Plano de aula bíblica /Primários – Lição 07: Na casa de Deus, eu aprendo a trabalhar em sua obra(Dons do Espirito Santo) Esse material é di...
Plano de aula bíblica /Primários – Lição 07: Na casa de Deus, eu aprendo a trabalhar em sua obra(Dons do Espirito Santo)
📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA GRÁTIS => CLIQUE AQUI
--------------------------------------------------------------
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Hora de Ajudar - 3 Palavrinhas - VOLUME 6
A Casa É Sua - Galerinha da CASA (Uma Nova Historia)
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
Primeiro servo: Recebeu muito porque tinha a capacidade de produzir muito.
Segundo servo: Fez o que lhe era possível, produziu de acordo com sua capacidade.
Terceiro servo: Escondeu o talento, provando ser negligente e infiel, além de perder seu talento.
Para este avental usamos: Um avental tipo bata, branco, com bolsos, retalhos de feltro e EVA colorido, moedinhas feitas com papel dourado e velcro para segurar os saquitéis com talentos de ouro.
Veja só como é fácil fazer!!! Foi tudo cortado no feltro e EVA e colado com cola quente. Se você preferir poderá pintar, usando tinta para tecido...
15 E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
16 E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
17 Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
18 Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
19 E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
20 Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22 E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
23 Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27 Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
O Sr Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc...
O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!
- Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc, tsc, tsc...
- Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? Eu sim sou a melhor!
- Ah! Não! Que absurdo! Disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!
(Moral da história)
As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.
(Você professor pode colocar a moral que você achar que se encaixa melhor para sua turma)
"Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos"
1 Coríntios 12, 4-6
Eu tenho uma caixa repleta de ferramentas (mostre sua caixa de ferramentas). Imagino que na sua casa tenha uma caixa de ferramentas como esta, não é? Por que você acha que precisamos de tantas ferramentas? (deixe as crianças responderem) É porque cada uma dessas ferramentas tem uma finalidade diferente. Não há uma ferramenta que possa fazer tudo sozinha.
Se eu precisasse colocar um prego em uma tábua, que ferramenta vocês acham que eu iria usar? (deixe as crianças responderem) Certo! Eu usaria um martelo. Aqui está o meu martelo.
Se eu fosse montar uma cadeira e tivesse que colocar um parafuso para prendê-la, que ferramenta vocês acham que eu iria precisar? (deixe as crianças responderem) Vocês acertaram de novo! Eu preciso de uma chave de fenda, e aqui está ela!
Vamos ver... vamos supor que eu precise medir algo, qual a ferramenta vocês acham que irei precisar? É claro, eu preciso de uma fita métrica! Será que eu tenho uma fita métrica aqui? Sim, aqui está.
E se eu precisar fazer um furo na parede???? Claro, eu preciso da minha furadeira!!!
É importante ter a ferramenta certa para cada trabalho.
A Igreja é como uma caixa de ferramentas de Deus. Deus tem um monte de trabalhos para fazer e Ele deu para o povo em Sua Igreja talentos diferentes para ajudá-lo a fazer esses trabalhos.
Nós somos Suas ferramentas!!!!
Para alguns, ele deu talento musical. Para outros Ele deu o talento de ensino. Para outros o talento de pregar... Não há uma pessoa na igreja que pode fazer tudo sozinha, não é? Ouça o que diz a Bíblia, "Há diferentes tipos de dons espirituais, mas o Espírito mesmo é a fonte de todos eles. Existem diferentes tipos de serviço, mas servimos o mesmo Senhor. Deus trabalha de formas diferentes, mas é o mesmo Deus que faz o trabalho de todos nós."
Se eu precisasse apertar um parafuso em meus óculos, este martelo me ajudaria? Será que esta chave de fenda grande ajudaria? Não! Eu precisaria desta chave de fenda pequena. Você vê, não importa qual o seu talento e não importa se você é grande ou pequeno. O que importa é que quando Deus tem um trabalho para você fazer, você precisa estar lá na caixa de ferramentas Dele, pronto e disposto para Ele usar você.
Olhe ao seu redor. Veja esta igreja! É caixa de ferramentas de Deus. Olhe para todas as crianças: Nesta sala. Todas são ferramentas de Deus!
Você está pronto(a) e disposto(a) para Deus usá-lo(a) para fazer o seu trabalho nesta comunidade? (deixe as crianças responderem)
Ore com as crianças pedindo que o Espírito Santo venha agir em cada uma delas, discernindo qual o talento que Deus lhes deu e como colocá-lo a serviço.Ou
é uma ótima dinâmica para falar sobre dons e ministérios.
Objetivo: Mostrar a importância da diversidade de dons, qualidades, ministérios e talentos.
Material: Um caixa de presente, muito bem enfeitada. Colocar bombons ou balas dentro da caixa, suficiente para que todos os presentes possam receber pelo menos um.
Desenvolvimento:
Iniciar perguntando quem gostaria de receber aquele lindo presente.
Fazer um sorteio rápido (escolhendo por exemplo um número qualquer e contando para ver quem será aquele número).
-Entregar o presente para a pessoa sorteada, MAS, logo em seguida, dizer que ela não ficará com ele, mas o entregará para alguém que ela acha um "BOM OUVINTE".
-Esta pessoa que recebeu, também não ficará com o presente, mas deverá escolher alguém que ela ache que tenha facilidade para "FALAR EM PÚBLICO" e entregar para ela.
-Esta pessoa que recebeu, também não ficará com o presente, mas deverá escolher alguém e dizer uma qualidade que vê nesta pessoa.
E assim por diante:
As qualidade, dons e talentos podem ser organizados conforme o grupo, ou escolhidos por quem vai dar o presente.
Exemplos: Alguém que sabe tocar um instrumento, cantar, ornamentar, cuidar de plantas, bordar, cozinhar um determinado prato, administrar, etc.....
Desenvolver a dinâmica conforme o tempo, mas o ideal é que todos os participantes possam receber o presente.
FINALIZAÇÃO:
Para finalizar, prof. pega o presente e lê os textos bíblicos de I Pd 4:10 e I Co 4:2
Reflexão final: Somos chamados para sermos "bons despenseiros", bons administradores da graça de Deus, usar os dons e talentos que recebemos para abençoar outras pessoas.
Dom é uma dádiva, é como um presente, mas que recebemos não para ficar conosco, mas para ser compartilhado com outros. Desta forma (abrir o presente) todos podem receber, todos são abençoados com os dons e talentos de nossos irmãos.
Possivelmente, a primeira dúvida que lhe intrigou no início da leitura deste estudo refere-se às próprias palavras utilizadas no título: Talento e Dom espiritual. Você pode ter se perguntado: "Qual a diferença entre esses dois termos?"
Esse talento lhe permite desenvolver outras qualidades durante toda a vida, para que você realize tudo com excelência. Porém, quando você não conhece o seu talento, não é possível desenvolvê-lo, ou seja, ele se transforma em um recurso inutilizado ou subutilizado.
Todos os homens e todas as mulheres receberam talentos de Deus, independentemente de aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Esses talentos resultam de uma combinação genética.
A pergunta para você neste momento é: "Qual é o seu talento?". A maior mentira é que você não sabe fazer nada, ou ainda que não tem nenhum talento. Você tem sim! Deus deu a você.
DOM ESPIRITUAL
Semelhantemente ao talento, um dom espiritual também é dado ao homem após o seu nascimento, porém, não é no nascimento do ventre da mãe, mas sim no nascimento do novo homem quando aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e confirma essa aliança por meio do batismo. Quando se fala em batismo é sempre interessante explicar o seu significado. Algumas doutrinas religiosas deturpam a verdade bíblica sobre o batismo batizando os recém-nascidos, porém isso não tem nenhuma validade na confirmação da aliança com Deus, pois o batismo é a atitude decorrente do arrependimento de uma pessoa e de sua fé na remissão dos pecados alcançada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Leia no capítulo 3 do Evangelho de Mateus o motivo pelo qual João Batista chamava as pessoas para serem batizadas: "Arrependei-vos". Pergunte-se agora para refletir: "É possível uma criança recém-nascida se arrepender?". Para que haja arrependimento, é necessário que haja consciência dos atos, o que uma criança recém-nascida não possui.
De quem eu recebo um dom espiritual?
Romanos 12:3-6 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
Palavra de sabedoria (aconselhamento)
Palavra de ciência (ensino)
Fé incomum
Dons de curar
Operação de maravilhas
Profecia
Discernir espíritos (libertação e batalha espiritual)
Falar em línguas variadas
Interpretação das línguas
Ministração
Ensino
Exortação (motivação)
Generosidade
Imprima a folha abaixo e dê para as crianças colorirem e depois recortarem as ferramentas. faça um cinturão com papel colorset ou cartolina e prenda as ferramentas com clips ou pode até mesmo colar.
Moldes Alegoria das Ferramentas
Atividade de fixação
Use papel pardo ou papel beeeeem grandão para uma atividade de PINTURA.
O papel pode ficar grudado com durex no chão ou sobre uma mesa grande.
No centro do papel deixe que os Juniores pintem um CORPO - pode ser parecido com o do cartaz do versículo chave.
Escrevam JESUS acima da CABEÇA, pois Ele é o CABEÇA da igreja.
E em volta desse corpo cada um vai escrever seu nome com tinta guache no mural.
No alto do mural deixe que cada aluno pinte - com cores diferentes - uma palavra do versículo chave.
Vai ficar um mural diversificado e colorido, retratando a diversidade dos 'membros' do mesmo corpo, que é a Igreja de Cristo.
Colossenses 3.23
Deus pode mudar qualquer coisa na nossa vida, Ele nos perdoa e nos ensina a recomeçar. O mais importante é o nosso coração, o que tem por dentro de cada um de nós e o que podemos oferecer a Deus em benefício da sua obra para ajudar outras pessoas.
Para complementar a aplicação da lição desta semana, sugerimos a seguinte atividade:
“Encape uma caixa como se fosse para presente ou utilize uma já pronta. Coloque dentro da caixa a letra J que você escreveu em um pedaço de cartolina, um espelho pequeno e a figura da cruz. Sente-se em círculo com os alunos no chão. Diga que trouxe um ‘presente’ muito especial e que gostaria de partilhar com todos, pois todos são amigos. Instigue a curiosidade das crianças e pergunte quem sabe o que tem dentro da caixa. Pergunte o que elas gostariam de oferecer para um amigo. Depois de ouvir com atenção as crianças, peça que elas formem uma fila. Coloque a caixa sobre uma mesa. Abra a caixa com cuidado e peça que as crianças olhem os objetos. Pergunte se gostariam de ganhar um presente como este. Diga que a letra jota é de Jesus, o Filho de Deus.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Na parábola, o Senhor chamou seus servos e deu-lhes os seus bens. A um servo cinco talentos, a outro dois talentos e a outro um talento. Não houve qualquer injustiça de sua parte. O fato de ter dividido os seus bens de modo diferente não foi uma injustiça. "Foi dado a cada um segunda a sua capacidade".
Muitas vezes ficamos triste porque não recebemos tantos talentos ou aptidões para fazer a obra de Deus, porém devemos, ao invés de ficar chateados, nos dispormos e dedicarmos maior tempo de nossa vidas para a obra de Deus. Deus quer prioridade, quer nossa dedicação e fé em seu poder para nos usar em mais talentos. A prateleira de Deus está cheia dos melhores talentos e estão a nossa disposição, basta abrirmos nossos corações para Deus e dizer a Ele: "Usa-me a mim Senhor".
Devemos trabalhar na obra de Deus, visando o Reino dos céus, visando agradar o Senhor e Salvador Jesus Cristo e não visando nosso lucro pessoal.
Em 2 Coríntios 5:10, a Bíblia diz: "Um dia todos nós teremos que prestar, contas de tudo que tivermos feito através do nosso corpo aqui na terra".
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Ore com as crianças
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Qualquer dúvida solicitem-me.
1 Coríntios 12. 4-11
Pra você!!!
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
- ////////----------/////////--------------///////////
SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:
SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 4º Trimestre De 2023| CLIQUE E ACESSE |
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
(1) ESCALA DE PROFESSORES EM PDF - ESCOLA DOMINICAL
Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:
Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo
PIX/e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com
ou PIX/Tel: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso
Seja um parceiro desta obra.
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)
---------------------------------------------------------
SEJA UM PROFESSOR DA EBD PREPARADO NO ENSINO. LEIA OS ARTIGOS:(1) CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSOR DA EBD - ESCOLA DOMINICAL
(3) A Essência do Aprendizado Cristão na Escola Dominical.
(4) Como Preparar o Plano de Aula da Escola Bíblica.
(5) O Papel do Professor da EBD.
(6) Quatro Dicas - Como Dar Aula Na Escola Dominical?
(7) PROFESSOR EXEMPLAR - EBD - Escola Bíblica Dominical.
(8) Os sete erros do professor de EBD - Escola Dominical.
(9) Como estudar a Bíblia - Um excelente guia para estudos bíblicos.
(10) HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
(11) Coleção Lições Bíblicas EBD em PDF.
VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR - ACESSE.
#Todos os Melhores Comentários Bíblicos em PDF
#Todos Dicionários Bíblicos e Enciclopédia da Bíblia em PDF
#Biblioteca Teológica On Line + 25 MIL Livros em PDF + Mais Brindes
#Todos os Comentários Bíblicos de Hernandes Dias Lopes em pdf
Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
COMMENTS