Lição 11 - Eclesiastes 9 a 12 – O Final dos Viventes | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o ...



Em Eclesiastes 9, 10, 11 e 12 há 18, 20, 10 e 14 versos, respectivamente. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Eclesiastes 11.1-12.14 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
O Pregador está chegando ao fim do seu discurso. No decorrer do livro, expôs com realismo as coisas difíceis da vida. Enfatizou a futilidade e a frustração da vida sem Deus. Demonstrou a impossibilidade de o homem entender seu mundo e a si mesmo sem a intervenção da graça de Deus. Enfatiza também a brevidade da vida. A idade traz consigo o declínio inevitável. A decadência e a morte trazem o Pregador de volta às suas primeiras palavras. O fenômeno da morte é o exemplo supremo de reino terreno, do qual o Pregador fala no início (1.2). Tendo provado sua tese, seu trabalho chega ao fim. A essência da sabedoria consiste em demonstrar temor reverente a Deus por meio da obediência, pois é a Ele que prestamos contas!

DINAMICA EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Título da Dinâmica: "Refletindo sobre o Fim e Valorizando o Presente"

Objetivo:

Esta dinâmica visa promover reflexão sobre a importância de valorizar o tempo presente e viver de forma significativa, à luz das lições extraídas de Eclesiastes 9 a 12.

Materiais Necessários:

  • Bíblias (ou cópias dos trechos relevantes de Eclesiastes 9 a 12)
  • Papel e canetas
  • Um cronômetro
  • Um quadro ou flipchart com canetas (opcional)

Procedimento:

  • Introdução (10 minutos):
    • Inicie a dinâmica dando as boas-vindas aos participantes e explicando brevemente o propósito da atividade.
    • Contextualize o tema, destacando a importância de refletir sobre o tempo, a vida e a finitude humana com base nas lições de Eclesiastes.
  • Leitura Bíblica e Reflexão (15 minutos):
    • Divida os participantes em pequenos grupos (idealmente de 4 a 6 pessoas).
    • Distribua cópias dos trechos selecionados de Eclesiastes 9 a 12 para cada grupo.
    • Peça aos grupos que leiam os trechos designados e discutam entre si sobre as lições e ensinamentos encontrados ali, especialmente em relação ao fim da vida e à importância de viver sabiamente.
  • Dinâmica de Tempo (20 minutos):
    • Explique que a vida é comparável a um tempo limitado e valioso, assim como o tempo que será dado aos participantes nesta atividade.
    • Dê a cada grupo uma tarefa específica para realizar dentro de um tempo determinado, como responder a perguntas sobre suas maiores realizações até o momento, listar sonhos e metas para o futuro, ou discutir maneiras de viver com mais propósito e sabedoria.
    • Defina um limite de tempo rigoroso, usando o cronômetro.
  • Compartilhamento e Reflexão (15 minutos):
    • Após o término do tempo designado, reúna todos os participantes.
    • Peça a cada grupo que compartilhe brevemente o que discutiram e quais insights ganharam sobre a importância de valorizar o presente e viver com sabedoria.
    • Facilite uma discussão aberta, encorajando os participantes a compartilharem suas reflexões pessoais e experiências relacionadas ao tema.
  • Conclusão (10 minutos):
    • Conclua a dinâmica reiterando a importância de aproveitar o presente e viver com sabedoria, considerando a finitude da vida.
    • Ofereça um momento de oração ou reflexão final, convidando os participantes a pensarem sobre como podem aplicar as lições aprendidas em suas vidas cotidianas.

Observações:

  • Adapte as tarefas e perguntas de acordo com a idade, interesses e contexto dos participantes.
  • Certifique-se de manter um ambiente acolhedor e respeitoso durante toda a dinâmica, encorajando a participação de todos e valorizando suas contribuições.
  • Use o tempo de forma eficiente para garantir que todos os aspectos da dinâmica sejam abordados dentro do tempo disponível.

Esta dinâmica oferece uma oportunidade para os participantes refletirem profundamente sobre o tema "O Final dos Viventes", enquanto também promove o compartilhamento de experiências e a construção de conexões significativas entre os participantes.

Entender que o propósito de Deus é para todo o ser vivente e que nada foge ao Seu controle.
Estabelecer a diferença entre o sábio e o insensato debaixo do sol.
Refletir sobre o envelhecimento e a morte, o envelhecimento chega para alguns, a morte para todos.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2024 | TEMA: Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos | Escola Biblica Dominical | 

LEMBRE-SE DO SEU CRIADOR (Eclesiastes 12.1-7)
A decadência e as debilidades da velhice são aqui descritas elegantemente em expressões figurativas, que trazem algumas dificuldades para nós agora, que não estamos familiarizados com as expressões e metáforas comuns usadas na época e na língua de Salomão; mas o escopo geral é claro – mostrar quão geralmente desconfortáveis são os dias da velhice. Em primeiro lugar, quando o sol e a luz dele, a lua e as estrelas, e a luz que eles emprestam, escurecerem. Eles parecem fracos para as pessoas velhas, em consequência da deterioração de suas vistas; seu semblante é embaçado, e a sua beleza e brilho são escurecidos; seus poderes e faculdades intelectuais, que são como luzes na alma, são enfraquecidos; sua compreensão e memória os traem, e sua apreensão não é tão rápida nem a sua sofisticação tão alegre como foram antes; os dias de sua alegria estão acabados, e eles não têm o prazer nem da conversa do dia nem do repouso da noite, pois tanto o sol quanto a lua estão escuros para eles. […] As pessoas velhas são frequentemente afligidas com dores reumáticas, como a chuva abundante, depois da qual mais nuvens retornam, alimentando o humor; de modo que isso é sempre sofrível, e também o corpo, que acaba se dissolvendo. […] Quando tremerem os guardas da casa. A cabeça, que é como a torre de observação, balança, e os braços e as mãos, que estão prontos para a preservação do corpo, balançam também e enfraquecem. Os homens velhos que em seu tempo foram homens fortes tornam-se fracos e rebaixados pela idade. Algumas pessoas velhas perderam todos os seus dentes, e outras possuem apenas poucos. As pessoas velhas se mantêm dentro das portas e não se preocupam em sair em busca de entretenimento. Os lábios, as portas da boca, estão fechados ao comer porque os dentes se foram e o ruído da moedura com eles é baixo. Tornam-se difíceis de ouvir e incapazes de distinguir sons e vozes. Elas temem o que está no alto, temem ir ao topo de qualquer lugar alto, por falta de fôlego ou por suas cabeças ficarem tontas ou suas pernas falharem. Os cabelos cinzentos estão aqui e ali sobre eles, e eles não os percebem. O gafanhoto é um peso, e perde o apetite. Os homens velhos não podem suportar nada; a coisa mais leve está pesadamente assentada sobre eles, tanto sobre seus corpos quanto sobre suas mentes. Livro: “Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó a Cântico de Salomão: edição completa “Henry, Matthew. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, P. 952-954).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O texto áureo, encontrado em Eclesiastes 12:1, é uma exortação sábia e perspicaz do sábio autor de Eclesiastes, conhecido como Qohelet. Este versículo destaca a importância de lembrar-se do Criador nos dias de juventude, antes que cheguem os anos de dificuldades e descontentamento.


Ao explorar a raiz das palavras e o contexto deste versículo, podemos compreender melhor seu significado e aplicação. A palavra-chave neste versículo é "lembrar". No hebraico, essa palavra é "zakar", que não se refere apenas a um simples ato de recordação, mas implica em uma ação contínua de trazer à mente, considerar e refletir sobre algo. Esta palavra também carrega a ideia de trazer à memória os feitos e as promessas de Deus.


O contexto de Eclesiastes 12:1 é uma reflexão profunda sobre a transitoriedade da vida e a importância de buscar a Deus em todas as fases da vida. O autor, Qohelet, passa a maior parte do livro discutindo a natureza fugaz da vida humana e a futilidade das buscas terrenas por significado e contentamento. No entanto, ele conclui que a verdadeira satisfação e propósito são encontrados em temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.


Quando Qohelet diz para lembrarmos do nosso Criador nos dias da juventude, ele está enfatizando a importância de estabelecer um relacionamento íntimo com Deus desde cedo. Isso implica em reconhecer a soberania e a autoridade de Deus sobre nossas vidas, buscando-O em oração, estudo da Palavra e obediência aos Seus mandamentos. Ao fazermos isso, construímos uma base sólida para enfrentar os desafios e as adversidades que inevitavelmente surgirão ao longo da vida.


A segunda parte do versículo alerta para a realidade da velhice, quando muitas vezes o prazer e a satisfação se tornam mais difíceis de serem encontrados. Este é um lembrete para valorizarmos cada estágio da vida e não desperdiçarmos o tempo precioso que temos. Ao mantermos uma conexão constante com Deus desde a juventude, podemos encontrar contentamento e propósito, independentemente das circunstâncias que enfrentamos.


Em resumo, Eclesiastes 12:1 nos encoraja a priorizar nossa relação com Deus desde cedo, lembrando-nos de Sua presença e soberania em todas as fases da vida. Este versículo nos lembra que somente em Deus encontramos verdadeiro significado e contentamento, tanto na juventude quanto na velhice.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A verdade prática expressa neste enunciado reflete uma sabedoria profunda encontrada na fé e na reflexão sobre a vida e a morte. Vamos explorar essa verdade sob uma perspectiva bíblica e contextual.


A raiz das palavras nessa verdade prática nos remete à centralidade da morte e do julgamento final diante de Deus. A palavra-chave "lembrança" nos leva a considerar o ato de trazer à mente a realidade da morte e do juízo, não de uma forma deprimente, mas como uma realidade que nos leva a viver com propósito e sabedoria. A palavra "propósito" nos faz refletir sobre a importância de viver uma vida significativa, com um direcionamento claro e um compromisso com valores eternos.


O contexto bíblico para esta verdade prática pode ser encontrado em diversas passagens, como Hebreus 9:27, que declara: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo". Essa passagem nos lembra da certeza da morte e do fato de que cada um de nós prestará contas de nossas vidas diante de Deus. Esse conhecimento deve influenciar nossa maneira de viver, nos motivando a viver com responsabilidade e alegria.


Além disso, o Salmo 90:12 nos exorta: "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios". Esse versículo nos lembra da brevidade da vida e da importância de usarmos nosso tempo de maneira sábia e produtiva, em consonância com os propósitos de Deus para nós.


O apóstolo Paulo também aborda essa questão em 2 Coríntios 5:10, quando diz: "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal". Essa passagem enfatiza a responsabilidade individual diante de Deus e a necessidade de vivermos de acordo com os princípios do Reino, sabendo que prestaremos contas de nossas ações.


Em resumo, a verdade prática apresentada nos lembra da importância de vivermos com consciência da nossa mortalidade e do nosso destino eterno diante de Deus. Essa consciência nos motiva a viver com propósito, alegria e responsabilidade, buscando honrar a Deus em todas as áreas de nossas vidas.



EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2024 | TEMA: Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos | Escola Biblica Dominical | 
INTRODUÇÃO
I- ESTÍMULO E PROPÓSITO PARA VIDA Ec 9.1-18
1- Refeições alegres Ec 9.7
2- Vestes alvas e óleo sobre a cabeça Ec 9.8
3- Desfrute do casamento e do trabalho Ec 9.9.10
II- A VIDA E A JUVENTUDE Ec 11.1-121
1- Alegra-te jovem Ec 11.9,10
2- Caminhos do coração e olhos Ec 12.1b
3- Deus te pedirá conta Ec 12. 1c
III- O IDOSO E A MORTE Ec 12.1-14
1- Lembra do teu criador Ec 12.1
2- Idade avançada e a morte Ec 12.2-7
3- Resumo final Ec 12.13,14
APLICAÇÃO PESSOAL

Segunda – Ec 9.1-10
Terça – Ec 9.11-18
Quarta – Ec 10.1-10
Quinta – Ec 10.11-20
Sexta – Ec 11
Sábado – Ec 12
Hinos da Harpa: 303 – 408

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A introdução destaca uma reflexão profunda sobre a transitoriedade da vida e a importância de aproveitar as oportunidades enquanto estamos vivos. O autor, Salomão, conhecido por sua sabedoria, apresenta uma perspectiva que nos convida a considerar a brevidade da vida e a necessidade de agir com sabedoria e diligência enquanto temos essa oportunidade.


Ao explorar a raiz das palavras e o contexto dessa introdução, podemos compreender melhor a mensagem que Salomão está transmitindo. A palavra-chave aqui é "oportunidades". No hebraico, essa palavra é "moed", que se refere a momentos oportunos, ocasiões favoráveis ou momentos decisivos. Salomão está nos lembrando que a vida é cheia de oportunidades únicas e que devemos aproveitá-las ao máximo enquanto estamos vivos, pois a morte eventualmente chegará e nos privará dessas oportunidades.


O contexto do livro de Eclesiastes, no qual Salomão escreveu suas reflexões, é de profunda ponderação sobre a vaidade e a transitoriedade da vida terrena. Salomão observou e experimentou os prazeres e as buscas desta vida, mas chegou à conclusão de que tudo é vaidade, exceto temer a Deus e guardar Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13). Portanto, suas palavras refletem não apenas uma sabedoria humana, mas também uma sabedoria divina que reconhece a verdadeira fonte de significado e propósito na vida.


A ênfase de Salomão na importância de aproveitar as oportunidades enquanto estamos vivos é apoiada por diversas passagens bíblicas. Por exemplo, em Efésios 5:15-16, o apóstolo Paulo exorta: "Vede, portanto, com diligência, como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus". Essa passagem destaca a importância de usarmos sabiamente o tempo que temos, reconhecendo que vivemos em um mundo cheio de desafios e adversidades.


Em resumo, a introdução nos convida a refletir sobre a brevidade da vida e a importância de aproveitar as oportunidades que nos são dadas enquanto estamos vivos. Salomão nos lembra de agir com diligência, sabedoria e discernimento, reconhecendo que a morte é inevitável e que devemos aproveitar cada momento que temos neste mundo para honrar a Deus e buscar o Seu Reino.

1- Refeições alegres (Ec 9.7)
Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras.

2- Vestes alvas e óleo sobre a cabeça (Ec 9.8)
Em todo tempo são alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A passagem de Eclesiastes 9:1-18 traz uma visão única sobre a vida humana e como devemos aproveitar cada momento dela. Vamos analisar cada ponto abordado nesse texto sob uma perspectiva bíblica, teológica e prática, explorando a raiz das palavras e o contexto:

  • Refeições Alegres (Ec 9.7): Salomão começa destacando a importância de desfrutar das refeições com alegria. Ele encoraja as pessoas a aproveitarem o pão e o vinho com gratidão, reconhecendo que Deus se agrada de suas obras. A raiz dessa mensagem está na ideia de aproveitar as dádivas diárias de Deus, mesmo nas atividades mais simples da vida. O contexto cultural da época, onde as refeições eram momentos de comunhão e celebração, é relevante para compreendermos a profundidade desse ensinamento. Salomão nos lembra de valorizar não apenas o alimento físico, mas também os relacionamentos e a comunhão familiar que acompanham as refeições.
  • Vestes Alvas e Óleo sobre a Cabeça (Ec 9.8): Salomão continua instruindo as pessoas a manterem suas vestes alvas e o óleo sobre a cabeça, simbolizando a alegria e a festividade. Ele incentiva a criar momentos especiais mesmo nas circunstâncias cotidianas da vida. Aqui, a raiz das palavras nos leva a refletir sobre a importância de cultivar uma atitude de gratidão e alegria constantes, não apenas reservando-as para ocasiões especiais, mas integrando-as à nossa vida diária.
  • Desfrute do Casamento e do Trabalho (Ec 9.9,10): Salomão enfatiza a importância do casamento e do trabalho como aspectos fundamentais da vida humana. Ele destaca a alegria encontrada no relacionamento conjugal e a necessidade de se dedicar ao trabalho com diligência. A raiz das palavras aqui revela a profundidade do compromisso matrimonial e a dignidade do trabalho como uma vocação dada por Deus. Salomão reconhece que, apesar das dificuldades e do esforço envolvidos no trabalho, é importante encontrar contentamento e propósito em nossas responsabilidades diárias.

Em suma, Salomão nos lembra da importância de valorizarmos cada momento da vida, encontrando alegria e propósito mesmo nas atividades mais simples. Sua perspectiva nos convida a cultivar uma atitude de gratidão constante, reconhecendo que cada dia é uma dádiva de Deus e uma oportunidade para desfrutarmos da vida em toda a sua plenitude.

1- Alegra-te jovem (Ec 11.9,10)
Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos, sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.

2- Caminhos do coração e olhos (Ec 12.1b)
…Anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos.

3- Deus te pedirá conta (Ec 12.1c)
…Sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Neste trecho de Eclesiastes 11:1-12:1, Salomão oferece uma série de conselhos aos jovens sobre como aproveitar a vida de forma sábia e responsável. Vamos analisar cada ponto abordado nesse texto sob uma perspectiva bíblica, teológica e prática, explorando a raiz das palavras e o contexto:

  • Alegra-te, Jovem (Ec 11:9,10): Salomão começa incentivando os jovens a se alegrarem em sua juventude e a desfrutarem dos prazeres que ela oferece. Ele reconhece que a juventude é um período de vigor e energia, e encoraja os jovens a aproveitarem essa fase da vida. No entanto, ele também adverte que Deus pedirá contas de todas as coisas. A raiz das palavras aqui nos leva a refletir sobre a importância de vivermos com alegria e gratidão, reconhecendo que cada dia é um presente de Deus. Salomão nos lembra de buscar um equilíbrio entre desfrutar os prazeres da juventude e agir com responsabilidade diante de Deus.
  • Caminhos do Coração e Olhos (Ec 12:1b): Salomão instrui os jovens a andarem pelos caminhos que satisfazem seus corações e agradam aos seus olhos. No entanto, ele também os adverte sobre os perigos de seguir os desejos pecaminosos do coração e dos olhos. A raiz das palavras nos leva a refletir sobre a importância de guardarmos nosso coração e nossos olhos, evitando os caminhos que nos levam ao pecado. Salomão nos lembra de buscar alegria e satisfação dentro da vontade de Deus, evitando os prazeres temporários que podem nos afastar do Seu propósito para nossas vidas.
  • Deus Te Pedirá Contas (Ec 12:1c): Salomão encerra seu conselho aos jovens lembrando-os de que Deus pedirá contas de todas as coisas. Ele destaca a importância de vivermos com responsabilidade e consciência de que um dia prestaremos contas diante de Deus. A raiz das palavras aqui nos leva a refletir sobre a seriedade de nossa responsabilidade diante de Deus e sobre a necessidade de vivermos de acordo com Seus princípios. Salomão nos lembra de que a verdadeira felicidade e contentamento só podem ser encontrados quando vivemos em conformidade com a vontade de Deus, evitando os caminhos que nos afastam d'Ele.

Em resumo, Salomão oferece conselhos sábios aos jovens sobre como aproveitar a vida de forma significativa e responsável. Ele nos lembra da importância de buscar alegria e satisfação dentro da vontade de Deus, evitando os caminhos do pecado que podem nos levar à destruição. Sua mensagem nos desafia a vivermos com responsabilidade e consciência de que um dia prestaremos contas de todas as nossas ações diante de Deus.

1- Lembra do teu criador (Ec 12.1)
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.

2- Idade avançada e a morte (Ec 12.2-7)
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

3- Resumo final (Ec 12.13,14)
De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus E guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Nesta última seção do livro de Eclesiastes, Salomão reflete sobre a velhice, a morte e a importância de viver uma vida de temor a Deus e obediência aos Seus mandamentos. Vamos analisar cada ponto abordado nesse texto sob uma perspectiva bíblica, teológica e prática, explorando a raiz das palavras e o contexto:

  • Lembra do Teu Criador (Ec 12:1): Salomão começa exortando os jovens a se lembrarem de seu Criador nos dias de sua mocidade. Ele reconhece a tendência da juventude de se envolver nos prazeres da vida e adverte sobre a importância de priorizar a relação com Deus desde cedo. A raiz das palavras nos leva a refletir sobre a necessidade de uma resposta ativa à lembrança de Deus, não apenas como um pensamento passageiro, mas como um compromisso contínuo de relacionamento com Ele. Salomão nos lembra de que nossa vida tem um propósito maior do que simplesmente buscar prazeres passageiros, e devemos viver com essa perspectiva em mente.
  • Idade Avançada e a Morte (Ec 12:2-7): Salomão descreve poeticamente o processo de envelhecimento e morte, utilizando metáforas como a casa em ruínas e o retorno do corpo ao pó da terra. Ele destaca a transitoriedade da vida terrena e a inevitabilidade da morte. A raiz das palavras nos leva a refletir sobre a fragilidade e brevidade da vida humana, e a importância de reconhecermos nossa finitude e nos prepararmos para prestarmos contas diante de Deus. Salomão nos lembra de que a morte não é o fim, mas sim uma transição para a eternidade, onde nosso espírito retorna a Deus.
  • Resumo Final (Ec 12:13,14): Salomão conclui seu tratado reafirmando a importância de temer a Deus e guardar os Seus mandamentos. Ele destaca que o temor a Deus não é baseado no medo, mas sim em um profundo respeito e reverência por Ele. A raiz das palavras nos leva a refletir sobre a necessidade de uma vida de obediência a Deus, reconhecendo que um dia seremos julgados por todas as nossas ações, tanto boas quanto más. Salomão nos lembra de que a verdadeira sabedoria é encontrada em viver em conformidade com a vontade de Deus, e que apenas nEle encontramos significado e propósito verdadeiros para nossas vidas.

Em resumo, Salomão oferece um sábio conselho sobre a importância de vivermos uma vida de temor a Deus e obediência aos Seus mandamentos, reconhecendo nossa finitude e nos preparando para prestarmos contas diante dEle. Sua mensagem nos desafia a vivermos com uma perspectiva eterna em mente, priorizando nosso relacionamento com Deus e buscando viver de acordo com Sua vontade em todos os aspectos de nossas vidas.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A aplicação pessoal dos ensinamentos contidos nos livros de sabedoria da Bíblia, como Provérbios, Eclesiastes e Job, é de fundamental importância para a nossa vida espiritual e prática. Vamos explorar brevemente cada um desses livros e suas implicações:


  • Provérbios: Este livro é uma coleção de provérbios e instruções práticas para a vida diária, muitas vezes atribuídas ao sábio rei Salomão. Os provérbios contidos neste livro abordam uma ampla gama de assuntos, desde a sabedoria e a virtude até a administração financeira e os relacionamentos interpessoais. A raiz das palavras nos leva a entender que a sabedoria verdadeira vem do temor ao Senhor, isto é, um profundo respeito e reverência por Ele, e está intimamente ligada à obediência aos Seus mandamentos. A aplicação pessoal dos provérbios envolve a busca diligente pela sabedoria divina em todas as áreas de nossa vida, confiando em Deus e seguindo Seus caminhos em vez dos nossos.


  • Eclesiastes: Escrito por Salomão no final de sua vida, este livro reflete sobre a natureza passageira e muitas vezes ilusória da vida terrena. Salomão examina diversas questões existenciais, como a busca por prazer, a futilidade das riquezas e a inevitabilidade da morte. Ele chega à conclusão de que tudo debaixo do sol é vaidade, ou seja, vazio e sem significado duradouro, exceto o temor a Deus e a obediência aos Seus mandamentos. A raiz das palavras nos leva a compreender que a verdadeira felicidade e significado da vida são encontrados em uma relação íntima com Deus e em viver de acordo com Seus preceitos. A aplicação pessoal de Eclesiastes nos desafia a buscar um propósito maior do que as coisas temporais deste mundo e a viver em consonância com os valores eternos do Reino de Deus.


  • Jó: O livro de Jó trata da questão do sofrimento humano e da justiça divina. Job, um homem justo e piedoso, enfrenta uma série de tragédias e perdas, levantando questões sobre o motivo do sofrimento dos justos. No final, Deus confronta Job com Sua soberania e sabedoria incompreensível, levando-o a reconhecer Sua grandeza e a se submeter à Sua vontade. A raiz das palavras nos leva a entender que mesmo em meio ao sofrimento e à adversidade, devemos manter nossa confiança em Deus e nos apegar à nossa fé. A aplicação pessoal de Job nos lembra de que Deus é soberano sobre todas as coisas e que Ele usa até mesmo o sofrimento para nos ensinar e nos moldar à Sua imagem, fortalecendo nossa fé e dependência dEle.


Em suma, a aplicação pessoal dos ensinamentos dos livros de sabedoria nos desafia a temer a Deus, guardar os Seus mandamentos e buscar a sabedoria divina em todas as áreas de nossas vidas. Isso envolve reconhecer nossa dependência de Deus, submeter-nos à Sua vontade e viver em conformidade com os princípios eternos estabelecidos por Ele em Sua Palavra.

1) De acordo com Eclesiastes 9.7-10. o pregador advoga a alegria, como parte da dádiva de Deus? R. Sim
2) Como o Eclesiastes retrata a velhice? R. Como uma casa em ruínas
3) Qual o tema recorrente em Eclesiastes? R. O temor do Senhor

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido a sua revista em PDF por $7,99 ou tenha o acesso Vip por $79,90 ou $39,99. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

////////----------/////////--------------///////////

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,120,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,81,Adolescentes,24,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,39,Batalha Espirítual,31,Batismo,12,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,154,Betel Adulto,89,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,479,CPAD Adolescentes,64,CPAD Jovem,120,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,13,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,23,Doutrinas Fundamentais,34,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,716,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,907,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,210,Estudos Bíblicos,506,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,229,Jovens,186,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,411,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,24,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,20,Salvador,13,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,4,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,3,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 11 - Eclesiastes 9 a 12 – O Final dos Viventes | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC
Lição 11 - Eclesiastes 9 a 12 – O Final dos Viventes | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFs_3k2MHTseorHpRBFd4ygSYMoyrPscKhFCE3SBY8RXG3zWpAQp5s8fY_ylNw6Plmtfj5G0xqN-bBQiGtsYd1GmMlRP0SzomkBWMHVdDgtjNhRwb2ZVh5QjzLUEtNgSCrDdXaCopx5DbkxLhxG__gM_GKkd4XKE-wTEppqGu6vUElBbxaew_2LUABiVg/w640-h360/LIC%CC%A7A%CC%83O%2011-ECLESIASTES%209%20A%2012%20O%20FINAL%20DOS%20VIVENTES.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFs_3k2MHTseorHpRBFd4ygSYMoyrPscKhFCE3SBY8RXG3zWpAQp5s8fY_ylNw6Plmtfj5G0xqN-bBQiGtsYd1GmMlRP0SzomkBWMHVdDgtjNhRwb2ZVh5QjzLUEtNgSCrDdXaCopx5DbkxLhxG__gM_GKkd4XKE-wTEppqGu6vUElBbxaew_2LUABiVg/s72-w640-c-h360/LIC%CC%A7A%CC%83O%2011-ECLESIASTES%209%20A%2012%20O%20FINAL%20DOS%20VIVENTES.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2024/03/licao-11-eclesiastes-9-12-o-final-dos.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2024/03/licao-11-eclesiastes-9-12-o-final-dos.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy