LIÇÃO 8 – PRATICANDO A GRATIDÃO | 4º Trimestre | EBD PRÉ-ADOLESCENTES

Texto da lição Cl. 2.6,7; 1 Ts 5.18 A Bíblia diz: “E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus ...

Texto da lição Cl. 2.6,7; 1 Ts 5.18

A Bíblia diz:

“E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.”
1 Tessalonicenses 5.18

Objetivos da lição

EXPLICITAR que o serviço a Deus é uma forma de gratidão a Ele; APONTAR que devemos ser gratos às pessoas pelo bem que nos fazem; EXPLICAR que a ingratidão é um fato que o crente deve aprender a lidar.

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.

--------------------------------------------------------------

Introdução

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.

A palavra gratidão tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato. Também deriva de gratia, que significa graça.
Fonte: https://www.significados.com.br/gratidao/

1- A gratidão a Deus por sua bondade

A Bíblia nos fala do grande poder da gratidão. Pois ela é um sentimento de retribuição da graça recebida, não por obrigação, nem mesmo por mérito, mas para permitir que outras pessoas experimentem o mesmo sentimento.
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1Tessalonicenses 5:18)

Embora praticar a gratidão diária possa parecer outra tarefa, espero convencê-lo de que o poder da gratidão supera em muito, os poucos minutos necessários para praticá-la. Há tantas razões para cultivar intencionalmente a gratidão!

Quando você agradece você ativa o milagre da multiplicação, em todas as áreas de sua vida, portanto separamos os 12 Benefícios que você terá através do poder da gratidão.

Segue, portanto, aqui os 12 benefícios de agradecer

1. A gratidão glorifica a Deus.
Só isso já seria motivo para dar graças a Deus. Nossa gratidão glorifica a Deus quando exaltamos não os dons, mas o Doador. A gratidão nos ajuda a perceber que tudo o que temos não vem por causa de nós, mas de Deus.
“Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus”. (2 Coríntios 4:15)

2. A Gratidão nos ajuda a ver Deus.
A gratidão abre nossos olhos espirituais. Há um belo ciclo em dar graças a Deus: quanto mais agradecemos a Ele, mais O vemos trabalhando em nós e ao nosso redor. A gratidão nos ajuda a sentir a presença de Deus, Seu cuidado pessoal e Seu tempo perfeito.
Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:16- 17)

3. A Gratidão nos coloca diretamente na vontade de Deus.
Muitas vezes fazemos da vontade de Deus um grande plano místico quando, às vezes, é simplesmente obediência. E parte de Sua vontade para nós é sermos gratos, não apenas nos dias ensolarados, mas também nos difíceis.
“...dar graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus”. (1 Tessalonicenses 5:18)

4. A gratidão traz paz.
Conte suas bênçãos. A gratidão nos ajuda a ver que a mão de Deus está em todas as nossas circunstâncias. E Deus nos diz que quando lhe agradecemos, Ele nos dá paz sobrenatural. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em todas as situações, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6-7)

5. A gratidão nos atrai para Deus.

O Poder da gratidão, pela magnitude da bondade imerecida de Deus nos atrai a Ele. Vemos isso quando Jesus curou 10 leprosos.
Enquanto Jesus passava, todos os 10 clamavam por cura. “Ide, mostrai-vos aos sacerdotes”, ordenou Jesus e, à medida que iam, foram curados! Os dedos foram restaurados e as úlceras desapareceram quando a sensação plena voltou aos seus rostos e membros.

Certamente todos estavam felizes, mas apenas um estava agradecido. Apenas um voltou para Jesus, caiu aos seus pés e agradeceu.
Jesus perguntou: “Não foram todos os dez purificados? onde estão os outros nove? Ninguém voltou para louvar a Deus, exceto este estrangeiro?” Então ele lhe disse: “Levanta-te e vai; a tua fé te curou”. (Lucas 17:17-19)

6. A gratidão traz contentamento.
Diz-se que a gratidão torna o que temos o suficiente. Se não formos gratos pelo que Deus nos deu, obter mais também não nos satisfará. Ser grato é a chave para o contentamento.
“. . . piedade com contentamento é grande ganho. Pois nada trouxemos ao mundo, nem podemos levar nada dele. Mas se tivermos comida e roupas, ficaremos contentes com isso”. (1 Timóteo 6:6-8)

7. O Poder da gratidão aprofunda a fé.
Jó é um grande exemplo para nós, ele nos ensina algumas lições importantes através da sua experiência. E podemos aplicar esses ensinamentos até hoje em nossas vidas. Em poucos dias, ele perdeu seus bens, seus filhos, sua mulher e até sua saúde. No entanto, em meio a essa situação difícil e desesperadora, ele só sabia agradecer a Deus por tudo que estava acontecendo e ainda iria acontecer.
“Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. Seu amor dura para sempre”. (Salmo 136:1)

8. A gratidão leva à alegria.
O transbordamento de gratidão é alegria. Perceber a abundante bondade de Deus, mesmo nas dificuldades, é uma porta de entrada para a alegria. O Salmo 126 mostra isso tão claramente quando os exilados hebreus cantaram seus agradecimentos a Deus por trazê-los de volta a Israel.
“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, fomos como aqueles que sonharam. Nossas bocas estavam cheias de riso, nossas línguas com canções de alegria. O Senhor fez grandes coisas por nós, e estamos cheios de alegria”. (Salmo 126:1-3)

9. A gratidão desafia as mentiras de Satanás.
Satanás é tão astuto! Ele sussurra que Deus não é bom; que Ele está retendo o bem de nós. Mas seu esquema é tão antigo quanto o jardim do Éden, onde ele questionou Eva: “Deus realmente disse: ‘Você não deve comer de nenhuma árvore no jardim’?” Quando Eva respondeu que apenas a árvore do bem e do mal estava fora dos limites, Satanás sugeriu que Deus estava mantendo o bem deles. “Você certamente não vai morrer. . . Pois Deus sabe que, quando você comer dela, seus olhos se abrirão e você será como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

Em um jardim que era perfeito, que produzia abundantemente sem trabalho ou capina, onde cada planta, exceto UMA, havia sido dada a Adão e Eva, Satanás se concentrou na falta. A verdadeira gratidão por Deus e a abundância que Ele dá nos protege de ceder às mentiras do inimigo.

“Nenhuma coisa boa Ele reterá daqueles que andam em retidão”. (Salmo 84:11)

10. A gratidão protege contra a inveja.
A inveja nos faz querer o que outra pessoa tem. Quer dizer, nós merecemos! A gratidão nos faz perceber que Deus nos deu muito mais do que merecemos. Porque há o suficiente para todos, podemos torcer em vez de comparar. Um coração totalmente agradecido não tem espaço para inveja.
“Eu te darei graças de todo o meu coração.” (Salmo 138:1)

11. A gratidão nos ajuda a viver o presente.
“Onde quer que você esteja, esteja tudo lá!” Jim Elliot famosamente disse. Mas isso é difícil de fazer na preocupação e na correria da vida. A gratidão ajuda. A gratidão abre nossos olhos para a beleza simples dos dias comuns. Permite-nos ver este dia e este momento como presentes e receber a abundância agora.
Não diga: “Por que os dias anteriores foram melhores do que estes?” Pois não é por sabedoria que você pergunta isso. (Eclesiastes 7:10)

12. A gratidão é um testemunho.
Quando agradecemos a Deus abertamente e reconhecemos o que Ele fez por nós, proclamamos um Deus pessoal e cuidadoso ao mundo ao nosso redor. Mostramos que o contentamento e a paz não vêm do que temos, mas de quem conhecemos.
“Agradeçam ao Senhor e proclamem a sua grandeza. Deixe o mundo inteiro saber o que ele fez”. (Salmo 105:1)

Portanto, seja grato!
Fonte: https://bibliotecadopregador.com.br/o-poder-da-gratidao-beneficios-de-agradecer-a- deus/

2- Sendo grato às pessoas

Em sua origem, gratidão é uma palavra que tem origem no latim “gratitudine”. O significa da palavra é o ato de reconhecer algo benéfico que tenha acontecido consigo mesmo. Basicamente, sempre que algo bom acontece em sua vida, você pode expressar sua gratidão. Da mesma forma, quando outras pessoas lhe ajudam, você deve fazer o mesmo.

Na religião cristã, a palavra gratidão está ligada a um sentimento de agradecimento a Deus, que deve sempre se reforçado pelos cristãos.

Esse sentimento é extremamente benéfico para as pessoas em todos os sentidos. Expressar gratidão ajuda no cuidado com a nossa saúde, ajuda a valorizar as outras pessoas e reconhecer seus feitos e a identificar a alegria e a felicidade em pequenas coisas.

Podemos dizer, inclusive, que gratidão é um estado de espírito. Dito isso, deve se exercer a gratidão em diversos momentos, seja eles bons ou ruins. Essa é uma forma não só de reconhecer momentos felizes, como de aprender com os erros e as falhas que cometemos ao longo da vida.

Como praticar a gratidão

Abaixo, vamos dar diversas dicas de ações simples que podem trazer resultados impressionantes para o seu dia. Comece a exercer a gratidão hoje, confira as dicas abaixo:

Saia da sua zona de conforto!
A maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia reclamando. Essa é uma forma de se manter dentro de uma zona de conforto, garantindo que um indivíduo seja “intocável”, ou seja, que ele chegou ao seu máximo, não pode fazer mais nada para ter uma vida melhor.

Bom, isso é mentira! Exercer a gratidão é simples e funciona. Obviamente, que talvez haja uma dificuldade inicial em criar o hábito de ser grato, mas com o tempo tudo passa a ser natural. Expressar a gratidão começa em pequenos atos, então pratique-a a partir de agora!

Dê valor as coisas simples da vida
Temos o costume de ficar felizes apenas após a conquista de grandes feitos. Isso é o que nos impulsiona, mas será que é só isso que importa? A gratidão pede para darmos valor as coisas simples da vida. Qualquer pequena conquista, o mínimo acontecimento, deve ser motivo para expressar a gratidão.

Ser grato requer que você sorria para todos a qualquer momento, independente do seu humor. Faça elogios, agradeça elogios, críticas e sugestões, demonstre paciência, tudo isso é importante e pode ser feito a qualquer momento. Desde a execução bem-sucedida de parte de uma tarefa até a conquista de um grande objetivo.

Dar valor a coisas simples é uma característica de pessoas gratas. Elas sabem que não precisam esperar uma grande vitória para agradecerem a quem quer seja por tudo que possuem. Agradeça todos os dias a tudo, desde a sua saúde até as pessoas que lhe ajudam em sua rotina.

Valorize os seus bens materiais
Pode parecer um pouco supérfluo, mas na realidade valorizar os bens materiais é um ato muito importante. Geralmente, damos mais valor ao que os outros possuem. Sabe aquela frase “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Então, ela é uma máxima na vida de muitas pessoas.

Não valorizar o que tem é o erro de muitas pessoas. Elas alimentam infelicidade, negatividade por não perceberem os privilégios de seus confortos materiais. Se você tem uma cama para dormir, uma casa para morar, não falta comida na mesa e você possui um trabalho estável, agradeça a tudo.

Viva o presente
Um erro de muitas pessoas é ficar preso ao passado ou atrelado ao futuro. Essa preocupação acaba desviando a atenção do que mais importa: o presente. Quando relembramos momentos ruins do passado, revivemos sentimentos que nos colocam para baixo.

Da mesma forma, quando pensamos no futuro, esquecemos de viver o hoje e isto faz com que o futuro de nossa imaginação fique mais distante. Não que pensar no futuro e no passado seja ruim, mas é importante entender que devemos viver o presente.

Você deve ser grato hoje ao seu presente e ao seu passado e deve fortalecer o sentimento de gratidão para o seu futuro.

Tenha gratidão por si mesmo

Não adianta ser grato somente aos outros, temos que ser gratos a nós mesmos. Isso faz parte do processo de autoaceitação. Muitas pessoas se julgam ruins, incapazes por conta de falhas passadas e se culpabilizam por fracassos. O fato é que isso não adianta de nada! Ser ingrato consigo mesmo leva a uma vida estagnada.

Dessa forma, ser grato a si mesmo é muito importante. E como ser grato? Se aceite, pare de se culpar, entenda o passado como fonte de aprendizado e o presente como forma de reparar os erros consigo mesmo.

E a melhor forma de ser grato a si mesmo é cuidar de si! Cuide de sua saúde, respeite seus limites, busque conhecer coisas novas, entenda os erros como forma de aprendizado, seja resiliente e se adapte as mudanças. Com positividade, acredite em si, confie no seu potencial para ir sempre além e conquistar objetivos cada vez maiores.

Fonte: https://www.ibnd.com.br/blog/gratidao-qual-e-a-importancia-de-ser-grato.html

3- Lidando com a ingratidão

O perigo da ingratidão
“Então Moisés fez uma cobra de bronze e pregou num poste. Quando alguém era mordido por uma cobra, olhava para a cobra de bronze e ficava curado” (Nm 21.9).

Muitas pessoas têm o hábito de reclamar por qualquer coisa. As lamentações, em alguns momentos, podem não ter sentido, especialmente se forem originadas de um coração ingrato. Isso reflete o perfil de alguém que não está reconhecendo a ação de Deus em sua vida, que não está contente com o que tem recebido. Acaba se tornando uma pessoa amarga e inconveniente.

Na Bíblia temos um episódio que expõe esse assunto. A história do povo de Deus mostra um contínuo desleixo das pessoas para com a obra de Deus. Mostra desrespeito à sua presença, impaciência e ingratidão. As revoltas eram respondidas com uma ação de Deus fazendo-os perceber o quanto estavam agindo errado e quais as consequências de tais atos.

Numa dessas revoltas, Deus interferiu colocando serpentes que mordiam as pessoas causando-lhes a morte. Quando perceberam que era Deus quem os estava advertindo, logo reconheceram os seus erros e buscaram socorro. Diante disso, Deus manda Moisés erguer uma serpente de bronze. Conforme o texto de Números, capítulo 21, versículo 9: “Então Moisés fez uma cobra de bronze e pregou num poste. Quando alguém era mordido por uma cobra, olhava para a cobra de bronze e ficava curado”.

O evangelista João faz uma alusão a esse fato e o compara a Jesus, que foi pendurado numa cruz. Todo aquele que olhar para a cruz de Jesus, crendo que receberá o perdão, será salvo. A cruz, portanto, é o marco por excelência da nossa confiança, pois foi nela que Jesus deu a sua vida para nos salvar de todos os pecados.

Não temos mais razão para reclamar por qualquer coisa que seja. Temos o suficiente para viver. E o mais importante: em Jesus temos a libertação de todas as nossas falhas. Isso nos inspira a crer nele de todo o coração e espera tudo nele, pois ele nos supre diariamente do que necessitamos. Podemos não ter tudo o que queremos, mas temos tudo do que necessitamos. E o principal: temos a Salvação eterna em Jesus. Louvemos a Deus por isso diariamente.

Oremos: Querido e gracioso Deus, perdoa-me quando reclamo demais. A maioria das vezes eu nem mesmo tenho motivos para reclamar. Creio na tua promessa de que estarás comigo. Abre os meus olhos para que eu perceba diariamente a tua mão bondosa a me guiar, proteger e sustentar. Abençoa este dia, a minha vida e o meu viver. Em nome de Jesus. Amém.

Conclusão

Como é doloso ser tratado com ingratidão por pessoas que amamos! Uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, sempre quer mais. A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando não agradeceram pelas milhares de frutas que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido (Gênesis 3.1-8).

Jesus fez tudo por nós e também enfrentou a ingratidão. Certa vez mandou os leprosos ir se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei (v. 14 = Levítico 14.1-32) e “indo” (v.14) enquanto iam, foram curados por Deus. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).

Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato? Qual a diferença de uma pessoa que tem gratidão para uma pessoa ingrata? A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não votaram para a agradecer, também não receberam nenhuma bênção mais, somente aquela cura. Já o leproso grato, voltou e Jesus lhe disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, ou seja, recebeu além da cura, a salvação. Quando somos gratos, Deus sempre tem mais para nos dar.

Fonte: https://www.esbocosermao.com/2011/09/gratidao-x-ingratidao.html






##### PARTE 2 #####

PROFESSOR 8 CLASSE DE PRÉ ADOLESCENTES 4o TRIMESTRE DE 2023 LIÇÃO 08 PRATICANDO A GRATIDÃO

TEXTO BÍBLICO: Colossenses 2.6,7; 1Tessalonicenses 5.18

INTRODUÇÃO

Deus é um Deus que se relaciona com o homem. Isso é notório desde a criação, pois podemos ler que o Criador na viração do dia, à tardinha, ia passear no Jardim do Edén para conversar com o primeiro casal - Adão e Eva (Gn 3.8). Infelizmente, com a queda do homem, o pecado entrou no mundo e nossas emoções e sentimentos ficaram prejudicados por causa da nossa natureza pecaminosa (Rm 3.23), inclusive o sentimento de gratidão. É tão perceptível essa realidade da ingratidão humana, e um dos exemplos que temos na Palavra de Deus é a passagem que relata o pedido de cura por dez homens que estavam leprosos, foram curados pelo Senhor Jesus, mas só um voltou para agradecer pelo milagre que recebera (Lc 17.11-19). Quando não praticamos a gratidão, seja a Deus ou às pessoas que nos ajudaram, nos ajudam ou que ainda nos ajudarão, estamos demonstrando que a velha natureza ainda nos domina, que somos egocêntricos e não aprendemos a glorificar ao Senhor em toda nossa maneira de viver (1Pe 1.15,16).

I A BÍBLIA DIZ
“E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus”

(1Tessalonicenes 5.18)

A palavra “agradecido”, segundo o dicionário Houaiss, significa “que se agradeceu, que revela gratidão; reconhecido, penhorado” (Houaiss, 2001, p. 118). Uma pessoa que tem a prática de ser agradecida é um ser humano que reconhece, que declara estar grato por algo dado ou feito por outrem. A gratidão pode ser demonstrada através da fala, discurso, gesto ou fato que denota esse reconhecimento. Isso nos remete ao versículo que diz: “... a boca fala do que está cheio o coração.(Mt 12.34b), pois quando o cristão tem o coração humilde e amoroso, ele sabe ser agradecido ao Senhor e às pessoas. E o principal motivo da nossa gratidão a Ele é por ter planejado e executado o maior Projeto de Resgate de todos os tempos - a salvação da humanidade (Jo 3.16). Sendo assim, servi-Lo é um privilégio! Buscar a Sua presença e viver para glorificar o Seu Santo Nome é o mínimo que podemos fazer por tão grande dádiva: a salvação da nossa alma! 

II AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Amado/a professor/a, sugerimos uma dinâmica bíblica, mas que também tem cunho musical, porque vamos fazer uso da Harpa Cristã - HINO 370 - GRATO A TI, já que estamos comemorando o seu centenário, nada melhor do que utilizar a Harpa no momento da aula na EBD, que também completou 100 anos de trabalhos em 2022 no Estado de Pernambuco.

Peça aos alunos no domingo anterior ou através do grupo de whatsapp da classe, caso tenham, que todos devem portar a Harpa Cristã na manhã desta EBD. Aliás, essa é uma prática que deve ser estimulada - ter a Bíblia e a Harpa Cristã em mãos quando formos aos cultos, inclusiva na EBD. Após a abordagem introdutória acerca do assunto, converse com os estudantes da classe sobre o louvor, que é uma forma de adorarmos ao Senhor, de elogiarmos o nosso Deus pela Sua graça, pelo Seu amor derramado sobre nós. Destaque que o louvor também é um ato de gratidão pela bondade e misericórdia do Pai. Diga que, assim como a EBD em PE completou 100 anos de fundação em 2022, a nossa Harpa

Cristã também completou seu centenário no mesmo ano.

Escreva numa cartolina com piloto preto o hino 370, faltando as palavras “GRATIDÃO”, “GRATO”. Serão cinco (05) palavras. Entregue a cinco estudantes (cada um receberá uma palavra) e eles devem colocar no local certo. Depois leia a letra do hino com todos, converse sobre a mensagem do hino e, se possível, cante esse hino de louvor ao Senhor com a classe.

III COMENTÁRIO DA LIÇÃO

Quando realizamos algo de valor e, principalmente, que fez ou vai fazer bem a outra pessoa ou a grupo de pessoas, nós ficamos alegres em ver o bem-estar do nosso próximo...Esse deve ser o sentimento natural que todo ser humano deve ter, mesmo tendo a natureza caída, caso não seja nascido de novo em Cristo Jesus. Muitas vezes, também quando alguém retribui com um gesto, palavra ou até um presente, a gente fica feliz e, às vezes, até “sem graça”, pois quem é cristão fiel, ou seja, que vive uma fé genuína, não fingida (2Tm 1.5), fica até constrangido, porque sabe que todo o bem que pratica tem como alvo principal a glória de Deus e não a autopromoção.

O pastor Elinaldo Renovato afirma em sua obra teológica “O caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado pelo outro” (2017, p. 10), que:

“Há, também, pessoas sem instrução nenhuma, cujo caráter é elevado, digno de ser imitado. Desse modo, o caráter não depende do grau de instrução, mas, sim, dos princípios e valores que são incutidos na mente de cada pessoa. Enquanto os referenciais do mundo são movediços, instáveis e mutantes, ao sabor do tempo e do lugar, o guia infalível do crente em Jesus é a Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl 119.105). Assim, um crente fiel não só deve fazer diferença, mas seu comportamento também deve ser referencial para a sociedade. Grande é a responsabilidade perante Deus, a igreja e o mundo.”

Fazer a diferença onde Deus nos colocar, inclusive com atitude de gratidão, é a função de cada membro do Corpo de Cristo. O serviço que prestamos a Deus, seja em qualquer local e como for, é uma forma de agradecermos a Deus pela graça salvadora. Em qualquer área da nossa vida, seja pessoal, profissional ou na congregação dos santos, tudo que for proveitoso para que o Reino seja expandido, devemos efetivar por amor ao Senhor. É a maneira de agradecermos por tanto investimento em nossas vidas, pois éramos seus inimigos (Rm 5.10,11), por causa da nossa velha natureza, com as inclinações para o pecado. Mas o sacrifício de Jesus, pagando o preço pelo nosso resgate com o Seu sangue, nos fez amigos de Deus.

Conviver com uma pessoa ingrata é terrível, nos faz mal, pois, geralmente, toda pessoa ingrata é murmuradora, só vendo o lado ruim das situações e das pessoas, e se não tiver, ela inventa. Isso contamina quem está perto. A ingratidão é um sentimento que revela o caráter dos indivíduos egoístas, que vivem como se o “mundo girasse em volta deles”, são pessoas narcisistas (se preocupa só consigo, preocupada em ser grandiosa, indiferente ao outro, com pouca ou sem empatia pelo próximo) e hedonistas (busca o prazer a todo custo). Um cristão que apresenta atitudes de ingratidão, como os nove homens que foram curados da enfermidade conhecida como lepra (hanseníase, atualmente) e não voltaram para agradecer ao Senhor Jesus, não receberão todas as bênçãos que Deus tem para eles, pois aquele único que voltou, além da cura física, recebeu a cura espiritual, pois Cristo lhe disse:

Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E

disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.(Lc 17.17b-19). Perceba, caro professor, que Jesus só disse a ele que poderia se levantar e ir embora, afirmando que a fé dele o salvou, ou seja, ele teve seus pecados perdoados e agora se tornara filho de Deus, a

maior bênção que podemos receber da parte de Jesus - a salvação mediante a fé na Pessoa bendita do Filho de Deus!

A gratidão abre portas! Um simples sorriso, um gesto, um “Muito obrigado/a!”, agradecer mandando uma mensagem, um cartão, uma lembrança significativa, por mais simples que possa parecer, podem fazer uma grande diferença na nossa trajetória, nos nossos relacionamentos interpessoais. Claro que quem é crente fiel não ajuda o próximo e nem faz a Santa Obra pensando em receber algo em troca, mas como foi colocado acima, faz por amor, porque Deus nos amou e esse amor nos constrange de tal maneira que nos impele, nos impulsiona a servir ao Senhor servindo ao próximo, principalmente os da nossa família (1Tm 5.8) e

irmãos na fé (Gl 6.9,10).

Mesmo que as pessoas sejam ingratas conosco, devemos amá-las, como Deus amou o mundo e enviou a Jesus para nos tornar amigos dEle (Jo 3.16), pois não merecemos tão grande investimento e amor. A graça de Deus nos alcançou. Esse favor imerecido nos ensina a fazer o bem mesmo que achemos o outrem não merecedor, pois o próprio Criador agiu e age desta forma... Se somos filhos de Deus, precisamos pensar e viver com a mente de Cristo, buscando imitar o Mestre (1Co 2.13-16). Agir assim é

um ato de gratidão ao Senhor, pois está escrito em

que Jesus nos dirá:

CONCLUSÃO

Mt 25.35-40,

porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Nesta lição 8 sobre a prática da gratidão percebemos o quanto é importante sermos gratos para mantermos relações interpessoais saudáveis. Conviver com pessoas ingratas, cheias de si, orgulhosas, vaidosas e que desejam tudo para si, como se todos os desejos delas devessem ser atendidos e é até uma obrigação dos outros assim fazerem, é terrível. Isso não deve ser assim na Igreja! Cristo se doou e tudo dava graças ao Pai, até no partir do pão, na forma como tratava as pessoas, como as tocava, como fazia de tudo para não constrangê-las... Enfim, Jesus sempre nos ensinou a sermos gratos. Até a oração que Ele nos deu como modelo (Mt 6.9-15), se inicia em adoração, reconhendo a santidade do Pai, demonstrando nossa dependência nEle...Isso é gratidão! Reconhecimento! Quem age diferente ainda não sabe o que é viver o Cristianismo, mas é um religioso, não sabendo aproveitar a presença de Deus, na presença de Deus.

Dizem que gentileza gera gentileza. Mas mesmo que ao sermos gentis e amorosos, não recebamos o reconhecimento por atitudes altruítas (quando nos dedicamos aos outros), não devemos deixar de praticar o bem, pois o nosso coração está cheio de gratidão ao Deus da nossa salvação e seu divino amor continua nos constrangendo diariamente a refletirmos a Sua bondade. Ser agradecido é reconhecer que o Senhor nos libertou da escravidão do pecado para que outros também conheçam o Caminho e andem nEle, pois está escrito na carta de 1Jo 4.19-21: Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.

REFERÊNCIAS

STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. Almeida revista e corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Objetiva Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 1986.

Lima, Elinaldo Renovato de. O Caráter do Cristão: Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. 1.ed. Rio de Janeiro:CPAD, 2017. 

##### PARTE 3 #####

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 08: Praticando a Gratidão

ANTES DA AULA
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
  
 Cante: 
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
CORINHOS INESQUECÍVEIS 1


A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


Vamos Adorar A Deus & Eu Te Louvarei Senhor - Corinho


HARPA CRISTÃ 370 MAIS GRATO A TI

- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.
👇👇
👉 Apresentem o título da lição:
Praticando a Gratidão

O homem regenerado tem a consciência de que a graça de Deus o alcançou, logo, desprovido do orgulho e vestido de humildade, reconhece a Soberania e a bondade de Deus, rendendo-Lhe honra e gratidão por tudo.
💓 Quem valoriza a graça de Deus, cultiva a gratidão em seu coração.
  
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
👉 A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
👉 Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

RODA DE CONVERSA
👇
👇
O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.






  
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.




Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
,
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,145,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,195,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,85,Adolescentes,28,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,141,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,22,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,13,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,43,Batalha Espirítual,38,Batismo,16,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,158,Betel Adulto,93,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,18,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,19,Casamento Misto,6,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,28,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,12,Céus,9,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,5,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,492,CPAD Adolescentes,68,CPAD Jovem,124,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,17,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,8,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,17,Dons de Maravilhas,18,Dores,1,Doutrina,27,Doutrinas Fundamentais,38,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,744,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,40,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,935,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,6,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,42,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,221,Estudos Bíblicos,517,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,18,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,51,Família,51,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,4,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,5,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,53,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,17,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,232,Jovens,190,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,415,Lições Bíblicas da CPAD,596,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,3,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,15,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,10,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,13,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,11,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,28,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,28,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,22,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,42,Pecador Confesso,14,PECC,61,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,9,Perigos,7,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,3,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,16,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,102,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,29,Salvador,17,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,10,Santificação,12,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,8,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,5,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,9,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,5,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,9,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,3,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,7,Verdade,5,Verdadeira,7,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: LIÇÃO 8 – PRATICANDO A GRATIDÃO | 4º Trimestre | EBD PRÉ-ADOLESCENTES
LIÇÃO 8 – PRATICANDO A GRATIDÃO | 4º Trimestre | EBD PRÉ-ADOLESCENTES
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8RJ2BiElg0ttqZq7JXp8EjBykgYZi3AybPYysatvIX6tKXKfqX3O8QRlgoIZmFOmkPWQg61zFUUNZPwxAC2jjxCrmy4ZEOFdoAyU2AE6votb8E_m6zAmrwJC5yomesmcCLGueY0FRwmoqlrMG5318hXhXJ84QcSntBHbAzkW_iOimWIaUuo3SDyhBv7Q/w640-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-08.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8RJ2BiElg0ttqZq7JXp8EjBykgYZi3AybPYysatvIX6tKXKfqX3O8QRlgoIZmFOmkPWQg61zFUUNZPwxAC2jjxCrmy4ZEOFdoAyU2AE6votb8E_m6zAmrwJC5yomesmcCLGueY0FRwmoqlrMG5318hXhXJ84QcSntBHbAzkW_iOimWIaUuo3SDyhBv7Q/s72-w640-c-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-08.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-8-praticando-gratidao-4-trimestre.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-8-praticando-gratidao-4-trimestre.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy