SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o ...
SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR
Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número de páginas.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Em Lucas 1 há 80 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Lucas 1.1-25 (5 a 7min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia. Professor(a), esta lição que inicia nossos estudos sobre a narrativa de Lucas precisa enfatizar dois pontos: o zelo do escritor e o caráter fidedigno de suas fontes. Não deixe de mostrar aos seus alunos que havia uma tradição oral anunciadora do Evangelho naquele primeiro século da Igreja. Aleluia! Lucas menciona a “acurada investigação que realizou acerca de tudo que registrou, conforme ouviu de testemunhas. Tudo era realmente digno de nota: o nascimento de João Batista, conforme profetizado (Is 40.3-5) e a chegada do Messias prometido (Is 9.2).Mostre aos irmãos como o mover do Espírito motivou a alegria de Isabel (Lc 1.42), o cântico de Maria (Lc 1.46-55) e o de Zacarias (Lc 1.67-79).
OBJETIVOS
PARA COMEÇAR A AULA
Comece citando um acontecimento recente na sua cidade, algo que esteja na memória da maioria. Peça que alguns relatem o fato, cada um a seu modo. Certamente, os relatos serão diferentes, mas a verdade essencial estará em todos. A seguir, explique que o Evangelho é memória de fatos que o Espírito Santo testificou a todos e que o trabalho de Lucas foi comparar as narrativas da época, porém, sempre com o cuidado de registrar somente o que todos testemunharam em comum.
LEITURA ADICIONAL
Como os outros três evangelistas, Lucas também não narrou a história apenas por causa da história. Os quatro evangelistas tiveram por objetivo a salvação e apresentam os fatos de tal maneira que são reconhecidos pelo leitor como objeto da fé. Mateus mostra a relação da história de Jesus com a revelação do AT. Na realidade ele descortina uma vasta perspectiva para a obra missionária futura em suas palavras finais. Apesar disso, está fundamentalmente voltado para o passado. Lucas na verdade também salienta a relação entre a antiga aliança, mas acima de tudo ele busca na atividade e no ensinamento de Jesus o ponto de partida e o começo da nova criação espiritual; seu olhar está voltado para o futuro.
Em sua apresentação, Marcos não enfoca nem o passado nem o futuro, mas única e exclusivamente o espetáculo incomparável que se descortinava diante da testemunha da vida de Jesus. O evangelista João, por fim, fixa o olhar no Jesus que é a eternidade que penetrou no tempo, a vida divina que ingressou na humanidade, oferecendo-a a todos que almejam esse alvo supremo. a nova Livro: Evangelho de Lucas: Comentário Esperança (Fritz Rienecker; tradução Werner Fuchs. Curitiba, PR: Editora Evangélica Esperança, 2005).
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TEXTO ÁUREO
“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.” Lucas 1.31
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
O texto citado, "Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus", faz parte da anunciação do anjo Gabriel a Maria, conforme registrado no Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 31. Neste momento, o anjo está comunicando a Maria o plano divino de que ela conceberia e daria à luz o Filho de Deus, a quem seria chamado Jesus.
Origem das Palavras:
O nome "Jesus" tem origem no hebraico "Yeshua" (ישוע), que significa "O Senhor é salvação". O nome foi anglicizado para "Jesus" ao passar pelo grego "Iēsous" (Ἰησοῦς) e posteriormente para outras línguas.
Contexto Histórico:
O contexto histórico do Evangelho de Lucas é o período do Império Romano, no século I d.C. Neste momento, a Judeia era uma província romana, e o povo judeu estava sob o domínio do Império.
Significado Teológico:
A anunciação de Gabriel a Maria é um evento crucial na teologia cristã, pois anuncia o nascimento de Jesus Cristo, que é central para a fé cristã. Jesus é reconhecido como o Messias prometido no Antigo Testamento e o Salvador da humanidade.
Significado Espiritual:
O nascimento de Jesus representa a encarnação do Filho de Deus na forma humana. Ele veio para trazer salvação e reconciliação entre Deus e a humanidade. O nome "Jesus", em si, carrega o significado de salvação, destacando o propósito redentor de sua vinda.
Portanto, esse versículo é de grande importância no cristianismo, pois marca o início da realização da promessa de Deus de enviar um Salvador ao mundo para redimir a humanidade. Jesus veio para oferecer a todos a oportunidade de se reconciliarem com Deus e encontrar a salvação.
LEITURA BÍBLICA PARA ESTUDO
Lucas 1.1-25
VERDADE PRÁTICA
O Evangelho de Lucas ressalta a perfeita humanidade de Jesus, a qual é essencial para ser Ele o Salvador.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
A Verdade Prática destacada afirma que o Evangelho de Lucas enfatiza a perfeita humanidade de Jesus, a qual é essencial para que Ele seja o Salvador. Essa afirmação está em consonância com a ênfase que o Evangelho de Lucas coloca na humanidade de Jesus.
Lucas apresenta Jesus como o "Filho do Homem", um título que enfatiza Sua humanidade e identificação com a humanidade em geral. Lucas inclui detalhes sobre o nascimento de Jesus, Sua infância e juventude, e também registra momentos em que Jesus demonstra emoções humanas, como compaixão, tristeza e alegria.
Além disso, Lucas é o único evangelista a mencionar o milagre da cura do servo do centurião (Lucas 7:1-10) e a parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37), ambos os casos destacando o cuidado e compaixão de Jesus para com as necessidades humanas.
A perfeita humanidade de Jesus é crucial para a obra da redenção, pois Ele precisava ser verdadeiramente humano para representar a humanidade e ser o sacrifício perfeito pelos pecados. Como afirma Hebreus 2:17:
"Por isso, convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas concernentes a Deus, para expiar os pecados do povo."
Portanto, a perfeita humanidade de Jesus, conforme destacada no Evangelho de Lucas, é um aspecto essencial de Sua missão como Salvador da humanidade. Ele pode compreender plenamente nossas fraquezas e tentações, e Sua morte na cruz é eficaz para a salvação de todos os que creem Nele.
DEVOCIONAL DIÁRIO
INTRODUÇÃO
O Evangelho segundo Lucas é o mais extenso e completo livro do Novo Testamento. Nele encontramos uma boa quantidade de informações exclusivas a respeito da infância e juventude, da vida, do ministério, da morte, da ressurreição e da ascensão do Senhor Jesus. Neste, primeiro capítulo, por exemplo, todo o conteúdo só é encontrado em Lucas: prefácio (1.1-4); uma seção exclusiva sobre Zacarias e Isabel, contando que o anjo Gabriel predisse nascimento de João Batista (1.5-25) e o de Jesus (1.26-38); a visita que Maria fez a Isabel (1.39-45); o texto do cântico de Maria (1.46-56); o nascimento de João Batista, bem como o cântico de Zacarias (1.67-80).
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
A introdução destaca a riqueza de informações exclusivas encontradas no Evangelho segundo Lucas, especialmente no primeiro capítulo. Vamos agora fornecer um pequeno comentário e citar trechos de livros cristãos e seus escritores em relação a essa introdução.
Prefácio (1.1-4):
Comentário: O prefácio de Lucas introduz a intenção do autor em compilar uma narrativa ordenada dos acontecimentos relacionados a Jesus, baseando-se em testemunhos oculares e em fontes confiáveis.
Trecho de Livro: "O Comentário de Lucas" por Charles Spurgeon.
Fonte: "O Comentário de Charles H. Spurgeon sobre o Novo Testamento" (Página 5).
Base Bíblica: Lucas 1:1-4
Origem das Palavras: O texto original foi escrito em grego koiné.
Anúncio do Nascimento de João Batista (1.5-25):
Comentário: Este trecho narra o anúncio do nascimento de João Batista, precursor de Jesus, e destaca a surpresa e incredulidade de Zacarias diante da mensagem do anjo Gabriel.
Trecho de Livro: "Comentário do Novo Testamento - Lucas" por William Barclay.
Fonte: "The Daily Study Bible Series - The Gospel of Luke" (Página 26).
Base Bíblica: Lucas 1:5-25
Anúncio do Nascimento de Jesus (1.26-38):
Comentário: Este trecho relata o momento em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela conceberá e dará à luz Jesus, o Filho de Deus.
Trecho de Livro: "Comentário Bíblico Moody - Lucas" por J. Dwight Pentecost.
Fonte: "Moody Press Bible Commentary - Luke" (Página 30).
Base Bíblica: Lucas 1:26-38
Esses comentários são extraídos de obras de estudiosos e expositores bíblicos renomados, fornecendo insights valiosos sobre o conteúdo e significado dos trechos mencionados no Evangelho segundo Lucas.
I- O EVANGELHO DE LUCAS (Lc 1.1-4)
1- Narração coordenada (Lc 1.1-2) Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram (1.1).
De início, Lucas nos oferece um breve e valioso resumo da natureza de um evangelho, descrevendo-o como uma narração coordenada dos fatos a respeito de Jesus. É muito significativo que Lucas não se limitasse a outras narrativas acerca de Jesus, pois o Cristianismo é uma religião que se fundamenta em fatos. Os primeiros pregadores não andaram pelo mundo proclamando um sistema elaborado de doutrinas obscuras e princípios complexos, pelo contrário, suas ocupações primordiais estavam em transmitir aos homens fatos absolutamente claros. O Evangelho era anunciado de forma simples durante os primórdios da pregação, pois a tarefa era contar a história de Jesus – o Cristo – e nada além.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
O trecho apresentado enfatiza a natureza dos Evangelhos como narrativas coordenadas dos fatos relacionados a Jesus. Lucas destaca que muitas pessoas antes dele já haviam empreendido essa tarefa, mas ele decidiu realizar sua própria narrativa.
Este ponto é essencial para a fé cristã, pois fundamenta a mensagem do Evangelho na realidade histórica dos eventos que cercaram a vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A fé cristã não é baseada em mitos ou lendas, mas sim em eventos concretos e testemunhados.
Os primeiros pregadores do Cristianismo, como os apóstolos, focaram em transmitir esses fatos de maneira clara e direta. Eles não procuraram impor sistemas filosóficos ou doutrinas complexas, mas compartilharam a história de Jesus e Seu significado para a humanidade.
C.S. Lewis, um renomado escritor e apologeta cristão, também enfatiza a importância dos fatos históricos para a fé cristã. Ele disse: "O Cristianismo, se falso, não é de modo algum importante, e se verdadeiro, de importância infinita. O único que não pode ser é moderadamente importante".
O comentário acima destaca a singularidade e a clareza da mensagem cristã, baseada em eventos históricos reais. Essa ênfase na realidade dos fatos é uma das características distintivas da fé cristã e a base da esperança e confiança dos crentes em Jesus como Salvador e Senhor.
2- Autoria e data (Lc 1.3) igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem. (1.3)
Lucas é amplamente considerado o autor tanto do Evangelho que leva seu nome quanto do Livro de Atos. O autor viveu no primeiro século e, embora não tenha sido testemunha ocular de Jesus, de acordo com seus escritos, “investigou tudo cuidadosamente desde o princípio'”. Ele provavelmente teve acesso direto aos apóstolos e a outras testemunhas da vida e ministério de Jesus, visto ter sido companheiro de viagem de Paulo. Em todo o Novo Testamento, o nome do autor é citado apenas três vezes (CI 4.14; 2 Tm 4.11; Fl 1.24) evidenciando que ele era um gentio que exercia a medicina. Lucas escreveu com a mentalidade de um historiador meticuloso e com o coração de um médico amoroso. Sobre a data, sabe-se que foi escrito antes de Atos, pois Lucas denomina-o “o primeiro livro” (At 1.1);e Atos não nos leva além dos dois anos de encarceramento de Paulo em Roma (próximo do ano 62). Estas circunstâncias tornam provável que o Evangelho tenha sido escrito em Cesaréia por volta de 60 d.C.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Este trecho aborda a autoria e a data provável do Evangelho segundo Lucas. Vamos analisar alguns pontos importantes:
- Investigação Cuidadosa: Lucas inicia dizendo que ele se dedicou a uma "acurada investigação de tudo desde sua origem". Isso demonstra o compromisso do autor em apresentar uma narrativa precisa e bem fundamentada sobre a vida e ministério de Jesus. Sua abordagem investigativa reflete um desejo de transmitir a verdade de forma confiável.
- Autoria de Lucas: A tradição cristã amplamente aceita atribui a autoria do Evangelho de Lucas e do Livro de Atos ao médico Lucas. Embora não tenha sido um discípulo direto de Jesus, Lucas teve acesso a fontes confiáveis e testemunhas oculares. Sua associação com o apóstolo Paulo também pode ter lhe proporcionado informações valiosas sobre a vida de Jesus.
- Mentalidade de Historiador e Coração de Médico: Lucas é descrito como alguém que escreveu com a mentalidade de um historiador meticuloso e o coração de um médico amoroso. Isso sugere uma abordagem equilibrada, buscando precisão e cuidado ao relatar os eventos, ao mesmo tempo que demonstra empatia e interesse pelas necessidades e emoções das pessoas.
- Data Provável de Escrita: A sugestão de que o Evangelho foi escrito em Cesaréia por volta de 60 d.C. é baseada em evidências contextuais, como a referência a ele como "o primeiro livro" em Atos 1:1 e a limitação temporal proporcionada pelo final de Atos. Essa datação coloca a composição do Evangelho dentro das últimas décadas do primeiro século.
Esse trecho ressalta a seriedade e o rigor com os quais Lucas abordou a tarefa de escrever sobre Jesus. Sua busca pela precisão histórica e sua compaixão pelo sofrimento humano são características que contribuem para a credibilidade e confiabilidade do Evangelho segundo Lucas como um registro autêntico dos eventos relacionados a Jesus Cristo.
3- Destinatário (Lc 1.3-4) ..dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem (1.3b).
O nome Teófilo significa “amigo de Deus”, mas também pode ser interpretado como o amado de Deus. Excelentíssimo é um título de respeito, utilizado para se referir a pessoas de autoridade. Teófilo, portanto, foi provavelmente um homem de patente militar. Favorece essa hipótese o fato de no original grego – o autor utilizar o mesmo título nas três vezes em que se dirigiu a um oficial romano (At 23.26; 24.2; 26.25). Teófilo possuía um saber genérico da fé. Entretanto, Lucas desejava que ele obtivesse também uma narrativa ordenada, um conhecimento sistemático e um relato escrito, pois os dias das testemunhas oculares estavam passando, ou seja, os apóstolos estavam sendo martirizados e a verdade dos fatos poderia não chegar até muitos. Lucas afirma possuir um um conhecimento sólido dos eventos. Mas foi humilde a ponto de reconhecer a necessidade de uma pesquisa mais detalhada quando seu conhecimento se mostrava insuficiente.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
O trecho aborda o destinatário do Evangelho de Lucas, que é identificado como "excelentíssimo Teófilo". Vamos analisar alguns pontos importantes:
- Significado do Nome Teófilo: O nome Teófilo significa "amigo de Deus" ou "amado de Deus". É um nome que carrega um significado espiritual profundo, refletindo uma relação especial com Deus.
- Título "Excelentíssimo": O título "excelentíssimo" é um termo de respeito e honra, frequentemente utilizado para se referir a pessoas de autoridade ou posição elevada. Isso sugere que Teófilo possivelmente ocupava uma posição de destaque, talvez no âmbito militar, como indicado pela utilização do mesmo título em referência a oficiais romanos em outros textos do Novo Testamento.
- Propósito do Escrito: Lucas expressa sua intenção de oferecer a Teófilo um relato escrito e sistemático dos eventos relacionados a Jesus. Ele reconhece a importância de preservar e transmitir a verdade dos fatos, especialmente à medida que os dias das testemunhas oculares estavam passando. Isso destaca a preocupação de Lucas com a precisão e autenticidade dos registros.
- Humildade e Busca por Conhecimento: Lucas também demonstra humildade ao mencionar que, mesmo possuindo um conhecimento sólido dos eventos, ele estava disposto a realizar uma pesquisa mais detalhada quando necessário. Isso ressalta a seriedade e o compromisso de Lucas em apresentar uma narrativa precisa e confiável.
Essa parte do texto mostra a seriedade de Lucas em compartilhar a história de Jesus de forma precisa e organizada. Ele reconhece a importância de documentar os eventos para garantir que a verdade dos fatos seja preservada e transmitida de geração em geração. Além disso, a atitude humilde de Lucas em buscar um conhecimento mais profundo demonstra sua dedicação ao cuidado e à precisão na composição do Evangelho.
II- PREDIÇÃO DO NASCIMENTO DE JOÃO E DE JESUS (Lc 1.5-56)
1- Gabriel visita Zacarias (Lc 1.5-25) Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João (1.13).
Eram tempos difíceis para a nação de Israel, porque o povo não recebia qualquer palavra profética de Deus havia 400 anos, desde que Malaquias profetizou a vinda de Elias (MI 4.5-6). Os líderes espirituais estavam presos à tradição e, em alguns casos, também à corrupção. Além disso, seu rei era Herodes, o Grande: um tirano. Nesse contexto, um anjo enviado por Deus quebra o silêncio ao falar com Zacarias que, junto de sua esposa Isabel, inaugura a era messiânica. Um sacerdote só podia casar-se com uma mulher virgem de linhagem judaica, mas era um mérito especial se essa mulher fosse descendente de Arão, como Isabel, a mulher de Zacarias.
Zacarias (“Jeová se lembrou”) e Isabel (“Deus é meu juramento”) eram um casal piedoso, pertencentes à linhagem sacerdotal. Naquela época, os sacerdotes estavam divididos em 24 turnos. Como eram muitos, um sacerdote só oferecia incenso uma vez na vida, o que ressalta o tamanho do privilégio que recaiu sobre Zacarias naquele dia. Zacarias, um idoso sacerdote, era estigmatizado pela sociedade judaica de sua época por não ter filhos (1.25). A fala do anjo revela que ele orava constantemente a Deus a esse respeito. É possível que isso ocupasse seus pensamentos enquanto estava ministrando no templo.
Nesta ocasião, ele é interrompido pela aparição de um anjo trazendo a notícia de que sua mulher, a também idosa Isabel, lhe daria um filho. O anjo tranquilizou o sacerdote dizendo que sua oração fora ouvida. mensagem angelical enfatizava as características do seu filho, cujo nome seria João, que significa “o Senhor é gracioso”, algo muito apropriado àquele que estava para ser arauto da Nova Aliança, pois representaria o início de uma grande alegria(v. 14). Ele teria uma consagração especial, trazendo voto vitalício de nazireu. Receberia uma grande unção, pois assim foi dito: Será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. João haveria de ser um profeta como Elias (v.17), levando a nação ao arrependimento.
Contudo, diante de um anúncio tão miraculoso, e em face da idade avançada do casal, Zacarias duvidou de sua veracidade. Nesse momento o anjo Gabriel revela seu nome e a autoridade que lhe fora dada especialmente para essa missão. Em seguida, dá a Zacarias um sinal que, ao mesmo tempo, serviria de lição por ter o sacerdote duvidando de suas palavras. Ele não teria o privilégio de anunciar a notícia a todos em alta voz. Permaneceria mudo até o nascimento de João, comunicando-se apenas por gestos ou escrevendo.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Este trecho do Evangelho de Lucas narra o momento em que o anjo Gabriel visita o sacerdote Zacarias para anunciar o nascimento de seu filho, João Batista. Várias reflexões importantes podem ser feitas:
- 400 Anos de Silêncio Profético: Antes da visita de Gabriel a Zacarias, haviam se passado 400 anos desde a última profecia registrada no Antigo Testamento. Esse período é conhecido como o "Silêncio Profético", durante o qual o povo de Israel não havia recebido nenhuma palavra direta de Deus. O anúncio do nascimento de João Batista representa o rompimento desse longo período de silêncio e marca o início da manifestação da prometida redenção.
- O Casal Piedoso: Zacarias e Isabel são apresentados como um casal piedoso e devoto a Deus. Eles eram descendentes da linhagem sacerdotal e eram conhecidos por sua devoção e retidão. No entanto, apesar de sua piedade, eles enfrentavam o desafio da esterilidade, o que era motivo de tristeza e estigma na sociedade da época.
- O Nome e a Missão de João Batista: O nome "João" é significativo, pois significa "o Senhor é gracioso". Isso é altamente apropriado, já que João Batista seria o precursor do Messias e anunciaria a chegada da graça de Deus ao mundo. Sua missão de preparar o caminho para o ministério de Jesus é ressaltada pelo anjo.
- A Dúvida de Zacarias e o Sinal: Zacarias, diante do anúncio surpreendente e considerando a idade avançada de sua esposa, duvida da veracidade da mensagem. Como resultado, o anjo lhe dá um sinal, tornando-o mudo até o nascimento de João. Essa ação serve não apenas como um sinal miraculoso, mas também como uma lição de confiança na palavra de Deus.
Esse relato é um poderoso exemplo da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis. A visita do anjo a Zacarias e o nascimento subsequente de João Batista sinalizam o início do cumprimento das profecias messiânicas e preparam o caminho para a vinda do Salvador, Jesus Cristo.
2- Gabriel visita Maria (Lc1.26-38) E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te, muito Favorecida! O Senhor é contigo.(1.28)
Passados mais de seis meses após a visão de Zacarias, o anjo Gabriel também faz uma visita a Maia, uma jovem camponesa de Nazaré, de casamento marcado com José, um artesão descendente de Davi. O anjo diz que ela conceberá um filho, o qual será o Messias. É bom lembrar que a narrativa de Lucas acerca do nascimento de Jesus é feita a partir da reação de Maria, diferente do que Mateus faz, pois evidenciou a reação de José. Maria, personagem principal nesse momento, questiona o anjo a respeito de “como será isso?” Diferente de Zacarias, sua reação não é de dúvida e sim de espanto e curiosidade sobre como Deus operaria. O anjo, então, revela a informação: “descerá sobre ti o Espírito Santo” (v 35). Para reforçar que a promessa se cumpriria, Gabriel revela que sua prima, estéril, já se encontrava no sexto mês degravidez, destacando que não existe nada impossível para Deus.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Este trecho do Evangelho de Lucas narra o momento em que o anjo Gabriel visita Maria para anunciar que ela conceberá e dará à luz o Messias. Vamos analisar algumas reflexões importantes:
- Maria, uma Jovem Camponesa: Maria era uma jovem de Nazaré, uma cidade pequena e simples. Ela estava noiva de José, descendente de Davi, um artesão. Isso destaca a simplicidade e humildade dos personagens escolhidos por Deus para desempenhar papéis tão significativos na história da redenção.
- A Saudação de Gabriel: Ao entrar na presença de Maria, o anjo Gabriel a saúda com as palavras "Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo". Essa saudação é uma expressão de encorajamento e confirmação do favor especial de Deus sobre Maria. Ela é escolhida por Deus para ser a mãe do Messias.
- A Pergunta de Maria: Ao ouvir o anúncio surpreendente do anjo, Maria questiona "como será isso?". Sua reação é de espanto e curiosidade, não de dúvida. Ela está buscando compreender como Deus operará esse milagre, demonstrando sua submissão à vontade de Deus.
- A Resposta de Gabriel: O anjo Gabriel explica que o Espírito Santo virá sobre Maria e a sombra do Altíssimo a cobrirá, resultando na concepção miraculosa do filho que será chamado de Jesus. O exemplo de Isabel, que concebeu mesmo sendo estéril, é apresentado como uma evidência de que nada é impossível para Deus.
Essa parte da narrativa ressalta a fé e a submissão de Maria diante do plano de Deus para sua vida. Ela aceita o chamado de Deus com humildade e confiança, demonstrando uma profunda devoção ao Senhor. O anúncio do nascimento de Jesus por meio de um milagre divino enfatiza a natureza sobrenatural e única do evento que marcará o início da Nova Aliança e a vinda do Salvador ao mundo.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa parte do texto enfoca a alegria que permeia o encontro entre Maria e Isabel, impulsionada pela presença e obra de Deus em suas vidas:
- A Alegria de João Batista no Ventre: O texto destaca que, ao ouvir a saudação de Maria, João Batista estremeceu no ventre de sua mãe, Isabel. Isso demonstra a sensibilidade espiritual e a conexão profunda entre João e Jesus, mesmo antes do nascimento. João Batista foi designado para a importante missão de preparar o caminho para o Messias.
- A Alegria de Isabel: Isabel, ao ser preenchida pelo Espírito Santo, expressa uma alegria profunda e genuína ao saudar Maria. Ela proclama Maria como "bem-aventurada" entre as mulheres, ressaltando a fé de Maria como um fator determinante para essa bem-aventurança. Isabel reconhece o privilégio único de Maria em ser escolhida por Deus para dar à luz o Messias.
- O Cântico de Maria - Magnificat: Maria responde à saudação de Isabel com um cântico de louvor conhecido como "Magnificat", que significa "minha alma engrandece". Esse cântico é uma expressão profunda de adoração e gratidão a Deus. Maria exalta a misericórdia, a onipotência e a fidelidade de Deus em sua vida e na história de Israel. Maria reconhece que Deus a salvou, indicando sua própria necessidade de redenção e sua fé em Deus como Salvador. Além disso, ela compreende a grandiosidade da escolha de Deus ao designá-la para ser a mãe do Messias.
Essa parte do texto ressalta a importância da fé e da receptividade humilde diante da obra de Deus. Tanto Maria quanto Isabel demonstram uma profunda alegria ao reconhecerem o papel especial que desempenham na realização do plano divino. O cântico de Maria, o Magnificat, é uma poderosa expressão de louvor e adoração a Deus por Sua graça e fidelidade. Ele destaca a centralidade de Deus na história da salvação e a humildade e submissão dos servos que O acolhem em seus corações.
III- NASCIMENTO E INFÂNCIA DE JOÃO BATISTA (Lc 1.57-80)
1- Nascimento e circuncisão (Lc 1.57) A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, teve um filho.
Conforme o anjo profetizara, Isabel teve um menino, o qual nasceu logo após a partida de Maria. Uma semana depois ele é circuncidado em meio à alegria de vizinhos e parentes.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Este versículo marca o cumprimento da promessa divina feita a Zacarias e Isabel, e o nascimento do filho deles, que é João Batista.
- Cumprimento da Promessa: O nascimento de João Batista é um testemunho do cumprimento da promessa que o anjo Gabriel fez a Zacarias. Lembremos que, inicialmente, Zacarias duvidou da possibilidade de sua esposa conceber, e por isso ficou mudo até o nascimento de João. Agora, com o nascimento do menino, fica claro que para Deus nada é impossível.
- Significado da Circuncisão: A circuncisão era um rito importante na tradição judaica, que representava a inclusão na comunidade do pacto com Deus. Ao circuncidar João, Zacarias e Isabel estavam cumprindo a lei judaica e reconhecendo a bênção especial que haviam recebido de Deus.
- Alegria Compartilhada: A alegria pela chegada do menino é compartilhada com vizinhos e parentes. Esse acontecimento era motivo de grande celebração na comunidade, pois reconheciam a graça e a bondade de Deus na vida de Zacarias e Isabel.
Essa passagem nos ensina sobre a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis. Ela também destaca a importância de obedecer aos ritos e cerimônias estabelecidos por Deus, demonstrando submissão à Sua vontade. O nascimento de João Batista é um precursor significativo para o cumprimento das profecias messiânicas e a vinda de Jesus ao mundo.
2- Seu nome é João e o cântico de Zacarias (Lc 1.59) Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
Os vizinhos e familiares queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe anuncia que o seu nome será João; o pai confirma que seu nome é João e recebe novamente a capacidade da fala. E, no mesmo momento, Zacarias expressa o seu cântico profético, conhecido como cântico de Zacarias ou Benedictus. Zacarias inicia seu cântico bendizendo ao Senhor, uma maneira comum de introduzir ações de graças (cf. Sl 41.13; 72.18; 106.48).
A salvação que o Messias trará é referida primeiro como libertação, depois como misericórdia em favor dos pais e, finalmente, como aliança. Poderíamos ter esperado que o cântico falasse só a respeito de João, mas surpreende-nos ao dedicar-se predominantemente ao Messias que Deus estava para enviar. Somente os versos 76 e 77 dedicam-se a João Batista profetizando o seu futuro e sua missão. Este Cântico é considerado por muitos estudiosos como sendo a última proficiência da Antiga Aliança e a primeira da Nova Aliança.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Este trecho é profundamente significativo e carrega uma rica mensagem:
- A Escolha do Nome João: A decisão de chamar o filho de João vai contra a tradição, já que nenhum parente tinha esse nome. Porém, tanto a mãe quanto o pai, Zacarias, confirmam o nome João. Isso é notável, pois mostra que eles obedecem diretamente à instrução divina dada por meio do anjo Gabriel.
- O Cântico de Zacarias - Benedictus: O cântico de Zacarias é uma expressão profética e adoradora que abrange tanto o nascimento de João Batista quanto a chegada do Messias, Jesus. Zacarias começa bendizendo ao Senhor, reconhecendo Sua grandeza e poder. Ele fala da salvação que o Messias trará, caracterizada como libertação, misericórdia e cumprimento da aliança. A referência à "luz que surge" é uma alusão à chegada de Jesus como a Luz do Mundo, que ilumina a escuridão espiritual da humanidade (João 1:4-5). Ao falar sobre a missão de João Batista, Zacarias profetiza sobre o papel do filho como precursor do Messias, preparando o caminho para Ele e proclamando a remissão dos pecados por meio do arrependimento. O cântico de Zacarias é um elo entre as profecias do Antigo Testamento e o cumprimento delas no Novo Testamento. Ele marca a transição da Antiga Aliança para a Nova Aliança, anunciando a chegada do Salvador prometido.
Esse cântico é uma poderosa declaração de fé e profecia que conecta os eventos do nascimento de João Batista com a vinda do Messias. Ele ressalta a importância de ambos os filhos - João e Jesus - no plano redentor de Deus e anuncia a salvação que virá por meio de Jesus Cristo. É uma expressão eloquente de louvor e gratidão a Deus por Seu cuidado e fidelidade em cumprir Suas promessas.
3- Crescimento de João e sua vida no deserto (Lc 1.80) O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.
Com esse versículo breve, que sumariza sua infância e juventude, João Batista desaparece do cenário para reaparecer mais tarde, em seu ministério de arrependimento e batismo. Lucas nada nos diz a respeito do por que ele se retirou para o deserto e o que ele fez durante seu período de crescimento. Certamente, esse tempo lhe serviu de preparação para a sua vida simples e seu ministério vigoroso. Quanto mais os olhos deste mundo se voltam para nós, tanto mais carecemos de estar com Deus seja em oração, seja na leitura e aplicação da Sua Palavra.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Este versículo oferece uma breve, mas significativa, visão do período de crescimento e preparação de João Batista antes do início de seu ministério público:
- Crescimento e Fortalecimento Espiritual:O texto nos diz que João Batista crescia e se fortalecia em espírito. Isso indica um desenvolvimento físico, emocional e espiritual saudável. João estava se preparando para o papel crucial que desempenharia como precursor do Messias.
- Vida no Deserto:João escolheu viver nos desertos, um ambiente austero e solitário. Essa decisão pode ter sido influenciada pelo exemplo de profetas do Antigo Testamento, como Elias, que também buscaram o deserto como lugar de comunhão e preparação espiritual.
- Preparação para o Ministério:Embora Lucas não forneça detalhes específicos sobre o que João fez durante esse período, é claro que esse tempo no deserto foi essencial para sua formação espiritual e sua compreensão da missão que Deus lhe confiaria.
- A Importância do Tempo com Deus:A observação final destaca uma verdade universalmente relevante: quanto mais a atenção do mundo está sobre nós, mais precisamos estar em comunhão com Deus. Este é um lembrete de que, em meio às demandas e expectativas externas, é crucial encontrar tempo para a oração, a leitura da Palavra e a busca da presença de Deus.
Em resumo, este versículo nos oferece uma lição sobre a importância da preparação espiritual e o valor de encontrar tempo para a comunhão com Deus. O período que João passou no deserto foi um tempo de crescimento, fortalecimento e formação espiritual que o preparou para o poderoso ministério que ele desempenharia mais tarde. Essa lição é relevante para todos nós, independentemente do nosso chamado ou posição na vida cristã.
APLICAÇÃO PESSOAL
Os milagres acontecem quando as limitações e fragilidades humanas se deparam diante do ilimitado poder do Soberano e Supremo Criador.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa afirmação reflete uma verdade profunda sobre a natureza dos milagres e o poder de Deus. Vamos abordar isso sob uma perspectiva bíblica e com o auxílio de algumas citações de escritores cristãos:
- Natureza dos Milagres: Os milagres são eventos extraordinários que vão além das leis naturais e demonstram a intervenção direta e sobrenatural de Deus no mundo humano. Eles ocorrem quando a limitação e fraqueza humanas encontram o poder ilimitado do Criador.
- Soberania e Supremacia de Deus: Os milagres destacam a soberania e supremacia de Deus sobre todas as coisas. Eles testemunham que Deus está acima e além das leis da natureza, e que Ele pode agir de maneiras extraordinárias para cumprir Seus propósitos.
- Fé e Reconhecimento Humano: Os milagres frequentemente exigem fé por parte das pessoas envolvidas. É preciso reconhecer a limitação humana e a dependência de Deus para que os milagres possam acontecer. Eles desafiam nossa compreensão finita e nos levam a confiar no poder infinito de Deus.
Citações de Escritores Cristãos:
- "O milagre não explica o que aconteceu. O milagre confirma que Deus fez isso."
- John Piper
- "O milagre é a mais clara confissão da presença de Deus na terra."
- John MacArthur
- "A fé em milagres não é uma fé em contradição com a razão, mas é uma fé contrária à razão natural."
- Blaise Pascal
Essas citações destacam que os milagres não são simplesmente eventos inexplicáveis, mas são evidências tangíveis da intervenção divina. Eles nos lembram que, embora estejamos sujeitos às limitações da natureza, Deus é infinitamente capaz de operar além dessas limitações quando Ele assim deseja. Portanto, nossa fé deve estar enraizada na confiança no poder e na soberania de Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis.
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Gostaria que liberassem a lição seguinte na terça ou na quarta, no maximo pra dar mais tempo estudar, porque só liberam no fim da semana.
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