LIÇÃO 6 - PRATICANDO A MISERICÓRDIA | 4º Trimestre de 2023 | EBD PRÉ-ADOLESCENTES

4o Trimestre de 2023 – CPAD – PRÉ-ADOLESCENTES Preservando os valores cristãos |  Comentarist...

4o Trimestre de 2023CPADPRÉ-ADOLESCENTES

Preservando os valores cristãos | Comentarista: Davilene Herculano 

OBSERVAÇÃO
O subsídio da lição pré adolescentes, não é um comentário da lição da revista, mas sim, textos adicionais que podem ser usados para complementar a elaboração da aula.

Alguns textos são de cunho pessoal, e outros de pesquisas, subsídios de outras faixas etárias, com suas respectivas fontes.

Cabe ao professor, com a revista e os textos de subsídio em mãos, anotar os pontos mais importantes para serem abordados em aula, tendo sempre em mente alcançar os objetivos da lição.

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje explicaremos aos adolescentes que misericórdia é uma virtude que vem do Criador de todas as coisas.

Vamos também ressaltar que o Senhor Jesus exemplificou o padrão de compaixão nas muitas ocasiões nas quais compreendia

a dor do próximo. Por fim, entenderemos que o exercício da misericórdia é natural para o salvo, independente do pensamento

egoísta cultivado pelo mundo e que há recompensa certa para aqueles que usam de misericórdia com o próximo.

I – A BÍBLIA DIZ

“Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia dela” (Mateus 5.7)

A vida é semelhante a uma semeadura. Tudo que fazemos de coração é registrado por Deus que, no tempo

certo, dá a recompensa. O evangelista Mateus narra o discurso do próprio Jesus afirmando que Deus terá

misericórdia daqueles que cultivam esse sentimento pelos outros. Portanto, há felicidade garantida para os

misericordiosos.

II – AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Caro(a) professor(a), converse com os alunos sobre a importância de o cristão pensar no bem estar do seu próximo. Mostre que a compaixão pelas pessoas deve ser encarada como fundamental para vivermos neste mundo como verdadeiros discípulos de Cristo.

Pergunte se participam ou conhecem algum projeto social. Aproveite para apresentá-los os projetos sociais da nossa igreja, em especial o Projeto Samuel, desenvolvido em todos os Centros Vidas e que atendem crianças e adolescentes, entre 3 e 18 anos, sem discriminação de raça, sexo e confissão religiosa, em situação de vulnerabilidade social. Através das atividades socioeducativas, o Projeto promove oportunidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades inatas, em horários alternados aos da escola formal. Para mais informações sobre o Projeto Samuel, o(a) professor(a) pode acessar https://www.fundacaoaio.org.br/projeto-samuel. Finalize esse momento lembrando para os alunos que, mesmo aqueles que não podem contribuir financeiramente com um projeto social, mas podem orar e interceder para que Deus desperte e dê condições para outros contribuam.

III – COMENTÁRIO DA LIÇÃO

Alguns dos ensinos de Jesus, como amar o próximo tanto quanto a nós mesmos, amar os nossos inimigos, fazer aos outros o que desejamos que nos façam, ficam de tal modo acima de nossa natureza egoísta que nos habituamos a escusar-nos de sequer tentar viver esses ensinos, dizendo que Jesus decerto sabia que estava pondo diante de nós ideais impraticáveis e impossíveis. Mas Deus se coloca como modelo para nós, sendo misericordioso conosco e perdoando os nossos pecados, por mais terríveis que nos possam parecer.

3.1 Deus é misericordioso. “A misericórdia de Deus é a divina bondade em ação com respeito às misérias de suas criaturas, bondade que se comove a favor deles, provendo o seu alívio, e, no caso de pecadores impenitentes, demonstrando paciência longânima” (Hodges). (Tt 3.5; Lm. 3.22; Dn. 9.9; Jr 3.12; Sl. 32.5). Uma das mais belas descrições da misericórdia de Deus encontra-se no Salmo 103.8-18. O conhecimento de sua misericórdia toma-se a base da esperança (Sl.130.7) como também da confiança (Sl. 52.8). A misericórdia de Deus manifestou-se de maneira eloquente ao enviar Cristo ao mundo (Lc. 1.78.) para sofrer e morrer como maldito em nosso lugar.

3.2 Quem confessa e deixa alcança a misericórdia de Deus. A confissão dos pecados corresponde a uma das etapas do processo de restauração do pecador. No Salmo 51, à medida que Davi admite e detalha para Deus o mal que havia praticado, o Senhor atenta para a sua triste condição. A Bíblia ressalta: “Quem encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e abandona alcançará misericórdia” (Pv 28.13). Deus está atento à impossibilidade de o pecador alcançar a remissão dos seus pecados por conta própria, por isso nos oferece a sua misericórdia, como resposta ao coração quebrantado e contrito (Sl. 51.17).

IV – JESUS TEVE COMPAIXÃO

4.1 O cuidado de Jesus com os pobres. Jesus, o Filho de Deus sempre olhou atentamente para os pobres e os socorreu em suas necessidades. Quando Ele veio ao mundo, a Palestina enfrentava graves problemas sociais e econômicos, por isso, muitos procuravam Jesus para ter o que comer (Jo 6.26). O Mestre não fazia distinção alguma entre as pessoas, Jesus expulsava os demônios, curava os enfermos, anunciava a mensagem da salvação e ajudava os carentes. Enfim, Ele olhava as pessoas como um todo, procurando satisfazer suas necessidades físicas (curando-as) e espirituais (libertando-as da opressão do Diabo). Tudo isso Ele fazia por amor (Jo 3.16).

4.2 O amor de Deus e o amor a Deus. O percurso apresentado por Jesus é: o amor divino por nós, que veio primeiro lógica e temporalmente, impulsiona-nos a amar a Deus acima de tudo e todos; depois, como num processo inevitável, vivenciamos a experiência da prática do amor ao próximo, que só é possível se cada um de nós compreendermo-nos como alcançados pelo amor que vem do Céu. Nossa vocação molda nosso ser para que sejamos capazes de cumprir a precípua razão de nossa existência: adorar a Deus servindo uns aos outros. O amor anunciado na cruz já surge comunitário, dadivoso, responsável pelo acolhimento dos outros. Amar como nos ensina Jesus Cristo é entregar-se voluntariamente para fazer o bem.

4.3 Nosso exemplo de compaixão. Como nosso grande modelo e exemplo, Cristo conclama-nos a ser promotores de tudo aquilo que se constitui como bondade. Assim, aprendemos que não somos meros seres passivos receptores da graça de Deus, também devemos ser prontos agentes da benignidade em nossa sociedade.

V – OS MISERICORDIOSOS ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA

5.1 Temos que ver as pessoas do modo como Deus vê (Ex. 2.11,12). Moisés não entendeu completamente a sua missão quando ele interveio primeiro no incidente dos escravos hebreus, mas ele não poderia apenas sentar e permitir que a agressão continuasse. Aquelas pessoas que estavam sendo maltratadas não eram, necessariamente, amigas de Moisés ou até mesmo conhecidas, mas eram pessoas, e isso era o bastante. Eles não mereceriam ser maltratados. Podemos nos tornar facilmente tão focados em nossas próprias vidas que nem gastamos um tempo para dar uma olhada ao nosso redor e ver o sofrimento em nosso mundo. Como a multidão de egípcios que caminhavam sem se preocupar com o sofrimento dos hebreus, podemos ser culpados de caminhar entre as massas sem nos identificar com as suas lutas.

5.2. Vendo as Pessoas com os Olhos de Deus. O primeiro passo para ver as pessoas com os olhos de Deus é ver a si mesmo com os olhos de Deus. Frequentemente, nossa visão distorcida de nós mesmos leva-nos a sermos excessivamente críticos dos outros. E impossível amar as pessoas corretamente se você não aprendeu a amar a si mesmo de uma maneira saudável (Mt. 7.12).

5.3. Importa agradar a Deus (Ef. 6.6). Se você alcança os excluídos em sua comunidade, acabará enfrentando um pouco de resistência de pessoas de dentro da sua igreja. Em pouco tempo, sua reputação pode ser questionada e você pode até mesmo perder um pouco de sua influência. Mas em longo prazo, você será abençoado pelo sorriso de seu Pai celestial e pela multidão de indivíduos que foram uma vez amarrados, mas que agora estão livres. No fim, não importa realmente como as pessoas reagem às nossas escolhas, contanto que nossas escolhas agradem a Deus.

CONCLUSÃO

Bem-aventurados, ou felizes, os misericordiosos. É exatamente o oposto dos padrões do mundo, segundo parece. Mas em cada caso a felicidade não está propriamente no infortúnio, mas nas recompensas gloriosas do futuro. O Céu, para Jesus que o conhecia, era tão infinitamente superior à vida terrena, que Ele considerava uma benção qualquer condição que tornasse mais vivo o desejo de entrar no Céu. Assim há uma garantia de felicidade para aqueles que usam de misericórdia com o seu próximo. O próprio Deus terá misericórdia deles, quando passarem por tribulações.

REFERÊNCIAS

• RAYES, Clancy. Propagando a verdade através do ensino. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

• HALLEY, Henry H. Manual Bíblico de Halley. São Paulo: Edições Nova Vida, 1994.

• BRAZIL, Thiago. Imitadores de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

• BUENO, Telma. Encorajamento, instrução e conselho. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

• STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

========#########=======
INDICAÇÃO DE LIVROS PARA DEPARTAMENTO INFÂNTIL

                        

========########========

###### Subsídio parte 2 ############

Texto da lição Lc 6.36-38

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar- vos-ão.
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

A Bíblia diz:

“Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.” Mateus 5.7

Objetivos da lição

Explicar que a misericórdia é uma virtude que vem do criador; Ressaltar que o senhor jesus exemplificou o padrão de compaixão; Entender que o exercício da misericórdia é natural para o salvo.

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏. E nos abençoe doando uma oferta voluntária de qualquer valor no pixpecadorconfesso@hotmail.com

--------------------------------------------------------------

Introdução

Misericórdia significa basicamente um sentimento de compaixão e piedade. É uma palavra muito utilizada em vários contextos diferentes, o que torna seu conceito muito amplo. Diante disso, muitas vezes acaba sendo até difícil definir o que significa misericórdia.

Neste texto, estudaremos um pouco melhor o conceito de misericórdia, e como essa palavra traduz termos amplamente utilizados na Bíblia.

Qual o significado de misericórdia?
Para entendermos o significado de misericórdia na Bíblia, primeiro precisamos considerar algumas coisas importantes no tocante a etimologia da palavra.

No português, a palavra misericórdia vem da junção de duas palavras latinas, no caso, miseratio que deriva de miserere e significa “compaixão“, e cordis que significa “coração“. Logo, misericórdia significa algo como “coração compadecido“, no sentido de ter compaixão pelo sofrimento e a dor de alguém.

Como sabemos, a Bíblia não foi escrita originalmente em latim, e muito menos em português. Portanto, a palavra misericórdia é aplicada para traduzir alguns termos bíblicos empregados nos idiomas originais como veremos a seguir.
Fonte: https://estiloadoracao.com/o-que-significa-misericordia/



1- Deus é misericordioso

O Senhor é misericordioso. Há muitos textos bíblicos que descrevem a grande misericórdia de Deus. Jeremias a descreve assim: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22, 23).

Embora o pecado tenha nos separado de Deus e, por causa da transgressão estivéssemos todos condenados à morte eterna (Romanos 6:23), o Senhor teve misericórdia de nós e enviou Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. Ele sofreu a punição da culpa pelo pecado que nós cometemos sem que Ele tivesse culpa alguma. “Pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).

Por Sua grande misericórdia fomos resgatados pelo sangue que Cristo verteu na cruz. “Não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:18, 19).

A maior revelação da misericórdia de Deus está fato histórico da morte de Jesus em nosso lugar. Foi por misericórdia e amor para com o homem que Cristo condescendeu em tomar sobre Si a natureza humana, deixar o Céu e a adoração dos anjos e morrer injustamente pelo pecador. Como poderíamos apreciar tão grandiosa manifestação de amor e misericórdia? “Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam” (Isaías 30:18).

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem” (Salmos 103:13). A Bíblia diz em Miquéias 7:18: “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.”

Quando desobedecemos, Deus nos dá a Sua misericórdia. O salmista Davi clamou: “Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados” (Salmos 6:2). Se por um lado o pecador humilde e arrependido que confessa o seu pecado recebe o perdão de Deus, o orgulhoso se fecha para a misericórdia divina. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa 

alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13). Sendo assim, os orgulhosos não recebem a misericórdia de Deus.

O exemplo do publicano e do fariseu revela este fato. “Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 18:13-14).

Fonte: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-a-misericordia/

2-Jesus teve compaixão

As palavras hebraicas e gregas traduzidas como “compaixão” na Bíblia significam “ter misericórdia, sentir compaixão e ter pena”. Sabemos que, de acordo com a Bíblia, Deus é “compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade” (Salmos 86:15). Como todos os atributos de Deus, Sua compaixão é infinita e eterna. Suas misericórdias nunca falham; elas se renovam a cada manhã (Lamentações 3:22-23).

Jesus Cristo, o Filho de Deus, exemplificou todos os atributos do Pai, inclusive a Sua compaixão. Quando Jesus viu Seus amigos chorando no túmulo de Lázaro, sentiu compaixão deles e chorou ao seu lado (João 11:33-35). Movido pela compaixão pelo sofrimento dos outros, Jesus curou as grandes multidões que vieram a Ele (Mateus 14:14), bem como indivíduos que buscavam a Sua cura (Marcos 1:40-41).

Quando Ele viu as grandes multidões como ovelhas sem pastor, Sua compaixão levou-o a ensinar-lhes as coisas que os falsos pastores de Israel tinham abandonado. Os sacerdotes e escribas eram orgulhosos e corruptos; eles desprezaram as pessoas comuns e as negligenciaram, mas Jesus teve compaixão delas, e as ensinou e amou.

Quando perguntado qual era o maior mandamento, Jesus respondeu que é amar a Deus com todo nosso coração, alma e entendimento. Entretanto, Ele acrescentou que o segundo mandamento é “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:34-40). O fariseu perguntou a Ele qual é o maior mandamento de Deus, mas Jesus forneceu dois, indicando não apenas o que devemos fazer, mas também como fazê-lo. Amar nosso próximo como a nós mesmos é o resultado natural de nossa devoção amorosa para com Deus.

Primeiro João 3:17 pergunta: "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" Originalmente feito à Sua imagem, o homem é para exemplificar os traços de Deus, inclusive a compaixão.

A partir disso, segue-se que “se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4:20). A Bíblia é clara que a compaixão é um atributo de Deus e do povo de Deus também.
Fonte: https://www.gotquestions.org/Portugues/Biblia-compaixao.html

3- Os misericordiosos alcançaram misericórdia

Todos nós sabemos que Nosso Senhor Jesus Cristo resumiu a lei de Deus em dois grandes mandamentos, a saber: “Amarás o SENHOR, Teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt. 22.37-39). É interessante observarmos que no próprio sermão do monte, especialmente nas bem aventuranças, o Senhor está nos ensinando, de forma bem detalhada e prática, acerca da nossa responsabilidade cristã de amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Embora a palavra amor não apareça nas bem aventuranças, a prática do amor tanto para com Deus quanto para com o nosso próximo é a essência do ensino das bem aventuranças. As quatro primeiras bem aventuranças, por exemplo, apontam especialmente para o nosso relacionamento de amor para com o Nosso Deus.

O crente que ama a Deus reconhece seu pecado e sua necessidade da graça de Deus para ser perdoado; ele se entristece e chora por ter pecado contra o Deus que tanto ama; sendo manso, o crente demonstra seu amor por Deus numa atitude de confiança Nele e também amor pelo próximo não se vingando dele por lhe fazer algum mal; o crente que ama a Deus tem fome e sede de justiça; por causa do seu amor por Deus ele tem prazer em agradá-Lo através de uma vida de obediência aos seus mandamentos.

Na quinta, sexta e sétima bem aventuranças, Jesus tem em mente especialmente o nosso relacionamento de amor com o nosso próximo.

Ele enfatiza nossa responsabilidade cristã de amarmos o nosso próximo como a nós mesmos. Na verdade existem muitas maneiras pelas quais podemos expressar o amor cristão pelo nosso próximo. Nas bem aventuranças Jesus mostra pelo menos três aspectos importantes do amor cristão que devemos ao nosso próximo. Podemos expressar amor pelo nosso próximo sendo misericordioso para com ele; sendo puro de coração, não agindo com falsidade, mas com honestidade em relação a ele; também sendo pacificadores ao cultivar e promover a paz entre os irmãos e para com todos os homens.
Neste sermão vamos tratar especialmente da quinta bem aventurança: “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Atentemos então para o ensino de Cristo contido nesta quinta bem aventurança. Para aprendermos o que o Senhor tem a nos ensinar nesta bem aventurança precisamos saber de duas coisas:


O Significado de Ser Misericordioso.

O Significado de Alcançar Misericórdia. 

1 O significado de ser misericordioso:

Na época em que Jesus exerceu o seu ministério terreno entre os homens, ele encontrava-se rodeado tanto de judeus (seu próprio povo) como também pelos gentios romanos que dominavam o mundo habitado da época. Todos puderam ouvir e ver os ditos e feitos de Jesus. Porém, o evangelho trazido pelo Senhor Jesus para seus discípulos, especificamente o ensino da quinta bem aventurança sobre misericórdia, era totalmente contrário ao pensamento e padrão de vida tanto dos judeus de sua época representados nas pessoas de seus líderes religiosos, bem como dos gentios romanos.

Tanto os judeus quanto os romanos da época de Jesus não conheciam na prática o que era misericórdia. A misericórdia era uma palavra conhecida, mas não praticada. Por diversas vezes, o Senhor teve de censurar os judeus de sua época representados por seus líderes religiosos por causa de sua religião externa, legalista e hipócrita. Em Mateus 23.23 o Senhor lhes repreendeu duramente dizendo: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” Apesar do conhecimento que tinham de todo o Antigo Testamento que ensina claramente e em muitos lugares que Deus é Misericordioso e que ele requer misericórdia do seu povo, eles negligenciaram na prática o exercício da misericórdia em virtude de sua hipocrisia e tradição.

2. O significado de alcançar misericórdia:

Jesus afirma que os misericordiosos são verdadeiramente felizes porque apenas eles alcançarão a misericórdia. Essa é a promessa que ele faz aos misericordiosos. É a consequência de ser misericordioso. Como entender essa maravilhosa promessa do Senhor Jesus Cristo?

Bom, irmãos. Existem dois pensamentos errados quanto à expressão “alcançarão misericórdia”. Vejamos quais são e também o que Jesus quer dizer com esta promessa. Pensamento humanista: Afirma que aquele que é misericordioso alcançará misericórdia das pessoas. Se você faz o bem às pessoas, consequentemente elas também farão o bem a você.

A verdade é que isso nem sempre acontece. E, além disso, Jesus não está pensando nisso nesta bem aventurança. Ele não está falando de alcançar misericórdia das pessoas. O que ele está nos ensinando nesta promessa é que os misericordiosos alcançarão a misericórdia de Deus. Deus é a fonte de toda misericórdia.
As promessas das bem aventuranças expressam a bondade de Deus em abençoar seus filhos. É Deus quem, por sua graça, nos concede o seu reino em Cristo; no seu reino ele nos abençoa com o consolo do perdão dos pecados, com a herança da terra, com a satisfação da sua justiça e também com a sua misericórdia que nos é derramada.
Pensamento romanista: Alcançar a misericórdia de Deus depende de você ser misericordioso. Isso significa que salvação está baseada nas boas obras do homem.

Tal pensamento está totalmente errado, pois não encontra sustentação bíblica. Ele anula a doutrina bíblica da salvação pela graça de Deus conforme o ensino de Efésios 2.8-10. Não mostramos misericórdia para ganhar a salvação de Deus, mas para agradecer-lhe por sua misericórdia que nos alcançou em Cristo. É somente por causa da sua misericórdia sobre nós que podemos ser misericordiosos, pois somos feitura dele para prática das boas obras que ele preparou para que andássemos nela.

Deus nos concede a sua misericórdia tanto nesta vida quanto na vida porvir. Já alcançamos a misericórdia de Deus através do Nosso Senhor Jesus Cristo que agiu em nosso favor, libertando-nos de nossa miséria e concedendo-nos o perdão dos nossos pecados.

No dia do juízo, quando Jesus vem para julgar os vivos e os mortos, vamos contemplar com nossos próprios olhos a grandeza da misericórdia de Deus para conosco ao sermos libertos do castigo que merecíamos. Veremos os ímpios serem castigados eternamente e nós livres para viver com Cristo. Sendo assim, na glória seremos eternamente gratos ao Nosso Deus por sua misericórdia que nos alcançou em Cristo. “Felizes os que são misericordiosos, porque já alcançaram e ainda alcançarão a misericórdia de Deus”. Amem Fonte.:https://sermao.com.br/bem_aventurado_os_misericordiosos_porque_alcancarao_mise ricordia/

Conclusão

Imaginemos um criminoso em pé diante dum tribunal. O juiz parece duvidar. Como poderia ser justo e misericordioso ao mesmo tempo? Se perdoar, é misericordioso, mas não é justo; e se pronuncia a sentença que o culpado merece, é justo, mas não misericordioso.

Por sua vez, Deus que é perfeito, executa plenamente a sentença devida pelos nossos pecados e, ao mesmo tempo, nos concede uma misericórdia ilimitada. Ele faz um como o outro por meio do sacrifício voluntário de Cristo. De fato, na cruz Jesus levou os pecados dos que o recebem como Salvador. Ali sofreu o castigo de Deus. Esse castigo foi perfeitamente justo e Deus foi infinitamente misericordioso para conosco, ao dar a Cristo para morrer em nosso lugar.

Mas por que teve que ser Cristo, o homem perfeito que deveria receber nosso castigo? Para comprar um objeto de valor é necessário algo de maior valor. Portanto, o Redentor da humanidade devia ser Aquele que tem o valor infinito aos olhos de Deus. Foi o próprio Deus que disse acerca de Cristo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17).

Para resgatar o homem caído no pecado, o Redentor devia ser puro, sem pecado. A Bíblia testifica que Jesus nunca cometeu pecado. Foi o único puro em Seus pensamentos, em Sua forma de falar e em Seus atos.

Fonte: https://www.chamada.com.br/meditacoes/todo_dia/2018/novembro05.html 

Créditos Prof. Jair César S. Oliveira 

###### Subsídio parte 3 ############

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 06: Praticando a Misericórdia

ANTES DA AULA
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
  
A Escola Dominical está em desvantagem em relação ao tempo de sala de aula dos pré-adolescentes de 11 a 12 anos nas escolas seculares. Eles passam, pelo menos, mais de 24 horas semanais em estudos escolares, o que, essencialmente, não é algo ruim. Contudo, você, como professor (a), precisa encontrar formas de ganhar mais tempo com seus alunos. 
Procure ser criativo na produção de momentos de comunhão extraclasse (clube do livro cristão, filmes evangélicos, grupo de WhatsApp, evangelismos em grupo...).
 Cante: 
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Fernandinho - Temos que ser um - Clip


Vamos Amar uns aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono


O amor do nosso Deus | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono


Ele nos amou primeiro - Kleber Lucas


Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás

- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.
👇👇
👉 Apresentem o título da lição:
Praticando a Misericórdia
👇👇
Para iniciar o estudo, utilizem a:
Dinâmica: Atos de misericórdia
Objetivo: 
Refletir sobre a bondade, misericórdia nas atitudes individuais ou coletivas.

Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: O narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.

Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.

- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.

- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade, misericórdia e solidariedade.

- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.

- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade,de misericórdia?

Aguardem as respostas.

- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo
Fonte da Dinâmica e texto//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.

EI PROFESSOR(A).
A prática da misericórdia e o zelo pela justiça são temas recorrentes na Bíblia. Eles aparecem na Lei, nos Profetas e na pregação de Jesus Cristo. Dar atenção aos dilemas sociais, estender a mãos aos necessitados, proteger as pessoas vulneráveis são alguns aspectos práticos relacionados a esses temas. A causa da justiça social é uma pauta bíblica e o desconhecimento dela tem levado muitos cristãos a negligenciar as orientações divinas.

Nesta aula, os pré adolescentes devem compreender a complexidade da questão e aprender a dar uma resposta a ela baseado na Palavra de Deus, e não em percepções ou ideologias políticas. Prepare-se bem para esta aula. Leia todas as referências e busque a Deus em oração.

PONTO DE PARTIDA
Vamos estudar um tema muito relevante para a igreja e para a sociedade. A prática da misericórdia é um traço da identidade dos cristãos. São muitos os testemunhos de pessoas e famílias que são socorridas e acolhidas pelos cristãos, em momentos de aflição.

Existem relatos de cristãos que fazem a diferença no mundo protegendo refugiados, abrigando crianças órfãos, socorrendo pessoas enfermas e até mesmo oferecendo ajuda humanitária, quando ocorre algum desastre natural ou guerra. Selecione algumas dessas histórias para compartilhar com seus alunos.

Pense também em sua própria trajetória e compartilhe um testemunho que mostre a importância da prática da misericórdia.

VAMOS DESCOBRIR
A sua igreja costuma fazer ação social? Geralmente as igrejas promovem ações para ajudar aos necessitados, tais como doação de alimentos e roupas, auxílio a idosos, visita pessoas hospitalizadas ou doação de brinquedos para orfanatos. Esses são alguns exemplos práticos do que a Bíblia chama de promoção da justiça social. Esse é um tema bíblico, que está presente tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. Hoje aprenderemos mais sobre esse assunto, dentro da perspectiva bíblica.

A Igreja é a luz do mundo. 
Nossa presença precisa comunicar o Evangelho do Senhor Jesus e trazer esperança, nestes tempos difíceis. Empenhar-se nesse processo de cuidado e atenção às dores de nossos irmãos e de pessoas da sociedade é uma boa forma de apresentar o amor de Cristo. A misericórdia é a prática da nossa pregação. Que esse amor, que pregamos e cantamos seja mais do que um belo discurso; que seja um movimento de entrega pessoal.com tudo que temos e somos.
👇👇
Iniciem o estudo da lição.







  
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
,
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 4º Trimestre De 2023
| CLIQUE E ACESSE |

---------------------------------------------------------

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,114,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,80,Adolescentes,23,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,38,Batalha Espirítual,31,Batismo,11,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,153,Betel Adulto,88,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,478,CPAD Adolescentes,63,CPAD Jovem,119,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,12,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,22,Doutrinas Fundamentais,33,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,713,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,904,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,208,Estudos Bíblicos,504,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,228,Jovens,185,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,410,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,23,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,19,Salvador,12,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,3,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,2,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: LIÇÃO 6 - PRATICANDO A MISERICÓRDIA | 4º Trimestre de 2023 | EBD PRÉ-ADOLESCENTES
LIÇÃO 6 - PRATICANDO A MISERICÓRDIA | 4º Trimestre de 2023 | EBD PRÉ-ADOLESCENTES
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2-cwPpevJJpTUVJuTL18orNIVfjQMnZEYL_sgrjcfJVnpRIwL8pdvqaLMsrZ8xZcLhGg8LfU1bUAw_NPe0LiGpAJTJK9RTrWESMYO10LEsYsMrroL_To6IdzoSJFBEt3yWshaD01loMNSI0_lTwbELd8PmonZiyHStw-_fAcbQBEeiZJpqfh5fzDqpwF1/w640-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-06.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2-cwPpevJJpTUVJuTL18orNIVfjQMnZEYL_sgrjcfJVnpRIwL8pdvqaLMsrZ8xZcLhGg8LfU1bUAw_NPe0LiGpAJTJK9RTrWESMYO10LEsYsMrroL_To6IdzoSJFBEt3yWshaD01loMNSI0_lTwbELd8PmonZiyHStw-_fAcbQBEeiZJpqfh5fzDqpwF1/s72-w640-c-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-06.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-6-praticando-misericordia-4.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-6-praticando-misericordia-4.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy