Lição 09 – Lidando com a timidez | 4º Trimestre | EBD PRÉ-ADOLESCENTES

LIÇÃO Nº 9 – LIDANDO PELA TIMIDEZ Professoras e professores, observem estas orientações: 1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante...


LIÇÃO Nº 9 – LIDANDO PELA TIMIDEZ

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Lidando Com a Timidez, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o item 3 da lição, utilizem a dinâmica “O Resgate”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

--------------------------------------------------------------
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.

--------------------------------------------------------------

Dinâmica: O Resgate

Objetivos:

Enfatizar que é preciso vencer a timidez para evangelizar.

Exemplificar o ato de evangelizar.

Material:

Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).

TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:

- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.

O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.

- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.

- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.

- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.

- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?

Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.

- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.

Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.

- Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.

- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14. Enfatizem também que é preciso vencer a timidez para evangelizar.

Por Sulamita Macedo.

=============== PARTE 2 ===================

========#########=======
INDICAÇÃO DE LIVROS PARA DEPARTAMENTO INFÂNTIL

                        


========########========
Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você 🙏.
========########========
=============== PARTE 2 ===================
O que significa ser tímido? Sera que as pessoas tímidas estão agradando a Deus? Como vencer a timidez? Como deixa a timidez? Quais a características de quem é tímido? E quem não é tímido é o que? Quais as características de quem não é tímido?

De certa forma, todos enfrentamos um pouco de timidez, mas muitas vezes, esse traço pode prejudicar o crescimento espiritual, familiar e financeiro. É crucial superar isso. Cada ser humano, em algum momento, experimenta a timidez, mas é fundamental superá-la, pois ela pode comprometer o relacionamento com Deus e a realização de Sua vontade em nossas vidas. É hora de vencermos.

Você sabe que os pré-adolescentes frequentemente passam por essa fase de timidez, vergonha e acanhamento. Como professor, é importante abordar esse tema, permitindo que eles tenham uma vida mais descontraída e participativa, influenciando em vez de serem influenciados. Isso não implica em eliminar totalmente a timidez, pois é natural sentir aquele friozinho na barriga em alguns momentos. No entanto, isso não deve impedir a obra de Deus em nossas vidas.

DEVOCIONAL
SEGUNDA-FEIRA Isaías 12.2
TERÇA-FEIRA Isaías 41.10
QUARTA-FEIRA Romanos 8.31
QUINTA-FEIRA 1 Coríntios 16.13
SEXTA-FEIRA Filipenses 4.13
SÁBADO Hebreus 13.6

A LIÇÃO DE HOJE SE ENCONTRA EM: 2 Timóteo 1.6,7

A Bíblia diz: “Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.” 2 Timóteo 1.7

Quando recebemos o Espírito Santo de Deus, somos revestidos de coragem, ousadia, força e determinação. Não desistimos, pois o Espírito Santo age em nossas vidas, promovendo crescimento e desenvolvimento. Ele nos capacita a realizar a obra do Senhor. Pergunto a você: possui essa coragem e determinação, ou o medo tem prevalecido? Se o desânimo tem tentado dominar, repreendemos isso em nome de Jesus. É hora de buscar força, coragem e determinação para cumprirmos a obra de Deus.


INTRODUÇÃO


Olá, querido pré-adolescente, a paz do Senhor! A lição desta semana destaca como lidar com a timidez. Há vários fatores que influenciam para que uma pessoa seja tímida. Deus tem uma palavra para aqueles que sofrem com esse aspecto emocional.

A timidez pode ser um obstáculo na vida de qualquer pessoa, inclusive na fase adulta.

Alguns indivíduos continuam enfrentando a timidez mesmo após atingirem a idade adulta, o que impacta negativamente nos relacionamentos pessoais e interpessoais, assim como na relação com Deus.

Para realizar a obra do Senhor, é essencial ter coragem, determinação e vontade, e a timidez pode representar um impedimento.

Ao ensinar aos pré-adolescentes, é importante destacar que a timidez pode afetar significativamente nessa fase de grandes mudanças, quando estão deixando de ser crianças.

As dúvidas, incertezas e medos são naturais nesse período, mas é uma fase transitória que precisa ser superada para agradar a Deus e realizar o serviço do Senhor.

Professores desempenham um papel crucial ao abordar essa temática, incentivando e motivando os pré-adolescentes a superarem o medo e a timidez em nome de Jesus.

Isso é fundamental para que o receio não prejudique as promessas divinas em suas vidas, evitando impactos no crescimento espiritual.

1. O ESPÍRITO SANTO NOS ENCHE DE CORAGEM


O apóstolo Paulo ensinou a Timóteo que o Espírito de Deus não nos torna medrosos. Muito pelo contrário, Ele nos enche com o seu poder e amor de modo que somos capacitados a realizar a sua Obra com coragem.

Aqueles que têm o Espírito Santo de Deus podem afirmar o seguinte: quando alguém aceita Jesus Cristo, passa a ser selado com o Espírito Santo.

Isso não implica necessariamente no batismo no Espírito Santo. Todo cristão salvo e liberto possui o Espírito Santo de Deus, conforme afirma a Bíblia.

Deus nos presenteou com um espírito de coragem, determinação e força, e não de medo ou covardia. Portanto, todo cristão deve ter a coragem e determinação necessárias para realizar e cumprir a vontade de Deus.

1.a. A CORAGEM PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS


Qualquer pessoa que deseja alcançar certos objetivos precisa entender que a coragem é um elemento que não pode faltar.

Se você quer ser aprovado na escola, precisa estudar; se quer receber alguma benção de seus pais, precisa fazer por merecer; enfim, qualquer coisa que deseja alcançar requer vencer a timidez.

A timidez é uma barreira que gera insegurança, medo, desconfiança, sensação de que é incapaz e que não vai conseguir. Logo, a timidez é um mal que precisa ser vencido.

A timidez é uma experiência comum que pode afetar qualquer pessoa. É importante reconhecer que a timidez não deve ser um motivo para evitar a realização da obra de Deus. O Espírito Santo nos capacita, oferecendo coragem, determinação e ousadia.

Se você se sente temeroso ou incerto, lembre-se de que o Espírito Santo está disposto a capacitar e ensinar. É essencial esforçar-se, meditar e buscar conhecimento, metodologias e estratégias.

Pesquisar e aprender, como ao assistir vídeos no YouTube, é um bom começo, mas a aplicação prática depende de cada um. Se enfrentar dificuldades ao ministrar aulas, ore por força e coragem ao Espírito Santo para realizar a obra do Senhor.


1.b. CORAGEM E ÂNIMO PARA VENCER A TIMIDEZ.


O crente tem à sua disposição a Palavra de Deus para fortalecer a sua fé e o poder do Espírito para capacitá-lo a realizar a Obra de Deus com autoridade.

Muitos servos de Deus venceram a timidez: Josué, ao substituir Moisés (Js 1); Gideão, na batalha contra os midianitas (Jz 6.1-14); o profeta Jeremias, quando foi chamado pelo Senhor (Jr 1.5); e outros. Todos esses servos de Deus venceram a timidez e foram vitoriosos.

Deus não chama ninguém que já seja naturalmente capacitado. Entenda que, na verdade, ninguém é perfeito, ninguém está completamente preparado ou apto para ser usado por Deus.

Ninguém é digno ou merecedor de ser usado por Deus. No entanto, todas as pessoas que foram e são chamadas por Deus são capacitadas pelo próprio Deus e pelo Espírito Santo.

Deus fornece coragem e ousadia para realizar Sua obra. Portanto, aqueles que foram chamados por Deus receberão todas as ferramentas e armas necessárias para realizar eficazmente a obra do Senhor.

Se você foi chamado por Deus, Ele o usará e capacitará. No entanto, é crucial orar mais, buscar mais e superar medos e timidez.

Os pré-adolescentes não devem permitir que a timidez os impeça de avançar. Quanto à realização da obra de Deus, é necessário vencer a timidez.

No entanto, em relação ao pecado, é fundamental ter temor a Deus e sentir vergonha. Algumas pessoas têm vergonha apenas ao fazer o que é certo, mas não hesitam em cometer erros, falar o que não devem ou frequentar lugares impróprios.

Vigilância é crucial. Não tenha timidez em relação à obra do Senhor, mas afaste-se cada vez mais do pecado para seguir a vontade de Deus.


2. NÃO TEMAS, DESPERTE O DOM QUE HÁ EM VOCÊ


O apóstolo Paulo encorajava o jovem Timóteo a enfrentar os seus maiores temores e a despertar o dom que o Espírito Santo o havia concedido. Semelhantemente, não permita que a timidez impeça que você exercite o chamado de Deus.

Todos nós temos uma chamada de Deus em nossas vidas que precisa ser exercitada e colocada em prática. No entanto, essa tarefa só é possível quando você se livra, joga fora e expulsa toda a timidez.

Isso porque a timidez pode impedir a atuação do Espírito Santo em sua vida, não porque o Espírito Santo não queira operar, mas porque você pode começar a perder a fé, coragem e esperança, entregando-se ao medo.

Está escrito que sem fé é impossível agradar a Deus. Você precisa acreditar e confiar para superar os medos e desafios. É essencial despertar o dom que está em você, o Espírito Santo de Deus.

Você possui um dom e uma chamada do Senhor para realizar a obra Dele, mas muitas vezes o medo e a falta de confiança têm atrapalhado.

A partir de hoje, essa situação vai mudar. Se você é professor da Escola Bíblica Dominical e enfrenta vergonha e timidez, declare, em nome de Jesus, a repreensão de toda timidez e medo.

Receba coragem para ser usado por Deus na realização da Sua obra, e que suas aulas se tornem as melhores, guiadas pelo poder do Espírito Santo.


2.a. ENFRENTANDO DEAFIOS PARA DESPERTAR DONS.


Timóteo recebeu o dom de liderar e ensinar, porém, as pessoas o rejeitavam em razão de ser muito jovem. O fato é que Timoteo confrontava os falsos ensinos entre os cristãos e era um fiel discípulo do apóstolo Paulo.

As dificuldades constantes fizeram que Timóteo se tornasse tímido para o exercício ministerial. Por essa razão, o apóstolo Paulo o encoraja a despertar o dom de Deus que lhe foi concedido Faça como Timóteo, vença a timidez e cumpra o chamado de Deus para sua vida.

Assim como Timóteo, vença a timidez e cumpra o chamado de Deus para sua vida. Este exemplo é excelente. Imagine um jovem pastor dedicado à obra do Senhor, apaixonado pelo que faz, mas sendo atrapalhado pela timidez.

Ele precisava encontrar coragem e confiança, falando alto, firme e com determinação, pois isso transmitiria confiança aos seus liderados. Às vezes, a timidez pode ser interpretada como falta de confiança e liderança, algo que não pode ser demonstrado por quem está à frente da obra de Deus.

A necessidade de confiança é crucial. Orar para que o dom concedido pelo Espírito Santo esteja em evidência é essencial. Se Deus lhe deu o dom e o chamado, Ele o capacitará e usará.

Ele infundirá em você o Espírito de ousadia e coragem para realizar Sua obra. Lembre-se, se Deus deu o dom, é seu em nome de Jesus, e ninguém pode tirá-lo.

Você pode escolher desperdiçar, desprezar ou enterrar esse dom, mas Deus está presente neste momento, nesta aula, para despertar esse dom em você e em sua turma, porque a obra de Deus precisa de você.


2.b. HUMILDE PARA APRENDER.


Timóteo era um discípulo que demonstrava disponibilidade para aprender. Apesar de ser mais jovem em comparação a outros líderes que havia na igreja, ele foi escolhido por Deus e treinado pelo apóstolo Paulo para cumprir o ministério de liderança em Éfeso.

Timóteo não apenas aprendeu a servir a Deus com ousadia, mas também sofreu prisões e perseguições por amor ao Evangelho. Ainda hoje, Deus espera que você, pré-adolescente, tenha o mesmo comprometimento e humildade para aprender.

Ninguém possui todo o conhecimento, e é essencial continuar aprendendo. Para ministrar esta aula, por exemplo, é preciso estudar, ler e meditar para adquirir conhecimento.

Muitas vezes, o medo, a timidez, a falta de confiança e a insegurança podem surgir devido à falta de estudo. Ter conhecimento, estudar as disciplinas e ler a Bíblia Sagrada são fundamentais para falar com propriedade sobre um assunto.

É importante vigiar, dedicar tempo para estudar, meditar e adquirir conhecimento para ter a capacidade de ensinar. Antes de querer ensinar, é crucial sentar-se, aprender e estudar.

O problema é que muitas pessoas hoje em dia não querem mais se dedicar ao aprendizado; preferem se levantar para ensinar sem terem aprendido. Quem não aprende não pode ensinar. Quem não lê, não estuda, não ora, não consagra, enfrentará dificuldades.

Deus está chamando para a mudança. Receba esta palavra para que haja uma transformação de pensamento. Converse com seus pré-adolescentes, pois nesta lição estão sendo despertados a exercitar e colocar em prática a chamada de Deus em suas vidas.

O medo que estão enfrentando pode ser superado com mais conhecimento. Quanto mais orarem, buscarem o Senhor e meditarem na palavra, mais conhecimento terão, proporcionando propriedade para falar e explicar. Portanto, leia a Bíblia, ore, consagre-se, jejue e adquira conhecimento da palavra do Senhor. É uma bênção pura e simples.


3. NÃO SE ENVERGONHE DE TESTEMUNHAR


Estamos vivendo tempos difíceis e testemunhar o Evangelho é uma tarefa urgente. As pessoas precisam entender a necessidade de perdão e a Palavra de Deus oferece o caminho.

Nesta terra, somos chamados a testemunhar, e o verdadeiro testemunho se manifesta primeiramente por meio de nossa própria vida, refletido em nosso comportamento e atitudes.

A mudança e transformação devem ser visíveis para as pessoas ao nosso redor. As palavras que proferimos precisam ser respaldadas pela prática.

Por exemplo, se falamos de santidade, é essencial demonstrá-la na prática; se falamos de honestidade, precisamos vivê-la em nossas ações.

Da mesma forma, ao abordarmos o tema da oração, as pessoas devem perceber em nós a vontade e o desejo sincero de estar em comunhão com Deus.

A vida cristã não se resume apenas a teorias, mas é fundamentada na prática. Aquilo que falamos deve ser reflexo do que vivemos.

É crucial pregarmos aquilo que vivemos, e isso se aplica tanto à nossa vida quanto à vida dos pré-adolescentes.

Desde cedo, eles precisam ser ensinados a viver de acordo com aquilo que pregam e a pregar aquilo que vivem. Essa integridade entre palavras e ações é fundamental para um testemunho autêntico e impactante.


3.a. ANUNCIAR A MENSAGEM SEM SENTIR VERGONHA


A timidez é muito comum na fase em que você está vivendo. No entanto, não podemos deixar que o receio de não ser aceito ou mesmo o preconceito contra o que acreditamos domine a nossa mente para não anunciarmos a mensagem do Evangelho.

Peça a Deus que encha o seu coração de ousadia para testemunhar de forma amorosa a salvação mediante a fé em Jesus Cristo (Ef 3.6).

Os adolescentes e pré-adolescentes frequentemente têm medo de serem rejeitados ou desprezados, especialmente na busca por aceitação em grupos sociais, novas amizades e reconhecimento.

A timidez pode representar um obstáculo significativo, especialmente em ambientes onde o cristianismo pode ser ridicularizado e menosprezado. Muitos jovens sentem vergonha de expressar sua fé, temendo a rejeição e o afastamento de seus pares.


No entanto, é fundamental lembrar que Deus não se agrada quando negamos nossa fé por medo de rejeição. Não devemos comprometer nossos princípios cristãos para agradar aos outros.

Se as pessoas gostarem de nós ou não, devem nos aceitar como somos. Isso não significa ofender ninguém, mas sim testemunhar com nossas vidas, comportamento e atitudes.

Testemunhar a palavra de Deus não é impor crenças de forma agressiva, mas compartilhar as boas novas e demonstrar transformação e santificação por meio de nossas vidas.

Devemos ter a coragem de ser diferentes, mesmo que isso nos faça ser rejeitados por alguns grupos na escola. Devemos lembrar que somos cidadãos do céu, e nosso compromisso é com Deus.

A falta de conhecimento, maturidade e ensinamento da palavra de Deus pode levar alguns pré-adolescentes a mudarem seu comportamento para se encaixarem em grupos escolares que não têm compromisso com Deus.

No entanto, é importante encorajar os pré-adolescentes a serem diferentes, representando Deus em suas escolas, influenciando positivamente em vez de serem influenciados negativamente.

Isso requer vencer a timidez, superar o medo e permitir que o Espírito Santo atue constantemente para serem mais do que vitoriosos.


3.b. AS PESSOAS PRECISAM CONHECER O PERDÃO E A SALVAÇÃO EM CRISTO.


Muitas pessoas ouvem a mensagem do Evangelho, mas não entendem o porquê precisam de perdão e salvação. A Bíblia narra que a humanidade se separou de Deus após o pecado de Adão e Eva.

Uma vez separados, todos os benefícios da vida eterna ao lado de Deus foram perdidos. Logo, a pregação desta mensagem é urgente para que todos tenham a oportunidade de perdão e sejam salvos da condenação eterna.

É verdade, a necessidade de Deus na vida de todo ser humano é crucial. O pecado cria uma barreira entre o homem e Deus, como vimos no caso de Adão e Eva, que se afastaram da presença do Senhor quando pecaram.

Deus, então, concebeu um projeto de salvação e libertação, que conhecemos por meio de Jesus Cristo de Nazaré, que sacrificou Sua vida na cruz do Calvário para pagar a dívida do pecado herdada por Adão e Eva.


Todo ser humano precisa do perdão de Deus, pois a Bíblia afirma que o salário do pecado é a morte. No entanto, através de Cristo, temos o direito à salvação, pois Ele pagou essa dívida diante de Deus.

Quando aceitamos verdadeiramente a Jesus Cristo, crendo nele e seguindo Sua vontade, nossos pecados são perdoados, e nossos nomes são escritos no livro da vida. Isso nos concede o direito de herdar a vida eterna.

A consciência da necessidade de se aproximar de Deus por causa do pecado é vital. O arrependimento e o pedido de perdão são essenciais para que os pecados sejam perdoados e os nomes permaneçam no livro da vida.

É uma jornada constante de se aproximar de Cristo, pois Ele é o único caminho que conduz o homem a Deus. Conscientizar os pré-adolescentes sobre essa verdade é fundamental para que possam reconhecer a importância de buscar a Deus, pedir perdão e manter uma relação próxima com Ele em nome de Jesus.
EBD – Lidando Com a Timidez – Lição 9 Pré-Adolescentes – 4 Trimestre 2023

CONCLUSÃO


O jovem Timóteo era muito tímido, mas com o apoio do apóstolo Paulo, ele pode desenvolver o seu ministério. Assim como Timóteo, esteja disposto a aprender e o Senhor honrará os seus esforços

A história de Timóteo, um jovem pastor que foi designado para liderar a importante Igreja de Éfeso, é inspiradora.

Apesar de sua timidez, com o apoio e orientação do apóstolo Paulo, Timóteo conseguiu desenvolver seu ministério. Assim como Timóteo, é crucial estar disposto a aprender e confiar que o Senhor recompensará os esforços.

A Bíblia relata que a Igreja de Éfeso estava enfrentando desafios com várias pessoas pregando mensagens contrárias aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Timóteo, mesmo sendo um jovem pastor dedicado, sentia medo ao exercer sua fé e ministério. O apóstolo Paulo, seu mentor, professor e mestre, ofereceu encorajamento e palavras de ânimo para capacitá-lo a continuar a obra do Senhor.

É importante compreender que, embora Deus não precise de nós individualmente, Sua obra na Terra necessita do nosso envolvimento.

Pregar, cuidar da igreja, evangelizar e visitar são atividades essenciais para a expansão do Reino de Deus. Aqueles que se colocam na direção de Deus e se dedicam à Sua obra são abençoados.


=============== PARTE 3 ===================

PROFESSOR 8 – CLASSE DE PRÉ – ADOLESCENTES – 4o TRIMESTRE DE 2023

LIÇÃO 09 – LIDANDO COM A TIMIDEZ
TEXTO BÍBLICO: 2 Timóteo 1.6,7

INTRODUÇÃO
Na Lição Bíblica “LIDANDO COM A TIMIDEZ”, aprenderemos, por meio do exemplo do jovem Timóteo, acerca da timidez e como ela é uma barreira que deve ser rompida para que possamos desfrutar das bênçãos que Deus tem reservado para aqueles que nEle confiam.

I – A BÍBLIA DIZ

“Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos;
pelo contrário, o Espírito no enche de poder e de amor e nos torna prudentes”

(2 Timóteo 1.7)

Nesta passagem bíblica, o apóstolo Paulo encoraja o jovem Timóteo. Paulo acreditava que Timóteo era um dos jovens que demonstravam maior potencial para ser líder na igreja emergente, alguém que poderia assumir qualquer cargo de liderança quando fosse preciso. O comentário da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (1995, p. 1712), referente à passagem de 2 Timóteo 1.6,7, nos diz que: “Timóteo estava experimentando grande oposição à sua mensagem e a si mesmo como líder. Sua juventude, sua associação com Paulo e sua liderança foram criticadas tanto pelos crentes como pelos incrédulos. Paulo o exortou a ser corajoso. Quando permitimos que as pessoas nos intimidem, neutralizamos nossa efetividade para Deus.”

II – AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Professor(a), sugerimos a realização da atividade que se encontra na revista do Professor, na seção “Refletindo” (pág. 60). Para esta dinâmica, você precisará dos seguintes materiais:
Folhas de papel tamanho A4 (uma para cada pré-adolescente), lápis e borracha. Aplicação: Após o ensino da Lição 09, faça uma roda de conversa (caso o espaço permita), entregue uma folha de papel A4, um lápis e uma borracha para cada pré-adolescente e peça que escrevam uma lista de 3 a 5 situações que os deixam envergonhados ou com medo. Ao final, oriente que cada estudante escolha um item da lista para compartilhar com a turma, explicando também como ele lida com essa situação. Nessa atividade, cada pré-adolescente contribuirá compartilhando o seu testemunho com os demais.

(Atenção! É importante que o(a) professor(a) fique atento na hora das apresentações para que seja um momento com ordem e respeito mútuo.) Finalize a atividade, recitando o versículo com toda a turma: “Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito no enche de poder e de amor e nos torna prudentes” (2 Timóteo 1.7).

III – COMENTÁRIO DA LIÇÃO
Antes de entrarmos no conteúdo desta lição propriamente dita, é importante compreender um pouco sobre a timidez, incluindo seu conceito e características. De acordo com a psiquiatra Michelle Teixeira (2021):

“A timidez é uma característica comum em pessoas introvertidas e não indica um problema de saúde ou algum transtorno de personalidade. Por definição, é vista como um desconforto ou vergonha que se manifesta em situações de interação social, causando ansiedade e até alguns sintomas físicos. Assim, podemos entender a timidez como o medo do que os outros irão pensar a respeito de nossas ações.

Quem é tímido, tende a evitar o diálogo com pessoas novas, procura ser mais reservado e dificilmente se expõe para terceiros. Ademais, a timidez tem em sua base o sentimento de que a pessoa não está adequada e que o seu jeito não será aceito pelo próximo. Porém, esses sintomas não são incapacitantes e são passageiros. Embora sejam mais inibidos, os tímidos não se fecham completamente.” (https://www.dramichelleteixeira.com.br/)

Após essa introdução, vamos destacar o personagem abordado na Lição 09: o jovem líder e cooperador do Evangelho, Timóteo. Em sua obra Quem é quem na Bíblia Sagrada, GARDNER (2005) explicita que “Timóteo  constitui um interessante tema de estudo sobre discipulado e liderança cristã. Converteu-se e foi cuidadosamente preparado pelo apóstolo Paulo. Depois foi colocado para trabalhar por Cristo e teve oportunidades para desenvolver seus dons, inclusive o de pregar o Evangelho e o de fortalecer os jovens convertidos e as novas igrejas.” O autor ainda continua tecendo outros comentários relevantes sobre Timóteo:

“Timóteo era um tanto tímido e lhe faltava um pouco de autoconfiança, de maneira que precisava de afirmação e apoio dos cristãos mais maduros. Foi aconselhado sobre a necessidade de experimentar a graça renovada de Deus: ‘Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus’ (2 Tm 2.1; uma versão bíblica diz: ‘Tu, pois, meu filho, continue renovando sua força na bênção espiritual que vem por meio da união com Cristo Jesus’). Paulo falou-lhe de sua herança cristã, ‘a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti’ (2 Tm 1.5). Esse encorajamento pessoal era necessário para fortalecer uma pessoa insegura, a qual foi lembrada de que ‘Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação’ (2 Tm 1.7).” (grifo nosso)

O ensinamento de Paulo a Timóteo destaca que o Espírito de Deus não nos induz ao medo, mas, ao contrário, nos impulsiona com seu poder e amor, e isso nos habilita a realizar a obra de Deus com coragem. Além de Timóteo, podemos citar outros exemplos de timidez na Bíblia, pessoas como Gideão (Jz 6.11-15), Jeremias (Jr 1.4-6) e Moisés (Ex 3.11). Cada personagem enfrentou a timidez em contextos e épocas diferentes; no entanto, Deus cuidou de cada um deles para que superassem suas dificuldades.

▪ Moisés foi o maior líder judeu, promoveu o êxodo, foi profeta e legislador. Ele entregou os Dez Mandamentos ao povo e é o autor do Pentateuco. Através da história de Moisés, compreendemos que Deus nos prepara antes de nos usar. Somente após Deus ter tratado da timidez de Moisés, ele pôde adquirir autoridade espiritual para sua vida e ministério. O Moisés inicialmente tímido tornou-se o instrumento de Deus. Moisés é um exemplo de como é possível vencer a timidez e insegurança para cumprir a missão que Deus nos confia.

▪ Gideão tornou-se juiz em Israel (foi o quinto juiz) e livrou o povo da opressão dos midianitas. Foi um estrategista militar especialista em surpreender. Ele é descrito como um homem tímido e humilde, o qual Deus usou poderosamente devido à sua fé. Temeu que suas próprias limitações impedissem o trabalho de Deus.
Encontra-se com outros grandes heróis da fé em Hebreus 11.

▪ Jeremias foi um dos grandes profetas do Antigo Testamento, confrontou a timidez ao ser convocado por Deus para servir como profeta. Ele se considerava jovem e inábil para falar, porém, Deus o motivou e assegurou-lhe Sua presença.

A Bíblia nos ensina que pessoas tímidas podem ser usadas por Deus para realizar feitos grandiosos, e nossa timidez não determina nosso valor. É crucial aceitarmos a timidez como parte de nossa personalidade, aprendendo a conviver com ela. Ao mesmo tempo, é fundamental buscar superá-la, especialmente quando ela nos impede de cumprir nosso propósito. A Bíblia nos orienta a confiar em Deus e depender dEle para enfrentar nossos medos e inseguranças.

“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.”

(Isaías 41.10 NTLH)

CONCLUSÃO

Professor(a), importantes aprendizados e reflexões podem advir desta Lição Bíblica. Ao estudá-la, meditando na
Palavra de Deus, ore pelos pré-adolescentes, apresente-os ao Senhor e reserve um tempo de adoração a Ele. Peça ao
Espírito Santo que os ajude a superar o medo, para que possam continuar a realizar a obra de Deus com coragem,
ousadia e autodisciplina.

REFERÊNCIAS
  • App da Bíblia YouVersion. Versões Almeida Revista e Atualizada (ARA), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).
  • Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Versão Almeida Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
  • FLERCULANO, Davilene (comentarista). Lições Bíblicas Pré-adolescentes (11 e 12 anos) - 4o Trimestre 2023 - Preservando os
  • valores cristãos. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
  • GARDNER. Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada / Tradução: Josué Ribeiro. São Paulo: Editora Vida, 2005.
  • TEIXEIRA, Michelle. Qual a diferença entre timidez e fobia social? Dra. Michelle Teixeira, 2021. Disponível em: https://www.dramichelleteixeira.com.br/fobia-social-
  • 3/#:~:text=A%20timidez%20%C3%A9%20uma%20caracter%C3%ADstica,e%20at%C3%A9%20alguns%20sintomas%20f%C3%

=============== PARTE 3 ===================

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 09: Lidando Com a Timidez

ANTES DA AULA
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.

Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.  

DINÂMICA

Material Utilizado:Tiras com conselhos de Como vencer a timidez
Caixa

METODOLOGIA:

Para dinamizar a aula e abordar o tema da timidez, o professor criará tiras contendo conselhos sobre como superar essa característica. Essas valiosas dicas serão cuidadosamente colocadas dentro de uma caixa, que será apresentada aos alunos durante a aula.

Ao iniciar a atividade, cada aluno receberá uma tira da caixa. A proposta é que, individualmente, leiam o conselho presente e expressem suas opiniões, indicando se concordam ou discordam da eficácia do conselho para vencer a timidez.

Além disso, será estimulada a discussão entre os alunos, promovendo a troca de experiências e perspectivas sobre o desafio de lidar com a timidez. Ao final da atividade, abrir-se-á um espaço para compartilhamento, permitindo que cada estudante relate suas percepções e contribua para a construção de um ambiente mais interativo e inclusivo na sala de aula.

CONSELHOS PARA SUPERAR A TIMIDEZ:Autoconhecimento: Inicie sua jornada entendendo as origens da timidez, identificando as situações específicas que a desencadeiam.

Estabeleça Metas Pequenas: Comece enfrentando situações sociais menos desafiadoras e, gradualmente, amplie suas interações à medida que ganha confiança.

Pratique a Comunicação: Exercite a habilidade de se comunicar, seja em frente ao espelho, com amigos de confiança ou através de atividades que envolvam falar em público.

Desenvolva Habilidades Sociais: Trabalhe em habilidades como fazer contato visual, cumprimentar pessoas e participar de conversas para se sentir mais à vontade em ambientes sociais.

Aceite Feedback Positivo: Permita-se receber elogios e reconheça seus progressos, contribuindo para construir uma autoimagem mais positiva.

Respire Profundamente: Ao sentir ansiedade, pratique respirações profundas para controlar a ansiedade e se acalmar antes de enfrentar situações sociais.

Visualização Positiva: Mentalize situações sociais de forma positiva, imagine-se sendo bem-sucedido e enfrentando desafios com confiança.
Busque Apoio: Compartilhe suas preocupações com amigos, familiares ou profissionais, pois ter apoio pode ser fundamental na jornada para superar a timidez.

Participe de Atividades em Grupo: Envolva-se em atividades que lhe interessem, onde há oportunidades naturais de interação, facilitando a superação gradual da timidez.

Celebre Pequenas Conquistas: Reconheça e celebre cada passo dado para vencer a timidez, reforçando a motivação e a confiança em si mesmo.

 Cante: 
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Ao Deus da Minha Salvação | CD Voz Do Coração | Aline Barros


Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


Aline Barros - Renova me Senhor Jesus (Legendado)


Aline Barros - Santidade


Elaine Martins - Santificação (Letra) | Gospel Hits


Aquele que está feliz - (Comunidade de Nilópolis) / Legendado


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


ESPÍRITO, ENCHE A MINHA VIDA (Harpa Cristã 688)

Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado

- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.

Professor(a)
👆
A lição desta semana tem a pretensão de mostrar aos seus alunos que lidar com a timidez é essencial para vencer os desafios da vida. A Bíblia apresenta vários episódios que mostram como os valorosos servos de Deus no passado tiveram de enfrentar a timidez para serem bem-sucedidos. São muitos os exemplos: Josué, Gideão, Davi e outros. O mais recente e ilustre personagem bíblico que teve de superar a timidez é Timóteo, o discípulo de Paulo. O apóstolo encoraja Timóteo a vencer a timidez. Ele deveria, no lugar de se omitir do chamado divino, despertar o dom que recebeu da parte de Deus pela imposição das mãos de Paulo, pois o Senhor não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação (2 Tm 1.6, 7). Essa ousadia concedida pelo Espírito Santo revela que o dom do Espírito é uma capacitação especial para realizarmos os propósitos de Deus em seu Reino. Logo, não há espaço para fazermos a sua Obra de qualquer maneira.

Em outra ocasião em que escreve aos tessalonicenses o apóstolo Paulo exorta os irmãos a não extinguirem o Espírito (1 Ts 5.19). Isso significa que os irmãos daquela igreja deveriam ter o cuidado para não rejeitarem ou desprezarem as manifestações do Espírito Santo, operadas por meio dos dons espirituais. Esse é um perigo que a igreja se depara quando não incentiva as manifestações espirituais e a busca pelo batismo no Espírito Santo. Por essa razão é importante enfatizar aos pré-adolescentes sobre a importância de buscarem uma experiencia maior com Deus. Não podemos acomodar a vida cristã a cumprir formalidades religiosas. É preciso incentivar seus alunos a desenvolverem um relacionamento contínuo com o Senhor.

Ainda falando sobre Timóteo, o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal enfatiza que “O ‘dom’ (gr. charisma) concedido a Timóteo é comparado a uma fogueira (cf. 1 Ts 5.19) que ele precisa manter acesa. O ‘dom’ era, provavelmente, o poder específico do Espírito Santo sobre ele para realizar o seu ministério. Note aqui que os dons e o poder que o Espírito Santo nos concede não permanecem automaticamente fortes e vitais. Precisam ser alimentados pela graça de Deus, mediante nossa oração, fé, obediência e diligência” (CPAD, 1995, p. 1877).
👇
Para fixar os ensinamentos abordados nesta aula, converse com seus alunos sobre os dons espirituais ou talentos que mais gostam de desempenhar na Obra de Deus. 

Mostre aos seus alunos que eles não precisam sentir vergonha do talento que possuem ou do que gostam de fazer na igreja, pois foi o Senhor quem despertou neles a vontade de servir a Deus. Convide-os a compartilhar de suas experiências com dons e talentos.

Fonte: Tag:ED, Escola Dominical, Lições Bíblicas Pré Adolescentes.
Thiago Santos/ Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Editor responsável das revistas Juniores e Pré-adolescentes da CPAD.
👇👇
👉 Apresentem o título da lição:
Lidando Com a Timidez
👇
SUGESTÃO
Para ilustrar o item 3 da lição, utilizem a:
Dinâmica: O Resgate
Objetivos:
- Enfatizar que é preciso vencer a timidez para evangelizar.
- Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).

TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.

O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.

- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.

- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.

- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.

- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?

Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.

- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.

Observação muito importante: 
Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. 
O grupo 01 não deverá saber desse combinado.

- Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.

- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14. Enfatizem também que é preciso vencer a timidez para evangelizar.
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica //atitudedeaprendiz.blogspot.com.
👇👇
👇 
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 






  
Fonte e crédito da lição CPAD.



Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
,
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Nos abençoe com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,19,2º Trimestr,1,2º Trimestre,157,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,104,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,195,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,89,Adolescentes,32,adolescer+,8,Adoração,9,Adulto,146,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,59,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,25,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,14,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,46,Batalha Espirítual,38,Batismo,17,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,5,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,161,Betel Adulto,96,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,6,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,18,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,19,Casamento Misto,6,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,28,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,12,Céus,9,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,8,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,502,CPAD Adolescentes,72,CPAD Jovem,127,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,17,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,11,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,26,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,93,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,10,Dinheiro,8,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,11,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,17,Dons de Maravilhas,21,Dores,1,Doutrina,30,Doutrinas Fundamentais,41,Download,87,Download Livros e E-books,150,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,38,EBD,758,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,40,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,953,Escola Dominical,88,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,6,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,42,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,232,Estudos Bíblicos,528,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,21,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,50,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,52,Família,51,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,7,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,54,Inferno,6,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,58,Jesus Cristo,58,Jesus de Nazaré,11,Jezabel,1,Jó,18,João,20,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,232,Jovens,195,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,23,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,5,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,11,Lições Bíblicas da BETEL,418,Lições Bíblicas da CPAD,597,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,39,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,3,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,15,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,106,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,73,Notícias Gospel,221,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,10,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,16,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,15,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,9,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,29,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,31,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,25,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,79,Pecado,42,Pecador Confesso,14,PECC,64,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,9,Perigos,7,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,6,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,29,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,19,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,109,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,5,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,29,Salvador,20,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,13,Santificação,15,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,9,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,8,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,9,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,7,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,5,Subsídio,96,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,9,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,4,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,10,Verdade,8,Verdadeira,8,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 09 – Lidando com a timidez | 4º Trimestre | EBD PRÉ-ADOLESCENTES
Lição 09 – Lidando com a timidez | 4º Trimestre | EBD PRÉ-ADOLESCENTES
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0fdf92LPgt_p26CS1EGpifJi8CVfLzdtvd7soaw7Kh9cJ-ZhK9xmU0MwRXqRUZ44861pG4-rjS6SvZzon25CeNQ6XOpYiFZ0uY3vPJlWGaW7ae6AEEgNTwc9jqEU-9BWh57N_aO3GjKmTcXW2PCTllw32WSVrsuVadU36vuYEkM9pQthi0xDDQU4Ts9U/w640-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-09.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0fdf92LPgt_p26CS1EGpifJi8CVfLzdtvd7soaw7Kh9cJ-ZhK9xmU0MwRXqRUZ44861pG4-rjS6SvZzon25CeNQ6XOpYiFZ0uY3vPJlWGaW7ae6AEEgNTwc9jqEU-9BWh57N_aO3GjKmTcXW2PCTllw32WSVrsuVadU36vuYEkM9pQthi0xDDQU4Ts9U/s72-w640-c-h360/Subsi%CC%81dio-Pre-Adolescentes-Lic%CC%A7a%CC%83o-09.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-09-lidando-com-timidez-4.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/11/licao-09-lidando-com-timidez-4.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy