LIÇÃO 01 – A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO | 4º Trimestre de 2023 | EBD Juvenis

Professores e professoras, vocês são mais que bem-vindos ao quarto trimestre. Seremos privilegiados, com nossos juvenis, ao estudarmos a dou...


Professores e professoras, vocês são mais que bem-vindos ao quarto trimestre. Seremos privilegiados, com nossos juvenis, ao estudarmos a doutrina do Espírito Santo, a Paracletologia, pois não podemos ignorar o maravilhoso trabalho realizado pela terceira pessoa da trindade. Muitos ignoram ( não sabem exatamente como se processa) o labor do Espírito Santo em prol dos Seus filhos. É necessário glorificá-lO, da mesma forma que se exalta a pessoa do Pai e do Filho, pois não é uma parte da divindade, mas a divindade completa. 

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏. Nós abençoe doando uma oferta voluntária de qualquer valor no pixpecadorconfesso@hotmail.com

--------------------------------------------------------------


O exame das Escrituras é imprescindível para que compreendamos que Ele não é uma mera influência ou mero poder. É uma Pessoa dotada de intelecto que conhece as profundezas de Deus, pois é Deus e as revela:

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (I Co 2.10,11)

É um Ser Pessoal, cujo propósito é converter os homens ao Criador.
Precisamos nos entregar a Ele para que realize, por meio da nossa vida, o Seu trabalho, a Sua obra neste mundo.

A terceira pessoa da Trindade, dotada da mesma substância do Pai e do Filho, participa da Trindade e já estava presente desde os tempos da eternidade a trabalhar.

Como Deus, Ele é eterno: “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus [...]” (Hb 9.14). A Bíblia diz que o Espírito Santo, tal como um poderoso vento (que é simbolizado) pairava sobre a face das águas, ainda sobre a Terra sem forma e vazia. Antes que fosse dada forma a este mundo, o Espírito Santo lá estava, cooperando na criação: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gn 1.2)

É por isto que podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que Ele é Deus, um ser auto-existente, incriado, causa de todas as coisas, tal como o Pai e o Filho também o são. A terceira pessoa da Trindade ocupa o mesmo posto valorativo no que se refere aos seus atributos como Deus e ao que entendemos como sua participação na criação do mundo, haja vista que a Trindade sempre trabalha unida em prol do benefício do homem.

Deus se tem revelado como uma Trindade. Há um só Deus, porém três Pessoas - um só Deus, e não três; nem um só Deus com perturbações do tipo múltipla personalidade. Para compreendermos a doutrina da Trindade, precisamos aceitar o fato de sermos forçados, mediante a auto- revelação de Deus na Bíblia, a desconsiderar as leis comuns da lógica. A doutrina da Trindade proclama que Deus é um só, porém três; Ele é três, porém um só. Isso não significa que o Cristianismo tenha abandonado a lógica e o raciocínio. Pelo contrário, aceitamos o fato de que a doutrina da Trindade refere-se a um Ser infinito que está além da compreensão de suas criaturas finitas. (Mc Lean, 1997, p.385)

Os pronomes pessoais empregados para o Espírito Santo reafirmam que se trata de uma pessoa: O mesmo Espírito (Ele) testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16), deixando claro, de acordo com Bancroft (1995, p.180) que a construção gramatical também contribui para o reconhecimento desta natureza pessoal do Espírito Santo.

O emprego do substantivo masculino “parakletos” que Cristo empregou, ao se referir ao Consolador dos discípulos, aponta para uma Pessoa que viria substituir uma outra Pessoa: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:16,17) Ele veio para os discípulos, com o fim de realizar o que Cristo já vinha realizando, veio apenas dar continuidade ao trabalho do Mestre.

Como pessoa que viria substituir outra, o Espírito Santo é dotado de personalidade, possui atributos de uma pessoa, os quais a Bíblia aponta: pensar, sentir, querer, consciência própria e direção própria.

Portanto, os atos de pensar, de amar, de ter direção própria, demonstrar que tem consciência própria revelam que o Espírito Santo é uma pessoa. No entanto, não podemos confundir que ser pessoa é possuir corpo humano composto de olhos e ouvidos. Ele possui os elementos que compõem a personalidade, pois a Terceira Pessoa da Trindade:

FALA: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar- lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Ap.2.7)

É INTELIGENTE: E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. (Rm 8.27)

TEM VONTADE: E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. (At 13.2)

AMA: E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; (Rm 15.30)

É BONDOSO: E deste o teu bom Espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede. (Ne 9.20)

SE ENTRISTECE: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Ef 4.30)

INTERCEDE: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Rm 8:26)

ENSINA: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14.26)

CLAMA: E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. (Gl 4.6)

GUIA E CONDUZ: E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. (Atos 16:6,7)

CHAMA HOMENS E OS COMISSIONA: Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Atos 20:28)


O ESPÍRITO SANTO MERECE TRATAMENTO PESSOAL | PODEMOS REBELAR-NOS CONTRA ELE E ENTRISTECÊ-LO

Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. (Is 63.10)

PODE-SE MENTIR PARA ELE- Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3,4)

PODE-SE BLASFEMAR CONTRA ELE – UM PECADO IMPERDOÁVEL

Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. (Mt 12:31,32)

Blasfemar significa falar do Ser Supremo usando termos de ímpia reverência, usando o ultraje ou falando de forma repreensível acerca de Deus, Cristo ou Espírito Santo. Sendo assim, é necessário orientar os nossos jovens acerca da reverência ao Espírito Santo, da necessidade de buscarmos a Sua presença e de termos cuidado com julgamentos precipitados que dizem respeito às operações divinas.

Relacionar-se pessoalmente com o Espírito Santo deve ser a meta de todo o cristão, pois o ESPÍRITO SANTO É DEUS.

O apóstolo Pedro deixou isto bem claro a Ananias quando ele vendeu a herança e mentiu sobre o preço, dizendo: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At 5.4 c) A situação foi tão séria que Ananias caiu morto aos pés do servo de Deus.

Com todos os atributos da divindade, o Espírito Santo tem poder sobre a vida e conhece todos os intentos do coração humano. Somente Ele pode guiar e ensinar o ser humano pelo melhor caminho porque sabe todas as coisas. Este atributo chamado onisciência pertence tanto ao Pai como ao Filho também:

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Co 2:10,11)

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14:26)

Aquele que tudo conhece também está em todas as partes, é impossível dele se ocultar. Tal como Adão não pode se esconder do Todo-Poderoso, não poderemos nos esconder do Espírito que a tudo contempla e perscruta. Sua onipresença garante um cuidado especial para com todos os filhos amados do Pai. Ele nos vê por dentro e vê aonde estamos neste mundo afora, seja onde estivermos, até nas profundezas do mar:

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; (Sl 139:7-12)

Aquele que vive desde os tempos da eternidade e conhece todas as coisas também é detentor de todo o poder nos céus e na terra. O Espírito Santo é Onipotente e capaz de realizar tudo o que lhe apraz para o benefício humano. Vemos a Sua atuação no nascimento e na ressurreição de Cristo:

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. (Lc 1:35)

E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (Rm 8.11)

Diante da menção desta tríade, há que citar também o atributo da eternidade em Hb 9.14 (já citado) e de Criador: “ Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra” (Sl 104.30). Aquele que participou da criação de todas as coisas também faz parte da criação humana, como atesta Jó: “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.” (Jó 33:4) Portanto, podemos afirmar que o Espírito Santo de Deus está conosco desde o início da nossa existência, assistindo a nossa formação no ventre da nossa mãe, cuidando para que tudo saia conforme o Senhor de Universo planejou. Aleluia!

Ele é digno de ser chamado Senhor porque está no controle de tudo, orientando seus filhos e trabalhando para que os homens conheçam o Deus verdadeiro, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo vai realizando um processo santificador contínuo na vida do cristão, com a finalidade de que ele se aproxime cada vez mais do Senhor, comprometendo-se com a Palavra e se prepare para ir ao encontro do Filho nos ares: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Co 3:18)

Neste processo de conversão ao Senhor, observamos que é o Espírito Santo quem justifica e santifica o crente: “E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” (I Co 6.11) Além disto, ensina ao cristão como deve ser o seu procedimento em diferentes setores da sociedade, para que o nome do nosso Deus seja exaltado: “E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” (Lc 12.11,12) No entanto, é preciso considerar que esta não pode ser considerada uma desculpa para não estudarmos as Escrituras, enfatizando que o Espírito Santo nos ensinará. Lembremo-nos que o texto sagrado nos diz que “esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14.26) Ora, somente podemos nos lembrar de algo que já estudamos, não é verdade? Portanto, o Espírito Santo nos fará lembrar tudo o que tivermos estudado (tudo quanto vos tenho dito). Está na Bíblia.

Assim temos examinado ligeiramente o que diz a Bíblia sobre a verdade tão preciosa de que o Espírito Santo é uma pessoa. Diante destas Escrituras, não pode haver nenhuma dúvida sobre este grande fato. Teoricamente, os crentes, em geral, aceitam esta verdade; porém, infelizmente, deixam de realizá-la na sua vida. O Espírito Santo veio afim de abrir ao crente as riquezas da graça de Deus; e, não obstante ser este o seu desejo, muitos crentes passam os dias na maior pobreza espiritual. Não devemos continuar nestas condições. Façamos um esforço especial para que vivamos em Deus e para que estejamos sempre conscientes de que temos conosco uma pessoa, o Espírito Santo, que pode fazer por nós até mais do que Cristo conseguiu fazer enquanto na carne. Seja a nossa oração diária a que se encontra em II Co 13.13: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.”

O novo nascimento é uma das obras magnas do Espírito Santo, nascimento que não vem da carne e do sangue, mas do Espírito. Conhecida como obra de Regeneração, gerar de novo, como uma nova criatura, mediante a fé no sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Quem convence o homem que ele é pecador e necessita de restauração? Somente o Espírito Santo tem o poder de convencer e restaurar, fazer deste homem uma nova criatura: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. “ (II Co 5.17) O homem está em Cristo como nova criatura, mas foi convencido e restaurado pelo Espírito Santo, o qual garante nova situação não só no aspecto interior, bem como posicional também.

Este é apenas o início de um relacionamento mais próximo com o Espírito Santo, porque conhecê-lO pressupõe manter um relacionamento de intimidade. Para isto, procura-se estabelecer a comunhão, conhecer os seus propósitos, verificar os significados de Seus nomes e simbologia etc. Até a próxima aula.....

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

➢ Escrever, numa tira de papel, um versículo referente aos atributos de divindade e de pessoa do Espírito Santo para que leiam e digam se o texto se refere a divindade ou pessoa. Depois: onipresença (Sl 139. 12) divindade ou pessoa. Depois: fala (Ap 2.7)

REFERÊNCIAS:

BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. Doutrinária e Conservadora. 3.ed. São Paulo: IBR, 1995.

LANGSTON, A. B. Esboço de Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: Convicção Editora, 2019.

3o Trimestre de 2023 - Juvenis: Conhecendo os fundamentos da fé cristã nas epístolas gerais

McLEAN, Mark D, O Espírito Santo. In: HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. 3.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
Colaboração para o Portal Escola Dominical Profa. Amélia Lemos Oliveira

👇👇
Sugestão:
Para ilustrar o item 3 da lição, utilizem a: 
Dinâmica: Vida Transformada
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação, tendo seu caráter transformado pelo Espírito Santo.

Material:
01 porção de milho de pipoca

01 porção de pipoca

Alguns piruás(grãos que não estouraram)

01 porção de óleo

01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)

Pipoca para os alunos

Procedimento:

- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.

- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.

- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?

Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa

panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.

- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.

- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.

Milho de Pipoca

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: Apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.

Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.

Autoria do texto: Rubem Alves.

- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.

- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.

- Agora, falem sobre:

O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação, passando a ter um caráter transformado.

O barulho pode representar a alegria da transformação.

- Depois leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
- “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
- Para concluir, vocês podem distribuir uma porção de pipoca para cada aluno.
Fonte da dinâmica, por Sulamita Macedo/Blogatitudedeaprendizblogspot.com.
-        *                Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.








 
✍️ Fonte: Crédito das lições/ Editora Cpad.

A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO

Quem é o Espírito Santo? De onde veio o Espírito Santo? Quando o espírito santo foi criado? Quem conhece a personalidade do Espírito Santo? Qual o poder que tem o Espírito Santo? Será que o espírito santo é Deus? Será que quem é mais forte quem pode mais o espírito santo Deus?

Nessa lição de hoje vamos estudar a natureza do Espírito Santo, vamos conhecer quem é o Espírito Santo, quais são os seus atributos.

É o Espírito Santo santo de Deus, é o Espírito Santo que também é Deus. A essência é a mesma. Vamos estudar o que ele pode fazer por nós e o que nós podemos fazer com ele.

Mateus 28: 19

Esta foi a missão da igreja e nós como cristãos temos a obrigação de pregar o evangelho a toda criatura independente de condição financeira, etnia, raça, cor.

Esta é a missão da igreja, não é só do pastor, não é só do pregador. É da igreja, todos que fazem parte da igreja tem essa missão. E todos que aceitam Cristo precisa passar pelo processo de ensino, de orientação para que possa se batizar, pois o batismo é uma confissão pública, devem ser batizados em nome do pai do filho e do Espírito Santo.

Por que será que o batismo deve acontecer em nome do pai do filho e do Espírito Santo?

João 3:5-8 e 1° Coríntios 2:9-13
1- Quem é o Espírito Santo?

1.1 Ele é Deus.

Algumas pessoas fazem uma confusão sobre a terceira pessoa da Trindade o Espírito Santo. Dizem que o Espírito Santo é uma força de Deus, que é o poder de Deus, que é o sopro de Deus, muitos acreditam que o Espírito Santo veio de Deus mas não é Deus.

Quem é o Espírito Santo para você? Será que o espírito santo pode ser adorado, referenciado, cultuado?

O espírito santo, ele não é poder de Deus, ele não é a força de Deus, ele não é O sopro de Deus. O Espírito Santo é o próprio Deus. Ele tem todos os atributos divinos. O Espírito Santo ele tem o poder de fazer aquilo que lhe apraz. Assim como Deus pai e Deus Filho o Espírito Santo tem o mesmo poder e atributos, mas no entanto tem função diferente.

Deus ele tem a sua função como o pai Ele tem a sua função como filho e ele tem a sua função como Espírito Santo.

Deus Ele não é Jesus, mas Jesus também é Deus. Deus não é o Espírito Santo mas o Espírito Santo também é Deus.

Você já viu alguma pessoa dando glória ao Espírito Santo, você tem esse hábito de cultuar o Espírito Santo?

1.2 Um ser pessoal.

O Espírito Santo Ele é uma pessoa, não uma pessoa humana. O que faz o ser humano ser uma pessoa é a sua personalidade personalidade vem de persona.

O Espírito Santo é uma pessoa, pois ele tem intelecto, emoções e vontade. Ele tem todos atributos de uma pessoa.

E nós como cristão precisamos conhecer a personalidade do Espírito Santo. O espírito Santo ele é um Consolador, aquele que consola, e não o consolo. Também pode ser chamado como Confortador, Ajudador, Advogado, Conselheiro.

O Espírito Santo tem uma personalidade, por isso ele fala, Ele se entristece, ele fala, se entristece, ele nos conforta, ele está sempre conosco nos ajudando e tudo isso são atributos relacionados a uma pessoa. Tudo isso conhecemos do Espírito Santo lendo a Bíblia Sagrada. Quer conhecer mais sobre o Espírito Santo? Leia a Bíblia Sagrada.

2- A natureza Divina do Espírito Santo.

Os irmãos da igreja primitiva eles tinham costume de que aqueles que tinham maior propriedade quando vendia entregavam na mão dos apóstolos e estes dividir com os irmãos que estavam passando necessidade.

Ananias também tinha uma propriedade que resolveu vender e fazer também uma doação para que a igreja. Ele fez a doação no intuito de que a igreja percebesse que ele também havia vendido e feita a doação logo receberia aplausos e reconhecimento. Muita gente nos dias de hoje também faz as coisas para receber aplausos de reconhecimento.

Após Ananias receber o valor da propriedade, ele mudou de ideia e decidiu doar apenas a metade como se fosse o todo,

Eles achavam que estava mentindo para os apóstolos, mas eles estavam tentando enganar a Deus, ao Espírito Santo, além de que eles estavam contaminando a igreja A noiva de Cristo. A propriedade era deles, eles não tinham obrigação de dividir com ninguém, mas a mentira foi o que levou eles à morte imediata.

Antes deles chegarem Deus já tinha revelado através do Espírito Santo a Paulo e o Espírito Santo que tudo vê, tudo sabe não se deixar enganar. Mentira é pecado e o Espírito Santo não habita onde há mentira.

Não minta para o Espírito Santo, não rejeite o Espírito Santo, não entristeça o Espírito Santo, pois grande será o prejuízo para quem assim o faz.

Tenha o espírito santo como seu amigo consolador.

O comentarista traz à tona essa história de Ananias e Safira para comprovar a divindade do Espírito Santo. O Espírito Santo é Deus, ele sabe tudo, ele vê tudo e não podemos enganar o Espírito Santo. Adoro o Espírito Santo, reverencie o Espírito Santo, glorifique ao Espírito Santo, onde na presença do Espírito Santo, ele fala conosco. Antes de você fazer qualquer coisa errada, o Espírito Santo lhe adverte não faça.

O que acontece com muitas pessoas, principalmente juvenis, adolescentes, jovens não tem dado importância A voz do Espírito Santo toma decisões erradas e depois vem as consequências.
EBD- A Natureza do Espírito Santo (Lição 1 Juvenis) EBD 4 Trimestre 2023.

2.1 o Espírito Santo é onisciente.

Ser Deus significa ser onisciente, e o Espírito Santo como Deus Ele também é onisciente, ou seja sabe de todas as coisas em tempo real no exato momento. Onisciente não é eu querer saber algo, ir lá no dicionário ou no Google e pesquisar, é ter conhecimento de tudo o que acontece no mundo e com todas as pessoas do mundo ao mesmo tempo e no exato momento, inclusive os pensamentos.

A onisciência só encontramos em Deus Jesus e no Espírito Santo.

Algumas pessoas no intuito de querer ser Deus, por ter poder, autoridade, posição política/ religiosa ou por outras razões querendo usufruir do poderio de Deus mas não tinha a onisciência de Deus, logo não podem.

O ser humano não pode ser Deus em hipótese alguma, por isso não podemos adorar, reverenciar, idolatrar, orar, pedir nada aos seres humanos achando que tem algum poder, só quem tem esse poder e é onisciente tem todo o conhecimento de tudo é Deus. O ser humano é limitado.

O Espírito Santo Ele é Deus porque Ele conhece todas as coisas, Ele sabe de todas as coisas, Ele conhece os nossos pensamentos e ele está em qualquer lugar e em todos os lugares. Ele está comigo aqui agora e está aí com você também.

O Espírito Santo é eterno, ele não foi criado por Deus, ele existe e pronto. O Espírito Santo é Deus, Deus ele é Deus e Jesus Ele é Deus. E eu sou apenas um ser humano, um bichinho de Jacó e você quem é?

3- O Espírito Santo é regenerador.

É o Espírito Santo quem vai nos convencer de que estamos errado, de que pecamos e que não devemos pecar.

Quando a gente está pregando o Espírito Santo de Deus pega esta palavra leva ao coração do homem e começa a transformação, a mostrar para a pessoa que ela precisa de libertação, que ela precisa mudar de vida, deixar as velhas práticas, deixar certos comportamentos, se afastar de certas amizades, mudar o modo de se vestir, mudar o modo de falar…

É o Espírito Santo de Deus quem convence o homem do pecado e da justiça.

Se você for justo você vai colher a justiça porque Deus é justo aquilo que você planta você colhe e o Espírito Santo ele te impulsiona a você fazer bons plantios, para ter boas colheitas.

Deus através do seu espírito santo ele te convence de que você precisa aceitar a Jesus mudar de vida para ser salvo, mas ele não te obriga e como ele é justo se você não aceitar e mudar de vida também não terá a salvação.

Então o Espírito Santo, Ele nos convence do pecado, da justiça e também do juízo.

Se a pessoa ouviu a palavra de Deus e não der crédito, não fez bons plantios, anda na prática da fornicação, do adultério, da pornografia… Terá justiça e o juízo. Não é que Deus não queira salvar esta pessoa, a pessoa fez as suas escolhas e terá a justiça de Deus também mediante as suas escolhas.

A pessoa que escolheu viver no caminho largo e espaçoso terá as consequências para sua vida e não é porque Deus não nos ama, mas porque estas pessoas preferiram usar de seu livre arbítrio e escolheram o caminho largo e como Deus é justo trará a juízo.

No entanto Deus é longânimo e ele não veio buscar sua igreja ainda porque está dando oportunidade para aquelas pessoas que ainda não fizeram a escolha certa possa fazer. Ele está dando tempo para que a sua família aceite a Cristo, sua esposa/o, seus amigos, seus vizinhos possam aceitar a Cristo. Ele está dando tempo para essas pessoas se arrependerem, inclusive crentes.

É. Existem pessoas que estão dentro da igreja mas não estão convertidas, canta prega, participa das atividades mas a vida não condiz com a palavra de Deus. Lembre que o que você está plantando aqui você vai colher na eternidade ou no gozo do céu com o senhor.

Onde tu passarás a eternidade?
Dinâmica A natureza do Espírito Santo (Lição 1 Juvenis) EBD 4 Trimestre 2023.

3.1 O que é regeneração.

Regeneração deve ser o sonho de todo mundo. Deve ser a meta da humanidade. Este processo de regeneração acontece quando a pessoa aceita Jesus Cristo isso acontece na vida daquele que verdadeiramente aceita Cristo que é o processo de transformação. Somos inclinados constantemente ao pecado pois nascemos com o vírus do pecado.

Tem pessoas que vivem para praticar o pecado, vão dormir pecando e acorda pecando. Mas Deus tem o projeto de libertação de regeneração através da morte do seu filho na cruz, por isso precisamos nascer de novo.

Quando nascemos de novo o espírito santo de Deus passa habitar em nós e nos transforma nos faz mudar de vida. Somos templo do Espírito Santo e quando ele habita em nós, Ele começa a fazer a limpeza em nossa vida, em nosso coração, em nossa mente, em nosso corpo. Esse processo do Espírito Santo fazer uma limpeza em nossa vida nós te amamos de regeneração.

Daí a necessidade de andarmos no espírito de termos o espírito santo dentro de nós e estarmos inclinados para as coisas de Deus. Se eu gosto de ler a Bíblia Sagrada de meditar na palavra de ler a revista da EBD de buscar as coisas de Deus isso mostra que eu estou inclinado para as coisas de Deus e o espírito santo de Deus habita em mim.

As pessoas que ainda sentem prazer nas coisas da carne é porque ainda não foram regenerados não nasceu de novo. Onde está o teu prazer? Nas coisas de Deus ou nas coisas do mundo?

3.2 O que é o novo Nascimento.

É o espírito santo quem faz essa mudança essa transformação em nós. Antes de aceitar a Jesus a gente sentia prazer nas coisas do mundo nos prazeres mundano.

Quando a gente aceita Jesus o Espírito Santo de Deus Ele passa a habitar em nós e começa a transformação no nosso interior. A gente começa a sentir prazer nas coisas de Deus e começa a transparecer no nosso exterior aquilo que está no interior.

Algumas pessoas que antes gostavam de bebida depois que aceitam a Cristo e é transformado, tem nojo até do cheiro, essa transformação é o Espírito Santo que faz em nossa vida. Então o que antes lhe dava prazer agora lhe dar repulsa e quem faz essa mudança em nossa vida não é o pastor, não é os obreiros, não é as irmãs da oração.

É o Espírito Santo, Ele tem essa função de convencer o homem do pecado. Só o Espírito Santo tem esse poder. E nós como cristão precisamos entender que na vida de cada pessoa existe um processo, para uns um pouco mais acelerado para outros mais lento, mas quem vai cuidar deste processo é o Espírito Santo.

E para que o Espírito Santo faça esse processo precisa que a pessoa permita. Pois a santificação é um processo contínuo. Não é porque eu já tenho 20 30 anos de crente e que terminou meu processo de santificação, eu preciso deixar o Espírito Santo de Deus me moldar, me transformar todos os dias.

Deixe o Espírito Santo mudar a sua vida dizer o que você pode e o que não pode fazer onde você não pode ir O que você precisa mudar. O pastor líder a irmã ela pode nos aconselhar com base na Bíblia mas estas pessoas não estarão com você 24 horas, mas o Espírito Santo está com você em todo tempo e vê tudo.

Ele ouve o que você ouve, Ele vê o que você vê, Ele sabe o que você pensa, Ele está onde você está, Ele vê suas redes sociais. Você não consegue ocultar nada do Espírito Santo de Deus, não tem como fugir dos olhos de Deus.

Nós falamos do Espírito, falamos de Deus, nossa linguagem tem que ser totalmente diferente do mundo. Se isto não estiver acontecendo é porque você ainda não nasceu de novo.

Nosso foco nosso objetivo tem que ser o céu, posso desejar ter bens terrenos, casas, carros, cursar uma faculdade, viajar… Mas o meu objetivo principal tem que ser a volta de Jesus. Maranata, Maranata, ora vem senhor Jesus!

Mas hoje tantas coisas vem primeiro casamento, casa, carro, viajar, faculdade, amigos.

Conclusão.

Nós precisamos aprender a começar o nosso dia orando e agradecendo a Deus pai, Deus filhos e Deus Espírito Santo. Começar o nosso dia de forma Alegre como Espírito Santo de Deus em sua vida, entendi que o espírito santo de Deus está com você em todo tempo. Ele está comigo porque ele habita em mim. O Espírito Santo habita em você?


SAIBA MAIS SOBRE
 ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 3º Trimestre De 2023
| CLIQUE E ACESSE |

---------------------------------------------------------

Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:

Muito conteúdo sem sobrecarregar seu celular.
Acesse mais Conteúdo pelo Telegram
Mais conteúdo pelo WhatsApp
Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo

PIX/e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com
ou PIX/Tel: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso

Seja um parceiro desta obra.
Clique também nas propagandas. Cada clique ajudará bastante.
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)

---------------------------------------------------------

SEJA UM PROFESSOR DA EBD PREPARADO NO ENSINO. LEIA OS ARTIGOS:

(1) CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSOR DA EBD - ESCOLA DOMINICAL
#ACERVO DE 900 MIL LIVROS EM PDF - ENCONTRE O QUE PROCURA

---------------------------------- 

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,16,2º Trimestr,1,2º Trimestre,113,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,80,Adolescentes,23,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,125,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,38,Batalha Espirítual,31,Batismo,11,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,153,Betel Adulto,88,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,11,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,9,Céus,6,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,477,CPAD Adolescentes,63,CPAD Jovem,119,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,12,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,22,Doutrinas Fundamentais,33,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,712,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,38,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,903,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,208,Estudos Bíblicos,504,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,228,Jovens,185,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,410,Lições Bíblicas da CPAD,586,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,7,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,3,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,23,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,70,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,19,Salvador,12,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,3,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,6,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,93,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,2,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: LIÇÃO 01 – A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO | 4º Trimestre de 2023 | EBD Juvenis
LIÇÃO 01 – A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO | 4º Trimestre de 2023 | EBD Juvenis
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzSrFRFqHxixRCwiKhX1f4nsW5Sx40fA0Wa5jsRWbe1Os41L2u3DbSfGRDo1n7qTfxVUqvBpQ_O2s-0lJZxoXI6UFO1shODfyRm7gFZ-Y43O74MhGXJb2ikkg8Aqho3U1xvPFJGTXHPKo-VAgs1xcwGF-wRk-OfXDvYklmzCFhpmLIXbnJ-GslCe28DOKO/w640-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-01-SUBSIDIO-JUVENIS-4%C2%BATRIM-2023.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzSrFRFqHxixRCwiKhX1f4nsW5Sx40fA0Wa5jsRWbe1Os41L2u3DbSfGRDo1n7qTfxVUqvBpQ_O2s-0lJZxoXI6UFO1shODfyRm7gFZ-Y43O74MhGXJb2ikkg8Aqho3U1xvPFJGTXHPKo-VAgs1xcwGF-wRk-OfXDvYklmzCFhpmLIXbnJ-GslCe28DOKO/s72-w640-c-h360/Lic%CC%A7a%CC%83o-01-SUBSIDIO-JUVENIS-4%C2%BATRIM-2023.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/10/licao-01-natureza-do-espirito-santo-4.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/10/licao-01-natureza-do-espirito-santo-4.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy