra missionária é prioridade da igreja, haja vista que se trata de um dever inerente à sua existência neste mundo.
(REVISTA ENSINADOR CRISTÃO, Ed 95 – pg 42)
INTRODUÇÃO
O propósito da Igreja de Cristo neste mundo é o de proclamar a mensagem de salvação até Jesus voltar. Claramente, a Palavra de Deus nos mostra que a missão da Igreja envolve um propósito global, ou seja, a missão de pregar o Evangelho a cada criatura. Não importa a língua, a cultura ou o contexto econômico, cada pessoa deste mundo deve conhecer a respeito de Jesus e de sua mensagem de salvação. Esse é o assunto que estudaremos nesta semana.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A introdução destaca o propósito da Igreja de Cristo, enfatizando a missão global de proclamar a mensagem de salvação até a volta de Jesus. Essa perspectiva está fundamentada nas Escrituras, que revelam a universalidade da redenção e a responsabilidade da igreja em levar o Evangelho a todas as nações.
Referências Bíblicas:
- Marcos 16:15: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
- Mateus 28:19-20: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado..."
Essas passagens ressaltam o mandato de Jesus aos discípulos de proclamarem o Evangelho a toda criatura e fazerem discípulos de todas as nações.
Raiz das Palavras:
- Proclamar: Do grego "kērússō," que implica a ideia de anunciar como um arauto público, ressaltando a urgência e a solenidade da mensagem.
- Evangelho: Do grego "euangelion," que significa "boa notícia" ou "boas novas." Reflete a mensagem central da salvação em Jesus Cristo.
Contexto:
- A introdução destaca o propósito global da missão da igreja, alinhando-se com a visão bíblica de uma redenção abrangente.
- A referência à volta de Jesus indica uma perspectiva escatológica, enfatizando que a missão da igreja continua até a consumação dos tempos.
- A ênfase na diversidade linguística, cultural e econômica destaca a universalidade da mensagem de salvação, independente de barreiras humanas.
Comentário Cristão Profundo:
- A missão global da igreja não é apenas uma tarefa a ser cumprida, mas uma expressão do amor redentor de Deus por toda a humanidade. É uma resposta à graça recebida e um reflexo do desejo divino de que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4).
- A universalidade da redenção ressalta a importância de uma abordagem inclusiva na evangelização, buscando alcançar todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social.
- O propósito da igreja vai além de uma mera atividade religiosa; é um chamado para participar ativamente da obra redentora de Deus, sendo embaixadores da reconciliação (2 Coríntios 5:18-20).
- A compreensão profunda da missão da igreja exige um compromisso contínuo com a oração, a busca da sabedoria divina e a capacitação do Espírito Santo para cumprir eficazmente o mandato de proclamar a mensagem transformadora de Cristo a todas as pessoas.
A introdução apresenta um chamado impactante à ação global da igreja, fundamentado na Palavra de Deus e na compreensão profunda do propósito redentor divino. Essa missão não é apenas um dever, mas uma resposta amorosa e participativa à graça de Deus, destacando a urgência de compartilhar as boas novas até a consumação dos tempos.
Comentários por Hubner Braz
A introdução destaca o propósito da Igreja de Cristo, enfatizando a missão global de proclamar a mensagem de salvação até a volta de Jesus. Essa perspectiva está fundamentada nas Escrituras, que revelam a universalidade da redenção e a responsabilidade da igreja em levar o Evangelho a todas as nações.
Referências Bíblicas:
- Marcos 16:15: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
- Mateus 28:19-20: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado..."
Essas passagens ressaltam o mandato de Jesus aos discípulos de proclamarem o Evangelho a toda criatura e fazerem discípulos de todas as nações.
Raiz das Palavras:
- Proclamar: Do grego "kērússō," que implica a ideia de anunciar como um arauto público, ressaltando a urgência e a solenidade da mensagem.
- Evangelho: Do grego "euangelion," que significa "boa notícia" ou "boas novas." Reflete a mensagem central da salvação em Jesus Cristo.
Contexto:
- A introdução destaca o propósito global da missão da igreja, alinhando-se com a visão bíblica de uma redenção abrangente.
- A referência à volta de Jesus indica uma perspectiva escatológica, enfatizando que a missão da igreja continua até a consumação dos tempos.
- A ênfase na diversidade linguística, cultural e econômica destaca a universalidade da mensagem de salvação, independente de barreiras humanas.
Comentário Cristão Profundo:
- A missão global da igreja não é apenas uma tarefa a ser cumprida, mas uma expressão do amor redentor de Deus por toda a humanidade. É uma resposta à graça recebida e um reflexo do desejo divino de que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4).
- A universalidade da redenção ressalta a importância de uma abordagem inclusiva na evangelização, buscando alcançar todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social.
- O propósito da igreja vai além de uma mera atividade religiosa; é um chamado para participar ativamente da obra redentora de Deus, sendo embaixadores da reconciliação (2 Coríntios 5:18-20).
- A compreensão profunda da missão da igreja exige um compromisso contínuo com a oração, a busca da sabedoria divina e a capacitação do Espírito Santo para cumprir eficazmente o mandato de proclamar a mensagem transformadora de Cristo a todas as pessoas.
A introdução apresenta um chamado impactante à ação global da igreja, fundamentado na Palavra de Deus e na compreensão profunda do propósito redentor divino. Essa missão não é apenas um dever, mas uma resposta amorosa e participativa à graça de Deus, destacando a urgência de compartilhar as boas novas até a consumação dos tempos.
Palavra chave: Propósito
COMENTÁRIO EXTRA:
Comentários por Hubner Braz
A palavra-chave "propósito" tem uma importância fundamental na perspectiva bíblica, revelando o plano soberano de Deus para a criação, a redenção e a vida humana. Algumas passagens bíblicas que ilustram essa visão são:
- Romanos 8:28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." - Aqui, o propósito de Deus é associado ao bem daqueles que o amam, destacando a soberania divina na orientação dos eventos.
- Efésios 1:11: "Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade." - Esta passagem sublinha que somos parte do propósito divino, predestinados conforme a vontade soberana de Deus.
- Jeremias 29:11: "Porque eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." - Deus revela Seu propósito de bênção e esperança para Seu povo.
Raiz das Palavras:
- Propósito: A palavra em português tem sua raiz no latim "propositum," que significa "aquilo que se coloca diante." No contexto bíblico, o propósito de Deus é algo que Ele estabeleceu e colocou diante de Sua criação como um plano premeditado.
- Conselho (Efésios 1:11): A palavra grega é "boulē," que denota a decisão ou propósito deliberado e sábio de Deus.
Dicionário Bíblico:
- Propósito: No contexto bíblico, o propósito de Deus refere-se ao Seu plano soberano e intencional para a criação, redenção e restauração. É a expressão da vontade divina que guia e direciona todas as coisas de acordo com o Seu conselho sábio.
- Predestinação (Efésios 1:11): Refere-se à decisão antecipada e soberana de Deus de destinar aqueles que creem para a filiação divina, de acordo com Seu propósito.
Conclusão:
A palavra-chave "propósito" na visão bíblica representa não apenas um plano genérico, mas a vontade deliberada e sábia de Deus para a humanidade. Essa visão é fundamentada em passagens que destacam a soberania divina, a predestinação segundo o propósito de Deus e a promessa de um futuro e esperança. A raiz das palavras revela a natureza intencional e planejada do propósito, enquanto o dicionário bíblico amplia essa compreensão, contextualizando-a dentro da vontade divina que guia toda a história e a existência humana.
Comentários por Hubner Braz
A palavra-chave "propósito" tem uma importância fundamental na perspectiva bíblica, revelando o plano soberano de Deus para a criação, a redenção e a vida humana. Algumas passagens bíblicas que ilustram essa visão são:
- Romanos 8:28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." - Aqui, o propósito de Deus é associado ao bem daqueles que o amam, destacando a soberania divina na orientação dos eventos.
- Efésios 1:11: "Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade." - Esta passagem sublinha que somos parte do propósito divino, predestinados conforme a vontade soberana de Deus.
- Jeremias 29:11: "Porque eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." - Deus revela Seu propósito de bênção e esperança para Seu povo.
Raiz das Palavras:
- Propósito: A palavra em português tem sua raiz no latim "propositum," que significa "aquilo que se coloca diante." No contexto bíblico, o propósito de Deus é algo que Ele estabeleceu e colocou diante de Sua criação como um plano premeditado.
- Conselho (Efésios 1:11): A palavra grega é "boulē," que denota a decisão ou propósito deliberado e sábio de Deus.
Dicionário Bíblico:
- Propósito: No contexto bíblico, o propósito de Deus refere-se ao Seu plano soberano e intencional para a criação, redenção e restauração. É a expressão da vontade divina que guia e direciona todas as coisas de acordo com o Seu conselho sábio.
- Predestinação (Efésios 1:11): Refere-se à decisão antecipada e soberana de Deus de destinar aqueles que creem para a filiação divina, de acordo com Seu propósito.
Conclusão:
A palavra-chave "propósito" na visão bíblica representa não apenas um plano genérico, mas a vontade deliberada e sábia de Deus para a humanidade. Essa visão é fundamentada em passagens que destacam a soberania divina, a predestinação segundo o propósito de Deus e a promessa de um futuro e esperança. A raiz das palavras revela a natureza intencional e planejada do propósito, enquanto o dicionário bíblico amplia essa compreensão, contextualizando-a dentro da vontade divina que guia toda a história e a existência humana.
I- O ALVO DA OBRA MISSIONÁRIA
1- O fundamento da realidade salvífica. Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus de redimir a humanidade desde o livro de Gênesis. Por exemplo, em Apocalipse 5 há o relato de uma grande multidão de pessoas redimidas pelo sangue de Jesus: “Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação” (Ap 5.9). Isso aqui é o resultado produzido pela obra de Cristo no Calvário. Nesse sentido, anunciar essa realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A seção destaca o alvo da obra missionária, enfocando o fundamento da realidade salvífica presente no livro do Apocalipse. A análise a seguir aborda a visão bíblica, raiz das palavras e contexto.
1. Visão Bíblica:
A visão bíblica apresentada destaca o propósito de Deus de redimir a humanidade, evidenciado desde o livro de Gênesis até o Apocalipse. A referência a Apocalipse 5.9 ressalta a obra redentora de Jesus no Calvário, resultando na redenção de pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações. O alvo sublime da obra missionária é, portanto, anunciar essa realidade salvífica a toda a humanidade.
2. Raiz das Palavras:
- Redenção: Derivada do latim "redemptio," refere-se à ação de resgatar ou comprar de volta. No contexto bíblico, destaca a libertação do pecado e da condenação.
- Sangue de Jesus: A expressão destaca o sacrifício de Jesus na cruz, simbolizando a redenção e a purificação dos pecados.
3. Contexto:
- A referência ao Apocalipse enfatiza a visão escatológica da redenção, indicando que o propósito de Deus de salvar a humanidade culmina na consumação dos tempos.
- O alvo da obra missionária é apresentado como a proclamação dessa realidade salvífica, destacando a universalidade da mensagem e a inclusão de todas as pessoas.
4. Aplicação Prática:
- O entendimento profundo dessa visão bíblica implica que a obra missionária não é apenas uma atividade, mas a participação ativa no propósito divino de reconciliar a humanidade consigo mesma.
- A raiz das palavras, especialmente a ideia de redenção, ressalta a natureza libertadora da mensagem cristã, proporcionando esperança e transformação.
- No contexto atual, a aplicação prática envolve um compromisso contínuo em compartilhar a mensagem de salvação de maneira relevante e inclusiva, reconhecendo a diversidade e universalidade da redenção.
Conclusão:
A compreensão do alvo da obra missionária, fundamentado na realidade salvífica apresentada no Apocalipse, revela que a proclamação da redenção através do sacrifício de Jesus é o cerne da missão cristã. Essa visão, ancorada na raiz das palavras e contextualizada na obra completa de Deus, inspira uma abordagem dedicada e inclusiva na missão de levar a mensagem de esperança a todas as pessoas.
Comentários por Hubner Braz
A seção destaca o alvo da obra missionária, enfocando o fundamento da realidade salvífica presente no livro do Apocalipse. A análise a seguir aborda a visão bíblica, raiz das palavras e contexto.
1. Visão Bíblica:
A visão bíblica apresentada destaca o propósito de Deus de redimir a humanidade, evidenciado desde o livro de Gênesis até o Apocalipse. A referência a Apocalipse 5.9 ressalta a obra redentora de Jesus no Calvário, resultando na redenção de pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações. O alvo sublime da obra missionária é, portanto, anunciar essa realidade salvífica a toda a humanidade.
2. Raiz das Palavras:
- Redenção: Derivada do latim "redemptio," refere-se à ação de resgatar ou comprar de volta. No contexto bíblico, destaca a libertação do pecado e da condenação.
- Sangue de Jesus: A expressão destaca o sacrifício de Jesus na cruz, simbolizando a redenção e a purificação dos pecados.
3. Contexto:
- A referência ao Apocalipse enfatiza a visão escatológica da redenção, indicando que o propósito de Deus de salvar a humanidade culmina na consumação dos tempos.
- O alvo da obra missionária é apresentado como a proclamação dessa realidade salvífica, destacando a universalidade da mensagem e a inclusão de todas as pessoas.
4. Aplicação Prática:
- O entendimento profundo dessa visão bíblica implica que a obra missionária não é apenas uma atividade, mas a participação ativa no propósito divino de reconciliar a humanidade consigo mesma.
- A raiz das palavras, especialmente a ideia de redenção, ressalta a natureza libertadora da mensagem cristã, proporcionando esperança e transformação.
- No contexto atual, a aplicação prática envolve um compromisso contínuo em compartilhar a mensagem de salvação de maneira relevante e inclusiva, reconhecendo a diversidade e universalidade da redenção.
Conclusão:
A compreensão do alvo da obra missionária, fundamentado na realidade salvífica apresentada no Apocalipse, revela que a proclamação da redenção através do sacrifício de Jesus é o cerne da missão cristã. Essa visão, ancorada na raiz das palavras e contextualizada na obra completa de Deus, inspira uma abordagem dedicada e inclusiva na missão de levar a mensagem de esperança a todas as pessoas.
2- Um propósito global. Em Mateus 28.18-20, a palavra “toda” traz a mesma conotação de alcance em que encontramos em Apocalipse 5. Isso reitera o princípio universal de nossa missão. Nesse caso, pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja. Essa noção de universalidade, ou totalidade, relacionada ao alcance do Evangelho, nos responsabiliza como parte integrante desse poderoso e grandioso projeto de Deus: a obra missionária (1 Co 9.16). Diante dessa assertiva, nosso dever básico é o de proclamar o Evangelho a todos os povos.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A segunda parte destaca o propósito global da obra missionária, utilizando as passagens de Mateus 28.18-20 e 1 Coríntios 9.16. Vamos explorar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a esse propósito.
1. Visão Bíblica:
A referência a Mateus 28.18-20, conhecida como a Grande Comissão, destaca a universalidade da missão dada por Jesus aos seus discípulos. O termo "toda" ressalta a abrangência dessa missão, que é estendida a todas as nações. A conexão com Apocalipse 5 destaca a continuidade desse propósito global ao longo da história bíblica.
2. Raiz das Palavras:
- Toda: Do grego "panta," denota totalidade e abrangência. Na Grande Comissão, a palavra destaca que a missão é para todas as nações, sem exceção.
3. Contexto:
- A Grande Comissão ocorre após a ressurreição de Jesus, quando Ele comissiona seus discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, batizando e ensinando.
- A referência a 1 Coríntios 9.16, onde Paulo expressa a necessidade de pregar o Evangelho, enfatiza a responsabilidade pessoal do apóstolo e, por extensão, de todos os cristãos, na proclamação universal da mensagem.
4. Aplicação Prática:
- O propósito glorioso de Deus para sua igreja é proclamar o Evangelho a todas as etnias e povos. Essa visão demanda uma abordagem ativa e inclusiva na obra missionária.
- A universalidade da missão nos desafia a superar barreiras culturais e geográficas, reconhecendo que todos os povos têm direito a ouvir a mensagem transformadora de Cristo.
- A responsabilidade destacada em 1 Coríntios 9.16 ressalta que pregar o Evangelho não é uma opção, mas um dever inalienável para todos os seguidores de Cristo.
O propósito global da obra missionária, fundamentado na Grande Comissão e na responsabilidade destacada por Paulo, destaca a universalidade da mensagem redentora de Cristo. Essa visão inspira a igreja a se engajar ativamente na missão de levar o Evangelho a todas as nações, reconhecendo a importância de cada indivíduo e grupo étnico no plano glorioso de Deus. A aplicação prática desse propósito exige uma abordagem diligente e comprometida com a proclamação do Evangelho a todos os povos.
Comentários por Hubner Braz
A segunda parte destaca o propósito global da obra missionária, utilizando as passagens de Mateus 28.18-20 e 1 Coríntios 9.16. Vamos explorar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a esse propósito.
1. Visão Bíblica:
A referência a Mateus 28.18-20, conhecida como a Grande Comissão, destaca a universalidade da missão dada por Jesus aos seus discípulos. O termo "toda" ressalta a abrangência dessa missão, que é estendida a todas as nações. A conexão com Apocalipse 5 destaca a continuidade desse propósito global ao longo da história bíblica.
2. Raiz das Palavras:
- Toda: Do grego "panta," denota totalidade e abrangência. Na Grande Comissão, a palavra destaca que a missão é para todas as nações, sem exceção.
3. Contexto:
- A Grande Comissão ocorre após a ressurreição de Jesus, quando Ele comissiona seus discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, batizando e ensinando.
- A referência a 1 Coríntios 9.16, onde Paulo expressa a necessidade de pregar o Evangelho, enfatiza a responsabilidade pessoal do apóstolo e, por extensão, de todos os cristãos, na proclamação universal da mensagem.
4. Aplicação Prática:
- O propósito glorioso de Deus para sua igreja é proclamar o Evangelho a todas as etnias e povos. Essa visão demanda uma abordagem ativa e inclusiva na obra missionária.
- A universalidade da missão nos desafia a superar barreiras culturais e geográficas, reconhecendo que todos os povos têm direito a ouvir a mensagem transformadora de Cristo.
- A responsabilidade destacada em 1 Coríntios 9.16 ressalta que pregar o Evangelho não é uma opção, mas um dever inalienável para todos os seguidores de Cristo.
O propósito global da obra missionária, fundamentado na Grande Comissão e na responsabilidade destacada por Paulo, destaca a universalidade da mensagem redentora de Cristo. Essa visão inspira a igreja a se engajar ativamente na missão de levar o Evangelho a todas as nações, reconhecendo a importância de cada indivíduo e grupo étnico no plano glorioso de Deus. A aplicação prática desse propósito exige uma abordagem diligente e comprometida com a proclamação do Evangelho a todos os povos.
SINOPSE I
O alvo da obra missionária é apresentar o plano de salvação a todo o pecador.
II- PREGAR O EVANGELHO: A RESPONSABILIDADE DE TODO CRISTÃO
1- Qual é a nossa disposição? Como está a nossa disposição em levar o Evangelho a todo o mundo? Você sabia que a vinda do Senhor Jesus tem a ver com a execução dessa ordenança (Mt 24.14)? A luz dessa grande urgência evangélica, o que temos feito em prol do Reino de Deus (Ec 9.10; 2 Co 5.10; Ap 22.12)? Temos formado obreiros suficientes para cumprir a Grande Comissão? E os jovens crentes? Eles enxergam a grande urgência deste trabalho (Jo 4.35)? Estamos prontos a dar a vida por essa grande obra (At 20.24)?
Essas perguntas contribuem para atentarmos uma grande realidade, ou seja, se a igreja não atender ao apelo divino da Grande Comissão, se houver omissão por parte de seus líderes, e se os crentes não se dispuserem a ir ao campo, e se o mundo não receber o Evangelho nesta dispensação da Graça, haverá um duro juízo contra os negligentes (Mt 24-45- 51; 25.14-30).
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A segunda parte destaca a responsabilidade de todo cristão na pregação do Evangelho e levanta questionamentos sobre a disposição da igreja em cumprir a Grande Comissão. Vamos analisar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a essa responsabilidade.
1. Visão Bíblica:
- A referência a Mateus 24.14 destaca que a vinda do Senhor Jesus está vinculada à execução da ordenança de pregar o Evangelho a todo o mundo. Essa passagem revela a urgência e a importância dessa missão.
- As perguntas levantadas sobre a disposição dos crentes, a formação de obreiros, a conscientização dos jovens e a prontidão para sacrifícios (como mencionado em Atos 20.24) enfatizam a responsabilidade individual e coletiva na obra missionária.
2. Raiz das Palavras:
- Urgência: Originada do latim "urgentia," denota a qualidade de algo que demanda pronta ação. No contexto evangélico, a urgência refere-se à necessidade imediata de proclamar o Evangelho.
3. Contexto:
- As passagens citadas, como Mateus 24.45-51 e Mateus 25.14-30, ilustram a responsabilidade dos servos na administração dos talentos dados por Deus. A omissão e negligência são confrontadas com um duro juízo.
- A referência a João 4.35 destaca a visão de Jesus sobre a urgência da colheita espiritual, incentivando os discípulos a perceberem o momento oportuno para a obra.
4. Aplicação Prática:
- A análise das próprias disposições e ações em relação à pregação do Evangelho é crucial. A conscientização sobre a urgência evangélica deve levar a uma reflexão honesta sobre o envolvimento pessoal na missão.
- A formação de obreiros e a orientação dos jovens na compreensão da urgência missionária são aspectos importantes para o cumprimento eficaz da Grande Comissão.
- A referência a Atos 20.24 ressalta a prontidão para sacrifícios pessoais em prol da obra missionária, indicando que os cristãos devem estar dispostos a dar suas vidas por essa grande causa.
Conclusão:
A responsabilidade de todo cristão na pregação do Evangelho é apresentada como uma tarefa urgente e inadiável, com implicações sérias para a negligência. As perguntas provocativas convidam os crentes a avaliarem sinceramente sua disposição e ação diante dessa responsabilidade. A visão bíblica, a raiz das palavras e o contexto reforçam a importância da prontidão, formação de obreiros e a consciência da urgência na missão cristã. A aplicação prática desses princípios requer um compromisso sério com a obra missionária, entendendo que a negligência pode resultar em juízo divino.
COMENTÁRIO EXTRA:
Comentários por Hubner Braz
A segunda parte destaca a responsabilidade de todo cristão na pregação do Evangelho e levanta questionamentos sobre a disposição da igreja em cumprir a Grande Comissão. Vamos analisar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a essa responsabilidade.
1. Visão Bíblica:
- A referência a Mateus 24.14 destaca que a vinda do Senhor Jesus está vinculada à execução da ordenança de pregar o Evangelho a todo o mundo. Essa passagem revela a urgência e a importância dessa missão.
- As perguntas levantadas sobre a disposição dos crentes, a formação de obreiros, a conscientização dos jovens e a prontidão para sacrifícios (como mencionado em Atos 20.24) enfatizam a responsabilidade individual e coletiva na obra missionária.
2. Raiz das Palavras:
- Urgência: Originada do latim "urgentia," denota a qualidade de algo que demanda pronta ação. No contexto evangélico, a urgência refere-se à necessidade imediata de proclamar o Evangelho.
3. Contexto:
- As passagens citadas, como Mateus 24.45-51 e Mateus 25.14-30, ilustram a responsabilidade dos servos na administração dos talentos dados por Deus. A omissão e negligência são confrontadas com um duro juízo.
- A referência a João 4.35 destaca a visão de Jesus sobre a urgência da colheita espiritual, incentivando os discípulos a perceberem o momento oportuno para a obra.
4. Aplicação Prática:
- A análise das próprias disposições e ações em relação à pregação do Evangelho é crucial. A conscientização sobre a urgência evangélica deve levar a uma reflexão honesta sobre o envolvimento pessoal na missão.
- A formação de obreiros e a orientação dos jovens na compreensão da urgência missionária são aspectos importantes para o cumprimento eficaz da Grande Comissão.
- A referência a Atos 20.24 ressalta a prontidão para sacrifícios pessoais em prol da obra missionária, indicando que os cristãos devem estar dispostos a dar suas vidas por essa grande causa.
Conclusão:
A responsabilidade de todo cristão na pregação do Evangelho é apresentada como uma tarefa urgente e inadiável, com implicações sérias para a negligência. As perguntas provocativas convidam os crentes a avaliarem sinceramente sua disposição e ação diante dessa responsabilidade. A visão bíblica, a raiz das palavras e o contexto reforçam a importância da prontidão, formação de obreiros e a consciência da urgência na missão cristã. A aplicação prática desses princípios requer um compromisso sério com a obra missionária, entendendo que a negligência pode resultar em juízo divino.
2- “Pois me é imposta essa obrigação “. O apóstolo Paulo via a responsabilidade de pregar o Evangelho como uma obrigação imposta a ele (1 Co 9.16). A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros: 1) a obrigação; 2) a punição. O apóstolo estava consciente de que pregar o Evangelho é uma obrigação que inside privilégio, pois é a partir do que Cristo fez por nós. Nesse sentido, é um ato de obediência a Deus. Contudo, essa obrigação também leva em conta a punição em relação à recusa sistemática dessa obrigação imposta ao apóstolo. Ora, pregar o Evangelho não é uma opção para o cristão, mas uma imposição divina.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A segunda parte aborda a perspectiva do apóstolo Paulo sobre a responsabilidade de pregar o Evangelho como uma obrigação imposta a ele. Vamos explorar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a essa obrigação divina.
1. Visão Bíblica:
- A referência a 1 Coríntios 9.16 destaca a convicção profunda de Paulo de que a pregação do Evangelho não é uma escolha, mas uma obrigação imposta a ele por Deus. A expressão "ai de mim se não pregar o Evangelho" revela a seriedade dessa obrigação.
2. Raiz das Palavras:
- Obrigação: Originada do latim "obligatio," denota um dever moral ou compromisso que impõe uma responsabilidade. No contexto de Paulo, essa obrigação é divinamente imposta.
3. Contexto:
- No contexto mais amplo de 1 Coríntios 9, Paulo fala sobre sua abnegação em relação aos direitos pessoais em prol do Evangelho. Ele destaca que, embora tenha liberdade, ele escolhe se submeter a uma obrigação divina para alcançar mais pessoas com a mensagem de Cristo.
4. Aplicação Prática:
- A visão bíblica apresentada sugere que a pregação do Evangelho não é apenas um privilégio, mas uma obrigação divina. Esse entendimento transforma a perspectiva de pregar de algo opcional para algo essencial e inalienável.
- A raiz da palavra "obrigação" destaca que esse dever é moralmente vinculativo e não depende de preferências pessoais. Pregar o Evangelho é um ato de obediência a Deus, fundamentado no que Cristo fez por nós.
- A conscientização da punição mencionada por Paulo indica que a recusa sistemática dessa obrigação divina não é tomada levianamente. A responsabilidade de pregar o Evangelho é séria e carrega consequências.
Conclusão:
A perspectiva do apóstolo Paulo destaca a pregação do Evangelho como uma obrigação divina, combinando a ideia de dever moral com a seriedade da responsabilidade espiritual. Essa visão desafia os cristãos a considerarem a pregação como algo mais do que um privilégio, mas como uma resposta obediente ao chamado de Deus. A aplicação prática envolve uma abordagem séria e comprometida com a obrigação divina de proclamar a mensagem redentora de Cristo.
COMENTÁRIO EXTRA:
Comentários por Hubner Braz
A segunda parte aborda a perspectiva do apóstolo Paulo sobre a responsabilidade de pregar o Evangelho como uma obrigação imposta a ele. Vamos explorar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a essa obrigação divina.
1. Visão Bíblica:
- A referência a 1 Coríntios 9.16 destaca a convicção profunda de Paulo de que a pregação do Evangelho não é uma escolha, mas uma obrigação imposta a ele por Deus. A expressão "ai de mim se não pregar o Evangelho" revela a seriedade dessa obrigação.
2. Raiz das Palavras:
- Obrigação: Originada do latim "obligatio," denota um dever moral ou compromisso que impõe uma responsabilidade. No contexto de Paulo, essa obrigação é divinamente imposta.
3. Contexto:
- No contexto mais amplo de 1 Coríntios 9, Paulo fala sobre sua abnegação em relação aos direitos pessoais em prol do Evangelho. Ele destaca que, embora tenha liberdade, ele escolhe se submeter a uma obrigação divina para alcançar mais pessoas com a mensagem de Cristo.
4. Aplicação Prática:
- A visão bíblica apresentada sugere que a pregação do Evangelho não é apenas um privilégio, mas uma obrigação divina. Esse entendimento transforma a perspectiva de pregar de algo opcional para algo essencial e inalienável.
- A raiz da palavra "obrigação" destaca que esse dever é moralmente vinculativo e não depende de preferências pessoais. Pregar o Evangelho é um ato de obediência a Deus, fundamentado no que Cristo fez por nós.
- A conscientização da punição mencionada por Paulo indica que a recusa sistemática dessa obrigação divina não é tomada levianamente. A responsabilidade de pregar o Evangelho é séria e carrega consequências.
Conclusão:
A perspectiva do apóstolo Paulo destaca a pregação do Evangelho como uma obrigação divina, combinando a ideia de dever moral com a seriedade da responsabilidade espiritual. Essa visão desafia os cristãos a considerarem a pregação como algo mais do que um privilégio, mas como uma resposta obediente ao chamado de Deus. A aplicação prática envolve uma abordagem séria e comprometida com a obrigação divina de proclamar a mensagem redentora de Cristo.
SINOPSE II
Pregar o Evangelho é a obrigação de cada crente.
AUXÍLIO MISSIOLÓGICO
CONCLUSÃO
Há um propósito divino quanto a proclamar a mensagem de salvação ao pecador. Não podemos, então, desviar um milímetro desse santo propósito. De fato, evangelizar não é uma opção. Pelo contrário, é uma imposição divina como resultado do que o Senhor Jesus fez em nossas vidas por intermédio do Espírito Santo. Portanto, preguemos a boa notícia para todo o pecador e em qualquer lugar em que ele se encontrar. Esse é o mais nobre e sublime propósito da Igreja de Cristo.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A conclusão ressalta o propósito divino inerente à proclamação da mensagem de salvação. A ideia central é que evangelizar não é uma escolha, mas uma imposição divina fundamentada no que o Senhor Jesus realizou nas vidas por meio do Espírito Santo. Vamos explorar mais profundamente essa conclusão:
- Propósito Divino: A ênfase na natureza divina do propósito destaca que a proclamação da mensagem de salvação não é uma mera atividade opcional, mas algo ordenado por Deus.
- Imposição Divina: A linguagem de "imposição divina" destaca a obrigação moral e espiritual que recai sobre os crentes de proclamar a mensagem redentora. Isso enfatiza a seriedade e a inalienabilidade dessa missão.
- Resultado do Trabalho de Cristo: A conexão com o que o Senhor Jesus fez em nossas vidas, por meio do Espírito Santo, ressalta que a missão de evangelizar é uma resposta grata e obediente à obra redentora de Cristo.
- Universalidade e Nobreza: A exortação para pregar a boa notícia a todo pecador, em qualquer lugar, destaca a universalidade do propósito. Isso revela que o evangelismo transcende barreiras e abraça todos os que necessitam da mensagem de salvação.
- Propósito da Igreja de Cristo: A conclusão destaca que esse propósito é o mais nobre e sublime da Igreja de Cristo, enfatizando a centralidade da missão evangelística na identidade da comunidade cristã.
Em última análise, a conclusão reforça a ideia de que proclamar a mensagem de salvação é uma resposta natural e necessária à obra de redenção realizada por Deus. Isso não é apenas uma tarefa, mas uma imposição divina que reflete o amor redentor de Deus por toda a humanidade.
COMENTÁRIO EXTRA:
Comentários por Hubner Braz
A conclusão ressalta o propósito divino inerente à proclamação da mensagem de salvação. A ideia central é que evangelizar não é uma escolha, mas uma imposição divina fundamentada no que o Senhor Jesus realizou nas vidas por meio do Espírito Santo. Vamos explorar mais profundamente essa conclusão:
- Propósito Divino: A ênfase na natureza divina do propósito destaca que a proclamação da mensagem de salvação não é uma mera atividade opcional, mas algo ordenado por Deus.
- Imposição Divina: A linguagem de "imposição divina" destaca a obrigação moral e espiritual que recai sobre os crentes de proclamar a mensagem redentora. Isso enfatiza a seriedade e a inalienabilidade dessa missão.
- Resultado do Trabalho de Cristo: A conexão com o que o Senhor Jesus fez em nossas vidas, por meio do Espírito Santo, ressalta que a missão de evangelizar é uma resposta grata e obediente à obra redentora de Cristo.
- Universalidade e Nobreza: A exortação para pregar a boa notícia a todo pecador, em qualquer lugar, destaca a universalidade do propósito. Isso revela que o evangelismo transcende barreiras e abraça todos os que necessitam da mensagem de salvação.
- Propósito da Igreja de Cristo: A conclusão destaca que esse propósito é o mais nobre e sublime da Igreja de Cristo, enfatizando a centralidade da missão evangelística na identidade da comunidade cristã.
Em última análise, a conclusão reforça a ideia de que proclamar a mensagem de salvação é uma resposta natural e necessária à obra de redenção realizada por Deus. Isso não é apenas uma tarefa, mas uma imposição divina que reflete o amor redentor de Deus por toda a humanidade.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que é possível perceber numa leitura atenta no livro de Apocalipse? Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus em redimir a humanidade desde o livro de Gênesis.
2- Qual é o alvo sublime de nossa missão? Anunciar a realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão.
3- Segundo a lição, qual é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja? Pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja.
4- Qual é a sua disposição em levar o Evangelho ao pecador? Resposta pessoal.
5– Quais são os dois sentidos da expressão “ai de mim se não pregar o evangelho “? A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros: 1) a obrigação; 2) a punição.
SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 4º Trimestre De 2023| CLIQUE E ACESSE |
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:
Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo
PIX/e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com
ou PIX/Tel: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso
Seja um parceiro desta obra.
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)
---------------------------------------------------------
SEJA UM PROFESSOR DA EBD PREPARADO NO ENSINO. LEIA OS ARTIGOS:(1) CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSOR DA EBD - ESCOLA DOMINICAL
(3) A Essência do Aprendizado Cristão na Escola Dominical.
(4) Como Preparar o Plano de Aula da Escola Bíblica.
(5) O Papel do Professor da EBD.
(6) Quatro Dicas - Como Dar Aula Na Escola Dominical?
(7) PROFESSOR EXEMPLAR - EBD - Escola Bíblica Dominical.
(8) Os sete erros do professor de EBD - Escola Dominical.
(9) Como estudar a Bíblia - Um excelente guia para estudos bíblicos.
(10) HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
(11) Coleção Lições Bíblicas EBD em PDF.
VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR - ACESSE.
#Todos os Melhores Comentários Bíblicos em PDF
#Todos Dicionários Bíblicos e Enciclopédia da Bíblia em PDF
#Biblioteca Teológica On Line + 25 MIL Livros em PDF + Mais Brindes
#Todos os Comentários Bíblicos de Hernandes Dias Lopes em pdf
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
- ////////----------/////////--------------///////////
COMMENTS