Lição 11 - O Verdadeiro Discípulo é uma referência no serviço cristão | 4° Trimestre de 2023 | EBD BETEL

  TEXTO ÁUREO  “Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é...


 TEXTO ÁUREO 

“Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.” 3 João 12

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

O texto áureo em 3 João 12 destaca a importância do testemunho confiável e da verdade no contexto da comunidade cristã primitiva. Analisemos profundamente cada aspecto dessa passagem:

  • Raiz das Palavras:
    • Explorando a raiz das palavras, notamos a ênfase em "testemunho" e "verdade". No original grego, "testemunho" deriva de "marturía," implicando uma declaração baseada em conhecimento pessoal, enquanto "verdade" é traduzida de "aletheia," indicando sinceridade e conformidade com os fatos. Entender esses termos enriquece a compreensão da passagem.
  • Contexto Histórico e Literário:
    • 3 João é uma epístola breve atribuída a João, o apóstolo. Ela aborda temas como hospitalidade, apoio a missionários e questões relacionadas à liderança na igreja. O versículo 12 sugere uma situação específica envolvendo um indivíduo chamado Demétrio, mencionado como alguém de confiança. O contexto histórico ajuda a reconstruir a dinâmica e as relações específicas na igreja primitiva.
  • Veracidade do Testemunho:
    • João enfatiza a veracidade do testemunho, destacando que todos, incluindo ele próprio, testemunham a favor de Demétrio. Essa ênfase na integridade e confiabilidade do testemunho destaca a importância da verdade e da credibilidade no contexto da comunidade cristã.
  • Aplicação Teológica:
    • Teologicamente, a passagem ressalta a importância do testemunho fiel e da verdade dentro da comunidade cristã. Isso pode ser conectado a princípios mais amplos, como a ética cristã, a confiança mútua e a integridade, fundamentais para o funcionamento saudável da igreja.
  • Arqueologia e Costumes Antigos:
    • Considerando as práticas culturais e sociais da época, o papel de testemunho e a valorização da verdade podem ser ilustrados através de descobertas arqueológicas e compreensão dos costumes da sociedade mediterrânea no período do Novo Testamento.

Conclusão:

O texto áureo em 3 João 12, quando interpretado à luz de sua raiz linguística, contexto histórico e aplicação teológica, revela a preocupação do apóstolo João com a integridade, a verdade e a confiança mútua dentro da comunidade cristã primitiva. Esses princípios continuam sendo fundamentais para a vida e a unidade da igreja nos dias atuais.

VERDADE APLICADA

O bom testemunho de um verdadeiro discípulo é alcançado ao longo de uma trajetória que segue o exemplo do ministério de Jesus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

O princípio aplicado destaca que o bom testemunho de um verdadeiro discípulo é alcançado ao seguir o exemplo do ministério de Jesus. Essa aplicação encontra suporte em várias passagens bíblicas que descrevem a vida e o ensinamento de Cristo. Aqui estão algumas referências e um breve comentário inspirador:

  • Referências Bíblicas:
    • Mateus 16:24 (NVI): "Então, Jesus disse aos seus discípulos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.'"
    • João 13:15 (NVI): "Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como eu fiz."
    • 1 Pedro 2:21 (NVI): "Para isso vocês foram chamados, pois Cristo também sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos."
  • Comentário Bíblico:
    A vida de Jesus é o modelo supremo de discipulado. Ele não apenas ensinou com palavras, mas exemplificou cada princípio que transmitiu. Quando Jesus fala sobre negar a si mesmo e tomar a cruz em Mateus 16:24, Ele está convidando seus discípulos a um compromisso radical, a uma entrega total à vontade do Pai. Em João 13:15, Ele lava os pés dos discípulos, demonstrando humildade e serviço, princípios fundamentais para quem deseja seguir o caminho de Jesus. 1 Pedro 2:21 reforça a ideia de seguir os passos de Cristo, especialmente em tempos de sofrimento e desafios.
    O discipulado não é apenas uma questão de palavras, mas de imitar o Mestre em todos os aspectos da vida. À medida que seguimos os passos de Jesus, permitimos que o Espírito Santo molde nosso caráter à imagem do Salvador. Assim, nosso testemunho autêntico se torna uma expressão viva do evangelho, impactando o mundo ao nosso redor.
    Portanto, a verdade aplicada é um convite para que cada discípulo de Jesus busque diariamente refletir o caráter de Cristo em suas ações, palavras e atitudes, tornando-se um testemunho vivo do poder transformador do evangelho.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Expor a importância do testemunho
Ensinar como obter uma vida transformada
Ressaltar aspectos da prática do bem.

--------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 PEDRO 3

8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
9 Não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção.
10 Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.
11 Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

Versículo 8: "E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis."

Comentário:

Neste versículo, Pedro destaca a importância da unidade e da compaixão entre os crentes. O termo "entranhavelmente misericordiosos" expressa a ideia de um amor profundo e sincero, que vem das entranhas, revelando a intensidade do cuidado mútuo dentro da comunidade cristã. O chamado é para que, mesmo diante das diferenças, os cristãos manifestem um amor verdadeiro, sendo compassivos e afáveis.


Versículo 9: "Não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção."

Comentário:

Pedro aborda a ética cristã em relação às ofensas. A exortação é clara: ao invés de retaliar com mal, os crentes devem abençoar. Essa atitude não é apenas uma opção ética, mas uma resposta ao chamado divino. A herança prometida aos que agem assim é a bênção. A paciência diante das adversidades e a prática do bem refletem a natureza do Reino de Deus.


Versículo 10: "Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano."

Comentário:

Pedro destaca a relação entre o modo como usamos nossas palavras e a qualidade de vida experimentada. A língua é uma ferramenta poderosa, capaz de construir ou destruir. O conselho é que, para desfrutar de uma vida plena, é necessário controlar a língua, evitando palavras malignas e enganosas.


Versículo 11: "Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a."

Comentário:

Aqui, Pedro resume um princípio fundamental da ética cristã: afastar-se do mal, praticar o bem, buscar ativamente a paz e seguir seu caminho. O cristão não é apenas chamado a evitar o mal, mas a ser um agente ativo de bondade e pacificação no mundo.


Versículo 12: "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males."

Comentário:

Pedro encerra esta passagem ressaltando a relação entre a conduta ética e a atenção divina. Deus observa e ouve os justos, estando favoravelmente inclinado para eles. Em contrapartida, a face do Senhor está contra aqueles que praticam o mal. Essa verdade evidencia a importância da retidão moral na vida do crente, destacando que a obediência às instruções divinas resulta em favor e comunhão com Deus.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Sl 106.3 Praticar a justiça traz felicidade.
TERÇA – Lc 6.28 Bendizer até quem maldiz.
QUARTA – At 16.2 Ser reconhecido pelo bom testemunho.
QUINTA – 2 Ts 3.13 Insistir em fazer o bem.
SEXTA – Tg 5.16 A oração de um justo tem poder.
SÁBADO – 1 Pe 3.17 É melhor sofrer pelo bem que fazer o mal.
HINOS SUGERIDOS: 115, 126, 186

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que o discípulo construa uma trajetória reconhecida pelo bom testemunho.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1- Credenciais do bom testemunho
2- Ter uma vida transformada
3- Vivendo para fazer o bem Conclusão
Conclusão

INTRODUÇÃO

O termo testemunho no grego é marturia, que se refere a “alguém que testifica, afirma, confirma um determinado fato”. O testemunho cristão é pessoal e produzido à medida que o crente se relaciona e interage socialmente.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O termo "testemunho" tem uma rica conotação no contexto cristão, especialmente no que diz respeito à expressão da fé e experiência pessoal. No grego, a palavra "marturia" destaca-se como a base para o conceito de testemunho, significando "alguém que testifica, afirma, ou confirma um determinado fato". O testemunho cristão, portanto, vai além de meras palavras; é uma expressão viva e autêntica da fé que influencia a vida de quem testifica e daqueles que testemunham.

Referências Bíblicas:

  • Apocalipse 12:11 (ARA): "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida."
    Comentário: Este versículo destaca a poderosa conexão entre o testemunho cristão e a vitória alcançada através do sacrifício de Cristo. O testemunho não é apenas uma declaração verbal, mas uma realidade que molda a vida e leva a vitória sobre as adversidades.
  • Mateus 5:16 (NVI): "Assim brilhe a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus."
    Comentário: Jesus incentiva a expressão visível do testemunho através das boas obras. O testemunho cristão vai além das palavras, refletindo-se em ações que glorificam a Deus.
  • Atos 1:8 (ARA): "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra."
    Comentário: Jesus, ao se referir ao poder do Espírito Santo, destaca que o testemunho cristão é uma missão que abrange diferentes localidades. O testemunho é impulsionado pela capacitação divina.

Comentário Inspirador:

O testemunho cristão é uma narrativa viva da experiência com Deus. Ele não apenas proclama verdades, mas encarna-as na vida cotidiana. Cada crente é chamado a ser um testemunho ambulante da graça, amor e poder de Deus. Quando as palavras e ações estão alinhadas, o testemunho torna-se uma fonte de inspiração e um farol que direciona outros para a verdade redentora de Cristo. O verdadeiro testemunho é uma obra de Deus na vida do crente, refletindo Sua luz de maneira irresistível.

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.

1- CREDENCIAIS DO BOM TESTEMUNHO

Ao escrever sua terceira epístola, João teve triplo objetivo: 

1) elogiar e incentivar o ministério de hospitalidade de Gaio com relação aos mensageiros itinerantes, que iam de um lugar a outro para pregar o Evangelho; 

2) advertir e condenar o comportamento ditatorial de Diótrefes; 

3) louvar a Deus pelo exemplo positivo de Demétrio. Dos três personagens surgiram testemunhos, positivos e negativos, fazendo com que eles se tornassem exemplos a serem imitados ou evitados.

1.1. Compaixão e amor. A Bíblia relata Jesus “movido de íntima compaixão” em diversos momentos, mostrando o quanto Ele se importava com a dor e o sofrimento alheios [Lc 7.13]. Compadecer-se no grego é splagchnizomai, que significa “ser movido pelas entranhas (pois acreditava-se que as entranhas eram a sede do amor e da piedade)”. Jesus era o testemunho vivo do amor de Deus [Jo 3.16], atitude a ser imitada e indispensável aos que exercem a liderança na igreja.

Jesus sentiu compaixão das pessoas, que andavam como ovelhas perdidas sem um pastor que pudesse guiá-las [Mt 9.36]. Diótrefes não demonstrava compaixão e amor pelos que deveria ajudar na jornada cristã, deixando um testemunho negativo do que significa ser discípulo. A igreja deve ser um lugar onde se promove cura às pessoas feridas, e não onde são ainda mais machucadas. Pastores bíblicos conduzem suas ovelhas andando juntinho com elas, tendo compaixão por elas. A compaixão que faltava a Diótrefes pôde ser vista em Galo e Demétrio, que foram e reconhecidos como obreiros zelosos pelo bem-estar da igreja do Senhor. Com isso, eles deram o bom testemunho cristão, reproduzindo preocupações e ações de Jesus aos vulneráveis. Fiodor Dostoievski, escritor e filósofo do império russo, diz: “A compaixão é a lei principal da existência humana.

1.2. Mansidão. Ser manso não significa ser fraco, mas dominado pelo Espírito de Deus. A mansidão está elencada pelo apóstolo Paulo no rol do fruto do Espírito [Gl 5.22] e deve ser cultivada por todos os crentes. E mais ainda, por um verdadeiro discípulo de Cristo no relacionamento com o rebanho do Senhor. Essa qualidade foi destacada no comportamento de um dos mais importantes líderes levantados por Deus: “E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” [Nm 12.3]. Mansidão em grego é praotes, traduzido por “gentileza, bondade, humildade”. Esses traços eram vistos no próprio Cristo, que chegou a aconselhar: “… aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração…” (Mt 11.29]. Um discípulo manso testemunha e imita a liderança de Jesus, que foi capaz de transformar um homem como Saulo, que respirava ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor” [At 9.1]. E, por fim, tornou-se um líder que imitava o Cristo [1Co 11.1].

Saulo aceitou a correção do Senhor. Abandonou sua vida de rebeldia e se tor- um destacado apóstolo. Com calma jeito, Jesus amansou o sujeito. Uma vez transformado, ele passou a se chamar Paulo. Saulo foi domado, mas Diótrefes não. É triste quando o ser humano deixa escapar a oportunidade de ter sua vida mudada. Geoffrey B. Wilson, pastor batista inglês, diz: “A mansidão é a marca de um homem que foi dominado por Deus.” Você é uma pessoa dominada por Deus?

1.3. Bendizer e abençoar. Gaio e Demétrio eram abençoados, que estavam prontos e dispostos a acolher os mais vulneráveis. Essa característica era visível no auxílio ao rebanho de Cristo, e por isso, o serviço e conduta dos dois foi enaltecida por João [3 Jo 5.12]. Diótrefes, além de ter dificuldade em abençoar, maldizia seu líder, o que também era visto. Abençoar é um ato de bom relacionamento e o chamado de um líder [1Pe 3.9].

Falar mal de pessoas e instituições, como fazia Diótrefes, é falta de ética e coisa de quem não sabe abençoar. De nossos lábios devem sair palavras que edificam [Ef 4.29]. Aquele que tem a tarefa de liderar outras pessoas precisa dominar a arte de saber elogiar. Elogiar significa bendizer uma pessoa, falar bem dela, seja com ela mesma ou com outra pessoa. O elogio edifica, é uma forma sábia de dedicação, reconhecimento e carinho. A boa palavra não edifica apenas a pessoa a quem se dirige, mas também contribui para a formação de uma boa atmosfera em diferentes ambientes.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


1- Compaixão e Amor:

1.1. Referências Bíblicas:

  • Lucas 7:13 (ARA): "Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!"
  • João 3:16 (NVI): "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

Comentário: A compaixão e o amor são exemplificados na vida de Jesus, que se compadeceu da dor alheia e demonstrou o amor redentor de Deus. A compaixão vai além do sentimento; é ação que busca aliviar o sofrimento.

  • Mateus 9:36 (NVI): "Vendo as multidões, ele compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor."

Comentário: A compaixão de Jesus é destacada, mostrando como Ele se importava com a condição das pessoas. Diótrefes, ao contrário, negligenciava a compaixão, deixando um testemunho negativo.


1.2. Referências Bíblicas:

  • Gálatas 5:22 (NVI): "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade..."

Comentário: A mansidão é parte do fruto do Espírito, indicando que é uma qualidade divinamente inspirada. Moisés é citado como exemplo de mansidão, mostrando que ser manso não é sinal de fraqueza, mas de domínio pelo Espírito de Deus.

  • Mateus 11:29 (ARA): "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma."

Comentário: Jesus é o modelo de mansidão. A mansidão não é apenas um traço de caráter, mas uma postura que reflete a humildade de coração. Paulo é outro exemplo de transformação pela mansidão.


1.3. Bendizer e Abençoar:

1.3. Referências Bíblicas:

  • 1 Pedro 3:9 (NVI): "Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança."

Comentário: A prática de bendizer e abençoar é destacada por Pedro como parte do chamado cristão. Diótrefes, ao maldizer seu líder, demonstrava falta de ética e incapacidade de abençoar.

  • Efésios 4:29 (NVI): "Não saia da boca de vocês nenhuma palavra inadequada, mas apenas a que for boa para edificação, de acordo com a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem."

Comentário: O poder da palavra é ressaltado, destacando que palavras que abençoam edificam. A liderança sábia sabe elogiar, construindo uma atmosfera positiva.


O exemplo de Gaio e Demétrio nos lembra que a compaixão, mansidão e a prática de bendizer e abençoar não são apenas virtudes, mas elementos essenciais do testemunho cristão. Essas qualidades não apenas refletem o caráter de Deus, mas também transformam vidas e criam uma atmosfera de graça e edificação. Diante dos desafios da liderança, é vital lembrar que o bom testemunho não é apenas uma declaração, mas uma demonstração prática do amor de Cristo.

EU ENSINEI QUE:

Um verdadeiro discípulo precisa apresentar um bom testemunho com suas atitudes relativas às pessoas, por meio de um coração amoroso, caráter manso e palavras abençoadoras, seguindo o exemplo da liderança de Jesus

2- TER UMA VIDA TRANSFORMADA 

Pedro foi um discípulo de Cristo que sofreu uma profunda transformação em sua vida pessoal e ministerial. De um simples e rude pescador, passou a ser um dos principais líderes doutrinários e pregadores da Igreja de Cristo [At 2.14]. Assim, tornou-se um líder forte por seu testemunho pessoal. Antes, um discípulo medroso [Lc 22.58], após o encontro com Jesus Cristo ressuscitado e ser cheio do Espírito Santo, um apóstolo ou sado [At 5.29], um líder forte e um bom testemunho.

2.1. Pelo poder do Evangelho. O termo evangelho do grego euaggelion, significa “boas notícias, boas novas do Reino de Deus”. O Evangelho é o poder de Deus [Rm 1.16], que requer transformação [Rm 12.2]. Pedro passou de um homem escravo de rompantes, disposto a ferir pessoas [Jo 18.10], a um proclamador das boas novas [At 5.29-32]. Paulo é outro exemplo do poder do Evangelho, passando de perseguidor a seu defensor e propagador, e que reconheceu sua eficácia [Rm 1.16].

Discípulos têm um grande poder de influência, é a ponte que gera contato, contágio e transformação. É influência. E isso acontece por meio de um testemunho vigoroso na vida do discípulo. Gaio e Demétrio foram transformados pelo poder do Evangelho e se tornaram referências em suas épocas até os dias de hoje, pelos seus testemunhos registrados pelo apóstolo João. Grandes líderes surgem motivados pela paixão, desenvolvem relacionamentos saudáveis, promovem a comunicação aberta e engendram em outros as habilidades de liderança. Assim, injetam o poder do Evangelho em seus liderados. James David Greear, pastor americano, diz: “Uma coisa é entender o evangelho, mas outra bem diferente é experimentar o evangelho”. Há quem seja um gigante no intelecto e um pigmeu no caráter.

2.2. Pelo testemunho cristão. Quando Jesus disse “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou” [Mt 10.40], Ele estava fazendo referência ao testemunho. Diótrefes, ao resistir em receber João, não o reconhecendo como apóstolo, estava rejeitando o próprio Cristo, que de tinha comissionado os apóstolos. Diótrefes estava exibindo um mau testemunho em vez do testemunho cristão, sendo repreendido por isso. Ao contrário de Demétrio, que teve essa condição exaltada por João: “Todos dão testemunho de Demétrio (…) também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro” [3]o 12].

O testemunho de um seguidor de Jesus é a primeira porta através da qual um descrente vê Cristo. Seu jeito de falar, tratar as pessoas, sua forma de lidar com adversidades exibem sua fé. O evangélico é quem vive segundo o Evangelho, sendo um portador das boas novas e tendo um testemunho cristão. A fé evangélica deve testemunhar uma vida transformada, como a de Pedro, de Paulo, de João, de Gaio, de Demétrio e tantos outros.

2.3. Pelo poder do Espírito Santo. Foi o próprio Jesus quem convocou Seus seguidores a serem Suas testemunhas. Ele disse que essa condição seria alcançada pelo poder do Espírito Santo que desceria sobre Seus discípulos [At 1.8]. Testemunhar sobre Jesus é uma missão colocada para cada indivíduo do Corpo de Cristo. Diótrefes, como seu integrante, deveria ter um testemunho que honrasse Jesus. Mas sua reputação não apontava para o Cristo. A vida de Pedro foi transformada quando ele ficou cheio do Espírito, o que foi constatado quando testemunhou aos líderes e anciãos do povo sobre o poder de Jesus Nazaré [At 4.8, 10].

Paulo é um exemplo do poder transformador do Espírito Santo. Ele deixou de ser Saulo e foi transformado em Paulo. Quando cheio do Espírito, demorou-se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco e logo foi pregar o Evangelho nas sinagogas, proclamando que Jesus era o Filho de Deus [At 9.17-20].

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

2- Ter Uma Vida Transformada:

2.1. Pelo Poder do Evangelho:

Referências Bíblicas:

  • Atos 2:14 (NVI): "Então Pedro, levantando a voz, declarou-lhes: 'Homens de Judéia e todos vocês que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto; ouçam com atenção.'"
    Comentário: Pedro, transformado pelo poder do Evangelho, tornou-se um pregador ousado no dia de Pentecostes. A mudança radical em sua vida reflete o impacto transformador do Evangelho.
  • Romanos 1:16 (ARA): "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego."
    Comentário: O Evangelho é o poder de Deus para transformar vidas. Tanto Pedro quanto Paulo experimentaram essa transformação ao aceitarem e compartilharem as boas notícias do Reino.

2.2. Pelo Testemunho Cristão:

Referências Bíblicas:

  • Mateus 10:40 (NVI): "Quem os recebe, a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou."
    Comentário: O testemunho cristão não apenas reflete a pessoa, mas também sua relação com Cristo. Diótrefes, ao rejeitar o testemunho de João, rejeitava Jesus e aquele que o enviou.
  • 3 João 12 (ARA): "Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro."
    Comentário: O bom testemunho de Demétrio é destacado, mostrando que seu modo de vida estava em conformidade com a verdade. O testemunho verdadeiro é fundamental para a credibilidade cristã.

2.3. Pelo Poder do Espírito Santo:

Referências Bíblicas:

  • Atos 1:8 (NVI): "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra."
    Comentário: Jesus enfatiza que o poder do Espírito Santo capacitará os discípulos a serem testemunhas eficazes. Pedro, após ser cheio do Espírito, testemunhou corajosamente sobre Jesus.
  • Atos 4:8, 10 (ARA): "Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos... seja conhecido de vós todos e de todo o povo de Israel que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós."
    Comentário: A transformação na vida de Pedro é evidenciada quando, cheio do Espírito Santo, ele testemunha sobre Jesus com coragem diante das autoridades.

A transformação da vida de Pedro e outros discípulos é um testemunho do poder do Evangelho e do Espírito Santo. A experiência pessoal com Cristo e o enchimento do Espírito são fundamentais para um testemunho cristão eficaz. A vida de Demétrio é um exemplo de como o testemunho verdadeiro transcende as palavras, sendo confirmado por uma conduta alinhada à verdade do Evangelho. Como discípulos, somos chamados não apenas para crer no Evangelho, mas para viver uma vida transformada por ele, influenciando outros pelo poder do testemunho cristão e do Espírito Santo.

EU ENSINEI QUE:

Uma vida transformada deve passar pelo Evangelho transformador para assim exibir o verdadeiro e bom testemunho cristão.

3- VIVENDO PARA FAZER O BEM 

O termo bem no grego é kalopoieo, que significa “agir corretamente “. Fazer o bem é a essência do Evangelho e a forma como Jesus viveu na terra [At 10.38]. Pedro diz que o cristão não deve só fazer o bem, mas se afastar do mal. Testemunhar Jesus é mostrar o bem.

3.1. Apartar-se do mal. O termo mal no grego kakos, refere-se a uma “natureza perversa, no modo de pensar, sentir e agir: baixo, errado, perverso, desagradável, injurioso, pernicioso, destrutivo, venenoso”. Diótrefes fazia o mal, e era repreendido por sua conduta, contrária à de um líder comprometido com o Reino de Deus. Suas perversidades feriam pessoas que ele deveria pastorear com amor [1Pe 5.2]. Diótrefes também usava sua boca para proferir maledicências contra João, a quem deveria honrar como seu líder. Apartar-se do mal significa desviar-se das coisas que não agradam a Deus, não testemunham sobre Jesus, que são contrárias ao “modus operandi” do Reino de Deus [1Co 6.9-10].

Seguir o mal era o mesmo que seguir a Diótrefes. Sua influência era perniciosa no seio da igreja, pois expulsava qualquer um que não concordasse com ele. Seguir a Gaio ou a Demétrio, no entanto, equivaleria a tomá-lo como modelo de lealdade. O que foi reconhecido pela Igreja.

3.2. Buscar a paz. O termo buscar, do grego zeteo, significa “procurar a fim de encontrar, empenhar-se em procurar, pedir enfaticamente”. A paz não é um estado natural, pois a partir da “Queda do Homem”, o pecado passou a gerar conflitos, tendo como primeiro “salário” um fratricídio, a morte de Abel por seu irmão Caim [Gn 4.25]. Assim, o mundo tem sido influenciado negativamente pelo inimigo, que é homicida e continua semeando contenda e discórdia [Jo 8.44]. Mas Jesus é o “Príncipe da Paz” [Is 9.6], único capaz de dá-la ao homem. Diótrefes não era um discípulo de paz, seu mau testemunho “matava” a fé dos irmãos.

Não há paz sem Deus e é nEle que devemos buscá-la. Pedro antes de ser cheio do Espírito Santo era um homem de temperamento belicoso, mas acabou se tornando um pregador da paz, ensinando a igreja a buscá-la e segui-la [1Pe 3.11]. Diótrefes era aquele tipo de pessoa que denigre a reputação da igreja. Ele transformava a fé cristã numa religião ambígua, que só servia para oprimir e escravizar. Em vez de melhorar a vida das pessoas, ele a tornava num fardo pesado. Suas palavras insultuosas faziam com que as pessoas perdessem sua alegria e sua paz. João, porém, alerta acerca da intenção de Satanás em roubar-lhes a paz interior.

3.3. Amar a justiça. Aquele que ama a justiça deve praticá-la [Mq 6.8]. Quem pratica é abençoado e tem suas orações respondidas por Deus [1Pe 3.12]. quem a ignora, faz o mal, e o rosto do Senhor é contra ele. Deus ama a justiça porque é Justo [Sl 11.7], e Seus filhos devem refletir Seu caráter. Gaio e Demétrio refletiam a justiça divina na forma como procediam na Igreja e tratavam as pessoas, até mesmo as estranhas.

Justiça, generosidade, participação e cooperação não têm valor para maus discípulos como Diótrefes. Só duas coisas são importantes: controle e acúmulo de poder. O testemunho de um autêntico discípulo deve refletir seu caráter cristão. Para ter um caráter cristão, deve ser cumpridor da Palavra e não mero orador ou ouvinte esquecido [Tg 1.22]. Frederico William Robertson, clérigo anglicano inglês e orador profícuo, afirmou: “A justiça e o amor de Deus são um. A justiça infinita deve ser o amor infinito. A justiça é apenas mais um sinal de amor.”

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

3- Vivendo Para Fazer o Bem:

3.1. Apartar-se do Mal:

Referências Bíblicas:

  • Atos 10:38 (NVI): "como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele foi quem fez o bem e curou a todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele."
    Comentário: Jesus é apresentado como aquele que fez o bem, e Pedro exorta os cristãos a se afastarem do mal, seguindo o exemplo de Cristo.
  • 1 Pedro 5:2 (ARA): "pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade."
    Comentário: A exortação de Pedro sobre pastorear o rebanho sem sórdida ganância contrasta com as más práticas de líderes como Diótrefes.

3.2. Buscar a Paz:

Referências Bíblicas:

  • Mateus 5:9 (NVI): "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus."
    Comentário: A busca pela paz é uma característica dos filhos de Deus. A atitude belicosa de Diótrefes contrasta com a paz que os cristãos são chamados a promover.
  • 1 Pedro 3:11 (ARA): "aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a."
    Comentário: Pedro instrui os cristãos a buscarem ativamente a paz, evidenciando que é um esforço contínuo e proativo.

3.3. Amar a Justiça:

Referências Bíblicas:

  • Miquéias 6:8 (NVI): "Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus."
    Comentário: O versículo destaca a importância de praticar a justiça, algo que Diótrefes negligenciava, enquanto Gaio e Demétrio refletiam em suas ações.
  • 1 Pedro 3:12 (ARA): "porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males."
    Comentário: Amar a justiça é ser abençoado e ter as orações atendidas por Deus, conforme a instrução de Pedro.

A vida cristã é definida por agir corretamente, buscar a paz e amar a justiça, princípios fundamentais do Evangelho. O exemplo de Jesus, apresentado por Pedro, revela que fazer o bem é a essência do cristianismo. O contraste entre Diótrefes e os demais destaca a importância de afastar-se do mal, buscar a paz de maneira ativa e praticar a justiça. O testemunho cristão vai além das palavras, sendo evidenciado por um estilo de vida que reflete o caráter de Cristo. A busca pela paz e a prática da justiça são expressões do amor cristão em ação, transformando não apenas a vida individual, mas também influenciando a comunidade de fé. O chamado é para que, como autênticos discípulos, vivamos para fazer o bem, seguindo os passos daquele que é nosso maior exemplo, Jesus Cristo.

EU ENSINEI QUE:

Fazer o bem deve ser prática na vida de um verdadeiro discípulo, que para isso precisa se apartar do mal, buscar a paz e amar a justiça. Esse tipo de comportamento molda o caráter de alguém que se preocupa em cumprir bem seu chamado e exibir um bom testemunho que honra a Jesus.

CONCLUSÃO

O verdadeiro discípulo é construído por comportamentos que mostram compromisso, respeito, amor e um bom testemunho. Gaio e Demétrio, ao longo de suas trajetórias, tiveram seus ministérios dignos de serem reconhecidos não só pela igreja, mas por seu líder, construindo um bom testemunho.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz

Conclusão:

Referências Bíblicas:

  • João 13:35 (NVI): "Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."
    Comentário: Jesus destaca o amor mútuo como identidade dos verdadeiros discípulos, ressaltando a importância do comportamento.
  • 1 Coríntios 4:16 (ARA): "Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores."
    Comentário: A exortação de Paulo para que os cristãos o imitem destaca a importância do exemplo na formação de discípulos.
  • 1 Timóteo 4:12 (NVI): "Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza."
    Comentário: A instrução de Paulo a Timóteo enfatiza a necessidade de ser exemplo em diferentes áreas da vida cristã.

A conclusão reflete sobre a construção do verdadeiro discípulo por meio de comportamentos que refletem compromisso, respeito, amor e um bom testemunho. A identidade dos discípulos é marcada pelo amor mútuo, como Jesus ensinou, e a imitação dos líderes cristãos. Gaio e Demétrio se destacam como exemplos de ministérios dignos de reconhecimento, construindo não apenas uma reputação na igreja, mas também um testemunho que reflete a luz de Cristo. 


A exortação de Paulo sobre ser um exemplo em palavra, procedimento, amor, fé e pureza ressoa como um chamado contínuo para todos os discípulos. A construção de um bom testemunho é, portanto, um processo que vai além das palavras, permeando todas as áreas da vida cristã. O desafio é ser um discípulo cuja vida fale tão alto quanto suas palavras, sendo uma testemunha viva do amor e da transformação que encontramos em Jesus Cristo.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Nos abençoe com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 11 - O Verdadeiro Discípulo é uma referência no serviço cristão | 4° Trimestre de 2023 | EBD BETEL
Lição 11 - O Verdadeiro Discípulo é uma referência no serviço cristão | 4° Trimestre de 2023 | EBD BETEL
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho8f3EryQYmffEphUwMb9vrXQnUPzaddIkbiGpoRPc04-1PGZ5l-Z_quu8NOmONJ0s2b_ndRdk2H4G0_YOqdwlX09Y5hHTRmMX-RrEp8BzFkPWy_ESElxmTKi6LWEfl8tCYDNOardqu27mrHf0S8df-WuDHcCF5lu3iQM7oAFTK0VdXtQ_IxcHhcjCw0s/w640-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-11-BETEL-subsidio-EBD-ADULTO-4%C2%BATRIM-2023.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho8f3EryQYmffEphUwMb9vrXQnUPzaddIkbiGpoRPc04-1PGZ5l-Z_quu8NOmONJ0s2b_ndRdk2H4G0_YOqdwlX09Y5hHTRmMX-RrEp8BzFkPWy_ESElxmTKi6LWEfl8tCYDNOardqu27mrHf0S8df-WuDHcCF5lu3iQM7oAFTK0VdXtQ_IxcHhcjCw0s/s72-w640-c-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-11-BETEL-subsidio-EBD-ADULTO-4%C2%BATRIM-2023.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/12/licao-11-o-verdadeiro-discipulo-e-uma.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/12/licao-11-o-verdadeiro-discipulo-e-uma.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy