Lição 11: Bullying? O que é isso? | 4º Trimestre | EBD Pré-Adolescentes

A lição de hoje encontra-se em:  Provérbios 17.5; 30.17. Tópicos da Lição: 1.  IDENTIFICANDO O BULLYING. 2. QUEM AMA NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO....


A lição de hoje encontra-se em:
 Provérbios 17.5; 30.17.

Tópicos da Lição:

1. IDENTIFICANDO O BULLYING.

2. QUEM AMA NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO.

3. O AMOR QUE ACOLHE OS IRMÃOS.

Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor!

A lição desta semana aborda um assunto de muita importância para os dias atuais, pois a maioria dos nossos adolescentes já sofreu ou está sofrendo com esse tipo de violência: o bullying. De forma sucinta, a lição descreve o conceito de bullying como uma forma de violência que pode ser praticada tanto de forma física quanto psicológica. Durante muito tempo, as gerações passadas consideraram o bullying como uma brincadeira ou chacota. Para muitos, isso seria um comportamento comum na infância e adolescência e, portanto, não haveria motivos para se preocupar. A pessoa que não suportava as pressões desse tipo de brincadeira era estigmatizada como alguém “fraco” ou que “não aguentava pressão”.

Com o passar dos anos, observou-se que as pessoas que vivenciavam essas experiências trouxeram muitos traumas psicológicos até se tornarem adultas. Isso explica o fato de algumas pessoas serem tão agressivas, sem afeto para com o próximo, não aceitam ser contrariadas ou apresentam dificuldades em relacionamentos. Por esse motivo, o que parecia ser apenas uma brincadeira de mal gosto, tornou-se alvo de estudos e atenção dos especialistas. Esse processo resultou na reinterpretação do conceito de bullying e na tomada de medidas para conter o comportamento agressivo, principalmente, nas escolas.

Conversar com seus alunos sobre este assunto nos espaços da Escola Dominical é muito importante, haja vista os servos de Deus observarem os ensinamentos das Escrituras Sagradas que considera o amor ao próximo como um mandamento (Mt 5.43, 44; Jo 15.12). Nesse sentido, o primeiro tópico da lição, além de conceituar o que é o bullying, aponta também o perfil do agressor e o impacto que essas agressões causam na vítima (1 Ts 4.6).

O segundo tópico da lição ressalta que uma das virtudes do amor ensinado na Palavra de Deus é a prática do bem, inclusive, no que diz respeito à zombaria ou à agressão psicológica. Logo, quem ama ao próximo não concorda com esse tipo de comportamento (Rm 13.10). Mas não concordar não é suficiente, é preciso se posicionar contra essa agressividade injustificada e maliciosa de querer gerar mal-estar no próximo em razão da sua aparência, jeito de falar ou forma de pensar (Rm 12.2). É fundamental que seus alunos não se deixem contaminar pelo bullying, muito menos com medo de serem rejeitados por seus amigos e colegas. O verdadeiro cristão não se deixa dominar pela influência do mundo (1 Jo 5.4).

O terceiro tópico da lição aborda o amor na prática. Uma das virtudes que caracteriza o amor é a capacidade de acolhimento aos mais necessitados. A pessoa que sofre a agressão do bullying precisa ser acolhida, amada e respeitada. Como servos de Deus, devemos repudiar e rejeitar todo e qualquer tipo de ofensa. Deus não nos chama para a conformação com o mundo, e sim para pregar contra o pecado e a injustiça, bem como para promover a paz (Cl 3.15-17). Logo, o amor de Deus não faz acepção de pessoas, porquanto, para Deus toda a humanidade é pecadora e necessita da misericórdia e perdão divinos (Rm 2.11). Cristo se colocou no lugar do pecador e, por isso, também foi oprimido, perseguido e sofreu rejeição. Contudo, Deus Pai o exaltou e concedeu-lhe um nome que está acima de todo nome (Fp 2.9, 10).

Professor(a), esta é uma rica oportunidade para conversar com seus alunos sobre as razões que levam muitos da mesma idade que eles a praticarem o bullying. Converse com a classe sobre que medidas podem ser adotadas para conter a propagação do bullying. Fomente o diálogo e reforce que o servo do Senhor deve fugir de qualquer prática condenada pela Palavra de Deus.

Tenha uma ótima aula!

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.

--------------------------------------------------------------


EBD – Bullying? O que é isso? – Lição 11 Pré-Adolescentes – 4° Trimestre 2023


O que significa bullying? Quem aqui já sofreu bullying? Deus aprova o bullying? Quem aqui já praticou bullying?

o comportamento agressivo, conhecido como “bullying”, está se tornando mais comum em diversos lugares e áreas da vida. No entanto, como cristão, percebo que isso não justifica adotar a mesma postura.

Como seguidores de Cristo, temos o Espírito Santo em nós, e isso significa que devemos agir de maneira diferente. Em vez de seguir o comportamento das pessoas que não seguem a fé, devemos ajudar o próximo, estendendo a mão tanto para amigos quanto para inimigos. Pois Praticar o bullying não condiz com os princípios cristãos.

É importante que, aqueles de nós que têm o Espírito Santo, evitem qualquer forma de bullying. Vocês sabiam disso?

 

A LIÇÃO DE HOJE SE ENCONTRA EM: Provérbios 17.5; 30.17


A Bíblia diz: “É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos.” Provérbios 16.19

Meus amigos, a Bíblia nos ensina que é melhor ter um espírito humilde e estar ao lado dos pobres do que se envolver com as riquezas dos orgulhosos (Provérbios 16:19). Jesus Cristo nos chamou para sermos diferentes, para sermos humildes, simpáticos e agradáveis.

Quando nos relacionamos com os outros, devemos ser pessoas que todos desejam ter por perto. Isso significa falar com todos, comunicar-se bem e tratar todos com bondade. Aqueles que praticam o bullying e agem de forma desagradável não refletem a moral que devemos ter como cristãos.

Portanto, como seguidores de Cristo, precisamos ficar atentos e vigiar nossas atitudes. A Bíblia também nos orienta a buscar a paz com todos e a santificação, pois sem ela ninguém verá o Senhor. Vamos seguir esses princípios para viver de acordo com a vontade de Deus. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem discutir mais sobre isso, estou aqui para ajudar.

LEITURA DIARIA:

  • SEGUNDA-FEIRA Tiago 4.7
  • TERÇA-FEIRA 1 Samuel 16.7
  • QUARTA-FEIRA Salmos 91.1
  • QUINTA-FEIRA Mateus 5.43,44
  • SEXTA-FEIRA Gálatas 5.19-21
  • SÁBADO Deuteronômio 32.35

 

INTRODUÇÃO

Olá, a paz do Senhor, amigo(a) pré-adolescente! Na aula de hoje vamos conversar sobre o bullying, uma palavra que tem origem na língua inglesa (radical bully, que significa ‘valentão’; acrescido de ing, que, no inglês, aponta continuidade). Logo, o bullying trata-se de uma prática contínua de atos violentos que ocorre de maneira física ou psicológica na intenção de intimidar, humilhar e causar sofrimentos à vítima.

Quem segue a fé e almeja viver no céu não deve praticar o bullying, pois essa atitude não está de acordo com a vontade do Senhor. Bullying significa ser valentão, brigão de forma contínua, sempre ofendendo, magoando e humilhando os outros.

É fundamental para um crente que busca morar no céu evitar esse comportamento, primeiro porque temos o Espírito Santo de Deus. Esse tipo de atitude afasta o Espírito Santo de nós, e perdemos a graça, o poder e a presença de Jesus em nossas vidas. Humilhar os outros, agir com arrogância e prepotência está relacionado ao bullying, onde a pessoa se sente superior e no direito de menosprezar os outros.

Como cristãos, não devemos permitir ser humilhados, mas também não podemos humilhar ninguém. Devemos vigiar nossas atitudes, buscando agir de acordo com os princípios de amor e respeito ensinados por Jesus.


1. IDENTIFICANDO O BULLYING

O bullying é um problema cotidiano. Nas escolas, faculdades, no trabalho ou mesmo no ambiente familiar, há práticas que estão ligadas ao bullying. Todavia, a Palavra de Deus é muito clara em afirmar que “quem ama os outros não faz mal a eles” (Rm 13.10).

Irmãos, é importante compreender que devemos orientar nossas vidas e ações com base no amor. A pessoa que verdadeiramente ama vai se esforçar para cuidar, proteger e garantir a felicidade da outra.

O bullying, por outro lado, tem a intenção oposta: magoar, ofender, desprezar e humilhar. Agora eu pergunto a você, pré-adolescente que tem o Espírito Santo de Deus, foi batizado e tem o nome escrito no livro da vida: como pode ter esse comportamento de ofender e magoar os outros?

É algo para refletir, pois a presença de Deus em nossa vida deveria nos guiar para agir com amor e compaixão. Se estamos agindo de forma contrária, é importante questionar se realmente estamos permitindo que o Espírito Santo atue em nossa vida.


1.a. A FIGURA DO AGRESSOR.

O agressor é a pessoa que ama provocar dor nos outros. Quem se comporta desse modo, mesmo que conheça as Escrituras, está em pecado. Segundo especialistas, a autoestima do agressor se eleva quando vê o outro sofrendo. Para tanto, o agressor utiliza-se da zombaria e trama idéias para prejudicar a vítima. Essas agressões são praticadas, inclusive, pelas redes sociais, que recebe o nome de cyberbullying. Deus abomina quem pratica tais atos, visto que se trata de um comportamento nocivo que não condiz com o caráter cristão (1 Ts 4.6).

acho importante que os professores conversem com os pré-adolescentes sobre o fato de sermos cristãos. Ser cristão significa nascer de novo, abandonar o velho comportamento, as velhas palavras e a antiga forma de pensar. Após esse renascimento, mentir, ofender e alegrar-se com o sofrimento alheio não condiz com a nova vida que temos.

Se, mesmo após esse renascimento, continuamos agindo de maneira prejudicial aos outros, talvez ainda não tenhamos nascido de novo de verdade. Irmãos, um cristão destinado a morar no céu não pode se alegrar com o sofrimento alheio, não deve ficar feliz ao ver alguém chorar ou triste. Pelo contrário, o cristão deve sentir-se ofendido e triste com tais comportamentos.

É importante destacar que um cristão não pode concordar, aceitar ou praticar qualquer tipo de bullying, seja em casa, na escola, no trabalho ou na faculdade. Mesmo que haja desentendimentos entre pessoas, como cristãos, precisamos amar a todos, inclusive os nossos inimigos. Esse é o caminho que Jesus nos ensinou.



1.b. A PESSOA AGREDIDA.

O bullying danifica as emoções da vítima além do que se imagina. Nos dias atuais, há muitos adultos que carregam traumas por conta do bullying sofrido durante a infância e a adolescência. Se você é ou já foi vítima desse tipo de violência, busque ao Senhor, Ele tem o poder de restaurar as suas emoções (Fp 4.6,7).

O bullying pode causar danos emocionais mais profundos do que podemos imaginar. Muitos adultos carregam traumas resultantes de experiências de bullying durante a infância e adolescência. Se você já foi vítima desse tipo de violência, é importante buscar o Senhor, pois Ele tem o poder de restaurar suas emoções.

Na carta aos Filipenses, capítulo 4, versículos 6 e 7, a Bíblia nos lembra de entregar nossas preocupações a Deus. Muitas pessoas ainda sofrem por apelidos, comportamentos e atitudes que enfrentaram na infância. No entanto, precisamos acreditar que Cristo Jesus está ao nosso lado.

Se seu coração está magoado, saiba que Jesus Cristo pode trazer a cura. Ele tem o remédio certo para acalmar seu coração e restaurar sua vida. Converse com Jesus, mesmo que sinta que não tem bons amigos ao seu lado. Creia que Ele está em você, pronto para trazer conforto, alegria e ânimo, permitindo que você vença os obstáculos.

Se já foi ofendido ou magoado, o Espírito Santo de Deus está com você para limpar seu coração e confortar sua alma. É importante não ficar remoendo o passado, mas sim abandonar o que não fez bem e se aproximar cada vez mais de Cristo. Desapegue do que foi ruim e concentre-se nas coisas celestiais e nos ensinamentos de Deus para encontrar paz e cura.


2. QUEM AMA NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO

O amor de Deus em nossa vida se revela por meio de nossas ações (1 Jo 4.20). Se você disser que ama a Deus, mas odeia o seu próximo tem algo errado (1 Jo 4.20). Quem ama deseja o bem do seu próximo, mesmo que seja alguém desconhecido ou inimigo.

Quem verdadeiramente ama não causa mal ao próximo. O amor de Deus em nossas vidas se manifesta por meio de nossas ações. Se afirmamos amar a Deus, mas demonstramos ódio ao próximo, algo está errado. O verdadeiro amor deseja o bem do próximo, mesmo que seja alguém desconhecido ou até mesmo um inimigo. Temos o maior exemplo de amor em Jesus Cristo, que fez tanto por nós.

A pergunta é: como você tem demonstrado amor? Como tem provado seu amor pelo próximo? Precisamos amar o próximo como a nós mesmos, conforme ensina a Palavra. Quando magoamos alguém com palavras ou atitudes, será que estamos agradando a Deus? Será que nosso comportamento na escola, na família, na igreja está de acordo com a vontade do Senhor? Jesus Cristo está aplaudindo nosso comportamento diante dos amigos?

É crucial entender que o amor, o “Ágape”, precisa ser evidente em nossas vidas. Não basta falar de amor; precisamos personificá-lo por meio de nossas atitudes. As pessoas devem ver que amamos não apenas em palavras, mas na prática. Precisamos viver de maneira que o amor tome forma em nossos gestos e comportamentos. Assim, podemos mostrar ao mundo que amamos verdadeiramente, não apenas com palavras, mas com ações concretas.



2.a. QUEM AMA NÃO ZOMBA DO PRÓXIMO.

Quando um agressor estiver zombando ou intimidando um dos seus colegas, mesmo que não seja uma pessoa próxima, você não deve concordar ou pensar que é normal. Denuncie esse tipo de comportamento para as autoridades da escola. O apóstolo Paulo ensinou aos coríntios que “quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo” (1 Co 13.6). O servo de Deus, além de não concordar com a maldade, deve trabalhar pela justiça.

Toda vez que você tem a oportunidade de fazer o bem e não o faz, está cometendo um pecado. Por exemplo, se você testemunhar alguém sendo ofendido, maltratado ou humilhado, qual será sua atitude? Você aplaudirá o agressor, concordará com ele, dirá que a pessoa merece tudo aquilo, ou escolherá dar uma palavra positiva ou evitar a situação?

É importante lembrar que muitos adolescentes gostam de provocar conflitos, mas isso está errado. Os cristãos, que buscam a paz, amor e harmonia, devem fazer o possível para que seus amigos e colegas estejam bem uns com os outros. Um cristão destinado a morar no céu, incluindo os pré-adolescentes com o Espírito Santo de Deus, não deve buscar brigas, concordar, incentivar ou alimentar conflitos. Devemos vigiar nossas atitudes e contribuir para um ambiente de paz.


2.b. NÃO SE DEIXE CONTAMINAR PELO BULLYING.

A prática do bullying começa com brincadeiras que, inicialmente, parecem inofensivas. No entanto, quando há a prática contínua do desrespeito, então, o bullying está presente. Como cristãos, não podemos nos deixar levar pela cilada do pecado. A Bíblia ensina: “Não se enganem: ‘As más companhias estragam os bons costumes”’ (1 Co 15.33). O verdadeiro cristão não compactua com o pecado.

É crucial não se deixar contaminar pelo bullying. Muitas vezes, o bullying começa com brincadeiras que aparentemente são inofensivas, mas com a continuidade, o desrespeito se instala. Como cristãos, não podemos cair na armadilha do pecado

A Bíblia nos adverte para não nos envolvermos em conversas prejudiciais que estragam bons costumes. O verdadeiro cristão não compactua com o pecado. Tudo que é pecaminoso, ofensivo, magoante ou que traz tristeza deve ser evitado. Devemos fugir da aparência do mal e não brincar com o pecado.

Ser ofensivo, agredir ou magoar o outro abre espaço para o inimigo dominar nossa vida, coração, pensamentos e palavras. Portanto, é essencial reprimir impulsos, pensar antes de falar e cultivar o fruto do Espírito chamado temperança, que traz calma ao coração.

É importante aprender a controlar a língua, evitando agir por impulso. Quem não consegue refrear a língua estará constantemente pecando, afastando-se da comunhão com o Senhor. Portanto, afaste-se do pecado, não de Deus.


3, O AMOR QUE ACOLHE OS IRMÃOS

A Palavra de Deus instrui que o amor não se resume a sentimento. Ele precisa ser demonstrado por meio de ações (1 Jo 4.18). Jesus, em seu ministério terreno, expressou amor porque se importava com A Palavra de Deus instrui que o amor vai além de sentimentos; ele precisa ser demonstrado por meio de ações. Jesus expressou amor em seu ministério porque se importava genuinamente com as pessoas. Na vida cristã, a prática é essencial, não apenas palavras.

A vida cristã não se resume a declarações, mas exige a execução da verdade. Se falamos sobre oração, devemos orar; se falamos sobre verdade, não podemos mentir; se falamos de humildade, não podemos ser arrogantes. O que pregamos, cantamos e ensinamos deve ser evidente em nossas vidas e comportamentos.

Essa prática é fundamental por várias razões: primeiro, porque estamos destinados a morar no céu; segundo, porque nascemos de novo; terceiro, porque o Espírito Santo de Deus habita em nós, nos orientandos. Às vezes, o Espírito Santo nos aconselha a silenciar quando queremos falar algo ofensivo.

É crucial lembrar que não podemos ser ofensivos com ninguém. Em vez de julgar se alguém merece ou não, devemos pregar a palavra de Deus. A palavra tem o poder de libertar o pré-adolescente do pecado e do bullying em nome de Jesus. Em vez de ofender, devemos compartilhar as verdades eternas para que todos possam se converter e mudar suas atitudes e comportamentos. as pessoas.


3.a. O AMOR NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS.

Uma das formas de combater o bullying é aprender a praticar justamente o que é contrário ao bullying. A Palavra de Deus ensina que Deus não faz acepção de pessoas (Tg 2.1). A prática do bullying é uma forma de tratar o próximo com desprezo em razão das suas características físicas ou psicológicas. Esse tipo de comportamento contraria a natureza do Evangelho que é a de não fazer acepção de pessoas.

O agressor, geralmente, se vê como superior, mais útil e importante. Ele acredita ter o direito de ofender aqueles que considera menos importantes, menos merecedores, ou menos dignos. Essa atitude revela arrogância, prepotência e soberba, o que, segundo a fé cristã, é considerado pecado.

Praticar o bullying, seja verbal ou físico, é mais sério do que muitas vezes é percebido. Mesmo que alguém alegue ser apenas brincadeira, muitas pessoas têm sofrido profundamente por causa dessas ações. Pode levar outros a se afastarem, ficarem isolados e, em casos extremos, até mesmo tirarem a própria vida.

É crucial que os adultos, incluindo pais e líderes religiosos, conversem com os pré-adolescentes sobre o impacto negativo do bullying. Não devemos tolerar ou minimizar essas ações sob a justificativa de que é apenas brincadeira. É necessário chamar a atenção para a seriedade do problema e incentivar a empatia e o respeito.

A mensagem central é: vigiar, observar e intervir quando necessário. O comportamento de bullying não é aceitável e não está alinhado com os princípios cristãos. É fundamental que a comunidade esteja atenta e se esforce para criar um ambiente de respeito, amor e compreensão.



3.b. JESUS TAMBÉM FOI OPRIMIDO E PERSEGUIDO.

Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, também sofreu agressões. Os Evangelhos relatam que o Senhor era desprezado (Jo 9.20-23); zombavam dEle (Lc 16.14); os judeus o acusavam de se intitular rei em lugar de César (Jo 19.28-30). Até mesmo os seus irmãos não acreditavam nEle (Jo 7.5). Logo, podemos afirmar que o Senhor entende como você se sente quando sofre alguma agressão física ou psicológica. Saiba que o Senhor é quem lhe protege e não deixará que o mal prevaleça. Confie nEle!

Este é o momento de oferecer conforto a todos que já sofreram ou estão sofrendo algum tipo de bullying. É importante lembrar que Cristo Jesus também passou por humilhações, rejeições e desprezo durante sua estadia na Terra. Ele conhece o que é sofrer, trair, ouvir palavras ofensivas e ser rejeitado, até mesmo por seus próprios familiares.

Os irmãos de Jesus só o aceitaram como Senhor e Salvador após sua ressurreição, mostrando o quanto as atitudes deles não magoavam Jesus. Ele continuou sua obra, mesmo enfrentando sofrimentos e angústias. Da mesma forma, você, aqui nesta terra, pode enfrentar tribulações, mas precisa confiar em Cristo diante de todas as dores e desafios.

Saiba que Jesus Cristo tem o interesse de te salvar, libertar e purificar teu coração. Se você se considera uma pessoa ofensiva e acha difícil mudar, confie que Jesus Cristo pode te conceder graça e força. Converse com os pré-adolescentes, seja quem praticava bullying ou quem era alvo. Jesus pode libertar aqueles que praticavam e confortar os que sofriam bullying em nome de Jesus.

CONCLUSÃO

Deus não faz acepção de pessoas. Que possamos amar a todos e mostrar bondade do mesmo modo como o Senhor demonstrou para conosco.

Deus não faz distinção de pessoas; Ele nos ensina a amar a todos e mostrar bondade, assim como Ele fez conosco. Da mesma forma que Jesus Cristo nos amou, devemos amar o próximo. Assim como Jesus cuida de nós, precisamos cuidar do próximo. Assim como precisamos de Jesus, há pessoas que também precisam de nós. É essencial ter amigos, uma família, cuidar e ser cuidado. Saiba que Jesus está sempre ao nosso lado para nos socorrer, trazer palavras de conforto e cuidar de nós. Amém.

========########========

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você 🙏.

========########========

========#########=======
INDICAÇÃO DE LIVROS PARA DEPARTAMENTO INFÂNTIL

                        

###################################

*🔴 Dinâmica: Discriminação, não❗📝*

*🔴 Objetivos:* Exemplificar que atos de discriminação devem ser combatidos e denunciados.

*🔴 Material:*

¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

*🔴 Procedimento:*

⏺️ - Organizem os alunos em círculo.

⏺️ - Distribuam ¼ da folha de papel ofício.

⏺️ - Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome da pessoa que está escrevendo).

Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.

⏺️ - Recolham todos os papéis.

⏺️ - Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.

⏺️ - Então, os alunos deverão realizar as tarefas.

Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.

⏺️ - Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.

⏺️ - Então, comecem a trabalhar os temas da indiferença, discriminação, Bullying, falta de respeito.

⏺️ - Falem: Comece por você, não discriminando ninguém. Faça a diferença❗

⏺️ - Para concluir, leiam:

“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31

Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.

Ideia original desta técnica desconhecida

Nas vossas orações apresenteis👉🏻Flaviana para Deus recuperar a sua saúde

#####################################





Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 11: Bullying? O que é isso?

Deus sempre em Primeiro Lugar.
ANTES DA AULA
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os p
ontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.  
 Cante: 
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Não Vou Mais Brigar - Rebeca Nemer



O Crente Salvo Faz a Diferença-Fernandes Lima



Ministério Ardendo Em Fogo - Vaso



Juliana Reame | Fazer a Diferença


- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇👇
👉 Apresentem o título da lição:
 Bullying? O que é isso?
👇
SUGESTÃO
Para iniciar, utilizem a:
Dinâmica: Discriminação, não!
Objetivo: 
Exemplificar que atos de discriminação devem ser combatidos e denunciados.

Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.

Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome da pessoa que está escrevendo).

Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.

- Recolham todos os papéis.

- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.

- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.

Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.

- Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.

- Então, comecem a trabalhar os temas da indiferença, discriminação, Bullying, falta de respeito.

- Falem: Comece por você, não discriminando ninguém. Faça a diferença!

- Para concluir, leiam:

“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31

Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica //atitudedeaprendiz.blogspot.com.
👇👇
👇 
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 







  
Fonte e crédito da lição CPAD.


QUEBRANDO A ROTINA
Inicie a aula perguntando aos alunos(as). Se alguém já foi vítima de bullying. Caso tenha algum aluno(a). Peça que ele diga como se sentiu e o que fez para superar a situação. Ouça os alunos com atenção. Em seguida, escreva as seguintes questões no quadro e promova com a classe um debate a respeito do tema.

👇
Questões para discussão:
• “O que fazer diante de um caso de bullying’?”
• “Como podemos ajudar um colega que esteja sofrendo esta forma de violência?”
• “Existe bullying na igreja?:”
• “Como se prevenir do ciberbullying?”


O QUE FAZER EM CASO DE BULLYING
É indispensável que você não esconda de seus pais. Converse, diga o que você tem enfrentado, seja honesto. Na escola, dialogue com seus professores e coordenadores. Aprenda a se valorizar. Mesmo que digam o contrário, você foi criado pelo Deus Todo-Poderoso. Você é especial e “se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!” (Rm 8.31). Comumente, as pessoas que tentam colocar os outros “para baixo” são as que não sabem lidar com a própria autoimagem. Você é especial, Deus ama você e estará sempre ao seu lado.


REFLETINDO
1. Que atitudes ofensivas podem ser caracterizadas como bullying! 
R: Todas as formas de agressões, sejam elas verbais ou físicas, sem motivação.



2. Que qualidades do caráter de Cristo são opostas aos que cometem bullying? 
R: Mansidão, humildade e misericórdia.



3. Que cuidados devem ser tomados a fim de que se evite o ciberbullying? 
R: Não revelar o telefone nem o endereço. Ter cuidado com as fotos e jamais marcar encontro com pessoas que se conhece apenas pelas redes.
 Crédito da lição CPAD.



Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
,
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

GREDITOS:
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Nos abençoe com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,99,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,12,2º Trimestr,1,2º Trimestre,101,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,73,Adolescentes,16,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,114,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,53,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,15,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,1,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,36,Batalha Espirítual,31,Batismo,7,Batismo nas Águas,2,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,144,Betel Adulto,80,Betel Jovem,40,Bíblia,82,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,7,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,9,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,Céu,8,Céus,5,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,466,CPAD Adolescentes,56,CPAD Jovem,112,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,10,Cristão,28,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,4,Cruz,7,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,8,Culto da Virada de Ano Novo,3,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,4,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,104,Deus é Amor,20,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,8,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,86,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,2,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,15,Doutrinas Fundamentais,26,Download,80,Download Livros e E-books,143,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,36,EBD,684,EBF,1,Eclesiastes,11,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,3,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,38,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,870,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,203,Estudos Bíblicos,496,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,15,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,9,Falta,1,familia,45,Família,45,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,21,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,1,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,2,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,18,Hermenêutica,3,Hernandes,1,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,39,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,45,Jesus Cristo,52,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,14,João,9,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,8,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,227,Jovens,178,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,8,Lições Bíblicas da BETEL,396,Lições Bíblicas da CPAD,579,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,28,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,37,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,8,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,9,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,5,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,67,Notícias Gospel,214,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,6,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,21,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,64,Pecado,37,Pecador Confesso,14,PECC,49,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,11,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,5,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revelação,5,Revelado,1,Revista,92,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,12,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,31,Salomão,12,Salvação,17,Salvador,10,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,2,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,3,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,2,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,5,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,90,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,15,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Veracidade,1,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 11: Bullying? O que é isso? | 4º Trimestre | EBD Pré-Adolescentes
Lição 11: Bullying? O que é isso? | 4º Trimestre | EBD Pré-Adolescentes
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvoY2AWyUhh7My4rewoFPi6pX-Yb23ile-64EhdWpZ9Ws63N2HcDAwc3uWqZcWs3nNV9Ro5kPoaLyxYgCzxZNMW42qcSVi96Y0nT-RkJqEMb_FCLNq0Azmt3RoJWVVW-DZ23z9SNq8aqX_4Vyaq7D_f1hJbJw3lRRMfXb0r5-gQSOCuDU5fNPNV4XCKCc/w640-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-11.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvoY2AWyUhh7My4rewoFPi6pX-Yb23ile-64EhdWpZ9Ws63N2HcDAwc3uWqZcWs3nNV9Ro5kPoaLyxYgCzxZNMW42qcSVi96Y0nT-RkJqEMb_FCLNq0Azmt3RoJWVVW-DZ23z9SNq8aqX_4Vyaq7D_f1hJbJw3lRRMfXb0r5-gQSOCuDU5fNPNV4XCKCc/s72-w640-c-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-11.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/12/licao-11-bullying-o-que-e-isso-4.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/12/licao-11-bullying-o-que-e-isso-4.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy