4o Trimestre de 2023 – CPAD – PRÉ-ADOLESCENTES Preservando os valores cristãos | Comentarista: Davilene Herculano ---------------------...
4o Trimestre de 2023– CPAD–PRÉ-ADOLESCENTES
Preservando os valores cristãos | Comentarista: Davilene Herculano
Texto da lição Romanos 5.3-5; Tiago 1.2-4
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:3-5
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Tiago 1:2-4
A Bíblia diz: Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.”
Romanos 12.12
O subsídio da lição pré adolescentes, não é um comentário da lição da revista, mas sim, textos adicionais que podem ser usados para complementar a elaboração da aula.
Alguns textos são de cunho pessoal, e outros de pesquisas, subsídios de outras faixas etárias, com suas respectivas fontes.
Cabe ao professor, com a revista e os textos de subsídio em mãos, anotar os pontos mais importantes para serem abordados em aula, tendo sempre em mente alcançar os objetivos da lição.
Objetivos da lição
ENSINAR que a paciência é uma virtude da vida cristã;
REFORÇAR que ser paciente é um estilo de vida adotado pelo cristão;
RESSALTAR que a paciência é uma virtude produzida nas tribulações.
Introdução
O significado de paciência na Bíblia envolve os conceitos de resistência, perseverança, bondade e condescendência. A palavra paciência na Bíblia traduz principalmente alguns termos gregos presentes no Novo Testamento, mas no Antigo Testamento a ideia da espera paciente também está presente.
Sem dúvida a paciência é uma virtude fundamental na vida daquele que foi regenerado pelo Espírito Santo. Um estudo bíblico sobre a paciência claramente revela sua importância na vida cristã.
Mas a verdadeira paciência não é uma qualidade que possui sua origem na natureza humana.
Paulo, quando escreveu sobre o fruto do Espírito aos irmãos da Galácia, falou sobre a paciência como uma virtude produzida no crente pelo Espírito Santo (Gálatas 5:22).
Mas se por um lado a Bíblia enfatiza a necessidade de se ter um espírito paciente, por outro ela deixa claro que a falta da paciência resulta inevitavelmente em obras da carne, gerando dissensões, brigas e explosões de ira.
Fonte: https://estiloadoracao.com/significado-de-paciencia-na-biblia/
1- Paciência produz esperança
E esta é aperfeiçoada a cada problema. “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” Romanos 5:3
Problemas, quem não os tem? Cada um de nós passa por eles em algum momento da vida, porque não podem ser apagados ou burlados. Nós precisamos viver cada um deles.
Há aqueles que perguntam: “Deus, por que eu estou passando por isso? Eu não preciso, já sou bom o suficiente, já creio em Ti.” Mas não é isso que a Palavra nos ensina.
Esta passagem de Romanos diz que os problemas produzem perseverança. Mas como isso acontece? Se você já passou por um problema ou está passando por ele, já sabe: é preciso paciência e pulso firme. Não dá para resolver algo de uma hora para outra, é preciso persistir, insistir em resolvê-lo. E, mesmo que você desista dele, um dia ele virá à tona – às vezes ainda maior – e você não terá escapatória, terá que colocar a “mão na massa”.
A definição da palavra “problema” já diz tudo: é uma dificuldade na obtenção de um determinado objetivo. Isso quer dizer que terá que passar por ele, para ter novas experiências e assim encontrar o caminho da resolução.
E a esperança? Parece contraditório dizer que viver um problema dá esperança, mas é que ele produz várias experiências, que mostram que é possível passar pela dificuldade e sobreviver. Mas como assim?
Quando resolvemos algo que estava pendente, como por exemplo, uma dívida a ser paga, ao encontrar um documento de quitação, lembramos de como foi difícil pagá-la, mas que aquele sofrimento passou. É neste momento que vem o alívio.
Ao olhar para traz podemos chegar à seguinte conclusão: “como eu cresci!” Isso quer dizer que você se tornou mais forte e mais maduro depois de passar por cada um dos problemas da sua vida.
É isso que Deus quer: que você se torne mais forte, um ser humano melhor, cheio de
experiências e esperança ao passar por novas dificuldades, porque já sabe que é possível transpor qualquer barreira.
“Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” 2 Coríntios 12:10. Este versículo
completa o primeiro: quando pensamos que não vamos conseguir resolver algum problema, passar por alguma dificuldade, e nos sentimos fracos e incapazes, é neste momento que somos fortes, porque passaremos por este problema e sairemos ainda mais perseverantes, esperançosos e um ser humano ainda melhor.
Fonte: https://bloogiurd.webnode.page/news/a-experi%C3%AAncia-produz-
esperan%C3%A7a-/
2-A paciência é um estilo de vida
A importância de ser paciente. A paciência reflete a maturidade do caráter cristão. É verdade que muitas vezes nossa paciência é colocada a prova. Já falamos aqui sobre o exemplo de Jó, um homem íntegro que foi provado pelo próprio Deus.
O mesmo também pode ser dito de Abraão. Após ele enfrentar uma longa espera pelo cumprimento da promessa do Senhor em sua vida, foi provado quando lhe foi pedido seu filho Isaque em holocausto.
O cristão deve viver uma vida paciente, confiando que Deus está no controle de todas as coisas. O seguidor de Cristo deve sempre se lembrar do exemplo do agricultor dado por Tiago, que espera pacientemente pelo fruto que é precioso (Tiago 5:7-9). Nenhum fruto aparece maduro pronto para colheita da noite para o dia. É preciso plantar a semente, e estar pronto para uma longa espera. Como escreveu o apóstolo Paulo, “não cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos” (Gálatas 6:9).
Hoje estamos vivendo no tempo do imediatismo, onde as pessoas vivem suas vidas no desespero da pressa. As pessoas tomam decisões erradas e agem de forma precipitada. Como seguidores de Cristo, regenerados pelo Espírito Santo, precisamos refletir em nossas vidas a paciência gerada pelo Espírito em nós.
Como cidadãos do reino de Deus, devemos esperar com paciência, isto é, de forma perseverante e ativa, pois sabemos que a vinda de Cristo está próxima, e chegará o dia em que estaremos livres de toda provação e sofrimento.
Fonte; https://estiloadoracao.com/significado-de-paciencia-na-biblia/
Uma das bênçãos que Deus quer nos dar é paciência.
Quem não tem paciência desiste muito cedo. A paciência ajuda a continuar, mesmo quando as coisas se tornam difíceis. E, se você continuar fazendo a vontade de Deus, você vai receber a recompensa de seu esforço, na hora certa.
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não
desanimarmos. Gálatas 6:9
Ter paciência é ter sabedoria. Quando você se deixa irritar, todo problema fica pior, mas se você se controlar e tiver paciência, tudo vai acalmar. A paciência ajuda a ver as coisas de maneira mais equilibrada, promovendo a paz.
O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão. Provérbios 15:18 Se você quer mudar a opinião de uma pessoa, você precisa ter paciência. Algumas coisas precisam ser feitas devagar para funcionar. A pessoa paciente sabe esperar a hora certa para falar e não comete erros por ser A esperança e a paciência andam de mãos dadas. Abraão creu em Deus e esperou com paciência pelo filho prometido e recebeu! Ele tinha 100 anos quando Isaque nasceu e já parecia impossível, mas Deus é fiel com quem é paciente. Seja paciente e você também alcançará as promessas de Deus para você.
Fonte; https://www.bibliaon.com/o_valor_a_paciencia/
3- Sendo pacientes na tribulação
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” —Romanos 5:3-4
É fácil dizer: “Não se preocupe”. Mas fazer isso verdadeiramente requer ter experiência com a fidelidade de Deus. Quando confiamos em Deus e depois vemos e experimentamos Sua fidelidade em nossa vida, isso nos dá grande confiança para vivermos sem preocupação, medo ou ansiedade.
É por isso que é tão importante continuar a ter fé e confiança em Deus em meio às provações e tribulações. Com a ajuda dele, podemos resistir firmemente à tentação de desistir quando as coisas ficarem difíceis. Deus usa esses tempos difíceis de provação para construir em nós a paciência, a resistência e o caráter que, ao final, criarão o hábito da esperança alegre e confiante.
Lembre-se sempre de que quando está em uma batalha, você está adquirindo uma
experiência valiosa que o beneficiará no futuro. Você confiará em Deus mais facilmente quando a dificuldade vier, e poderá testemunhar a outros com relação à bondade e à fidelidade de Deus. Se está em uma batalha agora, você pode permitir que isso o derrote ou que o torne mais forte! Tome a decisão certa e deixe que ela ajude a levar você a um nível mais profundo de maturidade espiritual.
Servimos a um Deus que é tão maravilhoso que Ele pode fazer as coisas que Satanás usa para o nosso mal cooperarem para o nosso bem.
Fonte: https://tv.joycemeyer.org/portuguese/devotional/paciencia-e-esperanca/
Alegrai-vos na esperança
A passagem bíblica registrada em Romanos 12:12 traz um imperativo: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Isto indica que passamos por dificuldades, tristezas, tribulações e aflições. Não somos imunes ao sofrimento mas, mesmo em meio a isso, devemos nos alegrar e ter esperança. Podemos experimentar uma alegria que transcende qualquer circunstância.
Assim, essas circunstâncias, a ansiedade, as pessoas, nada pode roubar a nossa alegria e nossa esperança, pelo contrário, devemos “nos alegrar sempre no Senhor”.(Fil. 4:4) Quando enfrentamos dificuldades e, mesmo assim, estamos alegres, podemos assegurar que a nossa fonte de alegria é Deus, que nos faz alegres mesmo em meio a tribulações. Desta forma, a nossa alegria não é um sentimento que depende das coisas desta terra, mas ela está calcada nas coisas do céu: “... alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lucas 10:20).
Quando nutrimos um relacionamento íntimo com o Senhor, entendemos que não temos nas circunstâncias externas o motivo da nossa alegria, pelo contrário, ainda que as coisas estejam mal, podemos nos alegrar no Senhor: “porque ainda que a figueira não floresça, nem que haja fruto na vide... todavia eu me alegro no Senhor”. (Habacuque 3:17 e 18). Esta alegria espiritual é fruto de um relacionamento sério com o Senhor, através do conhecimento, confiança e obediência à palavra de Deus. Como fruto deste relacionamento, temos paz em nossos corações e esperança de receber aquilo que Deus está reservando para nós; é a confiança de que aquele que prometeu é fiel para cumprir todas as suas promessas.
A presença de Deus em nós produz alegria mesmo em meio a calamidades e aflições, pois a nossa alegria está na pessoa de Cristo Jesus e essa não tem fim. Portanto, estejamos sempre confiantes de que “a alegria no Senhor a nossa força é”. Fonte: https://pleno.news/fe/devocional/alegrai-vos-na-esperanca.html
Conclusão
O exercício da paciência é uma qualidade bastante difícil nos dias em que vivemos, principalmente devido ao corre-corre de nosso dia a dia, mas é de imprescindível importância para o crente que deseja ir morar no céu.
É nos momentos de maior tensão que somos testados nessa qualidade do fruto do Espírito que está implantada em nós.
É notado e louvado o cristão que consegue ser paciente diante das adversidades que surgem em seu viver terreno.
Somente com a ajuda do Espírito Santo é que conseguimos exercer paciência e ajudar aos que estão a nossa volta, a passar pelas tribulações do cotidiano.
Fonte: https://conexaogeral2015.blogspot.com/2020/08/fruto-do-espirito-4-paz-e-
paciencia.html
####### PARTE 2 ########
PROFESSOR 8 – CLASSE DE PRÉ – ADOLESCENTES – 4o TRIMESTRE DE 2023
LIÇÃO 07 – PRATICANDO A PACIÊNCIA
TEXTO BÍBLICO: Romanos 5.3-5: Tiago 1.2-4
INTRODUÇÃO
Na aula de hoje abordaremos sobre a Paciência e vamos ensinar que a paciência é uma virtude daqueles que professam a fé cristã, é importante reforçar que ser paciente é uma maneira de viver conforme as orientações de Jesus e que essa virtude precisa se fazer presente, principalmente, nos momentos de dificuldades e tribulações vividas por todo crente. Você está praticando a paciência?
I – A BÍBLIA DIZ
"Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre” (Romanos 12.12)
Na carta aos Romanos, Paulo incentiva os cristãos a suportarem os sofrimentos com paciência (v. 12). “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (ARC). A esperança que dá alegria é nossa esperança futura em Cristo. Esta esperança provê a paciência necessária para suportar as aflições terrenas. E a oração persistente abre o acesso ao trono da graça. “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.16).
II – AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Caro(a) Professor(a), sugerimos que inicie a aula fazendo a seguinte pergunta aos alunos: Você já perdeu a paciência com alguém ou alguma situação? Após a resposta faça a seguinte afirmação: Acho que boa parte das pessoas, sim! Não é fácil ter controle sobre ela, pois a paciência é uma virtude baseada em autocontrole, quando uma pessoa suporta situações desagradáveis, injúrias e/ou incômodo de terceiros, isso sem perder a calma e a concentração.
Será que isso é possível sem ter de recorrer a uma medicação de tarja preta? Procure direcionar este tema ao exposto na seção: A Bíblia Diz. Incentive-os a dominar bem este assunto pautado na Palavra de Deus e com o auxílio deste esboço. Queridos, uma boa aula na EBD!
III – COMENTÁRIO DA LIÇÃO
3. PACIÊNCIA: POR QUE NÓS PRECISAMOS DELA?
3.1 Porque há uma corrida que nós devemos correr. E devemos corrê-la com paciência, olhando para Jesus, que também pacientemente sofreu a cruz pelo gozo que viria depois dela. Na verdade, pense sobre a paciência de Cristo. Ele nunca fez mal para ninguém. Ao contrário, ele curou o fraco, ressuscitou o morto, e ele sempre fez o desejo de Deus. Ainda assim, ele foi perseguido e torturado mais do que qualquer outra pessoa, até o ponto de ser crucificado. Isto é o que Jesus fez. Ele suportou a dor e a humilhação, olhando para o que ele faria, ou seja, olhando para a nossa salvação. Ele é nosso maior e melhor exemplo de paciência e ele é aquele que nós devemos considerar, correndo a nossa carreira tendo sua paciência como um exemplo.
3.2 Porque temos uma recompensa. Conforme disse Paulo em 1 Coríntios 9:24-25: “Vós sabeis que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”. A recompensa de nossa corrida não é uma coroa corruptível, ou um corpo corruptível, dado por uma mão corruptível. Em contraste, é uma coroa incorruptível em um corpo espiritual e incorruptível, dado por uma mão incorruptível: a mão de Jesus Cristo.
3.3 Porque temos que alcançar a promessa. Nossa paciência e confiança têm grande galardão. “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. (Hb 10:35) Jesus Cristo está voltando com as coroas, com as recompensas para aqueles de nós que persistem e não se retiram. Pois, nossa verdadeira cidadania é nos céus (Fp 3:20). Ele é o autor e o consumador de nossa salvação (Hb 12:2). Ele é o nosso lar nos céus, nosso lar verdadeiro e permanente (2Co 5:1).
Esta é a realidade, uma vez que a realidade é também o prêmio que nós não vemos agora, embora nós insistamos por ele, exatamente como o atleta que não vê seu próprio prêmio, mas persiste e se prepara para consegui-lo.
####### PARTE 3 - EM BREVE ########
Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 07: Praticando a Paciência
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Harpa Cristã: 498
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- A Bíblia é um guia seguro para a nossa caminhada cristã. O texto sagrado aponta para Cristo: O único caminho que leva à vida (Mt 7.14). Nessa nobre tarefa, a imutável Palavra de Deus alumia o caminho que devemos trilhar.
Adália Helana.
Refletir sobre o exercício da paciência.
Material:
01 bexiga para cada aluno
01 palito de dentes
- Distribuam uma 01 bexiga vazia para cada aluno.
- Em seguida, mostrem uma bexiga cheia de ar e falem sobre a falta de paciência, que muitas pessoas apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a bexiga com um palito).
- Depois, orientem para que cada pessoa fale sobre algo que o irrita, que faz perder cabeça de forma rápida e à medida que falarem eles devem encher a bexiga.
- Depois que todos falarem, perguntem: O que fazer para que alguém não exploda?
Aguardem as respostas.
- Depois, enfatizem sobre a importância da paciência diante de situações que podem provocar irritação.
- Peçam para que os alunos deem um nó na bexiga e escrevam sobre ela a palavra paciência, representando o exercício da paciência para não explodir de raiva etc.
Por Sulamita Macedo.
Filipenses 3:13,14
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Lembre-Se...
com todo o meu carinho...
MUITO IMPORTANTE
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
COMMENTS