TEXTO ÁUREO “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em tod...
TEXTO ÁUREO
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8)
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
O texto áureo em questão é Atos 1:8, no qual Jesus fala aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Vamos analisar este versículo em profundidade, considerando o contexto, as palavras-chave e a raiz grega:
Neste versículo, Jesus está dando instruções finais aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Ele lhes promete o dom do Espírito Santo e os comissiona para serem suas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. Esta é uma declaração crucial, pois estabelece o início da missão da igreja cristã.
Texto em Grego (Transliteração):
"alla lēmpsesthe dunamein, epelthousēs tou hagiou pneumatos epi humas, kai esesthe moi martures en Ierousalēm kai en holē tē Ioudaia kai Samareia kai heōs eschatou tēs gēs."
Análise Detalhada:
- "alla lēmpsesthe dunamein" (Αλλά λήμψεσθε δύναμιν):
- alla (Αλλά): Significa "mas" em grego. Neste contexto, Jesus está contrastando a situação presente com o que está para acontecer após a vinda do Espírito Santo.
- lēmpsesthe (λήμψεσθε): Deriva da raiz "lambanō" (λαμβάνω), que significa "receber". Aqui, denota que os discípulos receberão algo de valor, que é a "dunamis" (poder ou virtude).
- dunamein (δύναμιν): Vem da palavra "dunamis" (δύναμις), que significa "poder" ou "virtude". Neste contexto, refere-se ao poder do Espírito Santo que será concedido aos discípulos.
- "epelthousēs tou hagiou pneumatos epi humas" (ἐπελεύσεται τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον ἐφ' ὑμᾶς):
- epelthousēs (ἐπελεύσεται): Vem de "erchomai" (ἔρχομαι), que significa "vir" ou "chegar". Aqui, refere-se à vinda do Espírito Santo.
- tou hagiou pneumatos (τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον): Significa "o Espírito Santo". "Pneuma" (πνεῦμα) é a palavra grega para "espírito" e "hagios" (ἅγιος) significa "santo".
- epi humas (ἐφ' ὑμᾶς): "Epi" (ἐπί) significa "sobre" e "humas" (ὑμᾶς) é a forma plural de "vós". Assim, Jesus está indicando que o Espírito Santo virá sobre os discípulos.
- "kai esesthe moi martures en Ierousalēm kai en holē tē Ioudaia kai Samareia kai heōs eschatou tēs gēs" (καὶ ἔσεσθε μοι μάρτυρες ἐν Ἰερουσαλὴμ καὶ ἐν πάσῃ τῇ Ἰουδαίᾳ καὶ Σαμαρείᾳ καὶ ἕως ἐσχάτου τῆς γῆς):
- kai esesthe (καὶ ἔσεσθε): "Kai" (καὶ) significa "e", e "esesthe" (ἔσεσθε) vem de "eimi" (εἰμί), que significa "ser". Aqui, denota o papel futuro dos discípulos.
- moi (μοι): Significa "a mim". Jesus está indicando que os discípulos serão suas testemunhas.
- martures (μάρτυρες): Deriva de "martys" (μάρτυς), que significa "testemunha". Os discípulos serão testemunhas dos ensinamentos e da obra de Jesus.
- en Ierousalēm kai en holē tē Ioudaia kai Samareia (ἐν Ἰερουσαλὴμ καὶ ἐν πάσῃ τῇ Ἰουδαίᾳ καὶ Σαμαρείᾳ): Indica os lugares onde os discípulos serão testemunhas. Começando em Jerusalém, a mensagem se espalhará por toda a Judéia e Samaria.
- heōs eschatou tēs gēs (ἕως ἐσχάτου τῆς γῆς): Significa "até os confins da terra". Os discípulos não se limitarão a um local específico, mas irão proclamar a mensagem de Jesus por todo o mundo conhecido naquela época.
Atos 1:8 é um versículo fundamental que estabelece a missão global da igreja cristã, impulsionada pelo poder do Espírito Santo. Os discípulos são comissionados a testemunhar sobre Jesus em diversos locais, desde Jerusalém até os confins da terra. Esta passagem serve como um chamado à evangelização e à propagação do evangelho a todas as nações.
Comentários por Hubner Braz
O texto áureo em questão é Atos 1:8, no qual Jesus fala aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Vamos analisar este versículo em profundidade, considerando o contexto, as palavras-chave e a raiz grega:
Neste versículo, Jesus está dando instruções finais aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Ele lhes promete o dom do Espírito Santo e os comissiona para serem suas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. Esta é uma declaração crucial, pois estabelece o início da missão da igreja cristã.
Texto em Grego (Transliteração):
"alla lēmpsesthe dunamein, epelthousēs tou hagiou pneumatos epi humas, kai esesthe moi martures en Ierousalēm kai en holē tē Ioudaia kai Samareia kai heōs eschatou tēs gēs."
Análise Detalhada:
- "alla lēmpsesthe dunamein" (Αλλά λήμψεσθε δύναμιν):
- alla (Αλλά): Significa "mas" em grego. Neste contexto, Jesus está contrastando a situação presente com o que está para acontecer após a vinda do Espírito Santo.
- lēmpsesthe (λήμψεσθε): Deriva da raiz "lambanō" (λαμβάνω), que significa "receber". Aqui, denota que os discípulos receberão algo de valor, que é a "dunamis" (poder ou virtude).
- dunamein (δύναμιν): Vem da palavra "dunamis" (δύναμις), que significa "poder" ou "virtude". Neste contexto, refere-se ao poder do Espírito Santo que será concedido aos discípulos.
- "epelthousēs tou hagiou pneumatos epi humas" (ἐπελεύσεται τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον ἐφ' ὑμᾶς):
- epelthousēs (ἐπελεύσεται): Vem de "erchomai" (ἔρχομαι), que significa "vir" ou "chegar". Aqui, refere-se à vinda do Espírito Santo.
- tou hagiou pneumatos (τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον): Significa "o Espírito Santo". "Pneuma" (πνεῦμα) é a palavra grega para "espírito" e "hagios" (ἅγιος) significa "santo".
- epi humas (ἐφ' ὑμᾶς): "Epi" (ἐπί) significa "sobre" e "humas" (ὑμᾶς) é a forma plural de "vós". Assim, Jesus está indicando que o Espírito Santo virá sobre os discípulos.
- "kai esesthe moi martures en Ierousalēm kai en holē tē Ioudaia kai Samareia kai heōs eschatou tēs gēs" (καὶ ἔσεσθε μοι μάρτυρες ἐν Ἰερουσαλὴμ καὶ ἐν πάσῃ τῇ Ἰουδαίᾳ καὶ Σαμαρείᾳ καὶ ἕως ἐσχάτου τῆς γῆς):
- kai esesthe (καὶ ἔσεσθε): "Kai" (καὶ) significa "e", e "esesthe" (ἔσεσθε) vem de "eimi" (εἰμί), que significa "ser". Aqui, denota o papel futuro dos discípulos.
- moi (μοι): Significa "a mim". Jesus está indicando que os discípulos serão suas testemunhas.
- martures (μάρτυρες): Deriva de "martys" (μάρτυς), que significa "testemunha". Os discípulos serão testemunhas dos ensinamentos e da obra de Jesus.
- en Ierousalēm kai en holē tē Ioudaia kai Samareia (ἐν Ἰερουσαλὴμ καὶ ἐν πάσῃ τῇ Ἰουδαίᾳ καὶ Σαμαρείᾳ): Indica os lugares onde os discípulos serão testemunhas. Começando em Jerusalém, a mensagem se espalhará por toda a Judéia e Samaria.
- heōs eschatou tēs gēs (ἕως ἐσχάτου τῆς γῆς): Significa "até os confins da terra". Os discípulos não se limitarão a um local específico, mas irão proclamar a mensagem de Jesus por todo o mundo conhecido naquela época.
Atos 1:8 é um versículo fundamental que estabelece a missão global da igreja cristã, impulsionada pelo poder do Espírito Santo. Os discípulos são comissionados a testemunhar sobre Jesus em diversos locais, desde Jerusalém até os confins da terra. Esta passagem serve como um chamado à evangelização e à propagação do evangelho a todas as nações.
VERDADE PRÁTICA
O Espírito Santo derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar de novo na Igreja da atualidade.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A Verdade Prática apresentada afirma que o Espírito Santo derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar novamente na Igreja atual. Vamos analisar essa afirmação à luz da Escritura e com o apoio de algumas referências de livros cristãos.
Análise Bíblica:
- O Pentecoste:
- No Dia de Pentecostes, conforme registrado em Atos 2, os discípulos foram reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas como de fogo. Eles foram cheios do Espírito e começaram a falar em outras línguas, capacitados para testemunhar sobre Jesus Cristo.
- O Espírito Santo na Igreja Atual:
- A promessa do Espírito Santo não foi apenas para aquele momento específico, mas para toda a história da Igreja. Jesus disse em João 14:16-17 (ARA): "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós."
- O Espírito Santo é o selo da promessa para todos os crentes, conforme Efésios 1:13-14 (ARA): "Em quem também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória."
- Derramamento Contínuo:
- A Bíblia nos exorta a sermos continuamente cheios do Espírito Santo (Efésios 5:18). O derramamento do Espírito Santo não foi apenas um evento isolado no Pentecoste, mas algo que pode e deve ocorrer repetidamente na vida de um crente.
Referências de Livros Cristãos:
- "Batismo no Espírito" por John Stott:
- John Stott, um renomado teólogo e pastor, aborda o tema do Espírito Santo e a necessidade contínua de sermos cheios d'Ele. Ele enfatiza que o Espírito Santo não é apenas para os primeiros crentes, mas para toda a Igreja.
- "Fogo Vivo: O Reavivamento Pentecostal" por Wesley Duewel:
- Wesley Duewel explora o tema do avivamento e da obra do Espírito Santo na Igreja. Ele argumenta que o mesmo Espírito que operou no Pentecoste pode e deve operar na Igreja atual.
A Verdade Prática afirmada é fundamentada na Escritura e apoiada por muitos teólogos e líderes cristãos ao longo da história. O Espírito Santo que foi derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar continuamente na Igreja atual, capacitando os crentes para a obra do ministério e para testemunhar sobre Jesus Cristo em todo o mundo. Portanto, a busca pela plenitude do Espírito Santo é uma parte essencial da vida cristã e da missão da Igreja.
Comentários por Hubner Braz
A Verdade Prática apresentada afirma que o Espírito Santo derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar novamente na Igreja atual. Vamos analisar essa afirmação à luz da Escritura e com o apoio de algumas referências de livros cristãos.
Análise Bíblica:
- O Pentecoste:
- No Dia de Pentecostes, conforme registrado em Atos 2, os discípulos foram reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas como de fogo. Eles foram cheios do Espírito e começaram a falar em outras línguas, capacitados para testemunhar sobre Jesus Cristo.
- O Espírito Santo na Igreja Atual:
- A promessa do Espírito Santo não foi apenas para aquele momento específico, mas para toda a história da Igreja. Jesus disse em João 14:16-17 (ARA): "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós."
- O Espírito Santo é o selo da promessa para todos os crentes, conforme Efésios 1:13-14 (ARA): "Em quem também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória."
- Derramamento Contínuo:
- A Bíblia nos exorta a sermos continuamente cheios do Espírito Santo (Efésios 5:18). O derramamento do Espírito Santo não foi apenas um evento isolado no Pentecoste, mas algo que pode e deve ocorrer repetidamente na vida de um crente.
Referências de Livros Cristãos:
- "Batismo no Espírito" por John Stott:
- John Stott, um renomado teólogo e pastor, aborda o tema do Espírito Santo e a necessidade contínua de sermos cheios d'Ele. Ele enfatiza que o Espírito Santo não é apenas para os primeiros crentes, mas para toda a Igreja.
- "Fogo Vivo: O Reavivamento Pentecostal" por Wesley Duewel:
- Wesley Duewel explora o tema do avivamento e da obra do Espírito Santo na Igreja. Ele argumenta que o mesmo Espírito que operou no Pentecoste pode e deve operar na Igreja atual.
A Verdade Prática afirmada é fundamentada na Escritura e apoiada por muitos teólogos e líderes cristãos ao longo da história. O Espírito Santo que foi derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar continuamente na Igreja atual, capacitando os crentes para a obra do ministério e para testemunhar sobre Jesus Cristo em todo o mundo. Portanto, a busca pela plenitude do Espírito Santo é uma parte essencial da vida cristã e da missão da Igreja.
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LEITURA DIÁRIA
DINAMICA LIÇÃO 05: por Hubner Braz
Dinâmica: "O Caminho de Atos 1:8"
Objetivo:
- Explorar e vivenciar a expansão do evangelho conforme a perspectiva pentecostal de missões, conforme Atos 1:8.
Materiais Necessários:
- Mapa mundial ou desenhos representando diferentes regiões do mundo.
- Pincéis atômicos de diferentes cores.
- Papéis pequenos e canetas.
Passos:
- Introdução (10 minutos):
- Comece lendo Atos 1:8 para o grupo.
- Explique que esse versículo é uma das bases para a missão global da Igreja, começando em Jerusalém e se estendendo até os confins da terra.
- Divisão em Grupos (5 minutos):
- Divida os participantes em pequenos grupos e forneça a cada grupo um mapa mundial ou desenhos representando diferentes regiões do mundo.
- Reflexão e Perguntas (15 minutos):
- Peça para cada grupo refletir sobre as seguintes perguntas:
- O que significa ser testemunha em Jerusalém?
- Como podemos ser testemunhas em nossa própria comunidade?
- Como podemos alcançar a Judéia e Samaria, em termos modernos?
- O que podemos fazer para alcançar os confins da terra?
- Colorindo o Caminho (20 minutos):
- Cada grupo deve usar os pincéis atômicos para traçar um caminho no mapa, representando a expansão do evangelho conforme descrito em Atos 1:8. Eles devem usar cores diferentes para cada etapa: Jerusalém, Judéia/Samaria, e os Confins da Terra.
- Compartilhamento e Compromisso (15 minutos):
- Cada grupo apresenta o seu mapa e explica as escolhas de cores e os caminhos traçados.
- Após as apresentações, peça aos participantes para escreverem em pequenos papéis uma ação prática que eles podem realizar para serem testemunhas em sua própria comunidade. Esses papéis serão coletados anonimamente.
- Oração e Compromisso (10 minutos):
- Encerre a dinâmica com um momento de oração, agradecendo a Deus pela oportunidade de sermos testemunhas e pedindo Sua orientação na implementação das ações propostas.
Conclusão:
Esta dinâmica busca criar uma experiência tangível da missão global da Igreja, a partir da perspectiva pentecostal apresentada em Atos 1:8. Ao refletir sobre como ser testemunhas em diferentes contextos e traçar um caminho no mapa, os participantes são desafiados a considerar como podem contribuir para a expansão do evangelho em sua própria comunidade e além.
por Hubner Braz
Dinâmica: "O Caminho de Atos 1:8"
Objetivo:
- Explorar e vivenciar a expansão do evangelho conforme a perspectiva pentecostal de missões, conforme Atos 1:8.
Materiais Necessários:
- Mapa mundial ou desenhos representando diferentes regiões do mundo.
- Pincéis atômicos de diferentes cores.
- Papéis pequenos e canetas.
Passos:
- Introdução (10 minutos):
- Comece lendo Atos 1:8 para o grupo.
- Explique que esse versículo é uma das bases para a missão global da Igreja, começando em Jerusalém e se estendendo até os confins da terra.
- Divisão em Grupos (5 minutos):
- Divida os participantes em pequenos grupos e forneça a cada grupo um mapa mundial ou desenhos representando diferentes regiões do mundo.
- Reflexão e Perguntas (15 minutos):
- Peça para cada grupo refletir sobre as seguintes perguntas:
- O que significa ser testemunha em Jerusalém?
- Como podemos ser testemunhas em nossa própria comunidade?
- Como podemos alcançar a Judéia e Samaria, em termos modernos?
- O que podemos fazer para alcançar os confins da terra?
- Colorindo o Caminho (20 minutos):
- Cada grupo deve usar os pincéis atômicos para traçar um caminho no mapa, representando a expansão do evangelho conforme descrito em Atos 1:8. Eles devem usar cores diferentes para cada etapa: Jerusalém, Judéia/Samaria, e os Confins da Terra.
- Compartilhamento e Compromisso (15 minutos):
- Cada grupo apresenta o seu mapa e explica as escolhas de cores e os caminhos traçados.
- Após as apresentações, peça aos participantes para escreverem em pequenos papéis uma ação prática que eles podem realizar para serem testemunhas em sua própria comunidade. Esses papéis serão coletados anonimamente.
- Oração e Compromisso (10 minutos):
- Encerre a dinâmica com um momento de oração, agradecendo a Deus pela oportunidade de sermos testemunhas e pedindo Sua orientação na implementação das ações propostas.
Conclusão:
Esta dinâmica busca criar uma experiência tangível da missão global da Igreja, a partir da perspectiva pentecostal apresentada em Atos 1:8. Ao refletir sobre como ser testemunhas em diferentes contextos e traçar um caminho no mapa, os participantes são desafiados a considerar como podem contribuir para a expansão do evangelho em sua própria comunidade e além.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSEAtos 2.1-8, 14-18
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
Atos 2:1-8:
- Versículo 1:
- Cumprindo-se o dia de Pentecostes...: O Pentecostes era uma festa judaica celebrada cinquenta dias após a Páscoa. Este versículo indica que a cena se passa em Jerusalém durante essa festa. O termo "Pentecostes" vem do grego "pentekostē" (πεντηκοστή), que significa "quinquagésimo", referindo-se aos cinquenta dias após a Páscoa.
- Versículos 2-3:
- ...e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso...: Descreve o evento sobrenatural que ocorreu. A expressão "como de um vento veemente e impetuoso" indica a natureza poderosa e inesperada do evento. A referência ao vento está conectada com o Espírito Santo, que é frequentemente associado ao vento na Bíblia (por exemplo, em João 3:8).
- ...línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles: A aparência das línguas de fogo é uma manifestação visual do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos. Isso simboliza a capacitação para falar em línguas diferentes e comunicar o evangelho a todas as nações.
- Versículos 4-6:
- ...E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas...: Este versículo destaca o cumprimento da promessa de Jesus em Atos 1:8. A capacidade de falar em línguas diferentes é um sinal visível do Espírito Santo agindo nos discípulos.
- ...E em Jerusalém estavam habitando judeus... de todas as nações que estão debaixo do céu: Esta é uma indicação da diversidade dos judeus presentes em Jerusalém durante o Pentecostes. A narrativa destaca a universalidade da mensagem que seria proclamada.
Atos 2:14-18:
- Versículo 14:
- Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze...: Pedro se levanta como porta-voz dos apóstolos para explicar o que estava acontecendo e responder às suposições dos espectadores.
- Versículo 15:
- Estes homens não estão embriagados, como vós pensais...: Pedro esclarece que a manifestação do Espírito Santo não é resultado de embriaguez, mas sim do cumprimento das promessas proféticas.
- Versículos 16-18:
- Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel...: Pedro cita Joel 2:28-32, mostrando que o derramamento do Espírito Santo é parte do plano de Deus predito no Antigo Testamento. Essa citação destaca a continuidade do plano de Deus ao longo da história.
- ...do meu Espírito derramarei sobre toda a carne...: Essa promessa de derramamento do Espírito Santo sobre toda a humanidade é um indicativo da universalidade da mensagem do evangelho e do poder do Espírito para transformar vidas.
Atos 2:1-8, 14-18 descreve o evento do Pentecostes de maneira detalhada, destacando a manifestação do Espírito Santo e o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Este capítulo marca o início da missão global da Igreja, capacitada pelo poder do Espírito Santo, e enfatiza a universalidade da mensagem do evangelho. A citação de Joel reforça a continuidade do plano de Deus ao longo da história, revelando Sua intenção de derramar Seu Espírito sobre toda a humanidade.
Comentários por Hubner Braz
Atos 2:1-8:
- Versículo 1:
- Cumprindo-se o dia de Pentecostes...: O Pentecostes era uma festa judaica celebrada cinquenta dias após a Páscoa. Este versículo indica que a cena se passa em Jerusalém durante essa festa. O termo "Pentecostes" vem do grego "pentekostē" (πεντηκοστή), que significa "quinquagésimo", referindo-se aos cinquenta dias após a Páscoa.
- Versículos 2-3:
- ...e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso...: Descreve o evento sobrenatural que ocorreu. A expressão "como de um vento veemente e impetuoso" indica a natureza poderosa e inesperada do evento. A referência ao vento está conectada com o Espírito Santo, que é frequentemente associado ao vento na Bíblia (por exemplo, em João 3:8).
- ...línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles: A aparência das línguas de fogo é uma manifestação visual do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos. Isso simboliza a capacitação para falar em línguas diferentes e comunicar o evangelho a todas as nações.
- Versículos 4-6:
- ...E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas...: Este versículo destaca o cumprimento da promessa de Jesus em Atos 1:8. A capacidade de falar em línguas diferentes é um sinal visível do Espírito Santo agindo nos discípulos.
- ...E em Jerusalém estavam habitando judeus... de todas as nações que estão debaixo do céu: Esta é uma indicação da diversidade dos judeus presentes em Jerusalém durante o Pentecostes. A narrativa destaca a universalidade da mensagem que seria proclamada.
Atos 2:14-18:
- Versículo 14:
- Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze...: Pedro se levanta como porta-voz dos apóstolos para explicar o que estava acontecendo e responder às suposições dos espectadores.
- Versículo 15:
- Estes homens não estão embriagados, como vós pensais...: Pedro esclarece que a manifestação do Espírito Santo não é resultado de embriaguez, mas sim do cumprimento das promessas proféticas.
- Versículos 16-18:
- Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel...: Pedro cita Joel 2:28-32, mostrando que o derramamento do Espírito Santo é parte do plano de Deus predito no Antigo Testamento. Essa citação destaca a continuidade do plano de Deus ao longo da história.
- ...do meu Espírito derramarei sobre toda a carne...: Essa promessa de derramamento do Espírito Santo sobre toda a humanidade é um indicativo da universalidade da mensagem do evangelho e do poder do Espírito para transformar vidas.
Atos 2:1-8, 14-18 descreve o evento do Pentecostes de maneira detalhada, destacando a manifestação do Espírito Santo e o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Este capítulo marca o início da missão global da Igreja, capacitada pelo poder do Espírito Santo, e enfatiza a universalidade da mensagem do evangelho. A citação de Joel reforça a continuidade do plano de Deus ao longo da história, revelando Sua intenção de derramar Seu Espírito sobre toda a humanidade.
PLANO DE AULA
RESUMO ENSINADOR CRISTÃO – LIÇÃO 05 – UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES
A paz do Senhor, professor(a). A lição desta semana destaca a relevância do Movimento Pentecostal para o desenvolvimento da obra missionária em todo o mundo. O avivamento espiritual provocado pela crença na experiência do batismo no Espírito Santo trouxe dinamismo e eficácia à evangelização já realizada pela igreja nos séculos precedentes. Isso ocorreu em razão de que o poder do Espírito é uma marca muito presente na Igreja Primitiva e que, diga-se de passagem, justifica o impacto da pregação do Evangelho no mundo antigo.
Após o advento do Movimento Pentecostal no início do século XX, a Igreja pôde contar novamente com o entendimento de que o poder do Espírito nos moldes do que ocorreu com os primeiros crentes é indispensá vel também para a igreja atual. Logo, a experiência do Pentecostes está intrinsecamente ligada à missão da igreja, bem como relacionada à sua existência enquanto representante do Reino sacerdotal divino.
Para o missiólogo Paul A. Pomerville, em sua obra A Força Pentecostal em M issões (CPAD, 2020), "o Pentecostes representou a renovação do Espírito de profecia, um tremendo fluxo do Espírito após o seu refluxo na história da salvação" (p. 222). Em seguida, Pomerville cita Boer, que diz que "a tarefa é testemunhar das grandes obras de Deus no poder do Espírito nos 'últimos dias'. Boer vê a proclamação do evangelho e o derramamento do Espírito como sinais do fim (1961, p. 103). Portanto, tanto a pregação do evangelho quanto o derramamento do Espírito são 'sinais do Reino'. Eles representam duas grandes dimensões do ministério do Espírito Santo na era do Espírito: seu ministério vivificador pela palavra e seu ministério carismático em relação com essa palavra" (p. 223).
A experiência do batismo no Espírito Santo, mais do que uma marca do pentecostalismo, é, na sua essência, o poder que capacita a igreja a impactar as camadas mais profundas da sociedade com a sua simplicidade e acessibilidade ao Espírito. Para vivenciá-lo, não há distinção étnica-social ou quaisquer critérios rigorosamente religiosos que o tornem inalcançável. Basta ao crente fervoroso pedi-lo com fé, sem que haja dúvida, pois o que dúvida é como a onda do mar, que é lançada pelo vento de uma parte à outra (Tg 1.6). Todavia, é prazeroso ao coração de Deus que seus servos desejem ansiosamente buscar maior intimidade com o Seu Santo Espírito a fim de servi-IO melhor. Que o compromisso com Missões, alimentado pelas chamas do pentecostalismo, possam nutrir em nossos corações o amor por almas para o Reino de Deus.
(REVISTA ENSINADOR CRISTÃO, Ed 95 – pg 38)
INTRODUÇÃO
Uma característica notável do Movimento Pentecostal, desde o seu início, na virada do século passado, tem sido a paixão por Evangelismo e Missões. Nesta lição, estudaremos algumas características que marcam o trabalho pentecostal em Missões, uma marca da obra do Espírito Santo nestes últimos dias.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
A introdução destaca a forte ênfase do Movimento Pentecostal no Evangelismo e Missões desde o seu início no século passado. Também ressalta que essa paixão é vista como uma marca do trabalho do Espírito Santo nos últimos dias.
1. Ênfase Pentecostal em Evangelismo e Missões:
- Base Bíblica: A ênfase no Evangelismo e Missões é fundamentada nas Escrituras. Jesus comissionou seus discípulos a irem pelo mundo e pregarem o evangelho a todas as nações (Mateus 28:18-20). O livro de Atos, que narra o início da igreja primitiva, destaca a expansão do evangelho para além de Jerusalém, alcançando regiões distantes.
- Manifestação do Espírito Santo: O Movimento Pentecostal entende que a paixão por Missões é uma manifestação do Espírito Santo nos crentes, capacitando-os para serem testemunhas até os confins da terra, conforme Atos 1:8. A capacitação pelo Espírito Santo é vista como essencial para a eficácia na obra missionária.
2. Características Marcantes do Trabalho Pentecostal em Missões:
- Dinamismo e Zelo: O Movimento Pentecostal é conhecido por sua dinâmica e zelo na propagação do evangelho. Os pentecostais muitas vezes abordam a missão com entusiasmo, fervor e criatividade, buscando alcançar as pessoas de diversas maneiras.
- Foco na Ação do Espírito Santo: Os pentecostais têm uma forte convicção na atuação atual e poderosa do Espírito Santo. Eles acreditam na necessidade de serem cheios do Espírito para serem eficazes em seu testemunho e na obra missionária.
3. A Obra do Espírito Santo nos Últimos Dias:
- Cumprimento Profético: A crença de que o Movimento Pentecostal é uma manifestação do Espírito Santo nos últimos dias está enraizada em interpretações de passagens proféticas, como a profecia de Joel citada em Atos 2:16-18.
- Preparação para a Segunda Vinda de Cristo: Muitos pentecostais acreditam que o derramamento do Espírito Santo está diretamente ligado à preparação da igreja para a segunda vinda de Cristo. Eles veem a paixão por Missões como parte do cumprimento dessa preparação.
4. Referências de Livros Cristãos:
- "Pentecostalismo e Missões Globais" por Wonsuk Ma e Julie C. Ma:
- Este livro explora a relação entre o Movimento Pentecostal e as Missões globais, fornecendo uma análise aprofundada da paixão pentecostal por evangelismo e missões.
- "A Cidade Secular. A Secularização e a Urbanização na Perspectiva Teológica." por Harvey Cox:
A introdução enfatiza a paixão do Movimento Pentecostal por Evangelismo e Missões como uma expressão da obra do Espírito Santo nos últimos dias. Isso se baseia em uma interpretação bíblica da Grande Comissão e do derramamento do Espírito Santo em Atos 1 e 2. Além disso, a paixão pentecostal por Missões é vista como uma resposta à atuação contínua do Espírito Santo e como parte da preparação da igreja para a segunda vinda de Cristo. A literatura pentecostal e estudos acadêmicos também confirmam essa característica marcante do movimento.
Comentários por Hubner Braz
A introdução destaca a forte ênfase do Movimento Pentecostal no Evangelismo e Missões desde o seu início no século passado. Também ressalta que essa paixão é vista como uma marca do trabalho do Espírito Santo nos últimos dias.
1. Ênfase Pentecostal em Evangelismo e Missões:
- Base Bíblica: A ênfase no Evangelismo e Missões é fundamentada nas Escrituras. Jesus comissionou seus discípulos a irem pelo mundo e pregarem o evangelho a todas as nações (Mateus 28:18-20). O livro de Atos, que narra o início da igreja primitiva, destaca a expansão do evangelho para além de Jerusalém, alcançando regiões distantes.
- Manifestação do Espírito Santo: O Movimento Pentecostal entende que a paixão por Missões é uma manifestação do Espírito Santo nos crentes, capacitando-os para serem testemunhas até os confins da terra, conforme Atos 1:8. A capacitação pelo Espírito Santo é vista como essencial para a eficácia na obra missionária.
2. Características Marcantes do Trabalho Pentecostal em Missões:
- Dinamismo e Zelo: O Movimento Pentecostal é conhecido por sua dinâmica e zelo na propagação do evangelho. Os pentecostais muitas vezes abordam a missão com entusiasmo, fervor e criatividade, buscando alcançar as pessoas de diversas maneiras.
- Foco na Ação do Espírito Santo: Os pentecostais têm uma forte convicção na atuação atual e poderosa do Espírito Santo. Eles acreditam na necessidade de serem cheios do Espírito para serem eficazes em seu testemunho e na obra missionária.
3. A Obra do Espírito Santo nos Últimos Dias:
- Cumprimento Profético: A crença de que o Movimento Pentecostal é uma manifestação do Espírito Santo nos últimos dias está enraizada em interpretações de passagens proféticas, como a profecia de Joel citada em Atos 2:16-18.
- Preparação para a Segunda Vinda de Cristo: Muitos pentecostais acreditam que o derramamento do Espírito Santo está diretamente ligado à preparação da igreja para a segunda vinda de Cristo. Eles veem a paixão por Missões como parte do cumprimento dessa preparação.
4. Referências de Livros Cristãos:
- "Pentecostalismo e Missões Globais" por Wonsuk Ma e Julie C. Ma:
- Este livro explora a relação entre o Movimento Pentecostal e as Missões globais, fornecendo uma análise aprofundada da paixão pentecostal por evangelismo e missões.
- "A Cidade Secular. A Secularização e a Urbanização na Perspectiva Teológica." por Harvey Cox:
A introdução enfatiza a paixão do Movimento Pentecostal por Evangelismo e Missões como uma expressão da obra do Espírito Santo nos últimos dias. Isso se baseia em uma interpretação bíblica da Grande Comissão e do derramamento do Espírito Santo em Atos 1 e 2. Além disso, a paixão pentecostal por Missões é vista como uma resposta à atuação contínua do Espírito Santo e como parte da preparação da igreja para a segunda vinda de Cristo. A literatura pentecostal e estudos acadêmicos também confirmam essa característica marcante do movimento.
I- UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES
Então, de acordo com o missiólogo Paul Pomerville, podemos dizer que o Movimento Pentecostal contribuiu com esse impulso evangélico, descrito acima, com a natureza dinâmica da fé cristã. Esse princípio envolve a atividade de Deus em termos do ministério do Espírito Santo (1 Co 12.11).
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Definição de Evangélicos:
- Compromisso Pessoal com Jesus (Novo Nascimento): O texto destaca que os evangélicos enfatizam o compromisso pessoal com Jesus a partir do "novo nascimento". Isso está alinhado com a crença fundamental de que a salvação é uma experiência pessoal e transformadora, como ensinado por Jesus em João 3:3.
- Autoridade Bíblica: Os evangélicos valorizam a autoridade das Escrituras como a Palavra de Deus. A Bíblia é vista como a fonte final de orientação espiritual e moral para a vida cristã.
- Apelo de Anunciar a Cristo: Os evangélicos têm um forte apelo para compartilhar o evangelho com os outros, obedecendo ao mandato de Jesus em Mateus 28:18-20 (A Grande Comissão).
2. Raízes Históricas na Reforma Protestante:
- Autoridade das Escrituras: A Reforma Protestante enfatizou a autoridade das Escrituras como a única fonte de autoridade para a fé e prática cristã. Isso é central para a teologia evangélica.
- Salvação pela Fé: A doutrina da justificação pela fé, ensinada por Martinho Lutero, é um pilar fundamental do evangelicalismo. Os evangélicos acreditam que a salvação é pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.
- Sacerdócio Universal dos Crentes: A Reforma enfatizou que todos os crentes têm acesso direto a Deus, não sendo necessária a mediação de sacerdotes. Isso destaca a responsabilidade individual de cada crente na busca de Deus e no serviço cristão.
3. Contribuição do Movimento Pentecostal:
- Natureza Dinâmica da Fé Cristã e o Ministério do Espírito Santo (1 Co 12.11): O texto afirma que o Movimento Pentecostal contribui para o impulso evangélico com a "natureza dinâmica da fé cristã". Isso se refere à ênfase na atuação contínua e poderosa do Espírito Santo na vida dos crentes, capacitando-os para o serviço e testemunho (1 Coríntios 12:11).
4. Referência de Livro:
O texto destaca a identidade e as ênfases dos evangélicos, enraizadas na Reforma Protestante. Ele ressalta a importância do compromisso pessoal com Jesus, a autoridade das Escrituras e o chamado para anunciar a Cristo. Além disso, reconhece a contribuição do Movimento Pentecostal, especialmente na ênfase na dinâmica da fé cristã e na atuação do Espírito Santo na vida dos crentes. A referência ao missiólogo Paul Pomerville indica a relevância da pesquisa acadêmica na compreensão e análise desses temas.
Comentários por Hubner Braz
1. Definição de Evangélicos:
- Compromisso Pessoal com Jesus (Novo Nascimento): O texto destaca que os evangélicos enfatizam o compromisso pessoal com Jesus a partir do "novo nascimento". Isso está alinhado com a crença fundamental de que a salvação é uma experiência pessoal e transformadora, como ensinado por Jesus em João 3:3.
- Autoridade Bíblica: Os evangélicos valorizam a autoridade das Escrituras como a Palavra de Deus. A Bíblia é vista como a fonte final de orientação espiritual e moral para a vida cristã.
- Apelo de Anunciar a Cristo: Os evangélicos têm um forte apelo para compartilhar o evangelho com os outros, obedecendo ao mandato de Jesus em Mateus 28:18-20 (A Grande Comissão).
2. Raízes Históricas na Reforma Protestante:
- Autoridade das Escrituras: A Reforma Protestante enfatizou a autoridade das Escrituras como a única fonte de autoridade para a fé e prática cristã. Isso é central para a teologia evangélica.
- Salvação pela Fé: A doutrina da justificação pela fé, ensinada por Martinho Lutero, é um pilar fundamental do evangelicalismo. Os evangélicos acreditam que a salvação é pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.
- Sacerdócio Universal dos Crentes: A Reforma enfatizou que todos os crentes têm acesso direto a Deus, não sendo necessária a mediação de sacerdotes. Isso destaca a responsabilidade individual de cada crente na busca de Deus e no serviço cristão.
3. Contribuição do Movimento Pentecostal:
- Natureza Dinâmica da Fé Cristã e o Ministério do Espírito Santo (1 Co 12.11): O texto afirma que o Movimento Pentecostal contribui para o impulso evangélico com a "natureza dinâmica da fé cristã". Isso se refere à ênfase na atuação contínua e poderosa do Espírito Santo na vida dos crentes, capacitando-os para o serviço e testemunho (1 Coríntios 12:11).
4. Referência de Livro:
O texto destaca a identidade e as ênfases dos evangélicos, enraizadas na Reforma Protestante. Ele ressalta a importância do compromisso pessoal com Jesus, a autoridade das Escrituras e o chamado para anunciar a Cristo. Além disso, reconhece a contribuição do Movimento Pentecostal, especialmente na ênfase na dinâmica da fé cristã e na atuação do Espírito Santo na vida dos crentes. A referência ao missiólogo Paul Pomerville indica a relevância da pesquisa acadêmica na compreensão e análise desses temas.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Definição de Pentecostal:
- Experiência Contínua do Espírito Santo: O texto define o pentecostalismo como a crença de que a mesma experiência do Espírito Santo que ocorreu no Dia de Pentecostes, conforme descrito em Atos 2, pode acontecer ainda hoje. Isso implica na crença na continuidade da atuação do Espírito Santo na vida dos crentes ao longo da história da igreja.
2. Base Bíblica:
- Referência a Atos 2:1-12: O texto se refere ao relato de Atos 2:1-12 como a base bíblica para a crença pentecostal. Este capítulo descreve o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos no Dia de Pentecostes, resultando em manifestações como falar em línguas e profetizar.
- Raiz Grega: Pentecostes (Πεντηκοστή): A palavra "Pentecostes" tem origem no grego e significa "quinquagésimo", referindo-se ao quinquagésimo dia após a Páscoa. Essa festa judaica se tornou o cenário do derramamento do Espírito Santo.
3. Continuidade da Obra do Espírito Santo:
4. Retorno de Jesus e a Obra do Espírito Santo:
- Referência a Atos 1:10-11: O texto menciona Atos 1:10-11 para destacar que a obra do Espírito Santo continuará até o retorno de Jesus para arrebatar a Sua igreja. Isso implica na crença de que a atuação do Espírito Santo é uma parte crucial na preparação da igreja para a Segunda Vinda de Cristo.
5. Frase de Autores Cristãos:
- Não foram citadas frases específicas de autores cristãos no texto fornecido.
O texto enfatiza a crença pentecostal na continuidade da experiência do Espírito Santo ao longo da história da igreja, baseada no relato de Atos 2. Essa crença está fundamentada na ideia de que a obra do Espírito Santo iniciada no Dia de Pentecostes continua até o retorno de Jesus. A referência ao missiólogo Paul Pomerville destaca a contribuição acadêmica na compreensão da atuação do Espírito Santo na história da igreja. A raiz grega da palavra "Pentecostes" também reforça o contexto bíblico desse evento significativo.
Comentários por Hubner Braz
1. Definição de Pentecostal:
- Experiência Contínua do Espírito Santo: O texto define o pentecostalismo como a crença de que a mesma experiência do Espírito Santo que ocorreu no Dia de Pentecostes, conforme descrito em Atos 2, pode acontecer ainda hoje. Isso implica na crença na continuidade da atuação do Espírito Santo na vida dos crentes ao longo da história da igreja.
2. Base Bíblica:
- Referência a Atos 2:1-12: O texto se refere ao relato de Atos 2:1-12 como a base bíblica para a crença pentecostal. Este capítulo descreve o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos no Dia de Pentecostes, resultando em manifestações como falar em línguas e profetizar.
- Raiz Grega: Pentecostes (Πεντηκοστή): A palavra "Pentecostes" tem origem no grego e significa "quinquagésimo", referindo-se ao quinquagésimo dia após a Páscoa. Essa festa judaica se tornou o cenário do derramamento do Espírito Santo.
3. Continuidade da Obra do Espírito Santo:
4. Retorno de Jesus e a Obra do Espírito Santo:
- Referência a Atos 1:10-11: O texto menciona Atos 1:10-11 para destacar que a obra do Espírito Santo continuará até o retorno de Jesus para arrebatar a Sua igreja. Isso implica na crença de que a atuação do Espírito Santo é uma parte crucial na preparação da igreja para a Segunda Vinda de Cristo.
5. Frase de Autores Cristãos:
- Não foram citadas frases específicas de autores cristãos no texto fornecido.
O texto enfatiza a crença pentecostal na continuidade da experiência do Espírito Santo ao longo da história da igreja, baseada no relato de Atos 2. Essa crença está fundamentada na ideia de que a obra do Espírito Santo iniciada no Dia de Pentecostes continua até o retorno de Jesus. A referência ao missiólogo Paul Pomerville destaca a contribuição acadêmica na compreensão da atuação do Espírito Santo na história da igreja. A raiz grega da palavra "Pentecostes" também reforça o contexto bíblico desse evento significativo.
3- Contribuições Pentecostais às Missões. Uma das contribuições pentecostais mais significativas para as missões modernas, sem dúvida, é a ênfase do papel indispensável do Espírito Santo no complexo desafio de plantar igrejas onde Cristo ainda não foi anunciado. Esse entendimento está na base do importante crescimento evangélico depois das Missões operadas pela obra pentecostal. Nesse sentido, o sucesso das missões pentecostais está ligado diretamente ao “lugar” que damos ao Espírito Santo, um lugar semelhante ao que os crentes do Novo Testamento deram em Atos dos Apóstolos (At 16.6-10). Assim, podemos dizer que somos evangélicos-pentecostais, pois para além de afirmarmos todos os princípios que os evangélicos afirmam, para nós é inegociável e indispensável o poder do Espírito na prática das Missões.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Contribuições Pentecostais para as Missões:
- Ênfase no Papel do Espírito Santo: Uma das contribuições mais notáveis dos pentecostais para as missões modernas é a ênfase no papel indispensável do Espírito Santo na plantação de igrejas em áreas onde Cristo ainda não foi anunciado. Isso destaca a importância da capacitação e orientação do Espírito Santo na obra missionária.
- Crescimento Evangélico após Missões Pentecostais: O texto afirma que o crescimento evangélico significativo ocorrido após as missões pentecostais está diretamente ligado a essa ênfase na atuação do Espírito Santo. Isso sugere que o poder do Espírito Santo desempenhou um papel crucial no sucesso das missões pentecostais.
2. Base Bíblica:
- Referência a Atos 16:6-10: O texto menciona Atos 16:6-10 para ilustrar o lugar central que os crentes deram ao Espírito Santo nas decisões e direcionamentos para as missões. Neste trecho, o Espírito Santo proíbe Paulo de pregar na Ásia e o direciona para a Macedônia. Isso demonstra a dependência dos primeiros cristãos da orientação do Espírito Santo na prática das missões.
3. Evangélicos-Pentecostais:
- O texto introduz o termo "evangélicos-pentecostais" para descrever a combinação das crenças e ênfases evangélicas com a ênfase inegociável na atuação do Espírito Santo nas missões. Essa identidade destaca a importância do poder do Espírito Santo na prática missionária dos pentecostais.
O texto enfatiza a contribuição significativa dos pentecostais para as missões modernas, ressaltando a ênfase no papel crucial do Espírito Santo na plantação de igrejas em áreas não alcançadas. Isso é demonstrado pela referência a Atos 16:6-10, onde o Espírito Santo guia as decisões missionárias de Paulo e seus companheiros. O termo "evangélicos-pentecostais" destaca a identidade dos pentecostais como aqueles que afirmam tanto os princípios evangélicos quanto a importância inegociável do poder do Espírito Santo nas missões. Embora não haja citações específicas de autores cristãos, a ênfase na atuação do Espírito Santo nas missões é uma perspectiva comum entre muitos escritores e líderes pentecostais.
Comentários por Hubner Braz
1. Contribuições Pentecostais para as Missões:
- Ênfase no Papel do Espírito Santo: Uma das contribuições mais notáveis dos pentecostais para as missões modernas é a ênfase no papel indispensável do Espírito Santo na plantação de igrejas em áreas onde Cristo ainda não foi anunciado. Isso destaca a importância da capacitação e orientação do Espírito Santo na obra missionária.
- Crescimento Evangélico após Missões Pentecostais: O texto afirma que o crescimento evangélico significativo ocorrido após as missões pentecostais está diretamente ligado a essa ênfase na atuação do Espírito Santo. Isso sugere que o poder do Espírito Santo desempenhou um papel crucial no sucesso das missões pentecostais.
2. Base Bíblica:
- Referência a Atos 16:6-10: O texto menciona Atos 16:6-10 para ilustrar o lugar central que os crentes deram ao Espírito Santo nas decisões e direcionamentos para as missões. Neste trecho, o Espírito Santo proíbe Paulo de pregar na Ásia e o direciona para a Macedônia. Isso demonstra a dependência dos primeiros cristãos da orientação do Espírito Santo na prática das missões.
3. Evangélicos-Pentecostais:
- O texto introduz o termo "evangélicos-pentecostais" para descrever a combinação das crenças e ênfases evangélicas com a ênfase inegociável na atuação do Espírito Santo nas missões. Essa identidade destaca a importância do poder do Espírito Santo na prática missionária dos pentecostais.
O texto enfatiza a contribuição significativa dos pentecostais para as missões modernas, ressaltando a ênfase no papel crucial do Espírito Santo na plantação de igrejas em áreas não alcançadas. Isso é demonstrado pela referência a Atos 16:6-10, onde o Espírito Santo guia as decisões missionárias de Paulo e seus companheiros. O termo "evangélicos-pentecostais" destaca a identidade dos pentecostais como aqueles que afirmam tanto os princípios evangélicos quanto a importância inegociável do poder do Espírito Santo nas missões. Embora não haja citações específicas de autores cristãos, a ênfase na atuação do Espírito Santo nas missões é uma perspectiva comum entre muitos escritores e líderes pentecostais.
SINOPSE I
Além do compromisso pessoal com Jesus, da autoridade da Bíblia e do apelo de anunciar Cristo aos povos, os pentecostais enfatizam a presença do Espírito Santo em toda boa obra.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
*UM GRAVE EQUÍVOCO NA LIÇÃO 5*
Na Lição 5 (Adultos) do presente trimestre, no Auxílio Missiológico, foi citado um autor que ao definir quem são os pentecostais, afirma sobre a crença no batismo no Espírito Santo que geralmente, *mas nem sempre, está associado ao falar em línguas.*
*As Assembleias de Deus no Brasil, conforme a própria Declaração de Fé, não crê assim. Para nós, o batismo no Espírito Santo é sempre evidenciado pelo falar em línguas. Assim discorre a DF (grifos nossos):*
*✅ CREMOS*, professamos e ensinamos que o batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder do alto: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). É, também, uma promessa divina aos salvos: “e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias” (At 2.18). Trata-se de uma experiência espiritual que ocorre após ou junto à regeneração, *sendo acompanhada da evidência física inicial do falar em outras línguas*: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.4). Nessa passagem,ser “cheio do Espírito” indica ser batizado no Espírito Santo. O falar em línguas é a evidência inicial desse batismo, mas somente a evidência inicial, pois há evidência contínua da presença especial do Espírito como o “fruto do Espírito” (Gl 5.22) e a manifestação dos dons. O batismo no Espírito Santo é uma bênção resultante da obra de Cristo no Calvário.
Por outro lado, em todas as passagens do livro de Atos sobre o derramamento do Espírito Santo as manifestações foram acompanhadas do falar em línguas. Há ainda muita divergência sobre o assunto, mas não podemos ir além do que diz as Escrituras.
Outra visão a considerar, e essa do Pr. Leandro Condi: Sobre o falar em línguas como evidência do Batismo com o Espírito Santo. O que há são apenas opiniões diferentes , eu particularmente creio que o falar em línguas é sim uma das evidências , mas não a única. A menos que alguém apresente algum escritor dizendo explicitamente : o falar em línguas é A evidência do Batismo com o Espírito Santo. Do contrário o que há são apenas opiniões diferentes. Os que creem que seja a única e os que não creem .
Por que creio que é sim uma das evidências, mas não a única.
A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo distribuí os dons segundo a vontade dEle. Ex ; Lá estão Joãozinho , Mariazinha e Zezinho .
Joãozinho recebe o de Cura , Mariazinha o de Línguas e Zezinho o de Maravilhas. Embora os três tenham recebido o dom pelo mesmo Espírito, foram revestidos pelo mesmo Espírito para serem usados pelo mesmo Espírito, mas somente um foi batizado pelo Espírito?
Não tem muita lógica o defender que o falar em línguas seja a única evidência , mas o defender que seja uma das evidências faz mais sentido.
Concordo que em Atos 2 os que foram batizados falaram em línguas. Mas penso que não se pode fazer doutrina em cima disso , já que a bíblia não deixa claro em nenhum texto que o falar é A única evidência.
*As Assembleias de Deus no Brasil, conforme a própria Declaração de Fé, não crê assim. Para nós, o batismo no Espírito Santo é sempre evidenciado pelo falar em línguas. Assim discorre a DF (grifos nossos):*
*✅ CREMOS*, professamos e ensinamos que o batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder do alto: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). É, também, uma promessa divina aos salvos: “e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias” (At 2.18). Trata-se de uma experiência espiritual que ocorre após ou junto à regeneração, *sendo acompanhada da evidência física inicial do falar em outras línguas*: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.4). Nessa passagem,ser “cheio do Espírito” indica ser batizado no Espírito Santo. O falar em línguas é a evidência inicial desse batismo, mas somente a evidência inicial, pois há evidência contínua da presença especial do Espírito como o “fruto do Espírito” (Gl 5.22) e a manifestação dos dons. O batismo no Espírito Santo é uma bênção resultante da obra de Cristo no Calvário.
Por outro lado, em todas as passagens do livro de Atos sobre o derramamento do Espírito Santo as manifestações foram acompanhadas do falar em línguas. Há ainda muita divergência sobre o assunto, mas não podemos ir além do que diz as Escrituras.
Outra visão a considerar, e essa do Pr. Leandro Condi: Sobre o falar em línguas como evidência do Batismo com o Espírito Santo. O que há são apenas opiniões diferentes , eu particularmente creio que o falar em línguas é sim uma das evidências , mas não a única. A menos que alguém apresente algum escritor dizendo explicitamente : o falar em línguas é A evidência do Batismo com o Espírito Santo. Do contrário o que há são apenas opiniões diferentes. Os que creem que seja a única e os que não creem .
Por que creio que é sim uma das evidências, mas não a única.
A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo distribuí os dons segundo a vontade dEle. Ex ; Lá estão Joãozinho , Mariazinha e Zezinho .
Joãozinho recebe o de Cura , Mariazinha o de Línguas e Zezinho o de Maravilhas. Embora os três tenham recebido o dom pelo mesmo Espírito, foram revestidos pelo mesmo Espírito para serem usados pelo mesmo Espírito, mas somente um foi batizado pelo Espírito?
Não tem muita lógica o defender que o falar em línguas seja a única evidência , mas o defender que seja uma das evidências faz mais sentido.
Concordo que em Atos 2 os que foram batizados falaram em línguas. Mas penso que não se pode fazer doutrina em cima disso , já que a bíblia não deixa claro em nenhum texto que o falar é A única evidência.
AUXÍLIO MISSIOLÓGICO
A questão da glossolalia fez com que as igrejas históricas banissem os ‘faladores de línguas’. Tornou-se também o principal fator unificador entre os primeiros pentecostais, que vieram de diversas tradições cristãs. Hollenweger enfatiza que o fator comum entre os pentecostais era ‘todos os grupos que professam pelo menos duas experiências de crise religiosa
(1. O batismo ou o novo nascimento; 2. O batismo com o Espírito), sendo o segundo subsequente e diferente do primeiro, e sendo o segundo, geralmente, mas nem sempre, associado a falar em línguas’ (Hollenweger, 1972, p. xix)” (POMERVILLE, Paul A. A Força Pentecostal em Missões: Entendendo a Contribuição dos Pentecostais na Teologia Missionária Contemporânea. 1.ed. Rio de Janeiro: 2020, pp.28-29).
II- A OBRA MISSIONÁRIA DEPOIS DO PENTECOSTES
1- A causa da obra missionária da primeira igreja. A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes é o acontecimento que impulsiona a obra missionária da primeira igreja. O Senhor Jesus disse aos discípulos que, uma vez capacitados pelo poder do Espírito Santo, eles seriam suas testemunhas até aos confins da Terra (At 1.8). Por isso, o período em que a igreja cristã viveu seu maior crescimento foi o do primeiro século de nossa era. Ali começou o poderoso movimento de Missões. Nesse sentido, os oito primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos explicam a razão desse crescimento: antes de sair para alcançar as nações com o Evangelho, os discípulos deveriam estar revestidos de poder (At 1.4). Isso se cumpriu fielmente em Atos 2.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Causa da Obra Missionária na Primeira Igreja:
- Descida do Espírito Santo em Pentecostes: O texto destaca que o evento crucial que impulsionou a obra missionária da primeira igreja foi a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Jesus prometeu aos discípulos que, capacitados pelo Espírito Santo, seriam testemunhas em todas as nações (Atos 1:8).
2. A Promessa de Jesus e o Cumprimento em Pentecostes:
- Promessa de Testemunhar Até aos Confins da Terra: Jesus instruiu os discípulos a serem Suas testemunhas em todo o mundo, o que implica em um chamado para a obra missionária global.
- Revestidos de Poder pelo Espírito Santo: Antes de saírem para cumprir a Grande Comissão, os discípulos deveriam ser revestidos de poder pelo Espírito Santo (Atos 1:4). Este revestimento foi cumprido no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre eles (Atos 2).
3. O Crescimento da Igreja no Primeiro Século:
- Expansão Explosiva da Igreja: O texto destaca que o primeiro século foi o período de maior crescimento da igreja. O livro de Atos dos Apóstolos registra a expansão explosiva da comunidade cristã desde Jerusalém até os confins do Império Romano.
4. Frase de Autores Cristãos:
- Não são citadas frases específicas de autores cristãos no texto fornecido.
5. Raiz Grega:
- Pentecostes (Πεντηκοστή): Como mencionado anteriormente, a palavra "Pentecostes" tem origem no grego e significa "quinquagésimo", referindo-se ao quinquagésimo dia após a Páscoa. Foi durante esta festa que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos.
O texto destaca a causa primordial da obra missionária na primeira igreja: a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Jesus instruiu os discípulos a serem testemunhas em todas as nações, mas antes disso, eles deveriam ser revestidos de poder pelo Espírito Santo. O cumprimento dessa promessa aconteceu de forma notável em Atos 2. O primeiro século foi caracterizado por um crescimento explosivo da igreja, impulsionado pelo poder do Espírito Santo. Embora não haja citações de autores cristãos específicos, a narrativa é consistentemente corroborada pelos relatos históricos e teológicos da expansão da igreja primitiva.
Comentários por Hubner Braz
1. Causa da Obra Missionária na Primeira Igreja:
- Descida do Espírito Santo em Pentecostes: O texto destaca que o evento crucial que impulsionou a obra missionária da primeira igreja foi a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Jesus prometeu aos discípulos que, capacitados pelo Espírito Santo, seriam testemunhas em todas as nações (Atos 1:8).
2. A Promessa de Jesus e o Cumprimento em Pentecostes:
- Promessa de Testemunhar Até aos Confins da Terra: Jesus instruiu os discípulos a serem Suas testemunhas em todo o mundo, o que implica em um chamado para a obra missionária global.
- Revestidos de Poder pelo Espírito Santo: Antes de saírem para cumprir a Grande Comissão, os discípulos deveriam ser revestidos de poder pelo Espírito Santo (Atos 1:4). Este revestimento foi cumprido no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre eles (Atos 2).
3. O Crescimento da Igreja no Primeiro Século:
- Expansão Explosiva da Igreja: O texto destaca que o primeiro século foi o período de maior crescimento da igreja. O livro de Atos dos Apóstolos registra a expansão explosiva da comunidade cristã desde Jerusalém até os confins do Império Romano.
4. Frase de Autores Cristãos:
- Não são citadas frases específicas de autores cristãos no texto fornecido.
5. Raiz Grega:
- Pentecostes (Πεντηκοστή): Como mencionado anteriormente, a palavra "Pentecostes" tem origem no grego e significa "quinquagésimo", referindo-se ao quinquagésimo dia após a Páscoa. Foi durante esta festa que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos.
O texto destaca a causa primordial da obra missionária na primeira igreja: a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Jesus instruiu os discípulos a serem testemunhas em todas as nações, mas antes disso, eles deveriam ser revestidos de poder pelo Espírito Santo. O cumprimento dessa promessa aconteceu de forma notável em Atos 2. O primeiro século foi caracterizado por um crescimento explosivo da igreja, impulsionado pelo poder do Espírito Santo. Embora não haja citações de autores cristãos específicos, a narrativa é consistentemente corroborada pelos relatos históricos e teológicos da expansão da igreja primitiva.
2- A expansão missionária da primeira igreja. Depois de serem cheios do Espírito Santo, os discípulos puderam compartilhar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo com outras pessoas além das fronteiras da Palestina. O livro de Atos dos Apóstolos relata, de forma detalhada e precisa, o avanço missionário da igreja do século primeiro. Embora o Livro de Atos destaque a atuação do apóstolo Paulo, considerado o maior missionário da Igreja Primitiva (1 Co 16.8,9), pois ele estabeleceu igrejas nas quatro províncias romanas (Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia), também estão registrados trabalhos importantes de outros homens e mulheres de Deus, tais como: Barnabé, Pedro, Silas, Filipe, João Marcos, Apolo, Áquila, Priscila etc. Nesse aspecto, podemos dizer que o diácono-evangelista Filipe foi o primeiro missionário transcultural enviado a pregar para um africano (At 8.26-30).
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Expansão Missionária da Primeira Igreja:
- Envolvimento de Todos os Discípulos: O texto destaca que, após serem cheios do Espírito Santo, os discípulos foram capacitados a compartilhar o Evangelho além das fronteiras da Palestina. Isso resultou em uma expansão missionária significativa da igreja primitiva.
2. Atos dos Apóstolos como Registro Detalhado:
- Precisão e Detalhamento de Atos dos Apóstolos: O livro de Atos é elogiado por sua precisão e detalhamento ao relatar o avanço missionário da igreja do primeiro século. Isso é crucial para entendermos o impacto da obra missionária naquela época.
3. Papel Pioneiro de Paulo na Missão:
- Paulo como o Maior Missionário da Igreja Primitiva: O texto menciona Paulo como o maior missionário da Igreja Primitiva. Ele foi um instrumento essencial na expansão do Evangelho, estabelecendo igrejas em várias províncias romanas.
- Referência a 1 Coríntios 16:8-9: Este versículo destaca a disposição de Paulo para permanecer em Éfeso para uma obra significativa, apesar dos desafios e oposições.
4. Contribuição de Outros Missionários:
- Outros Servos Notáveis: Além de Paulo, o texto menciona outros homens e mulheres de Deus que desempenharam papéis importantes na missão, como Barnabé, Pedro, Silas, Filipe, João Marcos, Apolo, Áquila e Priscila.
5. Filipe como Primeiro Missionário Transcultural para um Africano:
- Destaque para o Diácono-Evangelista Filipe: O texto ressalta o papel pioneiro de Filipe como o primeiro missionário transcultural enviado para pregar a um africano. Esse episódio é registrado em Atos 8:26-30, quando Filipe evangeliza o eunuco etíope.
O texto enfatiza a expansão missionária da primeira igreja após o derramamento do Espírito Santo. Atos dos Apóstolos é elogiado por sua precisão e detalhamento ao relatar esses eventos cruciais. Paulo é reconhecido como o maior missionário da Igreja Primitiva, mas também são destacados outros servos notáveis que desempenharam papéis importantes na missão. O episódio de Filipe evangelizando o eunuco etíope destaca a natureza transcultural da missão cristã. Embora não haja citações específicas de autores cristãos, a narrativa é consistentemente corroborada pelos relatos históricos e teológicos da expansão da igreja primitiva.
Comentários por Hubner Braz
1. Expansão Missionária da Primeira Igreja:
- Envolvimento de Todos os Discípulos: O texto destaca que, após serem cheios do Espírito Santo, os discípulos foram capacitados a compartilhar o Evangelho além das fronteiras da Palestina. Isso resultou em uma expansão missionária significativa da igreja primitiva.
2. Atos dos Apóstolos como Registro Detalhado:
- Precisão e Detalhamento de Atos dos Apóstolos: O livro de Atos é elogiado por sua precisão e detalhamento ao relatar o avanço missionário da igreja do primeiro século. Isso é crucial para entendermos o impacto da obra missionária naquela época.
3. Papel Pioneiro de Paulo na Missão:
- Paulo como o Maior Missionário da Igreja Primitiva: O texto menciona Paulo como o maior missionário da Igreja Primitiva. Ele foi um instrumento essencial na expansão do Evangelho, estabelecendo igrejas em várias províncias romanas.
- Referência a 1 Coríntios 16:8-9: Este versículo destaca a disposição de Paulo para permanecer em Éfeso para uma obra significativa, apesar dos desafios e oposições.
4. Contribuição de Outros Missionários:
- Outros Servos Notáveis: Além de Paulo, o texto menciona outros homens e mulheres de Deus que desempenharam papéis importantes na missão, como Barnabé, Pedro, Silas, Filipe, João Marcos, Apolo, Áquila e Priscila.
5. Filipe como Primeiro Missionário Transcultural para um Africano:
- Destaque para o Diácono-Evangelista Filipe: O texto ressalta o papel pioneiro de Filipe como o primeiro missionário transcultural enviado para pregar a um africano. Esse episódio é registrado em Atos 8:26-30, quando Filipe evangeliza o eunuco etíope.
O texto enfatiza a expansão missionária da primeira igreja após o derramamento do Espírito Santo. Atos dos Apóstolos é elogiado por sua precisão e detalhamento ao relatar esses eventos cruciais. Paulo é reconhecido como o maior missionário da Igreja Primitiva, mas também são destacados outros servos notáveis que desempenharam papéis importantes na missão. O episódio de Filipe evangelizando o eunuco etíope destaca a natureza transcultural da missão cristã. Embora não haja citações específicas de autores cristãos, a narrativa é consistentemente corroborada pelos relatos históricos e teológicos da expansão da igreja primitiva.
3- “Deus não faz acepção de pessoas”. O apóstolo Pedro, um missionário cheio do Espírito Santo, reconheceu que todos os seres humanos são alvos do amor de Deus (At 10.34.35; 11.17,18). De perseguidor dos cristãos, Paulo se tornou o Apóstolo dos gentios (At 9.15,16, 1 Tm 2,7; Tt 2.11). O apóstolo João relata que Deus se interessa pela salvação de todos os homens (Ap 5.9,10,13; 7.9; 11.15). Com esse entendimento a respeito da natureza ilimitada do plano de salvação de Deus para os homens, e impulsionada pelo Espírito Santo, a Missão da primeira igreja atingiria a escala mundial. Podemos ver isso no ministério de Pedro com o centurião Cornélio (At 10), o trabalho de Filipe (At 8), a igreja missionária em Antioquia (At 13.1-3). bem como em Roma e outras regiões longínquas com o ministério apostólico de Paulo (Rm 15.22-29).
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Deus Não Faz Acepção de Pessoas:
- Princípio de Igualdade na Salvação: A afirmação "Deus não faz acepção de pessoas" destaca um princípio central na teologia cristã - a salvação não é limitada por raça, nacionalidade ou status social.
- Reconhecimento de Pedro: O apóstolo Pedro, influenciado pelo Espírito Santo, reconheceu essa verdade ao afirmar que todos os seres humanos são alvos do amor de Deus. Isso é registrado em Atos 10:34-35 e 11:17-18.
2. Transformação de Perseguidor a Missionário:
- Transformação de Paulo: O exemplo de Paulo ilustra dramaticamente como alguém pode ser transformado pela graça de Deus. De perseguidor dos cristãos, Paulo se tornou o Apóstolo dos gentios, demonstrando que o plano de salvação de Deus é para todos os povos (Atos 9:15-16, 1 Timóteo 2:7, Tito 2:11).
3. Interesse de Deus na Salvação de Todos:
- Apóstolo João e a Visão Apocalíptica: O apóstolo João, na visão apocalíptica registrada no Livro de Apocalipse, destaca o interesse de Deus na salvação de todas as pessoas (Apocalipse 5:9-10, 5:13, 7:9, 11:15).
4. Impulso da Primeira Igreja para a Missão Global:
- Ministério de Pedro com Cornélio: O encontro entre Pedro e o centurião Cornélio em Atos 10 é um exemplo poderoso de como a igreja primitiva começou a compreender a universalidade do Evangelho.
- Trabalho de Filipe em Samaria e o Etíope: Filipe, ao evangelizar os samaritanos (Atos 8) e o eunuco etíope (Atos 8:26-30), demonstrou a extensão da missão da igreja para além das fronteiras da Palestina.
- Igreja Missionária em Antioquia e o Ministério de Paulo: A igreja em Antioquia (Atos 13:1-3) e o ministério apostólico de Paulo em Roma e outras regiões distantes (Romanos 15:22-29) são exemplos vívidos do alcance global da missão da primeira igreja.
O texto destaca a universalidade da salvação, enfatizando que Deus não faz acepção de pessoas. Isso é demonstrado através das transformações de vidas como a de Paulo, do reconhecimento de Pedro, e das visões apocalípticas de João. A missão da primeira igreja abraçou essa visão global, como evidenciado nos ministérios de Pedro, Filipe e especialmente no apostolado de Paulo. Essa compreensão bíblica e impulsionada pelo Espírito Santo levou a igreja primitiva a alcançar uma escala mundial em sua missão. Embora não sejam citadas frases de autores cristãos específicos, o princípio da universalidade da salvação é uma doutrina central na teologia cristã, confirmada por muitos teólogos ao longo da história.
Comentários por Hubner Braz
1. Deus Não Faz Acepção de Pessoas:
- Princípio de Igualdade na Salvação: A afirmação "Deus não faz acepção de pessoas" destaca um princípio central na teologia cristã - a salvação não é limitada por raça, nacionalidade ou status social.
- Reconhecimento de Pedro: O apóstolo Pedro, influenciado pelo Espírito Santo, reconheceu essa verdade ao afirmar que todos os seres humanos são alvos do amor de Deus. Isso é registrado em Atos 10:34-35 e 11:17-18.
2. Transformação de Perseguidor a Missionário:
- Transformação de Paulo: O exemplo de Paulo ilustra dramaticamente como alguém pode ser transformado pela graça de Deus. De perseguidor dos cristãos, Paulo se tornou o Apóstolo dos gentios, demonstrando que o plano de salvação de Deus é para todos os povos (Atos 9:15-16, 1 Timóteo 2:7, Tito 2:11).
3. Interesse de Deus na Salvação de Todos:
- Apóstolo João e a Visão Apocalíptica: O apóstolo João, na visão apocalíptica registrada no Livro de Apocalipse, destaca o interesse de Deus na salvação de todas as pessoas (Apocalipse 5:9-10, 5:13, 7:9, 11:15).
4. Impulso da Primeira Igreja para a Missão Global:
- Ministério de Pedro com Cornélio: O encontro entre Pedro e o centurião Cornélio em Atos 10 é um exemplo poderoso de como a igreja primitiva começou a compreender a universalidade do Evangelho.
- Trabalho de Filipe em Samaria e o Etíope: Filipe, ao evangelizar os samaritanos (Atos 8) e o eunuco etíope (Atos 8:26-30), demonstrou a extensão da missão da igreja para além das fronteiras da Palestina.
- Igreja Missionária em Antioquia e o Ministério de Paulo: A igreja em Antioquia (Atos 13:1-3) e o ministério apostólico de Paulo em Roma e outras regiões distantes (Romanos 15:22-29) são exemplos vívidos do alcance global da missão da primeira igreja.
O texto destaca a universalidade da salvação, enfatizando que Deus não faz acepção de pessoas. Isso é demonstrado através das transformações de vidas como a de Paulo, do reconhecimento de Pedro, e das visões apocalípticas de João. A missão da primeira igreja abraçou essa visão global, como evidenciado nos ministérios de Pedro, Filipe e especialmente no apostolado de Paulo. Essa compreensão bíblica e impulsionada pelo Espírito Santo levou a igreja primitiva a alcançar uma escala mundial em sua missão. Embora não sejam citadas frases de autores cristãos específicos, o princípio da universalidade da salvação é uma doutrina central na teologia cristã, confirmada por muitos teólogos ao longo da história.
SINOPSE II
O Espírito Santo impulsiona a igreja para fazer Missões, de modo a buscar os povos não alcançados.
III- A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E A OBRA MISSIONÁRIA
1- A função do Espírito na obra missionária. Dentre as muitas funções do Espírito Santo estão as de ungir, inspirar, separar e enviar homens e mulheres para os quatro cantos da terra como missionários do Senhor. Por isso, a obra missionária é uma tarefa ligada à ação exclusiva do Espírito Santo. Vemos esse princípio com o nosso Senhor Jesus, que foi ungido pelo Espírito Santo para o exercício do seu ministério (Is 61.1-3; Lc 4.17-20). Em outro momento, o Espírito Santo não permitiu que os apóstolos ficassem envolvidos com problemas sociais e quaisquer outras atividades que não fosse a evangelização (At 6.1-4). Os cristãos primitivos, por seu turno, eram fiéis em suas contribuições (At 4.32), o que proporcionava condições para que os apóstolos tivessem mais ousadia e poder do Espírito Santo para pregar a Palavra de Deus (At 9.31).
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Função do Espírito na Obra Missionária:
- Ungir, Inspirar, Separar e Enviar: O Espírito Santo desempenha diversas funções, e uma delas é capacitar, inspirar e enviar homens e mulheres como missionários para proclamar o Evangelho em todo o mundo.
- Obra Missionária Ligada à Ação Exclusiva do Espírito Santo: A obra missionária não é apenas uma atividade humana, mas está intrinsecamente ligada à ação exclusiva do Espírito Santo. Ele é o impulsionador e capacitador da missão.
2. Exemplos Bíblicos:
- Ungir de Jesus pelo Espírito Santo: Jesus é um exemplo primordial. Ele foi ungido pelo Espírito Santo para o exercício do Seu ministério, como profetizado em Isaías 61:1-3 e cumprido em Lucas 4:17-20.
- Atuação Direcionada pelo Espírito Santo: Em Atos 6:1-4, vemos o Espírito Santo direcionando os apóstolos para focarem na evangelização e não se envolverem em questões sociais, demonstrando a orientação específica do Espírito na obra missionária.
- Contribuições dos Cristãos Primitivos: Os cristãos primitivos eram fiéis em suas contribuições, o que proporcionava condições para os apóstolos pregarem com mais ousadia e poder do Espírito Santo (Atos 4:32; 9:31).
3. Frases de Autores Cristãos:
- Um exemplo de uma frase de autor cristão que corrobora esse entendimento é de William Carey, conhecido como o pai do moderno movimento missionário: "Espere grandes coisas de Deus; tente grandes coisas para Deus."
4. Raiz Hebraica e Grega:
- Ungir (מָשַׁח, mashach): A raiz hebraica "mashach" é usada frequentemente para se referir à unção de líderes, profetas e reis no Antigo Testamento.
O texto ressalta a função crucial do Espírito Santo na obra missionária. Ele capacita, inspira, separa e envia homens e mulheres para proclamar o Evangelho em todo o mundo. Exemplos bíblicos, como a unção de Jesus, a orientação dos apóstolos e a fidelidade dos cristãos primitivos, demonstram essa realidade. A frase de William Carey enfatiza a confiança na capacitação divina para a missão. A raiz hebraica "mashach" sublinha a prática da unção em contextos bíblicos. Portanto, a obra missionária é, em última análise, uma resposta à liderança e capacitação do Espírito Santo. Essa compreensão é essencial para a eficácia e relevância da missão da igreja em todos os tempos.
Comentários por Hubner Braz
1. Função do Espírito na Obra Missionária:
- Ungir, Inspirar, Separar e Enviar: O Espírito Santo desempenha diversas funções, e uma delas é capacitar, inspirar e enviar homens e mulheres como missionários para proclamar o Evangelho em todo o mundo.
- Obra Missionária Ligada à Ação Exclusiva do Espírito Santo: A obra missionária não é apenas uma atividade humana, mas está intrinsecamente ligada à ação exclusiva do Espírito Santo. Ele é o impulsionador e capacitador da missão.
2. Exemplos Bíblicos:
- Ungir de Jesus pelo Espírito Santo: Jesus é um exemplo primordial. Ele foi ungido pelo Espírito Santo para o exercício do Seu ministério, como profetizado em Isaías 61:1-3 e cumprido em Lucas 4:17-20.
- Atuação Direcionada pelo Espírito Santo: Em Atos 6:1-4, vemos o Espírito Santo direcionando os apóstolos para focarem na evangelização e não se envolverem em questões sociais, demonstrando a orientação específica do Espírito na obra missionária.
- Contribuições dos Cristãos Primitivos: Os cristãos primitivos eram fiéis em suas contribuições, o que proporcionava condições para os apóstolos pregarem com mais ousadia e poder do Espírito Santo (Atos 4:32; 9:31).
3. Frases de Autores Cristãos:
- Um exemplo de uma frase de autor cristão que corrobora esse entendimento é de William Carey, conhecido como o pai do moderno movimento missionário: "Espere grandes coisas de Deus; tente grandes coisas para Deus."
4. Raiz Hebraica e Grega:
- Ungir (מָשַׁח, mashach): A raiz hebraica "mashach" é usada frequentemente para se referir à unção de líderes, profetas e reis no Antigo Testamento.
O texto ressalta a função crucial do Espírito Santo na obra missionária. Ele capacita, inspira, separa e envia homens e mulheres para proclamar o Evangelho em todo o mundo. Exemplos bíblicos, como a unção de Jesus, a orientação dos apóstolos e a fidelidade dos cristãos primitivos, demonstram essa realidade. A frase de William Carey enfatiza a confiança na capacitação divina para a missão. A raiz hebraica "mashach" sublinha a prática da unção em contextos bíblicos. Portanto, a obra missionária é, em última análise, uma resposta à liderança e capacitação do Espírito Santo. Essa compreensão é essencial para a eficácia e relevância da missão da igreja em todos os tempos.
2- O Espírito Santo capacita para a obra. O Espírito Santo é quem escolhe e envia missionários para anunciarem as Boas-Novas de salvação ao mundo (At 8.29; 13.2; 20.28). Em Atos 16, temos uma revelação clara de como o Espírito Santo deseja que a ação missionária seja realizada (At 16.4-7). Nesse sentido, o Espírito Santo também é o instrutor dos ministros da Palavra de Deus no exercício da proclamação da mensagem no campo missionário (1 Co 2.1-18). Não por acaso, a ação do poder do Espírito Santo na Igreja é a característica mais surpreendente no livro de Atos, a ponto de o livro ter sido chamado de “Os Atos do Espírito Santo”. Tanto o ministério público de Jesus quanto o ministério público da Igreja Primitiva foram iniciados sob a experiência do Espírito Santo.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. Capacitação do Espírito Santo para a Obra:
- Escolha e Envio por parte do Espírito Santo: O Espírito Santo desempenha um papel ativo na escolha e envio de missionários para proclamarem as Boas-Novas de salvação ao mundo. Isso é evidenciado em passagens como Atos 8:29, 13:2 e 20:28.
- Revelação na Missão (Atos 16:4-7): Atos 16 oferece uma clara revelação de como o Espírito Santo orienta a ação missionária. Ele guia os missionários em relação aos lugares e direções específicas a seguir.
2. Instrução do Espírito na Proclamação da Mensagem:
- O Espírito Santo como Instrutor na Pregação (1 Coríntios 2:1-18): A passagem em 1 Coríntios 2 destaca o papel do Espírito Santo como o instrutor dos ministros da Palavra de Deus na proclamação da mensagem, fornecendo sabedoria espiritual e discernimento.
3. Atos: "Os Atos do Espírito Santo":
- O Livro de Atos e a Ação do Espírito Santo: O livro de Atos é notável pela proeminência da ação do Espírito Santo na igreja primitiva. Ele é frequentemente chamado de "Os Atos do Espírito Santo" devido à sua ênfase nesta dimensão espiritual.
4. Frase de Autores Cristãos:
- "A igreja de Cristo nunca foi planejada para ser uma organização, mas sim um organismo, atuando pelo poder do Espírito Santo." - A.W. Tozer.
5. Raiz Grega:
- Espírito Santo (Πνεῦμα Ἅγιον, Pneuma Hagion): A raiz grega "Pneuma" significa "espírito" e "Hagion" significa "santo". Juntas, formam "Espírito Santo", denotando a terceira pessoa da Trindade.
O texto destaca a ativa participação do Espírito Santo na obra missionária. Ele não apenas escolhe e envia missionários, mas também fornece orientação específica, como visto em Atos 16. Além disso, o Espírito Santo instrui os ministros da Palavra, dando-lhes sabedoria espiritual. O livro de Atos é notável por sua ênfase na ação do Espírito Santo na igreja primitiva, o que levou à sua designação como "Os Atos do Espírito Santo". A frase de A.W. Tozer sublinha a importância do poder do Espírito na vida da igreja. A raiz grega "Pneuma Hagion" reforça a natureza divina do Espírito Santo. Portanto, a obra missionária é uma resposta à orientação e capacitação do Espírito Santo, demonstrando a vitalidade e eficácia da missão da igreja em todo o mundo.
Comentários por Hubner Braz
1. Capacitação do Espírito Santo para a Obra:
- Escolha e Envio por parte do Espírito Santo: O Espírito Santo desempenha um papel ativo na escolha e envio de missionários para proclamarem as Boas-Novas de salvação ao mundo. Isso é evidenciado em passagens como Atos 8:29, 13:2 e 20:28.
- Revelação na Missão (Atos 16:4-7): Atos 16 oferece uma clara revelação de como o Espírito Santo orienta a ação missionária. Ele guia os missionários em relação aos lugares e direções específicas a seguir.
2. Instrução do Espírito na Proclamação da Mensagem:
- O Espírito Santo como Instrutor na Pregação (1 Coríntios 2:1-18): A passagem em 1 Coríntios 2 destaca o papel do Espírito Santo como o instrutor dos ministros da Palavra de Deus na proclamação da mensagem, fornecendo sabedoria espiritual e discernimento.
3. Atos: "Os Atos do Espírito Santo":
- O Livro de Atos e a Ação do Espírito Santo: O livro de Atos é notável pela proeminência da ação do Espírito Santo na igreja primitiva. Ele é frequentemente chamado de "Os Atos do Espírito Santo" devido à sua ênfase nesta dimensão espiritual.
4. Frase de Autores Cristãos:
- "A igreja de Cristo nunca foi planejada para ser uma organização, mas sim um organismo, atuando pelo poder do Espírito Santo." - A.W. Tozer.
5. Raiz Grega:
- Espírito Santo (Πνεῦμα Ἅγιον, Pneuma Hagion): A raiz grega "Pneuma" significa "espírito" e "Hagion" significa "santo". Juntas, formam "Espírito Santo", denotando a terceira pessoa da Trindade.
O texto destaca a ativa participação do Espírito Santo na obra missionária. Ele não apenas escolhe e envia missionários, mas também fornece orientação específica, como visto em Atos 16. Além disso, o Espírito Santo instrui os ministros da Palavra, dando-lhes sabedoria espiritual. O livro de Atos é notável por sua ênfase na ação do Espírito Santo na igreja primitiva, o que levou à sua designação como "Os Atos do Espírito Santo". A frase de A.W. Tozer sublinha a importância do poder do Espírito na vida da igreja. A raiz grega "Pneuma Hagion" reforça a natureza divina do Espírito Santo. Portanto, a obra missionária é uma resposta à orientação e capacitação do Espírito Santo, demonstrando a vitalidade e eficácia da missão da igreja em todo o mundo.
3- Deus age por meio do Espírito Santo. Na obra “Verdades Pentecostais” (CPAD), o pastor Antonio Gilberto descreve a assistência do Espírito Santo na obra missionária. Ele mostra que o Espírito Santo escolhe, envia, capacita e direciona os evangelizadores. É o que observamos no livro dos Atos dos Apóstolos, quando o Espírito Santo age na vida da Igreja. Ali, fica claro que o Deus da Bíblia não é o deísta, isto é, impessoal, que se encontra longe do seu povo, mas Ele intervém de modo que deseja estabelecer um relacionamento vivo com a sua Igreja pelo poder ativo do Espírito Santo (At 17.28-30). Assim, a Igreja que dá espaço para a atuação do Espírito Santo será um celeiro de evangelismo, com eficácia e direção divina. Portanto, essa perspectiva de atividade do Espírito direta na obra missionária é uma ênfase dos pentecostais.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. A Ação de Deus por Meio do Espírito Santo:
- Assistência do Espírito Santo na Obra Missionária: O pastor Antonio Gilberto, no livro "Verdades Pentecostais", destaca a atuação do Espírito Santo na obra missionária, enfatizando que Ele é quem escolhe, envia, capacita e direciona os evangelizadores.
- Intervenção Ativa de Deus na Vida da Igreja: O livro de Atos dos Apóstolos ilustra claramente como o Espírito Santo age na vida da igreja. Deus não é um Deus distante e impessoal, mas Ele intervém de forma ativa para estabelecer um relacionamento vivo com Sua igreja por meio do poder do Espírito Santo.
2. Citação do Livro "Verdades Pentecostais":
- Fonte do Conteúdo: A citação do livro "Verdades Pentecostais" deixa claro que o ensino sobre a ação do Espírito Santo na obra missionária é uma ênfase dentro da tradição pentecostal.
3. Referência Bíblica - Atos 17:28-30:
- Deus como o Deus Ativo e Pessoal: A passagem em Atos 17:28-30 destaca que Deus não é um Deus deísta, distante e impessoal, mas sim um Deus ativo e pessoal que busca um relacionamento vivo com Sua criação.
4. Frase de Autor Cristão:
- "O Espírito Santo é o grande missionário da Igreja. Ele capacita, guia e dirige a obra missionária para alcançar os confins da terra." - John Stott.
O texto ressalta a atuação direta de Deus por meio do Espírito Santo na obra missionária. Isso inclui a escolha, envio, capacitação e direcionamento dos evangelizadores. A citação do livro "Verdades Pentecostais" sublinha a importância dessa perspectiva na tradição pentecostal. A passagem em Atos 17:28-30 enfatiza a natureza ativa e pessoal de Deus. A frase de John Stott destaca o papel central do Espírito Santo como o grande missionário da igreja. A raiz grega "Pneuma Hagion" reforça a natureza divina do Espírito Santo. Portanto, a igreja que permite a atuação do Espírito Santo se torna um celeiro de evangelismo, experimentando eficácia e direção divina em sua missão.
Comentários por Hubner Braz
1. A Ação de Deus por Meio do Espírito Santo:
- Assistência do Espírito Santo na Obra Missionária: O pastor Antonio Gilberto, no livro "Verdades Pentecostais", destaca a atuação do Espírito Santo na obra missionária, enfatizando que Ele é quem escolhe, envia, capacita e direciona os evangelizadores.
- Intervenção Ativa de Deus na Vida da Igreja: O livro de Atos dos Apóstolos ilustra claramente como o Espírito Santo age na vida da igreja. Deus não é um Deus distante e impessoal, mas Ele intervém de forma ativa para estabelecer um relacionamento vivo com Sua igreja por meio do poder do Espírito Santo.
2. Citação do Livro "Verdades Pentecostais":
- Fonte do Conteúdo: A citação do livro "Verdades Pentecostais" deixa claro que o ensino sobre a ação do Espírito Santo na obra missionária é uma ênfase dentro da tradição pentecostal.
3. Referência Bíblica - Atos 17:28-30:
- Deus como o Deus Ativo e Pessoal: A passagem em Atos 17:28-30 destaca que Deus não é um Deus deísta, distante e impessoal, mas sim um Deus ativo e pessoal que busca um relacionamento vivo com Sua criação.
4. Frase de Autor Cristão:
- "O Espírito Santo é o grande missionário da Igreja. Ele capacita, guia e dirige a obra missionária para alcançar os confins da terra." - John Stott.
O texto ressalta a atuação direta de Deus por meio do Espírito Santo na obra missionária. Isso inclui a escolha, envio, capacitação e direcionamento dos evangelizadores. A citação do livro "Verdades Pentecostais" sublinha a importância dessa perspectiva na tradição pentecostal. A passagem em Atos 17:28-30 enfatiza a natureza ativa e pessoal de Deus. A frase de John Stott destaca o papel central do Espírito Santo como o grande missionário da igreja. A raiz grega "Pneuma Hagion" reforça a natureza divina do Espírito Santo. Portanto, a igreja que permite a atuação do Espírito Santo se torna um celeiro de evangelismo, experimentando eficácia e direção divina em sua missão.
SINOPSE III
Para os pentecostais, o Espírito Santo é indispensável à tarefa da obra missionária.
AUXÍLIO MISSIOLÓGICO
CONCLUSÃO
Nesta lição, estudamos uma das mais importantes contribuições dos pentecostais para as missões modernas: o poder do Espírito Santo na vida da Igreja. Vimos que assim ocorreu no ministério terreno de Jesus, bem como o ministério terreno da Igreja Primitiva. Tudo isso nos mostra que é indispensável para qualquer projeto missionário que toda obra comece e termine sob o poder e direção do Espírito Santo. É essa presença santa que garante o sucesso e eficácia da obra missionária em pleno século XXI.
COMENTÁRIO EXTRA: Comentários por Hubner Braz
1. A Importância do Poder do Espírito Santo nas Missões:
- Contribuição dos Pentecostais para as Missões Modernas: A lição destaca a contribuição dos pentecostais ao enfatizar o papel crucial do Espírito Santo na vida da igreja em relação à missão.
- Continuidade do Poder do Espírito Santo: O texto ressalta que essa dinâmica do Espírito Santo não foi exclusiva do ministério de Jesus, mas também caracterizou a Igreja Primitiva.
2. Indispensabilidade da Presença do Espírito Santo:
- Início e Término Sob o Poder do Espírito Santo: A conclusão enfatiza que é indispensável que qualquer projeto missionário comece e termine sob a influência e direção do Espírito Santo.
- Garantia de Sucesso e Eficácia: A presença santa do Espírito Santo é vista como a garantia do sucesso e eficácia da obra missionária, mesmo nos desafios do século XXI.
3. Frase de Autor Cristão:
- "O Espírito Santo não é um recurso a ser usado, mas uma Pessoa a ser amada." - A.W. Tozer.
A conclusão ressalta a centralidade do poder do Espírito Santo nas missões. Destaca-se a continuidade dessa dinâmica desde o ministério de Jesus até a Igreja Primitiva. A frase de A.W. Tozer enfatiza a natureza pessoal do Espírito Santo. A raiz grega "Pneuma Hagion" sublinha a santidade e divindade do Espírito Santo. Portanto, a presença e direção do Espírito Santo são essenciais para o sucesso e eficácia da obra missionária, não apenas nos tempos bíblicos, mas também nos desafios do século XXI.
Comentários por Hubner Braz
1. A Importância do Poder do Espírito Santo nas Missões:
- Contribuição dos Pentecostais para as Missões Modernas: A lição destaca a contribuição dos pentecostais ao enfatizar o papel crucial do Espírito Santo na vida da igreja em relação à missão.
- Continuidade do Poder do Espírito Santo: O texto ressalta que essa dinâmica do Espírito Santo não foi exclusiva do ministério de Jesus, mas também caracterizou a Igreja Primitiva.
2. Indispensabilidade da Presença do Espírito Santo:
- Início e Término Sob o Poder do Espírito Santo: A conclusão enfatiza que é indispensável que qualquer projeto missionário comece e termine sob a influência e direção do Espírito Santo.
- Garantia de Sucesso e Eficácia: A presença santa do Espírito Santo é vista como a garantia do sucesso e eficácia da obra missionária, mesmo nos desafios do século XXI.
3. Frase de Autor Cristão:
- "O Espírito Santo não é um recurso a ser usado, mas uma Pessoa a ser amada." - A.W. Tozer.
A conclusão ressalta a centralidade do poder do Espírito Santo nas missões. Destaca-se a continuidade dessa dinâmica desde o ministério de Jesus até a Igreja Primitiva. A frase de A.W. Tozer enfatiza a natureza pessoal do Espírito Santo. A raiz grega "Pneuma Hagion" sublinha a santidade e divindade do Espírito Santo. Portanto, a presença e direção do Espírito Santo são essenciais para o sucesso e eficácia da obra missionária, não apenas nos tempos bíblicos, mas também nos desafios do século XXI.
REVISANDO O CONTEÚDO
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