Lição 12 - Cântico 1 a 4 – Poemas e Cânticos de Amor Nupcial | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR Afora o suplemento do professor todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o n...


SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Em Cântico 1, 2, 3 e 4 há 17, 17, 11 e 16 versos, respectivamente. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Cântico 1.1-2.7 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
Cântico de Salomão é antes de tudo uma canção de amor. É uma história de amor que capta os anseios da noiva e do noivo. O livro, cujo primeiro versículo identifica-o como sendo de Salomão, celebra o mistério e a alegria do amor humano, o dom que Deus deu ao gênero humano quando formou Adão e Eva um para o outro. Eruditos judeus têm tratado essa poesia como uma alegoria do amor de Deus por Israel e os cristãos a têm visto como uma imagem do amor de Jesus por Sua igreja, a ser consumada na Segunda Vinda. Contudo, a melhor perspectiva do texto evidencia a celebração do dom de Deus do amor conjugal. É uma renovação da afirmação da visão bíblica que entende a intimidade como recompensa pelo casamento.

Informar como o perfume fazia parte dos preparativos para a cerimônia especial do casamento.
Entender o rito de uma cerimônia nupcial nos tempos de Salomão.
Mostrar como os elogios são significativos para um relacionamento.

📥ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI (se quiser mais slides diferentes dessa lição, adquira o acesso vip)

📩 Receba rápido a sua revista em PDF  | ou tenha o acesso vip 1ºTRIM 2024, saiba mais: 

👆ADQUIRA O ACESSO VIP | Pelo zap ou e-mail: hubnerbraz@pecadorconfesso.com


UMA VISÃO BÍBLICA DA SEXUALIDADE HUMANA
Cântico de Salomão é a mais explícita e ainda a mais delicada exploração dos relacionamentos sexuais humanos. Ambos os testamentos tendem a falar sobre o sexo indiretamente. O discurso explícito dos nossos dias, e de outras culturas antigas, é estranho à Escritura, que trata e honra o sexo como um assunto privado e pessoal. Isso, entretanto, não sugere que a Escritura tenha uma visão negativa do sexo […]. A Bíblia identifica três funções específicas do sexo na vida humana: Uma é a procriação da raça, pois Deus falou a Adão e a Eva antes da Queda, “Frutificai e multiplicai-vos” (Gn 1.28). A outra, é a satisfação dos impulsos que estão implícitos na natureza humana. O apóstolo Paulo, que escolheu permanecer ce- libatário, não obstante, insistia com aqueles que tinham um forte impulso sexual para se casarem (1Co 7.3-5,9). A terceira função da sexualidade é encontrada na expressão descrita em Gênesis 1.24: “eles se tornarão uma só carne”. Sexo é sacramental: é um meio pelo qual Deus transfere graça a Seu povo. E, a particular graça especial envolvida, é a união de um homem e uma mulher, ligados em uma aliança que faz deles exemplo sem par em sua vida na Terra. Ao preservar a expressão sexual para o exclusivo relacionamento do casamento, Deus concedeu-lhe uma capacidade singular para manter essa união […]. Cântico de Salomão nos convida a, sucinta- mente, levantar o véu e sentir a agradável intimidade que o sexo pode ajudar a criar dentro do casamento. Ele nos adverte que a alegria do sexo não depende de técnica, mas de atenção. E ele nos assegura, dentro da estrutura de compromisso perpétuo, que toda a alegria que o sexo pode prover é nossa, sem nenhuma vergonha.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


Este versículo é uma expressão poética de amor e intimidade entre o amado e a amada. A metáfora da "sala do banquete" sugere um lugar de celebração e comunhão, onde o amor é o principal protagonista, representado pelo "estandarte" que cobre e envolve os amantes. É uma descrição de profunda conexão e deleite na presença mútua.


Contexto:

O Cântico dos Cânticos é uma coleção de poemas amorosos, frequentemente interpretados como uma alegoria do amor entre Deus e Israel, ou entre Cristo e sua igreja, ou ainda entre o noivo e a noiva. Neste versículo, há um diálogo entre o noivo e a noiva, expressando desejo mútuo e amor apaixonado.


Raiz das Palavras:

  • "Leva-me" - do hebraico "nasa", que significa carregar, levar ou elevar.
  • "Sala do banquete" - do hebraico "mishra", que se refere a um lugar de festa ou banquete.
  • "Estandarte" - do hebraico "dagal", que pode ser traduzido como bandeira ou estandarte, simbolizando proteção ou liderança.
  • "Amor" - do hebraico "ahavah", que denota amor, afeição ou paixão.

Este versículo encapsula a profunda relação de amor e intimidade que é retratada ao longo do Cântico dos Cânticos, destacando o desejo de estar junto e a segurança encontrada na presença amorosa do outro. Ele também pode ser entendido como uma representação do amor incondicional de Deus por seu povo, que nos leva a uma comunhão profunda e a um lugar de celebração espiritual.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O Cântico dos Cânticos, embora seja uma obra poética, apresenta uma profunda mensagem teológica sobre o amor humano e, por extensão, sobre a relação entre Deus e seu povo. Na cultura da época em que foi escrito, a sexualidade era vista como algo sagrado, uma dádiva de Deus para ser desfrutada dentro dos limites do casamento. O livro celebra o amor entre um homem e uma mulher, retratando a beleza e a intimidade desse relacionamento.


O contexto histórico do Antigo Oriente Médio, onde a poligamia e a promiscuidade eram comuns, torna ainda mais marcante a visão apresentada no Cântico dos Cânticos, que exalta a fidelidade e a exclusividade no relacionamento conjugal. Isso ressalta a santidade do casamento como uma instituição divina, na qual a sexualidade é celebrada e desfrutada dentro dos limites estabelecidos por Deus.


Raiz das Palavras:

  • Ao analisar as raízes das palavras hebraicas e a cultura da época, encontramos uma riqueza de significado que amplia nossa compreensão do texto. Por exemplo, a palavra hebraica para "amor" no Cântico dos Cânticos é "ahavah", que denota não apenas amor emocional, mas também compromisso e fidelidade.

Partes de Livros de Autores Cristãos:

  • Ao longo da história da igreja, muitos autores cristãos têm oferecido insights valiosos sobre o Cântico dos Cânticos. Por exemplo, Agostinho de Hipona interpretou o livro como uma alegoria do amor entre Cristo e a igreja (Efésios 5:25), enquanto Orígenes viu nele uma representação do amor entre Deus e a alma humana (Isaías 54:5). Mais recentemente, autores como Tim Keller e John Piper têm explorado o significado do Cântico dos Cânticos para os relacionamentos humanos e a espiritualidade cristã contemporânea.

Verdade Prática:

  • A verdade prática extraída do Cântico dos Cânticos é que a sexualidade é uma dádiva de Deus a ser desfrutada dentro dos limites do casamento. Isso implica um compromisso amoroso, heterossexual e monogâmico, refletindo a ordem divina estabelecida desde o princípio (Gênesis 2:24). Ao considerar a cultura da época e a mensagem teológica do livro, somos desafiados a honrar a santidade do casamento e a celebrar o amor humano como uma expressão do amor de Deus por seu povo.

INTRODUÇÃO
I- PRIMEIRO CÂNTICO Ct 1.1-2.7
1- A esposa elogia o esposo Ct 1.2-4
2- Amor é elogio mútuo Ct 1.5-8
3- Banquete e bandeira do amor Ct 2.1-17
II- SEGUNDO CÂNTICO Ct 2.8: 3.5
1- O amor é como a primavera Ct 2.10-12
2- Sonho ou realidade Ct 3.1-2
3- Não desperteis o amor Ct 3.5
III- TERCEIRO CÂNTICO Ct 3.6-5.1
1- O cortejo de Salomão Ct 3.9-11
2- Elogios à beleza da amada Ct 4.7-9
3- A felicidade da esposa Ct 4.15,16
APLICAÇÃO PESSOAL

Segunda – Ct 1.1-11
Terça – Ct 1.12-17
Quarta – Ct 2.1-10
Quinta – Ct 2.11-17
Sexta – Ct 3.1-11
Sábado – Ct 4.1-16
Hinos da Harpa: 505 – 151

Primeiro Cântico – 1.2-2.7
Segundo Cântico – 2.8-3.5
Terceiro Cântico – 3.6-5.1
Quarto Cântico – 5.2-6.3
Quinto Cântico – 6.4-8.4
Sexto Cântico – 8.5-14

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O Cântico dos Cânticos é um livro poético da Bíblia Hebraica, cuja leitura exige uma compreensão profunda da cultura da época em que foi escrito, por volta de 970-930 a.C. O tema central do livro é o amor, uma virtude suprema conforme destacado em 1 Coríntios 13:13. Este livro celebra a sexualidade como uma dádiva de Deus a ser desfrutada no contexto de um relacionamento conjugal amoroso, heterossexual e monogâmico.


A conclusão do Cântico dos Cânticos enfatiza o amor como um alicerce seguro para o casamento, descrevendo-o como "mais forte do que a morte" e afirmando que "as muitas águas não podem apagar esse amor". A tradição atribui a autoria do livro ao rei Salomão, que escreveu cerca de 1005 cânticos, conforme registrado em 1 Reis 4:32. Diz-se que Salomão escreveu o Cântico dos Cânticos na juventude, Provérbios durante a maturidade e Eclesiastes na velhice.


Para os judeus, o livro é lido durante a celebração da Páscoa e é interpretado como uma metáfora do relacionamento entre Deus e Israel. Já para os cristãos, o Cântico dos Cânticos é considerado uma alegoria que representa o amor entre Jesus e a igreja, utilizando figuras tomadas da relação amorosa entre marido e esposa, uma metáfora recorrente na Escritura para descrever a relação íntima e segura entre Deus e seu povo.


A estrutura do livro é organizada em seis cânticos, canções ou poesias, como comumente apresentado nas versões bíblicas. O diálogo principal envolve Salomão, chamado de "esposo" ou "amado", e uma mulher sunita, referida como "esposa" ou "querida". Suas interações são intercaladas por um coro, composto pelas filhas de Jerusalém, amigas da noiva.


Opiniões de Autores Cristãos:

Autores cristãos têm oferecido uma variedade de interpretações sobre o Cântico dos Cânticos ao longo da história da igreja. Por exemplo, Agostinho de Hipona interpretou o livro como uma alegoria do amor entre Cristo e a igreja, enquanto outros, como Orígenes, viram nele uma representação do amor entre Deus e a alma humana.


Tim Keller, em seu livro "O Casamento: As Estações da Vida de um Casamento Cristão", destaca o Cântico dos Cânticos como uma expressão poética do amor marital e uma reflexão sobre a beleza da intimidade conjugal, enquanto John Piper, em "Este Momento Tão Esperado", destaca o simbolismo do livro como uma representação do amor entre Cristo e sua noiva, a igreja, ressaltando a importância da fidelidade e do compromisso mútuo.


Essas diferentes perspectivas ajudam a enriquecer nossa compreensão do Cântico dos Cânticos e a aplicação de seus princípios ao nosso entendimento do amor humano e da relação entre Deus e seu povo.

1- A esposa elogia o esposo (Ct 1.2-4)
Suave é o aroma dos teus unguentos, como unguento derramado é o teu nome; por isso, as donzelas te amam (1.3).

2- Amor é elogio mútuo (Ct 1.5-8)
Dize-me, ó amado de minha alma: onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes repousar pelo meio- -dia, para que não ande eu vagando junto ao rebanho dos teus companheiros? Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas dos rebanhos e apascenta os teus cabritos junto às tendas dos pastores (1.7-8).

3- Banquete e bandeira do amor (Ct 2.1-17)
Leva-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor (Ct 2.4).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


I- PRIMEIRO CÂNTICO (Ct 1.1-2.7)

1- A esposa elogia o esposo (Ct 1.2-4):

Neste trecho inicial do Cântico dos Cânticos, a esposa expressa seu apreço e admiração pelo esposo. Ela compara seus unguentos e perfumes ao aroma do nome dele, o que indica que o nome do esposo é tão doce quanto os perfumes mais agradáveis. Isso sugere uma imagem de reputação e caráter favoráveis. O uso de unguentos e perfumes era comum naquela cultura e era associado à higiene pessoal e ao cuidado com o corpo.

A raiz das palavras hebraicas usadas aqui, como "unguentos" e "perfumes", enfatiza a importância dos cuidados pessoais e da preparação para o encontro com o amado. Esses detalhes sensoriais ajudam a criar uma atmosfera de romance e desejo.

Referências Bíblicas:

  • Provérbios 27:9 - "O óleo e o perfume alegram o coração; assim, é doce o conselho do homem para o seu amigo."
  • Ester 2:12 - "E, quando chegava o turno de cada moça para ir ao rei Assuero, depois que havia estado com ela o tempo determinado pela lei dos mulheres, que se cumpria por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações: seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com os ungüentos para mulheres),"

Opiniões de Autores Cristãos:

  • Charles Spurgeon, em seu comentário sobre o Cântico dos Cânticos, destaca a beleza da linguagem poética e a profundidade do amor retratado neste livro, enfatizando como os detalhes e as imagens sensoriais são usados para transmitir o afeto entre os amantes.

2- Amor é elogio mútuo (Ct 1.5-8):

Nesta parte, a amada expressa seu desejo de estar com o amado, buscando saber onde ele apascenta seu rebanho. Ela demonstra preocupação em não vagar longe dele e deseja estar próxima, participando de sua vida e cuidando de seus afazeres. O amado, por sua vez, elogia a beleza da amada, ressaltando sua singularidade e sua posição entre as mulheres.

A raiz das palavras hebraicas utilizadas aqui, como "apascentar" e "rebanho", ressalta a metáfora do relacionamento entre o amado e a amada como a relação de um pastor com suas ovelhas, denotando cuidado, proteção e liderança.

Referências Bíblicas:

  • João 10:11 - "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas."
  • Salmo 23:1 - "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará."

Opiniões de Autores Cristãos:

  • Tim Keller, em seu livro "O Casamento: As Estações da Vida de um Casamento Cristão", destaca a importância do elogio mútuo no relacionamento conjugal, ressaltando como expressões de apreço e admiração fortalecem os laços entre os cônjuges.

3- Banquete e bandeira do amor (Ct 2.1-17):

Nesta seção, a amada expressa seu desejo de ser levada à sala do banquete pelo amado. Isso simboliza a sua busca por comunhão e intimidade com ele. A referência ao estandarte do amor sobre ela indica a proteção e a liderança do amado, bem como a presença constante do amor em seu relacionamento.

A raiz das palavras hebraicas aqui, como "sala do banquete" e "estandarte", ressalta a ideia de celebração, comunhão e proteção associada ao amor entre os amantes.

Referências Bíblicas:

  • Salmo 23:5 - "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda."
  • Efésios 5:25 - "Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,"

Opiniões de Autores Cristãos:

  • John Piper, em seu livro "Este Momento Tão Esperado", destaca a importância do amor como o fundamento do relacionamento entre Cristo e sua igreja, ressaltando como a presença constante e a proteção do amor de Deus sustentam e fortalecem os crentes em sua jornada espiritual.

Essas interpretações bíblicas e teológicas ajudam a lançar luz sobre o profundo significado do Cântico dos Cânticos e sua relevância para a compreensão do amor humano e divino.

1- O amor é como a primavera (Ct 2.10-12)
O meu amado fala e me diz: Levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem. Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi (2.10,11).

2- Sonho ou realidade (Ct 3.1-2)
De noite, no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei (3.1).

3- Não desperteis o amor (Ct 3.5)
Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira (3.5).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


1- O amor é como a primavera (Ct 2.10-12):

Nesta parte do Cântico, o amado convida a amada para se levantar e se juntar a ele na beleza da primavera. A passagem do inverno e o surgimento da primavera são usados como metáforas para a renovação e o florescer do amor entre o casal. As imagens da natureza, como as flores se abrindo e os pássaros cantando, simbolizam o renascimento e a vitalidade do relacionamento.

A referência às raposas que estragam as vinhas destaca a importância de proteger e cultivar o amor. Assim como os agricultores protegem suas plantações das raposas, é necessário proteger o relacionamento contra influências negativas que podem prejudicá-lo. A atenção aos detalhes e o cuidado mútuo são fundamentais para manter a chama do amor acesa.

Referências Bíblicas:

  • João 15:1-2 - "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda."

Opiniões de Autores Cristãos:

  • Timothy Keller, em seu livro "O significado do Casamento", destaca a importância do cuidado mútuo e da proteção do relacionamento como elementos essenciais para a saúde e a durabilidade do casamento.

2- Sonho ou realidade (Ct 3.1-2):

Neste trecho, a amada relata sua busca noturna pelo amado, sugerindo que isso pode ter sido um sonho ou uma representação de seu desejo intenso por ele. Independentemente de ser um sonho ou não, o relato destaca a intensidade do amor da amada pelo amado e sua determinação em buscá-lo.

A busca da amada pelo amado pelas ruas e praças da cidade representa sua busca incessante por comunhão e proximidade. Mesmo quando não o encontra, ela permanece determinada em sua busca, refletindo a importância do amor como uma força motivadora e transformadora.

Referências Bíblicas:

  • Mateus 7:7 - "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á."

Opiniões de Autores Cristãos:

  • John Piper, em seu livro "Este Momento Tão Esperado", destaca a importância da busca constante por Deus e pelo relacionamento com ele, ressaltando como a busca apaixonada por Deus é uma marca distintiva da vida espiritual.

3- Não desperteis o amor (Ct 3.5):

No final deste cântico, a amada novamente faz um apelo para que o amor não seja despertado prematuramente. Essa recomendação serve como um lembrete da importância de cultivar e proteger o amor, evitando impulsos prematuros ou descontrolados.

A referência às gazelas e cervas do campo sugere a delicadeza e a beleza do amor, que devem ser respeitadas e protegidas. O apelo para que o amor não seja despertado até que este o queira enfatiza a importância de permitir que o amor se desenvolva naturalmente e no tempo certo.

Referências Bíblicas:

  • 1 Coríntios 13:4-7 - "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes; não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade."

Opiniões de Autores Cristãos:

  • Tim Keller, em seu livro "O Casamento: As Estações da Vida de um Casamento Cristão", destaca a importância do tempo e da paciência no cultivo do amor, ressaltando como o amor verdadeiro requer maturidade e dedicação para florescer plenamente.

Essas interpretações destacam a riqueza e a profundidade do Cântico dos Cânticos como um reflexo do amor humano e do relacionamento entre Deus e seu povo.

1- O cortejo de Salomão (Ct 3.9-11)
Sal, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão com a coroa com que sua mãe o coroou no dia do seu desposório, no dia do júbilo do seu coração (3.11).

2- Elogios à beleza da amada (Ct 4.7-9)
Tu és toda formosa, querida minha, e em ti não há defeito (4.7).

3- A felicidade da esposa (Ct 4.15,16)
Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul: assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas. Ah! Venha o meu amado para o seu jardim e coma os seus frutos excelentes! (4.16).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


III- TERCEIRO CÂNTICO (Ct 3.6-5.1)

1- O cortejo de Salomão (Ct 3.9-11):

Neste trecho, é descrito o cortejo nupcial do rei Salomão, em que ele é apresentado em toda a sua majestade e esplendor. A referência à coroa que sua mãe o coroou no dia de seu casamento destaca a importância e a pompa deste evento. A carruagem e a liteira são mencionadas como símbolos de sua posição real e do cuidado em proporcionar uma cerimônia digna para o casamento.

A escolha de materiais nobres, como o cedro e o cipreste do Líbano, para construir a liteira do rei enfatiza sua riqueza e poder. O cortejo é descrito como uma celebração exuberante e grandiosa, refletindo a importância do evento e o status real do casal.

Referências Bíblicas:

  • Isaías 61:10 - "Exulto de alegria no Senhor, a minha alma regozija-se no meu Deus; porque me vestiu com as vestes da salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como noivo que se adorna com turbante sacerdotal, como noiva que se enfeita com as suas jóias."

Opiniões de Autores Cristãos:

  • Matthew Henry, em seu comentário sobre o Cântico dos Cânticos, destaca a magnificência do cortejo nupcial descrito neste poema, ressaltando como ele simboliza a beleza e a grandiosidade do relacionamento entre Cristo e sua igreja.

2- Elogios à beleza da amada (Ct 4.7-9):

Neste trecho, o amado expressa seu amor e admiração pela amada, elogiando sua beleza e perfeição. Ele a descreve como "toda formosa" e sem defeito, destacando sua perfeição e encanto. Esses elogios são uma expressão do amor profundo e genuíno do amado pela amada.

A imagem do jardim fechado, mencionado pela primeira vez neste poema, simboliza a exclusividade e a intimidade do relacionamento entre o casal. O jardim é um lugar protegido e especial, onde apenas os amantes podem entrar e desfrutar da companhia um do outro. Essa imagem ressalta a ideia de um relacionamento íntimo e exclusivo entre o amado e a amada.

Referências Bíblicas:

  • Efésios 5:25-27 - "Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível."

Opiniões de Autores Cristãos:

  • Song of Solomon: An Invitation to Intimacy (Cântico dos Cânticos: Um Convite à Intimidade), um estudo bíblico de Tommy Nelson, destaca a beleza poética e a profundidade espiritual do Cântico dos Cânticos, ressaltando como ele revela a natureza do amor de Deus por seu povo.

3- A felicidade da esposa (Ct 4.15,16):

Neste trecho, a amada expressa seu desejo de compartilhar sua intimidade com o amado, convidando-o para desfrutar dos frutos de seu jardim. A metáfora do jardim fechado é usada novamente para simbolizar a exclusividade e a pureza do relacionamento entre o casal.

O convite da amada para o amado entrar em seu jardim e desfrutar de seus frutos ressalta a intimidade e a comunhão compartilhada entre eles. É uma expressão do desejo da amada de se entregar completamente ao amado e de compartilhar sua vida e sua intimidade com ele.

Referências Bíblicas:

  • Apocalipse 3:20 - "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo."

Opiniões de Autores Cristãos:

  • Derek Kidner, em seu livro "The Message of Song of Songs" (A Mensagem do Cântico dos Cânticos), destaca a profundidade do amor retratado neste poema, ressaltando como ele reflete o relacionamento íntimo e pessoal entre Deus e seu povo.

Essas interpretações ressaltam a beleza e a riqueza espiritual do Cântico dos Cânticos, oferecendo insights sobre o amor humano e o relacionamento entre Cristo e sua igreja.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A aplicação pessoal desse princípio do ensinamento de Jesus, baseado na criação e na felicidade do relacionamento conjugal monogâmico, pode ser profundamente significativa para nós hoje. Embora haja exemplos de poligamia no Antigo Testamento, Jesus reafirmou o ideal original estabelecido por Deus desde o princípio.


Para nós, isso significa reconhecer e valorizar a santidade e a integridade do casamento como uma união entre um homem e uma mulher, comprometidos em se tornarem uma só carne diante de Deus. Isso implica em uma fidelidade mútua, uma comunhão profunda e um compromisso inabalável.


Essa compreensão nos desafia a cultivar relacionamentos saudáveis e amorosos em nossas próprias vidas, sejamos solteiros, casados ou em qualquer outra fase do relacionamento. Devemos buscar a pureza e a fidelidade em nossos relacionamentos, seguindo o exemplo de amor sacrificial de Jesus Cristo.


Além disso, essa aplicação pessoal nos incentiva a defender e promover os valores do casamento monogâmico e da família como instituições sagradas e fundamentais para a sociedade. Isso inclui apoiar aqueles que lutam para manter esses valores em meio a pressões culturais e sociais contrárias,


Em última análise, ao adotarmos esse princípio divino da criação e da felicidade, estamos buscando viver de acordo com o plano perfeito de Deus para nossas vidas e para o mundo ao nosso redor, contribuindo para a construção de relacionamentos fortes, saudáveis e duradouros.


Análise Teológica:

  • Criação e Ordem Divina: Desde o princípio, Deus estabeleceu o casamento como uma união sagrada entre um homem e uma mulher. Essa visão é evidenciada em Gênesis 2:24, onde é dito que o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se uma só carne. Esse padrão de monogamia reflete a intenção divina para a humanidade desde a criação.
  • Ensinamentos de Jesus: Jesus reafirmou esse padrão monogâmico ao citar Gênesis e enfatizar a exclusividade do relacionamento conjugal em Mateus 19:4-6. Ele aponta para a intenção original de Deus para o casamento, destacando a união indivisível entre um homem e uma mulher. Essa é uma confirmação da continuidade do princípio divino da monogamia, mesmo diante de práticas poligâmicas existentes na época.
  • Fidelidade e Santidade: A monogamia não é apenas uma questão de prática cultural ou social, mas está enraizada na santidade do relacionamento conjugal. A fidelidade mútua é essencial para refletir o compromisso e o amor incondicional que Deus tem por seu povo. Referências como Provérbios 5:15-20 destacam a importância da fidelidade e da exclusividade no casamento.
  • Imagem de Cristo e a Igreja: O relacionamento entre marido e esposa é frequentemente comparado ao relacionamento entre Cristo e a igreja nas Escrituras (Efésios 5:22-33). Assim como Cristo é fiel à sua igreja, o casamento monogâmico reflete essa fidelidade mútua e compromisso inabalável entre um homem e uma mulher.

Referências Bíblicas:

  • Gênesis 2:24 - "Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne."
  • Mateus 19:4-6 - "Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."
  • Provérbios 5:15-20 - "Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu próprio poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes e pelas ruas, os ribeiros de águas? Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; embriaga-te sempre com as suas carícias. Por que, filho meu, andarias atraído pela mulher alheia e abraçarias o seio da estranha?"

Essa análise teológica e as referências bíblicas demonstram a profundidade e a importância do princípio divino da monogamia no contexto do casamento. Ao compreender e aplicar esses ensinamentos em nossas vidas, estamos buscando viver de acordo com a vontade de Deus e contribuir para a edificação de relacionamentos saudáveis e duradouros.

1) Qual a mensagem central do livro de Cânticos? R. A sexualidade é uma dádiva a ser desfrutada no casamento.
2) A noiva e o noivo referem-se especificamente. R. Sulamita e o rei Salomão.
3) Por que os elogios são importantes no relacionamento amoroso? R. As palavras amorosas estimulam o amor romântico.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido a sua revista em PDF por $7,99 ou tenha o acesso Vip por $79,90 ou $39,99. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

////////----------/////////--------------///////////

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,120,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,81,Adolescentes,24,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,39,Batalha Espirítual,31,Batismo,12,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,154,Betel Adulto,89,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,479,CPAD Adolescentes,64,CPAD Jovem,120,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,13,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,23,Doutrinas Fundamentais,34,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,716,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,907,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,210,Estudos Bíblicos,506,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,229,Jovens,186,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,411,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,24,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,20,Salvador,13,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,4,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,3,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 12 - Cântico 1 a 4 – Poemas e Cânticos de Amor Nupcial | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC
Lição 12 - Cântico 1 a 4 – Poemas e Cânticos de Amor Nupcial | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqThfsu3F5b0uOGjuez6F9YNnxMb4V1ngDc9Q2g42WvUM13BQxPUGVkr73SnVR4ITvnYfbT-haa0wqIlRvjkv4D9od8xawKVABiwk9HBS-9AC8ldyzlY4HoHpbIhwr8s9Q49KzsiKuqsHwtXDIXfXmXpGEUVTWu2IVOOIjmGDpL_2X2PLCSQqzf_D4sVob/w640-h362/LIC%CC%A7A%CC%83O%2012-CA%CC%82NTICO%201%20A%204%20POEMAS%20E%20CA%CC%82NTICOS%20DE%20AMOR%20NUPCIAL.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqThfsu3F5b0uOGjuez6F9YNnxMb4V1ngDc9Q2g42WvUM13BQxPUGVkr73SnVR4ITvnYfbT-haa0wqIlRvjkv4D9od8xawKVABiwk9HBS-9AC8ldyzlY4HoHpbIhwr8s9Q49KzsiKuqsHwtXDIXfXmXpGEUVTWu2IVOOIjmGDpL_2X2PLCSQqzf_D4sVob/s72-w640-c-h362/LIC%CC%A7A%CC%83O%2012-CA%CC%82NTICO%201%20A%204%20POEMAS%20E%20CA%CC%82NTICOS%20DE%20AMOR%20NUPCIAL.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2024/03/licao-12-cantico-1-4-poemas-e-canticos.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2024/03/licao-12-cantico-1-4-poemas-e-canticos.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy