Lição 13 - O Propósito de Missões

  TEXTO ÁUREO “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o ...

 


TEXTO ÁUREO

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Co 9.16)

COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


Vamos aprofundar a compreensão do texto áureo, explorando alguns aspectos, como a análise lexical, o contexto histórico e possíveis comentários de estudiosos:

1. Análise Lexical:

  • Evangelho: A palavra "evangelho" tem raiz na palavra grega "euangelion", que significa "boa notícia" ou "boas novas". No contexto cristão, refere-se às boas novas da salvação por meio de Jesus Cristo.
  • Gloriar: Derivada do termo grego "kauchēma," significa "glória" ou "jactância". Paulo destaca que não tem motivo para se gloriar ao anunciar o evangelho, pois considera isso como uma responsabilidade, não um mérito pessoal.
  • Obrigação: Do grego "anagkē", expressa uma obrigação ou necessidade. Paulo sente que é compelido a pregar o evangelho, não por escolha pessoal, mas por uma missão imposta.

2. Contexto Histórico:

  • A Primeira Epístola aos Coríntios foi escrita por Paulo por volta do ano 55-56 d.C. para a igreja em Corinto.
  • O contexto aborda diversas questões enfrentadas pela comunidade cristã em Corinto, incluindo divisões internas, imoralidade e dúvidas teológicas.
  • O trecho em questão faz parte de uma seção onde Paulo defende seu apostolado e explica sua atitude de se adaptar às diferentes circunstâncias para ganhar pessoas para Cristo.

3. Comentários e Estudos Bíblicos:

  • Comentário Bíblico de Matthew Henry: Este comentário destaca a natureza da obrigação de Paulo de pregar o evangelho, ressaltando a paixão e a compaixão que ele sentia por aqueles que ainda não conheciam a mensagem de Cristo.
  • Comentário Expositivo do Novo Testamento de Warren W. Wiersbe: Wiersbe enfatiza a urgência e a importância da proclamação do evangelho na vida do crente, destacando o chamado irresistível de Paulo para cumprir essa missão.
  • Dicionário Bíblico Strong: Fornece definições detalhadas das palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia, ajudando a compreender melhor os significados originais. Ἐὰν γὰρ εὐαγγελίζωμαι, οὐκ ἔστιν μοι καύχημα, ἀνάγκη γὰρ μοί ἐπίκειται. οὐαὶ δέ μοι ἐστιν ἐὰν μὴ εὐαγγελίζωμαι. Essa é a transcrição do verso 16 do capítulo 9 da Primeira Epístola aos Coríntios no Novo Testamento em grego. O texto destaca a ênfase de Paulo na responsabilidade que sente de pregar o evangelho e a consequência grave que ele percebe se não cumprir essa missão.
  • Enciclopédia da Bíblia de Easton: Oferece informações abrangentes sobre contextos históricos, geográficos e culturais, fornecendo uma visão mais ampla do cenário em que os textos bíblicos foram escritos.

Ao explorar esses recursos, é possível obter uma compreensão mais profunda do texto áureo e da riqueza da mensagem que Paulo compartilha sobre sua obrigação e compromisso em proclamar as boas novas do evangelho.

VERDADE PRÁTICA

Pregar o Evangelho a toda a criatura não é uma opção, mas uma imposição divina.

COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A verdade prática expressa na afirmação é que, para muitos cristãos, a pregação do Evangelho não é apenas uma opção, mas é percebida como uma imposição divina. Essa perspectiva está alinhada com a compreensão de muitos cristãos de sua responsabilidade em compartilhar as boas novas de Jesus Cristo com outros. Vamos explorar alguns pontos relacionados a essa verdade prática:

1. Mandato Bíblico:

  • A ideia de pregar o Evangelho a toda criatura está fundamentada nas palavras de Jesus antes de sua ascensão, conforme registrado em Marcos 16:15 (Almeida Revista e Atualizada): "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
  • Esse mandato de Jesus é frequentemente considerado pelos cristãos como uma ordem direta de compartilhar a mensagem de salvação.

2. Responsabilidade e Compromisso:

  • Muitos cristãos percebem a pregação do Evangelho não apenas como uma tarefa a ser cumprida, mas como uma responsabilidade imposta por sua fé e convicção.
  • A noção de imposição divina sugere uma obrigação moral e espiritual que transcende escolhas pessoais.

3. Consequências da Obediência ou Desobediência:

  • A expressão "ai de mim" no texto áureo (1 Coríntios 9.16) enfatiza as sérias consequências percebidas por aqueles que não cumprem a obrigação de pregar o Evangelho.
  • A visão de que a pregação do Evangelho é uma imposição divina muitas vezes está associada à crença nas consequências eternas da obediência ou desobediência a esse mandato.

4. Diversidade nas Abordagens:

  • Enquanto a obrigação de pregar é universal, as abordagens podem variar. Alguns cristãos se envolvem em missões globais, enquanto outros compartilham sua fé em seu ambiente cotidiano.
  • A interpretação dessa imposição divina pode influenciar as atividades missionárias, evangelísticas e caritativas de comunidades cristãs em todo o mundo.

Em resumo, a verdade prática destacada enfatiza a perspectiva de muitos cristãos de que a pregação do Evangelho não é apenas uma escolha, mas uma imposição divina que carrega consigo um sentido de responsabilidade, compromisso e consciência das consequências espirituais.

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI
--------------------------------------------------------------
LEITURA DIÁRIA

Segunda – Mt 28.18-20 Uma ordenança para pregar o Evangelho
Terça – 1 Co 9.16 A pregação do Evangelho como o dever de cada crente
Quarta – Mt 24.14 A vinda do Senhor Jesus tem a ver com a obediência da evangelização
Quinta – Ec 9.10; 2 Co 5.10; Ap 22.12 A obra da evangelização é uma urgência no Reino de Deus
Sexta – At 20.24 Prontos em cumprir com alegria a incumbência da evangelização
Sábado – Mt 24-45-51; 25.14-30 Prestaremos contas do nosso trabalho de evangelização
Hinos Sugeridos: 72, 173, 316 da Harpa Cristã


DINÂMICA LIÇÃO 13: 

Comentários por Hubner Braz


1- EM BREVE...

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 5.9-14
9- E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;
10- e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
11- E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares,
12- que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
13- E ouvia toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14- E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.

COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


Versículo 9: Neste versículo, os redimidos estão proclamando a dignidade de Jesus, que é considerado digno de abrir os selos do livro, simbolizando autoridade e controle sobre a história.

    • Digno: No grego, a palavra é "axios," indicando merecimento e valor.
    • Compraste: Derivado de "agorazo," que implica a ideia de comprar algo no mercado. Aqui, refere-se ao resgate feito por meio do sangue de Jesus.
    • Tribo, língua, povo, nação: Palavras que enfatizam a universalidade da redenção.

Versículo 10: Este versículo destaca a função dos redimidos como reis e sacerdotes, indicando uma posição de reinado e acesso direto a Deus.

    • Reis e sacerdotes: Reflete a ideia de participação no governo divino e na intercessão espiritual.
    • Reinarão sobre a terra: Indica uma participação ativa na regência divina sobre a criação.

Versículo 11: Descreve a grandiosa cena celestial com a multidão de anjos, animais e anciãos louvando a dignidade do Cordeiro.

    • Milhões de milhões e milhares de milhares: Enfatiza a magnitude incontável da multidão celestial.

Versículo 12: Os louvores à dignidade do Cordeiro incluem atributos como poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e ações de graças.

    • Digno é o Cordeiro: A palavra "digno" é novamente enfatizada, realçando a merecimento e honra de Jesus.

Versículo 13: Todos os seres criados nos céus, na terra e no mar se unem no reconhecimento da majestade de Deus e do Cordeiro.

    • Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro: Reflete adoração conjunta ao Pai e ao Filho.

Versículo 14: Os animais e anciãos proclamam "Amém!" como um selo de concordância, seguido pela adoração prostrada ao Deus eterno.

    • Amém: Expressão de concordância e firmeza.
    • Prostraram-se: Indica uma reverência profunda diante da divindade.

Contexto: Este trecho faz parte de uma visão celestial descrita por João em Apocalipse, onde a adoração ao Cordeiro é central. A universalidade da redenção é destacada, mostrando que pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações participam dessa adoração.


Este capítulo retrata uma cena de adoração celeste, ressaltando a centralidade de Jesus Cristo como o Cordeiro digno de honra e louvor universal. As raízes das palavras e o contexto contribuem para uma compreensão mais profunda desses versículos.

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO
A Igreja de Cristo tem um nobre propósito a desempenhar neste mundo: proclamar a mensagem de salvação até que Jesus Cristo volte. Essa é a sublime missão da Igreja. Nos tempos em que vivemos, a Igreja de Cristo, diretamente ou indiretamente, é pressionada a renunciar a sua missão primária. Entretanto, a vontade de Deus é que mantenhamos firmes a missão de proclamar a Cristo, principalmente, em lugares que Ele não foi anunciado.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Apontar o alvo da obra missionária;
II) Conscientizar que cada cristão é responsável por essa missão.
B) Motivação: O que estamos fazendo para contribuir com a evangelização de nossa rua, bairro, cidade, estado, nação e o mundo?
C) Sugestão de Método: Pesquise na internet ou em livros especializados em Missões. A CPAD editou livros nas áreas de Missões que poderão ajudá-lo(a). Selecione um missionário em que a vida é um exemplo no desempenho do propósito missionário. Conclua a lição, abordando esse exemplo.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Organize um evangelismo pessoal com a classe, sob a orientação do departamento de Missões, ou secretaria de evangelismo, de sua igreja local. Apresente a sua classe esse desafio: evangelizar o bairro da igreja local. Estimule cada aluno e aluna para que participem dessa atividade de modo que se envolva com Missões Locais.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 95, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

RESUMO ENSINADOR CRISTÃO – LIÇÃO 13 – O PROPÓSITO DE MISSÕES

Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor. Nesta lição, veremos que Deus tem um propósito universal para a Sua igreja. A missão de pregar o Evangelho deve alcan çar todos os povos, etnias, línguas e nações; grandes, pequenos, ricos ou pobres, pois diante de Deus não há acepção de pessoas (Rm 2.11). Todos pecaram e destituídos se encontram da presença de Deus (Rm 3.23). Cabe à igreja do Senhor a responsabilidade de anunciar o caminho para que os pecadores possam encontrar a salvação. Não se trata apenas de um chamado, mas de um dever honroso que Deus conferiu à Sua Igreja.

Nessa perspectiva, a Bíblia de Estudo Pentecostal discorre que "o próprio Cristo institui a obra missionária cristã como uma tarefa santa e obrigatória da igreja. Missões é um tema prioritário, tanto no Antigo como no Novo Testamento (Gn 22.18; 1 Rs 8.41-43; SI 72.8- 11; Is 2.3; 45.22-25; Mt 28.19; At 1.8; 28.28; Ef 2.14-18)" (CPAD, 1995, p. 1565). Devemos compreender que a obra missionária é prioridade da igreja, haja vista que se trata de um dever inerente à sua existência neste mundo.

(REVISTA ENSINADOR CRISTÃO, Ed 95 pg 42


B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “O Missionário é um Enviado”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito da responsabilidade de pregar o Evangelho.

INTRODUÇÃO

O propósito da Igreja de Cristo neste mundo é o de proclamar a mensagem de salvação até Jesus voltar. Claramente, a Palavra de Deus nos mostra que a missão da Igreja envolve um propósito global, ou seja, a missão de pregar o Evangelho a cada criatura. Não importa a língua, a cultura ou o contexto econômico, cada pessoa deste mundo deve conhecer a respeito de Jesus e de sua mensagem de salvação. Esse é o assunto que estudaremos nesta semana.

COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A introdução destaca o propósito da Igreja de Cristo, enfatizando a missão global de proclamar a mensagem de salvação até a volta de Jesus. Essa perspectiva está fundamentada nas Escrituras, que revelam a universalidade da redenção e a responsabilidade da igreja em levar o Evangelho a todas as nações.

Referências Bíblicas:

  • Marcos 16:15: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
  • Mateus 28:19-20: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado..."

Essas passagens ressaltam o mandato de Jesus aos discípulos de proclamarem o Evangelho a toda criatura e fazerem discípulos de todas as nações.

Raiz das Palavras:

  • Proclamar: Do grego "kērússō," que implica a ideia de anunciar como um arauto público, ressaltando a urgência e a solenidade da mensagem.
  • Evangelho: Do grego "euangelion," que significa "boa notícia" ou "boas novas." Reflete a mensagem central da salvação em Jesus Cristo.

Contexto:

  • A introdução destaca o propósito global da missão da igreja, alinhando-se com a visão bíblica de uma redenção abrangente.
  • A referência à volta de Jesus indica uma perspectiva escatológica, enfatizando que a missão da igreja continua até a consumação dos tempos.
  • A ênfase na diversidade linguística, cultural e econômica destaca a universalidade da mensagem de salvação, independente de barreiras humanas.

Comentário Cristão Profundo:

  • A missão global da igreja não é apenas uma tarefa a ser cumprida, mas uma expressão do amor redentor de Deus por toda a humanidade. É uma resposta à graça recebida e um reflexo do desejo divino de que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4).
  • A universalidade da redenção ressalta a importância de uma abordagem inclusiva na evangelização, buscando alcançar todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social.
  • O propósito da igreja vai além de uma mera atividade religiosa; é um chamado para participar ativamente da obra redentora de Deus, sendo embaixadores da reconciliação (2 Coríntios 5:18-20).
  • A compreensão profunda da missão da igreja exige um compromisso contínuo com a oração, a busca da sabedoria divina e a capacitação do Espírito Santo para cumprir eficazmente o mandato de proclamar a mensagem transformadora de Cristo a todas as pessoas.

A introdução apresenta um chamado impactante à ação global da igreja, fundamentado na Palavra de Deus e na compreensão profunda do propósito redentor divino. Essa missão não é apenas um dever, mas uma resposta amorosa e participativa à graça de Deus, destacando a urgência de compartilhar as boas novas até a consumação dos tempos.

Palavra chave: Propósito

COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A palavra-chave "propósito" tem uma importância fundamental na perspectiva bíblica, revelando o plano soberano de Deus para a criação, a redenção e a vida humana. Algumas passagens bíblicas que ilustram essa visão são:

  • Romanos 8:28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." - Aqui, o propósito de Deus é associado ao bem daqueles que o amam, destacando a soberania divina na orientação dos eventos.
  • Efésios 1:11: "Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade." - Esta passagem sublinha que somos parte do propósito divino, predestinados conforme a vontade soberana de Deus.
  • Jeremias 29:11: "Porque eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." - Deus revela Seu propósito de bênção e esperança para Seu povo.

Raiz das Palavras:

  • Propósito: A palavra em português tem sua raiz no latim "propositum," que significa "aquilo que se coloca diante." No contexto bíblico, o propósito de Deus é algo que Ele estabeleceu e colocou diante de Sua criação como um plano premeditado.
  • Conselho (Efésios 1:11): A palavra grega é "boulē," que denota a decisão ou propósito deliberado e sábio de Deus.

Dicionário Bíblico:

  • Propósito: No contexto bíblico, o propósito de Deus refere-se ao Seu plano soberano e intencional para a criação, redenção e restauração. É a expressão da vontade divina que guia e direciona todas as coisas de acordo com o Seu conselho sábio.
  • Predestinação (Efésios 1:11): Refere-se à decisão antecipada e soberana de Deus de destinar aqueles que creem para a filiação divina, de acordo com Seu propósito.

Conclusão:

A palavra-chave "propósito" na visão bíblica representa não apenas um plano genérico, mas a vontade deliberada e sábia de Deus para a humanidade. Essa visão é fundamentada em passagens que destacam a soberania divina, a predestinação segundo o propósito de Deus e a promessa de um futuro e esperança. A raiz das palavras revela a natureza intencional e planejada do propósito, enquanto o dicionário bíblico amplia essa compreensão, contextualizando-a dentro da vontade divina que guia toda a história e a existência humana.

I- O ALVO DA OBRA MISSIONÁRIA

1- O fundamento da realidade salvífica. Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus de redimir a humanidade desde o livro de Gênesis. Por exemplo, em Apocalipse 5 há o relato de uma grande multidão de pessoas redimidas pelo sangue de Jesus: “Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação” (Ap 5.9). Isso aqui é o resultado produzido pela obra de Cristo no Calvário. Nesse sentido, anunciar essa realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão.

COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A seção destaca o alvo da obra missionária, enfocando o fundamento da realidade salvífica presente no livro do Apocalipse. A análise a seguir aborda a visão bíblica, raiz das palavras e contexto.

1. Visão Bíblica:

A visão bíblica apresentada destaca o propósito de Deus de redimir a humanidade, evidenciado desde o livro de Gênesis até o Apocalipse. A referência a Apocalipse 5.9 ressalta a obra redentora de Jesus no Calvário, resultando na redenção de pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações. O alvo sublime da obra missionária é, portanto, anunciar essa realidade salvífica a toda a humanidade.

2. Raiz das Palavras:

  • Redenção: Derivada do latim "redemptio," refere-se à ação de resgatar ou comprar de volta. No contexto bíblico, destaca a libertação do pecado e da condenação.
  • Sangue de Jesus: A expressão destaca o sacrifício de Jesus na cruz, simbolizando a redenção e a purificação dos pecados.

3. Contexto:

  • A referência ao Apocalipse enfatiza a visão escatológica da redenção, indicando que o propósito de Deus de salvar a humanidade culmina na consumação dos tempos.
  • O alvo da obra missionária é apresentado como a proclamação dessa realidade salvífica, destacando a universalidade da mensagem e a inclusão de todas as pessoas.

4. Aplicação Prática:

  • O entendimento profundo dessa visão bíblica implica que a obra missionária não é apenas uma atividade, mas a participação ativa no propósito divino de reconciliar a humanidade consigo mesma.
  • A raiz das palavras, especialmente a ideia de redenção, ressalta a natureza libertadora da mensagem cristã, proporcionando esperança e transformação.
  • No contexto atual, a aplicação prática envolve um compromisso contínuo em compartilhar a mensagem de salvação de maneira relevante e inclusiva, reconhecendo a diversidade e universalidade da redenção.

Conclusão:

A compreensão do alvo da obra missionária, fundamentado na realidade salvífica apresentada no Apocalipse, revela que a proclamação da redenção através do sacrifício de Jesus é o cerne da missão cristã. Essa visão, ancorada na raiz das palavras e contextualizada na obra completa de Deus, inspira uma abordagem dedicada e inclusiva na missão de levar a mensagem de esperança a todas as pessoas.

2- Um propósito global. Em Mateus 28.18-20, a palavra “toda” traz a mesma conotação de alcance em que encontramos em Apocalipse 5. Isso reitera o princípio universal de nossa missão. Nesse caso, pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja. Essa noção de universalidade, ou totalidade, relacionada ao alcance do Evangelho, nos responsabiliza como parte integrante desse poderoso e grandioso projeto de Deus: a obra missionária (1 Co 9.16). Diante dessa assertiva, nosso dever básico é o de proclamar o Evangelho a todos os povos.

COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A segunda parte destaca o propósito global da obra missionária, utilizando as passagens de Mateus 28.18-20 e 1 Coríntios 9.16. Vamos explorar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a esse propósito.

1. Visão Bíblica:

A referência a Mateus 28.18-20, conhecida como a Grande Comissão, destaca a universalidade da missão dada por Jesus aos seus discípulos. O termo "toda" ressalta a abrangência dessa missão, que é estendida a todas as nações. A conexão com Apocalipse 5 destaca a continuidade desse propósito global ao longo da história bíblica.

2. Raiz das Palavras:

  • Toda: Do grego "panta," denota totalidade e abrangência. Na Grande Comissão, a palavra destaca que a missão é para todas as nações, sem exceção.

3. Contexto:

  • A Grande Comissão ocorre após a ressurreição de Jesus, quando Ele comissiona seus discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, batizando e ensinando.
  • A referência a 1 Coríntios 9.16, onde Paulo expressa a necessidade de pregar o Evangelho, enfatiza a responsabilidade pessoal do apóstolo e, por extensão, de todos os cristãos, na proclamação universal da mensagem.

4. Aplicação Prática:

  • O propósito glorioso de Deus para sua igreja é proclamar o Evangelho a todas as etnias e povos. Essa visão demanda uma abordagem ativa e inclusiva na obra missionária.
  • A universalidade da missão nos desafia a superar barreiras culturais e geográficas, reconhecendo que todos os povos têm direito a ouvir a mensagem transformadora de Cristo.
  • A responsabilidade destacada em 1 Coríntios 9.16 ressalta que pregar o Evangelho não é uma opção, mas um dever inalienável para todos os seguidores de Cristo.


O propósito global da obra missionária, fundamentado na Grande Comissão e na responsabilidade destacada por Paulo, destaca a universalidade da mensagem redentora de Cristo. Essa visão inspira a igreja a se engajar ativamente na missão de levar o Evangelho a todas as nações, reconhecendo a importância de cada indivíduo e grupo étnico no plano glorioso de Deus. A aplicação prática desse propósito exige uma abordagem diligente e comprometida com a proclamação do Evangelho a todos os povos.

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏. Nós abençoe doando uma oferta voluntária de qualquer valor no pixpecadorconfesso@hotmail.com

SINOPSE I

O alvo da obra missionária é apresentar o plano de salvação a todo o pecador.

II- PREGAR O EVANGELHO: A RESPONSABILIDADE DE TODO CRISTÃO

1- Qual é a nossa disposição? Como está a nossa disposição em levar o Evangelho a todo o mundo? Você sabia que a vinda do Senhor Jesus tem a ver com a execução dessa ordenança (Mt 24.14)? A luz dessa grande urgência evangélica, o que temos feito em prol do Reino de Deus (Ec 9.10; 2 Co 5.10; Ap 22.12)? Temos formado obreiros suficientes para cumprir a Grande Comissão? E os jovens crentes? Eles enxergam a grande urgência deste trabalho (Jo 4.35)? Estamos prontos a dar a vida por essa grande obra (At 20.24)?

Essas perguntas contribuem para atentarmos uma grande realidade, ou seja, se a igreja não atender ao apelo divino da Grande Comissão, se houver omissão por parte de seus líderes, e se os crentes não se dispuserem a ir ao campo, e se o mundo não receber o Evangelho nesta dispensação da Graça, haverá um duro juízo contra os negligentes (Mt 24-45- 51; 25.14-30).


COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A segunda parte destaca a responsabilidade de todo cristão na pregação do Evangelho e levanta questionamentos sobre a disposição da igreja em cumprir a Grande Comissão. Vamos analisar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a essa responsabilidade.

1. Visão Bíblica:

  • A referência a Mateus 24.14 destaca que a vinda do Senhor Jesus está vinculada à execução da ordenança de pregar o Evangelho a todo o mundo. Essa passagem revela a urgência e a importância dessa missão.
  • As perguntas levantadas sobre a disposição dos crentes, a formação de obreiros, a conscientização dos jovens e a prontidão para sacrifícios (como mencionado em Atos 20.24) enfatizam a responsabilidade individual e coletiva na obra missionária.

2. Raiz das Palavras:

  • Urgência: Originada do latim "urgentia," denota a qualidade de algo que demanda pronta ação. No contexto evangélico, a urgência refere-se à necessidade imediata de proclamar o Evangelho.

3. Contexto:

  • As passagens citadas, como Mateus 24.45-51 e Mateus 25.14-30, ilustram a responsabilidade dos servos na administração dos talentos dados por Deus. A omissão e negligência são confrontadas com um duro juízo.
  • A referência a João 4.35 destaca a visão de Jesus sobre a urgência da colheita espiritual, incentivando os discípulos a perceberem o momento oportuno para a obra.

4. Aplicação Prática:

  • A análise das próprias disposições e ações em relação à pregação do Evangelho é crucial. A conscientização sobre a urgência evangélica deve levar a uma reflexão honesta sobre o envolvimento pessoal na missão.
  • A formação de obreiros e a orientação dos jovens na compreensão da urgência missionária são aspectos importantes para o cumprimento eficaz da Grande Comissão.
  • A referência a Atos 20.24 ressalta a prontidão para sacrifícios pessoais em prol da obra missionária, indicando que os cristãos devem estar dispostos a dar suas vidas por essa grande causa.

Conclusão:

A responsabilidade de todo cristão na pregação do Evangelho é apresentada como uma tarefa urgente e inadiável, com implicações sérias para a negligência. As perguntas provocativas convidam os crentes a avaliarem sinceramente sua disposição e ação diante dessa responsabilidade. A visão bíblica, a raiz das palavras e o contexto reforçam a importância da prontidão, formação de obreiros e a consciência da urgência na missão cristã. A aplicação prática desses princípios requer um compromisso sério com a obra missionária, entendendo que a negligência pode resultar em juízo divino.

2- “Pois me é imposta essa obrigação “. O apóstolo Paulo via a responsabilidade de pregar o Evangelho como uma obrigação imposta a ele (1 Co 9.16). A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros: 1) a obrigação; 2) a punição. O apóstolo estava consciente de que pregar o Evangelho é uma obrigação que inside privilégio, pois é a partir do que Cristo fez por nós. Nesse sentido, é um ato de obediência a Deus. Contudo, essa obrigação também leva em conta a punição em relação à recusa sistemática dessa obrigação imposta ao apóstolo. Ora, pregar o Evangelho não é uma opção para o cristão, mas uma imposição divina.


COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A segunda parte aborda a perspectiva do apóstolo Paulo sobre a responsabilidade de pregar o Evangelho como uma obrigação imposta a ele. Vamos explorar a visão bíblica, raiz das palavras e contexto relacionados a essa obrigação divina.

1. Visão Bíblica:

  • A referência a 1 Coríntios 9.16 destaca a convicção profunda de Paulo de que a pregação do Evangelho não é uma escolha, mas uma obrigação imposta a ele por Deus. A expressão "ai de mim se não pregar o Evangelho" revela a seriedade dessa obrigação.

2. Raiz das Palavras:

  • Obrigação: Originada do latim "obligatio," denota um dever moral ou compromisso que impõe uma responsabilidade. No contexto de Paulo, essa obrigação é divinamente imposta.

3. Contexto:

  • No contexto mais amplo de 1 Coríntios 9, Paulo fala sobre sua abnegação em relação aos direitos pessoais em prol do Evangelho. Ele destaca que, embora tenha liberdade, ele escolhe se submeter a uma obrigação divina para alcançar mais pessoas com a mensagem de Cristo.

4. Aplicação Prática:

  • A visão bíblica apresentada sugere que a pregação do Evangelho não é apenas um privilégio, mas uma obrigação divina. Esse entendimento transforma a perspectiva de pregar de algo opcional para algo essencial e inalienável.
  • A raiz da palavra "obrigação" destaca que esse dever é moralmente vinculativo e não depende de preferências pessoais. Pregar o Evangelho é um ato de obediência a Deus, fundamentado no que Cristo fez por nós.
  • A conscientização da punição mencionada por Paulo indica que a recusa sistemática dessa obrigação divina não é tomada levianamente. A responsabilidade de pregar o Evangelho é séria e carrega consequências.

Conclusão:

A perspectiva do apóstolo Paulo destaca a pregação do Evangelho como uma obrigação divina, combinando a ideia de dever moral com a seriedade da responsabilidade espiritual. Essa visão desafia os cristãos a considerarem a pregação como algo mais do que um privilégio, mas como uma resposta obediente ao chamado de Deus. A aplicação prática envolve uma abordagem séria e comprometida com a obrigação divina de proclamar a mensagem redentora de Cristo.

SINOPSE II

Pregar o Evangelho é a obrigação de cada crente.

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO

O MISSIONÁRIO É UM ENVIADO
“Há uma identificação de Cristo com seus enviados que dissipa toda a amargura e espanta as sombras através de seu sorriso abençoado. Sua presença e companhia são uma experiência constante e a herança permanente deles. A grande necessidade dos que são enviados é praticar constantemente a consciência de sua presença. […] O missionário hoje é um ‘enviado’ se for um missionário no sentido bíblico da palavra. Um missionário não é aquele que partiu, mas aquele que foi enviado. É o modo como vai que faz toda a diferença. Se ele não caminhar com a segurança divina de que foi enviado, não será capaz de suportar a tensão, frustração, as pressões e os desapontamentos da vida missionária. A consciência, contudo, de ter sido enviado o sustentará em seus julgamentos e fracassos e certamente irá conduzi-lo ao triunfo e sucesso. […]” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.306).

CONCLUSÃO

Há um propósito divino quanto a proclamar a mensagem de salvação ao pecador. Não podemos, então, desviar um milímetro desse santo propósito. De fato, evangelizar não é uma opção. Pelo contrário, é uma imposição divina como resultado do que o Senhor Jesus fez em nossas vidas por intermédio do Espírito Santo. Portanto, preguemos a boa notícia para todo o pecador e em qualquer lugar em que ele se encontrar. Esse é o mais nobre e sublime propósito da Igreja de Cristo.


COMENTÁRIO EXTRA: 

Comentários por Hubner Braz


A conclusão ressalta o propósito divino inerente à proclamação da mensagem de salvação. A ideia central é que evangelizar não é uma escolha, mas uma imposição divina fundamentada no que o Senhor Jesus realizou nas vidas por meio do Espírito Santo. Vamos explorar mais profundamente essa conclusão:

  • Propósito Divino: A ênfase na natureza divina do propósito destaca que a proclamação da mensagem de salvação não é uma mera atividade opcional, mas algo ordenado por Deus.
  • Imposição Divina: A linguagem de "imposição divina" destaca a obrigação moral e espiritual que recai sobre os crentes de proclamar a mensagem redentora. Isso enfatiza a seriedade e a inalienabilidade dessa missão.
  • Resultado do Trabalho de Cristo: A conexão com o que o Senhor Jesus fez em nossas vidas, por meio do Espírito Santo, ressalta que a missão de evangelizar é uma resposta grata e obediente à obra redentora de Cristo.
  • Universalidade e Nobreza: A exortação para pregar a boa notícia a todo pecador, em qualquer lugar, destaca a universalidade do propósito. Isso revela que o evangelismo transcende barreiras e abraça todos os que necessitam da mensagem de salvação.
  • Propósito da Igreja de Cristo: A conclusão destaca que esse propósito é o mais nobre e sublime da Igreja de Cristo, enfatizando a centralidade da missão evangelística na identidade da comunidade cristã.

Em última análise, a conclusão reforça a ideia de que proclamar a mensagem de salvação é uma resposta natural e necessária à obra de redenção realizada por Deus. Isso não é apenas uma tarefa, mas uma imposição divina que reflete o amor redentor de Deus por toda a humanidade.

REVISANDO O CONTEÚDO

1- O que é possível perceber numa leitura atenta no livro de Apocalipse? Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus em redimir a humanidade desde o livro de Gênesis.
2- Qual é o alvo sublime de nossa missão? Anunciar a realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão.
3- Segundo a lição, qual é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja? Pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja.
4- Qual é a sua disposição em levar o Evangelho ao pecador? Resposta pessoal.
5– Quais são os dois sentidos da expressão “ai de mim se não pregar o evangelho “? A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros: 1) a obrigação; 2) a punição.


SAIBA MAIS SOBRE
 ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 4º Trimestre De 2023
| CLIQUE E ACESSE |

---------------------------------------------------------

Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:

Muito conteúdo sem sobrecarregar seu celular.
Acesse mais Conteúdo pelo Telegram
Mais conteúdo pelo WhatsApp
Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo

PIX/e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com
ou PIX/Tel: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso

Seja um parceiro desta obra.

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)

---------------------------------------------------------

SEJA UM PROFESSOR DA EBD PREPARADO NO ENSINO. LEIA OS ARTIGOS:

(1) CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSOR DA EBD - ESCOLA DOMINICAL
#ACERVO DE 900 MIL LIVROS EM PDF - ENCONTRE O QUE PROCURA

---------------------------------- 

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 13 - O Propósito de Missões
Lição 13 - O Propósito de Missões
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5XGtsQMmNS1p_ydurrmeKphZc7KYkAy5ytzT2WlIwpcp10fwlPrHng8u1PNM3xUlUTOFRbtbvEz70m4FP-6DD8SHIOh37n3uBxj6sgC_67uc0gjNl4RLpnSuaxUmdtPw1Mvh7BtHz8Gt1yggsaoc0IXY8vjBbJHo2dsoOxdJnp-8YonDtHO1_IyeNnljR/w640-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-13-Adultos-4%C2%BATRIM-2023-misso%CC%83es-transculturais-novo-testamento.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5XGtsQMmNS1p_ydurrmeKphZc7KYkAy5ytzT2WlIwpcp10fwlPrHng8u1PNM3xUlUTOFRbtbvEz70m4FP-6DD8SHIOh37n3uBxj6sgC_67uc0gjNl4RLpnSuaxUmdtPw1Mvh7BtHz8Gt1yggsaoc0IXY8vjBbJHo2dsoOxdJnp-8YonDtHO1_IyeNnljR/s72-w640-c-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-13-Adultos-4%C2%BATRIM-2023-misso%CC%83es-transculturais-novo-testamento.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/10/licao-13-o-proposito-de-missoes.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/10/licao-13-o-proposito-de-missoes.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy