Texto da lição Cl. 2.6,7; 1 Ts 5.18 A Bíblia diz: “E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus ...
Texto da lição Cl. 2.6,7; 1 Ts 5.18
A Bíblia diz:
Objetivos da lição
EXPLICITAR que o serviço a Deus é uma forma de gratidão a Ele; APONTAR que devemos ser gratos às pessoas pelo bem que nos fazem; EXPLICAR que a ingratidão é um fato que o crente deve aprender a lidar.
Introdução
Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.
Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.
1- A gratidão a Deus por sua bondade
Embora praticar a gratidão diária possa parecer outra tarefa, espero convencê-lo de que o poder da gratidão supera em muito, os poucos minutos necessários para praticá-la. Há tantas razões para cultivar intencionalmente a gratidão!
Quando você agradece você ativa o milagre da multiplicação, em todas as áreas de sua vida, portanto separamos os 12 Benefícios que você terá através do poder da gratidão.
Segue, portanto, aqui os 12 benefícios de agradecer
5. A gratidão nos atrai para Deus.
Em um jardim que era perfeito, que produzia abundantemente sem trabalho ou capina, onde cada planta, exceto UMA, havia sido dada a Adão e Eva, Satanás se concentrou na falta. A verdadeira gratidão por Deus e a abundância que Ele dá nos protege de ceder às mentiras do inimigo.
“Nenhuma coisa boa Ele reterá daqueles que andam em retidão”. (Salmo 84:11)
2- Sendo grato às pessoas
Em sua origem, gratidão é uma palavra que tem origem no latim “gratitudine”. O significa da palavra é o ato de reconhecer algo benéfico que tenha acontecido consigo mesmo. Basicamente, sempre que algo bom acontece em sua vida, você pode expressar sua gratidão. Da mesma forma, quando outras pessoas lhe ajudam, você deve fazer o mesmo.
Na religião cristã, a palavra gratidão está ligada a um sentimento de agradecimento a Deus, que deve sempre se reforçado pelos cristãos.
Esse sentimento é extremamente benéfico para as pessoas em todos os sentidos. Expressar gratidão ajuda no cuidado com a nossa saúde, ajuda a valorizar as outras pessoas e reconhecer seus feitos e a identificar a alegria e a felicidade em pequenas coisas.
Podemos dizer, inclusive, que gratidão é um estado de espírito. Dito isso, deve se exercer a gratidão em diversos momentos, seja eles bons ou ruins. Essa é uma forma não só de reconhecer momentos felizes, como de aprender com os erros e as falhas que cometemos ao longo da vida.
Como praticar a gratidão
Abaixo, vamos dar diversas dicas de ações simples que podem trazer resultados impressionantes para o seu dia. Comece a exercer a gratidão hoje, confira as dicas abaixo:
Bom, isso é mentira! Exercer a gratidão é simples e funciona. Obviamente, que talvez haja uma dificuldade inicial em criar o hábito de ser grato, mas com o tempo tudo passa a ser natural. Expressar a gratidão começa em pequenos atos, então pratique-a a partir de agora!
Ser grato requer que você sorria para todos a qualquer momento, independente do seu humor. Faça elogios, agradeça elogios, críticas e sugestões, demonstre paciência, tudo isso é importante e pode ser feito a qualquer momento. Desde a execução bem-sucedida de parte de uma tarefa até a conquista de um grande objetivo.
Dar valor a coisas simples é uma característica de pessoas gratas. Elas sabem que não precisam esperar uma grande vitória para agradecerem a quem quer seja por tudo que possuem. Agradeça todos os dias a tudo, desde a sua saúde até as pessoas que lhe ajudam em sua rotina.
Não valorizar o que tem é o erro de muitas pessoas. Elas alimentam infelicidade, negatividade por não perceberem os privilégios de seus confortos materiais. Se você tem uma cama para dormir, uma casa para morar, não falta comida na mesa e você possui um trabalho estável, agradeça a tudo.
Da mesma forma, quando pensamos no futuro, esquecemos de viver o hoje e isto faz com que o futuro de nossa imaginação fique mais distante. Não que pensar no futuro e no passado seja ruim, mas é importante entender que devemos viver o presente.
Você deve ser grato hoje ao seu presente e ao seu passado e deve fortalecer o sentimento de gratidão para o seu futuro.
Tenha gratidão por si mesmo
Não adianta ser grato somente aos outros, temos que ser gratos a nós mesmos. Isso faz parte do processo de autoaceitação. Muitas pessoas se julgam ruins, incapazes por conta de falhas passadas e se culpabilizam por fracassos. O fato é que isso não adianta de nada! Ser ingrato consigo mesmo leva a uma vida estagnada.
Dessa forma, ser grato a si mesmo é muito importante. E como ser grato? Se aceite, pare de se culpar, entenda o passado como fonte de aprendizado e o presente como forma de reparar os erros consigo mesmo.
E a melhor forma de ser grato a si mesmo é cuidar de si! Cuide de sua saúde, respeite seus limites, busque conhecer coisas novas, entenda os erros como forma de aprendizado, seja resiliente e se adapte as mudanças. Com positividade, acredite em si, confie no seu potencial para ir sempre além e conquistar objetivos cada vez maiores.
Fonte: https://www.ibnd.com.br/blog/gratidao-qual-e-a-importancia-de-ser-grato.html
3- Lidando com a ingratidão
Muitas pessoas têm o hábito de reclamar por qualquer coisa. As lamentações, em alguns momentos, podem não ter sentido, especialmente se forem originadas de um coração ingrato. Isso reflete o perfil de alguém que não está reconhecendo a ação de Deus em sua vida, que não está contente com o que tem recebido. Acaba se tornando uma pessoa amarga e inconveniente.
Na Bíblia temos um episódio que expõe esse assunto. A história do povo de Deus mostra um contínuo desleixo das pessoas para com a obra de Deus. Mostra desrespeito à sua presença, impaciência e ingratidão. As revoltas eram respondidas com uma ação de Deus fazendo-os perceber o quanto estavam agindo errado e quais as consequências de tais atos.
Numa dessas revoltas, Deus interferiu colocando serpentes que mordiam as pessoas causando-lhes a morte. Quando perceberam que era Deus quem os estava advertindo, logo reconheceram os seus erros e buscaram socorro. Diante disso, Deus manda Moisés erguer uma serpente de bronze. Conforme o texto de Números, capítulo 21, versículo 9: “Então Moisés fez uma cobra de bronze e pregou num poste. Quando alguém era mordido por uma cobra, olhava para a cobra de bronze e ficava curado”.
O evangelista João faz uma alusão a esse fato e o compara a Jesus, que foi pendurado numa cruz. Todo aquele que olhar para a cruz de Jesus, crendo que receberá o perdão, será salvo. A cruz, portanto, é o marco por excelência da nossa confiança, pois foi nela que Jesus deu a sua vida para nos salvar de todos os pecados.
Não temos mais razão para reclamar por qualquer coisa que seja. Temos o suficiente para viver. E o mais importante: em Jesus temos a libertação de todas as nossas falhas. Isso nos inspira a crer nele de todo o coração e espera tudo nele, pois ele nos supre diariamente do que necessitamos. Podemos não ter tudo o que queremos, mas temos tudo do que necessitamos. E o principal: temos a Salvação eterna em Jesus. Louvemos a Deus por isso diariamente.
Oremos: Querido e gracioso Deus, perdoa-me quando reclamo demais. A maioria das vezes eu nem mesmo tenho motivos para reclamar. Creio na tua promessa de que estarás comigo. Abre os meus olhos para que eu perceba diariamente a tua mão bondosa a me guiar, proteger e sustentar. Abençoa este dia, a minha vida e o meu viver. Em nome de Jesus. Amém.
Conclusão
Como é doloso ser tratado com ingratidão por pessoas que amamos! Uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, sempre quer mais. A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando não agradeceram pelas milhares de frutas que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido (Gênesis 3.1-8).
Jesus fez tudo por nós e também enfrentou a ingratidão. Certa vez mandou os leprosos ir se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei (v. 14 = Levítico 14.1-32) e “indo” (v.14) enquanto iam, foram curados por Deus. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato? Qual a diferença de uma pessoa que tem gratidão para uma pessoa ingrata? A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não votaram para a agradecer, também não receberam nenhuma bênção mais, somente aquela cura. Já o leproso grato, voltou e Jesus lhe disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, ou seja, recebeu além da cura, a salvação. Quando somos gratos, Deus sempre tem mais para nos dar.
Fonte: https://www.esbocosermao.com/2011/09/gratidao-x-ingratidao.html
PROFESSOR 8 – CLASSE DE PRÉ – ADOLESCENTES – 4o TRIMESTRE DE 2023 LIÇÃO 08 – PRATICANDO A GRATIDÃO
TEXTO BÍBLICO: Colossenses 2.6,7; 1Tessalonicenses 5.18
INTRODUÇÃO
Deus é um Deus que se relaciona com o homem. Isso é notório desde a criação, pois podemos ler que o Criador na viração do dia, à tardinha, ia passear no Jardim do Edén para conversar com o primeiro casal - Adão e Eva (Gn 3.8). Infelizmente, com a queda do homem, o pecado entrou no mundo e nossas emoções e sentimentos ficaram prejudicados por causa da nossa natureza pecaminosa (Rm 3.23), inclusive o sentimento de gratidão. É tão perceptível essa realidade da ingratidão humana, e um dos exemplos que temos na Palavra de Deus é a passagem que relata o pedido de cura por dez homens que estavam leprosos, foram curados pelo Senhor Jesus, mas só um voltou para agradecer pelo milagre que recebera (Lc 17.11-19). Quando não praticamos a gratidão, seja a Deus ou às pessoas que nos ajudaram, nos ajudam ou que ainda nos ajudarão, estamos demonstrando que a velha natureza ainda nos domina, que somos egocêntricos e não aprendemos a glorificar ao Senhor em toda nossa maneira de viver (1Pe 1.15,16).
(1Tessalonicenes 5.18)
A palavra “agradecido”, segundo o dicionário Houaiss, significa “que se agradeceu, que revela gratidão; reconhecido, penhorado” (Houaiss, 2001, p. 118). Uma pessoa que tem a prática de ser agradecida é um ser humano que reconhece, que declara estar grato por algo dado ou feito por outrem. A gratidão pode ser demonstrada através da fala, discurso, gesto ou fato que denota esse reconhecimento. Isso nos remete ao versículo que diz: “... a boca fala do que está cheio o coração.” (Mt 12.34b), pois quando o cristão tem o coração humilde e amoroso, ele sabe ser agradecido ao Senhor e às pessoas. E o principal motivo da nossa gratidão a Ele é por ter planejado e executado o maior Projeto de Resgate de todos os tempos - a salvação da humanidade (Jo 3.16). Sendo assim, servi-Lo é um privilégio! Buscar a Sua presença e viver para glorificar o Seu Santo Nome é o mínimo que podemos fazer por tão grande dádiva: a salvação da nossa alma!
II – AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Amado/a professor/a, sugerimos uma dinâmica bíblica, mas que também tem cunho musical, porque vamos fazer uso da Harpa Cristã - HINO 370 - GRATO A TI, já que estamos comemorando o seu centenário, nada melhor do que utilizar a Harpa no momento da aula na EBD, que também completou 100 anos de trabalhos em 2022 no Estado de Pernambuco.
Peça aos alunos no domingo anterior ou através do grupo de whatsapp da classe, caso tenham, que todos devem portar a Harpa Cristã na manhã desta EBD. Aliás, essa é uma prática que deve ser estimulada - ter a Bíblia e a Harpa Cristã em mãos quando formos aos cultos, inclusiva na EBD. Após a abordagem introdutória acerca do assunto, converse com os estudantes da classe sobre o louvor, que é uma forma de adorarmos ao Senhor, de elogiarmos o nosso Deus pela Sua graça, pelo Seu amor derramado sobre nós. Destaque que o louvor também é um ato de gratidão pela bondade e misericórdia do Pai. Diga que, assim como a EBD em PE completou 100 anos de fundação em 2022, a nossa Harpa
Cristã também completou seu centenário no mesmo ano.
Escreva numa cartolina com piloto preto o hino 370, faltando as palavras “GRATIDÃO”, “GRATO”. Serão cinco (05) palavras. Entregue a cinco estudantes (cada um receberá uma palavra) e eles devem colocar no local certo. Depois leia a letra do hino com todos, converse sobre a mensagem do hino e, se possível, cante esse hino de louvor ao Senhor com a classe.
III – COMENTÁRIO DA LIÇÃO
Quando realizamos algo de valor e, principalmente, que fez ou vai fazer bem a outra pessoa ou a grupo de pessoas, nós ficamos alegres em ver o bem-estar do nosso próximo...Esse deve ser o sentimento natural que todo ser humano deve ter, mesmo tendo a natureza caída, caso não seja nascido de novo em Cristo Jesus. Muitas vezes, também quando alguém retribui com um gesto, palavra ou até um presente, a gente fica feliz e, às vezes, até “sem graça”, pois quem é cristão fiel, ou seja, que vive uma fé genuína, não fingida (2Tm 1.5), fica até constrangido, porque sabe que todo o bem que pratica tem como alvo principal a glória de Deus e não a autopromoção.
O pastor Elinaldo Renovato afirma em sua obra teológica “O caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado pelo outro” (2017, p. 10), que:
“Há, também, pessoas sem instrução nenhuma, cujo caráter é elevado, digno de ser imitado. Desse modo, o caráter não depende do grau de instrução, mas, sim, dos princípios e valores que são incutidos na mente de cada pessoa. Enquanto os referenciais do mundo são movediços, instáveis e mutantes, ao sabor do tempo e do lugar, o guia infalível do crente em Jesus é a Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl 119.105). Assim, um crente fiel não só deve fazer diferença, mas seu comportamento também deve ser referencial para a sociedade. Grande é a responsabilidade perante Deus, a igreja e o mundo.”
Fazer a diferença onde Deus nos colocar, inclusive com atitude de gratidão, é a função de cada membro do Corpo de Cristo. O serviço que prestamos a Deus, seja em qualquer local e como for, é uma forma de agradecermos a Deus pela graça salvadora. Em qualquer área da nossa vida, seja pessoal, profissional ou na congregação dos santos, tudo que for proveitoso para que o Reino seja expandido, devemos efetivar por amor ao Senhor. É a maneira de agradecermos por tanto investimento em nossas vidas, pois éramos seus inimigos (Rm 5.10,11), por causa da nossa velha natureza, com as inclinações para o pecado. Mas o sacrifício de Jesus, pagando o preço pelo nosso resgate com o Seu sangue, nos fez amigos de Deus.
Conviver com uma pessoa ingrata é terrível, nos faz mal, pois, geralmente, toda pessoa ingrata é murmuradora, só vendo o lado ruim das situações e das pessoas, e se não tiver, ela inventa. Isso contamina quem está perto. A ingratidão é um sentimento que revela o caráter dos indivíduos egoístas, que vivem como se o “mundo girasse em volta deles”, são pessoas narcisistas (se preocupa só consigo, preocupada em ser grandiosa, indiferente ao outro, com pouca ou sem empatia pelo próximo) e hedonistas (busca o prazer a todo custo). Um cristão que apresenta atitudes de ingratidão, como os nove homens que foram curados da enfermidade conhecida como lepra (hanseníase, atualmente) e não voltaram para agradecer ao Senhor Jesus, não receberão todas as bênçãos que Deus tem para eles, pois aquele único que voltou, além da cura física, recebeu a cura espiritual, pois Cristo lhe disse: “
Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E
disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.” (Lc 17.17b-19). Perceba, caro professor, que Jesus só disse a ele que poderia se levantar e ir embora, afirmando que a fé dele o salvou, ou seja, ele teve seus pecados perdoados e agora se tornara filho de Deus, a
maior bênção que podemos receber da parte de Jesus - a salvação mediante a fé na Pessoa bendita do Filho de Deus!
A gratidão abre portas! Um simples sorriso, um gesto, um “Muito obrigado/a!”, agradecer mandando uma mensagem, um cartão, uma lembrança significativa, por mais simples que possa parecer, podem fazer uma grande diferença na nossa trajetória, nos nossos relacionamentos interpessoais. Claro que quem é crente fiel não ajuda o próximo e nem faz a Santa Obra pensando em receber algo em troca, mas como foi colocado acima, faz por amor, porque Deus nos amou e esse amor nos constrange de tal maneira que nos impele, nos impulsiona a servir ao Senhor servindo ao próximo, principalmente os da nossa família (1Tm 5.8) e
irmãos na fé (Gl 6.9,10).
Mesmo que as pessoas sejam ingratas conosco, devemos amá-las, como Deus amou o mundo e enviou a Jesus para nos tornar amigos dEle (Jo 3.16), pois não merecemos tão grande investimento e amor. A graça de Deus nos alcançou. Esse favor imerecido nos ensina a fazer o bem mesmo que achemos o outrem não merecedor, pois o próprio Criador agiu e age desta forma... Se somos filhos de Deus, precisamos pensar e viver com a mente de Cristo, buscando imitar o Mestre (1Co 2.13-16). Agir assim é
um ato de gratidão ao Senhor, pois está escrito em
que Jesus nos dirá:
CONCLUSÃO
Mt 25.35-40,
“porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”
Nesta lição 8 sobre a prática da gratidão percebemos o quanto é importante sermos gratos para mantermos relações interpessoais saudáveis. Conviver com pessoas ingratas, cheias de si, orgulhosas, vaidosas e que desejam tudo para si, como se todos os desejos delas devessem ser atendidos e é até uma obrigação dos outros assim fazerem, é terrível. Isso não deve ser assim na Igreja! Cristo se doou e tudo dava graças ao Pai, até no partir do pão, na forma como tratava as pessoas, como as tocava, como fazia de tudo para não constrangê-las... Enfim, Jesus sempre nos ensinou a sermos gratos. Até a oração que Ele nos deu como modelo (Mt 6.9-15), se inicia em adoração, reconhendo a santidade do Pai, demonstrando nossa dependência nEle...Isso é gratidão! Reconhecimento! Quem age diferente ainda não sabe o que é viver o Cristianismo, mas é um religioso, não sabendo aproveitar a presença de Deus, na presença de Deus.
Dizem que gentileza gera gentileza. Mas mesmo que ao sermos gentis e amorosos, não recebamos o reconhecimento por atitudes altruítas (quando nos dedicamos aos outros), não devemos deixar de praticar o bem, pois o nosso coração está cheio de gratidão ao Deus da nossa salvação e seu divino amor continua nos constrangendo diariamente a refletirmos a Sua bondade. Ser agradecido é reconhecer que o Senhor nos libertou da escravidão do pecado para que outros também conheçam o Caminho e andem nEle, pois está escrito na carta de 1Jo 4.19-21: “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.”
REFERÊNCIAS
STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. Almeida revista e corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Objetiva Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 1986.
Lima, Elinaldo Renovato de. O Caráter do Cristão: Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. 1.ed. Rio de Janeiro:CPAD, 2017.
##### PARTE 3 #####
Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 08: Praticando a Gratidão
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
💓 Quem valoriza a graça de Deus, cultiva a gratidão em seu coração.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
Filipenses 3:13,14
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Lembre-Se...
com todo o meu carinho...
MUITO IMPORTANTE
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
COMMENTS