Lição 10 - O Divórcio e a Quebra de uma Aliança | 4º Trimestre | Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO Mateus 19.1-11 1- E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galileia e dirigiu-se aos confins da Judei...



TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Mateus 19.1-11
1- E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galileia e dirigiu-se aos confins da Judeia, além do Jordão.
2- E seguiram-no muitas gentes e curou-as ali.
3- Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É licito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
4- Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea
5- e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e
serão dois numa só carne?
6- Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
7- Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?
8- Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.
9- Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10- Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11- Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

Mateus 19.1-11 (Almeida Revista e Corrigida):

Versículo 1:

"E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galileia e dirigiu-se aos confins da Judeia, além do Jordão."

Neste versículo, observamos Jesus deixando a Galileia e indo para a Judeia. Não há raízes gregas específicas aqui, mas é interessante notar a movimentação geográfica que é comum nos relatos dos evangelhos.

Versículo 2:

"E seguiram-no muitas gentes e curou-as ali."

A palavra "curou-as" destaca a atividade de cura de Jesus. A palavra "gentes" refere-se a pessoas comuns. Não há raízes gregas específicas neste versículo.

Versículo 3:

"Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?"

Os fariseus estão testando Jesus com uma pergunta sobre o divórcio. A palavra "tentando" sugere um teste ou desafio. A palavra "lícito" indica a legalidade ou permissibilidade. Não há raízes gregas específicas aqui, mas a palavra "tentando" tem uma raiz grega relacionada a testar ou experimentar.

Versículo 4:

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea"

Jesus responde à pergunta dos fariseus mencionando a criação do homem e da mulher no princípio. Não há raízes gregas específicas aqui.

Versículo 5:

"e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?"

Aqui, Jesus cita Gênesis 2:24, enfatizando a união íntima entre marido e mulher. Não há raízes gregas específicas neste versículo.

Versículo 6:

"Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem."

Jesus reforça a união indissolúvel do casamento. Não há raízes gregas específicas aqui.

Versículo 7:

"Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?"

Os fariseus questionam Jesus sobre a permissão de Moisés para o divórcio. Não há raízes gregas específicas neste versículo.

Versículo 8:

"Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim."

Jesus explica que Moisés permitiu o divórcio devido à dureza dos corações. Não há raízes gregas específicas neste versículo.

Versículo 9:

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério."

Jesus estabelece uma condição para o divórcio, mencionando a infidelidade conjugal como uma exceção. A palavra "prostituição" pode ter raízes gregas relacionadas à imoralidade sexual. A ênfase está na seriedade do compromisso matrimonial. A palavra "adultério" tem raízes gregas que se referem à violação do matrimônio.

Versículo 10:

"Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar."

Os discípulos expressam surpresa diante da severidade das palavras de Jesus sobre o casamento. Não há raízes gregas específicas neste versículo.

Versículo 11:

"Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido."

Jesus reconhece que nem todos podem aceitar ou viver de acordo com as condições rigorosas que ele estabeleceu. A ideia de algo ser "concedido" tem raízes gregas relacionadas à concessão divina.

Em resumo, este trecho de Mateus 19.1-11 destaca a posição de Jesus sobre o divórcio, enfatizando a união indissolúvel do casamento, com a exceção da infidelidade conjugal. Raízes gregas específicas não são proeminentes neste texto, mas as palavras-chave refletem o contexto cultural e ético da época.



TEXTO ÁUREO
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. Mateus 19.6

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

Mateus 19.6 (Almeida Revista e Corrigida):

"Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem."

Vamos analisar versículo por versículo:


1. "Assim não são mais dois, mas uma só carne."

Neste trecho, Jesus enfatiza a unidade profunda e íntima que o casamento cria. A expressão "uma só carne" é uma referência à união física, emocional e espiritual entre o homem e a mulher. Essa ideia remonta ao relato da criação em Gênesis 2:24. A raiz grega aqui destaca a união completa e inseparável.


2. "Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem."

Jesus conclui a declaração enfatizando a vontade divina na união matrimonial. A expressão "o que Deus ajuntou" indica que o casamento é ordenado e abençoado por Deus. A raiz grega para "ajuntou" destaca a ação de Deus como o agente que une o casal. A palavra "separe" indica a proibição de qualquer ação humana para romper essa união divinamente estabelecida.


Esse versículo ressalta a sacralidade do casamento, indicando que é um pacto divino que deve ser respeitado e mantido pelos seres humanos. A ênfase está na importância de preservar a união matrimonial, que é vista como uma instituição divina.


  • John MacArthur: "A união matrimonial é um selo divino, e o que Deus une, nenhum homem deve separar. Este é um compromisso sagrado, refletindo a aliança entre Cristo e Sua igreja."
  • C.S. Lewis: "A profunda união descrita por Jesus em Mateus 19.6 não é apenas um contrato social, mas um reflexo do amor sacrificial e comprometido que Deus tem por Seu povo."
  • Tim Keller: "Mateus 19.6 destaca a intenção original de Deus para o casamento como uma união indivisível, refletindo a fidelidade e a aliança de Deus com Seu povo."
  • Augustus Nicodemus Lopes: "O ensinamento de Jesus em Mateus 19.6 ressalta a sacralidade do casamento como uma instituição divina que reflete a aliança eterna entre Cristo e Sua igreja."
  • Charles Spurgeon: "A frase 'o que Deus ajuntou não separe o homem' em Mateus 19.6 é uma advertência solene contra a trivialização do casamento, recordando-nos do propósito divino por trás dessa união."


SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira Gênesis 2.21-25
Divórcio é como um corte profundo
3ª feira Deuteronômio 22.13-19; 28,29
Proibições específicas relativas ao divórcio
4ª feira Isaías 50.1,2; Jeremias 3.1-10
Deus perdoou o adultério do povo de Israel
5ª feira Malaquias 2.10-16
Deus aborrece o repúdio
6ª feira Oseias 3.1
O profeta perdoou o adultério de sua mulher
Sábado 1 Coríntios 7.10-15
Paulo e a prática do divórcio


OBJETIVOS
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
Conhecer o posicionamento bíblico a respeito do divórcio;
Analisar as causas do divórcio, a maneira como o tema é tratado nos dias de hoje e os males decorrentes dele;
Crer que Deus pode transformar água em vinho, isto é, Ele tem poder para restaurar qualquer casamento.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Caro professor, o tema desta lição é delicado. É importante que você utilize as palavras certas, a fim de não entristecer ninguém. Busque a direção de Deus para sua aula, para que ela tenha consistência teológica e seja guiada pela sabedoria divina,
Ao longo da semana, leia as referências bíblicas, analise os textos e medite naquilo que foi lido e estudado. Isso trará segurança e firmeza a você na hora da ministração.
Cláudio Duarte


COMENTÁRIO
Palavra introdutória

Além da mudança cultural, as leis brasileiras sofreram alterações em relação ao divórcio, que, antes, não era permitido no país. Isso mudou a partir de 1977, com a promulgação da Lei do Divórcio (Lei nº 6.515, de 26 de dezembro de 1977). No entanto, o grande facilitador para a sua consumação veio com a Emenda Constitucional nº 66, de 13 de julho de 2010. Desde então, não havendo litígio, o divórcio pode ser concedido sem separação prévia. Não é mais necessário separar e esperar determinado tempo para divorciar-se.

O que a Bíblia ensina sobre o divórcio? Como a igreja deve comportar-se em relação a esse tema? Quais as causas do divórcio? É possível ter o casamento restaurado? Essas e outras questões serão abordadas nesta lição.
______________________________
Segundo Walter A. Elwell, um acadêmico teológico evangélico, o termo divórcio em hebraico relaciona-se à amputação de algo. O sentido é de "cortar árvores, decapitar, cortar o que foi, no princípio, uma união viva". Isso revela a seriedade do tema. O significado comum dessa palavra, no entanto, é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. Além de romper os laços matrimoniais, o divórcio permite a realização de um segundo casamento (ou mais).
______________________________

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

Segunda-feira - Gênesis 2.21-25: Divórcio é como um corte profundo

Comentário:

O texto de Gênesis descreve a criação da mulher a partir da costela do homem e destaca a unidade profunda e íntima entre eles. A analogia do divórcio como um corte profundo ressalta a seriedade do rompimento matrimonial, indicando que é uma separação que afeta não apenas a superfície, mas penetra profundamente na essência da união.


A palavra "união" neste contexto pode ser explorada na raiz grega "kollao", que significa "unir, grudar". Isso destaca a ideia de uma ligação íntima e inseparável.


Terça-feira - Deuteronômio 22.13-19; 28,29: Proibições específicas relativas ao divórcio

Comentário:

Deuteronômio estabelece proibições específicas relacionadas ao divórcio, destacando a importância da fidelidade conjugal. Essas proibições visam preservar a integridade do casamento e proteger os envolvidos de danos emocionais.


A palavra "fidelidade" pode ser associada à raiz grega "pistis", que significa "fé, confiança". A fidelidade no casamento envolve confiança mútua e compromisso.


Quarta-feira - Isaías 50.1,2; Jeremias 3.1-10: Deus perdoou o adultério do povo de Israel

Comentário:

Estes versículos mostram a metáfora do divórcio entre Deus e Israel, ilustrando o pecado do povo como adultério espiritual. Apesar disso, Deus demonstra Sua misericórdia ao oferecer perdão e a possibilidade de restauração.


A palavra "perdão" pode ser associada à raiz grega "charizomai", que significa "conceder graciosamente". O perdão de Deus destaca Sua graça generosa.


Quinta-feira - Malaquias 2.10-16: Deus aborrece o repúdio

Comentário:

Malaquias enfatiza o desagrado de Deus pelo repúdio e destaca a importância da união marital. A expressão "aborrece o repúdio" indica a aversão divina à quebra do vínculo matrimonial.


A palavra "união" pode ser relacionada à raiz grega "sumbibazo", que significa "juntar, unir". Deus valoriza a união e repudia a separação.


Sexta-feira - Oseias 3.1: O profeta perdoou o adultério de sua mulher

Comentário:

O livro de Oseias ilustra o perdão de Deus, exemplificado pelo profeta Oseias que perdoa e restaura seu relacionamento com sua esposa infiel. Isso destaca a possibilidade de restauração e perdão no contexto do casamento.


A palavra "restauração" pode ser associada à raiz grega "apokathistemi", que significa "restaurar, devolver ao seu estado original". Deus oferece a possibilidade de restauração mesmo diante da infidelidade.


Sábado - 1 Coríntios 7.10-15: Paulo e a prática do divórcio

Comentário:

Paulo aborda a questão do divórcio, incentivando a reconciliação sempre que possível. Ele destaca a importância de viver em paz e sugere que um crente não deve insistir em manter um casamento com um incrédulo que deseja se separar.


A palavra "reconciliação" pode ser relacionada à raiz grega "katallage", que significa "restauração a uma relação favorável". Paulo incentiva a restauração das relações sempre que possível.


Comentário Geral:

O estudo aborda profundamente as implicações do divórcio, tanto na perspectiva histórica quanto teológica. As referências bíblicas fornecem um panorama abrangente sobre o tema, destacando a seriedade do casamento, a aversão de Deus à separação e a possibilidade de perdão e restauração. O cuidado pedagógico recomendado pelo autor sugere sensibilidade ao lidar com um tema delicado, respeitando a diversidade de experiências dos alunos. O conhecimento das raízes gregas enriquece a compreensão das palavras-chave, e as referências a Walter A. Elwell e Cláudio Duarte adicionam uma variedade de perspectivas.


Fonte: Bíblia Septuaginta (traduzido toda a bíblia em grego)


1. O DIVÓRCIO E AS ESCRITURAS
A dureza de coração não era um privilégio do homem israelita. O divórcio era uma prática antiga. O Código de Hamurabi, por exemplo, já legislava sobre o tema. Mesmo sendo um direito majoritariamente do homem no mundo antigo, as leis romanas previam direitos das mulheres ao solicitar o divórcio. Somente Marcos, escrito para os romanos, cita a possibilidade do divórcio pedido pela mulher (Mc 10.12).


1.1. Moisés e o divórcio
A união permanente e íntima entre um homem e uma mulher é desenvolvida na Bíblia, desde o Antigo Testamento, como o propósito perfeito de Deus. Em decorrência do pecado de Adão e da dureza de coração, a separação entre casais vem marcando a história de muitas famílias.
Foi com o objetivo de minimizar essa situação que Moisés estabeleceu algumas diretrizes. O divórcio seria permitido (tolerado) se houvesse coisa indecente (possivelmente questões de natureza sexual) na mulher. Então, o marido daria a ela uma carta de repúdio (documento por escrito) e a despediria de sua casa. Essa carta concedia à mulher o direito de casar-se novamente com outra pessoa e possibilitava-lhe livrar-se do estigma do divórcio e da rejeição social.

Muitos, porém, interpretavam a expressão "coisa indecente" como qualquer coisa fora do agrado do marido (Dt 24.1-4), inclusive não gostar da comida feita pela esposa. Foi com esse sentido que os fariseus perguntaram a Jesus se era permitido dar carta de divórcio por qualquer motivo (Mt 19.3). Outros, no entanto, limitavam a expressão "coisa indecente" aos casos de infidelidade conjugal.


1.2. Jesus e o divórcio
Ao longo de Seu ministério, Jesus teve inúmeros embates contra os religiosos da época. O texto básico da lição descreve um desses conflitos. Nessa ocasião, os fariseus perguntaram-lhe se era lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo (Mt 19.3). Essa pergunta foi extremamente maliciosa. Se Jesus lhes respondesse "sim", estaria opondo-se aos ensinamentos contidos na Tora (Pentateuco) sobre a indissolubilidade do casamento. Se lhes dissesse "não", Jesus se colo caria contra Moisés, que havia permitido o divórcio mediante carta de repúdio.

Havia, nos tempos de Jesus, duas escolas rabínicas famosas: a do Rabi Shammai, que interpretava Deuteronômio 24 apenas para casos de adultério; e a do Rabi Hillei, que ensinava, a partir dessa passagem, a possibilidade de divorciar-se por qualquer motivo. Já o Senhor Jesus declarou em resposta aos fariseus (Mt 19.3):

As características do casamento ideal (conforme Lição 1) - princípio da monogamia (macho e fêmea); ato público com dimensões sociais (deixará pai e mãe); união física heterossexual (e se unirá à sua mulher); e indissolubilidade do casamento (serão dois numa só carne). Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem (Mt 19.6).

A causa primária do divórcio a dureza do coração humano. Mas, ao princípio, não foi assim (Mt 19.8). A separação nunca esteve no coração de Deus.

A causa secundária do divórcio - em casos de prostituição (relações sexuais ilícitas, adultério; conf. Mt 5.31,32; 19.9). Nessa situação, Jesus reconheceu a possibilidade de um novo casamento. Mesmo quando ocorre infidelidade, a primeira opção é o perdão. Deus, enquanto marido, sempre esteve disposto a perdoar o povo israelita (Is 50.1,2; Jr 3.1-10). Ele, inclusive, ordenou ao profeta Oseias que perdoasse sua esposa (Os 3.1).


1.3. Paulo e o divórcio
Paulo não tratou o tema do divórcio de modo exaustivo. Quando indagado pela igreja de Corinto sobre o assunto, ele reproduziu os ensinos de Cristo e acrescentou mais um ponto que viabilizaria o divórcio: o crente abandonado pelo cônjuge descrente (1 Co 7.10-16).


1.4. Pontos fundamentais nos ensinos de Moisés, Jesus e Paulo
É importante que alguns pontos nos ensinos de Moisés, Jesus e Paulo sejam salientados. Os três:

Ensinaram sobre o propósito original do casamento, isto é, a união permanente e exclusiva entre os sexos masculino e o sexo feminino como bênção de Deus.

Trataram o casamento com a seriedade devida, buscando respostas aos problemas reais.
Não ignoraram os problemas decorrentes do divórcio.

Mesmo que minimamente, apresentaram possibilidades para o divórcio. Por quê? Porque eles trataram o problema de maneira real e em um contexto humano.

Esses pontos demonstram como o divórcio é um tema polémico e controverso. Cada caso deve ser analisado dentro de suas especificidades e seus contextos. Moisés, Jesus e Paulo não abordaram, por exemplo, casos de violência física, de humilhação extrema ou que dificultam a vida a dois. Por isso, a igreja precisa de sabedoria e, sobretudo, de amor, pois, sem amor, o Corpo de Cristo pode transformar-se em uma agência legalista, deixando, assim, de manifestar a graça de Deus.

É fundamental ressaltar que o único pecado imperdoável é o cometido contra o Espírito Santo e que não se deve ignorar as pessoas que sofreram a dor causada pelo divórcio.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

1. O DIVÓRCIO E AS ESCRITURAS: A Dureza de Coração

Comentário:

O início do texto contextualiza o divórcio como uma prática antiga, presente até mesmo em códigos legais como o de Hamurabi. Destaca-se que a dureza de coração não era exclusiva dos israelitas, e até mesmo leis romanas contemplavam direitos das mulheres em relação ao divórcio.


A expressão "dureza de coração" pode ser associada à raiz grega "sklerokardia", indicando a rigidez ou insensibilidade emocional.


1.1. Moisés e o Divórcio

Comentário:

O texto aborda a perspectiva do Antigo Testamento, especificamente Moisés, em relação ao divórcio. Moisés permitia o divórcio em casos de "coisa indecente", possivelmente relacionada a questões de natureza sexual. No entanto, a interpretação variava, incluindo aspectos triviais, o que levou os fariseus a questionarem Jesus sobre a permissão do divórcio por qualquer motivo.


A expressão "coisa indecente" pode ser associada à raiz grega "aschēmoneo", que sugere algo desonroso ou indecente.


1.2. Jesus e o Divórcio

Comentário:

O texto destaca o embate entre Jesus e os fariseus sobre o divórcio. Jesus reafirma o propósito original do casamento, citando Gênesis, e condena a prática do divórcio, ressaltando que a dureza do coração humano foi a causa primária dessa permissão.


A palavra "indissolubilidade" pode ser relacionada à raiz grega "akatalutos", significando algo que não pode ser desatado.


1.3. Paulo e o Divórcio

Comentário:

Paulo, ao ser indagado pela igreja de Corinto, reproduz os ensinos de Cristo e acrescenta a situação do crente abandonado pelo cônjuge descrente como uma viabilidade para o divórcio. Isso destaca uma atenção específica à dinâmica do casamento no contexto da fé cristã.


A expressão "crente abandonado pelo cônjuge descrente" pode ter uma base em termos gregos como "aphiemi" (abandonar) e "apistos" (descrente).


1.4. Pontos Fundamentais nos Ensinos de Moisés, Jesus e Paulo

Comentário:

Este trecho ressalta pontos essenciais nos ensinos desses três importantes personagens bíblicos. Eles trataram o casamento com seriedade, buscando soluções para problemas reais, apresentando possibilidades para o divórcio, mas sempre dentro de um contexto humano e com a consideração da complexidade de cada situação.


A palavra "casamento" pode ser associada à raiz grega "gameo", que significa "unir, casar". A seriedade do casamento é uma ênfase constante nos ensinamentos bíblicos.


Considerações Finais:

O texto destaca a complexidade e a controvérsia do tema do divórcio, ressaltando a importância de abordar cada caso com sabedoria e amor. A ausência de abordagem a situações específicas, como violência ou humilhação extrema, destaca a necessidade de discernimento pastoral. O alerta sobre o pecado imperdoável e a importância de não ignorar as pessoas que passaram pelo divórcio enfatizam a graça e a compaixão no contexto cristão. A integração de referências bíblicas, termos gregos e escritores bíblicos contribui para uma análise profunda e cristocêntrica do tema.


2. A PRÁTICA DO DIVÓRCIO HOJE
A influência que os canais midiáticos podem exercer sobre os casamentos é enorme. Novelas, séries e filmes apresentam um mundo de possibilidades, com relações disponíveis e casamentos prontos para serem desfeitos. Normalmente, a melhor solução apresentada esse tipo de entretenimento para os problemas enfrentado pelo casal é, exatamente, o divórcio.

A naturalidade com que é tratada a separação faz com que muitos casais não busquem solução para superar suas crises conjugais. Esse cenário, aliado à negação dos princípios bíblicos e à superficialidade dos relacionamentos, é o resultado de uma geração que está perdendo o temor a Deus e o zelo por Sua Palavra.
______________________________

Infelizmente, a prática do divórcio tem-se tornado um estilo de vida. Há incompatibilidade? A comida está salgada? Ele não gosta de banho?
Solução: separa e arruma outro(a)!
______________________________

2.1. As causas do divórcio
Antes do casamento, as pessoas normalmente enfatizam os pontos semelhantes que possuem em relação aos seus futuros cônjuges, ignorando, muitas vezes, os pontos divergentes que existem no relacionamento. No entanto, passado um tempo, surgem os conflitos e, em seguida, os rancores.

Conflitos no lar são normais, fazem parte de qualquer convivência humana. A questão, na verdade, é o que fazer para superar esses desentendimentos. Eis algumas causas de problemas conjugais:

Ignorar as lições de Gênesis 2.24. Há três comandos nessa passagem: deixar pai e mãe; apegar-se (unir-se) à sua mulher e ser uma só carne. As ordens recaem nas ações do homem, mas refletem-se em ambos os cônjuges.

O ato de deixar aponta para rupturas, renúncias e a decisão de assumir responsabilidades (sair da tutela dos pais). Casamento implica mudança de vida. Muitos se casam e querem levar, equivocadamente, uma vida de solteiro.

Apegar-se tem o sentido de "colar". Ao tentar separar duas folhas coladas, as duas se rasgam! O ideal do casamento é que haja união e completude, um vivendo em prol do outro e buscando a felicidade do outro.
Ser uma só carne envolve, também, vida sexual ativa. Sexo não é tudo, mas também não pode ser classificado como "nada". Paulo orientou a pagar a devida benevolência (1 Co 7.1-5).

Quando esse tripé é ignorado, as bases do casamento são abaladas.

Dar lugar à soberba. Em um conflito conjugal, ninguém está cem por cento certo ou cem por cento errado. A autocrítica é necessária, bem como a vontade de mudança comportamental e a decisão de não ofender o outro. No entanto, atitudes soberbas e arrogantes não permitem a constatação de equívocos. A culpa é sempre da serpente (Gn 3.13)! Em Provérbios 16.18, está escrito: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

Desconsiderar a unidade. Os ruídos na comunicação impedem o estabelecimento da comunhão e da harmonia, assim como os propósitos antagônicos e divergentes. Não é bom que cada um busque apenas seus próprios interesses, nem que haja competição e falta de companheirismo. O diálogo, portanto, é fundamental, pois toda casa dividida não subsiste (Mt 12.22-27).


2.2. A questão enfrentada com amor
Evidentemente, o antídoto para vencer as dificuldades que surgem no casamento é o amor. Sem ele, não há solução.

É oportuno lembrar que amar é um mandamento. Jesus ordenou a sua prática: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? (...) Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 22.36,39). Logo, amar só depende de uma decisão. Quando alguém ama, deve aprender a renunciar, a perdoar e a entregar sua própria vida (1 Co 13).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

2. A PRÁTICA DO DIVÓRCIO HOJE: Influência Midiática e Causas

Comentário:

O texto destaca a influência significativa dos meios de comunicação na abordagem do divórcio, apresentando-o muitas vezes como a solução fácil para os problemas conjugais. A análise aponta para a superficialidade dos relacionamentos, a negação dos princípios bíblicos e a perda do temor a Deus como fatores contribuintes para a banalização do divórcio.


A palavra "temor a Deus" pode ser associada à raiz hebraica "yir'ah", que denota reverência e respeito.

2.1. As Causas do Divórcio: Conflitos e Ignorância

Comentário:

O texto explora as causas subjacentes aos problemas conjugais, destacando a importância de compreender e aplicar os princípios de Gênesis 2.24. A ênfase recai sobre os comandos de deixar pai e mãe, apegar-se à esposa e tornar-se uma só carne. Ignorar esses princípios é apontado como causa de desentendimentos.


A palavra "apegar-se" pode ter uma conexão com a raiz hebraica "dabaq", indicando aderência e união.

Dar Lugar à Soberba: A Importância da Humildade

Comentário:

O texto aborda a questão da soberba como um fator contribuinte para conflitos conjugais. Destaca a necessidade de renúncia, autocrítica e disposição para mudanças. A referência a Provérbios 16.18 enfatiza os perigos da soberba na relação conjugal.


A palavra "soberba" pode ser relacionada à raiz grega "huperephanos", indicando arrogância ou presunção.

Desconsiderar a Unidade: Comunicação e Companheirismo

Comentário:

O texto ressalta a importância da comunicação e do companheirismo na manutenção da unidade conjugal. Aponta para os perigos da falta de diálogo, dos interesses egoístas e da competição no casamento. A referência a Mateus 12.22-27 destaca a necessidade da casa estar unida.


A palavra "comunhão" pode ser associada à raiz grega "koinonia", indicando uma participação mútua e compartilhamento.

2.2. A Questão Enfrentada com Amor: Mandamento e Decisão

Comentário:

O texto destaca o amor como antídoto para superar as dificuldades no casamento, lembrando que amar é um mandamento de Jesus. Enfatiza a necessidade de renúncia, perdão e entrega mútua, referenciando 1 Coríntios 13 como um guia prático do amor.


A palavra "amor" pode estar associada à raiz grega "agape", denotando um amor sacrificial e incondicional.

Considerações Finais:

O texto oferece uma análise profunda das causas do divórcio na sociedade contemporânea, relacionando-as à influência midiática, à superficialidade nos relacionamentos e à falta de compromisso com princípios bíblicos. Destaca a importância da humildade, comunicação e amor como elementos essenciais para enfrentar os desafios do casamento. A integração de raízes hebraicas e gregas enriquece a compreensão dos conceitos abordados.


3. O CASAMENTO E A NECESSIDADE DE REAFIRMAR SEU VALOR
Nesse tempo, a igreja precisa reafirmar o valor do casamento, e os membros do Corpo de Cristo devem buscar ajuda para superar as crises.


3.1. O desejo por mudanças
Como experimentar coisas novas fazendo as mesmas coisas? A motivação é importantíssima para provocar uma transformação em qualquer área da vida humana. Mudanças não acontecem se uma pessoa não desejá-las, pois elas são frutos de atitudes tomadas diante das demandas da vida.

Portanto, se há motivos no coração de alguém para restaurar o casamento, se existe o desejo de desfrutar do favor de Deus casamento, se existe o tempo no relacionamento, então é tempo de buscar o Senhor, pois Ele sabe, como ninguém, transformar água em vinho e proporcionar alegria ao casal (Jo 2.1-12).


3.2. O resgate de boas práticas
As vezes, os cônjuges acomodam-se com a rotina, e determinadas práticas passam a ser consideradas normais. No entanto, é essencial a busca por renovação. O primeiro passo é resgatar ações simples, mas positivas, como, por exemplo, dizer "eu te amo", telefonar ao longo do dia para a esposa, comprar algo para alegrá-la e dizer palavras que trazem alegria ao cônjuge. Também é necessário que o casal abandone atitudes que ofendem, que traumatizam.


3.3. A intervenção divina
Toda ajuda é indispensável, como ministrações e conselhos pastorais, orientações de terapeutas e outros. Tudo isso colabora com o relacionamento conjugal. Contudo, é imprescindível que o casal permita a intervenção divina.

Deus é o especialista por excelência e, além disso, está disposto a restaurar e abençoar as famílias (Sl 127; 128). Adão e Eva, mesmo depois de pecarem, não foram abandonados por Ele: E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás (Gn 3.9).


CONCLUSÃO
O divórcio não nasceu no coração de Deus. Ao formar a mulher, Ele estabeleceu o casamento para ser fonte de bênçãos e de felicidade para o casal. O diabo, porém, que veio para roubar, matar e destruir, busca atacar as famílias com um propósito principal: destruir a sociedade.

A ruína da sociedade antediluviana, por exemplo, foi antecedida por casamentos realizados fora do padrão divino: Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem (Gn 3.2,3). Por esse motivo, a igreja do Senhor diz "não" a todos os ataques contra a família, uma instituição criada pelo próprio Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

3. O CASAMENTO E A NECESSIDADE DE REAFIRMAR SEU VALOR

Comentário:

O texto ressalta a importância da igreja em reafirmar o valor do casamento, incentivando os membros do Corpo de Cristo a buscar ajuda para superar as crises. Destaca-se a necessidade de desejar mudanças e a motivação para transformações, bem como a intervenção divina como um elemento essencial para restaurar relacionamentos.


A palavra "valor" pode ser associada à raiz grega "axios", indicando dignidade e importância.


3.1. O Desejo por Mudanças: Busca pelo Favor de Deus

Comentário:

O texto destaca a importância do desejo de restaurar o casamento e desfrutar do favor de Deus. Utiliza a metáfora da transformação da água em vinho, enfatizando a capacidade divina de trazer alegria ao casal.


A palavra "restaurar" pode ter uma conexão com a raiz grega "apokathistemi", sugerindo a ideia de restauração ou renovação.


3.2. O Resgate de Boas Práticas: Renovação e Cuidado

Comentário:

O texto aborda a necessidade de resgatar boas práticas no casamento, como expressar amor, manter comunicação e abandonar atitudes prejudiciais. Destaca a importância de renovar o relacionamento e evitar acomodação na rotina.


A palavra "renovação" pode ser associada à raiz grega "anakainosis", indicando renovação ou restauração.


3.3. A Intervenção Divina: Papel Indispensável

Comentário:

O texto destaca a importância de várias formas de ajuda, como ministrações pastorais e conselhos, mas enfatiza a indispensabilidade da intervenção divina. Deus é apresentado como especialista por excelência, disposto a restaurar e abençoar as famílias.


A expressão "intervenção divina" pode ter uma base na raiz hebraica "shalach", indicando o envio ou ação de Deus.


CONCLUSÃO: A Instituição do Casamento e a Oposição do Inimigo

Comentário:

A conclusão reitera que o divórcio não está no coração de Deus, destacando o propósito original do casamento como fonte de bênçãos e felicidade. Aponta para os ataques do inimigo contra a instituição familiar, destacando exemplos bíblicos como a ruína da sociedade antediluviana.


A palavra "instituição" pode ser associada à raiz grega "oikonomia", indicando administração ou ordem, ressaltando a estrutura divina do casamento.


Considerações Finais:

O texto oferece uma abordagem profunda e cristã sobre a importância do casamento, destacando a necessidade de valores, desejo por mudanças, práticas renovadas e intervenção divina. A integração de raízes hebraicas e gregas enriquece a compreensão, e a ênfase na posição da igreja contra os ataques à família destaca a responsabilidade cristã na preservação da instituição do casamento.


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Como o tema divórcio era tratado na Antiguidade? Por que Moisés permitiu a carta de divórcio e o repúdio à mulher?
R.: O divórcio era uma prática antiga; o Código de Hamurabi, por exemplo, já legislava sobre o tema. Moisés permitiu a carta de divórcio, por causa da dureza do coração humano - o que não era um privilégio do homem israelita.
2. Considerando o que foi exposto nesta lição, cite algumas causas de problemas conjugais:
R.: Ignorar as lições de Gênesis 2.24 (deixar pai e mãe; apegar-se [unir-se] à sua mulher e ser uma só carne); dar lugar à soberba; e desconsiderar a unidade.


Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 71 - Central Gospel

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Nos abençoe com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,99,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,12,2º Trimestr,1,2º Trimestre,101,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,73,Adolescentes,16,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,114,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,53,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,15,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,1,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,36,Batalha Espirítual,31,Batismo,7,Batismo nas Águas,2,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,144,Betel Adulto,80,Betel Jovem,40,Bíblia,82,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,7,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,9,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,Céu,8,Céus,5,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,466,CPAD Adolescentes,56,CPAD Jovem,112,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,10,Cristão,28,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,4,Cruz,7,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,8,Culto da Virada de Ano Novo,3,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,4,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,104,Deus é Amor,20,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,8,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,86,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,2,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,15,Doutrinas Fundamentais,26,Download,80,Download Livros e E-books,143,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,36,EBD,684,EBF,1,Eclesiastes,11,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,3,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,38,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,870,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,203,Estudos Bíblicos,496,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,15,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,9,Falta,1,familia,45,Família,45,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,21,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,1,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,2,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,18,Hermenêutica,3,Hernandes,1,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,39,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,45,Jesus Cristo,52,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,14,João,9,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,8,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,227,Jovens,178,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,8,Lições Bíblicas da BETEL,396,Lições Bíblicas da CPAD,579,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,28,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,37,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,8,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,9,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,5,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,67,Notícias Gospel,214,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,6,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,21,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,64,Pecado,37,Pecador Confesso,14,PECC,49,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,11,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,5,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revelação,5,Revelado,1,Revista,92,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,12,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,31,Salomão,12,Salvação,17,Salvador,10,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,2,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,3,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,2,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,5,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,90,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,15,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Veracidade,1,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 10 - O Divórcio e a Quebra de uma Aliança | 4º Trimestre | Central Gospel
Lição 10 - O Divórcio e a Quebra de uma Aliança | 4º Trimestre | Central Gospel
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvnBLRBzP13cRnYc325Je9lLHq7Xmy7kM9GtxlhRZEuKabm04cg2cgyc712ZT9Nm010ognP4lPuqeR-QtPmPuM8gzKb22vaaqtCkaYX7bmLYX7iVkwAphmoaTcUVNo9lvB0GwJJ-CbPtEMrbTfFE84ChLxwrBde-EcXSPKbLvEwlG6hKuHo66gFd02646g/w640-h360/LIC%CC%A7AO%2010%20-%20REVISTA%20N%C2%BA%2071%20LIC%CC%A7O%CC%83ES%20DA%20PALAVRA%20DE%20DEUS%20PROFESSOR%20-%20ALUNO%20-%20RESTAURANDO%20A%20VISA%CC%83O%20FAMILIAR-pdf.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvnBLRBzP13cRnYc325Je9lLHq7Xmy7kM9GtxlhRZEuKabm04cg2cgyc712ZT9Nm010ognP4lPuqeR-QtPmPuM8gzKb22vaaqtCkaYX7bmLYX7iVkwAphmoaTcUVNo9lvB0GwJJ-CbPtEMrbTfFE84ChLxwrBde-EcXSPKbLvEwlG6hKuHo66gFd02646g/s72-w640-c-h360/LIC%CC%A7AO%2010%20-%20REVISTA%20N%C2%BA%2071%20LIC%CC%A7O%CC%83ES%20DA%20PALAVRA%20DE%20DEUS%20PROFESSOR%20-%20ALUNO%20-%20RESTAURANDO%20A%20VISA%CC%83O%20FAMILIAR-pdf.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-10-o-divorcio-e-quebra-de-uma.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-10-o-divorcio-e-quebra-de-uma.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy