Lição 05 - A Promessa de Salvação | 4° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS

TEXTO ÁUREO “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em co...



TEXTO ÁUREO

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O capítulo 5 de João mostra Jesus realizando um milagre ao curar um homem paralítico em Betesda. Essa cura ocorre no sábado, o que desencadeia uma série de confrontos entre Jesus e os líderes religiosos, que acusam Jesus de violar a Lei. A partir do verso 17, Jesus faz uma série de afirmações sobre Sua relação com o Pai, mostrando Sua autoridade para julgar e conceder a vida eterna. João 5:24 se destaca como uma promessa de vida eterna para aqueles que crêem.


Análise do Versículo

  1. "Na verdade, na verdade vos digo"
    • Em grego: Ἀμὴν ἀμὴν λέγω ὑμῖν (Amēn amēn legō hymin)
    • Explicação: Jesus usa a expressão "ἀμὴν ἀμὴν" (Amém, Amém) para enfatizar a verdade e a autoridade de Sua declaração. Esse termo indica uma afirmação solene e inquestionável.
  2. "Quem ouve a minha palavra"
    • Em grego: Ὁ ἀκούων τὸν λόγον μου (Ho akouōn ton logon mou)
    • Explicação: "Ouve" aqui vem de ἀκούων (akouō), que significa "escutar" com atenção e disposição para obedecer. "Palavra" é traduzida do grego λόγον (logos), que refere-se não apenas ao que Jesus diz, mas a toda a revelação de Deus através Dele.
  3. "E crê naquele que me enviou"
    • Em grego: καὶ πιστεύων τῷ πέμψαντί με (kai pisteuōn tō pempsanti me)
    • Explicação: "Crê" vem de πιστεύων (pisteuō), que significa confiança ativa, um compromisso. "Aquele que me enviou" refere-se a Deus Pai. Este trecho realça a relação íntima e o papel de Jesus como enviado.
  4. "Tem a vida eterna"
    • Em grego: ἔχει ζωὴν αἰώνιον (echei zōēn aiōnion)
    • Explicação: "Tem" (ἔχει - echei) indica uma posse atual, não futura; é uma vida que começa no momento da fé. "Vida" é ζωὴν (zōē), que se refere a uma vida verdadeira e espiritual. "Eterna" é αἰώνιον (aiōnion), enfatizando a qualidade e a duração da vida que ultrapassa o tempo terreno.
  5. "E não entrará em condenação"
    • Em grego: καὶ εἰς κρίσιν οὐκ ἔρχεται (kai eis krisin ouk erchetai)
    • Explicação: "Condenação" é traduzido de κρίσιν (krisin), que pode se referir a julgamento ou separação de Deus. A estrutura negativa ("não entra") reforça a segurança do crente em Cristo de que não enfrentará condenação eterna.
  6. "Mas passou da morte para a vida"
    • Em grego: ἀλλὰ μεταβέβηκεν ἐκ τοῦ θανάτου εἰς τὴν ζωήν (alla metabebēken ek tou thanatou eis tēn zōēn)
    • Explicação: "Passou" vem de μεταβέβηκεν (metabebēken), que significa "mudar de lugar ou posição", indicando uma transição completa. A "morte" (θανάτου - thanatou) refere-se ao estado de separação de Deus. A "vida" (ζωήν - zōēn) aqui reafirma o novo estado espiritual que se recebe ao crer.

Aplicação Teológica

Jesus revela que a vida eterna é um dom imediato e não apenas uma promessa futura. Esse versículo oferece segurança quanto à salvação e aponta para uma relação íntima com Deus, pois a fé em Cristo transporta o crente da morte espiritual para a vida eterna com Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A afirmação de que a "promessa da vida eterna é a maior bênção divina para todo aquele que crê em Jesus Cristo" encapsula o ponto central do Evangelho, fundamentado em promessas bíblicas essenciais e desenvolvido em diversas interpretações acadêmicas. A seguir, ofereço uma análise profunda dessa verdade prática com embasamento bíblico e teológico.

Análise Bíblica e Teológica

  1. Vida Eterna como Promessa Divina
    • A promessa da vida eterna aparece frequentemente como a maior bênção para os crentes no Novo Testamento. Em João 3:16, o amor de Deus pelo mundo é manifestado na oferta de Seu Filho único, para que "todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Esse texto destaca que a vida eterna é a culminação da fé em Cristo e um presente resultante do amor divino incondicional.
    • Em João 10:28, Jesus declara: "Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão". Isso enfatiza tanto a durabilidade da vida eterna quanto a segurança do crente em Cristo, protegidos por Sua própria promessa e poder.
  2. Significado da Vida Eterna
    • A expressão “vida eterna” no grego ζωὴν αἰώνιον (zōēn aiōnion) indica não apenas uma duração infinita, mas a qualidade da vida compartilhada com Deus, que começa no momento da fé e perdura para sempre. Acadêmicos, como Leon Morris, observam que “vida eterna” inclui a vida presente e futura, uma existência rica e cheia de propósito que só se encontra em comunhão com Deus. Segundo D. A. Carson, a vida eterna é tanto um presente escatológico (futuro)quanto uma realidade presente para aqueles que pertencem a Cristo. Ele observa que a verdadeira vida em Cristo é de natureza espiritual, marcada pela comunhão contínua com Deus .
  3. a como Bênção Suprema
    • O Novo Testamento mostra que, entre todas as bênçãos, a vida eterna é a maior, pois é o fim último da redenção em Cristo (Romanos 6:23). A palavra grega para “bênção” (εὐλογία, eulogía) remete à generosidade e à bondade de Deus para com a humanidade. E. W. Kenyon afirma que a vida eterna é a resposta à necessidade do homem de restaurar a comunhão com o Criador, uma dádiva única oferecida exclusivamente por meio da fé em Cristo .
  4. Aspectos a Aplicação
    • Viver com a promessa da vida eterna muda a perspectiva e o propósito de vida dos crentes, oferecendo paz, esperança e coragem para enfrentar dificuldades. Como destaca William Barclay, a compreensão da vida eterna também implica uma ética de vida, em que os crentes devem refletir essa realidade através de uma vida moral e espiritualmente rica .
  5. Opiniões de Livross Gospel
    • Segundo John Stott, em seu livro Cristianismo Básico, a promessa de vida eterna representa o coração do cristianismo e a essência da esperança cristã, mostrando que, mesmo em um mundo marcado pela morte, o crente em Cristo encontra certeza de um futuro com Deus .
    • F. F. Bruce reforça que a vi além de uma bênção futura, é uma realidade vivida agora. Para ele, é a dádiva maior porque satisfaz a necessidade mais profunda do ser humano: a restauração de uma vida plena em Deus .

Conclusão

A promessa da vida eterna, or bênção divina, transcende qualquer outra bênção temporal. Envolve tanto um aspecto escatológico quanto um presente, sendo, portanto, o coração da mensagem cristã. Por meio da fé em Jesus Cristo, o crente não só escapa da condenação, mas também entra na vida abundante e perpétua que Deus oferece.

Segunda – Nm 21.4-9 A Serpente no deserto como um tipo de Cristo
Terça – At 4.12; Rm 6.4-11 Livres da escravidão do pecado e da condenação
Quarta – Rm 5.1 Justificados e tendo plena paz com Deus
Quinta – Jo 16.7-11 A operação do Espírito Santo para a salvação
Sexta – Rm 8.16,17; 2 Co 5.17 Andando como nova criatura e em novidade de vida
Sábado – At 14.21,22; Hb 2.1-3 O cuidado contra a apostasia individual

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Aqui está uma análise detalhada para cada passagem:


Segunda-feira – Números 21:4-9

A Serpente no deserto como um tipo de Cristo

Nesse texto, o povo de Israel reclama e é punido com serpentes venenosas. Deus instrui Moisés a erguer uma serpente de bronze, e quem olhar para ela será curado. A serpente de bronze é um tipo de Cristo, pois em João 3:14-15, Jesus explica que, assim como a serpente foi levantada, Ele também seria levantado na cruz. A palavra "olhar" (em hebraico נָבַט - nābat) sugere um ato de contemplação e fé.



Terça-feira – Atos 4:12; Romanos 6:4-11

Livres da escravidão do pecado e da condenação

Em Atos 4:12, lemos: “E não há salvação em nenhum outro nome”. A palavra salvação (σωτηρία - sōtēria) indica o resgate total que Jesus proporciona. Romanos 6:4-11 fala sobre a nova vida no batismo, representando nossa união com Cristo em Sua morte e ressurreição. A expressão “andemos em novidade de vida” vem do grego καινότητι ζωῆς (kainotēti zōēs), onde kainotēs sugere uma vida transformada e renovada.


Quarta-feira – Romanos 5:1

Justificados e tendo plena paz com Deus

“Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus.” A palavra "justificados" (δικαιωθέντες - dikaiōthentes) indica ser declarado justo por Deus, enquanto “paz” (εἰρήνη - eirēnē) representa uma reconciliação e harmonia profunda com Deus, eliminando a hostilidade causada pelo pecado.


Quinta-feira – João 16:7-11

A operação do Espírito Santo para a salvação

Jesus diz que o Espírito Santo convencerá o mundo do pecado, justiça e juízo. O termo "convencer" (ἐλέγχω - elegchō) sugere uma repreensão que leva ao reconhecimento da verdade. O Espírito Santo revela o pecado de incredulidade, a justiça de Cristo exaltado, e o juízo contra o poder de Satanás.


Sexta-feira – Romanos 8:16-17; 2 Coríntios 5:17

Andando como nova criatura e em novidade de vida

Romanos 8:16-17 fala do testemunho do Espírito ao nosso espírito. A palavra "testemunha" (συμμαρτυρεῖ - symmartyrei) implica em confirmar ou dar suporte ao nosso entendimento de que somos filhos de Deus. Em 2 Coríntios 5:17, Paulo fala da nova criação. A palavra “nova” (καινός - kainos) refere-se a algo que nunca existiu antes, indicando uma transformação completa.


Sábado – Atos 14:21-22; Hebreus 2:1-3

O cuidado contra a apostasia individual

Atos 14:22 fala sobre “confirmando a alma dos discípulos”. A palavra "confirmando" (ἐπιστηρίζοντες - epistērizontes) sugere fortalecer e encorajar. Em Hebreus 2:1-3, há um alerta para que não negligenciemos tão grande salvação. A palavra “negligenciarmos” (ἀμελήσαντες - amelēsantes) sugere indiferença ou descuido. Aqui, o autor exorta o leitor a manter a fé, sabendo que a negligência pode levar à perda espiritual.


Essas passagens reforçam a transformação, o cuidado contínuo na fé, e o chamado a uma vida que reflete a nova criação em Cristo.

Hinos Sugeridos: 277, 39, 491 da Harpa Cristã

João 3.14-21
14- E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18- Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 – Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.
21-Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Esse trecho faz parte de uma conversa entre Jesus e Nicodemos, um líder judeu que busca entendimento sobre o Reino de Deus. Jesus fala sobre o novo nascimento e usa símbolos do Antigo Testamento para revelar Sua missão redentora, apontando para a fé como o caminho para a vida eterna.

Análise Versículo a Versículo

João 3:14-15

"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

  • Levantado - A palavra em grego ὑψωθῆναι (hypsōthēnai) significa “erguer” ou “exaltar”. Isso aponta para a crucificação e também para a exaltação de Cristo como salvador.
  • Crê - πιστεύων (pisteuōn) refere-se a um compromisso de fé e confiança ativa em Jesus.
  • Vida Eterna - ζωὴν αἰώνιον (zōēn aiōnion) descreve uma vida com qualidade eterna, indicando não só duração, mas também uma dimensão espiritual completa com Deus.

João 3:16

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

  • Amou - ἠγάπησεν (ēgapēsen) vem de ἀγάπη (agapē), o amor sacrificial e abnegado. Esse amor é incondicional e intencional.
  • Filho unigênito - μονογενῆ (monogenē), significando “único do tipo”, ressaltando a singularidade e o valor inestimável de Jesus como Filho.
  • Mundo - κόσμον (kosmon), indicando o mundo em sua totalidade, incluindo todos os povos. Deus não ama apenas os justos ou os israelitas, mas toda a humanidade.

João 3:17

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

  • Enviou - ἀπέστειλεν (apesteilen) implica um envio com propósito. Jesus é enviado com a missão específica de trazer salvação.
  • Condenasse - κρίνῃ (krinē), que pode significar julgar ou condenar. Jesus veio para salvar, e o julgamento, embora inevitável, não era o propósito principal de Sua vinda.
  • Salvo - σωθῇ (sōthē), de σῴζω (sōzō), significa ser resgatado ou curado, referindo-se à salvação completa da humanidade por meio de Jesus.

João 3:18

"Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."

  • Condenado - κέκριται (kekritai), a forma passiva de julgamento, indicando um estado de condenação devido à falta de fé. Essa condenação é apresentada como uma consequência da incredulidade.
  • Nome - ὄνομα (onoma), que representa a identidade e autoridade de Cristo como Filho de Deus.

João 3:19

"E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."

  • Luz - φῶς (phōs), uma metáfora para a verdade, a santidade e a revelação divina que Jesus traz. Jesus é a “Luz do mundo” que expõe o pecado.
  • Trevas - σκότος (skotos), simbolizando a ignorância e o pecado. As pessoas rejeitam a luz devido à atração e preferência pelas trevas.
  • Amaram - ἠγάπησαν (ēgapēsan), uma forma de amor negativo, escolhendo e se apegando ao pecado.

João 3:20

"Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas."

  • Aborrece - μισεῖ (misei), traduzido como “odiar”, indica uma forte rejeição da luz, pois ela expõe a maldade.
  • Reprovadas - ἐλεγχθῇ (elenchthē), indicando ser repreendido ou exposto; a luz revela as ações e motiva a transformação.

João 3:21

"Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus."

  • Pratica a verdade - ποιῶν τὴν ἀλήθειαν (poiōn tēn alētheian), indicando viver com integridade e autenticidade espiritual.
  • Manifestas - φανερωθῇ (phanerōthē), ou seja, “expostas” ou “reveladas”, mas aqui no sentido positivo de mostrar a evidência de uma vida transformada.

Reflexão Teológica

Este trecho apresenta uma escolha entre a luz e as trevas. Jesus, o “Filho do Homem”, torna-se o mediador da salvação, e a fé Nele resulta na vida eterna. A condenação não é uma punição ativa de Deus, mas uma consequência da rejeição de Cristo, a verdadeira luz. Cada pessoa é chamada a uma decisão de fé, vivendo na luz e em comunhão com Deus.

1- INTRODUÇÃO
Professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito da mais importante das promessas divinas: a promessa da salvação. Ela continua sendo a principal promessa de Deus para a humanidade. De que adianta ter prosperidade, saúde e não ter a salvação? A doutrina da salvação revela-nos quão grande é o amor e a graça de Deus para conosco (Jo 3.16). Todos os filhos de Deus que creem nessa promessa não podem viver de qualquer maneira, sem santidade, sem ter o devido cuidado com sua conduta diante de Deus e do mundo. Também não podemos nos esquecer de que a salvação é obra divina, dependemos dEle, da sua misericórdia e do seu favor para conosco pecadores perdidos. Aceite humildemente o amor e a graça de Deus em seu favor, pois Jesus pagou um alto preço para que quem crê nEle seja salvo, e quem o rejeita permaneça perdido em delitos e pecados (Ef 2.1).
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar biblicamente a promessa da salvação;
II) Mostrar a natureza da promessa da salvação;
III) Refletir a respeito da importância da promessa da salvação e a perseverança nela.
B) Motivação: Temos a dádiva da Salvação. Jesus pagou um alto preço pela nossa redenção, porém em nossa jornada cristã enfrentaremos obstáculos e dificuldades. O nosso Salvador disse que nesse mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo (Jo 16.33). O bom ânimo é resultado da fé, da certeza de que Deus é fiel para cumprir com as suas promessas. A nossa fé deve estar alicerçada em Deus para que, quando nos encontrarmos diante dos obstáculos em nossa caminhada espiritual, não venhamos desfalecer e abandonar a valiosa promessa da salvação. Os desafios podem ser grandes, mas não são maiores que o nosso Deus, por isso, confie nEle e seja fiel até o fim.
C) Sugestão de Método: Sugerimos que você converse com seus alunos explicando que “a obra salvífica de Cristo é a coluna central no templo da redenção divina. É o sustentáculo que carrega a maior parte do peso, sem o qual a estrutura jamais poderia ter sido completada. Podemos compará-la também ao eixo em torno do qual gira toda a atividade de Deus na revelação. É a obra que fornece uma cabeça ao corpo, um antítipo ao tipo, uma substância às sombras e purificações. Tais afirmações em nada diminuem a importância do que Deus fez em favor do seu povo, segundo a aliança do Antigo Testamento, e às nações em redor. Para os estudiosos das Escrituras, permanece sua incalculável relevância, refletindo o pensamento de Hebreus 1.1. Deus falou de modo infalível e relevante no passado, mas não pela última vez. Sua derradeira palavra só chegou com a vinda de seu Filho, e o registro dessa vinda aparece de forma infalível e definitiva nos 27 livros do cânon do Novo Testamento” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 19.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 335).
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A lição de hoje é uma excelente oportunidade para você e os alunos refletirem a respeito da dádiva da salvação e seus efeitos. Mostre que, à medida que temos consciência da graça e da misericórdia de Deus, a nossa fé aumenta e se torna um antídoto contra a falta de esperança nas promessas do Senhor. Encerre a aula citando as Escrituras: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5.24)
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 99, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto ao final do segundo tópico, expande a reflexão a respeito dos aspectos da salvação: regeneração, salvação e santificação, porém o enfoque é dado na regeneração;
2) O texto ao final do terceiro tópico, mostra que a promessa da salvação não é incondicional e que existe o perigo da apostasia.

DINAMICA EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Aqui está uma sugestão de dinâmica para explorar o tema "A Promessa de Salvação" de forma prática e interativa. Essa atividade pode ajudar os participantes a refletirem sobre o significado da salvação, a importância da fé em Jesus, e o contraste entre a luz e as trevas, conforme descrito em João 3:14-21.


Dinâmica: "Escolhendo a Luz da Salvação"

Objetivo:
Demonstrar a importância de escolher a luz e a vida em Cristo, que representa a salvação e a eternidade ao lado de Deus.

Material Necessário:

  • Uma caixa ou saco preto para representar "as trevas"
  • Uma lanterna ou luz pequena para representar "a luz"
  • Papéis com frases bíblicas (ou apenas referências) sobre salvação, vida eterna e fé (Ex.: João 3:16, Romanos 10:9, Efésios 2:8-9)
  • Papéis com frases negativas, representando a "condenação" (Ex.: “sem esperança”, “desobediência”, “separação de Deus”)

Passo a Passo:

  1. Introdução: Explique que, assim como o tema da lição fala, a salvação é a maior promessa que Deus nos deu. Ele nos ofereceu a luz e a vida por meio de Jesus Cristo, mas a escolha é pessoal — é preciso decidir entre a luz (salvação) e as trevas (condenação).
  2. Dividindo os Grupos: Separe os participantes em dois grupos. Um grupo representa as "trevas" e o outro representa a "luz".
  3. Escolhas em uma Caixa Escura (As Trevas):
    • Passe a caixa com papéis com frases negativas (condenação) para o grupo que representa as trevas.
    • Cada participante pega um papel e lê em voz alta, explicando como aquele aspecto simboliza a vida sem Jesus, em escuridão e distanciamento de Deus.
  4. Escolhas na Luz:
    • Acenda a lanterna ou uma pequena luz e passe para o grupo que representa a luz. Cada participante pega um papel com uma promessa bíblica ou uma verdade sobre a salvação em Cristo.
    • Eles leem em voz alta e explicam como aquele versículo mostra a promessa da salvação e da vida eterna em Jesus.
  5. Conectando a Dinâmica com a Lição:
    • Peça aos participantes para refletirem sobre como a luz (Jesus) e a promessa de salvação mudam nossas vidas.
    • Explique que, assim como na dinâmica, nossa escolha diária é entre as trevas e a luz. Jesus disse que Ele é a luz do mundo (João 8:12), e a promessa da salvação está disponível a todos os que O aceitam com fé.
  6. Conclusão e Reflexão:
    • Pergunte: “Qual é a importância de escolher a luz diariamente?”
    • Explique que escolher a luz significa viver conforme os ensinamentos de Jesus e, com isso, ter a vida eterna prometida por Deus.

Mensagem Final: Finalize com uma breve oração, agradecendo a Deus pela promessa de salvação em Jesus e pedindo força para que todos vivam na luz, seguindo a verdade e compartilhando a salvação com os outros.

Essa dinâmica é simples, mas traz uma reflexão profunda sobre a escolha entre luz e trevas, e como a promessa de salvação é uma escolha diária por Jesus e Sua verdade.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A introdução ao tema da salvação nos convida a explorar um dos maiores fundamentos do cristianismo, essencial para a compreensão do amor de Deus e da promessa de vida eterna. Analisando João 3, especialmente os versículos 16-21, podemos aprofundar esse conceito teologicamente e no contexto linguístico original, examinando a “salvação” como promessa e manifestação do amor divino.


Análise Bíblica e Teológica da Salvação

  1. A Doutrina da Salvação como Promessa Central
    • No Antigo Testamento, a palavra para "salvação" em hebraico é יְשׁוּעָה (yeshu'ah), que significa "libertação" ou "socorro" e é frequentemente usada para descrever a libertação de situações físicas, bem como a restauração espiritual. Essa libertação foi prometida por Deus para Israel e simbolizava a libertação do pecado e da morte na Nova Aliança.
    • No Novo Testamento, o termo grego é σωτηρία (sōtēria), que também significa “libertação” ou “preservação” e é especialmente usado para indicar a obra redentora de Jesus. Em Lucas 2:30-32, Simeão identifica Jesus como a “salvação preparada diante de todos os povos”, um ato de amor divino em prol de toda a humanidade.
  2. João 3: A Natureza da Salvação
    • João 3 apresenta uma explicação sobre a natureza da salvação no contexto do amor de Deus. Em João 3:16, o termo grego para "amor" é ἀγάπη (agápē), que é um amor sacrificial e altruísta. A expressão "Deus amou o mundo" revela a universalidade e a extensão desse amor, ao ponto de enviar Seu Filho para que os crentes tenham a ζωὴν αἰώνιον (zōēn aiōnion), ou seja, a “vida eterna”.
    • O termo μονογενής (monogenēs), traduzido como "unigênito" (filho único), aponta para o relacionamento singular de Jesus com Deus, enfatizando o valor e o sacrifício dessa dádiva.
  3. A Perseverança na Salvação
    • A salvação em João 3 não é apenas um evento isolado, mas um processo de contínua transformação e perseverança. Em Filipenses 2:12, Paulo fala de “operar a salvação com temor e tremor”, indicando uma resposta ativa e constante ao chamado de Deus. Para a teologia cristã, esse processo envolve a “santificação” (ἁγιασμός, hagiasmos), na qual o crente é separado para Deus, vivendo conforme Sua vontade.
    • Hebreus 12:1-2 destaca a perseverança como elemento fundamental, exortando os crentes a correrem com “perseverança a carreira que nos está proposta”, olhando para Jesus como o “autor e consumador da fé”.
  4. Opiniões de Livros Acadêmicos Gospel
    • Segundo Teologia Sistemática de Wayne Grudem, a salvação inclui tanto o ato inicial de justificação quanto o processo contínuo de santificação e, finalmente, a glorificação. Grudem argumenta que a salvação revela o amor imensurável de Deus, pois se originou do desejo de Deus de restaurar a humanidade para si.
    • A. W. Tozer, em O Conhecimento do Santo, discute como a santidade e o amor de Deus trabalham em conjunto na salvação. Ele explica que Deus não só resgata o ser humano do pecado, mas também o santifica e o eleva a uma vida de retidão que reflete a própria natureza divina.

Conclusão

A promessa da salvação é o maior exemplo do amor e da misericórdia de Deus para com a humanidade. A doutrina da salvação é integral ao plano de Deus e se estende a todos, oferecendo não só o perdão, mas uma transformação de vida e a garantia da eternidade. Em João 3, essa promessa é apresentada como uma dádiva fundamentada no amor sacrificial e eterno de Deus, que é expresso em sua plenitude no sacrifício de Cristo.


PALAVRA CHAVE: SALVAÇÃO

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A palavra-chave "salvação" é central na fé cristã e especialmente significativa na teologia pentecostal, que vê a salvação como um processo que começa com a aceitação de Jesus e continua com a transformação espiritual e a santificação. A seguir, examinaremos a origem e a raiz das palavras para "salvação", a sequência da experiência de salvação na visão pentecostal, a perspectiva de outras religiões, e uma abordagem apologética cristã.


1. Origem e Raiz da Palavra Salvação

  • Em Hebraico: A palavra "salvação" em hebraico é יְשׁוּעָה (yeshu'ah), que significa “libertação”, “socorro” ou “ajuda”. É usada amplamente no Antigo Testamento para se referir tanto à ajuda física quanto à libertação espiritual, especialmente em contextos onde Deus resgata o povo de Israel (Êxodo 14:13, Salmos 62:1).
  • Em Grego: No Novo Testamento, o termo "salvação" é σωτηρία (sōtēria), derivado do verbo σῴζω (sōzō), que significa “salvar”, “curar” ou “proteger”. Esse termo abrange tanto a ideia de resgate do pecado quanto de preservação para a vida eterna. Sōtēria é usada para descrever a obra redentora de Jesus, que é vista como a salvação suprema oferecida a toda a humanidade (Lucas 19:10, Atos 4:12).

2. Sequência da Salvação na Visão Pentecostal

A visão pentecostal da salvação enfatiza tanto a experiência inicial quanto o contínuo relacionamento com Deus através do Espírito Santo. Os pentecostais geralmente dividem a experiência da salvação em três fases principais:

  1. Justificação: Quando alguém aceita Jesus como Salvador, ocorre a justificação, que significa ser declarado justo diante de Deus. Esse é um ato instantâneo de perdão dos pecados, assegurando ao crente o perdão e uma nova posição em Cristo (Romanos 3:24).
  2. Santificação: Após a justificação, o crente é chamado a viver uma vida de santificação. Na teologia pentecostal, a santificação é tanto um processo contínuo quanto uma experiência que fortalece o crente para viver em obediência a Deus e em afastamento do pecado (1 Tessalonicenses 4:3-4). O batismo no Espírito Santo é considerado um evento posterior à salvação que capacita o crente para um testemunho mais eficaz e uma vida espiritual mais profunda.
  3. Glorificação: A glorificação é a esperança final do crente – a ressurreição e a vida eterna com Deus. Este estágio ocorre na segunda vinda de Cristo, quando os crentes serão transformados para sempre, livres de pecado e morte (Romanos 8:30).

3. Visão das Religiões sobre a Salvação

A "salvação" assume significados diferentes em várias religiões:

  • Cristianismo: No cristianismo, especialmente na visão protestante, a salvação é obtida pela graça através da fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9). É um presente de Deus, não baseado em obras humanas.
  • Islamismo: No Islã, a salvação é vista como um equilíbrio entre boas e más ações, além da adesão aos cinco pilares. O paraíso é a recompensa para os que seguem o caminho de Allah, mas a garantia de salvação é sempre dependente da vontade divina.
  • Hinduísmo e Budismo: Ambas as tradições consideram a salvação como uma libertação do ciclo de renascimento (samsara). No hinduísmo, a salvação (moksha) é alcançada através da realização da união com o divino. O budismo, por outro lado, busca o Nirvana, a extinção do sofrimento, por meio de um caminho ético e disciplinado.

4. Apologia Cristã sobre a Salvação

A apologia cristã defende a doutrina da salvação como única e exclusivamente possível por meio de Jesus Cristo, baseando-se em passagens como João 14:6 ("Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim"). A exclusividade de Cristo como Salvador é um ponto central, e a defesa dessa crença é fundamentada em várias bases:

  • Historicidade de Cristo: Apologetas cristãos, como C.S. Lewis e Josh McDowell, defendem a singularidade de Cristo através de provas históricas, como a ressurreição. Acredita-se que o milagre da ressurreição valida as alegações de Cristo sobre Ele mesmo e Suas promessas de vida eterna.
  • Graça vs. Obras: A salvação cristã é defendida como baseada na graça divina, em contraste com religiões que dependem de boas obras ou ações para alcançar a redenção. Os apologistas afirmam que a impossibilidade humana de alcançar a perfeição moral torna necessária uma salvação baseada exclusivamente na graça de Deus.
  • Pessoalidade de Deus e Relacionamento com o Crente: No cristianismo, Deus é um ser pessoal que deseja um relacionamento com cada indivíduo, o que torna a salvação algo mais relacional e próximo, ao invés de apenas uma busca por méritos.

Conclusão

A palavra “salvação” no cristianismo é rica em significado e multifacetada, abrangendo libertação, transformação e a garantia de uma nova vida com Deus. Na teologia pentecostal, ela é uma jornada que começa com a justificação e continua com a santificação e a futura glorificação. Outras religiões apresentam caminhos e visões diferentes sobre salvação ou libertação, mas a apologia cristã afirma a exclusividade de Cristo como o único caminho para Deus, oferecendo uma esperança singular e uma promessa de vida eterna para todo aquele que crê.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A promessa da salvação é uma das mensagens centrais das Escrituras e representa a manifestação do amor e da misericórdia de Deus para com a humanidade. No trecho em Números 21:4-9, encontramos uma figura simbólica da salvação em Cristo. A serpente de bronze, erguida no deserto para cura dos israelitas, exigia que eles olhassem com fé para serem curados das mordidas das serpentes. Jesus, ao comentar esse evento em João 3:14-15, conecta a simbologia da serpente de bronze com o ato de sua própria crucificação, explicando que, assim como os israelitas foram curados ao olhar para a serpente, todos os que olharem para Ele com fé receberão salvação e vida eterna.


Análise Teológica e Bíblica

  1. A Cura e Salvação em Números 21:4-9
    • Em Números 21, a serpente de bronze foi um símbolo de cura e libertação da morte física. A palavra hebraica נָשָׂא (nasa), usada para "levantar" a serpente, reflete um ato de exaltação, que antecipa a forma como Cristo seria exaltado na cruz. Nesse evento, vemos uma representação clara da graça divina: mesmo que o povo de Israel houvesse pecado, Deus oferece um meio de livramento.
  2. A Redenção através do Sacrifício de Jesus
    • João 3:16 fala sobre o amor incomensurável de Deus, que “deu seu Filho unigênito” para que todos que creem possam ter vida eterna. A palavra grega usada para “dar” é δίδωμι (didōmi), que implica um ato voluntário e sacrificial, enfatizando a profundidade do amor divino.
    • A expressão "Filho unigênito" (μονογενής, monogenēs) ressalta a singularidade de Jesus e a profundidade do sacrifício. Esse sacrifício oferece uma redenção não só física, como no evento da serpente de bronze, mas uma redenção eterna e espiritual, livrando-nos da condenação e do poder do pecado.
  3. Duas Realidades da Promessa da Salvação (João 3:18)
    • João 3:18 destaca duas realidades distintas: a salvação para os que creem e a condenação para os que rejeitam Jesus. O verbo grego πιστεύω (pisteuō), usado para “crer”, envolve uma confiança completa e ativa em Jesus, que resulta na vida eterna. Para os que “não creem” (ἀπιστέω, apisteō), a realidade é de condenação já estabelecida, por terem rejeitado o único caminho de salvação.
    • Aqui, Jesus reafirma a importância de aceitar o dom da salvação. Semelhante ao ato de fé exigido para a cura ao olhar para a serpente de bronze, a salvação exige um ato de fé em Jesus como Salvador.
  4. A Graça como Presente Incomensurável de Deus
    • A salvação é apresentada como um dom gratuito e maravilhoso. Efésios 2:8-9 enfatiza que é “pela graça que somos salvos, por meio da fé, e isto não vem de nós, é dom de Deus”. A graça (χάρις, charis), então, representa o favor imerecido de Deus e Sua disposição de oferecer salvação gratuitamente a todos os que creem.
    • Livros acadêmicos como Systematic Theology de Wayne Grudem discutem como esse dom gratuito de salvação transcende qualquer sistema humano de justiça e mérito. A salvação em Cristo é mais do que um livramento da condenação; é a promessa de uma nova vida e um relacionamento com Deus.

Conclusão

A promessa da salvação revela o coração de Deus para com a humanidade. Ele ofereceu uma salvação completa, abrangente e definitiva através de Jesus Cristo. Assim como a cura foi garantida aos israelitas que olhassem para a serpente de bronze, a salvação é garantida a todos que, pela fé, olharem para Jesus. Essa promessa envolve tanto a libertação do pecado quanto a esperança de uma eternidade na presença de Deus, fazendo dela, de fato, um dos maiores presentes de Deus para aqueles que creem.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A obra da salvação é retratada no Evangelho de João como o plano redentor de Deus para livrar o ser humano da condenação eterna. Esse plano se concretiza no envio de Jesus Cristo, que, em sua vida, morte e ressurreição, tornou-se o caminho exclusivo para a reconciliação entre a humanidade e Deus. O termo "salvação" no Novo Testamento deriva da palavra grega σωτηρία (soteria), que significa “livramento, preservação” e, no contexto bíblico, é entendido como um livramento do pecado e suas consequências. O conceito de salvação no Novo Testamento, portanto, abrange tanto uma libertação imediata do poder do pecado quanto uma libertação futura da condenação.


Significados da Palavra “Salvação” (σωτηρία, soteria)

  1. Livramento de Perigo e Ameaça
    • Em Lucas 1:69,71, a palavra "salvação" é usada no contexto do livramento de Israel dos inimigos, apontando para um livramento físico e, simbolicamente, espiritual. Esse uso mostra o desejo de Deus de proteger Seu povo e remover ameaças contra ele, um símbolo do livramento maior que Ele proporciona através de Cristo.
  2. Saúde e Bem-estar
    • Em Atos 27:34, "salvação" refere-se a preservação e saúde, demonstrando que o conceito abrange aspectos de restauração e cura. Espiritualmente, isso reflete a cura e renovação que Deus proporciona ao nos libertar do domínio do pecado e nos trazer para uma vida nova em Cristo.
  3. Livramento de Prisão
    • Em Filipenses 1:19, Paulo usa "salvação" no contexto de um possível livramento físico da prisão, mas, em um sentido espiritual, aponta para a libertação da prisão do pecado. Jesus, com sua obra na cruz, liberta aqueles que Nele creem da escravidão do pecado, oferecendo liberdade para viver em retidão.
  4. Livramento do Dilúvio
    • Em Hebreus 11:7, a palavra refere-se ao livramento de Noé do dilúvio, simbolizando o resgate divino daqueles que são obedientes à sua palavra. Assim como Noé foi salvo das águas do julgamento, os crentes são salvos da condenação por meio da fé em Cristo.

A Experiência da Salvação em Cristo

Quando uma pessoa aceita Jesus como Salvador, a salvação é realizada em três níveis:

  • Passado: A pessoa é imediatamente justificada, ou seja, é declarada justa perante Deus e liberta da culpa do pecado (Romanos 5:1).
  • Presente: Vive um processo contínuo de santificação, onde o Espírito Santo trabalha para moldá-la à imagem de Cristo, ajudando-a a vencer o pecado diariamente (Romanos 6:4-11).
  • Futuro: A salvação se completa na glorificação, quando o crente será livre da presença do pecado, recebendo um corpo incorruptível e vivendo eternamente com Deus (Romanos 8:30).

Exclusividade da Salvação em Cristo

A salvação é centralizada em Cristo, como enfatizado em Atos 4:12, onde Pedro declara que “não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Essa exclusividade ressalta a suficiência e unicidade do sacrifício de Jesus, o único que pode satisfazer as exigências da justiça divina e proporcionar vida eterna aos crentes.


Comentários Acadêmicos e Apologéticos

Teólogos como Millard Erickson e Wayne Grudem argumentam que a salvação como livramento do pecado e da condenação eterna é o ponto culminante do amor de Deus. Eles apontam que o conceito de soteria no Novo Testamento é abrangente, oferecendo não apenas uma promessa de futuro, mas uma transformação presente. No âmbito apologético, esse ponto é essencial, pois diferencia a fé cristã de outras religiões que propõem sistemas de méritos ou rituais para alcançar a salvação. No Cristianismo, a salvação é pela fé em Jesus Cristo, sem necessidade de obras humanas para garantir a redenção (Efésios 2:8-9), refletindo a graça e misericórdia divinas como únicas e completas.


Conclusão

A obra da salvação, conforme apresentada nas Escrituras, é o plano de Deus para redimir e restaurar o ser humano de um estado de condenação eterna. Ao receber a Cristo, o crente experimenta libertação imediata da culpa e do poder do pecado, caminha em santificação e tem a esperança final da glorificação. Essa promessa é maravilhosa e transcendente, sendo um presente imensurável da graça divina para todo aquele que crê.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A figura de Jesus como Salvador é central para a obra da salvação e é abordada de maneira profunda no Evangelho de João. A entrega do Filho de Deus, que pagou o preço pelos nossos pecados, não é apenas um ato de redenção, mas também a manifestação do amor e da misericórdia divinos. O termo grego σωτήρ (sōtēr), traduzido como "Salvador", encapsula a multifacetada função de Jesus como libertador e conservador das vidas dos que Nele crêem.


A Base da Salvação: A Entrega de Jesus

  1. O Sacrifício Atonador
    • A entrega de Jesus na cruz é um ato de amor incomensurável. Em João 3:16, a famosa passagem que afirma que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito", revela a profundidade da entrega do Pai, cujo amor se traduz em um sacrifício que oferece vida eterna a todos os que creem.
    • A palavra “deu” (δίδωμι, didōmi) sugere um ato de entrega voluntária e sacrificial, enfatizando que a salvação não é algo que podemos conquistar, mas é um presente de Deus.
  2. O Papel de Jesus como Soter
    • O termo sōtēr (σωτήρ) implica que Jesus é mais do que um simples salvador; Ele é o preservador e conservador da vida espiritual. Essa ideia é vista em Lucas 2:11, onde os anjos proclamam o nascimento de Jesus como "o Salvador, que é Cristo, o Senhor".
    • Em Atos 5:31, Pedro afirma que Deus exaltou Jesus à Sua direita "para dar a Israel arrependimento e remissão de pecados". Isso mostra que Jesus é ativo na salvação, não apenas como o que paga o preço, mas como aquele que oferece arrependimento e a oportunidade de mudança.

A Necessidade do Salvador

O Evangelho de João expõe a condição do ser humano como corrompido pelo pecado, necessitando de um Salvador. Romanos 3:23 afirma que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Isso indica que a corrupção do pecado não é apenas uma questão moral, mas um estado de separação de Deus, que exige intervenção divina.

  1. O Coração do Evangelho
    • A promessa de salvação, como expressa em João 3:17, revela que Jesus não veio ao mundo para condená-lo, mas para salvar. Essa perspectiva é crucial, pois enfatiza que a missão de Jesus é de reconciliação e não de condenação. A obra redentora de Jesus proporciona um caminho de volta ao relacionamento com Deus.
  2. Crer e Permanecer
    • A condição para experimentar essa salvação é clara: "todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". A palavra grega πιστεύω (pisteuō), traduzida como "crer", implica uma confiança e dependência total em Jesus como Salvador. A fé verdadeira é acompanhada de arrependimento e mudança de vida, refletindo um compromisso com Cristo.

O Arrependimento e a Perseverança

  1. O Arrependimento
    • Arrependimento é um tema central na salvação. Em Atos 2:38, Pedro instrui os ouvintes a se arrependerem e serem batizados em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados. O arrependimento é uma mudança de mente e coração que leva a uma mudança de vida, permitindo que a pessoa se desvie do pecado e se aproxime de Deus.
  2. A Promessa da Vida Eterna
    • A promessa de "vida eterna" (ζωή αἰώνιος, zōē aiōnios) é uma expressão de um relacionamento contínuo com Deus, que transcende a vida física e se estende pela eternidade. É uma garantia de que aqueles que permanecem em Jesus, crendo Nele, não experimentarão a condenação eterna, mas desfrutarão da plenitude da vida em Sua presença.

Conclusão

A obra da salvação, ancorada na entrega de Jesus como nosso Salvador, é um testemunho do amor divino e da necessidade humana. Através de Sua vida, morte e ressurreição, Jesus não só pagou o preço do pecado, mas também ofereceu um novo caminho de vida e esperança. A condição de crer e permanecer Nele é fundamental para a experiência da salvação. Assim, aqueles que se arrependem e crêem em Jesus podem ter a certeza da promessa gloriosa de vida eterna, assegurando-se de que "jamais perecerão eternamente".




1- Justificação
. Um dos aspectos da obra salvífica que está apresentado em termos bíblicos é a “justificação”. Quem é alcançado pelo Evangelho de Cristo, e crê no Filho de Deus com todo o seu coração, é “declarado justo”, isto é, livre da culpa e do merecimento da punição divina. Ele não é mais condenado; está declaradamente absolvido. É um salvo! Por intermédio da Justificação, o pecador é visto por Deus como se não houvesse praticado transgressão alguma. Dessa forma, fomos justificados e, por isso, temos plena paz com Deus por intermédio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Rm 5.1).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A Promessa de Salvação é uma manifestação do amor e da graça de Deus, e sua compreensão se aprofunda quando analisamos os vários aspectos dessa obra salvífica. Entre os principais aspectos está a Justificação, que merece uma análise detalhada.


1. Justificação

Definição e Significado

  • Justificação é um termo legal que se refere ao ato de declarar uma pessoa justa diante da lei. Na perspectiva bíblica, é a ação de Deus que declara o pecador justo em virtude da fé em Jesus Cristo. A palavra grega para justificação é δικαίωσις (dikaiōsis), que significa "ato de declarar justo".
  • Em Romanos 5:1, Paulo afirma: “Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Este versículo enfatiza que a justificação não é apenas uma declaração, mas traz consigo a experiência de paz com Deus, um estado de reconciliação.

Liberdade da Culpa

  • A justificação resulta na liberdade da culpa. O pecador, que antes estava sob condenação, agora é visto por Deus como se não tivesse praticado transgressão alguma. Em 2 Coríntios 5:21, Paulo declara: "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." Aqui, o conceito de imputação é crucial: a justiça de Cristo é creditada ao crente.

A Base da Justificação

  • A base da justificação é a obra redentora de Cristo. A morte de Jesus na cruz é a penalidade paga por nossos pecados, permitindo que Deus possa nos declarar justos. Em Romanos 3:24-26, Paulo explica que somos justificados gratuitamente pela graça de Deus, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Essa justificação é um dom gratuito, disponível para todos os que creem.

A Experiência da Justificação

  • Quando alguém crê em Jesus, essa pessoa é justificada instantaneamente. A justificação é um ato singular e não contínuo; é um status que se obtém pela fé. O teólogo John Stott, em seu livro "A Cruz de Cristo", enfatiza que a justificação é uma das bênçãos mais grandiosas da salvação, pois transforma a relação do crente com Deus de inimigo a amigo.

A Justificação e a Paz com Deus

  • A justificação traz consigo a paz com Deus, que é fundamental para a experiência cristã. Essa paz não é meramente a ausência de conflito, mas uma profunda tranquilidade interna que resulta do conhecimento de que estamos em um relacionamento correto com o Criador. O termo "paz" em grego é εἰρήνη (eirēnē), que implica harmonia e segurança.

As Implicações da Justificação

  • A justificação também traz consequências práticas na vida do crente. Em Tito 2:14, Paulo menciona que Jesus se entregou para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu, zealous para boas obras. Isso sugere que a justificação não é apenas um estado legal, mas também gera um novo estilo de vida, caracterizado por boas obras como resultado da transformação interna.

Conclusão

A justificação é um componente essencial da promessa de salvação. Ela nos assegura que, ao crermos em Jesus, somos declarados justos e livres da condenação. Este ato de graça nos traz a experiência de paz com Deus e nos transforma em novas criaturas, impulsionando-nos a viver uma vida que reflita a graça recebida. A compreensão desse aspecto da salvação é fundamental para a vida cristã, pois nos permite viver com segurança e esperança na certeza de que somos aceitos por Deus.


2- Regeneração
. Para que a obra de Salvação, apresentada no Evangelho de João 3, se manifeste na vida do salvo, é necessário que ocorra a Regeneração, denominada de Novo Nascimento no mesmo capítulo (Jo 3.1-6). Uma pessoa que nasce de novo passa por um processo de transformação interior em que o coração sofre uma mudança radical por intermédio do Evangelho, mediante o poder do Espírito (Jo 16.7-11). Essa obra é feita diretamente pelo Espírito Santo. Então, o pecador se torna filho de Deus, nova criatura que anda em novidade de vida (Rm 8.16,17; 2 Co 5.17). Uma vez que nascemos de novo, passamos a fazer parte da família de Deus (Hb 2.11).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A Regeneração é um aspecto fundamental da obra de salvação e refere-se ao novo nascimento espiritual que ocorre quando uma pessoa aceita a Cristo como seu Salvador. Esse conceito é particularmente elucidado no Evangelho de João, capítulo 3, onde Jesus dialoga com Nicodemos sobre a necessidade de nascer de novo.


Definição e Significado

  • O termo "regeneração" provém do grego ἀναγέννησις (anagennēsis), que significa "novo nascimento" ou "renovação". É uma obra do Espírito Santo, que transforma o coração e a vida da pessoa, levando-a a uma nova realidade espiritual.
  • Em João 3:3, Jesus afirma: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." Esse versículo enfatiza que a regeneração é essencial para qualquer um que deseje experimentar a salvação e a vida eterna.

O Processo de Transformação

  • A regeneração implica uma transformação radical. Em Tito 3:5, Paulo explica que somos salvos "pela lavagem da regeneração e pela renovação do Espírito Santo". Essa transformação não é meramente exterior; é uma mudança que ocorre no interior do ser humano, onde o Espírito Santo realiza a obra de purificação e renovação.
  • O coração humano, antes inclinado ao pecado, é mudado. Em Ezequiel 36:26, Deus promete: "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne." Essa promessa do Antigo Testamento destaca a intenção de Deus de operar uma mudança verdadeira e profunda no seu povo.

A Obra do Espírito Santo

  • A regeneração é uma obra do Espírito Santo. Em João 16:7-11, Jesus menciona a vinda do Espírito Santo para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. O papel do Espírito é crucial, pois é Ele quem realiza a regeneração no coração do crente.
  • O autor pentecostal, R. A. Torrey, em seu livro "O Poder do Espírito Santo", enfatiza que a regeneração é uma ação direta do Espírito Santo que gera uma nova vida espiritual no crente, capacitando-o a viver de maneira diferente.

A Nova Criatura

  • Quando uma pessoa é regenerada, ela se torna uma nova criatura. Em 2 Coríntios 5:17, Paulo afirma: "E assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo." Essa nova vida implica uma nova perspectiva, novos desejos e uma nova forma de viver.
  • Além disso, em Romanos 8:16-17, Paulo declara que os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus, afirmando que a regeneração nos coloca como parte da família de Deus. Essa nova relação traz consigo a segurança da filiação divina e a esperança da herança eterna.

A Comunhão com a Família de Deus

  • O novo nascimento não apenas transforma o indivíduo, mas também o integra à família de Deus. Em Hebreus 2:11, é dito que Jesus não se envergonha de chamar os crentes de irmãos, reforçando a ideia de que, ao nascermos de novo, nos tornamos membros de uma comunidade espiritual.
  • A literatura acadêmica, como "A Teologia do Novo Testamento" de E. E. Ellis, enfatiza que essa nova identidade e comunidade são centrais para a experiência cristã, pois nos convida a viver em comunhão com outros crentes e a refletir a luz de Cristo no mundo.

Conclusão

A regeneração é um aspecto crucial da promessa de salvação. Ela representa uma transformação interior que resulta em uma nova vida, uma nova identidade e a inclusão na família de Deus. Através do poder do Espírito Santo, a regeneração não apenas muda o coração, mas também proporciona um novo começo, permitindo que o crente viva em novidade de vida, refletindo a graça e o amor de Deus em sua vida diária. A compreensão desse aspecto da salvação é vital para a vida cristã, pois nos capacita a viver plenamente como filhos de Deus, guiados pelo Seu Espírito.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A Santificação é um aspecto essencial da salvação e representa um processo contínuo na vida do crente, que se desdobra em dois níveis: a santificação posicional e a santificação progressiva.


Definição e Importância

  • O termo "santificação" deriva do latim sanctificatio e do grego ἁγιασμός (hagiasmos), que significa "separação" ou "consagração". Na Bíblia, a santificação implica ser separado para Deus, destinado a um propósito santo. É uma obra do Espírito Santo que transforma o crente à imagem de Cristo.
  • Em 1 Tessalonicenses 4:3, Paulo afirma: "A vontade de Deus é a vossa santificação". Isso revela a centralidade da santificação na vida cristã, que é um reflexo do caráter de Deus e um aspecto da vida em obediência ao Seu chamado.

Santificação Posicional

  • A santificação posicional ocorre no momento da Justificação e Regeneração. Ao crer em Cristo, o crente é declarado santo diante de Deus. Em Hebreus 10:10, está escrito: "Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas." Esse versículo enfatiza que a obra de Cristo no Calvário proporciona ao crente uma posição de santidade, independentemente de suas ações.
  • No Novo Testamento, a ideia de ser "santo" está frequentemente associada à noção de ser separado para Deus. Em 1 Pedro 2:9, Pedro diz que os crentes são "geração eleita, sacerdócio real, nação santa". Essa identidade é fundamental para entender o que significa ser um seguidor de Cristo, pois implica uma nova natureza e um novo propósito.

Santificação Progressiva

  • A santificação progressiva é o processo contínuo pelo qual o crente é moldado e transformado à semelhança de Cristo. Este aspecto é descrito em Romanos 12:2, onde Paulo exorta os crentes a não se conformarem com este mundo, mas a serem transformados pela renovação da mente. Este versículo indica que a santificação é uma ação contínua que envolve a cooperação do crente com o Espírito Santo.
  • Em 2 Coríntios 3:18, Paulo afirma que "todos nós, com rosto descoberto, contemplando como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na sua própria imagem". Esse processo de transformação é gradual e deve ser visto como um crescimento espiritual que leva tempo e esforço.

A Glorificação Final

  • A santificação culmina na glorificação, que ocorrerá na volta de Cristo. Em Filipenses 3:21, Paulo escreve que, ao retornar, Cristo transformará nosso corpo humilde, tornando-o semelhante ao Seu corpo glorioso. Este é o objetivo final da salvação, onde a santificação se completará e o crente estará plenamente em comunhão com Deus.
  • A teologia pentecostal, como apresentada por teólogos como Frank Macchia em "Batizados no Espírito", enfatiza que a experiência do batismo no Espírito Santo é um componente crucial que capacita os crentes a viver uma vida santa e frutífera, ajudando na santificação progressiva.

Implicações Práticas

  • A santificação não é apenas uma experiência teológica; é uma prática diária na vida do crente. Em 1 João 1:9, encontramos a instrução de confessar nossos pecados, pois "Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Essa prática de confissão e arrependimento é essencial para a santificação contínua.
  • O livro "A Vida Extraordinária" de Charles Stanley discute como a santificação envolve não apenas a separação do pecado, mas também a dedicação à prática da justiça e à obediência a Deus. A santidade deve se refletir em nossas ações, palavras e pensamentos.

Conclusão

A santificação é um aspecto vital da promessa de salvação. Enquanto a santificação posicional é um ato imediato da graça de Deus, a santificação progressiva é um chamado contínuo para o crente. O Espírito Santo opera essa transformação ao longo da vida do crente, preparando-o para a glorificação final. A compreensão profunda da santificação é fundamental para a vida cristã, pois nos lembra de nosso chamado para viver de maneira que honre a Deus, enquanto somos moldados cada vez mais à imagem de Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A promessa de salvação se fundamenta inteiramente na pessoa e na obra de Jesus Cristo. O Evangelho de João, especialmente no capítulo 3, destaca a centralidade de Cristo na redenção da humanidade, mostrando que Ele é o ponto de encontro entre a necessidade do pecador e a provisão divina.


Cristo como o Centro da Promessa

  • A passagem mais conhecida de João 3:16, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", estabelece a premissa de que a salvação está intrinsicamente ligada ao sacrifício de Jesus. A escolha de Deus em enviar Seu Filho para o mundo é uma expressão do Seu amor e do Seu desejo de redimir a humanidade.
  • Em Efésios 1:4, Paulo menciona que Deus nos escolheu “nele” antes da fundação do mundo, ressaltando que a escolha e a salvação são um ato soberano de Deus, fundamentado na obra redentora de Cristo. Isso significa que a salvação é um presente, não algo que podemos conquistar por nossos próprios esforços ou méritos.

A Igreja como Corpo de Cristo

  • A Igreja é descrita como o Corpo de Cristo, onde cada membro tem um papel e função distintos. Em Efésios 1:22-23, Paulo explica que Deus colocou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e o constituiu como cabeça da Igreja, que é o Seu corpo. Isso implica que a unidade da Igreja e sua identidade são baseadas na relação com Cristo.
  • Assim, aqueles que crêem em Cristo tornam-se parte desse Corpo, unidos não apenas entre si, mas com Cristo. Essa união é possível devido à obra consumada no Calvário, conforme afirmado em Efésios 1:7, que diz: "Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo a riqueza da sua graça."

A Perseverança dos Santos

  • A perseverança na salvação é uma doutrina que afirma que aqueles que realmente são salvos por Cristo permanecerão firmes na fé até o fim. Isso não se baseia na força da vontade humana, mas na fidelidade de Deus. Em 2 Tessalonicenses 2:13-14, Paulo ensina que Deus escolheu os crentes para a salvação e os chamou pelo evangelho para que alcançassem a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Essa escolha e chamada são sinais da perseverança divina na vida dos crentes.
  • O conceito de "perseverança dos santos" é também reforçado em Filipenses 1:6, onde Paulo expressa confiança de que "aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Jesus Cristo." Essa certeza de que a salvação é mantida pela graça de Deus traz conforto e segurança ao crente.

Implicações Práticas

  • Compreender que Cristo é a base da nossa salvação e que somos parte de Seu Corpo deve nos levar a viver em gratidão e serviço. A resposta à salvação recebida deve ser a prática da justiça, do amor e da unidade na Igreja.
  • Além disso, essa verdade nos chama a proclamar o evangelho, sabendo que muitos estão ainda fora do Corpo de Cristo. Em Romanos 10:14-15, Paulo pergunta: "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?" Essa convocação nos lembra da responsabilidade da Igreja em compartilhar a boa nova.

Conclusão

A promessa de salvação é inabalável, pois está fundamentada na obra redentora de Cristo. Como membros do Seu Corpo, somos chamados a viver em união, perseverança e fidelidade. A certeza de que fomos escolhidos por Deus e que a nossa salvação é garantida por Sua graça nos motiva a permanecer firmes na fé, a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo e a proclamar o evangelho a todos os que ainda não O conhecem.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A questão da apostasia é um tema sério e complexo nas Escrituras, que revela a natureza relacional da salvação e a responsabilidade individual do crente em manter-se firme na fé.


Definição de Apostasia A palavra "apostasia" vem do grego ἀποστασία (apostasia), que significa "desvio", "rebelião" ou "abandono". Refere-se à ação de se afastar de uma posição ou crença previamente mantida. No contexto da fé cristã, a apostasia envolve a rejeição consciente e deliberada dos ensinamentos de Cristo e das doutrinas da fé cristã.


A Advertência nas Escrituras As advertências sobre a apostasia são numerosas e enfatizam que a salvação não é um estado incondicional, mas requer perseverança e comprometimento.

  1. João 3:18-20: Jesus nos ensina que "quem não crê já está condenado", destacando que a rejeição da fé é um ato de condenação. Isso implica que a salvação está disponível, mas é necessário aceitá-la e permanecer nela. A condenação é uma consequência da escolha de amar as trevas ao invés da luz, o que é uma clara referência ao estado de rebelião contra Deus.
  2. Atos 14:21-22: Paulo e Barnabé, em seu ministério, advertem aos discípulos a permanecer firmes na fé, indicando que a perseverança na fé é uma luta contínua: "É necessário que, por muitas tribulações, entremos no Reino de Deus." Essa passagem ressalta que a jornada da fé pode ser repleta de dificuldades e que a fidelidade a Cristo é uma exigência para a salvação.
  3. 1 Timóteo 6:10-12: Aqui, Paulo alerta sobre o amor ao dinheiro como uma causa de desvio da fé: "Porque os que agridem a avareza, se desviam da fé e a si mesmos se atormentam com muitas dores." O amor às coisas materiais pode levar à apostasia, uma vez que prioriza os interesses terrenas sobre o relacionamento com Deus.
  4. Hebreus 2:1-3: O autor exorta os crentes a dar atenção à mensagem da salvação para que não se desviem. "Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?" Essa exortação demonstra que a negligência e o afastamento da fé podem resultar na perda da salvação.

Apostasia Doutrinária e Moral

  • Apostasia Doutrinária: Refere-se à rejeição consciente das doutrinas fundamentais da fé cristã. Isso pode ocorrer quando indivíduos ou grupos distorcem a verdade do evangelho e ensinam heresias. Em 2 Pedro 2:1, o apóstolo menciona que "entre o povo surgirão falsos mestres, que introduzirão encobertamente heresias de perdição". A apostasia doutrinária é uma grave transgressão que compromete a integridade da fé.
  • Apostasia Moral: É o abandono da vida moral e ética conforme os princípios bíblicos, levando o crente a viver em pecado deliberado. Em Romanos 6:1-2, Paulo pergunta: "Continuaremos no pecado, para que a graça abunde?" Ele rejeita essa ideia, enfatizando que aqueles que são salvos não devem retornar à escravidão do pecado.

Conclusão A apostasia é uma realidade e um alerta que permeia as Escrituras, enfatizando a importância da vigilância espiritual. A salvação, enquanto um dom maravilhoso, exige uma resposta ativa e contínua da parte do crente. As Escrituras nos lembram que a fidelidade a Deus e à Sua Palavra é fundamental para permanecer na relação salvífica. A prática da fé deve ser acompanhada por um compromisso em conhecer, viver e defender a verdade do evangelho. A falta de diligência nessa área pode levar a um desvio trágico, e é por isso que a comunidade cristã deve encorajar e admoestar uns aos outros na jornada da fé, conforme orientado em Hebreus 10:24-25: "E consideremos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns, mas admoestando-nos uns aos outros."

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A segurança da salvação é um tema central no Novo Testamento, oferecendo aos crentes a certeza de que, por meio da fé em Cristo, possuem um relacionamento inabalável com Deus e a promessa de vida eterna.


A Certeza da Salvação em Cristo O apóstolo Paulo, em Filipenses 1:23, expressa um desejo profundo de estar com Cristo, evidenciando a esperança e segurança que os crentes têm na vida após a morte. Este versículo afirma que a presença de Cristo é superior à vida terrena, demonstrando a certeza de que a morte não é o fim, mas uma transição para a comunhão eterna com o Senhor.

  1. A Imediata Presença com Cristo:
    • 2 Coríntios 5:8: Paulo declara: "Preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor." Essa passagem confirma a crença na segurança da salvação, assegurando que a morte não separa o crente do amor de Cristo, mas, na verdade, os leva à Sua presença.
    • A palavra grega parousia (παρουσία), que é frequentemente traduzida como "presença" ou "chegada", enfatiza a realidade da comunhão contínua com Cristo, mesmo após a morte física.
  2. A Segurança da Salvação:
    • 1 João 5:13: "Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna." A certeza da vida eterna é uma das grandes promessas da Escritura. A confiança na salvação é fundamentada não na nossa própria justiça, mas na obra redentora de Cristo.
    • A palavra grega pistis (πίστις), que significa "fé" ou "crença", é crucial aqui. A segurança da salvação depende da confiança que o crente deposita em Jesus como Senhor e Salvador.
  3. A Obra Redentora de Cristo:
    • Romanos 8:38-39: Paulo afirma que "estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem potestades, nem coisas do presente, nem do porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus." Esta passagem enfatiza a irrevogabilidade da relação do crente com Deus, assegurando que nada pode romper a aliança de salvação estabelecida em Cristo.
    • A palavra agape (ἀγάπη), traduzida como "amor", é central para entender a natureza do relacionamento entre Deus e o crente. É um amor incondicional e imutável que garante a segurança da salvação.

Opiniões de Livros Acadêmicos Gospel:

  1. "Paz - Um Maravilhoso Presente De Deus Para Voce" de Charles Stanley: Este autor defende a doutrina da segurança eterna do crente, enfatizando que a salvação é um presente de Deus que não pode ser perdido. Ele argumenta que a fé genuína em Cristo garante a permanência do relacionamento com Deus, independentemente das falhas humanas.
  2. "Eternal Security: Can You Be Sure?" de Harold Camping: Camping discute a questão da segurança da salvação, sublinhando a importância de permanecer em Cristo e em Sua Palavra. Ele reconhece que, embora a salvação seja segura, a fé deve ser mantida por meio de um relacionamento contínuo e ativo com Jesus.
  3. "Graça" de Max Lucado: Lucado explora a graça de Deus como o fundamento da segurança da salvação, ressaltando que o amor e a misericórdia de Deus são maiores que nossos erros e falhas.

Conclusão A promessa da salvação não é apenas uma garantia de vida eterna, mas também uma certeza consoladora que permite ao crente viver com confiança e esperança. A segurança da salvação é uma obra completa de Cristo, que nos assegura a vida eterna com Ele. A compreensão desta segurança nos leva a uma vida de gratidão, adoração e compromisso em seguir a Cristo, sabendo que nossa posição em Deus é segura e irrevogável.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A Promessa da Salvação, conforme descrito nas Escrituras, ressalta a necessidade de uma conduta digna e a aceitação do amor e da graça de Deus. A salvação é uma obra divina que se concretiza na vida do ser humano por meio da fé em Cristo, mas implica também uma resposta ativa e consciente da parte do crente.

1. A Dependência da Salvação em Deus

A salvação é, acima de tudo, uma iniciativa de Deus. Ele estende a mão ao pecador perdido, oferecendo graça e perdão. Efésios 2:8-9 destaca: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Essa passagem mostra que a salvação é um presente imerecido, não algo que se possa conquistar.

  • Raiz Grega: A palavra charis (χάρις) traduzida como "graça", refere-se à benevolência não merecida de Deus. Este conceito enfatiza a natureza gratuita da salvação, mostrando que a iniciativa parte de Deus.

2. A Aceitação Humana

Embora a salvação dependa de Deus, ela requer a aceitação do ser humano. Romanos 10:9 diz: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." Aqui, vemos que a salvação envolve uma resposta pessoal de fé e arrependimento.

  • Raiz Grega: A palavra pistis (πίστις), que significa "fé", é fundamental nesse contexto. A fé é mais do que uma crença intelectual; é uma confiança ativa e um compromisso pessoal com Jesus Cristo.

3. A Necessidade de uma Conduta Digna

A salvação, enquanto um ato de graça, também convoca o crente a uma vida de retidão. Efésios 2:1 declara que aqueles que rejeitam a Cristo permanecem "mortos em delitos e pecados". Essa afirmação sublinha a realidade da condenação que resulta da rejeição da salvação.

  • Raiz Grega: A palavra nekrós (νεκρός), que significa "morto", é usada para descrever a condição espiritual daqueles que não estão em Cristo. Isso implica não apenas uma separação de Deus, mas também uma vida marcada por ações que são contrárias ao Seu caráter.

4. A Rejeição da Salvação

A rejeição de Cristo tem consequências severas. A Escritura nos alerta sobre a gravidade de rejeitar a oferta divina de salvação. João 3:18 afirma: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado." Este versículo revela que a condenação não é um ato de Deus, mas sim uma consequência da própria escolha do indivíduo em rejeitar a salvação.

Opiniões de Livros Acadêmicos Gospel

  1. "Grace Awakening" de Charles Swindoll: Swindoll enfatiza que a graça de Deus não é um convite a uma vida libertina, mas uma chamada a uma vida de obediência e responsabilidade. A graça deve motivar o crente a uma conduta que reflita a transformação interna proporcionada pela salvação.
  2. "A Cruz de Cristo" de John Stott: Stott discute a centralidade da cruz e como a salvação é um presente divino que exige uma resposta de fé. Ele argumenta que a aceitação de Cristo não é apenas um ato de fé, mas também um compromisso de viver de acordo com os ensinamentos de Jesus.
  3. "Jesus, uma nova perspectiva" de James D. G. Dunn: Dunn explora a história da salvação no contexto bíblico, destacando a necessidade de fé e arrependimento. Ele observa que a salvação é uma experiência pessoal que deve ser acompanhada de frutos visíveis na vida do crente.

Conclusão

A Promessa da Salvação é um presente maravilhoso de Deus que requer nossa aceitação e resposta. É fundamental que cada crente viva em conformidade com os princípios da fé, permitindo que a graça de Deus o transforme. Ao aceitarmos humildemente a oferta de salvação, somos chamados a uma nova vida em Cristo, marcada por boas obras e uma conduta digna, refletindo a luz de Cristo no mundo. Essa dinâmica entre graça e responsabilidade é essencial para uma vida cristã saudável e frutífera.

1- Quais são as duas realidades que se apresentam na promessa de salvação? Essa preciosa promessa traz duas realidades: 1) a de quem crê não será condenado (Jo 3.18); 2) a de quem não crê já está condenado (Jo 3.18). Logo, a salvação é um maravilhoso presente de Deus para todos os que creem em seu Filho.
2- Qual é a base da obra de salvação? A obra de salvação tem como base a entrega do Filho de Deus como aquEle que pagou o preço do pecado.
3- Na justificação, como o pecador é visto por Deus? Por intermédio da Justificação, o pecador é visto por Deus como se não houvesse praticado transgressão alguma.
4- Quais os dois tipos de santificação, conforme nos ensina a lição? Santificação posicional e santificação progressiva.
5- Cite textos bíblicos que apresentem a possibilidade da apostasia individual na vida de um salvo. Atos 14.21,22; 1 Timóteo 6.10-12 e Hebreus 2.1-3.


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Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, batista. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

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Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,3,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,26,Lições Bíblicas da BETEL,450,Lições Bíblicas da CPAD,623,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,28,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,58,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,100,Livros Evangelicos,50,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,6,Manifestação,4,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,3,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,7,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,20,Mateus,2,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,15,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,25,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,14,Mortos,3,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,19,Mulher de Potifar,1,Mulheres,20,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,114,Não,1,Não Prometeu,2,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Nínive,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,93,Notícias Gospel,237,Nova,17,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,12,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,18,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,22,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,9,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,29,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,31,Os Valores do Reino de Deus,3,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,8,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,33,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,27,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,32,Pb. Renan Pierini,1,PDF,112,Pecado,44,Pecador Confesso,14,PECC,91,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,9,Perigos,7,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,4,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,8,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,13,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,15,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,22,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,8,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,33,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,22,Profeta,36,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,23,Prometida,3,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,13,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,28,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,4,Rainha Ester,16,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,16,Reino,20,Reino de Deus,22,Reino dividido,8,Reino do Messias,7,Reis,3,Rejeição,1,Relacionamento,73,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,78,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,7,Restauracionismo,1,Resumo,9,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,194,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,24,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,31,SABER+,2,Sacerdócio,6,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,45,Salomão,12,Salvação,30,Salvador,23,Sambalate,1,Samuel,17,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,3,Santa Ceia,4,Santidade,16,Santificação,17,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,5,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,3,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,9,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,24,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,11,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,10,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,11,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,5,Subsídio,129,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,4,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Teatro,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,9,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,8,tensorflow,1,Tentação,10,Teologia,19,Teologia da Libertação,3,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,8,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,Tozer,1,TPM,1,Trabalho,4,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,3,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,13,Verdade,10,Verdadeira,8,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,34,VIDA CRISTÃ,6,Vida depois da morte,14,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,5,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,6,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
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Pecador Confesso: Lição 05 - A Promessa de Salvação | 4° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
Lição 05 - A Promessa de Salvação | 4° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
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