Lição 10 - Conservando o Poder | 4º Trimestre | EBD Juvenis

P rofessor |  REVISTA:  O Espírito Santo em Nós. Comentarista:  Carlos Alexandre “Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem e...


Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre

“Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." (2 Co 4.16)


LEITURA DIÁRIA

 Ef 1.16-23 O poder opera em nossos corações

 Ef 6,10-13 Revestidos de poder venceremos o mal

 Fp 1.9-11; 4,17 Produzindo fruto de justiça

 Js 1.8; Sl 1.2 A necessidade de meditação diária na Palavra

 Ef 6.18; 1 Ts 5.17 Orando em todo tempo

 1 Pe 1.15,16 Uma vida de plena santidade

Leia também

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

--------------------------------------------------------------


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 12.1,2,11,12

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus,

11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tributação, perseverai na oração.


Efésios 3.14-21

14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior,

17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 a essa glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!


Tito 3.5

5 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.


CONECTADO COM DEUS

Você percebeu que toda a Leitura Bíblica em Classe está relacionada à renovação da mente? O que é isso? O que uma mente renovada pensa? A Bíblia nos ensina sobre isso: tudo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, de boa qualidade moral e se há algum louvor, nisso pensai (Rm 4.8). Para que você pense em coisas boas, é necessário selecionar as informações que serão enviadas para sua mente através dos sentidos. Portanto, devemos nos preocupar com o que vemos, ouvimos e contatamos. O que tem preenchido a sua mente? Com o que você tem se ocupado? Que livros você tem lido? Para que você usa a internet? O que você tem visto na televisão? Pense nisso e esteja conectado com Deus!


OBJETIVOS

ENTENDER o significado de renovação espiritual;

RECONHECER que o Espírito Santo opera em nós a renovação diária:

IDENTIFICAR o crente como habitação do Espírito Santo.


ANTES DA AULA

Esta lição é de grande importância tanto para você como para seus alunos, porquanto é o poder de Deus na vida de Cristo que leva a fugir do mal e praticar o bem. E o fruto do Espírito é o resultado e a amostra fiel deste poder em nossa vida.


Portanto, prepare-se. estude, pesquise e leve o assunto a sério. Desafie seus alunos a viverem de acordo com a vontade de Jesus e não enganando a si mesmos, tendo um comportamento da igreja e outro bem diferente nos outros locais por onde anda.


É o fruto do Espírito produzido em nossa vida que nos torna "sal da terra” e “luz do mundo” E através do nosso comportamento os descrentes glorificam ao Pai Celestial (Mt 5.16).


1. A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NA VIDA DO CRENTE

No Antigo Testamento, os sacerdotes eram responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor. Aquele fogo simbolizava a presença de Deus (Lv 9,24). Na Nova Aliança, ou seja, desde Jesus até o tempo em que estamos vivendo, temos a responsabilidade de manter aceso o fogo do Espírito em nossas vidas. Como faremos isso?


Devemos evitar e renunciar tudo o que diminui e, por fim, apaga esse santo Fogo a fim de conservarmos o poder do Espírito em nós. Portanto, devemos nos afastar da desobediência, do pecado e de tomar para nós a honra que só pertence ao Senhor, pois o Espírito glorifica tão somente a Jesus (Jo 16.14).


2. O ESPIRITO SANTO OPERA EM NÓS A RENOVAÇÃO DIÁRIA

2.1. O Espírito Santo nos alimenta mediante a Palavra de Deus.

Devemos alimentara nossa alma com o Pão do céu a cada dia, assim como o povo era alimentado por Deus no deserto, recebendo o maná a cada manhã.

Deus tem reservado uma porção diária especial para nós na sua Palavra. Quando abrimos as Escrituras com um coração desejoso de ouvir a voz de Deus, o Espírito Santo aplica a Palavra aos nossos corações. É o modo de crescer na graça e no conhecimento de Deus (2 Pe 3.18).


2.2. O Espírito nos leva a buscar a Deus em oração.

A Bíblia recomenda que devemos orar sem cessar (1 Ts 5.17), perseverar em oração (Cl 4.2), orar em todo o tempo (Ef 6.18), Jesus, como homem, deixou-nos o seu exemplo de uma vida de oração (Mc 1.35). É a oração que nos leva até o trono da graça onde recebemos ajuda divina nos momentos mais difíceis (Hb 10.19,20; 416).


INTERAÇÃO

O crente possui liberdade espiritual porque não mais pertence ao Diabo e agora o pecado não tem mais domínio sobre ele. Somos livres para servira Deus e oferecer-lhe “sacrifícios espirituais" que são um coração sincero e contrito e um andar em santidade e obediência, A desobediência e a vida impura tiram a liberdade do Espírito. Essa liberdade só pode ser conservada se a chama do nosso altar estiver acesa, ou seja, mediante a presença do Espírito Santo em nós. E para isso, é necessário meditação diária na Bíblia e oração em todo o tempo.


Quando damos liberdade para o Espírito atuar em nossa vida, começamos a viver sob sua influência e não há mais espaço para o velho homem e seu comportamento. O crente deve tomar extremo cuidado para não entristecer o Espírito Santo, porque isso poderá levá-lo a resisti-lo, depois a extingui-lo e, por fim, blasfemá-lo.

Leve seus alunos a refletirem sobre esses tópicos levantados.


3. O CRENTE COMO HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo atua tanto de forma coletiva como de forma pessoal; Ele habita na Igreja, que é chamada edifício espiritual; e esse mesmo Espírito age particularmente na vida de cada crente em que habita. Toda a certeza que temos na vida espiritual decorre do testemunho do Espirito que atua dinamicamente no nosso homem interior. As orações de Paulo, que subiam a favor dos crentes, em geral iam muito além de pedidos simples que normalmente fazemos. Não se prendia tanto aos fatos desta vida, mas buscava para o povo de Deus uma vida de profundidade espiritual, desejando que os crentes alcançassem um grau de compreensão bem elevado das coisas de Deus. Por isso, o apóstolo orava para que o Espirito Santo confirmasse sua presença no íntimo de cada crente (Ef 3.14-16).


3.1. Aprofundados em amor.

Às vezes, damos tanta importância a alguns aspectos da vida cristã e negligenciamos o amor, quando Jesus disse que este é o primeiro mandamento (Mt 22,36-40). Paulo está interessado em ver 0 amor crescendo entre a família de Deus, Para tanto, espera que o Espírito, atuando no homem interior, possa dar aos crentes a compreensão e o conhecimento do amor de Cristo e toda sua extensão: comprimento, altura e profundidade (Ef 3,17-20). Só assim alcançaremos a plenitude de Deus, pois “Deus é amor" (1 Jo 4.7,8,15,16).


3.2. O maior resultado de ser habitação do Espírito.

Quando somos moradas do Espírito Santo e zelamos pelo templo no qual Ele habita (l Co 3.16), o amor será o maior fruto desta morada. Não é possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo.


O Espírito opera em nós maravilhosamente mudando o nosso comportamento e nos tornando pessoas de pensamento voltado para as coisas que são de cima (Cl 3.2-5). Como? Buscando o Reino de Deus em primeiro lugar, dando a Ele a prioridade em nossa vida e em nossas escolhas, permitindo que Ele dirija os nossos pensamentos, sentimentos e ações, por meio do seu Santo Espírito, operando em nós “tanto o querer como o efetuar” (Fp 2.13), Pois Deus está agindo em nós, dando-nos o desejo e o poder de realizarmos aquilo que é do agrado dEle.


4. PROGREDINDO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO

4.1. Para produzir bom fruto.

O próprio Jesus explicou que só produz bom fruto o galho que está ligado à árvore (Jo 15.1,5). de onde recebe a seiva que é o alimento e consequentemente dá a condição para a produção. E explica ainda que Ele é a videira, isto é, a árvore, o tronco: e nós, as varas ou os galhos produtores. A seiva, isto é, aquilo que alimenta os galhos, podemos dizer que é o poder do Espírito Santo.


Ninguém que não tenha aceitado Jesus como Salvador, isto é, se convertido a Ele, terá o dom do Espírito em sua vida para produzir bom fruto. O poder do Espírito em nossa vida é uma consequência. Paulo disse: “Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).


SUBSÍDIOS

“Em vez de acreditar que a santificação é um processo para toda a vida ou que a maturidade espiritual reque 'tempo' (Hb 5.12) e 'prática' (Hb 5.14), alguns cristãos tentam encontrar atalhos para se tornarem espiritualmente maduros. O pensamento atual promove a visão do imediatismo. Os anúncios modernos têm ensinado às pessoas que elas devem querer tudo o que se coloca diante delas de maneira imediata. As virtudes do autocontrole e da paciência para postergar a gratificação, com o objetivo de alcançar um prêmio mais elevado ou um valor mais alto, raramente são consideradas como opções no pensamento atual.


Os métodos rápidos de se obter a maturidade espiritual são ineficientes e inevitavelmente desapontadores. Dallas Willard faz uma observação correta: 'A lição que aprendemos de todas as fontes disponíveis é que não existe um reparo rápido para a condição humana.


A inteireza só pode ser alcançada pela humanidade e através de um processo longo e difícil, que envolve o máximo de todas as nossas forças, durante um processo longo e difícil, que envolve o máximo de todas as nossas forças, durante uma experiência de longa duração. Nós não gostamos de ouvir isso. De alguma maneira, somos enganados pelos relatórios de experiências de diversos grandes líderes espirituais e associamos sua grandeza a esses grandes momentos em que viveram, negligenciando os anos de lento progresso que eles enfrentaram.


Métodos instantâneos para obter maturidade certamente falharão, do mesmo modo que dietas radicais podem trazer rápida perda de peso, mas fracassam em alcançar resultados permanentes. As pessoas conscientes que se submetem a dietas, precisam seguir um plano adequado de alimentação e exercício que possa ajudá-las a alcançar boa saúde e perda de peso duradoura. Os cristãos precisam seguir o plano bíblico de capacitação do Espírito, nutrição espiritual da Palavra e prática nas disciplinas bíblicas para obter a maturidade espiritual (Hb 5.12: 6.1)." (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação, Rio de Janeiro: CPAD, p, 77,78)


PARA CONCLUIR

A Palavra de Deus nos exorta a mantermos o fervor do Espirito em nossas vidas. O Espirito Santo repousava sobre Jesus (Jo 1.33), e em nossos dias Ele está entre nós. Que o fogo do Espírito seja renovado em nossas vidas diariamente, para que possamos “andar em Espírito” conforme aprenderemos na próxima lição.


CONHEÇA OS  SEUS ALUNOS

Para que o processo de ensino- -aprendizagem alcance seu intento, é importante que o processo de comunicação entre professor e aluno tenha maior fluidez e isso só acontece quando a linguagem que você utiliza se alinha ao máximo à linguagem utilizada por seus alunos, e vice-versa. Assim, é muito importante o professor manter-se inteirado da forma como os alunos da faixa etária de sua classe interagem entre si: os assuntos mais comuns entre eles: o vocabulário; gostos e palavras utilizadas.


Não se esqueça de que a classe de Escola Dominical é, sobretudo, um local de aprendizado bíblico, mas também de comunhão, acolhimento, compartilhamento de experiências cristãs e espirituais para a edificação entre os irmãos em Cristo.


HORA DA REVISÃO

1. No Antigo Testamento, quem eram os responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor?

Os sacerdotes eram os responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor.

2. Como manter aceso o fogo do Espírito em nós?

Devemos evitar e renunciar tudo o que diminui e, por fim, apaga esse santo Fogo a fim de conservarmos o poder do Espírito em nós.

3. Segundo a lição, como crescemos na graça e no conhecimento de Deus?

Quando abrimos as Escrituras com um coração desejoso de ouvir a voz de Deus, o Espírito Santo aplica a Palavra aos nossos corações.

4. De acordo com a lição, quem nos deixou o seu exemplo de uma vida de oração?

Jesus, como homem, deixou-nos o exemplo de uma vida de oração (Mc 1.35)

5. É possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo?

Não é possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo.

Leia também

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

--------------------------------------------------------------

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 10: Conservando o poder

  
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.

- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


ANTES DA AULA
Esta lição é de grande importância tanto para você como para seus alunos, porquanto é o poder de Deus na vida de Cristo que leva a fugir do mal e praticar o bem. E o fruto do Espírito é o resultado e a amostra fiel deste poder em nossa vida.

Portanto, prepare-se. estude, pesquise e leve o assunto a sério. Desafie seus alunos a viverem de acordo com a vontade de Jesus e não enganando a si mesmos, tendo um comportamento da igreja e outro bem diferente nos outros locais por onde anda.

É o fruto do Espírito produzido em nossa vida que nos torna "sal da terra” e “luz do mundo” E através do nosso comportamento os descrentes glorificam ao Pai Celestial (Mt 5.16).

INTERAGINDO
O crente possui liberdade espiritual porque não mais pertence ao Diabo e agora o pecado não tem mais domínio sobre ele. Somos livres para servir a Deus e oferecer-lhe “sacrifícios espirituais" que são um coração sincero e contrito e um andar em santidade e obediência, A desobediência e a vida impura tiram a liberdade do Espírito. Essa liberdade só pode ser conservada se a chama do nosso altar estiver acesa, ou seja, mediante a presença do Espírito Santo em nós. E para isso, é necessário meditação diária na Bíblia e oração em todo o tempo.

Quando damos liberdade para o Espírito atuar em nossa vida, começamos a viver sob sua influência e não há mais espaço para o velho homem e seu comportamento. O crente deve tomar extremo cuidado para não entristecer o Espírito Santo, porque isso poderá levá-lo a resisti-lo, depois a extingui-lo e, por fim, blasfemá-lo.


👇
👉 Apresentem o título da lição:
Conservando o poder
👇
SUGESTÃO
👇
Para iniciar a lição, utilizem a:
Dinâmica: Vida Transformada
Objetivos:
- Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação.
- Enfatizar a importância da renovação espiritual para manter a vida transformada, moldada e cheia do Espírito Santo.
Material:
01 porção de milho de pipoca

01 porção de pipoca

Alguns piruás(grãos que não estouraram)

01 porção de óleo

01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)

Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.

- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.

- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?

Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.

- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.

- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.

Milho de Pipoca

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: Apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: Vai morrer.

Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autoria do texto: Rubem Alves.

- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.

- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.

- Agora, falem sobre:

O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação e que precisa manter o poder do Espírito santo, através da renovação espiritual constante em seu viver diário, apresentando frutos dignos de arrependimento.

O barulho pode representar a alegria da transformação.
- Para concluir, leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica //atitudedeaprendiz.blogspot.com.
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


Jesus Cristo Mudou Meu Viver | CD Sem Limites | Aline Barros



A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


Aline Barros - Renova me Senhor Jesus (Legendado)


Aline Barros - Santidade


Elaine Martins - Santificação (Letra) | Gospel Hits


Aquele que está feliz - (Comunidade de Nilópolis) / Legendado

👇👇
👇 
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 

TEXTO BÍBLICO
Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4.16.


LEITURA DIÁRIA
💓 Ef 1.16-23 O poder opera em nossos corações
💓 Ef 6,10-13 Revestidos de poder venceremos o mal
💓 Fp 1.9-11; 4,17 Produzindo fruto de justiça
💓 Js 1.8; Sl 1.2 A necessidade de meditação diária na Palavra
💓 Ef 6.18; 1 Ts 5.17 Orando em todo tempo
💓 1 Pe 1.15,16 Uma vida de plena santidade


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
 
Romanos 12.1,2,11,12
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus,

11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tributação, perseverai na oração.

  Efésios 3.14-21
14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior,

17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 a essa glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Tito 3.5
5 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.


CONECTADO COM DEUS
Você percebeu que toda a Leitura Bíblica em Classe está relacionada à renovação da mente? 
O que é isso? 
O que uma mente renovada pensa?
A Bíblia nos ensina sobre isso: Tudo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, de boa qualidade moral e se há algum louvor, nisso pensai (Rm 4.8). 
Para que você pense em coisas boas, é necessário selecionar as informações que serão enviadas para sua mente através dos sentidos. 
Portanto, devemos nos preocupar com o que vemos, ouvimos e contatamos. 
O que tem preenchido a sua mente? 
Com o que você tem se ocupado? 
Que livros você tem lido?
Para que você usa a internet? 
O que você tem visto na televisão? 
Pense nisso e esteja conectado com Deus!


OBJETIVOS
- ENTENDER o significado de renovação espiritual;
- RECONHECER que o Espírito Santo opera em nós a renovação diária:
- IDENTIFICAR o crente como habitação do Espírito Santo.


1. A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NA VIDA DO CRENTE
No Antigo Testamento, os sacerdotes eram responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor. Aquele fogo simbolizava a presença de Deus (Lv 9,24). Na Nova Aliança, ou seja, desde Jesus até o tempo em que estamos vivendo, temos a responsabilidade de manter aceso o fogo do Espírito em nossas vidas. Como faremos isso?

Devemos evitar e renunciar tudo o que diminui e, por fim, apaga esse santo Fogo a fim de conservarmos o poder do Espírito em nós. Portanto, devemos nos afastar da desobediência, do pecado e de tomar para nós a honra que só pertence ao Senhor, pois o Espírito glorifica tão somente a Jesus (Jo 16.14).


2. O ESPIRITO SANTO OPERA EM NÓS A RENOVAÇÃO DIÁRIA

2.1. O Espírito Santo nos alimenta mediante a Palavra de Deus.
Devemos alimentara nossa alma com o Pão do céu a cada dia, assim como o povo era alimentado por Deus no deserto, recebendo o maná a cada manhã.

Deus tem reservado uma porção diária especial para nós na sua Palavra. Quando abrimos as Escrituras com um coração desejoso de ouvir a voz de Deus, o Espírito Santo aplica a Palavra aos nossos corações. É o modo de crescer na graça e no conhecimento de Deus (2 Pe 3.18).


2.2. O Espírito nos leva a buscar a Deus em oração.
A Bíblia recomenda que devemos orar sem cessar (1 Ts 5.17), perseverar em oração (Cl 4.2), orar em todo o tempo (Ef 6.18), Jesus, como homem, deixou-nos o seu exemplo de uma vida de oração (Mc 1.35). É a oração que nos leva até o trono da graça onde recebemos ajuda divina nos momentos mais difíceis (Hb 10.19,20; 416).


3. O CRENTE COMO HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo atua tanto de forma coletiva como de forma pessoal; Ele habita na Igreja, que é chamada edifício espiritual; e esse mesmo Espírito age particularmente na vida de cada crente em que habita. Toda a certeza que temos na vida espiritual decorre do testemunho do Espirito que atua dinamicamente no nosso homem interior. As orações de Paulo, que subiam a favor dos crentes, em geral iam muito além de pedidos simples que normalmente fazemos. Não se prendia tanto aos fatos desta vida, mas buscava para o povo de Deus uma vida de profundidade espiritual, desejando que os crentes alcançassem um grau de compreensão bem elevado das coisas de Deus. Por isso, o apóstolo orava para que o Espirito Santo confirmasse sua presença no íntimo de cada crente (Ef 3.14-16).


3.1. Aprofundados em amor.
Às vezes, damos tanta importância a alguns aspectos da vida cristã e negligenciamos o amor, quando Jesus disse que este é o primeiro mandamento (Mt 22,36-40). Paulo está interessado em ver 0 amor crescendo entre a família de Deus, Para tanto, espera que o Espírito, atuando no homem interior, possa dar aos crentes a compreensão e o conhecimento do amor de Cristo e toda sua extensão: comprimento, altura e profundidade (Ef 3,17-20). Só assim alcançaremos a plenitude de Deus, pois “Deus é amor" (1 Jo 4.7,8,15,16).


3.2. O maior resultado de ser habitação do Espírito.
Quando somos moradas do Espírito Santo e zelamos pelo templo no qual Ele habita (l Co 3.16), o amor será o maior fruto desta morada. Não é possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo.

O Espírito opera em nós maravilhosamente mudando o nosso comportamento e nos tornando pessoas de pensamento voltado para as coisas que são de cima (Cl 3.2-5). Como? Buscando o Reino de Deus em primeiro lugar, dando a Ele a prioridade em nossa vida e em nossas escolhas, permitindo que Ele dirija os nossos pensamentos, sentimentos e ações, por meio do seu Santo Espírito, operando em nós “tanto o querer como o efetuar” (Fp 2.13), Pois Deus está agindo em nós, dando-nos o desejo e o poder de realizarmos aquilo que é do agrado dEle.


4. PROGREDINDO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO
4.1. Para produzir bom fruto.
O próprio Jesus explicou que só produz bom fruto o galho que está ligado à árvore (Jo 15.1,5). de onde recebe a seiva que é o alimento e consequentemente dá a condição para a produção. E explica ainda que Ele é a videira, isto é, a árvore, o tronco: e nós, as varas ou os galhos produtores. A seiva, isto é, aquilo que alimenta os galhos, podemos dizer que é o poder do Espírito Santo.

Ninguém que não tenha aceitado Jesus como Salvador, isto é, se convertido a Ele, terá o dom do Espírito em sua vida para produzir bom fruto. O poder do Espírito em nossa vida é uma consequência. Paulo disse: “Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).


SUBSÍDIOS
Em vez de acreditar que a santificação é um processo para toda a vida ou que a maturidade espiritual reque 'tempo' (Hb 5.12) e 'prática' (Hb 5.14), alguns cristãos tentam encontrar atalhos para se tornarem espiritualmente maduros. O pensamento atual promove a visão do imediatismo. Os anúncios modernos têm ensinado às pessoas que elas devem querer tudo o que se coloca diante delas de maneira imediata. As virtudes do autocontrole e da paciência para postergar a gratificação, com o objetivo de alcançar um prêmio mais elevado ou um valor mais alto, raramente são consideradas como opções no pensamento atual.

Os métodos rápidos de se obter a maturidade espiritual são ineficientes e inevitavelmente desapontadores. Dallas Willard faz uma observação correta: 'A lição que aprendemos de todas as fontes disponíveis é que não existe um reparo rápido para a condição humana.

A inteireza só pode ser alcançada pela humanidade e através de um processo longo e difícil, que envolve o máximo de todas as nossas forças, durante um processo longo e difícil, que envolve o máximo de todas as nossas forças, durante uma experiência de longa duração. Nós não gostamos de ouvir isso. De alguma maneira, somos enganados pelos relatórios de experiências de diversos grandes líderes espirituais e associamos sua grandeza a esses grandes momentos em que viveram, negligenciando os anos de lento progresso que eles enfrentaram.

Métodos instantâneos para obter maturidade certamente falharão, do mesmo modo que dietas radicais podem trazer rápida perda de peso, mas fracassam em alcançar resultados permanentes. As pessoas conscientes que se submetem a dietas, precisam seguir um plano adequado de alimentação e exercício que possa ajudá-las a alcançar boa saúde e perda de peso duradoura. Os cristãos precisam seguir o plano bíblico de capacitação do Espírito, nutrição espiritual da Palavra e prática nas disciplinas bíblicas para obter a maturidade espiritual (Hb 5.12: 6.1)." (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação, Rio de Janeiro: CPAD, p, 77,78)


PARA CONCLUIR
A Palavra de Deus nos exorta a mantermos o fervor do Espirito em nossas vidas. O Espirito Santo repousava sobre Jesus (Jo 1.33), e em nossos dias Ele está entre nós. Que o fogo do Espírito seja renovado em nossas vidas diariamente, para que possamos “andar em Espírito” conforme aprenderemos na próxima lição.


HORA DA REVISÃO
1. No Antigo Testamento, quem eram os responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor?
R. Os sacerdotes eram os responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor.



2. Como manter aceso o fogo do Espírito em nós?
R. Devemos evitar e renunciar tudo o que diminui e, por fim, apaga esse santo Fogo a fim de conservarmos o poder do Espírito em nós.



3. Segundo a lição, como crescemos na graça e no conhecimento de Deus?
R. Quando abrimos as Escrituras com um coração desejoso de ouvir a voz de Deus, o Espírito Santo aplica a Palavra aos nossos corações.



4. De acordo com a lição, quem nos deixou o seu exemplo de uma vida de oração?
R. Jesus, como homem, deixou-nos o exemplo de uma vida de oração (Mc 1.35)



5. É possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo?
R. Não é possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo.



CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Para que o processo de ensino? 
Aprendizagem alcance seu intento, é importante que o processo de comunicação entre professor e aluno tenha maior fluidez e isso só acontece quando a linguagem que você utiliza se alinha ao máximo à linguagem utilizada por seus alunos, e vice-versa. Assim, é muito importante o professor manter-se inteirado da forma como os alunos da faixa etária de sua classe interagem entre si: Os assuntos mais comuns entre eles: O vocabulário; gostos e palavras utilizadas.

Não se esqueça de que a classe de Escola Dominical é, sobretudo, um local de aprendizado bíblico, mas também de comunhão, acolhimento, compartilhamento de experiências cristãs e espirituais para a edificação entre os irmãos em Cristo.

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 10 - Conservando o Poder | 4º Trimestre | EBD Juvenis
Lição 10 - Conservando o Poder | 4º Trimestre | EBD Juvenis
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_tg0arjO_mWRhVbGGzK-060EI-MOwg-WzoYk74dGrZx3QuprE3fYD0lSdeU5I6gsUURpA7mMGkIRRyyDYwnVrf9CY6ErT3Wg5b9PLrQT6dEsS1_ZpprN3Q6k3io-758hIWBG0yjGWCL09dVksTqpQcyKUkt9aivUy-DxcxRsCFsS3NgENaFyN8jyfG8I/w640-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-10-SUBSIDIO-JUVENIS-4%C2%BATRIM-2023.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_tg0arjO_mWRhVbGGzK-060EI-MOwg-WzoYk74dGrZx3QuprE3fYD0lSdeU5I6gsUURpA7mMGkIRRyyDYwnVrf9CY6ErT3Wg5b9PLrQT6dEsS1_ZpprN3Q6k3io-758hIWBG0yjGWCL09dVksTqpQcyKUkt9aivUy-DxcxRsCFsS3NgENaFyN8jyfG8I/s72-w640-c-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-10-SUBSIDIO-JUVENIS-4%C2%BATRIM-2023.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/12/licao-10-conservando-o-poder-4.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/12/licao-10-conservando-o-poder-4.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy