Estudo hebraico | QUEM FOI SIFRÁ E PUÁ?

  Essa história ocorreu no antigo Egito. O povo judeu estava prosperando sob o governo egípcio,[1] até que um dia um novo faraó subiu ao pod...

 


Essa história ocorreu no antigo Egito. O povo judeu estava prosperando sob o governo egípcio,[1] até que um dia um novo faraó subiu ao poder, e ele não aceitou bondosamente os judeus.[2] Começou a escravizá-los, e até se sentia ameaçado pela possibilidade de que, algum dia, um bom rapaz judeu o destronasse. Por precaução, o faraó chamou as parteiras Shifrá e Puá, e ordenou-lhes que matassem todo bebê do sexo masculino que nascesse.[3]

As parteiras temiam a D'us, e não obedeceram. Quando foram desafiadas pelo faraó, disseram a ele que as mulheres judias eram treinadas na arte de ter filhos, e davam à luz antes que as parteiras tivessem a chance de chegar perto delas. Como recompensa pelas suas ações, D'us concedeu-lhes as dinastias do sacerdócio, os Levitas e a realeza.[4] A coragem de Shifrá e Puá foi o que tornou possível o nascimento de Moshê, e o resto, como se diz, é história.

Se eu perguntasse quem é o guerreiro da liberdade em Êxodo, você provavelmente diria “Moisés”. Mas antes mesmo que ele tenha um nome, as mulheres são as guerreiras pela liberdade. A parteira, a mãe, a irmã, a filha de Faraó, a serva – juntas, elas desafiam a injustiça, recusando-se a se aliar às políticas opressivas do império. Eles não possuem armas, apenas sua própria coragem. Elas se recusam a deixar um ditador poderoso redefinir o que é bom.

Vamos para um contexto da história, logo mais saberemos qual é a visão judaica sobre o nome Sifrá e Puá.

Imaginando o Êxodo

Abaixo, explorarei os dois movimentos da história do Êxodo, destacando as maneiras como a história da origem de Moisés antecipa as origens da nação de Israel. Em primeiro lugar, quero recontar imaginativamente o primeiro movimento para dar a você uma experiência nova com essa narrativa familiar. Uma leitura atenta do texto bíblico emparelhado com o que Wilda Gafney chama de “imaginação santificada” nos permite testemunhar sua ação valente.

Passos apressados, envoltos em trevas. Uma batida suave com sua pequena mão. Então, novamente com mais urgência.

A porta abre uma fresta. A jovem visitante não espera uma saudação. Ela sussurra com firmeza: “Está na hora.” Sifra desaparece dentro de sua casa, procura sua bolsa e sai, juntando-se à jovem no ar noturno. Enquanto os dois se movem entre as casas de tijolos de barro em direção à mãe gemendo da criança, Sifrá silenciosamente reúne as informações de que precisa. “Quando as dores vieram?” “Com que frequência?” “A bolsa dela estourou?”

Sifrá sempre trabalha a portas fechadas, sem nenhum homem olhando. Desta vez, ela não tem assistentes, exceto esta irmã mais velha, com apenas seis anos de seu nascimento. É muito perigoso envolver outras pessoas. Quanto menos pessoas souberem sobre esse bebê, melhor. A garota agora traz para Sifrá água quente, água fria, trapos limpos – tudo o que ela precisar.

Uma parteira é uma revolucionária improvável, longe dos corredores do poder. Suas únicas armas são ervas, compressas quentes e mãos habilidosas. Mas esta tem fogo em seus olhos e rebelião em seus ossos.

Ela se recusa a pensar por um momento na ordem do rei. Isso é absurdo. Matar meninos? Seus anos de treinamento, as longas horas gastas observando e estimulando, confortando e intervindo, não eram para acabar com a vida, mas para protegê-la. Nenhum homem, não importa o quão alto seja seu trono, poderia dizer a ela o contrário. Quem ele pensa que é para patrocinar a morte em seu domínio? Deus não verá seu legado com bons olhos. O maior medo de Sifrá é ofender a Deus, não a Faraó. Seus olhos estão em Deus, e isso fortalece sua bravura.

E desta vez, sob o manto da escuridão, Sifra, a irmã do bebê e a parturiente – a filha de Levi – testemunham outro milagre. Eles participam de um milagre. Em desafio ao rei, em desafio a seu decreto absurdo, elas trazem vida.

Antes do amanhecer, o choro de um recém-nascido anuncia outro nascimento bem-sucedido. Sifrá sufoca a boca do bebê, com cuidado para não asfixiá-lo, pois ele é realmente um menino. Ela o deita sobre os tijolos acolchoados e suavemente canta uma bênção enquanto esfrega seu corpo limpo. Mais tarde, ela reúne suas coisas e dá instruções à irmã mais velha, que vai segurar o irmão depois que ele terminar de mamar, para que a mãe finalmente durma. Ele não deve chorar. Ninguém deve saber desse nascimento. Este será o segredo mais importante que nossa heroína mais jovem já teve que carregar.

Elas devem ser cuidadosas. Este é um negócio perigoso – um nascimento. Sempre foi. Mas agora os perigos são mais do que cordões umbilicais enrolados, falha no progresso, sangramento excessivo ou bebês com culatra. Agora elas devem ficar de guarda contra a espada sangrenta do Faraó e contra as águas sufocantes do Nilo.

À sua maneira, Sifrá e Miriã são guerreiras pela liberdade.

Na luz de um novo dia, a filha de Levi olha para o filho adormecido, com leite ainda pingando do canto da boca, e ela vê que ele está bem. Cada criança é – cada uma delas um milagre da criação. Cada uma digna do pronunciamento do Criador: “bom!” Ela passa seus dias dentro de casa, longe dos olhos curiosos dos feitores. A irmã do menino era seu salva-vidas, puxando água repetidamente, seu corpo minúsculo dobrando-se sob o peso dos baldes. Ela entendeu o que estava em jogo. Se ela contasse seu segredo, seu irmão poderia morrer. Naquela longa noite com Sifrá, a coragem da parteira acendeu o fogo em seus próprios olhinhos. Ela era cúmplice – não de assassinato, mas de anti-assassinato – uma parceira na revolução. Uma guerreira pela liberdade.

Mas elas não podiam se esconder para sempre. A filha de Levi sabia disso, e a filha dela também. Então, elas elaboraram um plano. Era arriscado, mas que escolha elas tinham? O Faraó disse a todos para jogarem meninos no Nilo, para que elas o fizessem… suavemente.

A mãe do bebê faz para seu filho uma pequena arca com as plantas do Nilo. Assim como a arca das histórias antigas, ela a cobre com alcatrão para impedir a entrada de água. Assim como a outra arca, ela espera que esta resgate seu filho de uma morte aquosa. Ela o aninha entre os juncos ao longo da costa, e então a irmã do menino fica à distância para assistir. Uma mulher adulta olhando o rio chamaria a atenção. Mas ela é uma criança, então será esquecida. As crianças geralmente são. Mas ela não está brincando. Esta jovem “se mantém firme”, preparando-se para o que quer que possa acontecer.

Ela vê a própria filha do Faraó se aproximando do rio. O que se passa na mente desta irmã? Isso tudo faz parte do plano? Nenhum egípcio em sã consciência concordaria em abrigar um menino hebreu! Os riscos são muito grandes. Tem que ser alguém isento do edito do Faraó, alguém acima da lei. Ironicamente, o único lugar seguro no Egito é a casa do próprio Faraó… se elas pudessem encontrar um aliado. Só há uma maneira de descobrir sem prejudicar toda a família.

Na beira do Nilo, a filha do Faraó vê a cesta. Ela envia sua serva para pegá-la. Ela abre a cesta. A princesa vê o bebê. Ele está chorando. Naquele momento, ela sabe o que aconteceu. Uma família hebraica deve ter deixado seu filho no único lugar para onde os homens de Faraó não estarão olhando – o rio da morte. De que lado ela está? Ela vai decidir se ele vive ou morre.

Naquele momento suspenso no tempo, a filha do Faraó repassa a primeira cena da vida do bebê – Sifrá olhando para ele sobre os tijolos do parto, vendo que ele é um menino hebreu, decidindo o que fazer. Como seu pai, ela o vê como uma ameaça ao império? Como uma minoria desprezada? As políticas assassinas de seu pai distorceram sua visão do que é bom?

Elas não o fizeram. Como todas as outras mulheres nesta história, a filha do Faraó está contra o império. Como todas as outras mulheres nesta história – com ou sem nome – a filha do Faraó vê como Deus vê. Ela tem pena dele.

E sua irmã, com um suspiro de alívio, entra em ação valente. Mais um passo garantirá a sobrevivência de seu irmão. Em um momento, a jovem vê a necessidade da princesa, a necessidade da criança e a necessidade de sua mãe. Para ela, a solução é óbvia: “Devo ir buscar uma das mulheres hebraicas para amamentar o bebê para você?” Seu golpe de gênio abre um novo caminho para todos eles. A filha de Levi, que escondeu seu filho por três meses com medo de ser descoberta pelo Faraó, agora será contratada pela filha do Faraó para cuidar de seu próprio filho. A riqueza do Egito irá gotejar para dentro de sua casa como o leite materno goteja para a barriga de seu filho. Duas filhas – a filha do Faraó e a filha de Levi – compartilharão o papel de mãe deste menino.

Só quando seus anos de amamentação terminam, provavelmente três anos depois, a criança recebe um nome. Para a filha do Faraó que o adotou, sua vida começou na beira do Nilo, de onde ela “o tirou”. Moisés, “aquele que tira” é o seu nome. Mais tarde, ele puxará os israelitas através das águas, para fora do Egito e para o deserto. Pense nisso: por nomeá-lo Moisés, a filha de Faraó comemora sua própria audácia em puxá-lo para fora do Nilo, em vez de jogá-lo nele. Ela também é uma guerreira pela liberdade.

E aquele rio onde o Faraó pretendia afogar os meninos hebreus? Em pouco tempo, vai se transformar em sangue. No final, os filhos primogênitos dos egípcios morrerão em vez dos hebreus.

Os juncos que esconderam o bebê marcarão a jornada de seu povo para a liberdade enquanto engolem o exército que os persegue. A fuga dos hebreus de uma morte aquosa no Mar Vermelho, o Mar de Juncos, reflete a libertação de Moisés pelos juncos do Nilo.

Movimentos paralelos

A história do êxodo se desdobra em dois movimentos. O primeiro movimento é a história das mulheres que resgatam Moisés da tentativa de Faraó de matá-lo. O segundo movimento é a história do Deus que resgata os israelitas da tentativa do Faraó de matá-los. O salvador de Israel é Yahweh, o Deus de Abraão e Sara. Notavelmente, os salvadores de Moisés são essas mulheres – agindo sem comando divino e com grande risco para si mesmas. Ricas e pobres, jovens e velhas, egípcias e hebreias – elas se unem para fazer o que é certo.

No primeiro movimento, Miriã se posiciona à beira do Nilo e aguarda a filha do Faraó (Êxodo 2: 4). Ela silenciosamente a confronta com uma injustiça, a política opressora do infanticídio, e oferece uma solução, perguntando: “Posso encontrar alguém para cuidar do bebê para você?” (v. 7) A filha do Faraó responde: “Vá!” (v. 8) E mais tarde o mesmo representante da casa real instrui a filha de Levi a respeito de seu filho: “ Deixe-o ir…” (v. 9).

No segundo movimento da história do Êxodo, Moisés se posiciona à beira do Nilo e espera pelo Faraó (Êxodo 8:20). Ele confronta o Faraó com uma injustiça, a política opressora da escravidão, e oferece uma solução, exigindo em nome de Yahweh: “Deixe meu povo ir para que me adore”. Faraó não permite que eles vão. São necessárias dez pragas desastrosas, incluindo a perda de seu próprio filho, antes que o Faraó finalmente diga ao povo “Vá!” (Êxodo 10:28)

Na primeira história, Deus está em silêncio e as mulheres trabalham e Moisés fica livre. As mulheres veem e ouvem e sabem e enviam (Êxodo 2: 2-6). Na segunda história, Deus trabalha e essa obra é descrita de muitas das mesmas maneiras – Deus vê, Deus ouve, Deus sabe e Deus envia ajuda (Êxodo 2: 24-25; 3: 7, 10).

A Filha do Faraó, As Parteiras Hebreias, Mirã: Mulheres Fiéis

As mulheres geralmente não ocupam o centro das atenções nas páginas das Escrituras. Mas nesta história de libertação, as frases estão repletas de pronomes femininos e verbos femininos. A narrativa apresenta um confronto dramático entre o homem no poder e as mulheres que o derrotam. Antecipa a própria obra de redenção de Deus.

Qualquer articulação do que as mulheres podem e não podem fazer deve ser levada em consideração pelas lutadoras pela liberdade do Exodus.

Miriã provavelmente tinha apenas 6 anos quando se juntou à luta contra a injustiça. O risco de perder seu irmão pesava mais do que o risco potencial para ela mesma. Ela e sua mãe fizeram o que tinham que fazer.

Sifrá, uma das duas parteiras citadas em Êxodo, recusou-se a obedecer ao decreto do rei porque sabia que um poder superior a estava observando. Ela temia mais a Deus do que ao homem e ocupava-se com o trabalho dele.

A própria filha do Faraó usou seu privilégio para salvar apenas uma vida. Ela poderia ter dito: “Que diferença faria para salvar um menino quando centenas estão em perigo?” Mas ela fez o que pôde. E aquele menino cresceu para libertar o resto da nação hebraica.

Essas mulheres ocupam seu lugar na longa lista de pessoas fiéis cujas contribuições Deus honrou. Não importa o nosso contexto ou convicções sobre o que é permitido ou possível, toda mulher então e agora tem uma esfera de influência que pode alavancar. Cada uma das mulheres do Êxodo maximizou seu papel culturalmente definido para virar o jogo contra a injustiça. E nós também podemos.

Tudo Está no Nome (Visão Judaica) 👀

Portanto quem foram essas heroínas que estavam dispostas a arriscar a vida somente para nunca mais serem mencionadas na Torá?

O Talmud nos revela o segredo e verdadeiros caracteres por trás dos nomes falsos Shifrá e Puá.[5] O sábio talmúdico Rav afirma que Shifrá se referia a Yocheved (mãe de Moshê) e Puá a Miriam (irmã de Moshê).O sábio Shmuel argumentava que Puá na verdade era Elisheva (cunhada de Moshê, esposa de Aaron).

O comentarista Rashi aceita a opinião de Rav, e explica o mistério por trás dos nomes, O nome “shifrá”, diz ele, se traduz como “melhoria”, uma referência à maneira pela qual Yocheved “melhorava” os recém-nascidos limpando-os e endireitando seus membros. “Puá” significa “mimar”, uma referência a como Miriam “mimava” os nenês e os embalava.[6]

Um Jogo de Números

Então, quantas parteiras havia ali? Vamos voltar ao passado. Sessenta e seis homens judeus desceram ao Egito, juntamente com muitas mulheres[7] Os comentários nos dizem que àquela altura da história todas as mães judias estavam tendo sêxtuplos.[8] Portanto isso significaria que houve um aumento grande da nação judaica naquela época. Os números estavam crescendo tão dramaticamente que o faraó temia que logo eles estariam suficientemente fortes para empreender guerra contra o seu país![9] Então como elas faziam isso? Como apenas duas parteiras ajudavam no nascimento de todo bebê de toda mãe?

Muitos comentaristas[10] oferecem uma resposta simples. Havia na verdade muitas parteiras, cerca de 500.[11] Shifrá e Puá eram meramente aquelas encarregadas de todas as outras, pois eram aquelas que o faraó chamara.

Porém Rashi deixa de mencionar essa posição, e fala sobre Shifrá e Puá como se elas fossem as únicas parteiras do Egito – o que seria impossível![12] O que é ainda mais intrigante é a possibilidade de que as parteiras não eram necessárias. Como as parteiras disseram ao faraó: “As mulheres judias não são como as egípcias, elas sabem como dar à luz. Elas podem ter o filho antes mesmo que uma parteira chegue perto delas.”[13] Sabemos que isso não era meramente uma desculpa que elas davam para afastar o faraó, porque ele poderia ter facilmente verificado a afirmação delas.

O Rebe explica que Yocheved e Miriam ainda tinham obrigações como parteiras, pois estavam disponíveis em caso de qualquer complicação durante um parto. Embora fossem apenas duas, sua reputação como pessoas bem nascidas e justas (que teriam ajuda de D'us se necessário) era suficiente para reassegurar toda a população de mulheres em vias de dar à luz.[14]

Judia ou Gentia

O que não se pode saber é se Shifrá e Puá eram de fato israelitas. O versículo diz “O rei do Egito falou com as miyaldot ha-ivriyot, uma chamada Shifrá e a outra Puá.”[15] O debate aqui é se miyaldot ha-ivriyot é traduzido como “as parteiras judias” ou “as parteiras dos judeus”.

Como mencionado acima, tipicamente pensamos nelas como mulheres judias, porque Rashi diz que são Yocheved e Miriam. Além disso, Targum Onkules (a tradução aramaica da Torá) e Targum Yerushalmi (outra tradução aramaica da Torá) traduzem o versículo no seu significado direto: “parteiras hebraicas”.[16] Porém, alguns comentários questionam essa opinião e sentem que não combina com o contexto da história. Rabi Yehudá Hachassid (Yehuda ben Samuel de Regensburg 1150-1217) acreditava que Shifrá e Puá eram na verdade justas convertidas, pois não faria sentido que o faraó pedisse a duas judias para matar membros da sua própria fé e família. A antologia midrashica medieval Yalkut Shimoni coloca Shifrá e Puá numa lista de justas convertidas, apoiando ainda mais a noção de que elas eram na verdade egípcias.[17]

O Malbim

Meir Leibush ben Yehiel Michel Wisser, mais conhecido como Malbim, foi um rabino, mestre em gramática hebraica e comentarista bíblico. Ele tinha uma abordagem diferente para toda essa história. O Malbim acreditava que Shifrá e Puá não são nomes de pessoas, mas sim nomes de profissão. Um trabalho envolvia ajudar uma mãe através do processo de trabalho de parto, e o outro em cortar o cordão umbilical e atender às necessidade do bebê. Ele declara ainda que o faraó escolheu muitas parteiras, não apenas duas, e não havia duas encarregadas de muitas. Além disso, ele diz que essas eram mulheres egípcias justas que temiam a D'us e desafiavam as ordens do faraó, e não faz menção sobre elas se converterem.
Ajudar outro judeu

A história a seguir ilustra a importância de ajudar mães judias, como foi revelado ao Baal Shem Tov.[18]

Quando jovem, o Baal Shem Tov viajava de cidade em cidade com um grupo de homens justos e sagrados que, disfarçados como mendigos, iam em segredo ajudar aqueles que necessitavam. Em uma dessas jornadas, o grupo estava numa cidade chamada Brody. Ali, o Baal Shem Tov viu um homem pobre curvado sob sua carga, mas com uma luz brilhante e sagrada irradiando de sua face.

O homem simples era o “risonho” da cidade por causa de seu amor por leite de cabra, e quando as pessoas o avistavam, diziam rindo: “Herschel Tzig, trog guezung,” “Herschel da cabra, carregue sua carga com saúde,”

O Baal Shem Tov perguntou na cidade sobre quem era esse Herschel da cabra. Disseram que Herschel era um homem simples, viúvo há dez anos, com dois filhos atualmente estudando na yeshivá. Ele trabalhava como porteiro, usando todos os lucros para suas quatro cabras. O Baal Shem Tov pediu ao Alto para aprender o segredo do brilho de Herschel da cabra, que cintilava tanto como o dia em que Moshê desceu com a Torá para o povo judeu. Mas o Céu não forneceu a resposta. Portanto o Baal Shem Tov jejuou e lamentou por três dias inteiros, até que o Céu finalmente revelou o mistério por trás de “Herschel da cabra”.

No terceiro dia de seu jejum, após os serviços de Minchá, o Baal Shem Tov encontrou Herschel e pediu para ir à sua casa. Herschel ficou entusiasmado ao aceitar, e levou-o até sua casa, oferecendo-lhe um copo de leite.

Então Herschel começou a contar sua história: “Dez anos atrás perdi minha esposa. Ela era sempre muito generosa com as pessoas, visitando constantemente os doentes e atendendo às necessidades das mães que acabavam ter um bebê. Durante o período de luto, minha esposa apareceu-me num sonho e contou-me da grande recompensa que esperava por ela pelos seus atos de caridade.

“Ela disse: ‘Herschel, tenho ouvido muito dos maguidim (oradores) sobre todos os problemas e tribulações que esperam por nós no próximo mundo. Mas quando as cortes celestiais perguntaram meu nome, e respondi, as almas de todos os doentes e novas mães que eu tinha ajudado apareceram. Elas imploraram em meu nome perante o trono celestial, e me foi concedido o Gan Éden (paraíso). Agora, Herschel, ouça meu conselho e faça como eu fiz e você será muito recompensado!’

“Desde então,” disse Herschel, “comprei quatro cabras e tenho cuidado delas amorosamente para produzir leite que dou às mães novas e doentes, das quais todas se curaram com ele.

“Minha esposa apareceu-me em sonho na noite passada e disse que se eu encontrar um homem pobre após Minchá que peça algo para mim, devo convidá-lo a entrar e oferecer um copo de leite, porque através dele vou merecer a salvação eterna.”

Após aprender o segredo do homem simples porém grandioso, o Baal Shem Tov tomou Herschel sob sua asa, e ele aprendeu e cresceu até ser um tsadik oculto, ajudando milhares no decorrer de suas viagens.


NOTAS
1.Êxodus 1:1
2.Ibid., 1:8. Veja Rashi ad loc sobre a disputa talmúdica se foi de fato um novo rei, ou o mesmo rei com novos editos.
3.Ibid., 1:15
4.Veja Rashi, Êxodus 1:21. Veja Rashbam ad loc; ele traduz o versículo significando que o faraó colocou Shifrá e Puá em prisão domiciliar, para que não fizessem mais partos. Veja também Ibn Ezra, que explica que a recompensa diz que D'us fez casas reais, físicas para o povo judeu nas quais eles poderiam se esconder do faraó.
5.Talmud, Sotá 11B
6.Veja Rashi Êxodus 1:15. Veja Kli Yakar que explica que Shifrá significa “juventude” e o versículo está sugerindo que Yocheved, que tinha 130 anos na época, parecia uma jovem. Puá significa “palavras” em referência a Miriam ser uma profetisa, i.e., “palavras falantes”.
7.Veja Gênesis 46:26
8.Veja Rashi e Da’at Zekeinim Êxodus 1:7
9.Êxodus 1:10
10.Veja Ibn Ezra, Sforno, Ohr Hachayim sobre Êxodus 1:15. Veja também Chizkuni.
11.Ibn Ezra ali explica que essas duas mulheres foram encarregadas de todas as parteiras a fim de coletar impostos delas.
12.Rashi, Êxodus 1:15
13.Êxodus 1:19
14. Sichat Shabat Parshat Shemot 5746
15. Êxodus 1:15
16. Ibid.
17. Veja Yalkut Shimoni sobre Yehoshua 247:9
18. Relatado e Sefer Hama’amarim 5709, Kuntres 64


ESCOLA DOMINICAL - Conteúdo da Lição 1 - Revista da Editora Betel




Um Faraó que Não Conheceu José

5 de abril de 2015

Texto áureo

Êx 1.7 “E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles”.

Verdade Aplicada

Mesmo que tudo seja obscuro e sem sentido, não existe nada neste mundo que o Senhor não veja, não conheça ou não controle.

Textos de referência


Êx 1.13-16

13 E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
14 assim, lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo, com todo o seu serviço, em que os serviam com dureza.
15 E o rei do Egito falou às parteiras das hebreias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá)
16 e disse: Quando ajudardes no parto as hebreias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva.


INTRODUÇÃO

Neste trimestre, abordaremos profundos assuntos concernentes à vida de Moisés, um dos mais importantes personagens da Bíblia. Nesta lição, trataremos do princípio do cativeiro hebreu no Egito, a poderosa forma divina de administrar os acontecimentos e a maneira sobrenatural e profética do nascimento de Moisés.


1. O princípio do cativeiro hebreu.

O principal personagem dos últimos capítulos de Gênesis é José. Através dele, Jacó e toda sua família habitaram na magnífica terra fértil de Gosén. Porém, com a mudança de governante, uma nova lei foi estabelecida e o povo, que antes vivia em paz, agora enfrentaria o pior drama de sua vida: a escravidão.


1.1 Um povo pastoril.

José tinha provavelmente trinta e nove anos quando sua família foi morar no Egito. Ele viveu setenta e um anos depois disso e morreu (Gn 50.26). Quando José partiu, a vida cômoda dos hebreus no Egito também findou. Uma vez que José não podia mais interceder por seu povo, a população nativa passou a olhar Israel de modo intolerante e desconfiado. Os egípcios eram muito avançados em cultura e sofisticação e viam os pastores como parte da ralé da sociedade. Isso para eles, manchava a imagem imponente da classe nobre (Gn 46.31, 33, 34). Nesse tempo, a população de Israel já havia aumentado consideravelmente, tornando-se poderosa no Egito. Outro fato importante é que tanto José quanto suas realizações foram totalmente ignorados e o novo Faraó passou a desprezar aquela população crescente (Êx 1.8).


1.2 Um povo numeroso.

Com o novo Faraó nasce uma nova política e um novo estilo de vida passa a vigorar para os hebreus no Egito (Êx 1.10, 11ª). Uma nova lei foi determinada para um povo que vivia de forma regalada e esplêndida, e, a partir dali, a vida para eles jamais seria como antes. É muito claro o discurso feito por Faraó; ele se sentiu ameaçado com o crescimento do povo e, como não era portador de nenhuma aliança com o falecido governador, apossou-se da fértil e bem localizada Gosén, humilhando o povo através da escravidão e da chibata. Porém, antes que fossem diluídos no pó do Egito, eles clamaram e, após quatrocentos e trinta anos, suas orações foram enfim atendidas (Êx 12.40).


1.3 Deus controla os eventos.

É inevitável não nos fascinarmos pela maneira como Deus, de forma majestosa e grande, domina todas as coisas. Embora saibamos que o sofrimento do povo hebreu tenha sido cruel e brutal, vemos também a poderosa mão de Deus por trás de tudo, controlando os acontecimentos e usando os eventos para formar a identidade cultural e o caráter de uma grande nação. Séculos antes, o Senhor já havia falado a Abraão sobre o que aconteceria aos seus descendentes e como eles seriam libertos com mão poderosa (Gn 15.13, 14). O Senhor afirma para Seu servo o que ocorreria e também como julgaria seus opressores. Não existe nada debaixo do sol que o Senhor não veja, não conheça ou não controle (Jó 28.24).


2. Guardado de forma sobrenatural.

O tempo da liberdade chegou; um libertador viria, um homem escolhido pela mão de Deus, um líder preparado especialmente para lidar com os israelitas e confrontar o Faraó. Embora houvesse planos terrestres para impedir a ação divina, o nosso Deus começou a agir da forma como Ele é: Grande.

2.1 Quem poderia impedir o futuro?


Com o passar dos tempos, os hebreus se tornaram tão numerosos que passaram a assustar tremendamente os egípcios. E, por medo de perder a terra, os egípcios foram impelidos a agir de forma brutal e selvagem contra os hebreus. A insegurança e ódio dos egípcios tinham uma explicação; o medo (Êx 1.13, 14). Felizmente, o plano de Faraó não obteve resultado, pois quanto mais o povo de Deus era afligido, mais cresciam e aumentavam. Ao perceber que seus fins não eram alcançados, Faraó aumentou a dose de sofrimento e partiu para o infanticídio (Êx 1.15, 16). Uma inspiração maligna que daria fim ao nascimento do libertador. No entanto, o que está determinado nos céus jamais poderá ser sequer abalado por nada terreno.


2.2 Sifrá e Puá

Sifrá e Puá são duas mulheres extremamente importantes no plano divino para o nascimento do libertador Moisés. O nome Sifrá significa “beleza” e Puá “esplêndida”. Elas, com certeza deixaram um lindo e esplêndido exemplo para nossos dias; temer a Deus acima de qualquer circunstância. Elas eram as parteiras das hebreias, uma tarefa melindrosa, porém gratificante. Essas duas mulheres receberam um edito muito cruel da parte de Faraó. A ordem era matar os meninos e deixar viver as meninas. Não cumprir a ordem de Faraó era arriscar a própria vida. Mas elas decidiram temer somente a Deus e não ser coniventes com o erro, evitando derramar sangue inocente. A bravura dessas duas mulheres teve influência direta no nascimento de Moisés.


2.3 A morte deu lugar à vida.

A maldade e a crueldade de Faraó não terminaram quando as parteiras recusaram lhe atender. Ele não conhecia limites para o terror e, assim, expediu outro decreto ordenando a morte de todos os meninos (Êx 1.22). No mesmo tempo de Moisés, era impossível não identificar uma casa onde houvesse um recém-nascido. A sabedoria de Joquebede durou três meses e o Nilo, que deveria ser o lugar da morte dos machos, tornou-se o lugar da Salvação de Moisés. Naquele cesto, estava a esperança de uma nação e o próprio Egito, que tentara matar o libertador, foi o lugar onde ele foi cuidado, instruído e qualificado. Não devemos pensar que Deus está dormindo ou que o inimigo anda vagando pelo mundo a fazer o que bem entende. Lembremos que o Senhor está acima de todas as coisas, até mesmo de nossos pensamentos (Is 55.8, 9).


3. Lições práticas.

Tudo o que é grandioso passa por sérios tratamentos antes de existir. Não foi fácil para os hebreus ver a liberdade sucumbir e, do dia para a noite, tornar-se escravo. Seu clamor durou quatrocentos anos, mas, quando chegou o tempo de ser livre outra vez. Deus agiu com mão forte e não houve quem pudesse impedir o que por Ele mesmo foi determinado.


3.1 Deus está no controle.

Nos momentos de grandes provações, é comum esquecermos do que o nosso Deus é capaz. Ele sempre sabe tudo o que acontece conosco (Êx 3.7, 8ª). Seu livramento pode não chegar de acordo com o nosso horário ou no momento em que pensamos, mas chegará na hora certa. Por mais severa e dura que seja a provação que estivermos enfrentando, elas não diminuirão o interesse de Deus. O futuro pode parecer sombrio e podemos nos perguntar: onde Deus está? Se bem O conhecermos, entenderemos que Ele está a caminho e, quando chegar, tudo o que parecia ser absurdo se tornará real e palpável para cada um de nós.


3.2 Todos nós nascemos com uma finalidade.

Moisés passou por tantos preparos, expectativas e desilusões que, ao deparar-se com Deus, já não acreditava que poderia ser o homem para o objetivo pelo qual nasceu (Êx 3.10, 11). Ele sempre soube desde o pequeno que sua missão era libertar seu povo. É muito importante quando sabemos para qual finalidade vivemos neste mundo. Não foi por acidente que nascemos nesta era específica, na atual conjuntura da história, em determinado país e neste mundo. Sabia que Deus está buscando homens e mulheres que obedeçam a Seu propósito. Podemos até nos sentir incultos, incapazes e até mesmo desqualificados, talvez cheguemos até a usar as mesmas desculpas de Moisés diante de Deus. Mas Deus chamou as coisas loucas, vis e desprezíveis; o que não é para confundir o que é (1Co 1.28).


3.3 Operando Deus quem impedirá?

Mais que libertar os hebreus ou punir os egípcios, Deus queria tornar aquele momento inesquecível em toda a história da humanidade. De uma só vez, o Senhor riscou para sempre a memória daquela geração de egípcios. Retirando os hebreus do Egito, o Senhor sabiamente estava pondo um fim na economia daquela nação. É por isso que Faraó não os queria libertar, pois eles eram os responsáveis por toda a mão de obra do Egito. Deus, em um só golpe, exterminou os primogênitos do Egito, que simbolizavam o futuro da nação e, em seguida, libertou Seu povo, deixando de uma só vez o Egito, sem futuro e sem presente. O último golpe foi a destruição de todo o exército no Mar Vermelho, mostrando que quando Ele opera não há quem possa impedir o Seu agir (Is 43.13).


CONCLUSÃO

A aflição pode durar um tempo, mas ela possui prazo de validade. Embora a situação dos hebreus fosse de total calamidade, Deus estava acompanhando tudo de perto sem perder um detalhe sequer. Por fim, Moisés nasceu, o povo foi liberto e Faraó morreu. Nada pôde impedir o agir de Deus. Em tempos difíceis, coloquemos nossa confiança no Senhor.

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Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

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